- ID
- 3891376
- Banca
- Quadrix
- Órgão
- CFP
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os conselhos regionais fazem um belo trabalho de resgate da memória e da história da implantação da psicologia no Brasil. O CRP‐SP disponibiliza, em seu sítio eletrônico, um bom material sobre a implantação da psicologia social no Brasil. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
I As informações disponíveis sobre a história da psicologia social no Brasil apontam para uma completa dependência da psicologia social estadunidense do início do século XX, contando com a importação e a implantação acrítica do conhecimento e com a imediata tradução dos manuais em voga no período.
II Otto Klineberg, canadense que foi professor de psicologia na Universidade de Columbia (EUA), esteve no Brasil de 1945 a 1947 e ministrou o primeiro curso de psicologia social na USP. Deixou uma marca profunda, que influenciou a construção do campo no Brasil. Sua linha de pesquisa era behaviorista e estritamente experimental.
III Um dos nomes mais importantes na emergente psicologia social brasileira foi Dante Moreira Leite. Dante publicou um livro que é um marco nessa disciplina e atual até hoje: O Caráter Nacional Brasileiro. Foi orientador de Ecléa Bosi, que faleceu recentemente e foi autora dos não menos importantes: Memória e Sociedade e Cultura de Massa e Cultura Popular: leituras de operárias.
Assinale a alternativa correta.
Um dos desafios centrais do desenvolvimento da psicologia social é elaborar modelos de conhecimento suscetíveis de conceituar essas tramas complexas e sutis da subjetividade social e de comprometer‐se com a crítica como momento permanente e necessário da configuração de qualquer ordem social. As ciências sociais deixariam de sê‐lo se se convertessem em espaços apologéticos e domesticados de qualquer ordem estabelecida, o que não significa a anarquia, e sim o exercício da crítica como espaço de desenvolvimento.
F. González Rey. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2004 (com adaptações).
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.
Com relação à psicologia comunitária, julgue os seguintes itens.
I - A partir de meados da década de 1990, aconteceram importantes mudanças no campo da psicologia comunitária. Houve a procura por serviços além da atuação tradicional, como, por exemplo, violência cotidiana e doméstica, formas de intolerância e preconceito para com as minorias sociais.
II - Atualmente é importante pensar nos resultados (quantidade e eficiência) dos diferentes projetos, pois são sinônimos de compromisso. Os processos de formação e participação têm caráter secundário.
III - A psicologia comunitária assume uma ação pedagógico‐formativa, já que tem um caráter preventivo na perspectiva de implementar projetos políticos que resultem em mudanças na vida cotidiana das pessoas.
IV - Quando os problemas já estão localizados, deve também desenvolver ações pontuais e específicas, pois os indivíduos em comunidade necessitam de conscientização.
Assinale a alternativa correta.
Acerca da psicologia social na América Latina, é correto afirmar que
Exclusão é tema da atualidade, usado hegemonicamente em diferentes áreas de conhecimento, mas pouco preciso e dúbio do ponto de vista ideológico.
Sawaia, 2002.
Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Quanto à psicologia social, assinale a alternativa correta.
Os serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência têm algumas especificidades. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.
I É importante traçar metas de diagnóstico para compreender a real situação. Deve‐se analisar a família da pessoa e fazer encaminhamento para um abrigo.
II Deve realizar ações que se pautem pelo reconhecimento da mulher como sujeito e encaminhá‐la para psicoterapia de casal.
Assinale a alternativa correta.
Quanto à psicologia social e a seus contextos e práticas, julgue os itens a seguir.
I Duas influências estiveram presentes na origem da psicologia social: materialismo cientificista e individualismo cartesiano.
II A análise de diferentes autores e teorias evidencia diferentes concepções de social, o que implica diferentes formas de problematizar a prática.
III A psicologia social não se ocupa dos problemas da escola, pois eles dizem respeito a questões de aprendizagem.
IV Em relação à prática do psicólogo social, é importante que ele reflita e atue sobre os problemas econômicos do país.
Assinale a alternativa correta.
Com relação à ideia de psicologia como ciência e profissão, julgue os itens subsequentes.
I É importante a reflexão crítica tanto com relação à prática quanto com relação às teorias para o desenvolvimento de um campo.
II É necessário não dissociar teoria e prática, assim como não dicotomizar os diferentes campos de atuação da psicologia.
Assinale a alternativa correta.
No que se refere às noções de sujeito e subjetividade para a psicologia social, julgue os itens que se seguem.
I São duas categorias importantes, pois expressam a forma como os indivíduos configuram o vivido e se posicionam diante dos dilemas da vida.
II São noções delimitadas em uma teoria da psicologia que tem feito esforços para que esses conceitos não sejam naturalizados.
Assinale a alternativa correta.
Acerca das teorias em psicologia social, julgue os itens seguintes.
I Há uma unidade teórica e metodológica com relação aos diferentes temas de análise.
II A psicologia sócio‐histórica é a principal teoria que orienta as práticas em psicologia social.
Assinale a alternativa correta.