SóProvas



Prova COTEC - 2020 - Prefeitura de São Francisco - MG - Pedagogo


ID
3925021
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Muitos vírus de computador têm atacado o sistema operacional Microsoft Windows (Windows 10, 8.1 e 8). Nessa operação, esses programas indesejáveis tornam muitos arquivos ocultos e não permitem que os usuários acessem seus arquivos de maneira adequada ou induzem o usuário a contaminar novos computadores, a partir da utilização de dispositivos externos como pendrives ou discos rígidos externos. Nesse sentido, representa um comando de terminal capaz de reverter essa situação e tornar os arquivos ocultos novamente visíveis:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

     tornar os arquivos ocultos novamente visíveis: attrib.exe.

  • Questão pra técnico de informática sendo cobrada para Assistente social.

  • Só quem teve problema com autorun saberá o ódio de recuperar um pen drive com as pastas tudo ocultas kkk.

    Tacava-lhe um "attrib -R -A -S -H /S /D" no cmd e o bicho voltava todo bugado hssh.

  • Misericórdia....

    Sobre o tal vamos fazer anotações...vai apareça novamente..

    ATTRIB.EXE é um arquivo executável que faz parte do MS DOS Desenvolvido por microsoft. A versão Windows do software: 1.0.0.0 é geralmente sobre 8234 bytes de tamanho, mas a versão que você possui pode ser diferente.

    A extensão .exe de um nome de arquivo exibe um arquivo executável. Em alguns casos, os arquivos executáveis ​​podem danificar seu computador. Leia o seguinte para decidir por si mesmo se ele O arquivo no seu computador é um vírus ou malware que você deve excluir ou, na verdade, é um arquivo válido do sistema operacional Windows ou um aplicativo confiável.

  • MDS!

    Qual a real necessidade de uma questão desse nível para Assistente Social??

  • NEM O EINSTEIN ACERTA ESSA!

  • ACERTEI PORQUE SOU FORMADO NA ÁREA, MAS ACHEI PESADA PRA ASSISTENTE SOCIAL...

  • Achei muito específica para um cargo que não é da área de informática. Na vida real, se der M**** no teu pc, vc vai chamar a TI pra resolver, então não entendo o porquê dessas questões para cargos que não têm nada a ver com TI...

  • Bom, tentei utilizar a lógica e chute para acertar esta questão, porque vejamos, questões de múltipla escolha, muitas vezes, você consegue resolver não sabendo a resposta correta, mas sim, sabendo qual não é.

    A alternativa A traz explorer.exe, pela lógica, eu entendi que esse comando vai abrir o explorador de arquivos. Já na B, cmd.exe é o próprio prompt de comando. A C, dir.exe listará os arquivos no windows, porém os ocultos não. A alternativa E notepad.exe traz no próprio nome uma aplicação, então o que resta é a alternativa D.

  • GABARITO LETRA D

    a)explorer.exe.   ERRADA.

     EXPLORE WINDOWS É um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows

    --------------------

    b) cmd.exe.  ERRADA

    (cmd.exe) é um interpretador de linha de comando no OS/2 e de sistemas baseados no Windows NT (incluindo Windows 2000, XP, Server 2003 e adiante até o mais recente Windows 10). Ele é um comando análogo ao command.com do MS-DOS e de sistemas Windows 9x, ou de shells utilizados pelos sistemas Unix.

    --------------------

    c)dir.exe.  ERRADA

    O "dir.EXE" é o nome do erro que contém os detalhes do erro, incluindo porque ele ocorreu, que componente ou aplicativo de sistema funcionou incorretamente para causar esse erro ao longo com algumas outras informações.

    --------------------

    d)attrib.exe. GABARITO.

    Attrib.exe é uma infecção por computador transmissível que vem sob categoria de Trojan. Foi desenvolvido por um grupo de ciber hackers com seu motivo maligno e intenção errada. À medida que esta infecção desagradável é ativada, ele faz alterações no arquivo HOST, configuração de DNS e outras configurações vitais

    e)notepad.exe. ERRADA

    Notepad.exe é uma arquivo executável (um programa) para Windows.

  • Agora quando meus arquivos ficarem assim pelo menos saberei com resolver

  • Acertei porque já tive um pen drive com esse vírus.

  • Gab. D

    marquei C de chutei. Essa banca pegou pesado nessa prova, além desta qc uma outra muito difícil foi a Q1308339.. questões extremamente difíceis, ainda mais considerando o cargo.

  • segura na mão de Deus e vai.

  • Bom, assistente social eu não serei.

    Até +.

  • Que banca é essa? Pegou pesado.

  • ACERTEI PORQUE SOU GRADUANDO NA ÁREA, MAS ACHEI PESADA PRA C....%$#

  • Desproporcional pra dizer o mínimo.

  • Assistente social do Tony Stark

  • Só acertei pois lembrei de um comando antigo para mostrar arquivos ocultos: attrib -h-r-s /s/d

  • Questão satanizada

  • LETRA D

  • Caracas kkk essa questão me deixou triste
  • fácil

  • Às vezes o indivíduo está louco na droga...

  • Só acertei porque fiz esse procedimento, recentemente, devo isso ao cara do youtube que me ajudou tnt no procedimento dos meus arquivos como fez eu acertar a questão.

    GAB D

  • informatica não é simples como se pensa, tem que saber muito

  • Muitos vírus de computador têm atacado o sistema operacional Microsoft Windows (Windows 10, 8.1 e 8). Nessa operação, esses programas indesejáveis tornam muitos arquivos ocultos e não permitem que os usuários acessem seus arquivos de maneira adequada ou induzem o usuário a contaminar novos computadores, a partir da utilização de dispositivos externos como pendrives ou discos rígidos externos. Nesse sentido, representa um comando de terminal capaz de reverter essa situação e tornar os arquivos ocultos novamente visíveis:

    Resposta: attrib.exe

    Uma das formas para a COTEC FADENOR eliminar candidatos é pegar pesado nas questões de Informática.

    FÉ, FOCO, FORÇA E PERSISTÊNCIA PARA VENCER!


ID
3925024
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de computador realiza comumente um conjunto de atividades como copiar, recortar e colar arquivos utilizando o Windows Explorer. Dessa forma, existe um conjunto de ações de usuários, como realizar cliques com o mouse e utilizar-se de atalhos de teclado, que deve ser seguido com o fim de realizar o trabalho desejado. Assim, para mover um arquivo entre partições diferentes do sistema operacional Windows 10, é possível adotar o seguinte conjunto de ações:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar o motivo de a letra B estar errada? Fiz o comando aqui no computador e deu certo. Já a que é marcada como gabarito para a questão, não obtive êxito.

  • O comando descrito pela opção B é o de COPIAR, uma vez que se trata de partições diferentes. Notem que a questão pede o comando MOVER, o qual se encaixa de forma precisa na opção E.

  • Outro erro não seria o "clicar com o botão DIREITO do mouse"? É com o botão ESQUERDO que a gente clica e pressiona, não!?

  • pessoal a alternativa "B" está incorreta pelo termos "partição de destino", neste sentido estaria fazendo uma copia para outro dispositivo (outra parte do HD, pendrive, qualquer outro disco).

  • Pessoal, boa tarde. Também marquei a B, mas acredito que agora entendi o porquê de a E está correta.

    Sim, sabemos que ao clicar com o botão esquerdo sobre o arquivo e arrastar para uma unidade diferente o arquivo é copiado, porém há uma forma de mover o arquivo, mesmo estando em unidades diferentes.

    Inseri um pendrive e arrastei o arquivo do computador com o botão DIREITO do mouse(sim, direito mesmo) sobre o arquivo e antes de soltar o botão na unidade do pendrive aparece ''copiar para esta unidade USB'', porém se eu soltar o botão do mouse, aparece as opções ''copiar aqui'' ou ''mover para cá'', ou seja, é possível mover o arquivo mesmo estando em unidades diferentes. Por isso a E como correta.

    Só complementando com algo interessante que pode ser cobrado em algum certame: arrastar o arquivo com o botão esquerdo do mouse e ao mesmo tempo pressionar SHIFT, irá MOVER o arquivo onde eu solta-lo, mesmo se for em unidades diferentes.

    Erros, avisem-me.

  • BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE PRESSIONADO+ SOLTAR NA PASTA DE DESTINO= MOVE DIRETO; SÓ SOLTAR.

    BOTÃO DIREITO DO MOUSE PRESSIONADO+SOLTAR NA PASTA DE DESTINO= DÁ OPÇÕES

    1- Adicionar para o arquivo...

    2- Adicionar para ''Img...''

    3- Copiar aqui

    4-Mover para cá ( isso aqui)

    5- Criar atalhos aqui

    6- cancelar

    Gab:e

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

  • Assertiva e

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

    Botão esquerdo do mouse – O botão do lado esquerdo de um dispositivo de mouse. O botão esquerdo do mouse é normalmente usado para selecionar, ativar, pressionar botões, e assim por diante. Quando for solicitado que você clique no mouse, você deverá clicar com o botão esquerdo.

    Botão direito do mouse – O botão do lado direito de um dispositivo de mouse. Geralmente, esse botão exibe um menu de contexto para o objeto sob o ponteiro.

  • Questão confusa...

    Pois se você clicar com o botão esquerdo do mouse e soltar dentro da partição desejada, ele só irá criar um cópia ou mover o arquivo de uma partição para a outra, sendo que o mesmo acontece se você fizer com o botão direito do mouse, porém, ao fazer isso com o botão direito, irá abrir algumas opções, como: "Copiar aqui" "Mover para cá" "Criar atalhos aqui"

    Errei também, marquei a (B)

  • Eu nunca fiz esse passo de arrastar com o direito e soltar. Incrível essa função.

  • A vida é um enorme aprendizado ....QUE FUNÇÃO INCRÍVEL !!!!

  • A Letra B está incorreta visto que na questão ele coloca a palavra MOVER e ao fazer o que se fala na letra B iria COPIAR o arquivo por isso incorreta...

  • Meu Deus !! quando penso que sei, ai vem a certeza que não sei de nada, vot, Tomar um café para relaxar.

  • Pessoal, a parada é o seguinte....

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção MOVER PARA CÁ

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

  • Não sabia dessa. Copiando do Lucas:

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção MOVER PARA CÁ

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

    Ou seja, a ação mais comum (pelo menos a por mim realizada), apertar e segurar com o botão ESQUERDO e arrastar, MOVE o arquivo na mesma partição. Essa mesma ação, em se tratando de partições diferentes, copia o arquivo.

    Por fim, ao apertar e segurar com o botão DIREITO e arrastar, abre-se caixa de diálogo para mover, copiar ou criar atalho

  • Clicar com o botão Esquerdo e arrastar na mesma partição = move o arquivo

    Clicar com o botão Esquerdo e arrastar para outra partição = copia o arquivo

    Clicar com o botão Direito e arrastar para mesma partição OU outra partição aparecem 3 opções:

    1º "Copiar aqui"

    2º "Mover para cá"

    3º "Criar atalho aqui"

  • Só deixando mais completo compilando os comentários dos colegas e acrescentando mais uma informação.

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar NA MESMA PARTIÇÃO = move o arquivo

    Apertar com o botão ESQUERDO e arrastar para OUTRA PARTIÇÃO = copia o arquivo

    Apertar com o botão DIREITO e arrastar (na mesma ou em outra partição) = abre uma caixa de opção e nessa é possível selecionar opção:

    1º "Copiar aqui"

    2º "Mover para cá"

    3º "Criar atalho aqui"

    Apertar SHIFT e botão ESQUERDO e arrastar move INDEPENDENTE DE PARTIÇÃO (Não aparece as opções)

    Apertar CONTROL e botão ESQUERDO e arrastar copia INDEPENDENTE DE PARTIÇÃO (Não aparece as opções)

    PARTIÇÃO = unidade do disco - ex.: c: d: e: f:

  • não consegui ver erro na B

  • Gabarito: E

    Assim, para mover um arquivo entre partições diferentes do sistema operacional Windows 10, é possível adotar o seguinte conjunto de ações: Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

    Deus é fiel

  • Letra B está correta. Movendo com o botão esquerdo basta soltar o arquivo.

    Letra E também está correta. Movendo com o botão direito, deve soltar e clicar em "mover para cá".

    Então... Anulável.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de copiar ou mover o arquivo entre partições.

    A)    Incorreta – A alternativa erra ao falar que o usuário deve escolher a ação de colar, uma vez que, após executar o caminho mencionado na alternativa, as opções disponíveis serão: “Copiar aqui”, “Mover para cá”, “Criar atalho aqui” e “Cancelar”

     

    B)   Incorreta – Ao clicar sobre o arquivo com o botão arquivo e jogá-lo para outra partição de destino, uma cópia do arquivo será criado na outra partição, o arquivo não será movido.

     

    C)    Incorreta – Após mover o arquivo para a partição de destino, com o botão direito pressionado, o usuário deverá escolher uma das seguinte opções: “Copiar aqui”, “Mover para cá”, “Criar atalho aqui” ou “Cancelar”.

     

    D)   Incorreta – Ao mover o arquivo para a destinação de destino, com o botão direito, o usuário deverá selecionar uma das opções mencionadas da alternativa C.

    E)     Correta – Para mover um arquivo, usando o botão direito do mouse, o usuário deve clicar sobre o arquivo e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover.

     

    Gabarito – Alternativa E.

  • E

    Clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover

  • E

    No Windows 10 para mover um arquivo de uma pasta pra outra temos varias maneiras de fazer, dentre as várias formas temos a de clicar no arquivo com o botão direito do mouse, segurar e arrastar para uma pasta diferente, aí aparece opções para copiar, mover ou criar atalho, basta escolher a de mover.


ID
3925027
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processador de texto Microsoft Word, pertencente à suíte de Escritório Microsoft Office 2016, um rodapé permite a inclusão de informações na parte inferior da página. Por padrão, rodapés são incluídos:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Por padrão, rodapés são incluídos: Em todas as páginas.

  • Todas as páginas. Taí que eu não sabia.

  • Word ou Writer, ao acionar tal funcionalidade, todas as páginas ficam com o rodapé editável.

  • Escritório

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização do rodapé no Word.

    A)     Incorreta – Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas.

     

    B)     Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Uma nota de fim que será mostrada na última página.

     

    C)     Correta – Informações do rodapé serão mostradas em todas as páginas. Em todas as páginas.

     

    D)    Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Porém, é possível aplicar um determinado cabeçalho somente às páginas ímpares, basta o usuário selecionar o rodapé e ir à guia “Cabeçalho & Rodapé”, em seguida ao grupo “Opções” e selecionar a opção “Diferentes em páginas pares e ímpares”.

    E)     Incorreta - Informações do rodapé serão mostrados em todas as páginas. Porém, é possível aplicar um determinado cabeçalho somente às páginas pares, o caminho a ser seguido é o mesmo da alternativa D.

     

    Gabarito – Alternativa C.


ID
3925030
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A segurança da comunicação entre computadores que oferecem serviços na Internet (servidores) e os computadores dos usuários (clientes) é imprescindível em um ambiente em que se utilize de transações eletrônicas. Com a finalidade de prover segurança aos dados, o mecanismo de criptografia é utilizado entre clientes e servidores. Dessa forma, um protocolo e uma porta de comunicação de redes passíveis de serem utilizados nesse cenário são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • HTTPS - 443 Com segurança

    HTTP - 80 Sem segurança

  • Https e 443.

    Olhe o S de segurança.

    Gab. A.

    HTTPS – Hypertext Transfer Protocol Secure, que também quer dizer “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

  • Gabarito Letra A

    A QUESTÃO QUERIA SABER SOBRE O ACESSO A INTERNET POR MEIO DE UM PROTOCOLO SEGURO.

    * HTTP (protocolo de transferência de hipertexto): protocolo padrão para acessar as paginas web entre um servidor e um cliente da internet é realizado pelo protocolo HTTP.

      *HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protoloco de transferência de hipertexto seguro): é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.

    >Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada.

    --------------------------------------------------------

    OBS: NÃO É PORQUE A PORTA É 80 QUE ELA SERÁ INSEGURA, NA VERDADE O QUE IRÁ DEIXA-LA SEGURA OU NÃO É O PROTOCOLO USADO.

    --------------------------------------------------------

    As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras.

  • Gabarito: A

    HTTPS - junção de dois protocolos -> HTTP (transferência de hipertexto) e SSL (protocolo criptográfico).

    É atribuído à porta 443.

  • Salvo engano, bastava saber que o "S" representa a conexão segura.

  • As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras. Por exemplo, o meu tomcat sobe na porta 8080. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS.

  • PROTOCOLO UDP

    Espécie de “irmão” do protocolo TCP, o UDP (User Datagram Protocol) também se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. O objetivo dessa opção é acelerar o processo de envio de dados, visto que todas as etapas de comunicação necessárias para verificar a integridade de um pacote (e para reenviá-lo, se necessário) contribuem para deixá-lo mais lento.

    fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/57947-internet-diferenca-entre-protocolos-udp-tcp.htm

  • Sempre aparecem em prova:

    NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO

    80 http

    443 HTTPS

    25 SMTP

    110 POP3

    143 IMAP

    20 / 21 FTP

    23 TELNET 

    PORTAS UDP NÚMERO DA PORTA PROTOCOLO DE APLICAÇÃO

    69 TFTP

    161 SNMP

    53 DNS

    Rafael Araújo

  • Gab: A

    HTTPS(eguro)

  • As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras. Por exemplo, o meu tomcat sobe na porta 8080. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS.

  • s de "salvou a lavoura" rs

  • HTTPS - opera na porta 443 - PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HYPERTEXTO SEGURO (secure hypertext transfer protocol).

    Fonte: Prof. Deodato Neto

  • Gabarito: Letra A!

    Portas:

    HTTP - 80

    HTTPS - 443

    DNS - 53

    TELNET E SSH - 22 e 23

    FTP - 20 e 21

    DHCP - 67 e 68

    SMTP - 25

    POP3 - 110

    IMAP - 143

  • O "S" ao final sempre é segurança.

  • ♦HTTP: transferência de hipertexto; ◘Porta 80, “Hoitenta, p**a”;

    ♦HTTPS (+SSL/+TLS; Seguro) Porta 443, criptografia assimétrica; usa chave pública e privada.;

    Usa para assegurar identidade;

    by: P.Benites!

    Força e Honra!

  • PC-PR 2021

  • PPMG/2022. A vitória está chegando!!


ID
3975514
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.


A presença que as crianças podem nos ensinar


    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.

     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?

     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020. 

De acordo com o texto, devemos

Alternativas
Comentários
  • Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.(Reaprender o valor do agora))

    Letra: B

  • A questão quer que encontremos uma alternativa que traz o que o texto sugere que devemos fazer.

    a) fugir do nosso mundo interior.

    Incorreta. O texto fala que como as crianças devemos reaprender a viver o mundo interno. "Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem. 

    b) reaprender o valor do agora.

    Correta. O texto em diversos momentos fala que os adultos devem aprender com as crianças a viver o agora. Vejam: " Para ela, só existe o presente. O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são", " Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada" e " e nós insistimos em resistir: o agora"

    c) preocupar-nos com o futuro.

    Incorreta. O texto fala para aprendermos a viver o presente.

    d) aprender com o passado.

    Incorreta. Vide a "c".

    e) calar nossas vozes internas.

    Incorreta. O texto fala que temos que percebê-las e não calar.

    Quando nosso mundo interno está cheiobarulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.  

    GABARITO B

  • Letra(B) -    Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

  • As crianças não tem noção de temporalidade, não se preocupam com o passado e muito menos com o futuro. Elas se preocupam com o presente, em cada detalhe que aparece às suas vistas e por isso nós, adultos, devemos reaprender o valor do agora, percebendo as coisas mais simples e básicas da vida.

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."


ID
3975517
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.


A presença que as crianças podem nos ensinar


    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.

     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?

     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020. 

Ao contrário dos adultos, as crianças

Alternativas
Comentários
  • Letra : E

    essa afirmação está baseada no seguinte trecho do texto: então apenas é. Para ela, só existe o presente. (1 paragrafo -- ultima linha)

  • A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

    E vivem o momento presente.

  • Outra transcrição que se submete ao gabarito:

     "Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora." 

    Gabarito letra E!

  • A questão é sobre interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta no que diz respeito às crianças. Vejamos:

     . 

    A) preocupam-se com o passado.

    Errado.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente."

     . 

    B) preocupam-se com o futuro.

    Errado.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente."

     . 

    C) têm noção de temporalidade.

    Errado.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade..."

     . 

    D) são muito mais racionais.

    Errado.

    De acordo com o texto: "Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso."

     . 

    E) vivem o momento presente.

    Certo.

    De acordo com o texto: "A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente."

     . 

    Gabarito: Letra E

  • Esse texto nos leva a refletir de como nós adultos muitas vezes não estamos preocupados com o aqui agora, ou seja, na correria do dia a dia esquecemos de dá valor as coisas simples da vida. Enquanto as crianças vivem intensamente aproveitando cada dia de sua vida.

    Letra: E

  • Letra(e) -''... Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.''

  • O aluno responde a questão mesmo não lendo ou interpretando o texto; basta a vivência. Todos os pais, como eu, percebemos no dia a dia com os filhos que toda a criança não se preocupa com o passado e nem o futuro, não tem noção de temporalidade e muito menos são racionais. Elas vivem sim, o tempo presente. Não é à toa que alguns especialistas recomendam para muitos adultos: "Liberte a criança que há dentro de você."

    Especialistas da área de terapia da mente comentam que muitos adultos morrerão por causa da ansiedade. Portanto, por mais que a vida esteja difícil, vivamos o tempo presente porque o futuro a Deus pertence. Cuidemos, principalmente, da nossa saúde física e mental para que tenhamos um futuro saudável e tranquilo.

    GABARITO: E

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."


ID
3975523
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.


A presença que as crianças podem nos ensinar


    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos – urgentemente – reaprender, as crianças já sabem.

     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?

     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020. 

De acordo com o texto, na relação adulto e criança:

Alternativas
Comentários
  • Ambos são mestres

    Letra: E

  • Acredito que a resposta esteja mais clara aqui:

    " Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?"

    Gabarito letra E!

  • No caso no ultimo parágrafo deixa claro. Até porque a aprendizagem é uma troca, as crianças aprendem com os adultos e eles reaprendem com elas.

  • A questão quer saber de acordo com o texto qual a relação entre o adulto e a criança.

    a) o adulto é o mestre.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também é aprendiz.

    b) a criança é o mestre.

    Incorreta. Bem sugestiva essa alternativa, pois o texto mais vezes fala em a criança ensinar que aprender, contudo há momentos que fala que o adulto ensina. Linha 22: Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas".

    c) o adulto é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também ensina e se essa tivesse certa obrigatoriamente a alternativa "b" também teria que estar.

    d) a criança é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, porque a criança também é mestre e se essa estivesse correta a alternativa "a" também teria que estar.

    e) ambos são mestres.

    Correta. O texto deixa claro que existe aprendizado e ensino em ambos os lados. Vejam o trecho que no informam isso: linha 22 "Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?"

    GABARITO E

  • Letra(E) - ''Enquanto os ensinamos as regras sociais , enquanto orientamos para o caminho das boas escolhas , eles nos ensinam a voltar para o básico : para dentro de nós . Você está disposto a reaprender ? ''

  • Ambos são mestres pois, segundo o texto, ensinamos as regras sociais para as criaças enquanto elas nos ensinam a voltar para o básico, para dentro de nós.

    GABARITO: E

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • A questão quer saber de acordo com o texto qual a relação entre o adulto e a criança.

    a) o adulto é o mestre.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também é aprendiz.

    b) a criança é o mestre.

    Incorreta. Bem sugestiva essa alternativa, pois o texto mais vezes fala em a criança ensinar que aprender, contudo há momentos que fala que o adulto ensina. Linha 22: Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas".

    c) o adulto é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, pois o adulto também ensina e se essa tivesse certa obrigatoriamente a alternativa "b" também teria que estar.

    d) a criança é o aprendiz.

    Incorreta. Parcialmente errada, porque a criança também é mestre e se essa estivesse correta a alternativa "a" também teria que estar.

    e) ambos são mestres.

    Correta. O texto deixa claro que existe aprendizado e ensino em ambos os lados. Vejam o trecho que no informam isso: linha 22 "Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?"

    GABARITO E

  • Nossa, que texto brilhante !


ID
3978469
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996, o ensino é ministrado com base, entre outros, nos seguintes princípios:

I - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
III - Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
IV - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Considerando os itens acima, estão CORRETOS os princípios

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.            

    XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.   

    Fonte: www.planalto.gov.br

  • GAB:E

    PROS FORTES.

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre os princípios do ensino. Analisemos para encontramos os itens corretos. Vejamos:

    Os princípios são mandamentos de otimização que "ordenam que algo seja realizado na maior medida possível dentro das possibilidades jurídicas e fáticas existentes" (LENZA, 2012: 148). Caracterizam-se por calibragem na forma de satisfação, ou seja, os princípios podem ser satisfeitos em escalas e graus variados ou não satisfeitas (p.148). Os princípios contêm a ergia jurídica para a irradiação da norma...

    Com essas observações, passemos ao artigo 3:

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; (ITEM I)

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;(ITEM II)

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; (ITEM III)

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.           

    XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.  (ITEM IV)

    Todos os itens estão conforme o artigo 3 da referida lei.

    Referência bibliográfica.

    CARNEIRO, Moaci Alves . LDB fácil: leitura crítico- compreensiva, artigo por artigo. Ed 24. Editora- Revista - Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

    GABARITO: E


ID
3978472
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Libâneo (2004), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino, os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O PPP deve envolver a comunidade escolar, contemplar o diagnóstico da realidade, favorecer o diálogo e a cooperação.


ID
3978475
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, analise as afirmativas a seguir, referentes à sua natureza e função:

( ) O acesso aos conhecimentos socialmente elaborados, que são comuns a todas as regiões brasileiras, deve ser garantido pelo Estado, tendo todos os alunos brasileiros o direito de aprender.
( ) Os PCN configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência políticoexecutiva dos Estados e Municípios e à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País.
( ) Os PCN, apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa, são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptações para a construção do currículo de uma escola.
( ) A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.
( ) Os novos programas do ensino médio fundamentam-se, primordialmente, no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.

A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( V ) O acesso aos conhecimentos socialmente elaborados, que são comuns a todas as regiões brasileiras, deve ser garantido pelo Estado, tendo todos os alunos brasileiros o direito de aprender.

     (F ) Os PCN configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência políticoexecutiva dos Estados e Municípios e à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País.

    ( V ) Os PCN, apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa, são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptações para a construção do currículo de uma escola.

    (F ) A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.

    A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, por meio de formação inicial e continuada e, secundariamente, mediante a revisão das condições salariais.

    (V ) Os novos programas do ensino médio fundamentam-se, primordialmente, no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.

    GABARITO A


ID
3978478
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Art. 17 da Lei n.° 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trata do direito ao respeito e consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente. Ele compreende a preservação da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

    Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

  • A questão exige o conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) LEI 8.069/90, em especial sobre o direito ao respeito. Analisaremos o artigo 17 a fim de encontrarmos a resposta correta. Vejamos:

    Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

    O direito ao respeito, de acordo com o art. 17 do Estatuto. Todo ser humano tem direito ao respeito como forma de ser resguardada a sua intimidade, sua identidade e valores. Contudo, em relação às crianças e adolescentes, esse direito surge potencializado, pois os danos que podem surgir em razão de sua inobservância são irreversíveis, acompanhando aquelas pessoas por toda a sua vida. Por esse motivo, o Estatuto também estipula que é dever comum (“dever de todos”), governante ou não, colocar a criança e o adolescente a salvo de “qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório e constrangedor” (art. 18). Em dezembro de 2012, no julgamento do REsp 509.968, relatado pelo Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, o STJ deixou claro que é vedada a veiculação de material jornalístico com imagens que envolvam crianças em situações vexatórias ou constrangedoras, ainda que não se mostre o rosto da vítima. 

    a) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias, crenças e recursos materiais.

    Incorreta. O referido artigo não cita "recursos materiais".

    b) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, espaços e objetos pessoais.

    Correta. A assertiva está de acordo com o artigo 17 da referida lei.

    c) identidade, recursos materiais, autonomia, valores, espaços e objetos pessoais.

    Incorreta. O referido artigo não cita "recursos materiais".

    d) identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, espaços, objetos pessoais e moradia.

    Incorreta. O referido artigo não cita "moradia"

    e) imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, lazer e objetos pessoais.

    Incorreta. O referido artigo não cita "lazer".

    Referência bibliográfica.

    ROSSATO, Luciano Alves. Estatuto da Criança e do Adolescente : Lei n. 8.069/90 – comentado artigo por artigo / Luciano Alves Rossato, Paulo Eduardo Lépore, Rogério Sanches Cunha. – 11. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.

    GABARITO: B

  • Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

    Gabarito B


ID
3978481
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, intensificou-se, a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca.

A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas:

Alternativas
Comentários
  • Educação Especial e Educação Inclusiva

    As recentes alterações propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) fez com que algumas confusões surgissem acerca da nomenclatura mais adequada para as instituições de ensino que atendessem todas as crianças da comunidade, independente das suas limitações físicas ou cognitivas.

    A educação especial consiste na utilização de ferramentas didáticas específicas para atender as limitações que a criança possui, sejam elas físicas ou cognitivas. A educação especial, no entanto, não possui um papel de integrador da criança com a sociedade, por ser aplicada fora do contexto da educação regular.

    A educação inclusiva por sua vez é um sistema educacional híbrido que alia a educação regular com a educação especial, isto é, as crianças com algum tipo de deficiência são inseridas no ambiente escolar normal. Para que não haja o comprometimento do rendimento escolar dessas crianças é necessária a estruturação física da escola e capacitação dos professores para lidar com esses alunos diferenciados.

    A educação especial tem sido aos poucos colocada de lado em prol da educação inclusiva, que permite que a criança se sinta inserida na sociedade, independente das suas limitações sejam elas físicas (surdez, cegueira ou paralisia) ou cognitivas (patologias ou síndromes que causam algum tipo de retardo mental). Com a utilização da tecnologia e processos didáticos mais lúdicos é possível inserir praticamente qualquer indivíduo na sociedade e no mercado de trabalho, sendo esse um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    Na Educação Especial Inclusiva (EEI), todos os estudantes, com ou sem deficiências, têm a oportunidade de conviver e aprender juntos. Eliminando obstáculos que limitam a aprendizagem e a participação discente no processo educativo.

  • Educação Especial e Educação Inclusiva

    As recentes alterações propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) fez com que algumas confusões surgissem acerca da nomenclatura mais adequada para as instituições de ensino que atendessem todas as crianças da comunidade, independente das suas limitações físicas ou cognitivas.

    A educação especial consiste na utilização de ferramentas didáticas específicas para atender as limitações que a criança possui, sejam elas físicas ou cognitivas. A educação especial, no entanto, não possui um papel de integrador da criança com a sociedade, por ser aplicada fora do contexto da educação regular.

    A educação inclusiva por sua vez é um sistema educacional híbrido que alia a educação regular com a educação especial, isto é, as crianças com algum tipo de deficiência são inseridas no ambiente escolar normal. Para que não haja o comprometimento do rendimento escolar dessas crianças é necessária a estruturação física da escola e capacitação dos professores para lidar com esses alunos diferenciados.

    A educação especial tem sido aos poucos colocada de lado em prol da educação inclusiva, que permite que a criança se sinta inserida na sociedade, independente das suas limitações sejam elas físicas (surdez, cegueira ou paralisia) ou cognitivas (patologias ou síndromes que causam algum tipo de retardo mental). Com a utilização da tecnologia e processos didáticos mais lúdicos é possível inserir praticamente qualquer indivíduo na sociedade e no mercado de trabalho, sendo esse um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    Na Educação Especial Inclusiva (EEI), todos os estudantes, com ou sem deficiências, têm a oportunidade de conviver e aprender juntos. Eliminando obstáculos que limitam a aprendizagem e a participação discente no processo educativo.


ID
3978484
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige que identifiquemos, entre os itens, aquele que identifica corretamente uma concepção de avaliação. Vejamos cada uma das alternativas:

    A) As notas e os conceitos, na avaliação da aprendizagem, expressam exatamente quanto o aluno aprendeu.

    Errada! A avaliação é um diagnóstico que pode ser registrado em forma de nota, porém notas e conceitos não são a avaliação, vale dizer, não expressam exatamente quanto o aluno aprendeu.

    B) As provas, os trabalhos, as maquetes e os seminários não são instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos.

    Errada! As provas, os trabalhos, as maquetes e os seminários são sim instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos.

    C) A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontra o aluno.

    Errada! Embora a avaliação objetive a compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontra o aluno, ela não se reduz a um “mero instrumento”. Entendida como algo bem mais amplo, a avaliação é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorienta-la para produzir o melhor resultado possível.

    D) A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político-pedagógico e com o plano de aula.

    Certa! Luckesi ensina que a avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino (que engloba o plano de aula).

    E) Os processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontram os alunos.

    Errada! Na verdade, os processos avaliativos viabilizam a compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontram os alunos.

    GABARITO: alternativa “D”


ID
3978487
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho,

Alternativas
Comentários
  • Em uma perspectiva pedagógica freireana, serão perceptíveis diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências. Essa afirmativa está presente na letra “B”. Marco a seguir o erro das demais alternativas.

    A) memorização de conteúdos como uma forma de preservação da cultura letrada e do conhecimento.

    C) capacitações para mistificação da realidade e treinamentos para a resolução de problemas.

    D) experiências compartilhadas com o objetivo de reforçar suas crenças e influenciar as atitudes dos outros.

    E) rigorosidade metódica, no processo de aprendizagem, para limitar o pensamento crítico do educando.

    GABARITO: alternativa “B”

  • A resposta e letra (B) confia


ID
3978490
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à educação a distância (EAD), pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E.

    A - as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação. ERRADO: Para o curso entrar em vigor é necessário a solicitação do credenciamento.

    B - os cursos a distância, no âmbito das instituições de Ensino Superior, não necessitam do credenciamento do MEC e da Secretaria Estadual de Educação. ERRADO: Para o curso entrar em vigor é necessário a solicitação do credenciamento.

    C - a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação. ERRADO:

    Do Credenciamento de Instituições para a oferta de Educação a Distância e Autorização de Cursos

    § 3°. O credenciamento da instituição, para a oferta dos cursos ou programas mencionados no Artigo 2º deste Decreto, será concedido pelo prazo máximo de 5 (cinco) anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.

    D - a EAD é caracterizada pela separação entre professor e aluno no espaço e/ou tempo, e pelo controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante. ERRADO: Todos dividem os mesmos espaços que compartilham o conhecimento entre todos, ou seja, não tem foco específico.

    E- a EAD é uma modalidade educacional na qual a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de tecnologias de informação e comunicação. CERTO:

    Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

    Ensino regular : Educação básica (menos no infantil) e Educação superior.


ID
3978493
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os níveis e modalidades de educação e ensino atuais no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I - A educação escolar brasileira compõe-se de educação básica e educação superior.

II - A educação básica é formada pela educação infantil, pelo ensino fundamental e ensino médio.

III - A educação superior abrange os seguintes cursos: cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.

IV - A educação básica é formada pela educação infantil, educação de jovens e adultos e pelo ensino médio.


Marque a alternativa cujas afirmações estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • III - A educação superior abrange os seguintes cursos: cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão. Está incompleta a assertiva.

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;            

    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

  • LDBEN:

    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: (Regulamento)

    I - cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a

    candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde

    que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; (Redação dada pela Lei nº 11.632,

    de 2007).

    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou

    equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de

    especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos

    de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em

    cada caso pelas instituições de ensino.

  • A questão exigiu conhecimento sobre a Educação Básica conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. O candidato deve encontrar as assertivas corretas. Analisemos:

     I - Correta.

    "Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior."

    II - Correta.

    "Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; (...)"

    III - Incorreta.

    A assertiva está incompleta, pois a educação superior irá abranger os seguintes cursos: cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.

    A educação superior abrange os seguintes cursos: cursos sequenciais, cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.

    IV - Incorreta.

    O erro foi dizer que a educação de jovens e adultos faz parte da educação básica, pois na verdade, é uma modalidade de ensino.

    Portanto, somente as assertivas. I e II estão corretas

    Gabarito do monitor: C

  • Gabarito C


ID
3978496
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O uso das novas tecnologias na educação pode promover algumas mudanças na abordagem pedagógica, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e criativo. Diversas habilidades podem ser praticadas no ensino escolar, facilitando os tipos de comunicação e interação entre os professores e os alunos. Em relação ao uso de tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula, o professor assume um papel secundário no processo de ensino e aprendizagem.

( ) A iInternet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, pois, através dela, o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.

( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, constitui um meio mais atraente de aprendizagem.

( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando de cima para abaixo:

Alternativas
Comentários
  • F, F, V, F.

  • Rsrsrs questão muito mal formulada... para quê a primeira alternativa existe se todas as opções de resposta já a indicam como falsa?