SóProvas



Questões de Normas, Resoluções e Leis


ID
594139
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As vacinações, as provas biológicas, os tratamentos terapêuticos e as medidas profiláticas são considerados requisitos sanitários específicos das medidas de controle do trânsito de animais, seus produtos e subprodutos, conforme o Decreto-N nº 4.495 de 26/07/1999 referente à legislação de Defesa Sanitária Animal do estado do Espírito Santo. De acordo com esta legislação, é considerado um requisito sanitário específico para a espécie equina:

Alternativas
Comentários
  • d)

    o tratamento contra ectoparasitoses.


ID
802636
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a Lei nº 9.605, de 12/02/1998, em seu Art 32, a que penalização esta sujeito o condutor de carroça que estiver chicoteando um cavalo que se apresenta desnutrido, magro, com algumas lesões corporais principalmente no dorso e submetido à tração de uma carroça contendo carga de 250 Kg?

Alternativas
Comentários
  • GAB; E

     

    Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

     

    SEJA FORTE !


ID
1016620
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos e higiene pessoal dos funcionários/ colaboradores, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A - Correta

    B - Errada

    C- Correta

    D- Correta

    E - Correta

  • B) INCORRETA

    Parágrafo único. Os uniformes, caso sejam reutilizáveis, devem ser guardados em ambientes fechados até que sejam lavados e
    quando for o caso, desinfetados ou esterilizados.
    Art. 98. Os uniformes devem ser fornecidos pelo fabricante conforme procedimentos escritos.


    Parágrafo único. A lavagem dos uniformes é de responsabilidade da empresa

    RESOLUÇÃO RDC Nº 17, DE 16 DE ABRIL DE 2010

     


ID
1016623
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação às Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Medicamentos e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), é correto afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Correções:

    A) Art. 236. O Procedimento Operacional Padrão para numeração de lotes deve assegurar que os números de lotes não serão usados de forma repetida, o que também se aplica ao reprocessamento.

    B) Art. 228. Deve haver Procedimentos Operacionais Padrão e registros para o recebimento de matéria-prima e de materiais de embalagem primário e material impresso.

    C) Art. 227. Os Procedimentos Operacionais Padrão devem estar disponíveis quanto a:

    I - montagem e qualificação de equipamentos; II - aparato analítico e calibração; III - manutenção, limpeza e sanitização; IV - pessoal, incluindo qualificação, treinamento, uniformes e higiene; V - monitoramento ambiental; VI - controle de pragas; VII - reclamações; VIII - recolhimentos; e IX - devoluções

    D) Art. 235. O Procedimento Operacional Padrão que trata da numeração de lotes deve assegurar a rastreabilidade durante todas as etapas de produção, incluindo embalagem.

    E) Art. 231. Os Procedimentos Operacionais Padrão devem estar disponíveis para cada instrumento e equipamento (por exemplo, utilização, calibração, limpeza, manutenção) e colocados próximos aos equipamentos. (e não em único local, visto que o POP deve ser seguido criteriosamente durante todas as etapas de fabricação).


ID
1020043
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Capítulo VI – Do meio ambiente, artigo 225 lê-se: “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.” Após esse artigo, no parágrafo 1 e seus incisos, estão descritas ações para assegurar a efetividade desse direito, incumbidas ao poder público. Leia com atenção as seguintes afirmações extraídas e eventualmente alteradas desse parágrafo e assinale a alternativa correta:

I. preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas:

II. preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e delegar às entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético licença específica;

III. definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;

IV. exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, feito por autoridade competente e mantido em sigilo;

V. controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

VI. promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

VII.proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Art. 225 da CF em seu Párag 1: 

    Inciso II :preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e FISCALIZAR às entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético licença específica;

    IV: exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, feito por autoridade competente QUE SE DARÁ PUBLICIDADE;

  • GABARITO LETRA C

    Art. 225 da CF

    §1: Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao PODER PÚBLICO:

    II: Preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e FISCALIZAR às entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético licença específica;

    IV: Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, Estudo Prévio de Impacto Ambiental, a que se dará publicidade;


ID
1020046
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A lei nº 9.985 de 18 de julho de 2000, regulamenta o artigo 225 § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal e institui.

Alternativas
Comentários
  • B- Snuc

  • B)

    Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.


ID
1020049
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os seguintes parágrafos foram extraídos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Capítulo VI – Do meio ambiente) e eventualmente modificados de sua redação original. Leia-os com atenção e assinale a alternativa correta que corresponde à redação original:

I. Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

II. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. São arrendadas as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

V. As usinas que operem com reator nuclear deverão estar isoladas

Alternativas
Comentários
  • Art. 225 CF

    § 5º - São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à

    proteção dos ecossistemas naturais.

    § 6º - As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não

    poderão ser instaladas.



ID
1020058
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

“Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente. São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha.” Tendo sido constatada infração ambiental, deve-se dirigir representação às autoridades relacionadas acima, e essa representação pode ser feita por:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Art. 70. Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

    § 2º Qualquer pessoa, constatando infração ambiental, poderá dirigir representação às autoridades relacionadas no parágrafo anterior, para efeito do exercício do seu poder de polícia.

  • Gabarito: letra D.

    Fonte: Lei de Crimes Ambientais, lei 9605/1998.

    Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm


ID
1020061
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Lei 11.428 de 2006, o corte e a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, quando a vegetação: exercer a função de proteção de mananciais ou de prevenção e controle de erosão; formar corredores entre remanescentes de vegetação primária ou secundária em estágio avançado de regeneração; proteger o entorno das unidades de conservação; ou possuir excepcional valor paisagístico, reconhecido pelos órgãos executivos competentes são:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Art. 11.  O corte e a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica ficam vedados quando:  

    I - a vegetação: 

    a) abrigar espécies da flora e da fauna silvestres ameaçadas de extinção, em território nacional ou em âmbito estadual, assim declaradas pela União ou pelos Estados, e a intervenção ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivência dessas espécies; 

    b) exercer a função de proteção de mananciais ou de prevenção e controle de erosão; 

    c) formar corredores entre remanescentes de vegetação primária ou secundária em estágio avançado de regeneração; 

    d) proteger o entorno das unidades de conservação; ou 

    e) possuir excepcional valor paisagístico, reconhecido pelos órgãos executivos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA;  



ID
1020064
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) definiu em sua resolução nº001 de 23 de janeiro de 1986, no artigo segundo, atividades que dependem de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental. Posteriormente o CONAMA publicou a resolução de número 11, em 18 de março de 1986, alterando a resolução anteriormente citada, incluindo como atividade comercial com necessidade de estudo de impacto ambiental:

Alternativas
Comentários
  • Correta

    - Projetos Agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 ha. ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental.

  • Dificuldade absurda e desumana.

    Como se prevenir pra uma questão dessas? Impossível!

    Esta só no chute teleguiado pela Mãe Diná.


ID
1020067
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a resolução do CONAMA nº237/1997 o termo Licença Ambiental corresponde ao “ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor”. Ao investigar uma empresa, o perito deve ter acesso a esse documento e portanto deve saber que existem, além das licenças ambientais específicas, três tipos de licenças expedidas pelo poder público (artigo 8º da resolução supracitada):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    CONAMA no237/1997

    Art. 8° - O Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá as seguintes licenças:

    I - Licença Prévia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação;

    II - Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantesda qual constituem motivo determinante;

    III - Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.


ID
1020070
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Instrução normativa nº3 de 26 de maio de 2003 do Ministério do meio ambiente, lista as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Essas espécies são protegidas de modo integral. Essa lista está dividida em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Essa nem quem formulou a questão acertaria.


ID
1020082
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A instrução normativa do IBAMA nº15 de 22 de dezembro de 2010 divide os criadores de passeriformes nas categorias criador amador e criador comercial, descrevendo minuciosamente os direitos e obrigações de cada um. Aos criadores amadores é facultado o direito de manter um número maior de espécies, desde que esses não as comercializem. Aos criadores comerciais apenas a lista de espécies do anexo I-A foi liberada para reprodução e comercialização. Assinale a alternativa que contém apenas espécies que podem ser reproduzidas para fins comerciais:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Canário-da-terra, azulão, curió e tico-tico.


ID
1020190
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A confirmação de métodos por exame e fornecimento de evidência objetiva de que os requisitos específicos para um determinado uso pretendido são atendidos é conhecida na norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17.025:2005 como:

Alternativas
Comentários
  • Muitas vezes, nas questões relacionada com norma 17025 emprega a diferença entre validação e calibração. Isso pode ser observada nessa questão, porque eles colocaram definição do termo validação.

    Já a definição de calibração é a operação realizada para estabelecer a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição e os valores correspondentes às grandezas estabelecidos com base em padrões.


ID
1020193
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A afirmação “5.4.7.2 a) O software de computador desenvolvido pelo usuário esteja documentado em detalhes suficientes e apropriadamente validados, como adequado para uso;” está presente na norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17.025:2005 como requisito para garantir:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está errada. A norma cita isso em Controle de Dados (5.4.7). A rastreabilidade de medição é o requisito 5.6.

  • A rastreabilidade significa documentas os medições, logo, possibilitará uma consulta posterior caso se tenha dúvidas acerca deles.. Mesmo não sabendo onde está localizado esse, a questão não faz nenhuma menção a rastreabilidade de medição.  

  • Gabarito errado.

    Como nosso caro amigo Concurseiro disse: a questão faz referência ao Controle de Dados.

     


ID
1020196
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Como requisito específico para rastreabilidade de medição, as calibrações e medições feitas por laboratórios de calibração devem ser rastreáveis ao __________________ de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17.025:2005 assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
1057531
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre os aspectos éticos da utilização de animais para pesquisa, analise as afirmativas a seguir.

I. A criação ou a utilização de animais para pesquisa ficam restritas, exclusivamente, às instituições credenciadas no CONCEA.
II. O animal poderá ser submetido à qualquer intervenção, mesmo que não descrita nos protocolos de pesquisa, desde que antes, durante e após o experimento, receba cuidados especiais, conforme estabelecido pelo CONCEA.
III. O CONCEA, mesmo levando em conta a relação entre o nível de sofrimento para o animal e os resultados práticos que se esperam obter, não poderá restringir ou proibir experimentos que importem em elevado grau de agressão ao animal, desde que estes estejam justificados no protocolo de pesquisa.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

    I. A criação ou a utilização de animais para pesquisa ficam restritas, exclusivamente, às instituições credenciadas no CONCEA. Correta. Art 12.

    II. O animal poderá ser submetido à qualquer intervenção, mesmo que não descrita nos protocolos de pesquisa, desde que antes, durante e após o experimento, receba cuidados especiais, conforme estabelecido pelo CONCEA. Errada

    Art. 14. O animal só poderá ser submetido às intervenções recomendadas nos protocolos dos experimentos que constituem a pesquisa ou programa de aprendizado quando, antes, durante e após o experimento, receber cuidados especiais, conforme estabelecido pelo CONCEA.

    III. O CONCEA, mesmo levando em conta a relação entre o nível de sofrimento para o animal e os resultados práticos que se esperam obter, não poderá restringir ou proibir experimentos que importem em elevado grau de agressão ao animal, desde que estes estejam justificados no protocolo de pesquisa. Errada

    Art 15. O CONCEA, levando em conta a relação entre o nível de sofrimento para o animal e os resultados práticos que se esperam obter, poderá restringir ou proibir experimentos que importem em elevado grau de agressão.


ID
1318534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com as normas gerais de inspeção e fiscalização da produção, do comércio e do uso de produtos destinados à alimentação animal, julgue o item que se segue.
A fim de assegurar o amplo direito de defesa ao infrator, deverá ser permitida a análise pericial, a qual consiste na realização de análise laboratorial ou prova biológica utilizando-se contraprova de amostra coletada por fiscais.

Alternativas
Comentários
  • Dec. n. 6296, 11 dezembro de 2007
    Título I - Das disposições preliminares

    Art.5o Para os efeitos deste Regulamento,são adotadas as seguintes definições:

    I ­ análise de fiscalização: análise laboratorial ou prova biológica para efeitos de avaliação dos produtos de que trata este Regulamento, com a finalidade de verificar o cumprimento dos dispositivos legais aplicáveis;

    II ­ análise pericial: análise laboratorial ou prova biológica realizada a partir da contraprova da amostra de fiscalização, por comissão constituída, para assegurar amplo direito de defesa ao infrator; 


  • NOVO. RIISPOA  (Decreto 9.013, modificado pelo decreto 9.069 de 2017)

    Art. 10 IV - análise pericial - análise laboratorial realizada a partir da amostra oficial de contraprova, quando o resultado da amostra da análise fiscal for contestado por uma das partes envolvidas, para assegurar amplo direito de defesa ao interessado, quando pertinente;
     


ID
1318540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com as normas gerais de inspeção e fiscalização da produção, do comércio e do uso de produtos destinados à alimentação animal, julgue o item que se segue.
Qualquer produto destinado à alimentação animal apreendido poderá, a critério da autoridade julgadora, ser comercializado, inutilizado ou doado a órgão oficial de ensino e pesquisa ou zoológico.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.296, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2007.

    Aprova o Regulamento da Lei no 6.198, de 26 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal, dá nova redação aos arts. 25 e 56 do Anexo ao Decreto no 5.053, de 22 de abril de 2004, e dá outras providências.

    Art. 117. Qualquer produto apreendido poderá, a critério da autoridade julgadora, ser objeto de inutilização ou de doação a órgão oficial de pesquisa, zoológico, instituições de ensino ou entidades sem fins lucrativos reconhecidas de utilidade pública, ficando a cargo destes beneficiários a responsabilidade de análise dos produtos para fins de uso e consumo, sendo vedada a sua comercialização. 

    Parágrafo único. A inutilização prevista no caput deverá ser executada pelo infrator a suas expensas, na presença de representante do órgão fiscalizador.


ID
1411675
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Dentre as Leis, Resoluções, Decretos, Portarias e Comunicações Importantes que envolvem o Controle Higiênico-sanitário de alimentos, temos a RDC 216 e a RDC 275 da ANVISA que dispõem respectivamente sobre:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    rdc 216: Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

    rdc 275/2002: Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos  

      Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos  

    Produtores/Industrializadores de Alimentos.  


ID
1495561
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considere a Resolução Normativa Nº 17, de 13 de Julho de 2014, que dispõe sobre o reconhecimento de métodos alternativos ao uso de animais em atividade de pesquisa no Brasil.
Segundo o Art. 5º, parágrafo único, após o reconhecimento do método alternativo pelo CONCEA, fica estabelecido como limite para a substituição obrigatória do método original pelo método alternativo, o prazo, em anos, de:

Alternativas

ID
1495564
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a lei nº 11.794/08, Art. 6º, o CONCEA é constituído por:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B


ID
1495567
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Resolução Normativa nº 2, de 30 de dezembro de 2010, que trata da Constituição da CEUA, estabelece que:

Alternativas

ID
1534393
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) foi elaborado com o objetivo de garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênico- sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo. É organizado de forma descentralizada e integrado pela União, os Estados e o Distrito Federal e os Municípios.

Assinale a opção que indica a competência dos Municípios.

Alternativas
Comentários
  • e)

    Realizar o cadastro das casas de comércio de produtos de uso agronômico e veterinário.

  • § 1º A Instância Local dará, na sua jurisdição, plena atenção à sanidade agropecuária, com a participação da sociedade organizada, tratando das seguintes atividades:

    I - cadastro das propriedades;

    II - inventário das populações animais e vegetais;

    III - controle de trânsito de animais e vegetais;

    IV - cadastro dos profissionais atuantes em sanidade;

    V - execução dos programas, projetos e atividades de educação sanitária em defesa agropecuária, na sua área de atuação;

    VI - cadastro das casas de comércio de produtos de usos agronômico e veterinário;

    VII - cadastro dos laboratórios de diagnósticos de doenças;

    VIII - inventário das doenças e pragas diagnosticadas;

    IX - execução de campanhas de controle de doenças e pragas;

    X - educação e vigilância sanitária;

    XI - participação em projetos de erradicação de doenças e pragas; e

    XII - atuação em programas de erradicação de doenças e pragas.


ID
1534579
Banca
UFCG
Órgão
Prefeitura de Nova Floresta - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa correta relativas às exigências sanitárias para o transporte de cães e gatos pelos estados partes do MERCOSUL, constantes na Instrução Normativa MAPA 5/2013:

Alternativas
Comentários
  • DAS EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS

    Art. 11 Os animais com mais de 90 (noventa) dias de vida deverão ingressar imunizados contra a raiva, usando-se, no país de sua aplicação, vacinas autorizadas pela sua Autoridade Veterinária.


    Art. 12 Quando se trata de animais primovacinados contra a raiva, a saída do País Exportador deverá ser autorizada uma vez transcorridos 21 (vinte e um) dias da aplicação dessa vacina.


    Art. 13 Os animais com menos de 3 (três) meses de vida poderão ingressar em um Estado Parte autorizado quando:


    1) a Autoridade Veterinária do País Exportador certifique, em campo do CVI correspondente, que a idade do animal é de menos de 90 (noventa) dias; e


    2) não esteve em nenhuma propriedade onde tenha ocorrido caso de raiva urbana nos últimos 90 (noventa) dias, tendo como base a declaração do proprietário e/ou as informações epidemiológicas oficiais.


    Art. 14 O país ou zona de origem que cumpra com o estabelecido no capítulo correspondente do Código Terrestre da Organização Internacional das Epizootias (OIE) para ser declarado oficialmente livre de raiva, ainda que não tenha vacina oficialmente aprovada, estará isento da aplicação da vacina. Nesse caso, o Estado Parte de destino deverá reconhecer essa condição e a certificação de país ou zona livre deverá ser incluída no certificado.


    Art. 15 No CVI deverão constar os dados sobre imunizações vigentes contra doenças não consideradas como obrigatórias na presente Resolução. Ademais, deverão constar os tratamentos veterinários aplicados nos animais nos últimos 3 (três) meses.


    Art. 16 O animal deverá ser submetido, dentro dos 15 (quinze) dias anteriores à data de emissão do CVI, a um tratamento eficaz de amplo espectro contra parasitas internos e externos, utilizando produtos veterinários aprovados pela Autoridade Veterinária do País Exportador.


    Art. 17 O animal deve ser submetido, dentro dos 10 (dez) dias anteriores à data de emissão do CVI, a um exame clínico realizado por um médico veterinário registrado no País Exportador, que ateste que o animal se encontra clinicamente saudável, sem evidências de parasitose e que está apto para sua transferência ao Estado Parte de destino.


    Art. 18 O Estado Parte de ingresso poderá não autorizar a entrada em seu território de animais previamente diagnosticados com Leishmaniose.


ID
1535221
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Observe as afirmativas a seguir em relação ao código deontológicomédico-veterinário:

I– OMédicoVeterináriopodepromoveraçõesnoâmbitoda sanidade, designadamente na prevenção e erradicaçãoo dezoonoses.

II– O Médico Veterinário pode desenvolver peritagem em assuntosqueestejamintimamenterelacionadoscoma atividadedaprofissão.

III–OMédicoVeterináriopodeformularparecerestécnicos sobre assuntos do âmbito das disciplinas de sua competência,oudeoutrasáreascientíficasemquepossua conhecimentosespecializadoselegalmentereconhecidos.

Assinaleaalternativacorreta:

Alternativas

ID
1596607
Banca
Orhion Consultoria
Órgão
CISMETRO - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Instrução Normativa nº. 50, de 24 de setembro de 2013, lista doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial. São exemplos de “doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial”:

Alternativas
Comentários
  • 1. Doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que requerem notificação:  tularemia, doença hemorrágica epizoótica, triquinelose, febre do vale do Rift, etc.

    2. Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito: doença de Aujeszky, língua azul etc...

    3. Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado: ectima contagioso etc...

    RESPOSTA: C

  •  b)

    Doença hemorrágica epizoótica, triquinelose e tularemia.


ID
1596646
Banca
Orhion Consultoria
Órgão
CISMETRO - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O ato de “impedir ou dificultar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis e ao sacrifício de animais domésticos considerados perigosos pelas autoridades sanitárias” é considerado uma infração sanitária. As possíveis penas para esse ato são:

Alternativas
Comentários
  • gab d

    Lei 6.437/77

    art. 10 VII - impedir ou dificultar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis e ao sacrifício de animais domésticos considerados perigosos pelas autoridades sanitárias:

        pena - advertência, e/ou multa;


ID
1596649
Banca
Orhion Consultoria
Órgão
CISMETRO - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a Lei n°. 6.360/76, que “Dispõe sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os Medicamentos, as Drogas, os Insumos Farmacêuticos e Correlatos, Cosméticos, Saneantes e Outros Produtos, e dá outras Providências”, a ação fiscalizadora NÃO é da competência do órgão federal de saúde:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.360/1976

     

     Art. 69. A ação fiscalizadora é da competência:

            I – do órgão federal de saúde:

    quando o produto estiver em trânsito de uma para outra unidade federativa, em estrada via fluvial, lacustre, marítima ou aérea, sob controle de órgãos federais;

    quando se tratar de produto importado ou exportado;

    quando se tratar de colheitas de amostras para análise de controle prévia e fiscal;

            II – do órgão de saúde estadual, dos Territórios ou do Distrito Federal:

    quando se tratar de produto industrializado ou entregue ao consumo na área de jurisdição respectiva;

    quanto aos estabelecimentos, instalações e equipamentos industriais ou de comércio;

    quanto aos transportes nas estradas e vias fluviais ou lacustres, de sua área jurisdicional;

    quando se tratar de colheita de amostras para análise fiscal.

            Parágrafo Único. A competência de que trata este artigo poderá ser delegada, mediante convênio, reciprocamente, pela União, pelos Estados e pelo Distrito Federal, ressalvadas as hipóteses de poderes indelegáveis, expressamente previstas em lei.

  • Lei 6.360/1976

     

     Art. 69. A ação fiscalizadora é da competência:

    I – do órgão federal de saúde:

    (C) quando o produto estiver em trânsito de uma para outra unidade federativa, em estrada via fluvial, lacustre, marítima ou aérea, sob controle de órgãos federais;

    (D) quando se tratar de produto importado ou exportado;

    (B) quando se tratar de colheitas de amostras para análise de controle prévia e fiscal;

     

    II – do órgão de saúde estadual, dos Territórios ou do Distrito Federal:

    quando se tratar de produto industrializado ou entregue ao consumo na área de jurisdição respectiva;

    (A) quanto aos estabelecimentos, instalações e equipamentos industriais ou de comércio;

    quanto aos transportes nas estradas e vias fluviais ou lacustres, de sua área jurisdicional;

    quando se tratar de colheita de amostras para análise fiscal.

  •  a)

    Quanto aos estabelecimentos, instalações e equipamentos industriais ou de comércio.


ID
1601833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é documento obrigatório para a movimentação de animais em todo território nacional, à EXCEÇÃO de animais bovinos e bubalinos

Alternativas
Comentários
  • VIVOS, DESTINADOS AO ABATE

  • ALTERNATIVA CORRETA E

    Mortos, destinados à análise de causa mortis.


ID
1652155
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Apesar de a legislação tipificar o tráfico de animais silvestres como crime, essa atividade representa a terceira maior atividade ilícita mundial. A maioria dos animais morre em decorrência do manejo impróprio à espécie e do confinamento.

Visando facilitar a consulta da legislação relativa à fauna silvestre foram criados instrumentos legais, nacionais e internacionais, inclusive constitucionais, para proteção dos animais silvestres e penalidade dos infratores, dentre eles o Decreto-lei n° 24.645 que regula as situações de abuso e maus-tratos aos animais que foi publicado em

Alternativas
Comentários
  • 10 de julho de 1934


ID
1707190
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à Lei 6.638, de 8 de maio de 1979, analise as afirmativas a seguir.

I. O artigo primeiro permite a vivissecção em todo o território nacional.

II. O artigo terceiro impede a vivissecção sem o emprego de anestesia.

III. O artigo quarto prevê que os animais só podem ser submetidos a intervenções dos protocolos quando durante, ou após a vivissecção, receberem cuidados especiais.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • GABA: LETRA E

    I. O artigo primeiro permite a vivissecção em todo o território nacional. CORRETA

    Art. 1 - Fica permitida, em todo o território nacional, a vivissecção de animais, nos termos desta Lei.

    II. O artigo terceiro impede a vivissecção sem o emprego de anestesia. CORRETA

     Art. 3 - A vivissecção não será permitida: 

    I - sem o emprego de anestesia; II - em centros de pesquisas e estudos não registrados em órgão competente; 

    III - sem supervisão de técnico especializado; 

    IV - com animais que não tenham permanecido mais de 15 (quinze) dias em biotérios legalmente autorizados; 

    V - em estabelecimento de ensino de 1o. e 2o graus e em quaisquer locais freqüentados por menores de idade.

    III. O artigo quarto prevê que os animais só podem ser submetidos a intervenções dos protocolos quando durante, ou após a vivissecção, receberem cuidados especiais. CORRETA

    Art. 4 - O animal só poderá ser submetido às intervenções recomendadas nos protocolos das experiências que constituem a pesquisa ou os programas de aprendizagem cirúrgico, quando, durante ou após a vivissecção, receber cuidados especiais. 

    Parágrafo 1 - Quando houver indicação, o animal poderá ser sacrificado sob estrita obediência às prescrições científicas; 

    Parágrafo 2 - Caso não sejam sacrificados, os animais utilizados em experiências ou demonstrações somente poderão sair do biotério 30 (trinta) dias após a intervenção, desde que destinados a pessoas ou entidades idôneas que por eles queiram responsabilizar-se.

    OBS: lei revogada sendo a Lei atual a Lei nº11.794, de outubro de 2008.


ID
1726063
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação às competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), analise as afirmativas a seguir.
I. expedir e fazer cumprir normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.
II. credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica.
III. estabelecer e rever normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABA: LETRA E

    Art. 5 Compete ao CONCEA:

    I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;

    II – credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica;

    III – monitorar e avaliar a introdução de técnicas alternativas que substituam a utilização de animais em ensino e pesquisa;

    IV – estabelecer e rever, periodicamente, as normas para uso e cuidados com animais para ensino e pesquisa, em consonância com as convenções internacionais das quais o Brasil seja signatário;

    V – estabelecer e rever, periodicamente, normas técnicas para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal, bem como sobre as condições de trabalho em tais instalações;

    VI – estabelecer e rever, periodicamente, normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa;

    VII – manter cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa realizados ou em andamento no País, assim como dos pesquisadores, a partir de informações remetidas pelas Comissões de Ética no Uso de Animais - CEUAs, de que trata o art. 8 desta Lei;

    VIII – apreciar e decidir recursos interpostos contra decisões das CEUAs;

    IX – elaborar e submeter ao Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, para aprovação, o seu regimento interno;

    X – assessorar o Poder Executivo a respeito das atividades de ensino e pesquisa tratadas nesta Lei.


ID
1726072
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à Lei 6.638, de 8 de maio de 1979, analise as afirmativas a seguir.
I. O artigo primeiro permite a vivissecção em todo o território nacional.
II. O artigo terceiro impede a vivissecção sem o emprego de anestesia.
III. O artigo quarto prevê que os animais só podem ser submetidos a intervenções dos protocolos quando durante, ou após a vivissecção, receberem cuidados especiais.
Assinale:

Alternativas

ID
1726213
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação às competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), analise as afirmativas a seguir.

I. expedir e fazer cumprir normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.

II. credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica.

III. estabelecer e rever normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    Art. 5 Compete ao CONCEA:

    I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;

    II – credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica;

    III – monitorar e avaliar a introdução de técnicas alternativas que substituam a utilização de animais em ensino e pesquisa;

    IV – estabelecer e rever, periodicamente, as normas para uso e cuidados com animais para ensino e pesquisa, em consonância com as convenções internacionais das quais o Brasil seja signatário;

    V – estabelecer e rever, periodicamente, normas técnicas para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal, bem como sobre as condições de trabalho em tais instalações;

    VI – estabelecer e rever, periodicamente, normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa;

    VII – manter cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa realizados ou em andamento no País, assim como dos pesquisadores, a partir de informações remetidas pelas Comissões de Ética no Uso de Animais - CEUAs, de que trata o art. 8 desta Lei;

    VIII – apreciar e decidir recursos interpostos contra decisões das CEUAs;

    IX – elaborar e submeter ao Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, para aprovação, o seu regimento interno;

    X – assessorar o Poder Executivo a respeito das atividades de ensino e pesquisa tratadas nesta Lei.


ID
1726222
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à Lei 6.638, de 8 de maio de 1979, analise as afirmativas a seguir.

I. O artigo primeiro permite a vivissecção em todo o território nacional.

II. O artigo terceiro impede a vivissecção sem o emprego de anestesia.

III. O artigo quarto prevê que os animais só podem ser submetidos a intervenções dos protocolos quando durante, ou após a vivissecção, receberem cuidados especiais.

Assinale:

Alternativas

ID
1729780
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação às competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), analise as afirmativas a seguir.

I. expedir e fazer cumprir normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.

II. credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica.

III. estabelecer e rever normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa.

Assinale: 

Alternativas

ID
1729789
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à Lei 6.638, de 8 de maio de 1979, analise as afirmativas a seguir.

I. O artigo primeiro permite a vivissecção em todo o território nacional.

II. O artigo terceiro impede a vivissecção sem o emprego de anestesia.

III. O artigo quarto prevê que os animais só podem ser submetidos a intervenções dos protocolos quando durante, ou após a vivissecção, receberem cuidados especiais.

Assinale:  

Alternativas

ID
1762267
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

 A sanidade do rebanho leiteiro deve ser atestada por médico veterinário, sempre que requisitado pelas Autoridades Sanitárias conforme estabelece a Instrução Normativa nº 62/2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Analise as afirmativas, quanto às atribuições do médico veterinário responsável por uma granja leiteira. A seguir, assinale a alternativa correta. 

I. Controle sistemático de parasitoses.

II. Controle zootécnico dos animais.

III. Controle sistemático de mastites, por meio de contagem de células somáticas, com pelo menos 01 (uma) análise a cada 03 (três) meses.

IV. Controle de brucelose (Brucella abortus) e tuberculose (Mycobacterium bovis).

V. Controle de pesquisa de resíduos de antibióticos com pelo menos 01 (uma) análise a cada 03 (três) meses. 


Alternativas
Comentários
  • Trecho da Normativa nº 62 /2011 do MAPA.

    " 4.1. As atribuições do médico veterinário responsável pela granja leiteira incluem:

    4.1.1. Controle sistemático de parasitoses;

    4.1.2. Controle sistemático de mastites;

    4.1.3. Controle rigoroso de brucelose (Brucella abortus) e tuberculose (Mycobacterium bovis): o estabelecimento de criação deve cumprir normas e procedimentos de profilaxia e saneamento com o objetivo de obter certificado de livre de brucelose e de tuberculose, em conformidade com o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal; "

    Itens ERRADOS

    III -  Controle sistemático de mastites, por meio de contagem de células somáticas, com pelo menos 01 (uma) análise a cada 03 (três) meses. - Resposta Correta: Contagem de Células Somáticas: média geométrica sobre um período de 03 (três) meses, com pelo menos 01 (uma) análise mensal em Unidade Operacional da Rede Brasileira de Laboratórios para Controle da Qualidade do Leite, independentemente das análises realizadas na frequência estipulada pelo Programa de Controle de Qualidade interno da Granja Leiteira.

    V- Controle de pesquisa de resíduos de antibióticos com pelo menos 01 (uma) análise a cada 03 (três) meses. Resposta Correta: - Pesquisa de Resíduos de Antibióticos: pelo menos 01 (uma) análise mensal, em Unidade Operacional da Rede Brasileira de Laboratórios para Controle da Qualidade do Leite, independentemente das análises realizadas na frequência estipulada pelo Programa de Controle de Qualidade interno da Granja Leiteira.


ID
1819909
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com o código de ética da medicina veterinária, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

✓ O médico veterinário pode permitir que seus serviços sejam divulgados como gratuitos.

✓ O médico veterinário pode receitar sem prévio exame clínico do paciente.

✓ O médico veterinário não pode prescrever medicamentos sem registro no órgão competente, salvo quando se tratar de manipulação.

✓ O médico veterinário não pode deixar de elaborar prontuário e relatório médico veterinário para casos individuais e de rebanho, respectivamente.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas

ID
2003596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à inspeção de produtos de origem animal, sob o ponto de vista industrial e sanitário, prevista no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o novo RIISPOA:

    Art. 2º § 1º A inspeção e a fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se estendem às casas atacadistas que recebem e armazenam produtos de origem animal, em caráter supletivo às atividades de fiscalização sanitária local, conforme estabelecido na Lei nº 7.889, de 1989, e têm por objetivo reinspecionar produtos de origem animal procedentes do comércio interestadual ou internacional.

    Art. 476. A coleta de amostras de produtos de origem animal registrados no SIF pode ser realizada em estabelecimentos varejistas, em caráter supletivo, com vistas a atender a programas e a demandas específicas.
     

  • GABARITO CORRETO C

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

    CAPÍTULO II

    DO ÂMBITO DE ATUAÇÃO

    Art. 2º - § 1º A inspeção e a fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se estendem às CASAS ATACADISTAS que recebem e armazenam produtos de origem animal, em CARÁTER SUPLETIVO às atividades de fiscalização sanitária local, conforme estabelecido na Lei nº 1.283, de 1950, e têm por objetivo reinspecionar produtos de origem animal procedentes do comércio internacional. (ALTERADO PELO DECRETO 10.468/2020).


ID
2058844
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir tendo como embasamento a Lei nº 5.517/68.

I. O médico-veterinário para o exercício de sua profissão é obrigado a se inscrever no Conselho de Medicina Veterinária a cuja jurisdição estiver sujeito e pagará uma anuidade ao respectivo Conselho até o dia 31 de março de cada ano, acrescido de 20% quando fora deste prazo. O médico-veterinário ausente do País fica isento do pagamento da anuidade.

II. O Conselho Federal ou Conselho Regional de Medicina Veterinária cobrará taxa pela expedição ou substituição de carteira profissional pela certidão referente à anotação de função técnica ou registro de firma.

III. As firmas de profissionais da Medicina Veterinária, as associações, empresas ou quaisquer estabelecimentos cuja atividade seja passível da ação de médico-veterinário, deverão, sempre que se tornar necessário, fazer prova de que, para esse efeito, têm a seu serviço profissional habilitado na forma desta Lei. Aos infratores será aplicada, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária a que estiverem subordinados, multa que variará de 20% a 100% do valor do salário-mínimo regional, independentemente de outras sanções legais.

Pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativas corretas: II e III (conforme lei 5517/68)

    A alternativa I se torna incorreta ao afirmar que o médico-veterinário que estiver fora do País ficará isento de anuidade. O médico-vet. continua com a obrigação da anuidade, que deve ser paga no seu regresso, sem  a multa de 20%.

  • (Resposta conforme o teor da Lei nº 5517/68


    I. O médico-veterinário para o exercício de sua profissão é obrigado a se inscrever no Conselho de Medicina Veterinária a cuja jurisdição estiver sujeito e pagará uma anuidade ao respectivo Conselho até o dia 31 de março de cada ano, acrescido de 20% quando fora deste prazo. O médico-veterinário ausente do País fica isento do pagamento da anuidade. ERRADO.


    Art 25. O médico-veterinário para o exercício de sua profissão é obrigado a se inscrever no Conselho de Medicina Veterinária a cuja jurisdição estiver sujeito e pagará uma anuidade ao respectivo Conselho até o dia 31 de março de cada ano, acrescido de 20% quando fora deste prazo.

    Parágrafo único. O médico-veterinário ausente do País não fica isento do pagamento da anuidade, que poderá ser paga, no seu regresso, sem o acréscimo dos 20% referido neste artigo.


    II. O Conselho Federal ou Conselho Regional de Medicina Veterinária cobrará taxa pela expedição ou substituição de carteira profissional pela certidão referente à anotação de função técnica ou registro de firma. CORRETO


    Art 26. O Conselho Federal ou Conselho Regional de Medicina Veterinária cobrará taxa pela expedição ou substituição de carteira profissional pela certidão referente à anotação de função técnica ou registro de firma.


    III. As firmas de profissionais da Medicina Veterinária, as associações, empresas ou quaisquer estabelecimentos cuja atividade seja passível da ação de médico-veterinário, deverão, sempre que se tornar necessário, fazer prova de que, para esse efeito, têm a seu serviço profissional habilitado na forma desta Lei. Aos infratores será aplicada, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária a que estiverem subordinados, multa que variará de 20% a 100% do valor do salário-mínimo regional, independentemente de outras sanções legais. 


    Art 28. As firmas de profissionais da Medicina Veterinária, as associações, empresas ou quaisquer estabelecimentos cuja atividade seja passível da ação de médico-veterinário, deverão, sempre que se tornar necessário, fazer prova de que, para esse efeito, têm a seu serviço profissional habilitado na forma desta Lei.

    Parágrafo único. Aos infratores deste artigo será aplicada, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária a que estiverem subordinados, multa que variará de 20% a 100% do valor do salário mínimo regional, independentemente de outras sanções legais.





ID
2098813
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Lei nº 5.517, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Respota E . Não é competência privativa .

  • Art 5º É da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares:

            a) a prática da clínica em tôdas as suas modalidades;

            b) a direção dos hospitais para animais;

            c) a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma;

            d) o planejamento e a execução da defesa sanitária animal;

            e) a direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais e, sempre que possível, dos comerciais ou de finalidades recreativas, desportivas ou de proteção onde estejam, permanentemente, em exposição, em serviço ou para qualquer outro fim animais ou produtos de sua origem;

            f) a inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico e tecnológico dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e fábricas de lacticínios, entrepostos de carne, leite peixe, ovos, mel, cêra e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível, de todos os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização;

            g) a peritagem sôbre animais, identificação, defeitos, vícios, doenças, acidentes, e exames técnicos em questões judiciais;

            h) as perícias, os exames e as pesquisas reveladores de fraudes ou operação dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas ou nas exposições pecuárias;

            i) o ensino, a direção, o contrôle e a orientação dos serviços de inseminação artificial;

            j) a regência de cadeiras ou disciplinas especìficamente médico-veterinárias, bem como a direção das respectivas seções e laboratórios;

            l) a direção e a fiscalização do ensino da medicina-veterinária, bem, como do ensino agrícola-médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal;

            m) a organização dos congressos, comissões, seminários e outros tipos de reuniões destinados ao estudo da Medicina Veterinária, bem como a assessoria técnica do Ministério das Relações Exteriores, no país e no estrangeiro, no que diz com os problemas relativos à produção e à indústria animal.

     

    LETRA D - NÃO SE TRATA DE COMPETÊNCIA PRIVATIVA - Art 6º Constitui, ainda, competência do médico-veterinário o exercício de atividades ou funções públicas e particulares, relacionadas com: e) a responsabilidade pelas fórmulas e preparação de rações para animais e a sua fiscalização;

  • Somente ratificando o colega André Linhares


    a) Correta

         Art 5º É da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares:

         b) a direção dos hospitais para animais;


    b) Correta

    Art 6º Constitui, ainda, competência do médico-veterinário o exercício de atividades ou funções públicas e particulares, relacionadas com:

           a) as pesquisas, o planejamento, a direção técnica, o fomento, a orientação e a execução dos trabalhos de qualquer natureza relativos à produção animal e às indústrias derivadas, inclusive as de caça e pesca;


    c) Correta

    Art 8º O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem por finalidade, além da fiscalização do exercício profissional, orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à profissão de médico-veterinário em todo o território nacional, diretamente ou através dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV).


    d) Correta

    Art 13. O Conselho Federal de Medicina Veterinária compor-se-á de: um presidente, um vice-presidente, um secretário-geral, um tesoureiro e mais seis conselheiros, eleitos em reunião dos delegados dos Conselhos Regionais por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos, realizando-se tantos escrutínios quantos necessários à obtenção dêsse " quorum ".


    e) ERRADA, pois não é privativa

    Art 6º Constitui, ainda, competência do médico-veterinário o exercício de atividades ou funções públicas e particulares, relacionadas com:

    e) a responsabilidade pelas fórmulas e preparação de rações para animais e a sua fiscalização;


ID
2098816
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:
I. As firmas, associações, sociedades, companhias, cooperativas, empresas de economia mista e outras cuja atividade requer a participação de médico-veterinário estão obrigadas no registro nos Conselhos de Medicina Veterinária das regiões onde se localizem.
II. Só poderá ter em sua denominação as palavras Veterinária ou Veterinário a firma comercial ou industrial cuja direção esteja afeta a médico-veterinário.
III. As entidades estatais, paraestatais autárquicas e de economia mista que tenham atividade de medicina veterinária, ou se utilizem dos trabalhos de profissionais dessa categoria, são obrigadas, sempre que solicitado, a fazer prova de que têm a seu serviço profissional habilitado.
De acordo com o Decreto nº 64.704, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO V 
    Das Firmas, Emprêsas e Associações

    Art 9º As firmas, associações, sociedades, companhias, cooperativas, emprêsas de economia mista e outras cuja atividade requer a participação de médico-veterinário, estão obrigadas no registro nos Conselhos de Medicina Veterinária das regiões onde as localizem.

    Art 10. Só poderá ter em sua denominação as palavras Veterinária ou Veterinário a firma comercial ou industrial cuja direção esteja afeta a médico-veterinário.

    Art 11. As entidades estatais, para estatais autárquicas e de economia mista que tenham atividade de medicina veterinária, ou se utilizem dos trabalhos de profissionais dessa categoria, são obrigadas, sempre que solicitado, a fazer prova de que têm a seu serviço profissional habilitado na forma dêste Regulamento.

    GABARITO: A


ID
2098822
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta, considerando o disposto pela Resolução nº 130, que aprova o Código de Processo Ético-Profissional.

Alternativas

ID
2098825
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta em relação aos procedimentos administrativos previstos no Capítulo II da Resolução nº 672, que fixa normas de fiscalização de procedimentos administrativos, e dá outras providências.

Alternativas
Comentários
  • Letra E ,será suspenso

  • Tá estudando firme e forte.

  • No Artigo 3

    § 2º Sendo apresentada defesa contra o Auto de Infração ou recurso contra o Auto de Multa, será suspenso o pagamento do Auto de Multa até decisão do Plenário do CRMV.


ID
2098828
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considere as seguintes definições:
I. É o termo inicial do processo, a qual se inicia com uma numeração de protocolo, registrando em livro competente, bem como, com o capeamento e reunião de peças, tais como: petição, queixa, representação e demais documentos.
II. É o termo em que se registra a anexação ao processo, mediante prévio despacho do Presidente, Conselheiro Instrutor ou Relator, de qualquer documento de instrução do processo.
III. É o termo em que se registra a reunião de dois ou mais processos, mas relacionados entre si, por conexão ou dependência.
As definições acima, de acordo com o Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 130), correspondem respectivamente a:

Alternativas

ID
2098831
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Prescrição é a extinção do direito ou da obrigação, pela inércia de seu exercício em determinado lapso de tempo.

A prescrição do processo disciplinar, regulado pelo Código de Processo Ético-Disciplinar, ocorre em ________ da data em que poderia ser instaurado.

Assinale a alternativa que, de acordo com a Resolução nº 130, completa corretamente a lacuna acima:

Alternativas

ID
2098834
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 413, que aprova o Código de Deontologia e de Ética Profissional Zootécnico, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Errada

    Art. 35. O zootecnista não deve encaminhar a serviços gratuitos de instituições de assistência técnica, particulares ou oficiais, clientes que possuam recursos financeiros suficientes, quando disto tiver conhecimento, salvo nos casos de interesse didático ou científico.

    b) Correta

    Art. 36. O zootecnista não deve formular, diante do interessado, críticas aos trabalhos profissionais de colegas ou serviços a que estejam vinculados, devendo dirigi-las à apreciação das autoridades responsáveis, diretamente ou através do CRMV da jurisdição.

    c) Correta

    Art. 40. O zootecnista não poderá ser perito de cliente seu, nem funcionar em perícia de que sejam interessados sua família, amigo íntimo ou inimigo e, quando for interessado na questão um colega, deverá abstrair-se do espírito de classe ou de camaradagem, procurando apenas bem servir à justiça.

    d) Correta

    Art. 19. O zootecnista está obrigado, pela ética, a guardar segredo sobre fatos de que tenha conhecimento

    por ter visto, ouvido ou deduzido, no exercício da sua atividade profissional.

    e) Correta

    Art. 23. O zootecnista responde civil e penalmente por atos profissionais que, por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas, prejudiquem ao cliente.

     


ID
2098840
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O artigo 5º da Resolução nº 670 estabelece condições para funcionamento de Clínicas Veterinárias. De acordo com tal artigo, é(são) opcional(is):

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º São condições para funcionamento de Clínicas Veterinárias:

    I - setor de atendimento:

    sala de recepção;

    consultório;

    sala de ambulatório;

    arquivo médico.

    II - setor cirúrgico:

    sala para preparo de pacientes;

    sala de anti-sepsia com pias de higienização;

    sala de esterilização de materiais;

    sala cirúrgica:

    1. mesa cirúrgica impermeável de fácil higienização;
    2. oxigenoterapia;
    3. sistema de iluminação emergencial próprio;
    4. mesas auxiliares;
    5. unidade de recuperação intensiva.

    III - setor de internamento (opcional), deve dispor de:

    mesa e pia de higienização;

    baias, boxes ou outras acomodações individuais e de isolamento, com ralos individuais para as espécies destinadas e de fácil higienização, e com coleta deferência de lixo, obedecidas as normas sanitárias municipais e/ou estaduais.

    IV - setor de sustentação:

    local para manuseio de alimentos;

    instalações para repouso de plantonista e auxiliar (quando houver internamento);

    sanitários/vestiários compatíveis com o nº de funcionários;

    lavanderia (quando houver internamento);

    setor de estocagem de drogas e medicamentos.

    V - equipamentos indispensáveis para:

    manutenção exclusiva de vacinas, antígenos e outros produtos biológicos;

    secagem e esterilização de materiais;

    conservação de animais mortos e/ou restos de tecidos (opcional).


ID
2241700
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Código de Ética é um instrumento normativo referencial para o exercício profissional. É neste documento que conhecemos os nossos direitos e deveres profissionais. Segundo o código de ética profissional, analise as afirmativas abaixo e classifiqueas como DIREITOS do Médico Veterinário (1) e DEVERES do Médico Veterinário (2). A seguir assinale a alternativa que contenha a sequência correta das respostas de cima para baixo.

(_) Prescrever o tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.

(_) Aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício dos animais e do homem.

(_) Exercer somente atividades que estejam no âmbito de seu conhecimento Profissional.

(_) Apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, comunicando o fato aos órgãos competentes, e ao CRMV de sua jurisdição

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º São deveres do médico veterinário:

    I - aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício dos animais, do homem e do meio-ambiente;

    VI - exercer somente atividades que estejam no âmbito de seu conhecimento profissional;

    Art. 7º É direito do médico veterinário:

    II - apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, bem como em programas, regulamentos, normas, portarias, decretos e leis municipais, estaduais e federais, com base em conhecimentos técnicos, comunicando o fato aos órgãos competentes, e ao CRMV de sua jurisdiçãoI

    V - prescrever, tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades


ID
2322484
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre as atividades de remonta e veterinária no Exército Brasileiro, assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.
“De acordo com as Instruções Reguladoras das Atividades de Remonta e Veterinária, em Tempo de Paz (Portaria N° 036-DGS, de 16 de dezembro de 1999), cabe à Coudelaria de Rincão a obtenção de equinos de elevado porte, através do cruzamento de animais selecionados da raça__________ com a raça ____________ , e realizar as coberturas através de Monta Dirigida ou ____________ , "

Alternativas

ID
2322502
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Normas referentes à fauna silvestre nativa de um país têm o propósito de proteger os animais dos atos de abuso, maus-tratos e crueldade, além de evitar a introdução de espécies exóticas e a disseminação de doenças. Analise as afirmativas sobre a normatização sobre fauna silvestre no Brasil e coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os centros de triagem de animais silvestres (CETAS) são empreendimentos exclusivos de pessoas jurídicas, autorizados pelo IBAMA a receber animais silvestres voluntariamente entregues por particulares.
( ) A reabilitação de um animal silvestre inclui o diagnóstico clínico, laboratorial e o tratamento de doenças, dentre outras medidas para reintegrá-lo ao ambiente natural.
( ) O tempo mínimo de quarentena para a soltura de primatas é de 60 dias, pois, dentre outros aspectos inerentes a esses animais, eles devem ser investigados para a presença de patógenos zoonóticos como o Plasmodium sp., Flavivírus e Mycobacterium tuberculosis.

Alternativas

ID
2379421
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Ao realizar a fiscalização de um estabelecimento que comercializa raticidas, o profissional constatou a disponibilidade, para aquisição, de um produto cuja comercialização é proibida pela legislação brasileira. Assinale a alternativa em que consta um produto nessa condição.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: 

    d)Alfa-naftil-tio-ureia.

    Os raticidas agudos são compostos inespecíficos e a maioria não possue antídoto; o tratamento de intoxicações acidentais, tanto no ser humano como em outros animais, era complicado ou sem sucesso. São bons exemplos desse grupo a estricnina, o arsênico, o antu (alfa-naftil-til-uréia), o sulfato de tálio, o fosfeto de zinco, o monofluoracetato de sódio (1.080) e a fluoracetamida (1.081). No Brasil, os raticidas agudos foram proibidos, o último deles em 1982, em virtude principalmente dos incontáveis acidentes fatais com humanos ocorridos em todo o território nacional.

    Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_roedores2.pdf

  • A) Warfarina (Cumafeno)

    B) Cumacloro

    C) Clorofacinona

    D) Alfa-naftil-tio-ureia

    E) Brodifacoum.

    PERMITIDOS - Rodenticidas crônicos

    clorofacinona e difenacoun)

    PROIBIDOS - Rodenticidas agudos


ID
2379427
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo o Código Sanitário do Estado de São Paulo, quando a análise fiscal conclui pela condenação de produtos de interesse à saúde, a autoridade sanitária deve notificar o responsável para apresentar a defesa escrita ou requerer perícia de contraprova. O prazo que o responsável ou detentor tem para apresentação da defesa ou solicitação de perícia de contraprova, em dias, é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

     c) dez.

  • TÍTULO III- Análise Fiscal 

    Artigo 100 - O laudo analítico condenatório deverá ser considerado definitivo quando da não apresentação da defesa ou da solicitação de perícia de contraprova, pelo responsável ou detentor, no prazo de 10 (dez) dias.

  • RECURSO DA DISCORDÂNCIA ENTRE A ANÁLISE FISCAL E A PERÍCIA DE CONTRAPROVA

    Art. 27, § 8.º, da Lei Federal n. 6.437/77 - A discordância entre os resultados da análise fiscal condenatória e da perícia de contraprova ensejará recurso à autoridade superior no prazo de dez dias, o qual determinará novo exame pericial, a ser realizado na segunda amostra em poder do laboratório oficial.


ID
2379466
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, em vigor no Brasil, a carne apreendida, proveniente de abate clandestino em estabelecimento sem registro nos órgãos competentes, deve ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B - inutilizada com produtos químicos e destinada a aterro sanitário ou forno crematório.


ID
2456716
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à escrituração zootécnica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2468563
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo o disposto na Lei 5.517/68, só é permitido o exercício da profissão de médico-veterinário:

Alternativas
Comentários
  •  Art 2º Só é permitido o exercício da profissão de médico-veterinário:

    a) aos portadores de diplomas expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas e registradas na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura;

    b) aos profissionais diplomados no estrangeiro que tenham revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor.

  • GABARITO: B

    a) Aos profissionais estrangeiros contratados em caráter definitivo pela União, pelos Estados, pelos Municípios ou pelos Territórios. 

    Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de médico-veterinário:

    Art. 4º Os dispositivos dos artigos anteriores não se aplicam:

    a) aos profissionais estrangeiros contratados em caráter provisório pela União, pelos Estados, pelos Municípios ou pelos Territórios, para função específica de competência privativa ou atribuição de médico-veterinário; 

    b) Aos portadores de diplomas expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas e registradas na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura. Correta

    Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de médico-veterinário:

    a) aos portadores de diplomas expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas e registradas na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura; 

    c) Aos profissionais diplomados no estrangeiro, mesmo que não tenham revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor. 

    aos profissionais diplomados no estrangeiro que tenham revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor. 

    d) Ás pessoas que já exerciam função ou atividade pública de competência privativa de médico-veterinário na data da publicação da Lei 5.517/68. 

     às pessoas que já exerciam função ou atividade pública de competência privativa de médico-veterinário na data da publicação do Decreto-lei nº 23.133, de 9 de setembro de 1933. 


ID
2468566
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando a Lei 5.517/68, a fiscalização do exercício da profissão de médico-veterinário será exercida:

Alternativas
Comentários
  • Art 7º A fiscalização do exercício da profissão de médico-veterinária será exercida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, e pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, criados por esta Lei.


ID
2468575
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa correta, respeitando o disposto na Lei 5.517/68, no que diz respeito ao médico-veterinário ausente do País:

Alternativas
Comentários
  • Art. 25 O médico-veterinário para o exercício de sua profissão é obrigado a se inscrever no Conselho de Medicina Veterinária a cuja jurisdição estiver sujeito e pagará uma anuidade ao respectivo Conselho até o dia 31 de março de cada ano, acrescido de 20% quando fora desse prazo.

    Parágrafo único O médico-veterinário ausente do País não fica isento do pagamento da anuidade, que poderá ser paga, no seu regresso, sem o acréscimo dos 20% referido neste artigo.


ID
2468614
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Aos Consultórios Veterinários será atribuída carga horária mínima de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CRMV-SC N° 042/2007, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007

    Art. 3º - O Profissional Médico Veterinário poderá exercer as funções de Responsável Técnico de empresas e/ou similares, compreendidas dentre aquelas que têm como objeto social as atividades previstas pela legislação vigente, comprometendo seu tempo com, no máximo, 50 (cinqüenta) horas semanais.

    § 4º – Aos Consultórios Veterinários será atribuída carga horária mínima de 10 horas semanais.


ID
2468620
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os honorários mínimos cobrados pela prestação de serviços do Responsável Técnico deverão ser de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CRMV-SC N° 042/2007, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007

    Art. 20 – Os honorários mínimos cobrados pela prestação de serviços do Responsável Técnico, deverão estar de conformidade com o previsto na lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966, observada a cobrança mínima igual a 01 (um) salário mínimo vigente (correspondente a carga horária mínima de 3 horas semanais).


ID
2468623
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Responsável Técnico quando identificar problemas técnicos ou operacionais que necessitem de ação corretiva emitirá:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CRMV-SC N° 042/2007, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007

    Art. 22 - O Responsável Técnico emitirá o Termo de Constatação e Recomendação à empresa, quando identificar problemas técnicos ou operacionais que necessitem de ação corretiva. Esse Termo deve ser lavrado em 02 (duas) vias, devendo a 1ª via ser encaminhada à empresa e a 2ª via permanecer na posse do RT; anotando no Livro exclusivo de Responsabilidade Técnica.


ID
2468632
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Preferencialmente, salvo situações especiais, o Profissional terá um raio de atuação máximo de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CRMV-SC N° 042/2007, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007

    Art. 7º - A área de atuação do Responsável Técnico deverá ser, preferencialmente, no município onde reside o Profissional ou, no máximo, num raio de 60 (sessenta) quilômetros desse, podendo o CRMV-SC, a seu juízo, conceder anotação em situações excepcionais, desde que plenamente justificado.


ID
2468683
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a lei 5.517/68, na prática profissional da medicina veterinária, é da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares:

I. A prática da clínica em todas as suas modalidades e a direção dos hospitais para animais;

II. A inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico, tecnológico e administrativo dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e fábricas de lacticínios, entrepostos de carne, leite peixe, ovos, mel, cêra e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível e de todos os produtos de origem vegetal e mineral nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização;

III. A peritagem sobre animais, identificação, defeitos, vícios, doenças, acidentes, e exames técnicos em questões judiciais e as perícias, os exames e as pesquisas reveladores de fraudes ou operação dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas ou nas exposições pecuárias;

IV. A direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais e, sempre que possível, dos comerciais ou de finalidades recreativas, desportivas ou de proteção onde estejam, permanentemente, em exposição, em serviço ou para qualquer outro fim animais ou produtos de sua origem.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º É da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos
    Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares:
    a. a prática da clínica em todas as suas modalidades;
    b. a direção dos hospitais para animais;
    c. a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma;
    d. o planejamento e a execução da defesa sanitária animal;
    e. a direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais e, sempre que possível, dos comerciais ou de finalidades recreativas, desportivas ou de proteção onde estejam, permanentemente, em exposição, em serviço ou para qualquer outro fim animais ou produtos de sua origem;
    f. a inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico e tecnológico dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e fábricas de laticínios, entrepostos de carne, leite, peixe, ovos, mel, cera e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível, de todos os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização;
    g. a peritagem sobre animais, identificação, defeitos, vícios, doenças, acidentes, e exames técnicos em questões judiciais;
    h. as perícias, os exames e as pesquisas reveladoras de fraudes ou operação dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas ou nas exposições pecuárias;
    i. o ensino, a direção, o controle e a orientação dos serviços de inseminação artificial;
    j. a regência de cadeiras ou disciplinas especificamente médico-veterinárias, bem como a direção das respectivas seções e laboratórios;
    l. a direção e a fiscalização do ensino da medicina veterinária, bem como do ensino agrícola médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal;
    m. a organização dos congressos, comissões, seminários e outros tipos de reuniões destinados ao estudo da medicina veterinária, bem como a assessoria técnica do Ministério das Relações Exteriores, no país e no estrangeiro, no que diz com os problemas relativos à produção e à indústria animal.

  • O aplicador inseriu um erro na afirmação II.

    A sentença estava totalmente correta, mas quando ele inseriu "e de todos os produtos de origem vegetal e mineral", a questão passou a estar incorreta.

    A lei implica apenas para os produtos de origem ANIMAL.


ID
2469463
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Decreto nº 6.296/2007 regulamenta a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal, dando ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a atribuição de fiscalizar e inspecionar a produção, o comércio e o uso desses produtos. No exercício da inspeção e da fiscalização de que trata o Decreto nº 6.296/07, NÃO é atribuição do fiscal

Alternativas

ID
2469925
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa correta, respeitando o disposto na Lei 5.517/68, no que diz respeito ao médico-veterinário ausente do País:

Alternativas
Comentários
  • Art 25. O médico-veterinário para o exercício de sua profissão é obrigado a se inscrever no Conselho de Medicina Veterinária a cuja jurisdição estiver sujeito e pagará uma anuidade ao respectivo Conselho até o dia 31 de março de cada ano, acrescido de 20% quando fora dêste prazo.


    Parágrafo único. O médico-veterinário ausente do País não fica isento do pagamento da anuidade, que poderá ser paga, no seu regresso, sem o acréscimo dos 20% referido neste artigo.



ID
2470033
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo o disposto na Lei 5.517/68, só é permitido o exercício da profissão de médico-veterinário:

Alternativas
Comentários
  • Art 2º Só é permitido o exercício da profissão de médico-veterinário:

           a) aos portadores de diplomas expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas e registradas na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura;

           b) aos profissionais diplomados no estrangeiro que tenham revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor.

            Art 3º O exercício das atividades profissionais só será permitido aos portadores de carteira profissional expedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária ou pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária criados na presente lei.

            Art 4º Os dispositivos dos artigos anteriores não se aplicam:

           a) aos profissionais estrangeiros contratados em caráter provisório pela União, pelos Estados, pelos Municípios ou pelos Territórios, para função específica de competência privativa ou atribuição de médico-veterinário;

           b) às pessoas que já exerciam função ou atividade pública de competência privativa de médico-veterinário na data da publicação do .

    gabarito: D


ID
2470153
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a lei 5.517/68, na prática profissional da medicina veterinária, é da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares:

I. A prática da clínica em todas as suas modalidades e a direção dos hospitais para animais;

II. A inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico, tecnológico e administrativo dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e fábricas de lacticínios, entrepostos de carne, leite peixe, ovos, mel, cêra e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível e de todos os produtos de origem vegetal e mineral nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização;

III. A peritagem sobre animais, identificação, defeitos, vícios, doenças, acidentes, e exames técnicos em questões judiciais e as perícias, os exames e as pesquisas reveladores de fraudes ou operação dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas ou nas exposições pecuárias;

IV. A direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais e, sempre que possível, dos comerciais ou de finalidades recreativas, desportivas ou de proteção onde estejam, permanentemente, em exposição, em serviço ou para qualquer outro fim animais ou produtos de sua origem.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.


    Art 5º É da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares:


    Alternativa I - Correta

           a) a prática da clínica em tôdas as suas modalidades;

           b) a direção dos hospitais para animais;


    Alternativa II - Errada - Não faz inspeção e fiscalização Administrativa

    f) a inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico e tecnológico dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e fábricas de lacticínios, entrepostos de carne, leite peixe, ovos, mel, cêra e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível, de todos os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização;


    Alternativa III - Correta

    g) a peritagem sôbre animais, identificação, defeitos, vícios, doenças, acidentes, e exames técnicos em questões judiciais;

       h) as perícias, os exames e as pesquisas reveladores de fraudes ou operação dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas ou nas exposições pecuárias;


    Alternativa IV - Correta

    e) a direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais e, sempre que possível, dos comerciais ou de finalidades recreativas, desportivas ou de proteção onde estejam, permanentemente, em exposição, em serviço ou para qualquer outro fim animais ou produtos de sua origem;




  • I. correta

    II. A inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico, tecnológico e administrativo dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e fábricas de lacticínios, entrepostos de carne, leite peixe, ovos, mel, cêra e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível e de todos os produtos de origem vegetal e mineral nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização; (o correto seria dizer produtos de origem animal)

    III. correta

    IV. correta

    GABARITO: LETRA C


ID
2470165
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Consoante a Lei 5.550/68, só é permitido o exercício da profissão de zootecnista:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Lebra b)


    LEI Nº 5.550, DE 4 DE DEZEMBRO DE 1968.

    Dispõe sôbre o exercício da profissão Zootecnista.

    Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de zootecnista:

    a) ao portador de diploma expedido por escola de zootecnista oficial ou reconhecida e registrado na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura;

    b) ao profissional diplomado no estrangeiro, que haja revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor;

    c) ao agrônomo e ao veterinário diplomados na forma da lei.

  • Ao portador de diploma expedido por escola de zootecnista oficial ou reconhecida e registrado na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura; ao profissional diplomado no estrangeiro, que haja revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor; ao agrônomo e ao veterinário diplomados na forma da lei.

ID
2470171
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 5.550, DE 4 DE DEZEMBRO DE 1968.

    Dispõe sôbre o exercício da profissão Zootecnista.


    Letra B a correta devido

    Art. 4º A fiscalização do exercício da profissão de zootecnista será exercida pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, enquanto não instituídos os Conselhos de Medicina Veterinária ou os da própria entidade de classe.


    As outras alternativas

    A) Art. 7º Na administração pública é obrigatória, sob pena de crime de responsabilidade, a apresentação do diploma por parte daqueles a quem esta Lei permitir o exercício da profissão de zootecnista, sempre que se tratar de provimento de cargos que ela dêles tornou privativos.

    Parágrafo único. A apresentação do diploma não dispensa a prestação do concurso.


    C) e D) Art. 5º O poder de disciplinar e aplicar penalidades ao zootecnista compete exclusivamente ao Conselho Regional em que estiver inscrito, ao tempo da falta punível.

    Parágrafo único. A jurisdição disciplinar estabelecida neste artigo não derroga a jurisdição comum, quando a falta cometida constituir crime para a qual a lei penal estabeleça a sanção.


  • somente a letra B está correta

ID
2470174
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com fundamento na Lei 5.517/68, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

  • Gabarito

    Art 33. As penas disciplinares aplicáveis pelos Conselhos Regionais são as seguintes:

    § 3º A deliberação do Conselho, precederá, sempre, audiência do acusado, sendo-lhe dado defensor no caso de não ser encontrado, ou fôr revel.


    As outras assertivas


    § 2º Em matéria disciplinar, o Conselho Regional deliberará de ofício ou em conseqüência de representação de autoridade, de qualquer membro do Conselho ou de pessoa estranha a êle, interessada no caso.


        § 4º Da imposição de qualquer penalidade, caberá recurso, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da ciência, para o Conselho Federal, com efeito suspensivo nos casos das alíneas d e e .


        § 6º As denúncias contra membros dos Conselhos Regionais só serão recebidas quando devidamente assinadas e acompanhadas da indicação de elementos comprobatórios do alegado.



ID
2470180
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a Resolução CFMV 1091/15 a validade máxima das anotações de responsabilidade técnica, sendo obrigatória a renovação, sob pena de cancelamento, é de até:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • 12 meses (1 ano)

ID
2470189
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A área de atuação do Responsável Técnico deverá ser preferencialmente:

Alternativas
Comentários
  • No município onde reside o Profissional ou, no máximo, num raio de 60 (sessenta) quilômetros desse, podendo o CRMV-SC, a seu juízo, conceder anotação em situações excepcionais, desde que plenamente justificado.

ID
2470195
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Responsável Técnico é o profissional que garante a qualidade do produto final e do serviço prestado, respondendo civil e penalmente por danos que possam vir a ocorrer, uma vez caracterizada sua culpa por:

I. Negligência.

II. Imprudência.

III. Imperícia.

IV. Omissão.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

     


ID
2470198
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Para homologação da Anotação de Responsabilidade Técnica, anualmente o médico veterinário ou zootecnista, ficam obrigado a:

Alternativas
Comentários
  • Firmar declaração, sob as penas da lei, de todas suas atividades profissionais.

ID
2470201
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O acompanhamento e a fiscalização das atividades dos Responsáveis Técnicos nos estabelecimentos dar-se-á através, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As secretarias municipais de AGRICULTURA, não possuem vínculo com o CRMV. Portanto, a questão de letra (A) está errada.

      


ID
2470204
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Nos casos em que o proprietário se negar a executar a atividade e/ou dificultar a ação do Responsável Técnico, este deverá emitir:

Alternativas
Comentários
  • Olá Juliana. Esta questão deveria ser anulada. Foi aplicada em 2012 pela ETEC (CEETEPS) e a resposta 'oficial' é a letra A. A letra C também funcionaria... E a letra E está grafada incorretamente. De qual prova que foi? Quando foi aplicada?
  • Prova do SENAC/MA, Banca FSADU. Aplicada dia 05/07/2015.
  • RESOLUÇÃO CRMV-SC N° 042/2007, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007


    Art. 23 - Nos casos em que o proprietário negar-se a executar a atividade e/ou dificultar a ação do Responsável Técnico, este deverá emitir o LAUDO INFORMATIVO, que será remetido ao CRMV-SC, acompanhado da(s) cópia(s) do respectivo Termo de Constatação e Recomendação (caso tenha sido usado como recurso anteriormente), devendo esse Laudo ser o mais detalhado possível em informações sobre a(s) ocorrência(s). Deve ser emitido em 02 (duas) vias, sendo a 1ª via para tramitação interna do CRMV-SC e a 2ª via como documento do Profissional, servindo de elemento comprobatório da notificação da ocorrência; anotando no Livro exclusivo de Responsabilidade Técnica.  


ID
2470207
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A carga horária mínima para Responsabilidade Técnica é de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CRMV-SC N° 042/2007, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007

    Art. 3º


    § 2º - A carga horária mínima para Responsabilidade Técnica é de 03 (três) horas semanais, entendendo-se que o limite máximo deverá ser objetivado em vista a atuação do Responsável Técnico observando-se a integral responsabilidade prevista no artigo 9º desta Resolução. 


ID
2470210
Banca
IESES
Órgão
CRMV - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As Clínicas Veterinárias deverão possuir Responsável Técnico por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º da RESOLUÇÃO CRMV-SC N° 042/2007, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007 

    § 5º – As Clínicas Veterinárias deverão possuir Responsável Técnico por, no mínimo, 44 (quarenta e quatro) horas semanais, sendo obrigatória a presença de um médico veterinário durante todo o período de funcionamento.  


ID
2505970
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Baseado no Código de Ética do Médico Veterinário, é considerada uma infração grave:

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Sem prejuízo do disposto nos artigos 29 a 31 desta Resolução, as infrações graves compreendem o que está estabelecido:

    ...

    II – nos incisos I a X, XX e XXI do art. 8º;

    Art. 8º É vedado ao médico veterinário:

    ..

    IX - deixar de elaborar prontuário e relatório médico veterinário para casos individuais e de rebanho, respectivamente;

    http://portal.cfmv.gov.br/uploads/RESO%201138_2016%20Código%20de%20Ética%20do%20Médico%20Veterinário.pdf

  • Segundo o código de ética de 2002:

    Art. 13. É vedado ao médico veterinário:

    IX - deixar de elaborar prontuário e relatório médico veterinário para casos individuais e de rebanho, respectivamente; INFRAÇÃO GRAVE

    XX - prescrever ou executar qualquer ato que tenha a finalidade de favorecer transações desonestas ou fraudulentas; INFRAÇÃO SÉRIA

    Art. 6º São deveres do médico veterinário:

    I - aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício dos animais e do homem; INFRAÇÃO LEVE

    X - informar a abrangência, limites e riscos de suas prescrições e ações profissionais; INFRAÇÃO SÉRIA

    Art. 15. É vedado ao médico veterinário:

    I - aceitar emprego deixado por colega que tenha sido exonerado por defender a ética profissional; INFRAÇÃO SÉRIA


ID
2506504
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Ética Profissional é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia.

(Dicionário Michaelis)


Dada as afirmativas quanto ao Código de ética do médico veterinário,


I. É vedado ao médico veterinário aceitar emprego deixado por colega que tenha sido exonerado por defender a ética profissional.

II. Ao médico veterinário não é permitida a prestação de serviços gratuitos ou por preços abaixo dos usualmente praticados, exceto em caso de pesquisa, ensino ou de utilidade pública.

III. É permitido ao médico veterinário que assuma RT exercê-la nos estabelecimentos de qualquer espécie, sujeitos à fiscalização e/ou inspeção de órgão público oficial, no qual exerça cargo, emprego ou função, com atribuições de fiscalização e/ou inspeção.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas

ID
2530189
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com base na Lei nº 8.027, de 12/04/1990, que dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, assinale a opção que descreve a falta administrativa punível com a pena de demissão do servidor, a bem do serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.027/90

    Art. 5º São faltas administrativas, puníveis com a pena de demissão, a bem do serviço público:

    I - valer-se, ou permitir dolosamente que terceiros tirem proveito de informação, prestígio ou influência, obtidos em função do cargo, para lograr, direta ou indiretamente, proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    II - exercer comércio ou participar de sociedade comercial, exceto como acionista, cotista ou comanditário;

    III - participar da gerência ou da administração de empresa privada e, nessa condição, transacionar com o Estado;

    IV - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

    V - exercer quaisquer atividades incompatíveis com o cargo ou a função pública, ou, ainda, com horário de trabalho;

    VI - abandonar o cargo, caracterizando-se o abandono pela ausência injustificada do servidor público ao serviço, por mais de trinta dias consecutivos;

    VII - apresentar inassiduidade habitual, assim entendida a falta ao serviço, por vinte dias, interpoladamente, sem causa justificada no período de seis meses;

    VIII - aceitar ou prometer aceitar propinas ou presentes, de qualquer tipo ou valor, bem como empréstimos pessoais ou vantagem de qualquer espécie em razão de suas atribuições.

    Parágrafo único. A penalidade de demissão também será aplicada nos seguintes casos:

    I - improbidade administrativa;

    II - insubordinação grave em serviço;

    III - ofensa física, em serviço, a servidor público ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    IV - procedimento desidioso, assim entendido a falta ao dever de diligência no cumprimento de suas atribuições;

    V - revelação de segredo de que teve conhecimento em função do cargo ou emprego.

     

  • esta ainda deixa induvida a questao E em inciso: II exercer comércio ou participar de sociedade comercial, exceto como acionista, cotista ou comandiário

  • A alt IV é suspensão e se refere ao inciso   XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho; Lei 8.112

  • Cuidado com a 8.027/90 X 8.112/90

    A letra C traz uma situação passível SUSPENSÃO no escopo da 8.027 e passível de DEMISSÃO pela 8.112, que reza:

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:    

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

  • Falta punível com demissão:

     

    a) Delegar a pessoa estranha à repartição, exceto nos casos previstos em lei, atribuição que seja de sua competência e responsabilidade ou de seus subordinados. Advertência.

    b) Aceitar ou prometer aceitar propinas ou presentes, de qualquer tipo ou valor, bem como empréstimos pessoais ou vantagem de qualquer espécie em razão de suas atribuições. Demissão - gabarito!

    c) Aceitar comissão, emprego ou pensão de Estado estrangeiro, sem licença do Presidente da República. Suspensão

    d) Opor resistência ao andamento de documento, processo ou à execução de serviço. Suspensão

    e) Praticar comércio de compra e venda de bens ou serviços no recinto da repartição, ainda que fora do horário normal de expediente. Suspensão.

  • Letra b.

    b) Certa. Dentre as alternativas elencadas, apenas a “b” trata-se de uma falta administrativa que enseja a aplicação da penalidade de demissão.

    Art. 5º São faltas administrativas, puníveis com a pena de demissão, a bem do serviço público:

    VIII – aceitar ou prometer aceitar propinas ou presentes, de qualquer tipo ou valor, bem como empréstimos pessoais ou vantagem de qualquer espécie em razão de suas atribuições.

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi


ID
2576278
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a opção correta, segundo a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, sobre o item “B - Organograma da Empresa - Visando assegurar a eficiência do Plano, algumas exigências são necessárias: a) Relativas ao técnico”.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    a) Relativas ao técnico:

    - estar motivado para a importância do Plano de APPCC e totalmente comprometido com seus resultados, evidenciados no desempenho de suas funções e atribuições durante a execução de todo o processo;  LETRA A

     

    - possuir experiência comprovada no setor industrial de laticínios e demonstrar conhecimento em conceituação do Plano de APPCC, tecnologia de processamento de produtos lácteos, procedimentos de higiene e sanitização, análise sensorial, noções básicas de microbiologia, métodos de avaliação físico-química e planos de amostragem; LETRA B

     

    - ter perfil multiplicador, de modo a repassar para outros participantes do corpo técnico todo o conhecimento obtido durante a fase de capacitação (3a etapa);  LETRA D

     

    - ter poder de decisão diante de todos os aspectos técnicos do plano;  LETRA E

     

    - ser o elemento de contato direto para os assuntos referentes ao Plano junto à Direção-Geral da Empresa e ao Serviço de Inspeção Federal; LETRA C

     

    - ter formação universitária ou técnica compatível com o exercício dessas funções.


ID
2581057
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um Myrmecophaga tridactyla (tamanduá-bandeira) foi encontrado atropelado e com vida, às margens de uma rodovia. Considerando a necessidade de atendimento médico veterinário e a Instrução Normativa IBAMA N.º 169, de 20 de fevereiro de 2008, para qual categoria de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro esse animal deverá ser levado?

Alternativas
Comentários
  • Centro de triagem (d)

  • Gabarito: letra D.

    Instrução Normativa IBAMA N.º 169/2008.

    a) Criadouro comercial. ERRADO. Art. 3º. XII-Criadouro comercial: todo empreendimento autorizado pelo Ibama, de pessoa física ou jurídica, com finalidade de: criar, recriar, terminar, reproduzir e manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro para fins de alienação de espécimes, partes, produtos e subprodutos.

    b) Mantenedor de fauna silvestre. ERRADO. Art. 3º. XX-Mantenedor de fauna silvestre: todo empreendimento autorizado pelo Ibama, de pessoa física ou jurídica, com finalidade de: criar e manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro, sendo proibida a reprodução.

    c) Criadouro científico de fauna silvestre para fins de conservação. ERRADO. Art. 3º. X-Criadouro científico para fins de conservação: todo empreendimento autorizado pelo Ibama, pessoa física ou jurídica, vinculado a Planos de Manejos reconhecidos, coordenados ou autorizados pelo órgão ambiental competente, com finalidade de: criar, recriar, reproduzir e manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro para fins de realizar e subsidiar programas de conservação.

    d) Centro de triagem. CERTO. Art. 3º. VIII-Centro de triagem de animais silvestres (CETAS): todo empreendimento autorizado pelo Ibama, somente de pessoa jurídica, com finalidade de: receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares.


ID
2581060
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na constatação da violação ou abuso de licença ou autorização, bem como o descumprimento das obrigações previstas na Instrução Normativa IBAMA N.º 169, de 20 de fevereiro de 2008, o referido órgão poderá modificar as condicionantes, suspender ou cancelar a autorização de manejo e encerrar as atividades do empreendimento. Ficará isento dessas medidas aquele que

Alternativas

ID
2597431
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Lei Federal n° 8.171, de 17 de janeiro de 1991, dispõe sobre as atividades agrícolas relacionadas a produção, processamento e comercialização de produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos agrícolas, pecuários, pesqueiros e florestais.


Baseando-se nas informações contidas nessa Lei, assinale a alternativa correta sobre a pesquisa agrícola.

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. A pesquisa agrícola deverá:

    I - estar integrada à assistência técnica e extensão rural, aos produtores, comunidades e agroindústrias, devendo ser gerada ou adaptada a partir do conhecimento biológico da integração dos diversos ecossistemas, observando as condições econômicas e culturais dos segmentos sociais do setor produtivo;

    II - dar prioridade ao melhoramento dos materiais genéticos produzidos pelo ambiente natural dos ecossistemas, objetivando o aumento de sua produtividade, preservando ao máximo a heterogeneidade genética; (Alternativa B)

    III - dar prioridade à geração e à adaptação de tecnologias agrícolas destinadas ao desenvolvimento dos pequenos agricultores, enfatizando os alimentos básicos, equipamentos e implementos agrícolas voltados para esse público;

    IV - observar as características regionais e gerar tecnologias voltadas para a sanidade animal e vegetal, respeitando a preservação da saúde e do meio ambiente.

    Art. 13. É autorizada a importação de material genético para a agricultura desde que não haja proibição legal.

    Art. 14. Os programas de desenvolvimento científico e tecnológico, tendo em vista a geração de tecnologia de ponta, merecerão nível de prioridade que garanta a independência e os parâmetros de competitividade internacional à agricultura brasileira.


ID
2597443
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Bem-Estar Animal pode ser definido pelo estado de harmonia do animal em relação ao ambiente em que vive. Segundo a Instrução Normativa n° 56, de 6 de novembro de 2008, deverão ser observados princípios para garantia do Bem-Estar Animal, sem prejuízo do cumprimento, pelo interessado, de outras normas específicas.


Sobre os princípios que devem ser cumpridos para garantia do Bem-Estar Animal, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2597473
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Portaria SAR n° 60, de 10 de outubro de 2016, que estabelece o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Os brincos oficiais de identificação animal constam de um brinco maior que será aplicado na orelha direita e um brinco menor que será aplicado na orelha esquerda. (CORRETA)

    B) A identificação dos bovinos e bubalinos é facultativa, cabendo aos produtores rurais requerer a quantidade necessária de brincos para identificar os animais nascidos em Santa Catarina, ou para repor brincos eventualmente perdidos ou danificados. (ERRADA. A identificação dos bovinos e bubalinos é obrigatória, cabendo aos produtores rurais requerer às entidades credenciadas pela SAR a quantidade necessária de brincos para identificar os animais nascidos em Santa Catarina, ou para repor brincos eventualmente perdidos ou danificados.)

    C) O prazo para a identificação dos animais nascidos em Santa Catarina é de até 365 dias, a contar da data de nascimento, sendo obrigatória a identificação prévia ao trânsito quando houver movimentação dos animais antes dos 365 dias de idade (ERRADA. O prazo para a identificação dos animais nascidos em Santa Catarina é de até 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de nascimento, sendo obrigatória a identificação prévia ao trânsito quando houver movimentação dos animais antes dos 180 (cento e oitenta) dias de idade.)

    D) Ao Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SAR, caberá propiciar condições para viabilizar o cadastramento dos produtores rurais que tiverem interesse em identificar seus os bovinos e bubalinos. (ERRADA. Ao Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SAR, caberá propiciar condições para viabilizar o cadastramento dos produtores rurais e a identificação individual de todos os bovinos e bubalinos existentes em Santa Catarina.)

    E) Somente serão identificados rebanhos cujo proprietário possua Talão de Nota Fiscal do Produtor Rural. (ERRADA. Somente serão identificados rebanhos cujo proprietário possua CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica))

    Fonte:


ID
2597479
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a Instrução Normativa 25, de 19 de julho de 2016, ficam declarados como livres de Peste Suína Clássica (PSC) 16 Unidades Federativas e os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas.


Assinale a alternativa em que constam apenas as Unidades Federativas livres de PSC.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil vem implementando zonas livre de PSC desde 1982. A partir de 2001 passou a reconhecer como livres 14 Unidades da Federação, ampliando nos anos seguintes chegando a considerar como livres a zona formada pelo Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do município de Canutama e sudoeste do município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonense. Recentemente a OIE passou a reconhecer o status de países ou zonas livres de PSC. Buscando-se, de forma gradativa, o reconhecimento internacional da zona livre do Brasil, em 2015 foi concedido aos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina pela OIE como zona livre de PSC e em 2016 as demais localidades já reconhecidas nacionalmente como livres também obtiveram o reconhecimento oficial pela OIE como zona livre de PSC (figura 1). Está em andamento projeto que prevê a erradicação da PSC por todo o território nacional.

    http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/anexo13PNSSsituaosanitariabrasil.pdf

  • Exclua os estados: Piauí, Pará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Pernambuco, Alagoas, Amapá e Maranhão.

  • Igor Freitas, a Bahia é declarada livre de PSC.

  • Gabarito: Letra B

    "Art. 1º Ficam declarados como livres de peste suína clássica (PSC):

    I - uma zona composta pelos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina;

    II - uma zona composta pelo Estado do Paraná;

    III - uma zona composta pelos Estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins, pelo Distrito Federal, e por parte do Estado do Amazonas, representada pelos municípios de Guajará e Boca do Acre, parte sul do município de Canutama e parte sudoeste do município de Lábrea."

    FONTE: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 63, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 

    Bons estudos!


ID
2597482
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto aos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais, definidos pelas Instrução Normativa n° 56, de 4 de dezembro de 2007, e Instrução Normativa n° 36, de 6 de dezembro de 2012, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d


ID
2597494
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com os objetivos da Instrução Normativa n° 46, de 6 de outubro de 2011, quanto aos aspectos ambientais, os sistemas orgânicos de produção devem buscar:

Alternativas

ID
2603386
Banca
IADES
Órgão
PM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Resolução n° 1.015/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que conceitua e estabelece condições para o funcionamento de estabelecimentos veterinários, caso um estabelecimento realize procedimentos clínico-cirúrgicos e a internação de animais, este deverá ser enquadrado como

Alternativas

ID
2603389
Banca
IADES
Órgão
PM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Decreto n° 31.793/2010 regulamenta a aplicação do inciso II do artigo 48 da Lei n° 6.450/1977, que dispõe quanto à Organização Básica da Polícia Militar do Distrito Federal. De acordo com o artigo 127 do citado decreto, o titular do Centro de Medicina Veterinária será

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    DECRETO Nº 31.793, DE 11 DE JUNHO DE 2010.

    Art. 127. O titular do Centro de Medicina Veterinária será nomeado entre os tenentes-coronéis do Quadro de Oficiais Policiais Militares Médico Veterinário.

    PMDF, Brasil !!!

  • ue , os oficiais da Saúde num chegam somente até Major? alguem me  ajude please

  • QOPM / QOPMS chegam ao posto de CEL; QOPMC chega até TC; QOPMAEM chega até MAJ;


ID
2647606
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Instrução Normativa n° 47, de 18 de junho de 2004, refere-se à aprovação do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Sanidade Suídea, destinando sua aplicação ao controle sanitário a ser realizado nos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas com a produção, reprodução, comercialização, distribuição de suídeos e material de multiplicação de origem suídea, bem como impedir a introdução de doenças exóticas e controlar ou erradicar aquelas existentes no país. Entre as competências do Departamento de Defesa Animal − DDA está

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O Programa concentra seus esforços nas doenças da lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências sanitárias ou econômicas graves e repercussão no comércio internacional.

    Doenças de Notificação Obrigatória em suínos: peste suína clássica, doença de Aujeszky, brucelose, tuberculose, sarna, leptospirose, febre aftosa, raiva, cisticercose e hidatidose.

     

  • Gabarito: D

    DICA

    .

    Pensar que o DDA por ser um departamento do MAPA, tem a função de NORMATIZAR o PNSS em todas as suas atribuições, ou seja, "Dita as regras do programa". No caso de EXECUÇÃO o PNSS compete ao âmbito ESTADO (SVE), lembrando que inclui o CADASTRO dos estabelecimentos.

    Pensando em esferas federais e estaduais mais fácil responder a questão.


ID
2647609
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No âmbito do Programa Nacional de Sanidade Avícola, a Instrução Normativa n° 17, de 7 de abril de 2006, aprovou o Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle em todo o território nacional. Deste modo, a Coordenação de Produtos Veterinários do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários − CPV/DFIP

Alternativas
Comentários
  • Questão literal.


    INSTRUÇÃO NORMATIVA SDA No 17, DE 07 DE ABRIL DE 2006.


    Art. 15. A Coordenação de Produtos Veterinários do Departamento de Fiscalização de

    Insumos Pecuários (CPV/DFIP) controlará e supervisionará a distribuição de vacinas para Influenza

    Aviária e Doença de Newcastle, no que se refere à quantidade de vacinas produzidas e importadas e a

    quantidade desses insumos distribuídos por UF.

    .

    Parágrafo único. O mapa de distribuição de vacinas registradas deverá ser entregue pelas

    empresas produtoras e importadoras, trimestralmente à CPV/DFIP, que será responsável pelo

    encaminhamento ao DSA.

  • ALTERNATIVA CERTA A

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 7 DE ABRIL DE 2006

    Art. 3º Para efeito de implementação e operacionalização do Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, e baseado em critérios geopolíticos, o Brasil será dividido em regiões.

    § 1º O Departamento de Saúde Animal - DSA realizará auditorias periódicas, conforme critérios definidos em normas complementares, naquelas UF's que aderirem ao plano, a fim de confirmar a implementação das normas previstas no Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle e a adequação dos serviços de defesa sanitária animal.

    Art. 4º O DSA realizará, continuamente, a revisão e regulamentação dos manuais do PNSA, em especial no que concerne às atividades de rotina e de emergência sanitária da Influenza Aviária e Doença de Newcastle e à adequação das normas para os diferentes segmentos avícolas de reprodução, corte, postura comercial, ratitas, ornamentais e avicultura não-comercial.

    § 1º O DSA: Departamento de Saúde Animal 

    III - definirá os parâmetros de equivalência de status sanitário e de níveis de eficiência na execução de atividades dos serviços de defesa sanitária animal, referentes ao Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle;

    § 3º O DFIP: Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários

    I - realizará controle de vacinas, por UF, no que se refere à quantidade produzida ou importada por laboratório e da quantidade utilizada;

    II - avaliará vacinas e medicamentos disponíveis e realizará seus registros, por demanda do DSA.

    § 7º Os Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, das UF que aderirem ao plano:

    VI - atualizarão o cadastro georreferenciado, em formato eletrônico, de todos os estabelecimentos avícolas comerciais e os sítios de invernada de aves migratórias. Deverão ainda ser localizados e identificados por georreferenciamento: zoológicos, abatedouros e graxarias e estabelecimentos de comercialização de aves vivas.


ID
2647630
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Lei n° 7.386, de 16 de junho de 1999, em consonância com os Decretos Federais n° 24.548/1934 e n° 75.407/1975, considere:


I. A Gerência Geral de Planejamento e Desenvolvimento Econômico − GEPLAN é responsável pela coordenação de programas de vacinação obrigatória de animais no Estado do Maranhão, em âmbito nacional ou estadual.

II. A Gerência Geral de Planejamento e Desenvolvimento Econômico − GEPLAN elaborará, periodicamente, a relação das vacinações de caráter obrigatório dos animais no Maranhão.

III. É dever do proprietário de animal acatar as determinações legais que disciplinem os programas de saúde animal.

IV. Para evitar a introdução de doenças no território nacional, fica obrigatório o atestado zoossanitário para o trânsito de animais, por via terrestre, aérea, fluvial ou marítima.

V. A exigência da obrigatoriedade do atestado zoossanitário para o trânsito intercontinental será fiscalizada no cruzamento de postos de vacinação.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2647636
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Lei n° 7.386, de 16 de junho de 1999, dispõe sobre a defesa sanitária

Alternativas

ID
2647639
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O estabelecimento de normas técnicas de produção, classificação e fiscalização dos produtos de origem animal, segundo a Lei Estadual n°8.761, de 1° de abril de 2008, que dispõe sobre a prévia inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal no Estado do Maranhão, é competência do Poder

Alternativas

ID
2647642
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Lei Estadual n° 10.086, de 20 de maio de 2014, dispõe sobre a habilitação sanitária de estabelecimento agroindustrial familiar, de pequeno porte ou artesanal, para elaboração e comercialização de produtos da agroindústria no Estado

Alternativas