SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2013 - CPRM - Pesquisador em Geociências


ID
981727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos navegadores de Internet e suas ferramentas auxiliares, julgue o  item a seguir.

No Windows 7, o Internet Explorer permite a configuração do uso de proxy, oferece suporte à linguagem Java e permite a instalação de plug-ins para uso de flash.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Em redes de computadores, um proxy é um servidor que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores

    Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems

    Adobe Flash é um software primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos - utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas

    Na informática, um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.

     


ID
981730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos navegadores de Internet e suas ferramentas auxiliares, julgue os itens a seguir.

Na versão mais recente do navegador Google Chrome, o suporte à linguagem Java foi completamente removido, tendo sido substituído pelo suporte ao XML.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    Este artigo aplica-se a:
    Versão(ões) do Java: Chrome
    Java version(s): 7.0, 8.0
    O Chrome não oferece mais suporte à NPAPI (tecnologia necessária para applets Java)
    O plug-in Java para Web browsers conta com a arquitetura de plug-in para várias plataformas NPAPI, que tem sido há muito tempo, e ainda é atualmente, suportada por todos os principais Web browsers. O Google Chrome versão 45 (programado para lançamento em Setembro de 2015) acaba com o suporte à NPAPI, o que causa impacto nos plug-ins para Silverlight, Java, Facebook Video e outros plug-ins semelhantes baseados na NPAPI.

    As aplicações Java são oferecidas por meio de Web browsers, seja como uma aplicação web start (que não interage com o browser quando iniciada), seja como um applet Java (que pode interagir com o browser). Essa alteração não afeta aplicações Web Start. Ela só impacta applets.

    Caso tenha problemas ao acessar aplicações Java usando o Chrome, a Oracle recomenda o uso do Internet Explorer (Windows) ou Safari (Mac OS X) em seu lugar.

    Os desenvolvedores e administradores de Sistemas que buscam formas alternativas para dar suporte a usuários do Chrome devem ver esse blog relativo a Inicialização de aplicações Web Start.

     

    Fonte: https://www.java.com/pt_BR/download/faq/chrome.xml

  • Gabarito: ERRADO

    DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)
    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente;

  • GAB E

    ,

    .

    Muito pelo contrário. O Java é inclusive utilizado por alguns Bancos para complementação de segurança no site. O pessoal do Chrome jamais removeria esta facilidade.

    .

  • ► Os browsers para navegação na Internet não suportam nativamente arquivos em Java e em Flash, necessitando, portanto, de aplicações adicionais.

    ➥ Quem nunca foi interrompido pelo seu navegador com a mensagem de que era necessário instalar/atualizar o java para fazer determinada coisa?

    • Então, não suporta!

    Java e Flash TEM necessidade de aplicações adicionais, ex: instalação 'plug-ins'

    ➥ Plugin é um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML, na qual são criadas as páginas.

    _________

    Exemplo comum de plugin:

    ☛ Flash Player que é um visualizador de programas escritos em flash. Usado quando for necessário executar um programa em flash no navegador (como banners animados, jogos ou os vídeos do YouTube).

    ☛ Java que é uma programa que permite executar aplicações Java muito usadas pelos sites de bancos para criar teclados virtuais e por outros sites para fazer sistemas de notícias.

    Além destes, há uma variedade enorme de outros plugins como o instalado pelo Adobe Reader para exibição de arquivos PDF dentro do Firefox e o Windows Media Player e QuickTime para exibição de vídeos.

    [...]

    BONS ESTUDOS!!!


ID
981733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a vírus de computadores e malwares em geral, julgue o  próximo  item.

Por meio de atualizações de assinaturas de antivírus, detectam-se os vírus mais recentes incluídos na lista de assinaturas, contudo, esse procedimento não garante a detecção de novos tipos de vírus.

Alternativas
Comentários
  • Ocorre ao pegar uma lista de vírus recente às 2h00 e ser distribuído um novo arquivo malicioso às 15h00. Por isso os antivirus atuais usam mecanismos de heurística e há ferramentas adicionais de segurança em rede.


    Gabarito certo
  • Mesmo o antivirus estando desatualizado ele ira informar que um arquivo supostamente malicioso entrou no pc, então ele irá pedi permição ou entrar em estado de quaretena. essa questão deveria esta errada. 

  • Por meio de atualizações de assinaturas de antivírus, detectam-se os vírus mais recentes incluídos na lista de assinaturas, contudo, esse procedimento não garante a detecção de novos tipos de vírus.

    Assertiva está correta, pois para isso seria necessário utilizar a Verificação Heurística

     

  • Os antivírus são softwares que detectam vírus a partir de suas assinaturas.
    Um vírus de computador é um software malicioso que anexa parte de seu código em um arquivo, e a cada execução do arquivo, este código é lido e replicado para outro arquivo, propagando a infecção.
    Os antivírus são atualizados frequentemente com as assinaturas dos vírus identificados, e mesmo com atualização constante, a lista poderá estar desatualizada. Novos vírus são criados a todo instante ao redor do mundo.

    Gabarito: Certo.



  • questão malvada.

  • NÃO GARANTE, questão correta.

  • Por mais que os antivírus sejam constantemente atualizados as pragas virtuais estão surgindo a todo momento. Não há, portanto, garantia da detecção de um vírus que foi criado antes da atualização do antivírus. Cumpre-se ressaltar que há métodos de detecção que visam analisar o comportamento do arquivo tal procedimento é chamado de Heurística. Mas, de fato, nada garante a segurança da informação.

  • Certo

    Os antivírus são softwares que detectam vírus a partir de suas assinaturas.

    Um vírus de computador é um software malicioso que anexa parte de seu código em um arquivo, e a cada execução do arquivo, este código é lido e replicado para outro arquivo, propagando a infecção.

    Os antivírus são atualizados frequentemente com as assinaturas dos vírus identificados, e mesmo com atualização constante, a lista poderá estar desatualizada. Novos vírus são criados a todo instante ao redor do mundo.

  • Certo que ele não garante a detecção de novos tipos de vírus, porém o antivírus consegue detectar um vírus cuja assinatura seja desconhecida.

  • vírus não é cigano para adivinhar o futuro.

  • Minha contribuição.

    Gerações de software antivírus:

    a) 1° Geração => Detecção baseada em Assinatura.

    A assinatura é geralmente um trecho único do código do vírus , estrutura ou padrão de bits.

    Obs.: Para um novo vírus ser detectado pelo software, o antivírus precisa conhecer a assinatura desse novo vírus.

    b) 2° Geração => Detecção baseada em Heurística.

    Técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

    c) 3° Geração => Interceptação de atividade.

    Tecnologia que identifica o vírus por suas ações. É diferente da heurística porque só funciona com programas em execução, enquanto a heurística analisa o próprio arquivo sem a necessidade de executá-lo.

    d) 4° Geração => Proteção completa

    São pacotes compostos por uma série de técnicas antivírus utilizadas em conjunto. Trata-se da geração da maioria dos antivírus atuais.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Um exemplo é o corpo humano, a cada nova atualização do banco de dados de vírus (VACINAÇÃO), o corpo está protegido daqueles vírus obtidos na atualização. Caso posteriormente apareça um novo vírus o corpo estará desprotegido.

  • Maleares - Vírus - Assinatura

    Por meio de atualizações de assinaturas de antivírus, detectam-se os vírus mais recentes incluídos na lista de assinaturas, contudo, esse procedimento não garante a detecção de novos tipos de vírus.

    CERTO

    É como se fosse uma lista de festa ao contrário. Tá na lista ou não tá na lista! Atualizou a lista, sabe-se até a atualização. Quem tá na lista será reconhecido e combatido, quem não está passa direto e é só a firula.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade." 

  • Nemhum computador/Dispositivo está completamente seguro!!!

  • Questão repetida de código: Q327487

  • Quando se trata de SEGURANÇA, nada está garantido.

  • QUANDO SE TRATA DE SEGURANÇA NADA ESTÁ GARANTIDO

  • GABARITO CERTO

    QUANDO OS ANTIVÍRUS NÃO CONSEGUEM IDENTIFICAR UM VÍRUS ELES POEM EM QUARENTENA PRA DESCOBRIR A VACINA

  • Por meio de atualizações de assinaturas de antivírus, detectam-se os vírus mais recentes incluídos na lista de assinaturas, contudo, esse procedimento não garante a detecção de novos tipos de vírus.

    não falou em porcentagem, releiam, o antivírus garante a detecção de novos tipos de vírus SIM, mas não foi isso que foi perguntado;

    As atualizações não garante a detecção de novos tipos de vírus, CERTO.

  • Acebei de fazer uma questão semelhante a essa. O bom que os conceitos se repetem.


ID
981736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a vírus de computadores e malwares em geral, julgue o  próximo  item.

Malwares propagam-se por meio de rede local, discos removíveis, correio eletrônico e Internet.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo o CERT.BR,"

    Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    • -pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
    • -pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
    • -pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
    • -pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;
    • -pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos)
    "

    http://cartilha.cert.br/malware/


  • Worm

     

    Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    Virus

     

    É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

     Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.

     

    Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.

     

    Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

     

    Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.

  • CERTO

    Questão bem simples para termos em mente que os malwares se propagam por tudo quanto é forma, até mesmo bluetooth e, no caso dos celulares, MMS.

  • ATÉ EM UM AEROPORTO, SE TU TIVER DANDO SOPA.

  • essa ai é só pra não zerar


ID
981739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca da edição de arquivos e formatos suportados pelo Microsoft Word 2007 e versões superiores.

Arquivos de imagens, tais como png, jpg e gif, podem ser inseridos em arquivos do tipo doc ou docx — no caso de versões mais recentes do Word.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Nas versões anteriores, eram BMP, GIF, JPG e WMF. Nas versões atuais, aceita-se todos os formatos, exceto proprietários (como Corel Draw CDR e Photoshop PSD, por exemplo).
  • Essa é pra galera que tb viajou na sopa de letrinhas... (rs..)

    JPG, GIF, PNG e BMP... são formatos em que se apresentam os arquivos de imagens.

    Um arquivo em JPEG (ou JPG como também é chamado) tem tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição. Ele comprime os dados para ser muito menor, mas isso gera perda na qualidade da imagem.
    GIF (Graphics Interchange Format) é outro formato muito comum na Internet. É um arquivo leve e famoso pelas fotografias com movimento, os gifs animados. É recomendado para quem precisa espalhar muita imagem na internet, por gerar arquivos de tamanho reduzido, e para quem não está preocupado em enviar imagens com pouca cor, já que o GIF só trabalha com esquema de 256 cores (8 bits), por isso não é muito comum em fotografias. 
    PNG (Portable Network Graphics) Ao contrário do GIF, o PNG suporte mais cores. É um concorrente do GIF. Surgiu em 1996 e possui características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo.
    Bitmap podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes, porém deixam os arquivos extremamente grandes, pois não utilizam compressão. Se você quer mandar fotos para seus amigos, esqueça o Bitmap. O formato torna o envio de imagens na internet lento, já que esses arquivos não são comprimidos.

    TXT e DOC são extensões de documentos:
    TXT – Como o próprio nome deixa indicado, a extensão de nome TXT refere-se aos arquivos simples de texto criados com o bloco de notas do Windows. Eles são extremamente leves e podem ser executados em praticamente qualquer versão do sistema operacional. 

    DOC – Denomina a extensão utilizada pelo Microsoft Word, o editor de textos mais conhecido pelos usuários. A partir da versão 2007 do Office, formato passou a se chamar DOCX, e apresenta incompatibilidades com as versões anteriores do aplicativo, o que pode ser resolvido com uma atualização. 
    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/entenda-os-formatos-dos-arquivos-de-imagem.html

    http://informaticainteligente.blogspot.com.br/2010/07/extensoes-de-arquivos.html
  • Viajei mesmo foi na casca de banana:  "no caso de versões mais recentes do Word."


  • GABARITO: CORRETO


    Lembrem-se da velha máxima cespeana!!

    C = João tem um dedo na mão
    C = João tem 5 dedos na mão
    E = João tem apenas um dedo na mão

    A questão disse "no caso de versões mais recentes do word", mas não disse que é "SOMENTE no caso de versões mais recentes do word", percebem a diferença?


    A dificuldade é para todos!
    Fé, foco e disciplina. Bons estudos!
  • docx — no caso de versões mais recentes do Word.  

    Tá se referindo ao docx

    ou seja, doc (nas versões mais antigas) e docx (nas versões mais atuais).

  • Que português é esse do cespe, cidadões?

  • Se eu colocar um .gif no word, quando eu imprimir..... vai ficar mexendo igual no jornal do harry poter? kkkkkkkkkkk

  • Gente, pra quem ficou na dúvida a respeito do GIF, que comumente são arquivos que tem movimentação, vou contar um segredo pra vocês

    Pra ser GIF não precisa se mexer! Você pode salvar uma foto qualquer no formato GIF, isso só não é comum porque ela acaba perdendo qualidade de cor... Mas que dá, dá :)


ID
981742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

                             amostra          1        2       3       4    5

                                X               100     120    90   100 110


A tabela acima apresenta os resultados de um estudo estatístico realizado para avaliar o teor de óxidos de ferro (X, em g/kg) no solo de determinada região. As amostras foram coletadas nos pontos de cruzamento de uma malha georreferenciada. Com base nessas informações, julgue o  item  a seguir.


A variância amostral de X é inferior ou igual a 130 g2 /kg2 .

Alternativas
Comentários
  • amostra          1        2       3       4    5

      X               100     120    90   100 110

    90
    100
    100
    110
    120

    Média (X) = ∑(Xi)/ n
    520/5 = 104

    Variância (X)  = ∑(Xi – X média)²/(n-1)

    X      Média   Var 
    90     104      49   
    100               4
    100               4
    110               9
    120              64

    Total           130

  • Média = (100 + 120 + 90 + 100 + 110) / 5

    = 520 / 5 = 104

    100 - 104 = -4² = 16

    120 - 104 = 16² = 256

    90 - 104 = 14² = 196

    100 - 104 = -4² = 16

    110 - 104 = 6² = 36

    ∑ = (16 + 256 + 196 + 16 + 36) / 5 - 1

    ∑ = 520 / 4 = 130


ID
981745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

               amostra            1         2        3      4         5

                   X                 100     120     90    100    110


A tabela acima apresenta os resultados de um estudo estatístico realizado para avaliar o teor de óxidos de ferro (X, em g/kg) no solo de determinada região. As amostras foram coletadas nos pontos de cruzamento de uma malha georreferenciada. Com base nessas informações, julgue o  item  a seguir.


A moda da distribuição das amostras é igual a 100 g/kg.

Alternativas
Comentários
  • A moda é o valor mais frequente, logo, a moda é igual a 100, pois aparece duas vezes.

  • A variância amostral é dada por:

    s² = ∑(Xi – X média)²/(n-1)

    Onde n é o número de elementos (n=5), Xi representa cada elemento da amostra e X a média da amostra. A média, neste caso, é:

    Média (X) = ∑(Xi)/ n

    Média (X) =  ( 90 + 100  +  100 +110  + 120 ) /5 = 104

    A variância amostral será:

    s² = ∑(Xi – X média)²/(n-1)

    s² = (90-104)² + (100-104)² + (100-104)² + (110-104)² + (120-104)²/ (5 -1)

    s² =196 + 16 + 16 + 36 + 256/4 = 130.

     

     

    CORRETA

     

  • Variância (X)  = ∑(Xi – X média)²/(n-1)

    Média (X) = ∑(Xi)/ n

  • Errado

     

    A Moda é o elemento da distribuição que mais se repete. Nesse caso, Mo = 100

  • Faaala Turma!

     

    Essa questão está respondida em meu canal no YOUTUBE!

     

    https://youtu.be/15l5COHcI1k

     

    Se estiver buscando aulas mais completas que gerem em você uma

    Alta performance, autonomia de aprendizagem e resultados sólidos e rápidos

    acesse www.academiadamatematica.com.br e comprove gratuitamente por 3 dias.


ID
981748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

                                       amostra         1        2        3      4       5

                                            X             100    120    90   100    110

A tabela acima apresenta os resultados de um estudo estatístico realizado para avaliar o teor de óxidos de ferro (X, em g/kg) no solo de determinada região. As amostras foram coletadas nos pontos de cruzamento de uma malha georreferenciada. Com base nessas informações, julgue o  item a seguir .


A mediana amostral de X é igual a 90 g/kg.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Devemos achar a Mediana atraves da interpolação linear.

    A mediana representa 50% dos valores até 2,5 e 50% dos valores até 2,5, já que existem 5 amostras.

    Como são cinco amostras, cada uma corresponde a 20% do total.

     

    Agora é só desenhar o gráfico:

    No eixo vertical ficam os valores 90, 100, 100, 110 e 120

    No eixo horizontal, os percentuais 20, 40, 60, 80 e 100%

    Note que 90 corresponde a 20% e e que os dois valores de 100 correspondem a 40%, 110 a 60 e 120 ao restante!

     

    A interpolação linear ficaria assim: 

     

    110 -100 / 60--40 =  110 - x/ 60-50

     

    10/20 = 110 - X /10

     

    1/2 = 110-X /10

    110 -X = 5

    X = 105

     

    Mediana = 105

     

  • Gab: ERRADO

     

    Mediana é o valor central da distribuição de valores ordenados. A Mediana é o elemento central do rol. (Rol = conjuntos de dados ordenado). Logo, o 1º Passo: Ordenar os elementos em ordem crescente (ou decrescente).

     

    Rol

    90,100,100,110,120  ------->  O elemento central é 100. Portanto Md = 100

  • Tá vendo CESPE, isso é noções de estatística ... o que houve com VOCÊ em 5 anos na PF 2018....


ID
981757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

                                    probabilidade             R
                                            0,80                    1,10
                                            0,90                    1,00
                                            0,95                    0,95
                                            0,99                    0,85

A tabela acima apresenta a probabilidade de detecção de um foco de contaminação de acordo com a razão R entre o espaçamento de uma malha quadrada regular e o diâmetro do foco de contaminação. Com base nessas informações, julgue o  item  que se segue.

Considere que levantamentos estatísticos tenham sido realizados de forma independente em três regiões distintas, em que R = 1,10. Nessa situação, a probabilidade de se detectar um foco de contaminação em apenas uma dessas regiões será inferior a 0,05.

Alternativas
Comentários
  • Distribuição Binomial : 

    k = 1 

    n = 3 

    p = 0,8  

     

    C(3,1) . 4/5 . 1/5^2 

    3 . 4/5 . 1/25 

    12 / 125 = 0,096   

    0,096 > 0,05 


ID
981760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

                                            probabilidade           R                                            
                                                  0,80                    1,10                                           
                                                  0,90                    1,00                                           
                                                  0,95                    0,95                                            
                                                  0,99                    0,85

A tabela acima apresenta a probabilidade de detecção de um foco de contaminação de acordo com a razão R entre o espaçamento de uma malha quadrada regular e o diâmetro do foco de contaminação. Com base nessas informações, julgue o  item  que se segue.


Se R for igual a 1,00, então a probabilidade de não se detectar um foco de contaminação será superior a 0,15.

Alternativas
Comentários
  • Probabilidade de detectar (se o R for 1,00) = 0,90 

    Probabilidade de não detectar = 1 - p = 1 - 0,9 = 0,1 

    0,1 < 0,15 


ID
981763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando que A e B sejam eventos aleatórios definidos em um mesmo espaço de probabilidade e que P(A) = 0,5, P(A|B) = 0,5 e P(B|A) = 0,25, julgue o  item  seguinte.

P(A ∪ B) ≥ 0,7

Alternativas
Comentários
  • como  P(A) = P(A|B), A e B são eventos independentes, cuja união é igual a 62,5%, pois:

    P(A inter B) = 0,25 * 0,5 = 0,125,
    P (A união B) = P(A) + P(B) - P(A inter B) = 0,5 + 0,25 - 0,125 = 62,5%
  • GABARITO ERRADO

    P(A) = 0,5

    P(B) = P(B|A) = 0,25

    P(A ∪ B) = P(A) + P(B) - P(A B)

    P(A ∪ B) = 0,5 + 0,25 - (0,5 x 0,25)

    P(A ∪ B) = 0,75 - 0,125

    P(A ∪ B) = 0,625

    0,625 0,7


ID
981766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando que A e B sejam eventos aleatórios definidos em um mesmo espaço de probabilidade e que P(A) = 0,5, P(A|B) = 0,5 e P(B|A) = 0,25, julgue o  item  seguinte.

P(B) = 0,25.

Alternativas
Comentários
  • como  P(A) = P(A|B), A e B são eventos independentes, cuja união é igual a 62,5%, pois:

    P(A inter B) = 0,25 * 0,5 = 0,125,

    P (A união B) = P(A) + P(B) - P(A inter B) = 0,5 + 0,25 - 0,125 = 62,5%

  • Lei de Multiplicação : P(A inter B) = P(B/A) . P(A) = P(A/B) . P(B) (utilizado para encontrar P(B)

    P(A) = 0,5

    P(A/B) = 0,5 ... portanto, P(A) = P(A/B)

    logo, P(B/A) = P(B) = 0,25

  • GABARITO CERTO

    P(B|A) = 0,25

    P(B|A) = P(B) x P(A) / P(A) = 0,25 -> CORTA P(A)

    P(B|A) = P(B) = 0,25

  • Nem precisava de conta galera... Como os eventos são independentes, a P(B|A) é igual a P(B).


ID
981778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As hipóteses de pesquisa

são passíveis de verificação empírica.

Alternativas

ID
981781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As hipóteses de pesquisa

podem ser formuladas como solução provisória para determinado problema.

Alternativas
Comentários
  • Entendi foi nada.

  • Nossa, ehehehhe.

  • é mais fácil entender a contabilidade inteira do que entender esse macete

  • é mais fácil entender a contabilidade inteira do que entender esse macete

  • Deve ser parente da Dilma.


ID
981784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As hipóteses de pesquisa

orientam os objetivos da ciência e fornecem um sistema de conceitos.

Alternativas
Comentários
  • "...a hipótese pode ser considerada como um instrumento de pesquisa que medeia a teoria e a metodologia. Formulada a partir de uma determinada ambiência teórica e diante de um problema científico a ser resolvido, a hipótese implica a necessidade de demonstração a partir da metodologia e da pesquisa. Deve-se ter em vista, contudo, que, neste sentido metodológico mais restrito, a hipótese é apenas uma formulação provisória, destinada a colocar a pesquisa em andamento. No decorrer do processo de pesquisa ela pode ser confirmada ou não, o que não desqualifica o papel que terá exercido para impulsionar a pesquisa para a frente. Em verdade, frente à definição moderna de ciência, todas as ideias científicas encontram-se em perpétuo teste. Neste contexto, é certo dizer que as ideias científicas, independente do título honorífico que recebam em virtude da generalidade ou grau de corroboração - conjectura, postulado (axioma) ou lei - são e serão sempre hipóteses. As hipóteses e os fatos são parcelas inerentes e indispensáveis à teoria"

    Acredito que o erro está em dizer que ela é objetivo de pesquisa, por ser provisória não pode ser um objetivo.

ID
981787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As hipóteses de pesquisa

podem surgir a partir de observações ou de deduções lógicas de teorias.

Alternativas

ID
981790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As hipóteses de pesquisa

classificam-se como conceitos operacionais que contêm ou apresentam valores passíveis de mensuração.

Alternativas

ID
981793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apesar das variações existentes em função do tipo de pesquisa científica realizada, os processos de pesquisa, de maneira geral, envolvem planejamento, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e redação do relatório. A respeito das fases da pesquisa científica, julgue o  item subsequente.

Questionário é uma técnica de investigação composta por um conjunto de questões feitas a determinadas pessoas para obter informações pertinentes à pesquisa científica.

Alternativas

ID
981796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apesar das variações existentes em função do tipo de pesquisa científica realizada, os processos de pesquisa, de maneira geral, envolvem planejamento, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e redação do relatório. A respeito das fases da pesquisa científica, julgue o  item  subsequente.

Na pesquisa científica, a elaboração do relatório de pesquisa é indispensável, visto que os resultados da pesquisa só terão valor se puderem ser comunicados a outros interessados.

Alternativas

ID
981799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Apesar das variações existentes em função do tipo de pesquisa científica realizada, os processos de pesquisa, de maneira geral, envolvem planejamento, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e redação do relatório. A respeito das fases da pesquisa científica, julgue os itens subsequentes.

A realização de pesquisas científicas prescinde da formulação do problema.

Alternativas
Comentários
  • O problema consiste na dúvida a ser respondida ao longo da investigação. Se não existir um problema, não há razão para haver pesquisa.

  • exatamente Josiele nao entendi porque a resposta e errada

  •  A formulação do problema  prescinde a realização de pesquisas científicas

  • prescinde = dispensa.

    Logo, o erro da questão é dizer que não há uma formulação de um problema para a realização de uma pesquisa. 


ID
981802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Apesar das variações existentes em função do tipo de pesquisa científica realizada, os processos de pesquisa, de maneira geral, envolvem planejamento, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e redação do relatório. A respeito das fases da pesquisa científica, julgue o  item  subsequente.

A análise de dados tem como objetivo organizar os dados de forma a responder ao problema proposto para a investigação, ao passo que a interpretação de dados busca relacionar as respostas obtidas com os conhecimentos anteriormente relatados.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    A análise de dados tem como objetivo organizar os dados de forma a responder ao problema proposto para a investigação.

    A interpretação de dados busca relacionar as respostas obtidas com os conhecimentos anteriormente relatados.


ID
981805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito do relatório de pesquisa, julgue o  item  que se segue.

Os apêndices e os anexos de um relatório, em geral, contêm tabelas, quadros, gráficos e outras informações elaboradas pelo próprio autor que não figuram no texto.

Alternativas
Comentários
  • Atenção à diferença!

    Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação.

    Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc

    https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/normas/apendices_e_anexos.html

  • Puts, caí


ID
981808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do relatório de pesquisa, julgue o  item  que se segue.

O relatório de pesquisa deve ser impessoal, objetivo, claro e conciso.

Alternativas

ID
981811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito do relatório de pesquisa, julgue o  item  que se segue.

O relatório de pesquisa deve apresentar o problema investigado e sua inserção em um contexto mais amplo, incluindo o conhecimento disponível sobre o assunto.

Alternativas
Comentários
  • "

    O relatório de pesquisa é o documento escrito pelo pesquisador(no caso do PIPA, um grupo de pesquisadores) relatando as conclusões de um trabalho de pesquisa(mesmo que parciais). Portanto, o relatório de pesquisa tem dupla função:

    - divulgar informações

    - servir de registro de um trabalho executado.

    O relatório de pesquisa é um elemento de tomada de decisão e não a própria decisão. Portanto o relatório de pesquisa deve dar ao leitor uma clara compreensão dos fatos, dados e conclusões. O relatório de pesquisa deve ser um documento por si só explicativo, isto é: a sua leitura deve dispensar esclarecimentos posteriores por parte do pesquisador.

    O relatório de pesquisa é a tarefa final de um trabalho de pesquisa(ou de uma parte da pesquisa), que se inicia com a análise do problema, coleta e tratamento das informações e sua análise."

  • A finalidade de um relatório de pesquisa é:

    • a de comunicar os processos desenvolvidos e 

    • os resultados obtidos em uma investigação, 

    • dirigido a um leitor ou público-alvo específico, dependendo dos objetivos a que se propôs. 

    Os relatórios de pesquisa podem ser feitos de várias formas: 

    • através de um artigo sintético para ser publicado em algum periódico,

    • através de uma monografia com objetivos acadêmicos (monografia de conclusão de disciplinas ou de cursos de graduação, dissertação ou tese de mestrado ou doutorado)

    • ou na forma de uma obra para ser publicada. 

    Fonte: Portal do IFSC


ID
981814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito do relatório de pesquisa, julgue o  item  que se segue.

A introdução pode incluir três itens do relatório: o objetivo, a justificativa e a metodologia.

Alternativas
Comentários
  • "A apresentação do relatório de pesquisa deve conter as seguintes informações:

    · reiterar que se trata de um relatório de pesquisa;

    · os motivos que levaram a realização da pesquisa;

    · os problemas que a pesquisa busca resolver;

    · os objetivos que a pesquisa procura;

    · as hipóteses de trabalho ou as informações que a pesquisa busca.

    · no organograma estipulado pela equipe, em que estágio se encontra o trabalho."