SóProvas



Prova CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - CVM


ID
3915208
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a norma sobre benefícios a empregados, há casos em que a obrigação da entidade não está limitada à quantia que ela concordou em contribuir para o fundo de pensão respectivo. Acerca desse assunto, estão citados abaixo casos em que a entidade tem uma obrigação legal ou construtiva que são exemplos dessa circunstância.

Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE uma dessas circunstâncias.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Segundo o CPC 33:

    [..]

    exemplos de casos em que a obrigação da entidade não está limitada a quantia que ela concorda em contribuir para o fundo de pensão são aqueles quando a entidade tem obrigação legal ou construtiva por meio de:

    (a) fórmula de benefício de plano que não esteja exclusivamente vinculada ao valor das contribuições e exija que a entidade forneça contribuições adicionais se os ativos forem insuficientes para cobrir os benefícios da fórmula de benefício de plano;

    (b) garantia de retorno especificado sobre contribuições, seja direta ou indiretamente vinculada ao plano; ou

    (c) práticas informais que dão origem a uma obrigação construtiva. Por exemplo, uma obrigação construtiva pode surgir quando a entidade tiver histórico de aumento de benefícios para ex-empregados para compensar a inflação, mesmo quando não houver a obrigação legal de fazê-lo.


ID
3915211
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a norma sobre comunicações do auditor independente com a governança corporativa da entidade auditada, o auditor deve comunicar formalmente à governança corporativa da entidade alguns aspectos. Sobre o assunto, assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE um dos aspectos a serem comunicados.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    NBC TA 260 - Comunicação com os Responsáveis pela Governança

    Responsabilidade do auditor em relação à auditoria das demonstrações contábeis

    O auditor deve comunicar aos responsáveis pela governança as responsabilidades do auditor em relação à auditoria das demonstrações contábeis, incluindo que:

    (a) o auditor é responsável por formar e expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis elaboradas pela administração com a supervisão geral dos responsáveis pela governança; e

    (b) a auditoria das demonstrações contábeis não isenta a administração ou os responsáveis pela governança de suas responsabilidades.


ID
3915214
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa ABCD S.A. tem um fornecedor de quem compra há anos uma das matérias-primas principais usadas em seu processo produtivo. Em reunião recente, a Administração da ABCD negociou com o fornecedor o pagamento das compras dos próximos 12 meses, como se segue: 70% do valor de cada Nota Fiscal será pago em dinheiro nos prazos normais e 30% em ações da ABCD, a ser liquidada em instrumentos patrimoniais (não caixa). Assinale a opção que apresenta o lançamento contábil CORRETO nos livros da ABCD.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = letra A

  • D - Mercadoria - x

    C - Fornecedores - 0,7(x)

    C - Patrimônio líquido - 0,3(x)

    em que x é o valor total da mercadoria


ID
3915217
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em consonância com a norma de auditoria que trata da responsabilidade em relação a fraude, o auditor deve fazer indagações à Administração relacionadas com os assuntos abaixo. Sobre esse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    NBC TA 240

    17. O auditor dever fazer indagações à administração relacionadas com:

    (a) avaliação pela administração do risco de que as demonstrações contábeis contenham distorções relevantes decorrente de fraudes, inclusive a natureza, extensão e freqüência de tais avaliações;

    (b) o processo da administração para identificar e responder aos riscos de fraude na entidade, inclusive quaisquer riscos de fraude específicos identificados pela administração ou que foram levados ao seu conhecimento, ou tipos de operações, saldos contábeis ou divulgações para os quais é provável existir risco de fraude;

    (c) comunicação da administração, se houver, aos responsáveis pela governança em relação aos processos de identificação e resposta aos riscos de fraude na entidade; e

    (d) comunicação da administração, se houver, aos empregados em relação às suas visões sobre práticas de negócios e comportamento ético.

    18. O auditor deve fazer indagações à administração e outros responsáveis da entidade, conforme apropriado, para determinar se eles têm conhecimento de quaisquer casos reais, suspeitas ou indícios de fraude, que afetem a entidade.


ID
3915220
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma que trata da revisão intermediária das demonstrações contábeis pelo auditor da entidade, colocam-se abaixo diversas afirmações sobre a avaliação que o auditor independente deve fazer das distorções identificadas na sua revisão. Em relação a esse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    NBC TR 2410 - Revisão de Informações Intermediárias Executada pelo Auditor da Entidade

    30. O auditor deve avaliar, de forma individual e agregada, se as distorções não corrigidas que chegaram ao seu conhecimento são relevantes para as informações intermediárias. (B)

    31. A revisão de informações intermediárias, ao contrário de trabalho de auditoria, não é planejada para obter segurança razoável de que as informações intermediárias não apresentam distorções relevantes. Entretanto, as distorções que chegam ao conhecimento do auditor, incluindo divulgações inadequadas, são avaliadas de forma individual e agregada para determinar se é necessário um ajuste relevante nas informações intermediárias para que elas estejam elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. (A e C)

    32. O auditor exerce o julgamento profissional para avaliar a materialidade de qualquer distorção que a entidade não corrigiu. O auditor considera: a natureza, a causa e o montante das distorções; se as distorções se originaram no exercício anterior ou no período intermediário do exercício atual; e o potencial efeito das distorções nos períodos intermediários ou anuais futuros. (D)


ID
3915223
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à norma sobre a demonstração do valor adicionado, assinale a opção CORRETA

Alternativas
Comentários
  • A - Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.

    B - Insumo adquirido de terceiros representa os valores relativos às aquisições de matérias-primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída.

    C - Depreciação, amortização e exaustão representam os valores reconhecidos no período e normalmente utilizados para conciliação entre o fluxo de caixa das atividades operacionais e o resultado líquido do exercício.

    D - GABARITO

  • Complementando!

    Resposta: alternativa D.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/vendas.htm

  • (D) Receita de venda de mercadorias, produtos e serviços representa os valores reconhecidos na contabilidade a esse título pelo regime de competência e incluídos na demonstração do resultado do período. Na DVA os valores são Brutos, ou seja, incluem os tributos. Diferente do que ocorre na DRE. O regime de apuração é o de competência.


ID
3915226
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação ao reconhecimento das estimativas nas demonstrações contábeis, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    NBC TA 540

    17. Para estimativas contábeis que geram riscos significativos, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre:

    (a) se a decisão da administração de reconhecer ou não reconhecer, as estimativas contábeis nas demonstrações contábeis (ver itens A113 e A114); e

    (b) se a base de mensuração selecionada para as estimativas contábeis (ver item A115) está de acordo com as exigências da estrutura de relatório financeiro aplicável.


ID
3915229
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Levando-se em conta as disposições da norma sobre propriedade para investimento, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    CPC 28 - Propriedade para Investimento

    32A. A entidade pode:

    (a) escolher o método do valor justo ou o método do custo para todas as propriedades para investimento que suportem passivos que pagam retorno diretamente associado ao valor justo de, ou aos retornos de ativos especificados incluindo essa propriedade para investimento; e

    (b) escolher o método do valor justo ou o método do custo para todas as restantes propriedades para investimento, independentemente da escolha feita na alínea (a).

  • Sobre o erro da letra B:

    CPC 28 - Propriedade para Investimento

    32. Este Pronunciamento Técnico exige que todas as entidades mensurem o valor justo de propriedades para investimento para a finalidade de mensuração (se a entidade usar o método do valor justo) ou de divulgação (se usar o método do custo). Incentiva-se a entidade, mas não se exige dela, a mensurar o valor justo das propriedades para investimento tendo por base a avaliação de avaliador independente que tenha qualificação profissional relevante e reconhecida e que tenha experiência recente no local e na categoria da propriedade para investimento que esteja sendo avaliada. (Alterado pela Revisão CPC 03) 


ID
3915232
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Algumas distorções inferiores à materialidade para as demonstrações contábeis como um todo podem ser avaliadas pelo auditor como relevantes, individualmente ou quando consideradas juntamente com outras distorções acumuladas durante a auditoria. Acerca desse assunto, aponte, entre os itens abaixo, aqueles considerados como exemplos dessas situações.


I. Distorções que afetam o cumprimento de cláusulas contratuais de dívidas (covenants) ou outros requerimentos contratuais.


II. Distorções referentes à seleção ou à aplicação incorreta de política contábil que tem efeito não relevante sobre as demonstrações contábeis do período corrente, mas tem provavelmente efeito relevante sobre as demonstrações contábeis de períodos futuros.


III. Distorções que afetam outras informações que serão incluídas no relatório anual da entidade (por exemplo, informações a serem incluídas no comentário do desempenho constante do relatório da administração) que se pode razoavelmente esperar que influenciem decisões econômicas dos usuários das demonstrações contábeis.


IV. Distorções que têm o efeito de aumentar a remuneração da administração, por exemplo, possibilitando que sejam satisfeitos os requerimentos para terem direito a bônus ou outros incentivos.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Conforme a NBC TA 450 - Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria.

    As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes, individualmente ou quando consideradas juntamente com outras distorções acumuladas durante a auditoria, mesmo se forem inferiores à materialidade para as demonstrações contábeis como um todo. As circunstâncias que podem afetar a avaliação incluem a extensão em que a distorção:

    → afeta o cumprimento de requerimentos regulatórios;

    → afeta o cumprimento de cláusulas contratuais de dívidas (covenants) ou outros requerimentos contratuais;

    → refere-se à seleção ou à aplicação incorreta de política contábil que tem efeito não relevante sobre as demonstrações contábeis do período corrente, mas tem provavelmente efeito relevante sobre as demonstrações contábeis de períodos futuros;

    → encobre mudança nos resultados ou outras tendências, especialmente no contexto das condições econômicas gerais e do setor;

    → afeta índices usados para avaliar a posição patrimonial e financeira, resultados das operações ou fluxos de caixa da entidade;

    → afeta informações por segmentos apresentadas nas demonstrações contábeis (por exemplo, a importância do assunto para um segmento ou outra parte do negócio da entidade que foi identificada como tendo papel significativo nas operações ou na rentabilidade da entidade);

    → tem o efeito de aumentar a remuneração da administração, por exemplo, possibilitando que sejam satisfeitos os requerimentos para terem direito a bônus ou outros incentivos;

    → é significativa considerando o entendimento do auditor de que foram feitas comunicações anteriores a usuários, por exemplo, em relação a resultados previstos;

    → refere-se a itens envolvendo partes específicas (por exemplo, se as partes externas da transação têm relação com membros da administração da entidade);

    → constitui uma omissão de informações não requeridas especificamente pela estrutura de relatório financeiro aplicável, mas que no julgamento do auditor, é importante para que os usuários entendam a posição patrimonial e financeira, o desempenho das operações ou os fluxos de caixa da entidade; ou

    → afeta outras informações que serão incluídas no relatório anual da entidade (por exemplo, informações a serem incluídas no comentário do desempenho constante do relatório da administração) que se pode razoavelmente esperar que influenciem decisões econômicas dos usuários das demonstrações contábeis.


ID
3915235
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Companhia XLS, transferiu seu ativo financeiro para o Banco X S.A, transferência esta que se qualifica para o seu desreconhecimento pela totalidade. Entretanto, manteve o direito de prestar o serviço de cobrança em troca de comissões. Como a Companhia XLS deverá proceder o reconhecimento desta operação?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Conforme o CPC 48 - Instrumentos Financeiros

    Se a entidade transferir o ativo financeiro em uma transferência que se qualifica para desreconhecimento em sua totalidade e retiver o direito de prestar serviço de cobrança do ativo financeiro em troca de comissão, ela deve reconhecer um ativo ou um passivo pelo serviço de cobrança em relação a esse contrato de serviço. Se não se espera que a comissão a ser recebida remunere adequadamente a entidade pela prestação do serviço de cobrança, um passivo pela obrigação de serviço de cobrança deve ser reconhecido ao seu valor justo. Se for esperado que a comissão a ser recebida seja uma remuneração mais que adequada pelo serviço de cobrança, o ativo de serviço de cobrança deve ser reconhecido para o direito de serviço de cobrança pelo valor determinado, com base na alocação do valor contábil do ativo financeiro maior, de acordo com o item 3.2.13.


ID
3915238
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em determinadas situações, durante o processo de auditoria, o auditor deve avaliar as situações em que a estratégia global e o plano de auditoria precisam ser revisados. Acerca desse assunto, julgue, entre os itens abaixo, aqueles considerados como situações em que a estratégia e o plano de auditoria precisam ser revisados.


I. Quando a natureza das distorções identificadas e as circunstâncias em que elas ocorreram indicarem que podem existir outras distorções que, em conjunto com as distorções detectadas durante a auditoria, poderiam ser relevantes.


II. Quando o conjunto das distorções detectadas durante a auditoria se aproxima da materialidade.


III. Somente quando o conjunto das distorções detectadas durante a auditoria for superior ao valor da materialidade.


IV. Quando o auditor identifica a ocorrência de distorção decorrente de falha no controle interno ou de premissas ou métodos de avaliação inadequados largamente aplicados pela entidade.


Estão CORRETOS apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Segundo a NBC TA 450:

    6. Consideração de distorções identificadas no decorrer da auditoria. O auditor deve determinar se a estratégia global e o plano de auditoria precisam ser revisados se:

    (a) a natureza das distorções identificadas e as circunstâncias em que elas ocorreram indicarem que podem existir outras distorções que, em conjunto com as distorções detectadas durante a auditoria, poderiam ser relevantes; ou

    (b) o conjunto das distorções detectadas durante a auditoria se aproxima da materialidade determinada de acordo com a NBC TA 320.

    Consideração de distorções identificadas no decorrer da auditoria (ver itens 6 e 7)

    A7. Uma distorção pode não ser uma ocorrência isolada. Evidências de que podem existir outras distorções incluem, por exemplo, quando o auditor identifica a ocorrência de distorção decorrente de falha no controle interno ou de premissas ou métodos de avaliação inadequados largamente aplicados pela entidade.

    Disponível em: <https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA450(R1).pdf>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3915241
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Companhia STDD adquiriu 95% do capital da Empresa Logística T & D S.A. Considerando a norma sobre Combinação de Negócios, julgue os itens abaixo sobre como deverá a Companhia STDD proceder na mensuração dos componentes da participação de não controladores na adquirida.


I. A companhia deverá mensurar pelo valor contábil, pois a participação dos não controladores será destacada no Balanço Geral Consolidado.


II. A companhia deverá mensurar a participação de não controladores pelo valor justo, ou pela participação proporcional atual conferida pelos instrumentos patrimoniais nos montantes reconhecidos dos ativos líquidos identificáveis da adquirida.


III. Todos os demais componentes da participação de não controladores devem ser mensurados ao valor justo na data da aquisição, a menos que outra base de mensuração seja requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos do CFC.


IV. A Companhia deverá mensurar, com base nos termos da contratação entre o adquirente e os não controladores, e reconhecer uma obrigação que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada após análise da documentação da adquirida.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas

ID
3915244
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No tocante a auditorias de demonstrações contábeis de grupos e trabalho de auditores de componentes, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. Componente é uma entidade ou atividade de negócios para a qual a administração do grupo ou dos componentes elabora informações contábeis que devem ser incluídas nas demonstrações contábeis do grupo.


II. Auditor do Componente refere-se ao auditor que, por solicitação da equipe de auditoria encarregada do trabalho do grupo, executa trabalho sobre informações contábeis relacionadas a um componente para a auditoria do grupo.


III. O relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis do grupo deve se referir ao auditor do componente. Havendo essa situação, o relatório do auditor deve indicar que a responsabilidade do sócio encarregado ou da firma encarregada do trabalho do grupo é pela opinião de auditoria do grupo e a responsabilidade do sócio ou da firma encarregada do trabalho do componente.


IV. Quando os auditores de componente forem realizar um trabalho para fins de atender à auditoria do grupo, a equipe encarregada do trabalho do grupo deve avaliar a adequação da materialidade para execução da auditoria no nível do componente. Assim a materialidade definida ao nível do grupo deve sempre ser utilizada para fins da auditoria ao nível do componente, considerado individualmente.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • I e II corretas

    III - O sócio encarregado do trabalho do grupo é responsável pela direção, supervisão, execução e desempenho do trabalho de auditoria do grupo, em conformidade com as normas técnicas e profissionais, assim como exigências legais e regulamentares aplicáveis, e se o relatório de auditoria emitido é ou não apropriado nas circunstâncias (NBC TA 220, item 15). Como resultado, o relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis do grupo não deve se referir ao auditor do componente. Se tal referência for requerida por lei ou regulamento, o relatório do auditor deve indicar que a referência não diminui a responsabilidade do sócio encarregado ou da firma encarregada do trabalho do grupo e pela opinião de auditoria do grupo.

    IV - Quando os auditores de componente forem realizar um trabalho para fins de atender a auditoria do grupo, a equipe encarregada do trabalho do grupo deve avaliar a adequação da materialidade para execução da auditoria no nível do componente. Se um componente estiver sujeito à auditoria por lei, regulamento ou outra razão, e a equipe encarregada do trabalho do grupo decidir usar essa auditoria para fornecer evidência para a auditoria do grupo, essa equipe deve determinar:

    (a) a materialidade para as demonstrações contábeis do componente como um todo; e

    (b) se a materialidade para execução da auditoria do componente cumpre as exigências desta Norma.


ID
3915247
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere aos ganhos e perdas em operações com Ativo Biológico e Produtos Agrícolas, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola

    Ganhos e perdas

    26. O ganho ou a perda proveniente da mudança no valor justo menos a despesa de venda de ativo biológico reconhecido no momento inicial até o final de cada período deve ser incluído no resultado do exercício em que tiver origem. (A)

    27. A perda pode ocorrer no reconhecimento inicial de ativo biológico porque as despesas de venda são deduzidas na determinação do valor justo. O ganho pode originar-se no reconhecimento inicial de ativo biológico, como quando ocorre o nascimento de bezerro. (B)

    28. O ganho ou a perda proveniente do reconhecimento inicial do produto agrícola ao valor justo, menos a despesa de venda, deve ser incluído no resultado do período em que ocorrer. (C)

    29. O ganho ou a perda pode originar-se no reconhecimento inicial do produto agrícola como resultado da colheita. (D)


ID
3915250
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No tocante ao controle de qualidade da auditoria das demonstrações contábeis, analise os itens abaixo.


I. O objetivo do auditor é implementar procedimentos de controle de qualidade no nível do trabalho que forneçam ao auditor segurança razoável de que: (a) a auditoria está de acordo com normas técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis; e (b) os relatórios emitidos pelo auditor são apropriados nas circunstâncias.


II. O processo de revisão de controle de qualidade do trabalho é somente para auditoria de demonstrações contábeis de companhias abertas.


III. Revisor de controle de qualidade do trabalho é um sócio ou outro profissional da firma, uma pessoa externa adequadamente qualificada, ou uma equipe composta por essas pessoas, em casos específicos, algumas delas fazem parte da equipe de trabalho.


IV. Os requisitos para um adequado controle de qualidade são: o sócio encarregado do trabalho deve assumir a responsabilidade pela qualidade de todos os trabalhos de auditoria para os quais foi designado; cumprimento de exigências éticas relevantes pelos membros da equipe de trabalho; o sócio encarregado do trabalho deve concluir sobre o cumprimento dos requisitos de independência aplicáveis ao trabalho de auditoria; o sócio encarregado do trabalho deve estar satisfeito de que foram seguidos os procedimentos apropriados em relação à aceitação e continuidade de relacionamentos com clientes e trabalhos de auditoria; o sócio encarregado do trabalho deve estar satisfeito de que a equipe de trabalho e qualquer especialista que não faça parte da equipe de trabalho tenham coletivamente a competência e habilidades apropriadas; o sócio encarregado do trabalho deve assumir a responsabilidade pela direção, supervisão e execução do trabalho de auditoria.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO - a) auditoria está de acordo com normas técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis; (b) relatórios emitidos pelo auditor são apropriados nas circunstâncias. (NBCT 220)

    II- ERRADO - O processo de revisão de controle de qualidade do trabalho é somente para auditoria de demonstrações contábeis de entidades listadas e de outros trabalhos de auditoria para os quais a firma tenha determinado a necessidade de revisão de controle de qualidade do trabalho. (Alterada pela NBC TA 220 (R2))

    III - ERRADO - é um sócio ou outro profissional da firma, uma pessoa externa adequadamente qualificada, ou uma equipe composta por essas pessoas, nenhuma delas fazendo parte da equipe de trabalho.

    IV - CORRETO, é a literalidade da Norma 220.


ID
3915253
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em uma operação de venda, a entidade transfere o controle do bem ou serviço ao longo do tempo e, portanto, satisfaz à obrigação de performance e reconhece receitas ao longo do tempo. Acerca desse assunto, analise os itens abaixo.


I. O cliente recebe e consome, simultaneamente, os benefícios gerados pelo desempenho por parte da Companhia à medida que esta efetiva o desempenho.


II. O desempenho por parte da Companhia cria ou melhora o ativo que o cliente controla à medida que o ativo é criado ou melhorado.


III. O desempenho por parte da Companhia cria um ativo com uso alternativo para ela e possui um direito executável ao recebimento pelo desempenho concluído até a presente data.


IV. Após o início do contrato, a Companhia deverá atualizar periodicamente a avaliação do uso alternativo do ativo e a sua obrigação de desempenho.


Estão CORRETOS apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • Isso aí é normas contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis em atendimento a umas do IFRS. Um Abraço a meus colegas da Ufma de 2013.2 a 2019.2

    https://site.irko.com.br/blog/ifrs-15-cpc-47-quando-e-como-reconhecer-a-receita-video-15-da-serie/


ID
3915256
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação ao envolvimento do especialista em uma auditoria, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 620

    Especialista do auditor é uma pessoa ou organização com especialização em área que não contabilidade ou auditoria, contratado pelo auditor, cujo trabalho nessa área é utilizado pelo auditor para ajudá-lo a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada. O especialista do auditor pode ser interno (um sócio, ou equivalente no setor público quando relevante, ou uma pessoa que faz parte da equipe, incluindo equipe temporária, da firma do auditor ou de firma da rede), ou externo.

    O auditor deve avaliar se o especialista por ele contratado possui competência, habilidades e objetividade necessárias para fins da auditoria. No caso de especialista externo, a avaliação da objetividade deve incluir a indagação sobre interesses e relações que podem criar uma ameaça à objetividade desse especialista.

    O auditor não deve fazer referência ao trabalho do especialista do auditor em seu relatório que contenha opinião não modificada.


ID
3915259
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

WP Ltda é uma indústria que produz vários tipos de papéis e sua principal matéria-prima (celulose) é fornecida pela Cel-Use mensalmente. Devido a problemas na produção, a WP Ltda solicitou à Cel-Use que adie a entrega das mercadorias, mas a WP Ltda aceitou o faturamento (faturado e não embarcado). Analise as situações abaixo em relação a quais condições devem ser atendidas para a Cel-Use reconhecer a receita.


I. O produto(celulose) deve ser identificado separadamente como pertencente a WP Ltda.


II. No momento, o produto(celulose) deve estar pronto para transferência física a WP Ltda.


III. A Cel-Use pode não ter a capacidade de utilizar o produto (celulose) ou de direcioná-lo a outro cliente.


IV. Não deve considerar se tem obrigações de desempenho remanescentes (por exemplo, por serviços de custódia), em relação ao qual a Cel-Use deveria alocar parte do preço de transação.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • DESDE QUE,não é condição?

  • DESDE QUE,não é condição?


ID
3915262
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quais são os componentes do Relatório do Auditor Independente?

Alternativas

ID
3915265
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Companhia Z possui um recebível comercial de R$1.000, com vencimento previsto para os próximos 3 anos. Z espera que o cenário mais provável é que o montante total seja pago no prazo acordado. Z estima que existe uma probabilidade de 1% que o devedor não pague nada e de 99% que ele quita o valor integral até o vencimento. Esta avaliação de risco é a mesma adotada no reconhecimento inicial dos recebíveis, inexistindo aumento significativo do risco de crédito.
De acordo com as normas aplicáveis e considerando este cenário, analise os itens abaixo.


I. Na data do balanço, considerando que o risco de crédito de instrumento financeiro não aumentou, significativamente, desde o reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar a provisão para perdas para esse instrumento financeiro ao valor equivalente às perdas de crédito esperadas para todo o período em que a Companhia Z esteja exposta ao risco de crédito.


II. Em cada data do balanço, a entidade deve avaliar se o risco de crédito de instrumento financeiro aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial. Ao fazer essa avaliação, a entidade deve utilizar a alteração no risco de inadimplência que ocorre ao longo da vida esperada do instrumento financeiro, e não a alteração no valor de perdas de crédito esperadas. Para fazer essa avaliação, a entidade deve comparar o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data do balanço com o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data de reconhecimento inicial e deve considerar informações razoáveis e sustentáveis, disponíveis sem custo ou esforço excessivos, que sejam um indicativo de aumentos significativos no risco de crédito desde o reconhecimento inicial.


III. A entidade pode presumir que o risco de crédito de instrumento financeiro não aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial se for determinado que o instrumento financeiro possui baixo risco de crédito na data do balanço.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • CPC 48 - Instrumentos Financeiros

    5.5 Redução ao valor recuperável

    Reconhecimento de perda de crédito esperada

    Abordagem geral

    (...)

    5.5.5 Sujeito aos itens 5.5.13 a 5.5.16, se, na data do balanço, o risco de crédito de instrumento financeiro não tiver aumentado, significativamente, desde o reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar a provisão para perdas para esse instrumento financeiro ao valor equivalente às perdas de crédito esperadas para 12 meses. (ITEM I)

    5.5.9 Em cada data do balanço, a entidade deve avaliar se o risco de crédito de instrumento financeiro aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial. Ao fazer essa avaliação, a entidade deve utilizar a alteração no risco de inadimplência que ocorre ao longo da vida esperada do instrumento financeiro, e não a alteração no valor de perdas de crédito esperadas. Para fazer essa avaliação, a entidade deve comparar o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data do balanço com o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data de reconhecimento inicial e deve considerar informações razoáveis e sustentáveis, disponíveis sem custo ou esforço excessivos, que sejam um indicativo de aumentos significativos no risco de crédito desde o reconhecimento inicial. (ITEM II)

    5.5.10 A entidade pode presumir que o risco de crédito de instrumento financeiro não aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial se for determinado que o instrumento financeiro possui baixo risco de crédito na data do balanço (ver itens B5.5.22 a B5.5.24).(ITEM III)


ID
3915268
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Companhia D possui, dentro das suas contas a receber, um título do governo. Para avaliar o risco de crédito, a Companhia D utiliza uma avaliação de risco de crédito com uma escala que considera os níveis de 1 a 10. A Companhia D reconhece perdas de crédito se houver atraso acima de 30 dias ou se um ativo é classificado nos níveis 7 a 10. A Companhia D considera que uma queda em 2 níveis representa um aumento significativo no risco de crédito. Em 31/12/20X8, o título é classificado no nível 3 e não está em atraso. No reconhecimento inicial, o título foi classificado no nível 3.

Dessa forma, considerando a norma sobre o ajuste de recuperabilidade de instrumentos financeiros, como a Companhia D DEVE determinar a perda esperada para o título público?

Alternativas

ID
3915271
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em consonância exclusiva com a norma de auditoria que trata da responsabilidade em relação à fraude, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    NBC TA 240 - Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis

    Independentemente da avaliação do auditor dos riscos de que a administração burle controles, o auditor deve definir e aplicar procedimentos de auditoria para:

    (a) Testar a adequação dos lançamentos contábeis registrados no razão geral e outros ajustes efetuados na elaboração das demonstrações contábeis. [...]

    (b) Revisar estimativas contábeis em busca de vícios (critérios ou resultados tendenciosos) e avaliar se as circunstâncias que geram esses vícios, se houver, representam risco de distorção relevante decorrente de fraude. [...]

    (c) Para operações significativas fora do curso normal dos negócios da entidade, ou que de outro modo pareçam não usuais, tendo em vista o entendimento da entidade e do seu ambiente e outras informações obtidas pelo auditor durante a auditoria, ele deve avaliar se a justificativa de negócio das operações (ou a ausência dela) sugere que elas podem ter sido realizadas para gerar informações contábeis fraudulentas ou para ocultar a apropriação indevida de ativos (ver item A48).

  • #Respondi errado!!!


ID
3915274
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A SoftwareLink vende softwares para clientes e inclui no contrato de venda uma taxa de serviço de suporte pós-venda e melhoria de produto, considerando um período de dois anos. Essa taxa está incluída no preço do produto faturado. Considerando os métodos para mensurar o progresso da obrigação de desempenho, como deve ser reconhecida a receita da taxa de serviço de suporte, prometido ao cliente?

Alternativas
Comentários
  • Receita segue o regime de competencia, portanto é reconhecida ao longo do contrato e de acordo com o surgimento da venda ou serviço que ensejam seu aparecimento. Gab.C


ID
3915277
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

BRXY Telecom vende aparelhos diretamente para consumidores, bem como faz vendas através de lojas conveniadas. Os contratos com distribuidores obrigam a BRXY Telecom a pagar ao distribuidor qualquer diferença entre o preço do aparelho vendido ao distribuidor e o preço pelo qual o mesmo aparelho for vendido diretamente pela BRXY Telecom, caso seja menor (cláusula de proteção de preço). Adicionalmente, a BRXY Telecom controla os estoques em cada distribuidor e pode recomprar ou transferir os aparelhos para outras localidades. O distribuidor paga pelos aparelhos em 90 dias após o recebimento da mercadoria.

Dessa forma, considerando a norma sobre o reconhecimento de receitas é CORRETO afirmar que a BRXY Telecom deverá reconhecer a receita de venda em qual momento?

Alternativas
Comentários
  • BRXY Telecom continua com as responabilidades sobre as vendas do produto pelo distribuidor,assumindo riscos por eventuais diferenças de preço,portanto só quando ocorre a venda do distribuidor para o cliente final é que a BRXY Telecom fica isenta de eventuais responsabilidades.Gab.D

    A receita só pode ser reconhecida quando tiver a certeza que os riscos e benefícios já foram transferidos para o comprador. Quando tiver alguma dúvida não se pode fazer o reconhecimento da receita.Segundo o CPC 30 (2009), item 16, se a entidade retiver riscos significativos da propriedade, a transação não é uma venda e a receita não se pode ser reconhecida. 


ID
3915280
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme norma contábil que trata de operações de arrendamento mercantil, o arrendatário, em suas demonstrações contábeis, deve mensurar o passivo de arrendamento mercantil e o valor presente dos pagamentos do arrendamento que não foram efetuados até a data base da demonstração contábil. Os pagamentos do arrendamento devem ser descontados, utilizando a taxa de juros implícita no arrendamento se esta for determinada imediatamente. Caso essa taxa não possa ser determinada, imediatamente, qual é a taxa que o arrendatário deverá utilizar?


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Conforme o CPC 06:

    26. Na data de início, o arrendatário deve mensurar o passivo de arrendamento ao valor presente dos pagamentos do arrendamento que não são efetuados nessa data. Os pagamentos do arrendamento devem ser descontados, utilizando a taxa de juros implícita no arrendamento, se essa taxa puder ser determinada imediatamente. Se essa taxa não puder ser determinada imediatamente, o arrendatário deve utilizar a taxa incremental sobre empréstimo do arrendatário.