- ID
- 1620091
- Banca
- CONSULPLAN
- Órgão
- HOB
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
A lesão encefálica traumática é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública e um grande desafio para a reabilitação neurológica. A diversidade de consequências danosas para um indivíduo vítima de traumatismo craniano é muito grande e pode levá‐lo a óbito ou incapacidade, mudar definitivamente seu estilo e planos de vida. Com base neste contexto, com relação à fase desperta da escala cognitiva, analise as afirmativas a seguir.
I. A fase de despertar: compreende os três primeiros níveis após uma lesão traumática difusa.
II. O nível cognitivo I – coma: o paciente não responde a sons, sinais, luzes, toques ou movimentos, ou seja, se encontra em estado de não responsividade.
III. O nível cognitivo II – resposta generalizada: o paciente reage a qualquer estímulo externo através de alterações fisiológicas generalizadas como: mastigação, gemido, sudorese, taquipneia, hipertensão arterial etc. As reações são lentas e inconsistentes e semelhantes a todas as formas de estímulos.
IV. O nível cognitivo III – resposta localizada: o paciente começa a reagir mais especificamente ao que vê, ouve ou sente, porém com respostas lentas e, às vezes, ainda inconsistentes. Já reconhece os familiares e amigos e segue comandos simples, um código de comunicação já poderá ser estipulado.
Estão corretas as afirmativas.