Nos E.U.A. ocorrem mais de 700.000 casos de sepse ao ano. A Lesão Renal Aguda (LRA) complica mais de 50% dos casos de sepse grave e aumenta expressivamente o risco de morte. A sepse é também uma causa muito importante de LRA nos países em desenvolvimento. Observe as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I – A sepse pode causar lesão endotelial, que acarreta trombose microvascular, ativação das espécies reativas de oxigênio e adesão e migração de leucócitos.
II – As reduções da taxa de filtração glomerular (TFG) associadas à sepse só ocorrem quando há hipotensão franca detectável.
III – Os mecanismos envolvidos nos efeitos hemodinâmicos da sepse, podem ser : vasodilatação arteriolar eferente excessiva, principalmente nos estágios iniciais da sepse, ou a vasoconstrição renal causada pela ativação do sistema simpático, do sistema renina-angiotensina-aldosterona, da vasopressina e endotelina.
IV – O colapso hemodinâmico causado pela sepse, que requer suporte vasopressor, gera LRA grave.
Observe as alternativas abaixo sobre Neutropenia Febril e assinale a alternativa CORRETA:
I – A monoterapia com Aminoglicosídeo é adequada nessa situação.
II – A maioria dos regimes convencionais destina-se aos pacientes que não receberam profilaxia prévia com antibiótico. O aparecimento de febre em paciente que recebeu antibiótico afeta a escolha do tratamento subsequente.
III – A terapia progressiva planejada (adição de um fármaco após o outro, sem dados de cultura) é eficaz na maioria das situações.
IV – Pacientes neutropênicos estão predispostos a desenvolver infecções fúngicas invasivas; principalmente por Candida e Aspergillus.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:
A etiologia e o tratamento recomendados para Linfogranuloma Venéreo são, respectivamente:
A Mamografia foi considerada o melhor método de exame por imagem da mama. Observe as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I – A mamografia é usada para monitoramento de pacientes com câncer de mama tratadas com cirurgia conservadora da mama e radioterapia.
II – A biópsia é necessária nas pacientes com tumor dominante ou suspeito, apesar da ausência de achados mamográficos.
III – Para mulheres com idade de 20 a 39 anos, é sugerido um exame clínico da mama a cada 2 anos.
IV – É recomendado mamografia semestral, ou pelo menos, anual, para mulheres de até 75 anos e depois dessa idade, a cada 2 anos, se a expectativa de vida for maior que 3 anos.
O escore de Apgar é um método prático de avaliar sistematicamente os recém nascidos imediatamente após o nascimento. Sobre o escore de Apgar, observe as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA:
I – Um Apgar baixo pode estar relacionado com medicamentos usados pela mãe durante o parto.
II – O Apgar é normal na maioria dos pacientes que depois desenvolvem paralisia cerebral.
III – Baixos escores de Apgar são preditivos de óbito neonatal.
IV – O Apgar não prediz a evolução neurológica do recém-nato.