SóProvas



Prova IMPARH - 2021 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Médico Veterinário


ID
5426023
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A pandemia causada pela COVID-19 (Coronavirus Disease 19, Doença pelo Coronavírus) vem gerando importantes impactos biomédicos, epidemiológicos e socioeconômicos em escala global. Sobre a COVID-19 e de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2021), assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Gabarito: B

    "Faça da dificuldade a sua motivação."


ID
5426026
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre alguns aspectos do comportamento de cães e gatos, é INCORRETO afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito: A

    O tato dos felinos é muito pouco sensível e é considerado um dos sentidos que menos os ajuda em suas caçadas, embora as almofadinhas das patas possuam receptores que indicam o que está entre elas.


ID
5426029
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

( ) O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
( ) A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os Municípios.
( ) Compete à Secretaria Estadual de Saúde (SES) planejar, organizar, controlar, avaliar e executar as ações e serviços de saúde em articulação com o Conselho Municipal, para implantar o plano municipal de saúde.
( ) Um dos princípios do SUS é a equidade. Esse princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • GABARITO D

    LEI FEDERAL - Nº 8080 DE 1990

    Art. 17. À direção ESTADUAL do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:

    I - promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde;.

    II - acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS);

    III - prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde;

    IV - coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços:

    a) de vigilância epidemiológica;

    b) de vigilância sanitária;

    c) de alimentação e nutrição; e

    d) de saúde do trabalhador;

    V - participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana;

    VI - participar da formulação da política e da execução de ações de saneamento básico;

    VII - participar das ações de controle e avaliação das condições e dos ambientes de trabalho;

    VIII - em caráter suplementar, formular, executar, acompanhar e avaliar a política de insumos e equipamentos para a saúde;

    IX - identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional;

    X - coordenar a rede estadual de laboratórios de saúde pública e hemocentros, e gerir as unidades que permaneçam em sua organização administrativa;

    XI - estabelecer normas, em caráter suplementar, para o controle e avaliação das ações e serviços de saúde;

    XII - formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano;

    XIII - colaborar com a União na execução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras;

    XIV - o acompanhamento, a avaliação e divulgação dos indicadores de morbidade e mortalidade no âmbito da unidade federada.

    Art. 18. À direção MUNICIPAL do Sistema de Saúde (SUS) compete:

    I - planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde...

    POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA

    1- PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA ATENÇÃO BÁSICA

    - EQUIDADE: ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade. [...]

    - Integralidade: É o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos. [...]


ID
5426032
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Muitos animais produzem substâncias tóxicas (chamadas venenos), usadas principalmente para defesa ou predação. Temos o caso de sapos que possuem glândulas que, quando pressionadas, eliminam veneno, que pode causar irritação nos olhos ou formigamento na boca. Por essa razão, por expor seus predadores ao veneno, sem propriamente introduzi-lo, o sapo pode ser definido como um animal venenoso. Por sua vez, animais como aranhas, escorpiões e alguns insetos que, além de produzirem toxinas, têm a capacidade de inoculá-las, são considerados animais peçonhentos. A respeito desse assunto, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Gabarito: C


ID
5426035
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A capacidade de um agente infeccioso de produzir doença em um indivíduo infectado é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito: A

    Patogenicidade – propriedade de um microrganismo provocar alterações fisiológicas no hospedeiro, ou seja, capacidade de produzir doença. Virulência – Grau de patogenicidade, determinada pelos fatores de virulência expressos pelas células.


ID
5426038
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A presença de roedores em áreas urbanas e rurais gera agravos econômicos e sanitários de relevância para o homem. O roedor participa da epidemiologia de pelo menos trinta doenças transmitidas ao homem, entre elas a leptospirose, a peste e as hantaviroses. A respeito dos hábitos e do comportamento desses animais, são feitas as afirmações a seguir.

I. As colônias de diferentes espécies competem entre si, prevalecendo, geralmente, animais da espécie Rattus norvegicus, por serem maiores e mais agressivos.
II. Ratos e camundongos são onívoros, embora prefiram alimentos frescos e desprezem estragados, fermentados ou azedos.
III. Os roedores costumam remover alimentos para suas tocas, onde podem vomitar e, assim, fornecer alimento aos filhotes.
IV. Os camundongos formam colônias pequenas, constituídas geralmente por algumas famílias ou casais, enquanto que o gênero Rattus pode agregar até centenas de espécimes.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."


ID
5426041
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a febre amarela, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO A

    GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - VOLUME ÚNICO - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 3 EDIÇÃO -2019

    Hospedeiros e reservatórios

    No CICLO SILVESTRE da febre amarela, os primatas não humanos (PNH) são considerados os principais hospedeiros, amplificadores do vírus, vítimas da doença assim como o HOMEM, que neste ciclo se apresenta como HOSPEDEIRO ACIDENTAL.

    No CICLO SILVESTRE, as principais espécies de culicídeos (mosquitos silvestres) implicadas na transmissão são Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus, além de diversas espécies do gênero Sabethes. Os mosquitos são considerados os verdadeiros reservatórios do vírus da febre amarela, pois, uma vez infectados, permanecem assim durante toda a vida.

    No CICLO URBANO, não registrado no Brasil desde 1942, o homem é o principal hospedeiro com importância epidemiológica, e as espécies de culicídeos (mosquitos vetores) implicadas na transmissão são do gênero Aedes, principalmente o Ae. aegypti, mantendo-se num ciclo homem-mosquito.

    Modo de transmissão

    Não há transmissão de pessoa a pessoa. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. Apenas as fêmeas transmitem o vírus, pois o repasto sanguíneo provê nutrientes essenciais para a maturação dos ovos e, consequentemente, a completude do ciclo gonotrófico. Nos mosquitos, a transmissão também ocorre de FORMA VERTICAL, na qual as fêmeas podem TRANSFERIR O VÍRUS PARA SUA PROLE, favorecendo a manutenção do vírus na natureza.

    No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetor urbano (Ae. aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina.

    No Brasil, a espécie Haemagogus janthinomys destaca-se na transmissão, embora o Haemagogus leucocelaenus tenha assumido maior importância em algumas áreas nas últimas décadas. Outras espécies encontradas naturalmente infectadas com vírus e que possivelmente contribuem na manutenção do vírus na natureza são: Haemagogus albomaculatus, Sabethes glaucodaemon, Sabethes chloropterus, Sabethes cyaneus, Sabethes soperi. Algumas espécies documentadas com o vírus, como Aedes serratus, Aedes scapularis, Psorophora ferox e Aedes albopictus, necessitam de mais estudos para avaliação de sua importância na epidemiologia do vírus na natureza.


ID
5426044
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O farelo de soja é considerado o principal ingrediente proteico nas rações de suínos e aves, apresentando bom valor nutricional e valores de aminoácidos essenciais favoráveis à alimentação. No entanto, a participação desse ingrediente proteico nas rações de animais não ruminantes apresenta limitações em virtude da presença de fatores que dificultam a atuação de enzimas digestivas, pode alterar a morfologia intestinal e interferir na digestibilidade e absorção dos nutrientes. Em relação aos fatores antinutricionais presentes na soja, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Gabarito: D.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."


ID
5426047
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central (SNC) que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. É caracterizada por uma encefalomielite fatal causada por vírus do gênero Lyssavirus. Em relação à essa enfermidade, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D está errada porque o período de incubação da Raiva em cães e gatos varia de 3 a 8 semanas.


ID
5426050
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito das condições de higiene dos locais onde se processa produtos de origem animal, dispostas no capítulo II do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, são feitas as afirmações a seguir.

I. Os estabelecimentos devem possuir programa eficaz e contínuo de controle integrado de pragas e vetores.
II. É proibida a presença de animal alheio ao processo industrial nos estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal.
III. É proibido o uso de utensílios que, pela sua forma ou composição, possam comprometer a inocuidade da matéria-prima ou do produto durante todas as etapas de elaboração, desde a recepção até a expedição, incluindo o transporte.
IV. É permitido residir nos edifícios onde são realizadas atividades industriais com produtos de origem animal, desde que periodicamente sejam monitoradas as condições sanitárias da residência.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
5426053
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em um rebanho de 10.000 cabeças, a letalidade de leptospirose foi de 10% no ano de 2020. Durante esse ano, ocorreram 50 óbitos da doença. Com base nessas informações, o número de casos de leptospirose nessa comunidade em 2020 foi:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • L = mortes/doentes --> 50/1000 = 5% (total 10.000).

  • GABARITO C

    FIZ ASSIM:

    10000 ---------- 100%

    X ----------- 10%

    100X= 100000

    X= 100000/100

    X= 1000 (Números de casos)

    FÓRMULA DA LETALIDADE

    L= NÚMERO DE ÓBITOS/NÚMERO DE CASOS (DOENTES)

    L= 50/1000

    L= 0,05

    10000 ---------- 100%

    X ----------- 5%

    100X= 50000

    X= 50000/100

    X= 500 (Números de casos)


ID
5426056
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos critérios de inspeção ante mortem dispostos no capítulo I – seção I, nos artigos 85 a 101, do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, assinale a afirmação CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • b) § 2º A necropsia de aves será realizada, por Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária ou por médico veterinário integrante da equipe do serviço de inspeção federal, na hipótese de suspeita clínica de enfermidades e sua realização será compulsória quando estabelecida em normas complementares.

  • GABARITO CORRETO D

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

    Art. 93. Quando no exame ante mortem forem constatados casos isolados de doenças não contagiosas que permitam o aproveitamento condicional ou impliquem a condenação total do animal, este deve ser abatido por último ou em instalações específicas para este fim.

    Art. 96. Os animais de abate que apresentem hipotermia ou hipertermia podem ser condenados, levando-se em consideração as condições climáticas, de transporte e os demais sinais clínicos apresentados, conforme dispõem normas complementares.

    Parágrafo único. O disposto no caput não se aplica aos animais pecilotérmicos

    Art. 97 - § 2º No caso de abate de aves, a realização da necropsia será compulsória sempre que a mortalidade registrada nas informações sanitárias da origem do lote de animais for superior àquela estabelecida nas normas complementares ou quando houver suspeita clínica de enfermidades, a critério do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária.

    Art. 98. As carcaças de animais que tenham morte acidental nas dependências do estabelecimento, desde que imediatamente sangrados, podem ser destinadas ao aproveitamento condicional após exame post mortem, a critério do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária.


ID
5426059
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Há dois métodos básicos pelos quais qualquer animal pode se tornar imune a uma doença infecciosa: a imunização passiva e a ativa; ambas podem ser adquiridas naturalmente ou artificialmente. Assinale a alternativa que corresponde à imunidade ativa natural, imunidade passiva natural, imunidade ativa artificial e imunidade passiva artificial, RESPECTIVAMENTE.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.


ID
5426062
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O esgoto doméstico é aquele que provém principalmente de residências, estabelecimentos comerciais, instituições ou quaisquer edificações que dispõem de instalações de banheiros, lavanderias e cozinhas. A respeito das características físicas, químicas e biológicas dos esgotos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os esgotos domésticos compõem-se da água de banho, excretas, papel higiênico, restos de comida, sabão, detergente e águas de lavagem.
II. As bactérias coliformes são típicas de intestino do homem e de outros mamíferos e, por estarem presentes nas fezes humanas e serem de fácil determinação, são adotadas como referência para indicar e medir a grandeza da poluição.
III. Os grupos de substâncias orgânicas nos esgotos são constituídas por compostos de: proteínas (40 a 60%), carboidratos (25 a 50%), gorduras e óleos (10%) e ureia, sulfana, fenóis entre outros.
IV. A cor e a turbidez indicam de imediato o estado de decomposição do esgoto: a cor preta acompanhada de alguma turbidez é típica do esgoto fresco e a tonalidade acinzentada é típica do esgoto velho.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Errei, marquei D! Faz parte...

    Cuidado, é muita pegadinha! Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
5426065
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são enfermidades que requerem notificação obrigatória imediata de caso suspeito ao Serviço Veterinário Oficial:

Alternativas
Comentários
  • Questão pede que seja identificada a alternativa que contenha somente doenças de notificação obrigatória imediata em casos suspeitos segundo a IN nº 50, de 24 de setembro de 2013:

    A)

    • Carbúnculo Hemático - Notificação imediata em caso suspeito
    • Raiva - Notificação imediata em caso suspeito
    • Encefalomielite equina venezuelana - Notificação imediata em caso suspeito
    • Brucelose (B. abortus) - Notificação imediata em caso confirmado

    B)

    • Tuberculose - Notificação imediata em caso confirmado
    • Brucelose (B. abortus) - Notificação imediata em caso confirmado
    • Tétano - Notificação Mensal em caso confirmado
    • Leishmaniose - Notificação Mensal em caso confirmado

    C)

    • Encefalomielite equina do leste - Notificação imediata em caso suspeito
    • Cisticercose Suína - Notificação Mensal em caso confirmado
    • Leptospirose - Notificação Mensal em caso confirmado
    • Mormo - Notificação imediata em caso suspeito

    D)

    • Carbúnculo Hemático (Antraz) - Notificação imediata em caso suspeito
    • Encefalomielite equina do leste - Notificação imediata em caso suspeito
    • Brucelose ( B. Melitensis) - Notificação imediata em caso suspeito
    • Mormo - Notificação imediata em caso suspeito

    Gabarito D

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • GABARITO CORRETO D

    INSTRUÇÃO NORMATIVA No 50, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013.

    1. Doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial:

    a) Múltiplas espécies

    • Brucelose (Brucella melitensis)...

    f) Equídeos

    • Encefalomielite equina venezuelana...

    2. Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:

    a) Múltiplas espécies

    • Antraz (carbúnculo hemático)
    • Raiva...

    e) Equídeos

    • Mormo...

    3. Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado:

    c) Bovinos e bubalinos

    • Brucelose (Brucella abortus)
    • Tuberculose...

    4. Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado:

    a) Múltiplas espécies

    • Leishmaniose
    • Tétano (Clostridium tetani)...

ID
5426068
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A utilização de baixas temperaturas para conservar alimentos é um método antigo. Na pré-história os homens já armazenavam a caça em meio ao gelo para comê-la posteriormente. A produção de frio para a indústria de alimentos foi um grande avanço, pois possibilitou o armazenamento e transporte de produtos perecíveis. Quanto aos microrganismos resistentes ao frio, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO qual?

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5426071
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, atualizado pelo Decreto nº 10.468, de 18 de agosto de 2020, regulamenta as Leis nº 1283 e 7.889, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. No seu Art. 10 define alguns processos a serem utilizados na destinação de produtos de origem animal.

I. Destinação dada pela empresa ou pelo serviço oficial às matérias-primas e aos produtos que se apresentarem em desconformidade com a legislação para elaboração de produtos não comestíveis, assegurada a inocuidade do produto final, quando couber.
II. Aplicação de procedimento ou processo ao produto ou à matéria-prima de origem animal com o objetivo de torná-lo visualmente impróprio ao consumo humano.
III. Aplicação de procedimento ou processo ao produto ou à matéria-prima de origem animal, com o uso de substância química, com o objetivo de torná-lo visualmente impróprio ao consumo humano.
IV. Destinação para a destruição, dada pela empresa ou pelo serviço oficial às matérias-primas e aos produtos que se apresentam em desacordo com a legislação.

Esses processos são chamados respectivamente, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
5426074
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A leishmaniose visceral (LV), conhecida popularmente como calazar, é uma zoonose sistêmica causada por um protozoário do gênero Leishmania. Sobre essa enfermidade, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5426077
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Planejar e programar o desenvolvimento de ações em saúde pública exige um conhecimento detalhado das condições de vida e de trabalho das pessoas que residem em determinado território, bem como o entendimento dos fatores determinantes e condicionantes do processo saúde-doença e suas implicações.

Os itens (I) e (II) descrevem alguns desses fatores.

I. Condições materiais necessárias à subsistência, relacionados à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
II. Formas social e culturalmente determinadas de vida que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, em hábitos como o fumo, consumo de álcool e o lazer.

Em relação aos fatores descritos:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Gabarito D.

    "Os determinantes sociais da saúde são as circunstâncias em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo o sistema de saúde. Essas circunstâncias são o resultado da distribuição de dinheiro, poder e recursos nos níveis global, nacional e local, que por sua vez dependem das políticas adotadas.

    Os determinantes da saúde explicam a maior parte das iniquidades em saúde, ou seja, das diferenças injustas e evitáveis ​​observadas nos e entre os países em relação à situação de saúde. Estão ligadas as condições socioeconômicas, culturais e ambientais.

    Os fatores condicionantes são aqueles que estão ligados á genética ou biologia da pessoa, ao meio ambiente e ao estilo de vida (alimentação, consumo de substâncias, atividades física)."

    Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/8252532


ID
5426080
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária

A morbidade é um dos importantes indicadores de saúde, sendo um termo genérico usado para designar o conjunto de casos de uma dada doença ou a soma de agravos à saúde que atingem um grupo de indivíduos. Para fazer essas mensurações, utilizam-se, principalmente, medidas de incidência e prevalência, sobre as quais se fazem as afirmações a seguir.

( ) Incidência representa a frequência com que surgem novos casos de determinada doença em um intervalo de tempo, sendo uma medida dinâmica.
( ) Prevalência representa a proporção de indivíduos de uma população que é acometida por uma determinada doença ou agravo em um determinado momento, e engloba tanto os casos novos que ocorreram no período, quanto os casos pré-existentes.
( ) Alta incidência significa alto risco de adoecer.
( ) A prevalência e a incidência estão relacionadas, uma vez que a incidência é uma função da prevalência mediada pelo tempo de duração da doença.

Assinalando verdadeiro (V) ou falso (F), a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5426083
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os indicadores de saúde têm como propósito principal elucidar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Embora existam muitas especificidades, tendo como base os parâmetros sugeridos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os epidemiologistas agrupam em categorias:

I. Indicadores que traduzem diretamente a saúde.
II. Indicadores que se referem às condições do meio.
III. Indicadores que medem os recursos materiais e humanos relacionados às atividades de saúde.

A seguir são sistematizados alguns exemplos sobre tais agrupamentos:

1. Esperança de vida ao nascer.
2. Índices relativos à rede de unidades para a atenção básica.
3. Índice de abastecimento de água.

Qual a associação está CORRETA?

Alternativas

ID
5426086
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos critérios de inspeção post mortem dispostos no capítulo I – seção III – Dos aspectos gerais da inspeção post mortem, do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, considere as afirmações a seguir.

I. As carcaças dos bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não a todos os diagnósticos para brucelose, que apresentam lesão localizada, podem ser liberadas para consumo em natureza, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
II. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp devem ser condenados quando houver caquexia.
III. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Fasciola hepatica devem ser condenados quando houver caquexia ou icterícia.
IV. As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite crônica, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, serão destinados à esterilização pelo calor.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I. As carcaças dos bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não a todos os diagnósticos para brucelose, que apresentam lesão localizada, podem ser liberadas para consumo em natureza, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.

    CORRETO: RIISPOA, Art 138; § 3 º As carcaças dos bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, podem ser liberadas para consumo em natureza, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.

    II. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp devem ser condenados quando houver caquexia.

    CORRETO: RIISPOA; Art. 150. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp (esofagostomose) devem ser condenados quando houver caquexia.

    III. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Fasciola hepatica devem ser condenados quando houver caquexia ou icterícia.

    CORRETO: RIISPOA; Art. 152. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Fasciola hepática devem ser condenados quando houver caquexia ou icterícia.

    IV. As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite crônica, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, serão destinados à esterilização pelo calor.

    ERRADO: RIISPOA; Art.162; § 1º-A As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite crônica, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, podem ser liberados.

    Gabarito A

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • ALTERNATIVA CORRETA A

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

    Art. 138. § 3ºAs carcaças dos bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, podem ser liberadas para consumo em natureza, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.

    Art. 150. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp (esofagostomose) devem ser condenados quando houver caquexia.

    Art. 152. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Fasciola hepática devem ser condenados quando houver caquexia ou icterícia.

    Art. 162. As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite devem ser condenadas, sempre que houver comprometimento sistêmico.

    § 1º As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite aguda, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, serão destinadas à esterilização pelo calor.

    § 1º-A As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite crônica, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, podem ser liberados.


ID
5426089
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A esporotricose é uma micose cutânea ou subcutânea, de evolução subaguda ou crônica, causada pelo fungo do Complexo Sporothrix, espécies schenckii e brasiliensis. Pesquisadores apontam tratar-se de uma zoonose em franco crescimento e ainda negligenciada pelo setor público. Sobre essa doença, é CORRETO afirmar

Alternativas
Comentários
  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Biópsia, Microscópico, Cultivo

    A confirmação diagnóstica laboratorial é feita por meio do isolamento do fungo obtido de material de biópsia ou aspirado de lesões.

    Técnicas sorológicas são ferramentas diagnósticas que auxiliam.

    itraconazol para todas as formas da doença.

    a infecção pulmonar ou sistêmica : anfotericina B no início e depois continua com o itraconazol.

    mulheres grávidas: com anfotericina B.

    O Sistema Único de Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, oferece gratuitamente o itraconazol e o complexo lipídico de anfotericina B para o tratamento da esporotricose humana.


ID
5426092
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do que dispõe os Art. 225 e 226, sobre a inspeção sanitária de ovos e derivados, do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Gema visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra, com contorno aparente, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central, são características que devem ser apresentadas por ovo tipo “B”.

    ERRADA, são características apresentadas por ovo tipo A

    B) Ovos da categoria “A” podem apresentar manchas sanguíneas pequenas e pouco numerosas na clara e na gema.

    ERRADA, ovos da categoria B podem apresentar manchas sanguíneas pequenas e pouco numerosas na clara e na gema.

    C) Os ovos da categoria “B” serão destinados exclusivamente à industrialização.

    CERTA, art 226; Parágrafo único. Os ovos da categoria “B” serão destinados exclusivamente à industrialização.

    D) Ovos provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução, que não foram submetidos ao processo de incubação, podem ser classificados em “A” ou “B”, dependendo da aparência externa e da qualidade interna.

    ERRADA, ovos provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução não submetidos a processo de incubação podem ser classificados somente na categoria B.

    Gabarito C

  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Art. 225. Ovos da categoria “A” devem apresentar as seguintes características qualitativas:

    I - casca e cutícula de forma normal, lisas, limpas, intactas;

    II - câmara de ar com altura não superior a 6mm (seis milímetros) e imóvel;

    III - gema visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra, com contorno aparente, movendo-se

    ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central;

    IV - clara límpida e translúcida, consistente, sem manchas ou turvação e com as calazas intactas; e

    V - cicatrícula com desenvolvimento imperceptível.

    Art. 226. Ovos da categoria “B” devem apresentar as seguintes características:

    I - serem considerados inócuos, sem que se enquadrem na categoria “A”;

    II - apresentarem manchas sanguíneas pequenas e pouco numerosas na clara e na gema; ou

    III - serem provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução que não foram submetidos ao

    processo de incubação.

    Parágrafo único. Os ovos da categoria “B” serão destinados exclusivamente à industrialização.


ID
5426095
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Resolução nº 1138, de 16 de dezembro de 2016, que entrou em vigor em 9 de setembro de 2017, aprova o Código de Ética do Médico-Veterinário. De acordo com o Capítulo II – Dos deveres no seu Art. 6°, são deveres do médico-veterinário:

I. fornecer informações de interesse da saúde pública e ordem econômica às autoridades competentes nos casos de enfermidades de notificação obrigatória.
II. facilitar a participação dos profissionais da Medicina Veterinária nas atividades dos órgãos de classe.
III. comunicar aos órgãos competentes e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de sua jurisdição as falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, sempre que representar riscos à saúde humana ou animal.
IV. realizar a eutanásia mediante solicitação escrita do tutor.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Art. 6º São deveres do médico veterinário:

    I - aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso

    científico em benefício dos animais, do homem e do meio-ambiente;

    II - exercer a profissão evitando qualquer forma de mercantilismo;

    III - combater o exercício ilegal da Medicina Veterinária denunciando toda

    violação às funções específicas que a ela compreende;

    IV - assegurar, quando investido em função de direção, as condições para o

    desempenho profissional do médico veterinário;

    V - relacionar-se com os demais profissionais, valorizando o respeito mútuo

    e a independência profissional de cada um, buscando sempre o bem-estar social da

    comunidade;

    VI - exercer somente atividades que estejam no âmbito de seu conhecimento

    profissional;

    VII - fornecer informações de interesse da saúde pública e de ordem

    econômica às autoridades competentes nos casos de enfermidades de notificação

    obrigatória;

    VIII - denunciar pesquisas, testes, práticas de ensino ou quaisquer outras

    realizadas com animais sem a observância dos preceitos éticos e dos procedimentos

    adequados;

    IX - não se utilizar de dados estatísticos falsos nem deturpar sua interpretação

    científica;

    X - informar a abrangência, limites e riscos de suas prescrições e ações

    profissionais;

    XI - manter-se regularizado com suas obrigações legais junto ao seu CRMV;

    XII - facilitar a participação dos profissionais da Medicina Veterinária nas

    atividades dos órgãos de classe;

    XIII - realizar a eutanásia nos casos devidamente justificados, observando

    princípios básicos de saúde pública, legislação de proteção aos animais e normas do

    CFMV;

    XIV - não se apropriar de bens, móvel ou imóvel, público ou privado de que

    tenha posse, em razão de cargo ou função, ou desviá-lo em proveito próprio ou de outrem;

    XV - comunicar ao CRMV, com discrição e de forma fundamentada, qualquer

    fato de que tenha conhecimento, o qual possa caracterizar infração ao presente código

    e às demais normas e leis que regem o exercício da Medicina Veterinária;

    XVI – comunicar aos órgãos competentes e ao CRMV de sua jurisdição as

    falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe,

    sempre que representar riscos a saúde humana ou animal.


ID
5426098
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde, fazem parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com periodicidade de notificação semanal, as seguintes enfermidades:

Alternativas
Comentários
  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Semanais

    1. Acidente de trabalho com exposição a material biológico
    2. Dengue - Casos

    (Dengue óbito- NOTIF. IMEDIATA)

    3.Doença de Chagas Crônica

    4.Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ)

    5.Doença aguda pelo vírus Zika

    (zika óbito ou em gestante - N. IMEDIATA)

    6.Esquistossomose

    7.Chikungunya

    (Chikungunya obito ou areas sem casos - IMEDIATA)

    8.Hanseníase

    9.Hepatites virais

    10.HIV/AIDS (gestante ou criança, qualquer tipo)

    11.Intoxicação Exógena ( químicas, agrotóxicos, gases e metais)

    12.Leishmaniose Tegumentar e Visceral.

    13.Malária na região amazônica

    14.(Malaria em região NÃO amazonica - IMEDIATA)

    15.Óbito:a. Infantilb. Materno

    16.Sífilis

    17.Toxoplasmose gestacional e congênita

    18.Tuberculose

    19.Violência doméstica e/ou outras violências

    (Violência sexual e tentativa de suicídio - IMEDIATA)


ID
5426101
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As formas de poluição da água são várias, de origem natural, ou como resultado das atividades humanas. A definição dada a seguir, segundo o Manual de Saneamento, publicado pela Fundação Nacional de Saúde em 2020: “Acúmulo de substâncias minerais (areia, argila) ou orgânicas (lodo) em um corpo d’água, o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil” refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5426104
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a febre maculosa brasileira, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) É uma doença infecciosa febril crônica, transmitida por carrapatos, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas até formas mais graves, com baixa taxa de letalidade.
( ) No Brasil, os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório de riquétsias. Os equídeos, roedores, como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais, como o gambá (Didelphis sp), têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa e há estudos recentes sobre o envolvimento desses animais como amplificadores de riquétsias, assim como transportadores de carrapatos potencialmente infectados.
( ) Reação de imunofluorescência indireta é o método sorológico mais utilizado para o diagnóstico das riquetsioses. Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7º até o 10º dia de doença. Os anticorpos IgM são considerados específicos e não apresentam reação cruzada com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras).
( ) Cultura com isolamento da riquétsia é o método diagnóstico ideal. O isolamento do agente etiológico é feito a partir do sangue (coágulo) ou de fragmentos de tecidos (pele e pulmão obtidos por biópsia) ou de órgãos (pulmão, baço, fígado obtidos por necropsia), além do carrapato retirado do paciente. O vetor coletado deverá ser acondicionado em frasco apropriado e encaminhado ao laboratório de referência para ixodídeos.

Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • (F) Elevada Taxa de letalidade.

    (F) Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7oao 10odia de doença. Os anticorpos IgM podem apresentar reação cruzada com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras) ...

  • ALTERNATIVA B

    GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - VOLUME ÚNICO - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 3 EDIÇÃO -2019

    Descrição

    A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com ELEVADA TAXA DE LETALIDADE. 

    Reservatório

    No Brasil, os principais reservatórios da R. rickettsii são carrapatos do gênero Amblyomma, tais como o A. cajennense, A. cooperi (dubitatum) e o A. aureolatum. Entretanto, potencialmente qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório, como ocorre com o Haemaphysalis leporispalustris (carrapato do coelho).

    Os equídeos, roedores, como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais, como o gambá (Didelphus sp), têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa e há estudos recentes sobre o envolvimento desses animais como reservatórios ou amplificadores de Rickettsia, assim como transportadores de carrapatos potencialmente infectados.

    Diagnóstico laboratorial

    Exames específicos (Anexo A)

    Pesquisa indireta por métodos imunológicos

    Reação de imunofluorescência indireta (RIFI)é o método sorológico mais utilizado para o esclarecimento diagnóstico das rickettsioses, [...] Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7o ao 10o dia de doença. Os anticorpos IgM PODEM APRESENTAR REAÇAO CRUZADA com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras) e, portanto, devem ser analisados com critério. 

    Pesquisa direta da Rickettsia

    Isolamento – a cultura com isolamento da Rickettsia é o método diagnóstico ideal. O isolamento do agente etiológico é feito a partir do sangue (coágulo) ou de fragmentos de tecidos (pele e pulmão obtidos por biópsia) ou de órgãos (pulmão, baço, fígado obtidos por necrópsia), além do próprio carrapato retirado do paciente. [...] Em relação ao vetor coletado, o mesmo deverá ser acondicionado em frasco com propiletílico e encaminhado ao laboratório de referência para ixodides.


ID
5426107
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Bromatologia é o estudo da composição química dos alimentos, de seus fatores nutricionais e antinutricionais, tendo como objetivo principal a determinação de suas frações nutritivas, para permitir a produção de uma dieta adequada para cada grupo animal. Em relação às características e a algumas metodologias usadas para avaliação de alimentos, são feitas as afirmações a seguir.

I. Alimentos concentrados possuem alto teor energético por unidade de volume, ou seja, com menos com 10% de fibra bruta na matéria seca.
II. Aditivos são substâncias adicionadas ao alimento para conservar, intensificar ou modificar suas propriedades sem prejudicá-las, como conservante, antioxidante, tampão, corante e flavorizante.
III. Entre os métodos químicos de avaliação de alimentos, está o de Van Soest, cujo principal diferencial, em relação ao método de Weende, é o fracionamento da fibra em duas partes: FDA (fibra em detergente ácido) e FDN (fibra em detergente neutro).
IV. Entre os métodos biológicos de avaliação de alimentos está a “digestibilidade in vitro e produção de gases”, que é um método indireto para avaliar o desaparecimento da matéria seca de alimentos volumosos, pelo resíduo remanescente da digestão microbiana.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
5426110
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recentemente foi revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de 03/03/2017. O programa tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência da brucelose e tuberculose em bovinos e bubalinos, visando à erradicação.
Sobre o Programa, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • A) CORRETA A PRIMEIRA PARTE Art. 4o A estratégia de atuação do PNCEBT é baseada naclassificação das Unidades da Federação - UFs quanto ao grau de risco para brucelose e tuberculose, conforme estabelecido no CapítuloXVII desta Instrução Normativa, e na definição de procedimentos de defesa sanitária animal a serem adotados de acordo com essa classificação. MAS errado em relação ao CE.

    B) No Programa são preconizadas medidas sanitárias compulsórias, associadas a ações de adesão voluntária. As medidas compulsórias consistem na vacinação de bezerras entre 5 e 8 meses de idade contra a brucelose e o controle do trânsito de animais; já as voluntárias consistem na certificação de propriedades livres de brucelose ou de tuberculose. 3 a 8 meses.

    c) É proibidautilização da vacina B19 em fêmeas com idade superior a oito meses. Art. 15. É facultada ao produtor a vacinação de fêmeas bovinas com idade superior a oito meses utilizando-se a vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51.

  • ALTERNATIVA CORRETA D

    INSTRUÇÃO NORMATIVA SDA No 10, DE 3 DE MARÇO DE 2017

    CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA E DA ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

    Art. 4o A estratégia de atuação do PNCEBT é baseada na classificação das Unidades da Federação - UFs quanto ao grau de risco para brucelose e tuberculose, conforme estabelecido no Capítulo XVII desta Instrução Normativa, e na definição de procedimentos de defesa sanitária animal a serem adotados de acordo com essa classificação.

    CAPÍTULO III - DA VACINAÇÃO CONTRA A BRUCELOSE

    Art. 9o É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).

    Art. 13. É proibida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade.

    CAPÍTULO VI - DO DIAGNÓSTICO INDIRETO DA BRUCELOSE

    Art. 27. O Teste de Polarização Fluorescente (FPA) será utilizado como teste único ou como teste confirmatório em animais reagentes ao teste do AAT ou inconclusivos ao teste do 2-ME, de acordo com as seguintes condições e critérios