SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Produção de Vacinas Virais


ID
1702627
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao Controle Estatístico de Processo (CEP), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1702630
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A representação gráfica do CEP são as cartas de controle ou gráficos de controle. A partir da análise de cartas de controle é possível afirmar que:

I. é possível, através dos dados gerados em uma carta de controle, avaliar a capacidade do processo. Ainda pode-se afirmar que um processo sob controle tem baixa variação e alta capacidade, ou seja a variação dos dados é inversamente proporcional ao Cp.

II. avalia-se tendência por meio de cartas de controle quando mais de três pontos encontram-se de um mesmo lado do gráfico. Quando se evidencia uma tendência, é necessário parar o processo para avaliar as causas.

III. pontos fora de controle são aqueles que se encontram fora dos limites de controle superior ou inferior e obrigatoriamente estão contidos na especificação do produto final. Ao evidenciarmos pontos fora de controle é preciso realizar-se investigação detalhada incluindo métodos analíticos que geraram o resultado, calibração de instrumentos de medição do processo e analíticos, e a matéria prima. Para tal investigação, é comum utilizarmos a ferramenta da qualidade Diagrama de Ishikawa.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702636
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Garantia da qualidade é um conceito amplo e deve cobrir todos os aspectos que influenciam individual ou coletivamente a qualidade de um produto. Assinale a alternativa incorreta em um sistema de garantia da qualidade relacionado à fabricação de medicamentos.

Alternativas

ID
1702639
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem duas abordagens básicas para a validação uma baseada em evidências obtidas por meio de testes (validação concorrente e prospectiva); e uma baseada na análise de dados históricos (validação retrospectiva). Segundo a Resolução da ANVISA, RDC 17 DE 2010, sempre que possível a validação prospectiva é preferível. A respeito do que deve incluir a validação prospectiva, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra b.

    A validação concorrente e a validação prospectiva podem incluir:

    I - testes exaustivos do produto, o qual pode envolver amostragem abrangente (com a estimativa dos limites de confiança para os

    resultados individuais) e a demonstração da homogeneidade intra e entre lotes;

    II - simulação das condições do processo;

    III - testes de desafio/pior caso, os quais determinam a robustez do processo; e

    IV - controle dos parâmetros do processo monitorados durante as corridas normais de produção para se obter informações adicionais sobre a confiabilidade do processo.


ID
1702642
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O conceito de Biossegurança e sua respectiva aplicação têm como objetivo principal dotar os profissionais e as instituições de ferramentas para o desenvolvimento de atividades com um grau de segurança adequado seja para o profissional de saúde, seja para o meio ambiente ou para a comunidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação de risco incorpora ações que objetivam o reconhecimento ou a identificação dos agentes biológicos e da probabilidade dos danos provenientes destes.

II. A virulência do agente biológico para o ser humano e para os animais é um dos critérios de maior importância, na determinação no nível de biossegurança. Uma das formas de mensurá-la é a taxa de viabilidade do agente patogênico, que pode vir a causar morte ou incapacidade em longo prazo.

III. A análise será orientada por vários critérios que dizem respeito não só ao agente biológico manipulado, mas também ao tipo de ensaio realizado, ao próprio trabalhador e, quando pertinente, à espécie animal utilizada no ensaio.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702645
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos indicadores de esterilização, que incluem todas as variáveis do processo de esterilização (temperatura, tempo e pressão), analise as afirmativas a seguir. 

I. Integrador Químico para Ciclo de Vapor, o sterigage é um dispositivo que indica se os materiais dentro do pacote foram expostos às três variáveis críticas: temperatura, tempo e presença de vapor saturado, condições necessárias para esterilização e pode ser utilizado em todos os processos de esterilização a vapor.

II. Indicador Biológico, o attest é um sistema que contém suspensão de esporos do tipo Bacillus stearothermophilus (autoclave) e Bacillus subtilis (estufa ou peróxido de hidrogênio). É uma preparação padronizada de esporos bacterianos que é o único meio capaz de assegurar que todas as condições de esterilização estejam adequadas porque os microorganismos são testados quanto ao seu crescimento ou não, após a aplicação do processo.

III. Tira de indicador químico, o comply é uma tira composta por substâncias químicas que reagem às condições do processo. Oferece resposta através de uma nítida mudança de coloração, ( - ) grafite e ( + ) cinza claro/outros. Utilizado em cada pacote, aponta problemas locais causados por falhas humanas ou avarias mecânicas na autoclave.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702651
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O termo “Biossegurança" tem sido aplicado recentemente no Brasil, como sinônimo não só de aspectos relacionados à manipulação segura de organismos vivos ou vírus de caráter patogênico, mas como a manipulação em regime de contenção e liberação de organismos geneticamente modificados (OGMs), que resultem em produtos que possam gerar inclusive a sua comercialização. Em relação ao papel da CTNBio, analise as afirmativas a seguir.

I. Acompanhar desenvolvimento técnico e científico na área, objetivando segurança dos consumidores e da população em geral, com garantia da proteção ao meio ambiente.

II. Fiscalizar e monitorar os projetos, além de apoiar os orgãos competentes nas investigações de acidentes e enfermidades verificadas durante realização.

III. Manter registro de projetos e fazer inspeções das instalações utilizadas (duas vezes/ano).

Assinale: 

Alternativas

ID
1702654
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em consonância com as BPF (Resolução da ANVISA, RDC 17 DE 2010), a empresa deve identificar quais os trabalhos de qualificação e validação são necessários para comprovar que todos os aspectos críticos de operação estejam sob controle. A qualificação e a validação devem estabelecer e fornecer evidências documentadas dos seguintes itens, exceto,:

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra A.

    Os elementos chave de um programa de qualificação e validação de uma empresa devem ser claramente definidos e documentados em um plano mestre de validação.

    Art. 17. A qualificação e a validação devem estabelecer e fornecer evidências documentadas de que:

    I - as instalações, utilidades, sistemas computadorizados, equipamentos e processos foram projetados em consonância com as exigências de BPF (qualificação de projeto ou QP);

    II - as instalações, utilidades, sistemas computadorizados e  equipamentos foram construídos e instalados de acordo com as suas especificações de projeto (qualificação de instalação ou QI);

    III - as instalações, utilidades, sistemas computadorizados eequipamentos operam de acordo com suas especificações planejadas (qualificação de operação ou QO); e

    IV - um processo específico produzirá consistentemente um produto que atenda suas especificações e atributos de qualidade

    (validação de processo ou VP, também chamada em alguns casos de qualificação de desempenho ou QD).

  • Art. 16. Os elementos chave de um programa de qualificação e validação de uma empresa devem ser claramente definidos e documentados em um plano mestre de validação.


ID
1702657
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação às etapas estratégicas para o desenvolvimento de imunobiológicos, no caso de vacinas, a cada momento surgem novos produtos e processos, tais como as vacinas combinadas e as vacinas baseadas no ADN (ácido desoxiribonucleico), a exemplo da vacina contra hepatite B. No entanto um dos fatores cruciais no desenvolvimento das vacinas baseadas na tecnologia do ADN está na escolha do sistema de expressão para obtenção do produto final. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A definição do microorganismo hospedeiro, a exemplo da bactéria Escherichia coli, é uma função direta das características do produto final, ou seja, proteínas que não necessitem de glicosilação podem ser expressas neste microorganismo.

II. Dentre os componentes básicos de um sistema de expressão encontramos: os promotores, a origem de replicação, o marcador de seleção e um sítio para clonagem.

III. Uma vantagem do sistema de expressão em Escherichia coli é a falta de sinal de secreção.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702660
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação às etapas estratégicas para o desenvolvimento de imunobiológicos, várias são as etapas que um protótipo vacinal precisa cumprir para chegar a um produto no mercado, dentre elas está a ampliação de escala (scale-up). A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de processos em biorreatores é geralmente realizado em três escalas: bancada, na qual procedimentos básicos e parâmetros de processo são levantados; piloto, na qual as condições de operação são otimizadas; e industrial, na qual o processo deve ser economicamente viável.

II. Um dos principais problemas na ampliação de escala é a taxa de transferência de oxigênio (fase gás-liquido), quando a velocidade de agitação é pequena, as bolhas pequenas de oxigênio, provindas do sistema de aeração, irão circular por todo o biorreator e terão o seu tempo de residência aumentado.

III. Quando os biorreatores apresentam no seu desenho chicanas, estas diminuem a taxa de transferência de oxigênio do sistema.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702663
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No preparo de materiais estéreis, a desinfecção é um processo físico ou químico que elimina muitos ou todos os microorganismos na forma vegetativa. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Glutaraldeído 2% é um dialdeído saturado utilizado para desinfecção de alto nível e dependendo do tempo de exposição, possui ação fungicida, viruscida e não é esporocida.

II. Álcool etílico a 70% atua através da desnaturação da proteína. É bactericida, tuberculicida, fungicida e viruscida, entretanto, não é esporicida.

III. Cloro e compostos clorados são utilizados para desinfecção de nível intermediário de artigos e superfícies. É viruscida, fungicida, bactericida, micobactericida e esporicida para grande número de esporos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    1 - glutaraldeído é esporicida.


ID
1702666
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No Controle Estatístico de Processo, o gráfico de controle é utilizado na detecção de alterações inusitadas de uma ou mais características de um processo ou produto. Em outras palavras, é uma ferramenta estatística que desperta para a presença de causas especiais grandes na linha de produção. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1702669
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A esterilização é um processo de destruição de todas as formas de vida microbiana: bactérias, fungos, vírus e esporos mediante a aplicação de agentes físicos, químicos ou físico-químicos. Sobre o tema, selecione a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Esterilização por vapor saturado sob pressão é um método físico preferencial para o processamento de material termo-resistente, destruindo todas as formas de vida em temperaturas entre 121°C.


ID
1702672
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As operações de produção devem seguir Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) escritos, claramente definidos, aprovados e em conformidade com o registro aprovado, com o objetivo de obter produtos que estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos. Para evitar a ocorrência de contaminação cruzada, técnicas apropriadas ou medidas organizacionais devem ser adotadas, como as afirmativas a seguir apresentam, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A É A INCORRETA

    RDC nº17

    Art. 256. A ocorrência de contaminação cruzada deve ser evitada por meio de técnicas apropriadas ou de medidas organizacionais, tais como:

    I - produção em áreas exclusivas e fechadas (ex. as penicilinas, as cefalosporinas, os carbapenêmicos, os demais derivados beta-lactâmicos, os preparados biológicos com organismos vivos, determinados hormônios, substâncias citotóxicas e outros materiais altamenteativos);

    II - produção em campanha (separação por tempo) seguida por limpeza apropriada de acordo com um procedimento validado.

    Para os produtos elencados na alínea(a), o princípio do trabalho em campanha somente é aplicável em casos excepcionais como sinistros ou situações de emergência;

    III - utilização de antecâmaras, diferenciais de pressão e insuflamento de ar e sistemas de exaustão;

    IV - redução do risco de contaminação causado pela recirculação ou reentrada de ar não tratado ou tratado de forma insuficiente;

    V - uso de vestimentas de proteção onde os produtos ou materiais são manipulados;

    VI - utilização de procedimentos validados de limpeza e de descontaminação;

    VII - utilização de "sistema fechado" de produção;

    VIII - ensaios de resíduos; e

    IX - utilização de rótulos em equipamentos que indiquem o estado de limpeza.


ID
1702675
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma fábrica de imunobiológicos, pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), produz as seguintes vacinas virais: sarampo, caxumba, rubéola e poliomielite com vírus selvagem inativado. As plataformas tecnológicas utilizadas nessas produções consistem na utilização de ovos embrionados para as duas primeiras vacinas e no cultivo estático de células eucarióticas para as outras duas. Em relação à produção dos concentrados virais, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1702678
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

para atender as Normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em relação ao processo de formulação de produtos biológicos injetáveis, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1702681
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Boas Práticas de Fabricação é a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro. Analise as afirmativas abaixo.

I. Todos os processos de fabricação devem ser claramente definidos e sistematicamente revisados em função da experiência adquirida.

II. Esteja implantado um sistema capaz de recolher qualquer lote, após sua comercialização ou distribuição.

III. As reclamações sobre produtos comercializados devem ser examinadas, registradas e as causas dos desvios da qualidade, investigadas e documentadas. Devem ser tomadas medidas com relação aos produtos com desvio da qualidade e adotadas as providências no sentido de prevenir reincidências.

Assinale 

Alternativas
Comentários
  • Joaõzin queimando a pestana. kkkk
  • Joaõzin queimando a pestana. kkkk
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ID
1702684
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei Nacional de Biossegurança estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente, para efeito da lei, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta: alternativa D


    Art. 3º da Lei nº 11.105/05


     IV – engenharia genética: atividade de produção e manipulação de moléculas de ADN/ARN recombinante.


ID
1702687
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Rede de Frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada mantendo sua eficácia. Sobre o armazenamento das vacinas virais do calendário nacional de vacinação de acordo com Programa Nacional de Imunizações(PNI), analise as afirmativas a seguir.

I. As vacinas liofilizadas contra o sarampo, caxumba e rubéola (SRC) e a vacina de febre amarela, antes de reconstituídas, podem ser armazenadas em refrigerador entre +2 ºC e +8 ºC ou congeladas sob temperatura de –20 ºC .

II. A vacina oral contra poliomielite (VOP) deve ser armazenada sob temperatura de –20 ºC para preservar sua potência por 24 meses.

III. A vacina líquida de hepatite B deve ser armazenada em refrigerador entre +2 ºC e +8 ºC e não pode ser congelada.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702690
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na propagação dos vírus da vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) licenciada para uso na campanha nacional de vacinação, devemos utilizar:

Alternativas

ID
1702693
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma das muitas classificações das vacinas refere-se à forma como são produzidas. Sobre vacinas virais atenuadas é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A resposta imunológica é intensa e de longa duração, similar à originada pela infecção natural. Estimula tanto a imunidade humoral como a celular.


ID
1702696
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Das cepas listadas a seguir, assinale a utilizada para a produção da vacina de rotavírus licenciada e utilizada nas campanhas nacional de vacinação.

Alternativas

ID
1702699
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Vírus RNA de fita simples de polaridade negativa com diâmetro aproximado de 100 a 300 nm não segmentado, com um nucleocapsídeo helicoidal e um envelope externo de natureza lipoprotéica. Pertencente ao gênero Morbillivirus da família Paramyxoviridae. A replicação acontece no citoplasma das células infectadas. Estamos falando do vírus vacinal:

Alternativas

ID
1702702
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

PNI — essas três letras inspiram respeito internacional entre especialistas de saúde pública, pois sabem que se trata do Programa Nacional de Imunizações, do Brasil, um dos países mais populosos e de território mais extenso no mundo e onde nos últimos 30 anos foram eliminadas ou são mantidas sob controle as doenças preveníveis por meio da vacinação. Na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), o PNI brasileiro é citado como referência mundial."

(Ministério da Saúde. 2003. Programa Nacional de Imunizações-30 Anos: Capitulo 1 PNI- Referência Mundial. Brasília –DF.)

No contexto do PNI, a vacina viral atualmente disponível na rotina do programa é a vacina: 

Alternativas
Comentários
  • Poliomielite (VOP) – É uma vacina oral atenuada bivalente

    Vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba

    Varicela vacinas com vírus vivos

    A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo b (Hib) ajuda a proteger contra infecções bacterianas. Vacina inativada

    Resposta D - Atenuada contra poliomielite

  • PARA QUEM NAO ENTENDEU, A VARICELA QUE TAMBEM É DE VIRUS VIVO SO ENTROU NO CALENDÁRIO EM 2013!!! A QUESTAO É DE 2010.

    •  EM 2013 - Inclusão da varicela (catapora) na vacina tetraviral (tríplice viral + varicela)
    • QUESTÃO EXIGE SABER LINHA DO TEMPO E COMPOSIÇÃO VACINAL.
    • VER : MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE VACINA PARA QUEM QUER RESOLVER QUESTOES DO ASSUNTO COM FOCO NA BANCA FGV.

ID
1702705
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A vacina contra a febre amarela é o meio mais eficaz para prevenir e controlar a doença e já faz parte do calendário nacional de vacinação. Assinale a alternativa que corresponde aos excipientes desta vacina.

Alternativas

ID
1702708
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação a células primárias e células de linhagem, analise as afirmativas a seguir:

I. As culturas denominadas linhagens celulares podem ser finitas ou contínuas e têm a capacidade ilimitada de crescimento e normalmente são derivadas de células tumorais.

II. Para a produção de uma cultura de célula primária devemos utilizar amostras de bancos de células certificado.

III. As células de uma culturas primárias crescem durante um tempo variável, mas finito em cultura, mesmo quando oferecido os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Assinale:

Alternativas

ID
1702711
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A tecnologia de cultivo de células animais sempre foi de grande importância para a produção das vacinas virais e como exemplo podemos citar a vacina atenuada contra a poliomielite. Analise as afirmativas a seguir, e verifique se são adequadas para a célula utilizada na produção desta vacina.

I. O substrato de célula utilizado para a propagação dos vírus é a célula de linhagem contínua Vero - fibroblasto de rim de macaco.

II. As cepas do vírus são propagadas em célula diplóide humana - MRC5.

III. A célula de cultura primária MRC5 é a utilizada para a propagação das cepas de vírus atenuados Sabin.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702714
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. A vacina contra poliomielite oral trivalente é produzida a partir de vírus atenuados contendo os três tipos de poliovírus (tipos I, II e III).

II. A primeira dose da vacina de rotavírus deve ser administrada por via subcutânea aos 12 meses de idade.

III. A vacina febre amarela, utilizada no PNI, é uma vacina de vírus vivo inativado, obtida pela inativação da subcepa 17DD do vírus da febre amarela, cultivado em ovos de galinha embrionados livres de germes patogênicos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702717
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma vacina viral inativada usualmente utilizada no Brasil é:

Alternativas
Comentários
  • hahahahhahahahaha o melhor é a sinceridade

  • tadinho... estava com tanto sono, que trocou as letras de algumas palavras... kk

  • 2021: hj inclui o DF

  • 2021: hj inclui o DF


ID
1702720
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre criopreservação e armazenamento de linhagens celulares, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando uma célula é exposta a baixas temperaturas, geralmente acontece formação de cristais de gelo podendo romper a membrana celular e acarretar na morte da célula.

II. Para que as células sejam protegidas do processo de congelamento e descongelamento devem ser tratadas com um agente crioprotetor como o EDTA.

III. O armazenamento em nitrogênio líquido é a melhor forma de estocar células de modo a preservar a capacidade proliferativa e a viabilidade celulares.

Assinale:

Alternativas

ID
1702723
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No processo de produção de antígenos para vacinas virais uma das etapas é a clarificação/purificação. Identifique os métodos que podem ser utilizados para a execução desta etapa:

Alternativas

ID
1702726
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação ao processo de esterilização, com base na Resolução RDC Nº17 de 2010, analise as afirmativas a seguir.

I. A esterilização por radiação é utilizada principalmente em materiais e produtos sensíveis ao calor.

II. A esterilização por calor seco pode ser adequada para líquidos não aquosos ou produtos em pó.

III. Os métodos de esterilização por gases ou fumigantes somente devem ser usados quando não houver nenhum outro método disponível.

Assinale:

Alternativas

ID
1702729
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação às vacinas virais inativadas, analise as afirmativas a seguir.

I. São mais seguras e, portanto, não oferecem risco durante a sua produção.

II. São normalmente menos imunogênicas quando comparadas as vacinas atenuadas e, freqüentemente, são associadas a adjuvantes.

III. Podem ser estocadas em temperatura ambiente sem risco de perda da imunogenicidade.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • II. São normalmente menos imunogênicas quando comparadas as vacinas atenuadas e, freqüentemente, são associadas a adjuvantes.


ID
1702732
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Vacina combinada contra Sarampo, Caxumba e Rubéola é uma preparação mista liofilizada das cepas de vírus atenuados de sarampo, caxumba e rubéola, separadamente obtidas por propagação, em culturas de tecido de ovos embrionados de galinha (caxumba e sarampo) ou células diplóides humanas (rubéola).

As cepas utilizadas na vacina tríplice viral em uso no Brasil são:

Alternativas

ID
1702735
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O cultivo de células animais em bioreatores é amplamente utilizado na produção de vacinas virais. Com relação ao tema bioreatores, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando construído em aço inox as superfícies em contato com o produto devem ser fabricadas com aço inox 316L.

II. Cell factory e garrafas rotatórias são exemplos de bioreatores com crescimento sobre superfícies.

III. Na operação dos bioreatores, é fundamental garantir um ambiente físico-químico heterogêneo.

Assinale:

Alternativas

ID
1702738
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A infecção por HPV pode ser prevenida por meio da vacinação. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode ser propagado em células in vitro.

II. Pode causar desde infecções assintomáticas em humanos até neoplasias.

III. É um vírus DNA não envelopado.

Assinale:

Alternativas

ID
1702741
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação ao modo de operação em batelada utilizada no processo de cultivo de células animais e microrganismos em bioreatores, analise as afirmativas a seguir:

I. É também conhecido como perfusão.

II. É um modo de operação descontínuo, no qual ocorre o crescimento da população celular sem qualquer suplemento adicional de substrato após a inoculação das células.

III. É um modo de operação caracterizado pela adição contínua de meio de cultivo novo e remoção de meio cultivado contendo células, ambas as operações ocorrendo na mesma vazão, de tal forma a garantir o volume constante no bioreator.

Assinale:

Alternativas

ID
1702744
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O processo de filtração é um método de esterilização amplamente utilizado na produção de suspensões virais, estabilizadores e/ou meios de cultura. Em relação ao tema esterilização por filtração, analise as afirmativas a seguir.

I. É recomendável a utilização de filtros esterilizantes redundantes (dois filtros em série) ou um filtro esterilizante adicional imediatamente após o envase.

II. A integridade do filtro deve ser conferida por um método apropriado, tal como o ensaio de ponto de bolha,imediatamente após o uso.

III. A filtração esterilizante deve ser realizada com filtros previamente esterilizados com especificação de poro de 0.45 μ(ou menor).

Assinale:

Alternativas

ID
1702747
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao vírus causador da Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita, analise as afirmativas abaixo.

I. Pode ser propagado em diversos tipos de células de mamíferos in vitro.

II. A transmissão é realizada com auxílio de inseto vetor.

III. É um vírus grande, envelopado, com genoma DNA pertencente ao gênero Rubivirus.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • AGENTE ETIOLÓGICO RUBIVÍRUS, FAMÍLIA TOGAVIRIDAE.


ID
1702750
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A vacinação é uma das mais importantes medidas profiláticas no controle de hepatites virais. Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A vacina contra hepatite A está disponível no Programa Nacional de Imunização.

II. As vacinas contra as hepatites A, B e C estão disponíveis comercialmente, embora unicamente a vacina contra hepatite B seja disponibilizada no Programa Nacional de Imunização.

III. Somente a vacina contra hepatite B está disponível no Programa Nacional de Imunização.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito encontra-se errado nos dias atuais. Sabe-se que de acordo com o novo calendário vacinal ocorre:

    Hepatite B - uma dose ao nascer.

    Hepatite A - uma dose aos 15 meses.

  • Questão desatualizada!!!

  • Verdade as duas vacinas estão disponíveis no pni

  • Não existe vacina para hepatite c

  • Favor, atualizar ou retirar questão.


ID
1702753
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação ao preparo do meio de cultura para o cultivo de células utilizadas na produção de vacinas virais, analise as afirmativas a seguir.

I. As balanças e instrumentos de medida das áreas de produção e de controle de qualidade devem possuir a faixa de trabalho e a precisão requeridas, devendo ser periodicamente calibrados.

II. As matérias primas pesadas ou medidas, bem como seus respectivos pesos ou volumes, devem ser conferidos por outro funcionário ou sistema automatizado de conferência, devendo ser mantidos os registros.

III. Pode ser utilizada água potável estéril rigorosamente monitorada na sua qualidade e no atendimento à especificação.

Assinale:

Alternativas

ID
1702756
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Classificada como uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade, em 1980 a varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relação a varíola, analise as afirmativas a seguir.

I. A doença é causada por um vírus que possui material genético constituído por RNA, do gênero Ortopoxvirus, Família Poxviridae.

II. A transmissão da doença ocorre principalmente por passagem do vírus por contato muito próximo, por meio de gotículas de saliva e secreções respiratórias que contêm o agente, que se implanta na orofarínge e mucosa respiratória.

III. Com a ameaça internacional do bioterrorismo, a vacina da varíola voltou a ganhar destaque mundial e o lote semente de trabalho foi distribuído para os laboratórios públicos e privados que então iniciaram a produção em grande escala.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A varíola é causada pelo Orthopoxvírus variolae, um dos maiores vírus existentes e também um dos mais resistentes, podendo permanecer viável por vários meses no meio ambiente. Ele apresenta o DNA como material genético e pertence à família Poxviridae. Sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa por intermédio, principalmente, da inalação de gotículas com o vírus. Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/variola.htm


ID
1702759
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A produção de efeito citopático (CPE) em células susceptíveis é uma importante forma de detecção da produção viral. Em relação ao tema CPE, analise as afirmativas a seguir.

I. São produzidos por uma grande variedade de viroses humanas, inclusive cepas vacinas, como exemplo, a cepa Schwarz.

II. Os efeitos podem ser observados com auxílio de microscópio simples.

III. Mudanças morfológicas, como a formação de sincício e corpos de inclusão, são efeitos comuns.

Assinale:

Alternativas

ID
1702762
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Alguns arbovírus constituem sério problema, global ou regional, de saúde pública devido a expressiva morbidade e/ou mortalidade que ocasionam. Exemplo(s) de arbovírus é(são):

I. Vírus da febre amarela.

II. Virus da dengue.

III. Virus H1N1.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Eu não me lembrava deste Vírus....

    Portanto tive que fazer uma breve investigação.

    Deixo aos interessados.

    H1N1 é um tipo de vírus que também pode ser chamado de influenza H1N1, gripe H1N1, influenza A e de vírus H1N1.

    Esse é a variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína.

    Infecção respiratória em humanos causada por uma cepa de influenza que surgiu pela primeira vez nos porcos.

    A gripe suína foi reconhecida pela primeira vez na pandemia de 1919 e ainda circula como um vírus da gripe sazonal.

    A gripe suína é causada pela cepa de vírus H1N1, que começou em porcos.

    Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo.

    O tratamento típico inclui repouso, analgésicos e líquidos.

    COMO É A PROPAGAÇÃO

    Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).

    Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).

    Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).


ID
1702765
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma grande preocupação na indústria biofarmacêutica é o problema da contaminação por endotoxinas (LPS), componente estrutural de paredes celulares de bactérias gram-negativas, também conhecidas como pirogênio, principalmente por suas conseqüências à saúde humana. Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir

I. A utilização de fornos especiais é um dos métodos mais utilizados para eliminação da endotoxina em vidrarias.

II. A endotoxina é notoriamente resistente à destruição pelo calor, dessecação, pH extremos e vários tratamentos químicos, por isso a validação do processo de destruição ou remoção da endotoxina na produção de injetáveis é um fator crítico para o fabricante.

III. O controle de endotoxinas deve ocorrer desde a água de formulação até o produto acabado. Por esta razão, a utilização de materiais apirogênicos deve ser prioridade nos processos de produção.

Assinale:

Alternativas

ID
1702768
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à interação célula-vírus influenza, analise as afirmativas a seguir.

I. A hemaglutinina presente na superfície celular interage com resíduos de acido siálico presente no envelope viral.

II. As partículas virais montadas são liberadas das células após a lise celular.

III. A entrada do vírus na célula é por endocitose mediada por receptor.

Assinale:

Alternativas

ID
1702771
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O cultivo celular em grande escala é uma das principais etapas da produção de antígenos virais para uso em vacinas. Em relação à produção de células para uso em vacinas humanas, análise as afirmativas a seguir.

I. Alterações das condições ambientais do meio de cultivo podem resultar em perda da viabilidade das células.

II. A utilização de soro animal, ainda exerce importante papel no crescimento e sobrevivência das células animais in vitro.

III. A quantidade de células, assim como o número de passagens em cultura são informações críticas na produção.

Assinale:

Alternativas

ID
1702774
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as vacinas virais disponíveis atualmente na rotina do Programa Nacional de imunização, analise as afirmativas a seguir:

I. As vacinas de febre amarela e poliomielites são classificadas como vacinas de primeira geração

II. A vacina de DNA de rotavírus foi a última vacina viral incorporada ao Programa

III. As vacinas virais disponíveis no Programa são todas de vírus atenuados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. As vacinas de febre amarela e poliomielites são classificadas como vacinas de primeira geração 


ID
1705789
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na fabricação de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA), a partir de células procarióticas, são utilizados os seguintes equipamentos e sistemas, dentre outros, nas suas várias etapas do processo: agitador orbital de frascos, fermentador de 500 litros, centrífuga industrial, colunas cromatográficas, sistemas de filtração tangencial e sistemas de filtração esterilizante. Essa produção é certificada de acordo com as norma da ANVISA. Em relação aos ambientes em que esses equipamentos e sistemas operam podemos afirmar que:

I. o preparo do inóculo e a fermentação ocorrem em área com pressão negativa classe grau B e as etapas cromatográficas ocorrem em áreas com pressões positivas também classe grau B.

II. os sistemas de filtração esterilizante são operados em módulo de fluxo laminar localizado em sala com pressão positiva e classe grau B.

III. todas as etapas de obtenção do IFA estéril podem ser realizadas em área classe grau C.

Assinale: 

Alternativas

ID
1705804
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A validação de processos é um dos pré-requisitos para uma fábrica de produtos biofarmacêuticos obter a Certificação de Boas Práticas de Fabricação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O processamento final desses produtos, que podem ser líquidos ou liofilizados, também deve ser validado, simulando com meio de cultura (media fill) uma ou mais condições que apresentem as maiores possibilidades de defeito do produto ou do processo, quando comparadas com as condições ideais. Tais condições não necessariamente implicam em desvios no produto ou processo. Se a máquina de envase opera a uma velocidade de dez mil frascos por hora e o envasamento de um desses produtos leva em torno de três horas, pode se afirmar que:

Alternativas