-
✅ Gabarito: C
a) A política pública deve ser construída a partir da participação direta ou indireta da sociedade civil, visando a assegurar um direto a determinado serviço, ação ou programa → INCORRETO. Visando alguma coisa (=verbo transitivo direto), o correto é somente (=assegurar).
b) Os modelos de atenção e gestão à saúde aspiram representar a forma de organização do sistema de saúde e suas práticas → INCORRETO. Aspiram a alguma coisa (=verbo transitivo indireto, sentido de almejar algo), o correto é somente a presença da preposição "a" (=aspiram a representar).
c) As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos. → CORRETO.
d) Neste contexto, o programa tem como missão apoiar à inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde pública → INCORRETO. Apoiar alguma coisa (=verbo transitivo direto), o correto é somente a presença do artigo definido "a" (=apoiar a inovação).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Analise comigo..
A) Visando algo .
Visar no sentido de mirar = VTD
O policial visou a perna do bandido.
B) aspirar no sentido de almejar é VTI (A)
Aspirava a um cargo
D ) faça uma troca rápida da palavra feminina pela masculina..
Apoiar A inovação
Apoisar o desenvolvimento.
-
A regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto).
Abaixo, algumas siglas a fim de atalhar a resolução:
VTD: Verbo Transitivo Direto
VTI: Verbo Transitivo Indireto
VTDI: Verbo Transitivo Indireto
VI: Verbo Intransitivo
a) A política pública deve ser construída a partir da participação direta ou indireta da sociedade civil, visando a assegurar um direto a determinado serviço, ação ou programa.
Incorreto. Consoante a Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, p.534, na acepção de "objetivar", o verbo visar é VTD ou VTI (reclama preposição "a"); todavia, se seguido de infinitivo, dispensa-se a preposição, qual ocorre no exemplo a seguir:
Ex.: "O ataque visava cortar a retaguarda da frente" (Euclides da Cunha);
Correção do enunciado: "(...) visando assegurar um direito (...)";
b) Os modelos de atenção e gestão à saúde aspiram representar a forma de organização do sistema de saúde e suas práticas.
Incorreto. No Dicionário Prático de Regência Verbal, p.76, Celso Pedro Luft alerta que o verbo "aspirar", no sentido de "desejar ardentemente", pode ser VTD ou VTI, no entanto prevalece esta última transitividade em se tratando de registro culto. Correção: "(...) aspiram a representar a forma (...)";
c) As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos.
Incorreto. No Dicionário Prático de Regência Verbal, p.40, o autor registra que o verbo "afetar", na acepção de "dizer respeito a", "interessar", requer complemento verbal direto, ou seja, não rege preposição alguma. Note que ao objeto direto (todos os cidadãos) foi anteposta uma preposição (a). Correção: "(...) afetam todos os cidadãos";
d) Neste contexto, o programa tem como missão apoiar à inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde pública.
Incorreto. O verbo "apoiar", VTD, não rege preposição alguma, logo não há que se marcar o fenômeno crásico. Correção: "(...) tem como missão apoiar a inovação (...)".
Gabarito da banca: Letra C.
Gabarito do monitor: Questão nula, por não apresentar adequada opção de resposta.
-
As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos.
Alguém mais achou que as palavras destacadas acima deveriam estar no plural?
-
Meio contraditório as justificativas pro gabarito:
A) É dito que "visar" mesmo sendo VTI, mas como há verbo infinitivo posposto, não se usa a preposição. ok!
visando a assegurar (ok! não se usa preposição).
Agora na letra B, temos o verbo "aspirar" é VTI e também há verbo no infinitivo posposto, então por que nesse caso a preposição tem de ser utilizada?
aspiram representar (verbo VTI seguido de verbo no infinitivo), por que a preposição aqui é obrigatória?
Pra mim não faz sentido algum...
-
AFETAR NÃO É VTD NÃO???
-
Errei e fui pesquisar. AFETAR, em regra, é VTD, mas pode ser VTI "o que afeta algo/alguém, ou afeta a alguém".
-
Após passar algum tempo procurando, descobri o motivo da letra "C" não estar incorreta.
Muitos interpretaram as alternativas somente com base na regência verbal, como a assertiva propôs. Porém, o "pulo do gato" não está na transitividade verbal do verbo Afetar, que é sim transitivo direto, mas na construção da locução "a todos". O "A" presente na alternativa é um artigo e não uma preposição exigida pelo verbo "afetar".
Espero ter ajudado.