Deseja-se preparar 250 mL de solução estoque de sulfato de amônio, com concentração de 10.000 µM de N-NH4+ , para tanto, deve-se pesar:
Dados: Massas atômicas (g mol-1) N= 14,01; H= 1,01; S= 32,07 e O= 16,00.
Deseja-se preparar 250 mL de solução estoque de sulfato de amônio, com concentração de 10.000 µM de N-NH4+ , para tanto, deve-se pesar:
Dados: Massas atômicas (g mol-1) N= 14,01; H= 1,01; S= 32,07 e O= 16,00.
Considere a reação abaixo e as afirmativas sobre ela, a seguir.
KMnO4 + H2SO4 + H2O2 → K2SO4 + MnSO4 + H2O + O2
I. A sequência correta dos coeficientes estequiométricos de cada uma das substâncias, na ordem em que elas aparecem na reação acima, é 2; 3; 5; 1; 2; 8; 5.
II. O KMnO4 se oxida e o H2O2 se reduz.
III. O KMnO4 ganha 5 elétrons e a H2O2 perde 2 elétrons.
IV. O KMnO4 é o agente oxidante e a H2O2 é o agente redutor.
V. A soma da carga dos reagentes é diferente da soma das cargas dos produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
A descarga de água subterrânea (Submarine Groundwater Discharge – SGD) tem sido considerada um importante elo entre o continente e o oceano, pois, além de carrear uma parcela considerável de água doce, a SGD é uma importante fonte de elementos para a zona costeira. Traçadores geoquímicos naturais, como o rádio (Ra), tem sido considerados uma excelente ferramenta para estudos que envolvam esse processo, pois, além das águas subterrâneas serem enriquecidas por esse elemento, este apresenta comportamento conservativo e suas constantes de decaimento permitem relações que possibilitam a estimativa dos fluxos subterrâneos. Os isótopos do rádio (223Ra, 224Ra, 226Ra e 228Ra) possuem tempos de meia-vida, respectivamente, iguais a:
Dados: Constantes de decaimento 223Ra= 0,06 dias-1; 224Ra= 0,19 dias-1; 226Ra= 0,43 10-3 anos-1 e 228Ra= 0,12 anos-1 .
Fórmula: λ = 0,693 / t½
Em que:
λ = Constante de decaimento
t½ = Tempo de meia-vida
Em uma amostra contendo 1 L de água do mar, dissolvem-se 35 g de sacarose. Em relação à consequência desse acréscimo de sacarose, são feitas as seguintes afirmações:
I. A pressão de vapor da água diminui.
II. A pressão osmótica da solução aumenta.
III. A salinidade permanece praticamente a mesma.
IV. A temperatura de solidificação é alterada.
V. O grau de dissociação dos sais presentes na água permanecerá praticamente o mesmo.
Das afirmações acima, estão corretas:
Quanto à determinação do pH com o uso de eletrodo de vidro combinado, são feitas as seguintes afirmativas:
I. O eletrodo adequado para medidas de pH mede o potencial que se desenvolve através de uma fina membrana de vidro que separa duas soluções com diferentes concentrações do íon hidrogênio.
II. O eletrodo de referência gera uma tensão elétrica constante que não depende do pH.
III. O eletrodo de referência é constituído de um material inerte (vidro). A membrana desse eletrodo, que tem geralmente a forma de um bulbo, é feita a partir de um vidro especial.
IV. Os eletrodos são construídos com metais inertes, tais como: platina, ouro, paládio.
V. Em soluções com valores de pH abaixo de 0,5, o eletrodo de vidro típico exibe um erro de sinal oposto ao do erro alcalino.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S).
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5) é um teste empírico em que é determinado o requerimento relativo de oxigênio por microrganismos decompositores da matéria orgânica, em águas de efluentes e águas poluídas. Sobre os procedimentos de amostragem e análise desse método analítico são feitas as seguintes afirmativas.
I. A incubação é realizada em um ambiente com temperatura controlada á 20°C e luz incidente sobre o frasco contendo a amostra.
II. É recomendado, para efluentes ricos em matéria orgânica, não tratados e da DBO5 desconhecida, num primeiro teste, que a amostra seja submetida a mais de uma diluição simultânea.
III. Amostras contendo alto teor de cloro podem apresentar resultados superestimados de DBO5 em relação à realidade ambiental.
IV. Esgotos domésticos ricos em matéria orgânica, embora completamente anóxicos, são inviáveis à analise da DBO5.
V. O pH ideal para as reações de oxidação é acima de 8,5.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
São apresentadas proposições a respeito das técnicas de espectrometria atômica e molecular:
I. A lâmpada de cátodo oco é empregada nas espectrometrias de absorção atômica e de emissão atômica.
II. As cubetas de quartzo empregadas na espectrofotometria UV/VIS são as mais adequadas para análises quando λ > 390 nm.
III. Uma lâmpada de tungstênio (W) é a fonte de radiação contínua mais comum para a região do visível na espectrofotometria.
IV. Por ser uma técnica espectrométrica, o princípio da espectrometria de emissão atômica em chama (ou fotometria de chama) está baseado na lei de BeerLambert.
V. A lâmpada de deutério (2H) é comumente utilizada como corretor de fundo na análise espectrométrica de absorção atômica.
Assinale a alternativa correta:
Em relação à análise de nitrato dissolvido em água, que se fundamenta na dosagem do íon nitrito obtido por redução quantitativa dos íons nitratos presentes na amostra, considere as seguintes afirmativas:
I. A transformação do íon NO3- em NO2- envolve uma reação de oxidação, em que são envolvidos três elétrons, e assim o N passa da valência 5+ para 2+ .
II. A redução do NO3- é efetuada mediante a passagem da amostra por uma coluna redutora preenchida com grãos de cádmio tratados com solução cúprica.
III. A reação de redução independe do metal usado no redutor do pH da solução e da atividade da superfície do metal.
IV. O cádmio presente na coluna gradativamente consumido durante a passagem da amostra pode perder sua eficiência de redução durante grandes pausas de utilização da coluna redutora.
V. Uma solução de NH4Cℓ é utilizada como tamponante, complexante e ativadora do sistema redox, na coluna redutora.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.