SóProvas



Prova COTEC - 2019 - Prefeitura de Turmalina - MG - Técnico Contábil


ID
3022930
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Pode-se afirmar que a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos relacionados ao patrimônio público forma um sistema contábil. Sobre esse tema, é correto afirmar, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) (Excluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)

    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. 

    Fonte: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Publicacao_Setor_Publico.pdf

    RESPOSTA: letra C

  • Segundo MCASP 8a. Edição

    3 Natureza de informação ==> Patrimonial, Orçament, Controle

    4 Subsistemas ==> Patrimonial, Orçament., Custos, Compensação

    Lembrando: Que o Subsistema de CUSTOS não tem lançtos próprios no PCASP, alimenta-se do Patrimonial e Orçament.

    Bons estudos.


ID
3022933
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O campo de aplicação obrigatória da contabilidade pública abrange:

Alternativas
Comentários
  • Mcasp - gabarito letra A

    As normas estabelecidas no MCASP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público. Estão compreendidos no conceito de entidades do setor público: os governos nacional (União), estaduais, distrital (Distrito Federal) e municipais e seus respectivos poderes (abrangidos os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as empresas estatais dependentes.


ID
3022936
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na NBC TSP – Estrutura Conceitual, são apresentadas as características qualitativas, que são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. Qual característica qualitativa ajuda assegurar aos usuários que a informação contida no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar?

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MCASP:

    Verificabilidade - É a qualidade da informação que assegura aos usuários informações que as demonstrações contábeis representam os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.

  • O objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil é fornecer informação para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

    As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    As restrições inerentes à informação são a materialidade, o custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas.

    A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. Essa característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa, em que a informação representa os fenômenos econômicos e de outra natureza, os quais se pretende representar sem erro material ou viés; ou o reconhecimento apropriado, a mensuração ou o método de representação foi aplicado sem erro material ou viés.

  • Essa foi para confundir mesmo.

  • Verificabilidade - É a qualidade da informação que assegura aos usuários informações que as demonstrações contábeis representam os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.

    top essa

  • GABARITO E

    NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    3.1 Os RCPGs apresentam informações financeiras e não financeiras sobre fenômenos econômicos, além de outros fenômenos. As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. O objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil é fornecer informação para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

    3.2 As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Relevância 3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

    Representação fidedigna 3.10 Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar.

    Compreensibilidade 3.17 A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.

    Tempestividade 3.19 Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

    Comparabilidade 3.21 Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

    Verificabilidade 3.26 A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos RCPGs representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. CORRETA ALTERNATIVA E

  • Mais trapaceira que a cespe viu..

  • Passou o rodo e derrubou a galera.


ID
3022939
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O art. 35 da Lei n.º 4.320/1964, ao estabelecer que pertencem ao exercício financeiro as despesas nele legalmente empenhadas, está aplicando qual regime?

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra D

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas; Regime de Caixa

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas. Regime de Competência

    Se falar de forma geral é regime misto.

  • D

  • Lei 4320/64

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas - Regime de Caixa

    II - as despesas nele legalmente empenhadas - Regime de Competência

    Se falar de forma geral é regime misto.

    Gabarito D

  • Trata-se dos Regimes da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

     Regime Orçamentário:

    → Receita Orçamentária: Regime de Caixa. No momento da arrecadação.

    → Despesa Orçamentária: Regime de Competência. No momento de empenho.

    Obs.: o regime orçamentário é considerado como regime misto.

     Regime Contábil (Patrimonial):

    → Receita/Despesa Patrimonial: Regime de Competência. No momento do fato gerador. Devem impactar o PL.

    A NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL estabelece que os conceitos que fundamentam a elaboração e a divulgação dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) devem ser elaborados com base no regime de competência

    Resolução: A Lei n.º 4.320/64, ao estabelecer que pertencem ao exercício financeiro as despesas nele legalmente empenhadas, está aplicando qual regime?

    A. Regime de caixa.

    Errado: o regime de caixa refere-se à receita orçamentária arrecada.

    B. Regime de adiantamento.

    Errado: Regime de adiantamento não se caracteriza como regime orçamentário ou patrimonial.

    C. Regime misto.

    Errado: o regime misto refere, simultaneamente, tanto à receita coma à despesa orçamentária.

    D. Regime de competência.

    Certo: a despesa orçamentária empenha obedece o regime de competência.

    Por fim, a alternativa correta é:

    Gabarito: Letra D.


ID
3022942
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os princípios orçamentários são premissas norteadoras a serem observadas na concepção e implementação do orçamento público. Assinale a alternativa INCORRETA acerca do tema.

Alternativas
Comentários
  • A -O princípio do equilíbrio determina a não inserção de matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. Incorreto, trata-se do principio da exclusividade. GABARITO

    B - A Lei n.º 4.320/1964 determina expressamente que o orçamento público deve obedecer aos princípios da unidade, universalidade e anualidade. Correto - Macete UAU...

    C - O princípio da não vinculação ou não afetação das receitas, previsto expressamente na Constituição Federal, aplica-se apenas a receitas provenientes de impostos. Correto, previsto no artigo 167, IV da CF.

    D - O princípio da discriminação ou especialização preconiza a identificação de cada rubrica de receita e despesa, de modo que não figurem de forma englobada.Correto, previsto no art 5 da lei 4320/64.

  • princípio do equilíbrio orçamentário estabelece, de forma extremamente simplificada, que as despesas não devem ultrapassar as receitas previstas para o exercício financeiro

    O princípio do exclusividade citado na questão determina a não inserção de matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa.

  • O princípio do equilíbrio orçamentário estabelece, de forma extremamente simplificada, que as despesas não devem ultrapassar as receitas previstas para o exercício financeiro.

  • É isso mesmo: os princípios orçamentários são premissasbaseslinhas norteadoras para a elaboração, execução e controle do orçamento. 

    Agora vamos em busca da alternativa incorreta!

    A) Errada. Não é o princípio do equilíbrio que determina a não inserção de matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. É o princípio da exclusividade, conforme disposto na Constituição Federal (CF):

    Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Já o princípio do equilíbrio prescreve que as despesas não podem ser maiores que as receitas. Esse princípio tem como finalidade equilibrar as finanças públicas, o orçamento, as receitas e as despesas. Mais especificamente, o princípio busca garantir que as despesas fixadas não serão maiores que as receitas previstas, o que significa que o princípio do equilíbrio é (formalmente) atendido na fase de planejamento.

    B) Correta. Confira na própria Lei 4.320/64:

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

    C) Correta. Exatamente: aqui no Brasil, aplica-se apenas a receitas provenientes de impostos, como você pode conferir na CF:

    Art. 167. São vedados:

    IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo;


    D) Correta. O princípio da especificação (especialização ou discriminação) determina que, na LOA, as receitas e despesas devam ser discriminadas (detalhadas). Em seu sentido histórico, o princípio preceitua que o orçamento público deve ser discriminado (ou especificado), devendo as receitas e despesas ser autorizadas não em bloco, mas de forma detalhada. Assim, é possível conferir exatamente de onde está vindo e para onde está indo o dinheiro público. Ou seja: o orçamento vai demonstrar a origem e a aplicação dos recursos públicos.

    Esse princípio está presente no artigo 5º da Lei 4.320/64, observe:

    Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.


    Gabarito do professor: Letra A.

ID
3022945
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nos termos do Art. 101 da Lei n.º 4.320/1964, os resultados gerais do exercício dos entes públicos são comprovados pelos seguintes demonstrativos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • LEI 4.320/64

    Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais

    Gabarito: B) DFC

  • A 4.320/64 não trata de outras demonstrações contábeis que não sejam o Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, o Balanço Patrimonial e a Demonstração das Variações Patrimoniais.

  • Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os  números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.

    B


ID
3022948
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinado município deseja reconhecer créditos a receber relativos ao IPTU [1], bem como proceder ao lançamento do ajuste para perdas de créditos tributários que reflita a real situação de seus créditos tributários [2]. Para tais registros, no que se refere à natureza patrimonial da informação, são utilizadas contas de quais classes, no que se refere à natureza de controle, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Crédito a receber IPTU - conta do ativo que aumenta o patrimônio (VPA)

    Ajuste para perda de crédito - conta redutora do ativo que diminui o patrimônio (VPD)

  • entendi nem a pergunta


ID
3022957
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Constituição Federal de 1988

    Art.  29-A.  O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior:               (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)

    I - 7% (sete por cento) para Municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes;                (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)         (Produção de efeito)

    II - 6% (seis por cento) para Municípios com população entre 100.000 (cem mil) e 300.000 (trezentos mil) habitantes;               (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    III - 5% (cinco por cento) para Municípios com população entre 300.001 (trezentos mil e um) e 500.000 (quinhentos mil) habitantes;            (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    IV - 4,5% (quatro inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população entre 500.001 (quinhentos mil e um) e 3.000.000 (três milhões) de habitantes;            (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    V - 4% (quatro por cento) para Municípios com população entre 3.000.001 (três milhões e um) e 8.000.000 (oito milhões) de habitantes;             (Incluído pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    VI - 3,5% (três inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população acima de 8.000.001 (oito milhões e um) habitantes.        (Incluído pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    § 1o  A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.             (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)

  • A) 60% da receita corrente líquida

    B) O prazo de encaminhamento do projeto é até o dia 30 de agosto

    C) gabarito (art. 29-A, §1º, da CF)

    D) como que uma dívida pode constituir crédito??

  • O projeto de PPA deve ser encaminhado pelo Poder Executivo ao Legislativo até o dia 31/08 do ano anterior ao de início de sua vigência. E deve ser devolvido pelo Legislativo, para promulgação pelo Chefe do Executivo, até o término do segundo período da respectiva sessão legislativa, 22/12.

  • A) Receita Corrente Líquida.

    B) O PPA deve ser encaminhado ao Legislativo até o dia 30 de agosto do 1º ano de exercício do mandato presidencial.

    D) Dívida ativa.

  • Guilherme Nunes está equivocado.

    o PPA – até 31/08 - 4 meses antes do encerramento 1º exercício financeiro. - 1 vez a cada 4 anos.

    Não coincinde com mandato presidencial.

  • Erro da D?

  • Josy Emiliano, na alternativa d) Divida fundada é debito e não crédito.

    O Gabarito é alternativa C como os colegas já colocaram pois o fundamento é (art. 29-A, §1º, da CF) que diz:

    § 1o  A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.             (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000).

    Errei a questão por não conhecer esse dispositivo.

    Perseverança é a chave do sucesso.

  • Art. 29-A, §1º, da CF/88.

    A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

  • A Dívida ativa da União corresponde à toda dívida contraída junto ao Estado por pessoa física ou jurídica. Ela pode ser de natureza tributária, ou seja, em virtude do não pagamento de um imposto, por exemplo.

    Entretanto, ela também pode ser de natureza não tributária, como é o caso de débitos por aluguéis, taxas de ocupação, entre outros.

    Além disso, sobre a dívida ativa incide a aplicação de juros, mora e atualização monetária, além dos demais encargos previstos em lei ou contrato.

    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/divida-ativa/

    Considera-se Dívida Fundada ou Consolidada aquela que compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12(doze) meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos e que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.