SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2015 - HOB - Cirurgião Dentista - Bucomaxilofacial


ID
1619641
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na década de 40, Stafne descreveu uma série de lesões radiolúcidas assintomáticas, localizadas próximo ao ângulo da mandíbula. Posteriores relatos de lesões semelhantes mostraram que esta condição representa uma concavidade focal do osso cortical na superfície lingual da mandíbula. Em relação ao defeito de Stafne, analise as afirmativas.


I. A biopsia pode revelar histologicamente tecido de glândula salivar normal ou de tecido linfoide.


II. Algumas vezes, o defeito de Stafne pode interromper a continuidade da margem inferior da mandíbula, com uma depressão clinicamente palpável nesta área. Outras vezes, defeitos semelhantes da cortical lingual podem ser observados mais anteriormente na mandíbula, na região dos incisivos, caninos e pré‐molares.  


III. Os defeitos de Stafne são sempre unilaterais.


IV. É uma alteração de desenvolvimento presente desde o nascimento e com acentuada predileção pelo gênero feminino.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • Defeitos da cortical tb já foram identificados anteriormente na mandíbula, na região de incisivos, caninos e pré molares. Estes defeitos foram relacionados a glândula sublingual ou tecido da glândula salivar aberrante. Embora, se acredite que seja alteração de desenvolvimento, não parece estar presente desde o nascimento, a maioria dos casos ocorrendo em pessoas de meia idade e idosos.

  • GABARITO A

    I. A biopsia pode revelar histologicamente tecido de glândula salivar normal ou de tecido linfoide. CERTO

    II. Algumas vezes, o defeito de Stafne pode interromper a continuidade da margem inferior da mandíbula, com uma depressão clinicamente palpável nesta área. Outras vezes, defeitos semelhantes da cortical lingual podem ser observados mais anteriormente na mandíbula, na região dos incisivos, caninos e pré‐molares CERTO

    III. Os defeitos de Stafne são sempre unilaterais. ERRADO, podem ser bilaterais, mesmo que raramente

    IV. É uma alteração de desenvolvimento presente desde o nascimento e com acentuada predileção pelo gênero feminino. ERRADO, tem predileção por homens

  • O defeito ósseo de Stafne também chamado de cisto ósseo de Stafne, cisto ósseo latente ou cisto ósseo estático foi descrito como uma lesão radiolúcida assintomática, localizada próximo ao ângulo da mandíbula. A etiologia e patogenia desse defeito ósseo permanecem incertas. Geralmente, essa condição tem predileção pelo sexo masculino e é observada neste grupo em 80% a 90% de todos os casos. Com incidência na quinta e sexta décadas de vida, envolvendo a mandíbula de forma unilateral e raramente de forma bilateral. Clinicamente, pode apresentar uma interrupção da continuidade da margem inferior da mandíbula e gerar uma depressão palpável nesta área. Não apresenta sintoma e, em geral, o diagnóstico é realizado pelas características clinicas e radiográficas.


ID
1619644
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma variedade de cistos de desenvolvimento já foi descrita. Alguns foram historicamente considerados cistos “fissurais” porque se acreditava que tinham origem do epitélio aprisionado ao longo das linhas de fusão dos processos embrionários. Em muitos casos, entretanto, a patogênese exata destas lesões é ainda incerta. Sobre os cistos de desenvolvimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O cisto nasolabial apresenta‐se como um aumento de volume do lábio superior, lateral à linha média, resultando na elevação da asa do nariz. Muitas vezes, o aumento eleva a mucosa do vestíbulo nasal e causa apagamento do fundo de vestíbulo. Radiograficamente, apresenta‐se como uma imagem radiotransparente unilocular de bordas bem definidas entre o incisivo lateral maxilar e o canino superior.


( ) O cisto do ducto nasopalatino é o cisto não odontogênico mais comum da cavidade oral. É mais frequente na quarta a sexta décadas de vida, com predileção pelo gênero masculino. Pode ser difícil distinguir um cisto do ducto nasopalatino pequeno de um forame incisivo grande. Geralmente, considera‐se que 6 mm é o limite máximo para o tamanho de um forame incisivo normal.


( ) O cisto palatino mediano pode ser difícil de diferenciar do cisto do ducto nasopalatino. São características específicas do cisto palatino mediano a localização posterior à papila palatina, formato circular ou ovoide na radiografia e comunicação com o canal incisivo.


( ) Os cistos dermoides ocorrem na linha média do soalho bucal, ainda que se localizem ocasionalmente e lateralmente ao soalho bucal ou em outras localizações. Tais cistos surgem mais em crianças e adultos jovens, podendo ser congênitos.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Cisto Nasopalatino:

    maior incidência entre a 2ª e 5ª décadas da vida;

    Vasconcelos et al.(1999) não observaram diferença significativa entre os sexos.

  • (  F   ) O cisto nasolabial apresenta‐se como um aumento de volume do lábio superior, lateral à linha média, resultando na elevação da asa do nariz. Muitas vezes, o aumento eleva a mucosa do vestíbulo nasal e causa apagamento do fundo de vestíbulo. (Até aqui todas as características estão corretas) Radiograficamente, apresenta‐se como uma imagem radiotransparente unilocular de bordas bem definidas entre o incisivo lateral maxilar e o canino superior. (Contudo, por se tratar de uma lesão puramente de tecido mole NÃO TERÁ alteração detectada radiograficamente. Casos de reabsorção óssea em áreas adjacentes existem, pois pode ter reabsorção por pressão exercida pelo cisto contra a parede óssea, mas são raros.)

     

    (  V  ) O cisto do ducto nasopalatino é o cisto não odontogênico mais comum da cavidade oral. É mais frequente na quarta a sexta décadas de vida, com predileção pelo gênero masculino. Pode ser difícil distinguir um cisto do ducto nasopalatino pequeno de um forame incisivo grande. Geralmente, considera‐se que 6 mm é o limite máximo para o tamanho de um forame incisivo normal.  

     

    (  ) O cisto palatino mediano pode ser difícil de diferenciar do cisto do ducto nasopalatino. São características específicas do cisto palatino mediano a localização posterior à papila palatina, formato circular ou ovoide na radiografia e comunicação com o canal incisivo. (Segundo Gingel et. al NÃO há comunicação com o canal incisivo!)

     

    (   ) Os cistos dermoides ocorrem na linha média do soalho bucal, ainda que se localizem ocasionalmente e lateralmente ao soalho bucal ou em outras localizações. Tais cistos surgem mais em crianças e adultos jovens, podendo ser congênitos.  

  • Para diferenciar o cisto palatal mediano de outras lesões císticas da maxila, Gingell e colaboradores sugeriram os seguintes critérios diagnósticos:

    Aparência grosseiramente simétrica ao longo da linha média do palato duro

    Localização posterior à papila palatina

    Formato circular ou ovoide na radiografia

    Ausência de associação íntima de um dente não vital

    Ausência de comunicação com o canal incisivo

    Ausência de evidências microscópicas de feixes neurovasculares, cartilagem hialina, ou glândulas salivares menores na parede cística

    Deve-se ressaltar que um cisto palatal mediano verdadeiro deve apresentar clinicamente um aumento de volume no palato. Uma área radiolúcida na linha média sem evidência clínica de expansão é provavelmente um cisto do ducto nasopalatino.


ID
1619647
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na região bucomaxilofacial, raras infecções são causadas por um só micro‐organismo; as mais comuns são os quadros de doença produzidos por múltiplos agentes. É ideal coletar material para sua identificação e fazer um antibiograma. Quando isso não é factível, o cirurgião bucomaxilofacial deve presumir a provável etiologia, baseada na localização do processo, apresentação clínica, foco possível e prevalência de germes causais. Em relação à infecção na região maxilofacial, analise as afirmativas.


I. A microbiota das infecções tipo celulite, que não apresentam formação de abscesso, mostra predominantemente bactérias anaeróbias.


II. Os ferimentos por mordedura na face causados por humanos possuem os Streptococcus alfa‐hemolíticos, Pasteurella multocida e Staphylococcus aureus como microbiota prevalente.


III. A angina de Ludwig apresenta uma infecção mista, causada por Streptococcus, Staphilococcus e micro‐organismos entéricos gram‐negativos, como E. Coli e Pseudomonas, além de anaeróbios, incluindo bacteroides (Porphyromonas e Prevotella) e Peptostreptococcus.


IV. Streprococcus viridans, espiroquetas, além de Prevotella intermedia, Peptstreptococcus micros, Fusobacterium nucleatum, A. actinomycetemcomitans são as bactérias mais envolvidas nas pericoronarites.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1619650
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os vasoconstritores, fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controlam a perfusão tecidual, são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais. Analise as afirmativas em relação à dose máxima dos vasoconstritores recomendada por Stanley Malamed a pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV, segundo a Sociedade Americana de Anestesiologistas).


I. A dose máxima recomendada de adrenalina na concentração de 1:200.000 em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de quatro tubetes.


II. A dose máxima recomendada de noradrenalina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de, aproximadamente, 10 ml de uma solução de 1:30.000.


III. A dose máxima recomendada de felipressina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 9 ml de 0,03 UI/ml.


IV. A dose máxima recomendada de fenilefrina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 6 ml de uma solução de 1:2.500.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Dosagem máxima de felipressina para hipertensão é de 0,18UI. Quantidade equivalente ao contido em 6ml da solução de prilocaina 3 por cento com 0,03UI/ml de felipressina (~3,5 tubetes).

  • -PACIENTES COM DOENÇA CARDIOVASCULAR CONTROLADA-DOSES

    EPINEFRINA 1:100.000 ( MÁXIMO DE 2 TUBETES)

    EPINEFRINA 1:200.000 (MÁXIMO DE 4 TUBETES)

    FELIPRESSINA 0,03 UI por ml( MÁXIMO DE 3 TUBETES)

  • Noradrenalina Paciente com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA 3 ou 4): 0,14 mg por consulta; aproximadamente 4 ml de uma solucao de 1:30.000.

    Felipressina Para pacientes com insuficiencia cardiovascular clinicamente significativa (ASA 3 ou 4), a dose maxima recomendada e 0,27UI; 9 ml de 0,03 UI/ml.

    Adrenalina: A DMR para individuos sensíveis a adrenalina p. ex., alguns pacientes com comprometimento cardiovascular ASA 3 e pacientes com hipertireoidismo [ASA 3] e de 40 mg por consulta. Isso equivale a aproximadamente um tubete com adrenalina a 1:50.000. Embora a dose de adrenalina na solução a 1:50.000 não seja perigosa para a maioria dos pacientes, aqueles com riscos ASA 3 e 4 com história de problemas cardiovasculares podem ser excessivamente sensíveis a essas concentrações. Além disso, um paciente idoso tem maior probabilidade de ser hiper-reativo aos vasoconstritores. Nesses indivíduos, devem-se utilizar formulações mais diluídas (1:100.000 a 1:200.000).

    Malamed

  • I. A dose máxima recomendada de adrenalina na concentração de 1:200.000 em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de quatro tubetes.

    III. A dose máxima recomendada de felipressina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 9 ml de 0,03 UI/ml.


ID
1619653
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A anestesia ambulatorial é um dos procedimentos complementares mais comuns realizados por um cirurgião bucoma‐ xilofacial na prática privada ou acadêmica. Sobre as complicações na anestesia ambulatorial, segundo Michael Miloro e Antonia Kolokythas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A síncope é uma das complicações mais comuns da anestesia. Qualquer período de inconsciência inesperado do paciente que dure vários minutos não é considerado uma síncope verdadeira.


( ) Convulsões parciais quanto tonicoclônicas podem ocorrer devido à ação de excitação anormal produzida pelos agentes anestésicos sobre o sistema nervoso central.


( ) Mesmo as doses típicas de agentes anestésicos causam algum grau de depressão respiratória em uma proporção de pacientes.


( ) Não há grupos específicos de pacientes que apresentem riscos maiores de desenvolver reações de hipersensibilidade ou reações alérgicas produzidas pela anestesia ambulatorial.


A sequência está correta em

Alternativas

ID
1619656
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O termo retalho indica uma divisão dos tecidos moles demarcada por uma incisão cirúrgica que possui seu próprio suprimento sanguíneo, permite acesso cirúrgico aos tecidos subjacentes, pode ser recolocado na posição original e, ainda, pode ser mantido com suturas. O retalho é muito utilizado em exodontias mais complexas. Em relação aos princípios para confecção de um retalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Para que um retalho em envelope tenha um tamanho adequado, seu comprimento na direção ântero‐posterior, geralmente, estende‐se de dois dentes anteriores a um dente posterior à área da cirurgia.


( ) Se for feita uma incisão relaxante em um retalho, esta deverá estender‐se desde um dente anterior até um posterior à área de cirurgia.


( ) Se uma condição patológica destruir a cortical vestibular, a incisão deve ser feita a, pelo menos, 3 a 4 mm de distância dessa perda de tecido ósseo para se evitar deiscência.


( ) A incisão relaxante vertical, quando necessária nos retalhos da maxila por vestibular, deve ser feita na extremidade posterior do retalho em envelope e deve ser uma incisão vertical reta.


A sequência está correta, segundo James Hupp e colaboradores, em

Alternativas
Comentários
  • Pelo menos 8mm. Deve ser oblíqua e anterior

ID
1619659
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os pacientes com problemas sistêmicos, algumas vezes, requerem modificações nos cuidados transoperatórios quando uma cirurgia oral é planejada. De acordo com a classificação do estado físico proposto pela Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), uma paciente ASA III apresenta doença sistêmica

Alternativas
Comentários
  • ASA 2 doença sistêmica moderada ou de menor tolerância

    ASA 3 doença sistêmica severa que limita suas atividades

    ASA 4 doença sistêmica severa com risco de morte

    ANDRADE 2014 pag 4

  • grave, que não seja incapacitante.

  • ASA I - Paciente sadio sem alterares orgânicas.

    ASA II- Paciente com alteração sistêmica leve ou moderada causada pela doença cirùrgica ou doença sistêmica.

    ASA III- Paciente com alteração sistêmica grave de qualquer causa com limitação funcional.

    ASA IV - Paciente com alteração sistêmica grave que representa risco de vida

    ASA V- Paciente moribundo que não é esperando sobreviver sem cirurgia.

    ASA VI- Paciente doador de órgãos.


ID
1619662
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Os anti‐inflamatórios não esteroides (AINE) possuem propriedades analgésica, antitérmica, anti‐inflamatória e antitrombótica. Os mais frequentes efeitos colaterais dos AINE estão associados a ____________________________. A associação de dois AINE ____________________________________________________________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • A associação de Aines nao traz benefícios, pois resulta em menores concentrações séricas para um deles. Caso o AINE não esteja funcionando, nós temos que fazer uso de outro medicamento.

  • “Os anti‐inflamatórios não esteroides (AINE) possuem propriedades analgésica, antitérmica, anti‐inflamatória e antitrombótica. Os mais frequentes efeitos colaterais dos AINE estão associados a distúrbios gastrintestinais. A associação de dois AINE não traz benefícios.”


ID
1619665
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Segundo James R. Hupp, Edward Ellis III e Myron R. Tucker, a dosagem de epinefrina por via parenteral que deve ser administrada a um paciente que apresente reação de hipersensibilidade com sinais de envolvimento do trato respiratório inferior (sibilo) ou uma obstrução laríngea é de ________ de uma solução de 1:1000; a dose deve ser repetida a cada ________ minutos, se os sintomas recomeçarem ou continuarem. Ainda, segundo os mesmos autores, a dosagem de nitroglicerina a ser dissolvida sublingualmente a um paciente que apresente desconforto torácico por isquemia do miocárdio é de ________ repetida, se necessária, a cada ________ minutos, enquanto a pressão sistólica estiver menor que 90 mmHg, até no máximo de _______ doses." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.  

Alternativas

ID
1619668
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Se uma infecção odontogênica irá se tornar ou não um abscesso vestibular ou do espaço facial profundo, será determinado primariamente pela relação da inserção muscular com o ponto onde houve a perfuração da lâmina óssea cortical. Em relação aos espaços fasciais profundos, analise as afirmativas.


I. O espaço bucal pode tornar‐se infectado a partir da extensão de infecções dos dentes superiores através do osso, superiormente à inserção do bucinador no processo alveolar da maxila. O envolvimento do espaço bucal, em geral, resulta em aumento de volume abaixo do arco zigomático e acima do bordo inferior da mandíbula.


II. Uma infecção do terceiro molar superior pode disseminar‐se para o seio cavernoso através do espaço infratemporal.


III. O limite anterior do espaço submandibular é dado pelo tendão do músculo digástrico e o limite lateral é determinado pelo músculo platisma.


IV. O espaço pterigomandibular é o sítio onde se disseminam primariamente infecções do terceiro molar inferior. O limite posterior do espaço pterigomandibular é fornecido pela glândula parótida e o limite inferior pelo músculo pterigoideo medial.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas

ID
1619671
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O manejo cirúrgico das infecções dos espaços fasciais quase sempre necessita de incisão e exploração agressiva dos espaços fasciais envolvidos. Um ou mais drenos, geralmente, são necessários para fornecer drenagem adequada e descompressão da área infectada. Em relação à abordagem para incisão e drenagem dos espaços fasciais profundos, analise as afirmativas.


I. Infecções graves que envolvem os espaços infraorbitário, submassetérico e pterigomandibular requerem abordagem para incisão e drenagem extraoral.


II. Infecções graves que envolvem os espaços submentual e submandibular requerem abordagem para incisão e drenagem extraoral.


III. Infecções graves que envolvem os espaços infratemporal e temporal profundo requerem abordagem para incisão e drenagem que pode ser realizada intraoral ou extraoralmente.


IV. Infecções graves que envolvem o espaço faríngeo lateral requerem abordagem para incisão e drenagem que pode ser realizada somente extraoralmente.


Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores


Alternativas

ID
1619674
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um dente impactado é aquele que não conseguiu erupcionar na arcada dentária dentro do tempo esperado. Em relação às indicações e contraindicações para remoção de dentes impactados, analise as afirmativas.




I. O momento ideal para remoção dos terceiros molares impactados é quando as raízes estão com menos de 1/3 formado, pois, assim, as raízes ficam mais distantes do nervo alveolar inferior.


II. Terceiros molares impactados assintomáticos completamente intraósseos em pacientes com mais de 30 anos não devem ser extraídos a menos que se desenvolva alguma condição patológica específica.


III. Pacientes com dor na região retromolar de um terceiro molar impactado sem nenhuma razão óbvia, ausência de sinal clínico ou radiográfico de alguma patologia, poderá apresentar, algumas vezes, com a remoção do dente impactado, a resolução da dor.  


IV. A posição de retenção dos terceiros molares não muda substancialmente depois dos 30 anos de idade.



Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores


Alternativas

ID
1619677
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A classificação de Pell e Gregory para qualificar terceiros molares impactados está baseada na quantidade de dentes impactados que está coberta com osso no ramo mandibular e na profundidade desses dentes comparada à altura do segundo molar adjacente. De acordo com a referida classificação, assinale a afirmativa que representa um dente que pertence à classe 2A.

Alternativas

ID
1619680
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As fraturas do osso frontal e do complexo nasorbitoetmoidal (NOE) podem causar complicações devastadoras devido à proximidade com o cérebro, olhos e nariz. Em relação às fraturas do seio frontal e do complexo nasorbitoetmoidal, analise as afirmativas.


I. O teste de Furness pode ser realizado para avaliar fraturas da tábua posterior do osso frontal com deslocamento.


II. Se o nariz e os zigomas não são afetados pelo traumatismo, um achado de hemorragia subconjuntival é um importante sinal para o diagnóstico de fratura do osso frontal.  


III. Nas fraturas que envolvem o osso frontal com fraturas do componente nasoetmoidal, uma avaliação aberta ou intraoperatória da patência do ducto nasofrontal deve ser sempre realizada.


IV. As fraturas simples em galho verde ou sem deslocamento da tábua anterior do osso frontal necessitam de tratamento cirúrgico para avaliação da patência do ducto nasofrontal.


Estão corretas apenas as afirmativas segundo Michael Miloro e colaboradores


Alternativas

ID
1619683
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião‐dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia. Segundo o Código De Ética Odontológica, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Odontologia 118/2012, qual das alternativas constitui INFRAÇÃO ética?

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Código De Ética Odontológica, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Odontologia 118/2012, qual das alternativas constitui INFRAÇÃO ética fazer avaliação sobre o plano de tratamento, na presença exclusiva do examinado, quando na condição de perito.

  • Não encontrei a alternativa, tida como correta, no Código de Ética :(

  • ART 10. II. o perito não pode fazer qualquer apreciação na presença do examinado. suas observações serão fundamentadas, para o relatório sigiloso e lacrado, que deve ser encaminhado a quem de direito.

ID
1619686
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Larguras aumentadas da distância intercantal sugerem uma fratura do complexo nasorbitoetmoidal (NOE). Segundo Michael Miloro e colaboradores, a distância intercantal normal no homem adulto, medida com paquímero, é de

Alternativas

ID
1619689
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Segundo Paulo José Medeiros, na osteotomia total da maxila, são considerados movimentos estáveis e viáveis aqueles que não excedam avanços de ____________, recuos de ____________, reposições superiores ou inferiores a ____________ e expansões de ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
1619692
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Cirurgia endodôntica é o tratamento ou a prevenção da patologia perirradicular por meio de abordagem cirúrgica. Em relação às cirurgias parendodônticas, analise as afirmativas.


I. A cirurgia para corrigir uma falha do tratamento endodôntico, cuja causa não pode ser identificada é frequentemente mal sucedida.


II. Não há vantagens clínicas na administração pré‐operatória profilática de antibióticos nas cirurgias periapicais.


III. Ao realizar a curetagem da região do periápice não é necessária a remoção de toda a área do tecido de granulação periapical ou cisto se presente, porque o tratamento da lesão apical e o selamento do canal com a obturação retrógrada causam a cicatrização da lesão apical.


IV. A incisão semilunar, quando realizada em mucosa não aderida ou alveolar, é a mais indicada para a maioria das cirurgias endodônticas.


Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores

Alternativas

ID
1619695
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Apesar do enorme progresso tecnológico disponível para a preservação da dentição, a restauração protética e a reabilitação do sistema mastigatório ainda são uma necessidade em pacientes edêntulos, ou parcialmente edêntulos. Sobre as cirurgias pré‐protéticas, analise as afirmativas.


I. A técnica de alveoplastia intrasseptal ou técnica de Dean é mais bem utilizada em áreas nas quais o rebordo alveolar é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém, apresenta uma depressão no fundo do vestíbulo. A principal vantagem desta técnica é o aumento da espessura do rebordo.


II. Quando os toros mandibulares são bilaterais e se deseja removê‐los simultaneamente, a manutenção de uma pequena faixa de tecido ceratinizado na linha média entre as extensões anteriores das duas incisões reduz a formação de hematoma na região anterior do assoalho de boca.  


III. A técnica de vestibuloplastia localizada, utilizada para frenectomia labial, é especialmente vantajosa quando a base da inserção de freio é extremamente larga.


IV. Em todos os casos de redução da tuberosidade maxilar (remoção de tecido duro) onde houver perfuração do seio maxilar, o uso de antibiótico (amoxicilina) pós‐operatório e descongestionante sinusal é recomendado. Os medicamentos devem ser mantidos por um período de 7 a 14 dias.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar pq a IV está errada? Não é em todos os casos? Qual a exceção então? No capítulo de cirurgia pre protética de hupp diz:

    "Se ocorrer perfuração ampla do seio com perfuração da membrana, recomenda-se o uso

    de antibióticos e descongestionantes no pós-operatório. O antibiótico de eleição geralmente é

    a amoxicilina, exceto se contraindicado por alergia. Descongestionantes como

    pseudoefedrina, com ou sem o anti-histamínico, são adequados. Os antibióticos e os

    descongestionantes devem ser prescritos por 7 a 10 dias pós-operatórios. Devem-se

    informar ao paciente as potenciais complicações e adverti-lo de evitar criar pressão excessiva

    no seio, como assoando o nariz ou tomando líquidos com canudos, por 10 a 14 dias."


ID
1619698
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Paciente feminino, 16 anos, procurou o serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital Municipal Odilon Behrens com aumento de volume assintomático na região anterior de maxila com quatro meses de evolução. A radiografia panorâmica exibiu uma lesão radiotransparente unilocular que continha delicadas calcificações associadas à coroa do canino superior direito que se encontrava incluso.” Baseado na descrição clínica e radiográfica, assinale a alternativa que exibe a melhor hipótese diagnóstica para o caso clínico hipotético relatado.

Alternativas
Comentários
  • Acho que esse gabarito tá errado
  • GABARITO: Tumor odontogênico adenomatoide

     

    Associado a um dente impactado, ocorrendo com mais frequência na região anterior da boca, geralmente ao redor de um canino impactado;

     

    Acomete pacientes jovens entre 14 e 19 anos, sendo mais frequente no sexo feminino;

     

    Aspecto radiográfico: lesão unilocular com bordas corticais bem evidentes na qual contém um dente; muitas vezes observa-se a presença de calcificações finas que lembram "flocos de neve".


ID
1619701
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“A osteotomia sagital é a técnica de eleição da maioria dos cirurgiões para os casos em que a mandíbula necessita ser avançada ou recuada. Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia sagital é utilizada para recuos mandibulares de até ____________ e avanços de até____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
1619704
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma compreensão do controle da dor em odontologia requer um grande conhecimento do quinto (V) nervo craniano. O nervo trigêmeo é o maior dos 12 nervos cranianos. Em relação às considerações anatômicas do nervo trigêmeo, analise as afirmativas.




I. Os três ramos da raiz sensorial do nervo trigêmeo suprem a pele de toda a face e a membrana mucosa das vísceras cranianas e da cavidade oral, exceto pela faringe e base da língua.


II. As divisões oftálmica e maxilar do nervo trigêmeo são sensoriais, já a divisão mandibular é constituída por um nervo misto (sensorial e motor).


III. O nervo palatino maior realiza inervação sensorial aos tecidos moles e ossos palatinos anteriormente até o primeiro molar.  


IV. O nervo alveolar superior‐anterior fornece inervação sensorial aos dois pré‐molares maxilares e ao osso na região pré‐molar.  


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • I. Os três ramos da raiz sensorial do nervo trigêmeo suprem a pele de toda a face e a membrana mucosa das vísceras cranianas e da cavidade oral, exceto pela faringe e base da língua. (CORRETA)

    II. As divisões oftálmica e maxilar do nervo trigêmeo são sensoriais, já a divisão mandibular é constituída por um nervo misto (sensorial e motor). (CORRETA)

    III. O nervo palatino maior realiza inervação sensorial aos tecidos moles e ossos palatinos anteriormente até o primeiro molar. ( da distal do 3º molar à distal do canino do mesmo lado. Medialmente vai até a rafe palatina).

    IV. O nervo alveolar superior‐anterior fornece inervação sensorial aos dois pré‐molares maxilares e ao osso na região pré‐molar. (inervação da mucosa do palato duro da distal do canino até distal de canino do lado oposto).


ID
1619707
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A prática odontológica abrange grande variedade de procedimentos em que há contato com secreções da cavidade oral, sangue e, por vezes, secreções respiratórias, equipamento e ar contaminados. Tal fato resulta em possibilidade de transmissão de infecções de pacientes para pacientes, como dos profissionais para pacientes ou destes para aqueles. Em relação ao controle de infecção em odontologia, analise as afirmativas. 




I. Álcool etílico de 60 a 90% e isopropílico a 70%, hipoclorito de sódio 1% e compostos fenólicos são os desinfetantes recomendados para desinfecção de superfícies.


II. Os testes biológicos não oferecem vantagens em relação à qualidade de esterilização em comparação aos métodos físicos e químicos.


III. As luvas não são completamente impermeáveis e podem apresentar microperfurações durante o uso. Devido a isso, recomenda‐se a utilização de duas luvas em situações de maior risco.   


IV. Segundo Stanley Malamed, para promover desinfecção os cartuchos anestésicos, antes de sua utilização, devem ser imersos em álcool etílico a 70%.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • onde diz isso sobre duas luvas??
  • Mas que loucura essa questão, taí errei mesmo, nunca vi isso de usar duas luvas.


ID
1619710
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia total de maxila em dois segmentos permite ganhos transversos de até __________, quando realizada concomitantemente à osteotomia _______________________." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
1619713
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A remoção cirúrgica dos terceiros molares mandibulares é um dos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais mais frequentes em clínicas dentárias e de cirurgia bucomaxilofacial. Qual a técnica radiográfica mais indicada para visualização da região radicular de terceiros molares inferiores que apresentam uma localização mais posterior?

Alternativas

ID
1619716
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia em L invertido possui grande estabilidade. A técnica está indicada nos recuos mandibulares que excedam __________ e nos avanços que ultrapassem ___________. A técnica é realizada por via extrabucal, necessitando de acesso cutâneo.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
1619719
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A Portaria nº 283/GM, de 22 de fevereiro de 2005, refere‐se à antecipação do incentivo financeiro para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Tendo como base tal Portaria, analise as afirmativas.




I. A antecipação do incentivo financeiro nesta Portaria está relacionada somente aos CEOs em fase de implantação.


II. O gestor responsável deve enviar um Termo de Compromisso, assegurando o início do funcionamento do CEO em até, no máximo, seis meses após o recebimento do incentivo.


III. Os incentivos repassados deverão ser aplicados na implantação dos CEO, podendo ser utilizados para construção/reforma/ampliação do local em que funcionará o Centro e para compra de equipamentos/materiais permanentes.


IV. Os incentivos serão transferidos em parcela única, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios desde que estes estejam devidamente habilitados em Gestão Plena do Sistema.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2005/prt283_22_02_2005.html

  • Portaria nº 283 GM de 22 de Fevereiro de 2005 (Republicada em 10 de março de 2005)

    I - correta

    Art. 1º Antecipar o pagamento do incentivo financeiro de que trata o Artigo 2º da Portaria nº 1.571/GM para o Distrito Federal, estados e municípios que estiverem dando curso ao processo de implantação e redimensionamento de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

    II - incorreta

    Art. 2º. Inciso IV- Termo de Compromisso do gestor responsável assegurando o início do funcionamento do CEO em até, no máximo, 03 (três) meses após o recebimento do incentivo, contando com todos os recursos estabelecidos no Art. 1º, §1º (item I ao V), Artigo 7º e Anexo I da Portaria nº 1.570/GM, sob pena de devolução ao Fundo Nacional de Saúde dos recursos repassados;

    III - correta

    Art. 2º

     § 3º Os incentivos repassados deverão ser aplicados na implantação dos CEO, podendo ser utilizados para construção/reforma/ampliação do local em que funcionará o Centro e para compra de equipamentos/materiais permanentes.

    IV - incorreta 

    Art. 2º

    § 2º Os incentivos serão transferidos em parcela única, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, sem onerar os respectivos tetos da assistência de média e alta complexidade.


ID
1619722
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A Portaria nº 599/GM, de 23 de março de 2006, define a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelece critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Em relação a esta Portaria, analise as afirmativas.


I. Os CEOs são estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Tipo Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia para realizar, no mínimo, as seguintes atividades: periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia.


II. Poderão credenciar‐se como CEO quantas unidades forem necessárias para atendimento à demanda da população da região/microrregião de saúde, limitada à disponibilidade financeira do Ministério da Saúde.


III. Em relação aos tipos de prestadores como CEO, a Portaria nº 599 estabelece como habilitados para solicitar credenciamento: as unidades de saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos.


IV. O LRPD é o estabelecimento cadastrado no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) para realizar, somente, o serviço de prótese dentária total e prótese parcial removível.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0599_23_03_2006.html

  • I- INCORRETA

    Art. 1º  Definir a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelecer critérios, normas e requisitos para seu credenciamento.

    § 1º Os CEOs são estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Tipo Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia para realizar, no mínimo, as seguintes atividades:

    I - diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal;

    II - periodontia especializada;

    III - cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;

    IV - endodontia; e

    V - atendimento a portadores de necessidades especiais.

    II - CORRETA

    Art. 4º

    § 1º O gestor poderá credenciar como CEO e LRPD quantos estabelecimentos forem necessários para atendimento à demanda da população da região/microrregião de saúde, limitado à disponibilidade financeira do Ministério da Saúde. (Redação dada pela PRT GM/MS nº 2.373 de 07.10.2009)

    III - CORRETA 

    Art. 6º  Em relação aos tipos de prestadores fica estabelecido que:

    I - somente as Unidades de Saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos poderão credenciar-se como CEO;

    II - não haverá restrição quanto à natureza jurídica para as Unidades de Saúde credenciarem-se como LRPD.

    IV - INCORRETA

    § 2º O LRPD é o estabelecimento cadastrado no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) para realizar, no mínimo, o serviço de prótese dentária total e/ou prótese parcial removível

     

     

  • Art. 1º Definir a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelecer critérios, normas e requisitos para seu credenciamento.

    § 1º Os CEOs são estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Tipo Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia para realizar, no mínimo, as seguintes atividades:

    I - diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal;

    II - periodontia especializada;

    III - cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;

    IV - endodontia; e

    V - atendimento a portadores de necessidades especiais.

    § 2º O LRPD é o estabelecimento cadastrado no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) para realizar, no mínimo, o serviço de prótese dentária total e/ou prótese parcial removível.

    Art. 4º Definir as condições gerais e o fluxo de credenciamento para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs):

    § 1º O gestor poderá credenciar como CEO e LRPD quantos estabelecimentos forem necessários para atendimento à demanda da população da região/microrregião de saúde, limitado à disponibilidade financeira do Ministério da Saúde.  Art. 6º Em relação aos tipos de prestadores fica estabelecido que:

    I - somente as Unidades de Saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos poderão credenciar-se como CEO; e

    II - não haverá restrição quanto à natureza jurídica para as Unidades de Saúde credenciarem-se como LRPD. Art. 6º Em relação aos tipos de prestadores fica estabelecido que:

    I - somente as Unidades de Saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos poderão credenciar-se como CEO; e

    II - não haverá restrição quanto à natureza jurídica para as Unidades de Saúde credenciarem-se como LRPD.


ID
1619725
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre a Portaria nº 600/GM, de 23 de março de 2006, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A produção mínima mensal a ser apresentada nos CEOs tipo I inclui 60 procedimentos do subgrupo: 10.020.00‐4 (periodontia) e 30 procedimentos do subgrupo 10.040.00‐5 (endodontia).


( ) A produção mínima mensal a ser apresentada nos CEOs tipo II inclui 90 procedimentos do subgrupo: 10.020.00‐4 (periodontia) e 60 procedimentos do subgrupo 10.040.00‐5 (endodontia).


( ) A produção mínima mensal a ser apresentada nos CEOs tipo I inclui 150 procedimentos do subgrupo: 10.020.00‐4 (periodontia) e 80 procedimentos do subgrupo 10.040.00‐5 (endodontia).


( ) Dentro dos subgrupos: 10.050.00‐0 (odontologia cirúrgica) e 10.060.00‐6 (traumatologia bucomaxilofacial) são exigidas produções mínimas a serem apresentada pelos CEOs. Para os CEOs tipo I, no mínimo 80 procedimentos neste subgrupo. Para os CEOs tipo II, no mínimo 90 procedimentos, neste subgrupo. Para os CEOs tipo III, no mínimo 170 procedimentos neste subgrupo.


A sequência está correta em

Alternativas

ID
1619728
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os glicocorticoides são usados em odontologia por suas ações anti‐inflamatórias, obtidas com doses farmacológicas superiores as que equivalem à secreção endógena de cortisol. Sobre os anti‐inflamatórios esteroides, analise as afirmativas.


I. Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia.  




II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária.




III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente.




IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal.


Estão corretas apenas as afirmativas segundo Lenita Wannamacher e Maria Beatriz Cardoso Ferreira


Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Afirmativa II é falsa pois os AIES causam efeitos hematológicos como a ocorrencia de eventos trombolíticos e aumento da fragilidade muscular. 

    A afirmativa IV está errada pois quando o uso é inferior a 7 dias pode ser suspenso abruptamente, a suspensação gradativa deve ocorrer quando o uso excede os 7 dias até 15 dias, sendo a dose reduzida a cada 5mg por semana. 

  • I) Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia.  CORRETA. Por este motivo, o regime terapêutico mais adequado pra essas medicações é de Preemptivo. II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária. ERRADO. Corticoides, quando associados a anticoagulantes cumarínicos, podem alterar os efeitos anticoagulantes (para mais ou para menos) sendo possível o reajuste posológico. III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente. CORRETO. Podem ser usados com segurança em Gestantes e Lactantes. IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal. ERRADO. O risco de Insuficiência adrenal aguda associada a interrupção abrupta do uso de Corticoides se associa a uso prolongado dessas medicações. Usos em dose única ou por curto período não apresentam o mesmo risco.

ID
1771243
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

São consideradas doenças metaxêmicas e de notificação compulsória elencadas nos serviços de vigilância epidemiológica em todo o Brasil:   

Alternativas

ID
1771246
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“É uma endemia tropical, em que uma das medidas profiláticas é a vacinação dada no 9º mês de vida em áreas endêmicas." Trata‐se de

Alternativas

ID
1771249
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O controle dessa endemia se dá com eliminação de hospedeiros intermediários (em específico o Biomphalaria glabrata), tratamento de esgotos e medidas educativas em saúde." Essas medidas são aplicadas à

Alternativas
Comentários
  • A esquistossomose possui  um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária (cercária).


ID
1771252
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à iniciativa privada poder participar do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma complementar, prioriza‐se:

I.    Entidades filantrópicas.
II.   Entidades sem fins lucrativos.
III.  Entidades estrangeiras.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas

ID
1771255
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para calcular a mortalidade infantil e a mortalidade materna, os óbitos de menores de um ano ou mulheres gestantes, divide‐se por

Alternativas

ID
1771258
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com os limites estabelecidos pelos serviços de vigilância, é correto afirmar que no mês de fevereiro a dengue

Alternativas

ID
1771261
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A quantificação dos casos em fevereiro pode ser mensurada pelo coeficiente de

Alternativas

ID
1771264
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os Conselhos de Saúde são de extrema importância e devem existir por lei. Trata‐se de órgãos deliberativos, de caráter permanente, compostos com a representatividade de toda a sociedade. Quanto aos Conselhos de Saúde, sua existência deve ser

Alternativas

ID
1771267
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerar a pessoa como um todo, atendendo a todas as suas necessidades, integrar ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação é a base de qual princípio do Sistema Único de Saúde?

Alternativas