SóProvas



Prova IF-RJ - 2010 - IF-RJ - Engenheiro Agrônomo


ID
1686361
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando a Legislação de Orgânicos em vigor no Brasil (Lei Nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e suas regulamentações), analise estas afirmações.

I – Acreditação é um procedimento pelo qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconhece formalmente que um organismo de avaliação da conformidade está habilitado para realizar a avaliação de conformidade de produtos orgânicos, de acordo com a regulamentação oficial de produção orgânica e com os critérios em vigor.

II – Os organismos de avaliação da conformidade deverão ser pessoas jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

III – A fiscalização e inspeção da produção, manipulação, industrialização, circulação, armazenamento, distribuição, comercialização e certificação de produtos orgânicos podem ser exercidas por servidores públicos de nível médio ou superior, desde que capacitados e autorizados pelo órgão competente.

IV – O uso de semioquímicos é uma prática permitida para o manejo de pragas em vegetais nos sistemas orgânicos de produção.

Então, a alternativa plenamente verdadeira é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • I está errado porque é - credenciamento: procedimento pelo qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconhece formalmente que um organismo de avaliação da conformidade está habilitado para realizar a avaliação de conformidade de produtos orgânicos, de acordo com a regulamentação oficial de produção orgânica e com os critérios em vigor.

  • Item I - ERRADO

    Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007

    acreditação: procedimento realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) como parte inicial do processo de credenciamento dos organismos de avaliação da conformidade, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Art. 2 - inciso I).

    credenciamento: procedimento pelo qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconhece formalmente que um organismo de avaliação da conformidade está habilitado para realizar a avaliação de conformidade de produtos orgânicos, de acordo com a regulamentação oficial de produção orgânica e com os critérios em vigor (Art. 2 - inciso IV).

    Item II - CERTO

    Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007

    Os organismos de avaliação da conformidade deverão ser pessoas jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, previamente credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Art. 36).

    Item III - ERRADO

    Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007

    A inspeção e a fiscalização de que trata este Decreto serão exercidas por servidores públicos de nível superior, capacitados e autorizados pelo órgão competente, com formação profissional compatível com a atividade desempenhada (Art. 62).

    Item IV - CORRETO

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011

    Anexo VII - Substâncias ativas e práticas permitidas para manejo, controle de pragas e doenças nos vegetais e tratamento pós-colheita nos Sistemas Orgânicos de Produção

    Semioquímicos (feromônio e aleloquímicos) - Quando só existirem no mercado produtos associados a substâncias com uso proibido para agricultura orgânica, estes só poderão ser utilizados em armadilhas ou sua aplicação deverá ser realizada em estacas ou em plantas não comestíveis, sendo proibida a aplicação por pulverização.


ID
1686364
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Instrução Normativa n° 19, de 28 de maio de 2009, informa que o produto ou o estabelecimento produtor ou comercializador que tenha aprovada a sua conformidade receberá Certificado de Conformidade Orgânica emitido por certificadora credenciada pelo MAPA.


Dessa forma, o Certificado de Conformidade Orgânica, a partir da data de sua emissão, tem validade de:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    § 1° O Certificado de Conformidade Orgânica tem a validade de um ano a partir da data de sua emissão.

    § 2° Para renovação da validade do Certificado de Conformidade Orgânica, é necessário novo processo de avaliação da conformidade, a ser iniciado antes do término do processo em curso. 


ID
1686367
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De acordo com o Decreto Nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007, que regulamenta a Lei Nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, para que uma área dentro de uma unidade produtiva seja considerada orgânica deverá ser obedecido um período de conversão.


Sobre o período de conversão, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Decreto 6.323 não especifica nenhum período, diz que varia com o tipo de exploração e uso anterior da terra. Porém, na IN46/2011 diz que a duração deve ser de no MÍNIMO 12m culturas anuais e pastagem e 18m culturas perenes

     

  • De acordo com a IN n° 46 -art. 14- parágrafo único: O período de conversão será variável de acordo com o tipo de exploração e a utilização anterior da unidade de produção deve ser de 12 meses para culturas anuais e pastagens perenes e, de 18 meses para culturas perenes.


ID
1686370
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A necessidade de calagem é definida como a quantidade de calcário (QC) a ser aplicado no solo com PRNT (poder relativo de neutralização total) igual a 100%, para diminuir sua acidez até um nível desejado. Para a cana de açúcar, tem sido recomendado elevar a saturação por bases (V) a 60%. De acordo com a análise do solo, os teores de Ca, Mg, Na e K são, respectivamente, 2,0; 1,0; 0,64 e 0,52 cmolc/kg e Al + H = 5,45 cmolc/kg.


Dessa forma, a QC dolomítico com PRNT 85%, em tonelada por hectare, a ser aplicada no solo é de:

Alternativas
Comentários
  • resposta :A

    Resposta: NC=  T (V1-V2) /100, então

    SB= ca +k+ mg

    SB= 2+0,52+1

    SB= 3,52 cmol

    CTC= SB + (Al+H)

    CTC= 3,52 + 5,45

    CTC= 8.97

    v1=SB/CTCx100

    v1= 3,52/8,97x100

    v1= 39,24%

    NC= 8.97 (60-39,24)/100

    NC=1,86cmol

  • Porque não usou PRNT?

  • Nao entendi  porque nao usou o PRNT, se usasse a conta daria 2,18

  • Soma de Bases(SB): Ca + Mg + K + Na = 4,16
    CTC (T) = SB + (H+Al) =9,61
    Saturação de bases = SB / T
    Saturação de bases encontrada no solo (V1) = 4,16 / 9,61  
    V1 = 43,3%

    Necessidade de calcário (NC) = ((V2-V1) * T )/ 100 * (1/PRNT)

    NC = ((60-43,4) * 9,61 ) / 100 * (1/PRNT)

    NC = 1,888 ton/ha

  • tem que levar em consideração essa 1 casa após a vírgula no cálculo de Somas de Bases.


ID
1686373
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Defesa Fitossanitária é uma prática que objetiva salvaguardar a produção agrícola dos danos provocados por pragas, doenças e plantas daninhas. Tradicionalmente, esses problemas são enfrentados com o emprego de Produtos Fitossanitários, entretanto, nos dias atuais, os Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola estão em ascensão.


A respeito do Manejo Integrado, é INCORRETO afirmar que,

Alternativas

ID
1686376
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, o cancro cítrico ataca todas as variedades e espécies de citros e constitui-se numa das mais graves doenças da citricultura brasileira, atacando folhas, ramos novos e frutas.


As principais medidas recomendadas para manejo dessa doença são o (a),

Alternativas

ID
1686379
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A erradicação é uma medida de controle comumente empregada no manejo integrado de doenças das frutíferas e visa à redução do inoculo inicial (x0).

A alternativa que apresenta, corretamente, exemplos de práticas de erradicação, é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • eliminação dos restos culturais doentes; poda de ramos doentes; eliminação de hospedeiros principais e/ou alternativos; tratamento erradicante em pós-colheita de frutos e desinfestação de embalagens, equipamentos e armazéns.

  • A) tratamento de sementes, mudas - Proteção, ja que está atuando no hospedeiro.

    B) tem exemplos de vários princípios: Termoterapia - Terapia,

    Cultura de tecido - Imunização (atua no hospedeiro)

    Modificação do ambiente - Evasão

    C) Alternativa correta

    D) Controle de insetos vetores -qualquer medida q impeça a entrada do patogeno é o princípio da Exclusão

    E) Escolha da area do plantio - Evasão (atua no ambiente)

  • Erradicação: Eliminação do patógeno de uma área em que já foi introduzida

    Exemplos de erradicação estão na letra C.


ID
1686382
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle biológico é uma ferramenta dos programas de manejo integrado e se baseia no fenômeno natural de que várias espécies usam outros organismos como fontes de alimento, além de poder haver competição entre organismos, proporcionando redução do número de indivíduos de uma população.


A respeito dessa forma de controle, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A - Bacillus thuringiensis é utilizado principalmente no controle de lepidópteros

    B - Baculovirus não são generalistas

    C -  Estenófago se alimentam de um número restrito de espécies

    D - correta

    E - proporção destes ácaros predadores recomendada é de até 100/m2


ID
1686385
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A maioria das espécies frutíferas propaga-se tanto por via sexual ou seminífera como por via assexuada ou vegetativa. Entretanto, na prática, o uso de sementes é restrito e a propagação das espécies frutíferas é realizada principalmente por via vegetativa.

Analise estas informações, com relação à propagação.

I – Permite a manutenção do vigor agronômico de um cultivar ou clone.

II – Permite a obtenção de plantas com menor uniformidade fenológica e variada capacidade de resposta aos fatores ambientais.

III – Possibilita a redução da fase juvenil, uma vez que a propagação vegetativa mantém a capacidade de floração pré-existente na planta mãe.

IV – Permite a obtenção de plantas híbridas, com alta capacidade produtiva.

Então, a alternativa plenamente verdadeira é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se o enunciado foi trazido incorretamente para o QC, mas pelo gabarito (B), as alternativas referem-se tão somente à propagação assexuada


ID
1686388
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene e sua implantação e condução revestem-se de grande importância, pois constituem fatores que podem elevar a vida útil do canavial.

Em relação ao planejamento do canavial, analise estas proposições, considerando-as como falsas (F) ou verdadeiras(V).

I – A floração da cana-de-açúcar é controlada pela duração do dia, sendo ainda influenciada pelo suprimento de água e nitrogênio, com efeito benéfico progressivo sobre o teor de sacarose.

II – Na fase de maturação, a cana exige temperaturas altas, acima de 20ºC e/ou déficit hídrico, para que entre em repouso fisiológico e haja maior acúmulo de sacarose nos colmos.

III – Tanto a cana de ano e meio, quanto a cana de ano, após o corte, tem o ciclo das socas de 12 meses.

IV – O plantio da cana de ano, mesmo com o uso de variedades de maturação precoce, não possibilitará a colheita no início da safra.

Assim, a ordenação correta das respostas, lida de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • a A está errado pq o florescimento da cana-de-açúcar é um processo fisiológico complexo :os fatores externos relacionados com o florescimento são: fotoperíodo, temperatura, umidade e radiação solar, além da fertilidade do solo.

    a B está errado pq  na fase de maturação, a cana exige temperatura baixas, abaixo de 20°C.


ID
1686391
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A maior diversidade dos agroecossistemas permite que os impactos oriundos de perturbações externas sejam mais facilmente assimilados e, ou, dissipados entre seus componentes, tornando os agroecossistemas mais duradouros.

Dentre as técnicas utilizadas para ampliar a diversidade, encontra-se a rotação de culturas.

Quando tomada a decisão de adotar a rotação de culturas, devem ser considerados alguns aspectos.

I – A área destinada à implantação dos sistemas de rotação deve ser dividida em tantas glebas quantos forem os anos de rotação, independente do tipo de cultura envolvido.

II – A escolha das culturas e do sistema de rotação deve ter flexibilidade, de modo a atender às particularidades regionais e às perspectivas de comercialização dos produtos.

III – Quando se utilizam espécies de plantas com relação C/N estreita, a cultura econômica subsequente deve ser, de preferência, exigente em nitrogênio.

IV – Para a recuperação de solos degradados, indicam-se rotações com espécies que produzam grande quantidade de massa verde e tenham sistema radicular reduzido.

Então, a alternativa que contempla todas as afirmações corretas é a seguinte:

Alternativas

ID
1686394
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A manutenção da qualidade das frutas durante um período prolongado depende das condições de armazenamento.
A frigoconservação é o método mais utilizado para conservação de frutas.

Sobre esse método e suas variações, pode-se afirmar que,

Alternativas

ID
1686397
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma das principais características dos solos brasileiros é apresentar acidez elevada, proveniente principalmente das altas concentrações de alumínio tóxico, ferro e manganês na solução do solo. Para que se obtenham resultados expressivos no crescimento e desenvolvimento de plantas, há necessidade de se neutralizarem os efeitos tóxicos dos fatores responsáveis pela acidez do solo por meio da calagem.

Quanto a essa prática, pode-se afirmar que,

Alternativas
Comentários
  •  A medida que o pH do solo aumenta, diminui a disponibilidade dos micronutrientes catiônicos (Zn, Cu, Fe, Mn, Co) porcausar a precipitação na forma de óxidos.

  • Não concordo com esta questão. A Supercalagem que diminui a disponibilidade de micronutrientes, a calagem correta não.


ID
1686400
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O fornecimento de doses adequadas de nitrogênio favorece o crescimento vegetativo, expande a área fotossinteticamente ativa e eleva o potencial produtivo da cultura. Todas as espécies são beneficiadas, porém as hortaliças herbáceas são aquelas que apresentam efeito direto na produtividade.

A esse respeito, analise estas afirmações, considerando-as como certas(V) ou erradas (F).

I – O excesso de nitrogênio pode ocasionar queima de folhas jovens; promover o crescimento vegetativo
ciclo cultural, retardando a colheita.

II – A carência de nitrogênio é manifestada pela coloração verde-clara da planta ou pela clorose nas folhas jovens.

III – As culturas absorvem nitrogênio ao longo do ciclo cultural, porém é pequena a absorção na etapa inicial do seu desenvolvimento.

IV – O fornecimento de nitrogênio via foliar, por meio de pulverização com solução de uréia, é um meio eficiente de corrigir sinais iniciais de carência de nitrogênio.

Logo, a sequência correta das respostas é:

Alternativas
Comentários
  • A deficiência de nitrogênio causa clorose nas folhas velhas.


ID
1686403
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As operações efetuadas nas fases de colheita, pós-colheita e comercialização do tomate são distintas, conforme a finalidade do produto: agroindústria ou mesa.

Sobre essas fases, é INCORRETO afirmar que,

Alternativas

ID
1686406
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O sucesso do controle de pragas, doenças e plantas daninhas depende muito da qualidade da aplicação do produto fitossanitário. A maioria dos problemas de mau funcionamento dos produtos na lavoura deve-se à aplicação incorreta.

Considerando a eficiência de aplicação dos agrotóxicos, analise as seguintes afirmações.

I – De forma geral, temperaturas superiores a 30 ºC, velocidade do vento superior a 10km/h e umidade relativa superior a 60% são impróprias à pulverização.

II – A aplicação de um inseticida para controle da mosca-branca poderá ter como alvo a face adaxial das folhas, caso o produto tenha ação translaminar.

III – A eficiência de uma aplicação de herbicida no solo sofrerá maior influência das condições climáticas do que a aplicação de um fungicida de ação preventiva aplicado sobre as folhas.

IV – A qualidade da água é um fator fundamental na eficácia de produtos fitossanitários. Se a água apresentar quantidade elevada de partículas e terra em suspensão, pode reduzir a meia-vida dos produtos.

Então, pode-se concluir que as afirmações plenamente corretas estão contempladas em:

Alternativas
Comentários
  • De forma geral, temperaturas acima de 30°C e umidade relativa inferior a 55% são impróprias para à pulverização. E o  O ideal para pulverização são ventos constantes de 3,2 a 6,5 km/h, capaz de movimentar levemente as folhas;

  • A aplicação na presença de vento com velocidade acima de 10 km/h poderá provocar deriva e as gotículas não atingirão o alvo, podendo atingir locais com culturas sensíveis. A deriva consiste no deslocamento de gotas ou vapor até locais não alvos, provocando danos em lavouras vizinhas.


ID
1686409
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Ao realizar a calibração de um pulverizador de barras, o trator gastou 20 segundos para percorrer uma pista de 50 metros. Considerando a vazão por bico de 1,8 L/min, a distância entre bicos de 0,5 metro, a capacidade do tanque de 3.000 litros e a dosagem recomendada do produto a ser pulverizado de 0,5 L/ha, o volume de pulverização e a quantidade de produto químico a ser colocada por tanque são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • área de pulverização do bico:

    A= 0,5m X 50m

    A=25m²

    quantos litros foram gastos no tempo percorrido?

    1,8 l --- 60 seg

    x -------- 40 seg

    x =1,2 l/

    então:

    1,2l ---25 m²

    x ----- 10000m²

    x = 240l/ha de água

    240 l/ha----- 0,5 l/ha (produto)

    3000 l ----- x

    x= 6,25l/por tanque

    AINDA DÁ!


ID
1686412
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A agricultura familiar encerra uma grande responsabilidade social, constituindo fonte de emprego e renda para milhares de agricultores brasileiros.
São objetivos das redes de referência para a agricultura familiar, EXCETUANDO-SE,

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me explicar por que a E é a correta?

  • É que pode até haver linha de crédito, MAS não é facilitado em sua amplitude e permanência para agricultura familiar.


ID
1686415
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) foram iniciados no Brasil no final da década de 1940, no contexto da política desenvolvimentista do pós-guerra, com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida da população rural e apoiar o processo de modernização da agricultura, inserindo-se nas estratégias voltadas à política de industrialização do país.

Em relação à extensão rural, pode-se afirmar que é um sistema,

Alternativas

ID
1686418
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As plantas frutíferas podem ser dispostas em diferentes alinhamentos que formam figuras geométricas.

Então, o número de plantas por hectare, cultivadas em alinhamento em formato de triângulo, no espaçamento de 7m x 7m é:

Alternativas
Comentários
  • 10.000/(7x7x 0,866) =~ 235 plantas Gabarito B


ID
1686421
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma característica muito importante na arborização de pastagens num modelo de sistema silvipastoril é a arquitetura das árvores.

Essas árvores devem ter características como,

Alternativas
Comentários
  • Pq "capacidade de fornecer forragens palatáveis"?


ID
1686424
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A erosão dos solos tem sido uma preocupação mundial, originando problemas ambientais tanto em países desenvolvidos, como naqueles em desenvolvimento. O Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente (PNUMA) criou um projeto de Avaliação Global da Degradação dos Solos, denominado Global Assessment of Soil Degradation (GLASOD).

Nesse projeto, estão quantificados os impactos das atividades humanas prejudiciais, classificando-os nas seguintes categorias:

Alternativas

ID
1686427
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando que uma das características morfológicas para identificação dos solos é a estrutura, analise estas proposições.

I – O horizonte Cg de Gleissolos normalmente apresenta estrutura maciça, resultado da saturação de água constante, menor atividade microbiana e amplitudes térmicas.

II – Latossolos de textura franco-arenosa tendem a apresentar estrutura fraca pequena granular ou fraca pequena ou média blocos subangulares.

III – Os mais oxídicos (“pó de café”) apresentam estrutura forte pequena granular, justificada pela presença de Al ou Fe.

IV – Aqueles mais cauliníticos, argilosos ou muito argilosos, normalmente, apresentam estrutura em blocos subangulares fraca ou moderadamente desenvolvidas.

Assim, a alternativa que contempla todas as afirmações corretas é a seguinte:

Alternativas

ID
1686430
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Entre os benefícios relacionados à utilização do adubo verde em associação com a lavoura cafeeira, pode-se afirmar que os adubos verdes:

I – aumentam os teores de matéria orgânica, a disponibilidade de macro e micronutrientes, a CTC efetiva e o pH.

II – reduzem os efeitos tóxicos do Al (alumínio) e Mn (manganês), por meio de formação de complexos.

III – melhoram a textura do solo e protegem a planta de café contra os impactos diretos dos agrotóxicos.

IV– liberam certas substâncias químicas (efeito alelopático), inibindo o desenvolvimento de certas ervas consideradas indesejáveis, como o caso da Crotalaria juncea sobre a tiririca (Cyperus rotundus).

Portanto, a alternativa que contempla somente as alternativas corretas é:

Alternativas

ID
1686436
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agrícola
Assuntos

Um agroecossistema é um local de produção agrícola que se baseia em princípios ecológicos.

Dessa forma, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra e.

    Clímax é o último estágio.


ID
1686439
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um solo que apresenta horizonte diagnóstico subsuperficial B textural, com atividade alta da argila, saturação de bases alta imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, exceto A chernozêmico, ou sob horizonte E, sendo que horizontes plínticos, vérticos e plânicos, se presentes, não satisfazem os critérios para serem Plintossolos, Vertissolos ou Planossolos, respectivamente.

Assim, essa afirmação se refere ao solo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra A - LUVISSOLOS - 

    DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS

    Solos minerais não hidromórficos definidos pelo SiBCS (Embrapa, 2006) pela presença de horizonte subsuperficial diagnóstico textural (Bt) imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, exceto A chernozêmico, ou sob horizonte E, argila de atividade alta e saturação por bases alta.


ID
1686442
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para implantar um pomar de fruticultura, deve-se levar em consideração uma série de características locais como,

Alternativas

ID
1686445
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Segundo Lespch (2002), as práticas conservacionistas permitem o cultivo do solo sem depauperá-lo, permitindo um equilíbrio entre o homem e o meio ambiente.

De acordo com esse autor, as práticas conservacionistas de caráter edáfico baseiam-se em medidas, como o (a)

Alternativas
Comentários
  • A meu ver não tem alternativa correta! 

     a) cultivo em faixas (PRÁTICA VEGETATIVA), a cobertura do solo com palha (PRÁTICA VEGETATIVA), o reflorestamento e a formação e o manejo de pastagem. (PRÁTICA VEGETATIVA)

     b) preparo do solo, o plantio em curvas de nível e a construção de terraços. ( PRÁTICAS MECÂNICAS)

     c) eliminação e controle de queimadas (PRÁTICA EDÁFICA), a adubação (incluindo a calagem) (PRÁTICA EDÁFICA) e a rotação de culturas. (PRÁTICA VEGETATIVA)

     d) eliminação e controle de queimadas (PRÁTICA EDÁFICA), o preparo do solo( PRÁTICAS MECÂNICAS), o reflorestamento e a formação e o manejo de pastagem.(PRÁTICA VEGETATIVA)

     e)cultivo em faixas(PRÁTICA VEGETATIVA), o plantio em curvas de nível ( PRÁTICAS MECÂNICAS) e a adubação (incluindo a calagem) (PRÁTICA EDÁFICA)

  • A questão pede para considerar as práticas edáficas segundo LEPSCH (2002). Na página 197 do livro Formação e Conservação dos Solos as práticas conservacionistas de caráter edáfico encontram-se na opção C.


ID
1686451
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para Zambolim (2008), a resistência é uma característica ou uma alteração herdável e estável em um fungo em resposta à aplicação de um fungicida geralmente sistêmico, resultando numa redução da sensibilidade ao produto.

A respeito da resistência, analise estas afirmações.

I – A qualitativa se refere à resistência a um fungicida com aumento da sensibilidade a outro fungicida.

II – A múltipla se refere à resistência a dois ou mais fungicidas conferida por diferentes fatores genéticos.

III – A cruzada negativamente é governada por um ou poucos genes dominantes e é suplantada quando fungicidas com modo de ação específicos são empregados continuamente no campo.

IV – A quantitativa é governada por um conjunto de genes com efeitos menores e relaciona-se mais a fungicidas com risco moderado.

Portanto, a alternativa que contém somente as proposições corretas é a seguinte:

Alternativas

ID
1686454
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O feijão-vagem é uma planta anual, pertencente à família Fabaceae, muito utilizada na alimentação humana e é a principal leguminosa hortícola.


No manejo orgânico da cultura, os tratos culturais mais utilizados são,

Alternativas
Comentários
  • Desbaste

    É feito para controlar o excesso de frutificação e os frutos defeituosos, para permitir maior e melhor desenvolvimento dos frutos que são deixados. Recomendado no caso do tomate tipo salada, melão e melancia.

    Estaqueamento

    É feito para evitar o seu crescimento em contato com a terra, facilitar a aeração e a insolação e ainda evitar quebra de ramos, como no caso da berinjela, ervilha-torta, feijão-vagem, pepino, pimentão e tomate.

    Amarração

    Consiste em amarrar as plantas nas estacas para melhor apoio. É feito nas culturas de pepino e tomate.

    Desbrota

    É a eliminação dos brotos que saem nas axilas das folhas ou na haste de algumas espécies, como couve, berinjela, pimentão e tomate.

    Amontoa

    Consiste em chegar mais terra junto às plantas, para melhorar sua fixação ao solo, evitar que a água de irrigação por sulco passe muito próximo à haste da planta ou, ainda, evitar que tubérculos como batata se desenvolvam fora da terra, exposto ao sol.


ID
1686457
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A compostagem é um processo biológico no qual microorganismos degradam a matéria orgânica e disponibilizam os nutrientes para as plantas. Para a decomposição microbiana são necessários muitos elementos, entretanto os mais importantes são o nitrogênio e o carbono.


Quando a relação carbono/nitrogênio for alta, a decomposição do material é,

Alternativas
Comentários
  • Independente de ser superior, quem estuda para a área de segurança deve conhecer muito bem as leis. A banca esta cobrando basicamente só jurisprudência. Afinal, essa prova era para candidatos de tribunais ou de segurança? Eu acredito que não pode misturar, porque senão vcê acaba prejudicando o próprio órgão, traçando um perfil diferente do que o órgão necessita, tirando a vaga de quem quer entrar nessa área e dando para alguém que não quer entrar nessa área e esta buscando apenas um "cargo temporário" enquanto não passa num MP, TJ, DP etc.
  • Uma relação C/N alta [mais carbono (energia) do que nitrogenio] favorece a imobilização do N pelos microorganismo sendo assim a velocidade de decomposição é baixa

    Uma relação C/N baixa favorece a decomposição da M.O sendo assim o N é liberado. 

    Alternativa D.


ID
1686460
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O tomateiro apresenta algumas anomalias fisiológicas que afetam os frutos e as folhas.


Dentre as anomalias fisiológicas, tem-se o lóculo aberto que é caracterizado por (pela),

Alternativas

ID
1686463
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As principais condições que influenciam na qualidade pós-colheita das frutas são a temperatura, a umidade relativa e o período de armazenamento.


As condições ideais de armazenamento para garantir a qualidade pós-colheita da goiaba são:

Alternativas