SóProvas



Prova UEM - 2018 - UEM - Técnico em Informática


ID
2700283
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

De acordo com as informações do texto, considere as afirmações I, II e III. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I) Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, somente o Estado do Rio de Janeiro produz aproximadamente nove toneladas de lixo por dia.

II) O conceito de etiquetas de preço ocultas diz respeito ao não conhecimento dos impactos ambientais oriundos de produtos e serviços adquiridos diariamente.

III) A consciência na aquisição de produtos e no uso de serviços é imprescindível para eliminar ou diminuir os impactos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • I) Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, somente o Estado do Rio de Janeiro produz aproximadamente nove toneladas de lixo por dia. (CORRETA)

     

    "Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001."

     

    II) O conceito de etiquetas de preço ocultas diz respeito ao não conhecimento dos impactos ambientais oriundos de produtos e serviços adquiridos diariamente. (CORRETA)

     

    "Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos."

     

    III) A consciência na aquisição de produtos e no uso de serviços é imprescindível para eliminar ou diminuir os impactos ambientais. (CORRETA)

     

    "Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais."

     

    GABARITO: D

  • Parte 2:

    Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.

    O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.

    De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

    Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018.

  • Parte 1:

    Consumismo e meio ambiente

    (Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

    Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.

    Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.

    Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.


ID
2700286
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

A partir da leitura do texto, considere as afirmações I, II e III. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I) Segundo uma pesquisa do World Watch Institute, a degradação ambiental aumentou cerca de 30% nos últimos 50 anos.

II) A falta de consciência ambiental justificam indiscutivelmente os impactos ambientais produzidos pelas tecnologias produtivas.

III) A produção acelerada do ser humano é acompanhada pela regeneração natural do meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Aff.. trocar 50% por 30% e 30 anos por 50 anos é sacanagem, li rápido e caí!

  • I) Segundo uma pesquisa do World Watch Institute, a degradação ambiental aumentou cerca de 30% nos últimos 50 anos. (ERRADA)

     

    "Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001."

     

    II) A falta de consciência ambiental justificam indiscutivelmente os impactos ambientais produzidos pelas tecnologias produtivas. (ERRADA)

     

    "Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis."

     

    III) A produção acelerada do ser humano é acompanhada pela regeneração natural do meio ambiente. (ERRADA)

     

    "O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio."

     

     

    Gabarito: E


ID
2700289
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

A partir da leitura do texto, considere as afirmações I, II e III. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I) Consumismo é o viés patológico do consumo.
II) O consumismo acarreta desequilíbrio no processo civilizatório por causa das necessidades básicas da atividade humana.
III) O consumismo pode trazer benefícios tanto aos consumidores e aos fornecedores quanto ao meio ambiente e à sadia qualidade de vida.

Alternativas
Comentários
  • I) Consumismo é o viés patológico do consumo. (CORRETA)

     

    "Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento."

     

    II) O consumismo acarreta desequilíbrio no processo civilizatório por causa das necessidades básicas da atividade humana. (ERRADA)

     

    "Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento."

     

    III) O consumismo pode trazer benefícios tanto aos consumidores e aos fornecedores quanto ao meio ambiente e à sadia qualidade de vida. (ERRADA)

     

    "Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada."

     

    GABARITO: A


ID
2700292
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

A partir da leitura do texto, considere as afirmações I, II e III. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I) O consumismo se tornou uma das características fundamentais da era pós-moderna.
II) O consumismo produz efeitos preocupantes e alarmantes sob o ponto de vista do meio ambiente.
III) O consumo é parte da atividade humana apenas para atender a necessidades básicas e vitais.

Alternativas
Comentários
  • Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.

    Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários.  (linha 1 até linha 4) 

     

    Gabarito C

  • I) O consumismo se tornou uma das características fundamentais da era pós-moderna. (CORRETA)

     

    "Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais..."

     

    II) O consumismo produz efeitos preocupantes e alarmantes sob o ponto de vista do meio ambiente. (CORRETA)

     

    "...o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente."

     

    III) O consumo é parte da atividade humana apenas para atender a necessidades básicas e vitais. (ERRADA)

     

    "Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários."

     

     

    GABARITO: C


ID
2700295
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

Assinale V para verdadeiro e F para falso quanto ao sentido de palavras e expressões empregadas no texto. Depois assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

( ) Em "[...] tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários." (segundo parágrafo), a expressão em destaque poderia ser substituída por tanto, sem prejuízo do significado.
( ) Em "[...] não uma política séria [...]." (quarto parágrafo), o verbo haver poderia ser substituído por existir, sem prejuízo do significado.
( ) Em "Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir [...]." (quinto parágrafo), a expressão em destaque poderia ser substituída por quando, sem prejuízo do significado.
( ) Em "[...] e, principalmente, um freio nas embalagens e preços [...]." (sexto parágrafo), a palavra em destaque poderia ser substituída por sobretudo, sem prejuízo do significado.

Alternativas
Comentários
  • alternativa A 

    começei fazendo pelas alternativas 3° e 2° 

    (v) Em "[...] não  uma política séria [...]." (quarto parágrafo), o verbo haver poderia ser substituído por existir, sem prejuízo do significado.

    Aqui o verbo haver esta no sentido de existir fazendo com que a frase seja sem sujeito tornando impessoal

    (v) Em "Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir [...]." (quinto parágrafo), a expressão em destaque poderia ser substituída por quando, sem prejuízo do significado.

    A locução exprime semanticamente uma ideia de tempo e a conjunção que mais se adapta é a conjunção subordinada temporal

    Bem com essas duas opções a única que resta é a A e E e vamos para a última.

    (v) Em "[...] e, principalmente, um freio nas embalagens e preços [...]." (sexto parágrafo), a palavra em destaque poderia ser substituída por sobretudo, sem prejuízo do significado.

    percebemos que a palavra ´´principalmente ´´ é um adverbio deslocado.Com essa conclusão qualquer outra palavra separadas entre virgulas pode ser deslocadas no decorrer da frase.

    Qualquer erro me avisem!  Juntos somos mais fortes.


ID
2700298
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

Considere as afirmações seguintes a respeito da pontuação empregada no texto, depois assinale a alternativa correta.


I) Em "Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou [...]" (terceiro parágrafo), as vírgulas foram empregadas para isolar um advérbio.

II) Em "O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio." (quinto parágrafo), o ponto final foi empregado para finalizar uma frase declarativa.

III) Em "Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma?" (quinto parágrafo), o ponto de interrogação foi empregado para fazer uma pergunta.

Alternativas
Comentários
  • Frases Declarativas: ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.
  • I) Errada porque o uso da vírgula serviu para isolar aposto. 

  • Sério mesmo que a banca produziu esse tipo de questão? o.O

  • I- ISOLA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA REDUZIDA DE PARTICÍPIO .


    ... , QUE (Uma pesquisa) FOI REALIZADA EM ...,

  • Trinne Mile,


    Pra você pode ser fácil, já para outras pessoas, não. Sejamos menos esnobes...

  • Thiago, não estou sendo esnobe não, tá?

    Fiquei apenas surpresa por não estar acostumada a fazer questões fáceis, creio que seja um direito meu expressar tal reação, ou não?

    Seja leve, o mundo já é pesado demais.

    Boa noite!

  •                                                                  O.P.                                                                                 ISSO

    [Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou] [que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos.] 

                                                                        vocativo                        conjunção                   O.S.Subst.O.D.         

  • Gabarito C

    NAO ESTA FACIL PARA NINGUEM: URSO, COM CARA DE NERD ESTUDANDO.

    I) Em "Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou [...]" (terceiro parágrafo), as vírgulas foram empregadas para isolar um advérbio. APOSTO

    II) Em "O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio." (quinto parágrafo), o ponto final foi empregado para finalizar uma frase declarativa.

    III) Em "Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma?" (quinto parágrafo), o ponto de interrogação foi empregado para fazer uma pergunta.

  • Gente, eu não entendi  Em "Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou [...]" o termo em negrito não seria um adjunto adverbial deslocado????

     

    Por favor me mandem uma mensagem explicando essa alternativa, pois não entendi o porquê de muitos estão dizendo ser Aposto. 


ID
2700301
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

Em "Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes [...]." (primeiro parágrafo), os pronomes em destaque se referem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • "Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se (consumismo) uma de suas (era pós-moderna) características fundamentais, o qual (consumismo) produz impactos preocupantes [...]."

     

    GABARITO: D

  • Errei por excesso de confiança e falta de atenção. A questão é lógica. 


ID
2700304
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumismo e meio ambiente

(Rafael Tocantins Maltez e Monique Rodrigues Ferian)

1 Estamos vivendo na era pós-moderna, e o consumismo tornou-se uma de suas características fundamentais, o qual produz impactos preocupantes e até mesmo alarmantes sob a ótica do meio ambiente.
2 Sabe-se que o consumo é parte integrante da atividade humana, tanto para atender a necessidades básicas e vitais, bem como para atender aos desejos mais fúteis e desnecessários. Porém o consumo pode transformar-se em consumismo, vale dizer, o viés patológico do consumo, acarretando práticas de desperdício, lixo em excesso descartado sem critério em todos os ambientes (inclusive nos oceanos e no espaço), rejeitos, os quais podem causar desequilíbrios notadamente no processo evolutivo natural e até civilizatório, fomentado por meio da criação de necessidades artificiais, ou seja, nem tão necessárias quanto pode se acreditar em um primeiro momento. Dessa forma, o consumismo pode, por um lado, trazer benefícios aos consumidores e fornecedores, contudo também pode acarretar efeitos pouco convenientes ao meio ambiente natural, essencial à sadia qualidade de vida, tornando a natureza cada vez mais explorada, degradada, vilipendiada e menos preservada e recuperada.
3 Uma pesquisa do World Watch Institute, realizada em 2008, demonstrou que a degradação ambiental aumentou cerca de 50% nos últimos 30 anos. Degradação que se complementa pela produção de lixo, que totaliza cerca de 9 toneladas diárias, somente no Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2001. Daí surge o conceito de etiquetas de preço ocultas aos nossos olhos, ou seja, a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais, seja ao Planeta ou à saúde e à segurança do consumidor, e tampouco aos trabalhadores envolvidos no processo de produção, que exercem seu trabalho para satisfazer nossas necessidades e nossos desejos.
4 Muitas vezes, adquirem-se os produtos e utilizam-se serviços sem o cuidado necessário, sem a preocupação de analisar o seu ciclo de vida com todos os impactos produzidos (desde a extração dos recursos naturais, o transporte, a transformação, passando pelo meio ambiente do trabalho e a distribuição e comercialização), consciência imprescindível para a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Em que pese a crise ambiental que vivemos, não há uma política séria, sistemática, globalizante, para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, nem tampouco para a redução de danos e dos impactos. Diante desse aspecto, surge o argumento de que as tecnologias produtivas não são aptas a reduzirem os impactos, pois não se tinha a consciência ambiental na época de sua elaboração (como no caso dos combustíveis fósseis) ou que o custo é alto para a implementação de técnicas sustentáveis.
5 O ser humano produziu e produz em um ritmo cada vez mais acelerado, impossibilitando a regeneração natural que tem seu ritmo próprio. O consumo global de bens e serviços já ultrapassou cerca de 30% da capacidade de regeneração natural do planeta. Sendo assim, questiona-se: Até que momento o homem irá se permitir viver dessa forma? Talvez somente no momento em que os impactos passarem a interferir de tal modo em sua vida cotidiana que a inviabilizará. Ou no momento em que a produção for paralisada por falta de recursos naturais.
6 De um modo ou de outro, o ser humano deve manter-se atento, para que a tecnologia tão idolatrada não se torne inviável, pois ainda depende dos recursos naturais, os quais nem sempre são percebidos como imprescindíveis. A situação atual requer atenção, consciência ambiental e, principalmente, um freio nas embalagens e preços ocultos que insistimos em colocar nas coisas simples. Seja por meio de bom senso, mudança de hábitos, posturas e principalmente redução do consumo exagerado e desnecessário, pois é necessário fazermos algo, antes que seja tarde demais.

Texto adaptado de <https://rafaelmaltez.jusbrasil.com.br/artigos/1219444044/consumismo-e-meio-ambiente>, acessado em 28 de março de 2018. 

Em "[...] a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais [...]." (terceiro parágrafo), a palavra em destaque desempenha a função sintática de

Alternativas
Comentários
  • Fica difícil responder sem saber qual é a palavra destacada...
  • a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais [...]." (Oração Adjetiva Restritiva)

     

    Núcleo do Sujeito alternativa E!

    Espero ter ajudado! 

     

  • questao dada, facil de analisar, quem dera pegar uma prova com tal facilidade desses tipos de conteudo.

  • Cadê a palavra em destaque??
  • Mesmo sem saber qual a palavra destaca eu acertei. fui pelo chute do inicio da frase que é (a maioria) núcleo do sujeito.

  • O núcleo nunca vem antecedido de preposição. Quando se pergunta ao verbo quem adquiriu ele responde :  a maioria dos produtos e serviços.  Produtos e serviçoes vem antecedido de preposição, então não podem ser o núcleo . Espero que tenha ajudado. :) 

  • "[...] a maioria dos produtos e serviços que adquirimos diariamente não possui informação de seus impactos ambientais [...]."

    A primeira pergunta de cara feita ao verbo vai te dar o sujeito e a segunda pergunta (se houver) te dará o complemento do verbo.

    Vejamos:

    1ª Pergunta que de cara se faz: Quem não possui informação de seus impactos ambientais?

    Resposta: A maioria dos produtos e serviços que... (SUJEITO), logo, maioria é núcelo do sujeito.

    2ª pergunta: Ok, mas ''A maioria dos produtos e serviços... não possui o que?''

    Resposta: informação de seus impactos ambientais (OBJETO DIRETO)

    obs.: Todo substantivo (concreto ou abstrato) exercerá a função sintática de NÚCLEO (seja do sujeito, seja do objeto...)

     

  • NÃO APARECEU NENHUMA PALAVRA DESTACADA AQUI! AJEITEM ESSE CABARÉ!

  • Tenho um ranço de quem fica falando que certa questão é fácil... 

  •  maioria (Núcleo do Sujeito Simples)dos produtos e serviços adquiridos por nós.(Agente da passiva).

     

  • "a maioria dos produtos e serviços / que adquirimos diariamente / não possui informação de seus impactos ambientais."

               Oração Principal                   Oração Sub. Adj. Restritiva                            Oração Principal 

     

    Oração Principal: "maioria dos produtos e serviços não possui informação de seus impactos ambientais."

                                                SUJEITO (todo o termo em destaque é o sujeito, mas o núcleo é "maioria")

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E

     


ID
2700397
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, obrigatoriamente e sem constrangimento, para onde devem ser encaminhadas as gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra E

     

    Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente

     

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

         § 1o  As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

         § 2o  Os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza, formulando projeto terapêutico singular que inclua intervenção em rede e, se necessário, acompanhamento domiciliar.

     

    bons estudos

  • Gabarito: "e". 

    De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 13:

    Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.   

    § 1o  As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

    Boa sorte e bons estudos!

  • Eu tenho uma resposta para isso, mas seria muito radical deixá-la exposta aqui... afinal cada caso é um caso.

  • Será encaminhada á Justiça da Infancia e da Juventude: A máe que manifestar interesse em entregar o filho para a adoção após seu nascimento. 

  • § 1o  As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

  • Art. 19-A.  A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude.

    § 1o  A gestante ou mãe será ouvida pela equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude, que apresentará relatório à autoridade judiciária, considerando inclusive os eventuais efeitos do estado gestacional e puerperal.

    § 2o  De posse do relatório, a autoridade judiciária poderá determinar o encaminhamento da gestante ou mãe, mediante sua expressa concordância, à rede pública de saúde e assistência social para atendimento especializado.

     

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 13, §1º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre a entrega, sem constrangimento, do filho à adoção.

    Art. 13, §1º, ECA: as gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

    Apesar desse dispositivo mencionar a obrigatoriedade de encaminhamento à Justiça da Infância e da Juventude, trata-se apenas de uma recomendação, de forma que não haverá sanção ao responsável pelo estabelecimento de saúde quando do não encaminhamento da mãe à Justiça, bem como não pode haver uma condução coercitiva, sob pena de impetração de habeas corpus.

    Assim, busca-se a “regularização” das crianças aptas à adoção, com inclusão no cadastro, de forma que elas não sejam entregues para outras famílias de forma irregular.

    Gabarito: E


ID
2700400
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Sem prejuízo de outras medidas e resguardando os direitos individuais previstos nos artigos 106, parágrafo único, e 107 do Estatuto da Criança e do Adolescente, qual é a providência que a autoridade policial deverá tomar em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante grave ameaça à vítima?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra D 

     

    Lei 8069/90 - ECA

     

    Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

         Parágrafo único. Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em co-autoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.

    Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

         I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

         II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

         III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

         Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.

     

    bons estudos

  • Gabarito: D. 

    Segundo o ECA:
     

    Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.

  • (Copiado de Monique )

     Gabarito: D. 

    Segundo o ECA:

     

    Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.

    Confesso, acertei no chute !

  • Art. 171. O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

    Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

    Parágrafo único. Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em co-autoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.

    Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.

  • E quanto ao princípio da BREVIDADE e EXCEPCIONALIDADE?

    em que o mesmo diz o seguinte:

    A internação em estabelecimento educacional se aplica quando:

    ATO INFRACIONAL praticado com violência ou grande ameaça, pelo adolescente;

    Reiteração de prática de atos infracionais graves e

    Descumprimento de medidas

    Só não marquei a "C" por que ela fala "em qualquer hipótese".

  • Violência = auto de apreensão

    Sem violência = boletim circunstanciado

  • A questão exige o conhecimento da conduta que deve ser tomada pela autoridade policial no caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça à pessoa. Nesse sentido, devemos utilizar o art. 173 do Estatuto da Criança e do Adolescente como base.

    Art. 173 ECA: em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Conforme se observa, somente a alternativa D está correta: a autoridade policial deverá lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente, bem como apreender o produtos e os instrumentos da infração.

    Além disso, deverá, também, requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Gabarito: D


ID
2708881
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Utilizando o Sistema Operacional Linux, qual comando abaixo é utilizado para remover um diretório cheio?

Alternativas
Comentários
  • d) rm –rf nomediretorio 

    rm -> remover

    -r ->  Apaga as árvores de diretório de forma recursiva (diretórios dentro de diretórios).

    -f ->  Não   pergunta   por  confirmações.  Não  imprime  mensagens  de diagnóstico.  Não produz mensagens de erro se o erro se  deve  a arquivos que não existem.

    Fonte: man do Linux

  • Jerico Mulambo,

     

    Comentário maldoso!!! Não colegas, não façam esse teste que ele pede ( sudo rm -rf /*), isso ferra a máquina de vocês !!!

     

    Nem todos os comentários aqui são amigáveis!!! ;)

     

    Para quem tem dúvidas, segue umas digas: https://www.diolinux.com.br/2017/01/7-comandos-mais-perigosos-linux.html

     

    Att,

    Foco na missão!!!

     

     

  • hahaha vai excluir tudo do diretório raiz 

  • Complementando: o comando # rm <diretório> só funciona se for uma pasta vazia. Se houver conteúdo, o comando precisa ser executado recursivamente com a diretiva -r



  • Muito bom!

  • Show!!Obg!!

  • Gab d!!

    rm –rf nomediretorio

    (caso, no lugar do diretório, estivesse escrito /. A / (barra) significa diretório raiz!

    Ao solicitar o comando, sendo um super usuário #, todo o diretório raiz seria eliminado.

    # rm-rf /

    # = super usuário

    rm = remove

    r = recursivo (tudo que deriva dele)

    f = force (computador não irá perguntar, será forçado)


ID
2708884
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Linux e o Windows são sistemas operacionais. Sobre eles podemos afirmar que


1 – o Linux é um software livre.

2 – o Windows só funciona em computadores de 64 bits.

3 – o Linux exige mais memória do computador do que o Windows.

4 – o Linux é mais utilizado em servidores (Banco de Dados, Dominio etc.) do que o Windows.

5 – o BrOffice pode ser instalado nos dois sistemas operacionais.


Podemos afirmar que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Sobre o item 3 - Linux consumir mais memória que Windows.

    Não tenho muita propriedade, mas em termos de funcionalidades equivalentes, creio que o Linux é mais otimizado, pois não tem preocupação quanto aos processos de engenharia reversa do código em memória.

    Outro ponto de vista seria o fato de o código ser aberto, permite que a comunidade otimize o código. Já o Windows é fechado, é uma equipe de profissionais que desenvolvem o sistema.

  • Quem não tem acesso:  - -> D

  • Atualmente o Windows só pode ser instalado em 64 bites.

  • Gostaria de deixar claro que o Windows 10 pode ser instalado tanto na versão 32bits ou 64bits.

    Já o Windows Server 2019 só poderá ser instalado em arquitetura de 64 bits.


ID
2708887
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Periféricos: termo muito utilizado com relação aos computadores. Qual alternativa abaixo contém somente periféricos?

Alternativas
Comentários
  • Cooler é um sistema de arrefecimento usado em diversos tipos de hardwares eletrônicos com o objetivo de evitar a sobrecarga de calor que estes componentes geram

  • O engraçado e que para uma parte minoritária ate mesmo um HD interno e considerado periférico.

    De forma geral e periférico e o que esta de fora do gabinete, e é usado para operações de entrada e saida.


ID
2708890
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo FTP permite realizar transferências de arquivos entre diferentes computadores, independentemente do sistema operacional utilizado.

Sobre o funcionamento do FTP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Durante uma transferência de arquivos utilizando o FTP o seguintes passos são tomados:

     

    O cliente solicita a abertura de conexão ao servidor através da porta de controle.

    O servidor aceita a solicitação e matém a conexão de controle aberta. É nessa conexão que o cliente deve informar qual arquivo deseja obter ou enviar.

    O servidor aceita a solicitadação do cliente e envia os dados para o cliente abrindo uma nova conexão - a conexão de dados. Essa conexão existe até que o dado seja transferido por completo. Após a tranferência o servidor fecha a conexão de dados até que o cliente solicite um novo arquivo.

    Se o cliente não desejar mais enviar ou receber dados ao servidor então aquele deve encerrar a conexão. Caso contrário, o servidor poderá encerra-la devido ao time-out.

     

    Alternativa B)

  • Analisando os itens:

    a) No FTP, a conexão de controle não é utilizada para transferência de arquivos. Os arquivos são transferidos somente pelas conexões de dados;

    b) Item correto. Apenas existe conexão de dados durante a transferência dos dados.

    c) A iniciativa da conexão de controle, assim como o encerramento, parte do CLIENTE, afinal, numa estrutura cliente/servidor,é o cliente quem busca a conexão com o servidor.

    d) A conexão de controle é mantida durante TODA a sessão entre o cliente e o servidor FTP.

    e) O SSH somente é utilizado no SFTP, que é o FTP acrescido de SSH para criptografar os dados.

    Resposta certa, alternativa b).

  • A conexão dos dados fica na porta 20. É uma conexão full-duplex, ou seja, com envio de dados em ambos os sentidos ao mesmo tempo;

    A conexão de controle fica na porta 21. É uma conexão half-duplex, com envio de dados em ambos os sentidos, mas somente em um sentido por vez.

    Letra A não estaria certa?

  • Otávio, segundo o comentário do professor Victor Dalton:

    "No FTP, a conexão de controle não é utilizada para transferência de arquivos. Os arquivos são transferidos somente pelas conexões de dados;"

    Para dicas de estudos: @minnie.concurseira


ID
2708893
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os navegadores de internet são ainda a principal porta de entrada da internet para o usuário comum de computadores desktop.


Assinale a alternativa que contém somente navegadores de internet.

Alternativas
Comentários
  • a) Opera, FTP, HTTPs e Firefox 

    FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos),maneira rápida de transferir arquivos entre um servidor e um cliente.

    HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”.

    b) Filezilla, Chrome, Internet Explorer e Edge 

    Filezilla é um software para quem precisa enviar arquivos para algum servidor através do protocolo FTP (File Transfer Protocol).

    c) Chrome, Opera, Firefox e Safari  

    Todos citados na alternativa acima são navegadores de internet.

    d) Edge, Netbeans, Opera e Firefox 

    NetBeans IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software nas linguagens Java, JavaScript, HTML5, PHP, C/C++, Groovy, Ruby (sem suporte oficial a partir da versão 7), entre outras. O IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS.

    e) Apache, Mysql, Edge e Chrome  

    Apache é um servidor web livre.

    Mysql é um sistema de gerenciamento de banco de dados.

  • Questão perigosa para quem pelo menos não leu o básico a respeito dos navegadores. Gab. C.

  • Uma questão dessa para Técnico em Informática é tenso. Se fosse para nível fundamental/médio iriam pedir as opções que encontramos no Web Developer na parte de Menu do Mozilla. kkkkkkkkkk'

  • Fico puto com essas questões pra tecnico em informática,quando é pra assistente administrativo querem saber até combinação binária.

  • Para os não assinantes: Gab letra C: Chrome, Opera, Firefox e Safari  

  • Essa banca me dá medo, sempre vem paulada.


ID
2708896
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos dispositivos SSD, podemos afirmar que:


1 – o SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs);

2 – o SSD ainda tem o peso menor em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis possuem um consumo reduzido de energia, consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 70°C) e, por fim, realiza leituras e gravações de forma mais rápida;

3 – o preço do SSD é muito menor do que os HDs.

Alternativas
Comentários
  • E)

    o preço do SSD é muito maior do que os HDs. 

  • Ser menor e de menor capacidade são coisas diferentes. Mas para a banca deve ser a mesma coisa. : (

  • HD:

    Vantagens

    Menor preço – Por ser uma tecnologia mais antiga e já estar presente em nossos primeiros computadores, os HDs convencionais são mais baratos, mesmo oferecendo um espaço de armazenamento maior;

    Maior capacidade de armazenamento – Os HDs são facilmente encontrados com tamanhos superiores a 1TB, trazendo inúmeras opções de espaço para o seu armazenamento de arquivos.

    Desvantagens

    Tempo de leitura e escrita menor – Devido a ter um funcionamento mecânico, o tempo que ele leva para acessar ou modificar um dado é bem maior em comparação ao SSD. A sua velocidade de leitura e gravação de dados pode variar entre 50 à 120 MB/s;

    Ruído – Graças ao processo de leitura de discos ser feito por cabeçotes, é possível escutar o barulho de um HD tendo alguma informação sendo acessada;

    Frágil – Por possuir discos móveis e que são acessados por um cabeçote, se você fizer um movimento brusco durante esta ação, o HD pode ser facilmente danificado tendo os seus dados corrompidos. Além disto, ele é suscetível a perder dados em casos de interferências magnéticas.

    SSD:

    Vantagens

    Velocidade – O SSD alcança velocidades entre 200MB/s à 500MB/s, que garantem mais velocidade para iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional;

    Não faz barulho – Como o seu funcionamento não envolve nada mecânico, apenas o acesso as memórias Flash, não é possível escutar nenhum som vindo dele;

    Mais resistente – Por não possuir discos móveis como o HD, o SSD dificilmente sofrerá algum dano ou perda por conta de ser movimentado. Além disto, ele não sofre possíveis perdas ou corrupção de arquivos por interferências magnéticas;

    Baixo consumo de energia – O SSD chega a gastar duas vezes menos energia que um HD convencional.

    Desvantagens

    Preço caro – Mesmo sendo vendido com espaços de armazenamento menor do que um HD convencional, o SSD ainda sai mais caro;

    Vida útil menor – Apesar de eles serem mais resistentes fisicamente, cada gravação feita no SSD gasta a sua cédula tirando um pouco de sua capacidade de segurar cargas elétricas;

    Pouco espaço de armazenamento – A maioria dos SSDs vendidos possuem entre 120 à 240 GB de espaço. Apesar de já existirem opções com alguns terabytes de espaço, o seu preço tende a ser inacessível para muitas pessoas.


ID
2708902
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema que tem por base esta definição:


resolver nomes de domínios em Endereços IP, é o

Alternativas
Comentários
  • e) DNS

  • Gabarito: E

     

    DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), é um sistema cuja função trivial é traduzir os endereços IP para nomes de domínios. Ou seja, é graças ao DNS que você pode digitar www.google.com.br na barra de endereços do navegador para acessar o Google, ao invés de ter que digitar uma série de números e pontos.

     

     

    Bons estudos!

     


ID
2708905
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na realidade, o _________ é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.

Alternativas
Comentários
  • a) TCP/IP

  • Gabarito: A

     

    O modelo TCP/IP está dividido em quatro camadas:

     

    1) Camada de APLICAÇÃO (FTP, SMTP, TELNET, HTTP, HTTPS, etc)

     

    2) Camada de TRANSPORTE (TCP, UDP, etc)

     

    3) Camada de REDE (IP)

     

    4) Camada FÍSICA (Ethernet, etc)

     

     

     

    Bons estudos!

  • É um absurdo a falta de padronização nos nomes dessas camadas de TCP/IP.  Já vi em concursos:

    Aplicação, Transporte, Internet, Acesso à Rede;

    Aplicação, Transporte, Internet, Enlace;

    Aplicação, Transporte, Internet, Física;

    Aplicação, Transporte, Rede, Interface.

    Cada hora é um nome novo só para confundir candidatos.  Contra jogo sujo não há estudo que seja suficiente.


ID
2708908
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O conjunto de hardware e software necessários para filtrar o tráfego, ou seja, barrar dados inconvenientes entre duas redes, podendo ainda monitorar as milhares de portas usadas na comunicação dos aplicativos é o

Alternativas
Comentários
  • d) Firewall

  • Gabarito: D

     

    Firewall => "Parede de fogo"

     

    Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

     

    Fonte: www.tecmundo.com.br

     

     

    Bons Estudos!

  • O Firewall age monitorando as portas da rede/computador, permitindo ou negando o trafego de dados de acordo com o protocolo associado a cada porta.

     

    Gab. D


ID
2708911
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Fazem parte do pacote do Microsoft Office os aplicativos

Alternativas
Comentários
  • Letra A 

    A questão mistura os pacotes do Libre Office com os da Microsoft Office, para testar se o candidato conhece os dois aplicativos

     

     a) Excel, Word, Access, PowerPoint e outlook.   CORRETA todos são da Microsoft Office
     b) Excel, Word, Base, Impress e outlook.             ERRADO -> Base e impress são do libre office
     c) Calc, Word, Access, Powerpoint e outlook.       ERRADO -> Calc é do libre office
     d) Calc, Writer, Base, Impress e Math.                   ERRADO -> todos são do Libre office
     e) Excel, Writer, Access, Powerpoint e Draw.          ERRADO ->Writer e o Draw são do libre office

     

     

    Fé em Deus que chegaremos lá.

     

  • Bem que a FCC poderia colocar umas questões fáceis assim..rs

  • Colocam uma questão dessa pra técnico de Informática, ai as provas pra enfermagem, administração perguntam o nome de uma função escondida lá no quinto dos infernos e que ninguém usa... kkkkk vá entender!

  • Da série: essa pergunta não cai na minha prova!

  • Não da um desespero quando você ja acha a resposta na alternativa e fica com o cú na mão nem querendo ler as outras.?.?..

  • Acho engraçado o pessoal pedindo para questões fáceis caírem nas suas provas. Gente, vcs podem acertar mas a maioria acertará tb. Em concurso público n precisa apenas se sair bem na prova, mas se sair melhor q seus adversários.

  • você está de sacanagem que isso caiu para técnico de informatica.


ID
2708914
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Existe um comando que mostra o IP da máquina, tanto no Linux como no Windows, digitados no terminal. São, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • D)

    A) IfConfig e ipconfig. (os comandos do linux são digitados em minúsculo)

    B) ./arquivo.sh e ping. (Executa um script e testa a conectividade de um host)

    C) ifconfig e ping. (ifconfig mostra IP e outras informações de rede, ping testa a conectividade de um host)

    E) ./arquivo.sh e ipconfig. (Executa script, ipconfig só funciona no Windows)

     

  • Corrigindo o colega , o erro em letra A não é o fato dos comandos do linux serem digitados em minusculo , e sim o fato de o linux ser Case Sensitive ou seja , existe diferença na execução de minusculo e maiúsculo.

    Teoricamente falando : Case sensitive se refere ao fato de analisar uma cadeia de caracteres, avaliar a existência de caixa alta e caixa baixa e comportar-se de diferentes maneiras em função disso.

  • Apenas reforçando o que o colega Iago disse: o Linux é case sentive. Contudo, o Windows não o é - veja um exemplo se digitar "ping 8.8.8.8" ou "PING 8.8.8.8" dentro do cmd terá o mesmo resultado.


ID
2708917
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tanto no sistema operacional Linux como no Windows, podemos gravar serviços a serem executados em dia e hora determinados, conforme nossa necessidade. Esses serviços são registrados, respectivamente, no Linux e no Windows através do

Alternativas
Comentários
  • O CRON é um gerenciador de tarefas e possui os seguintes valores:

     

     

     Minuto           Hora            Dia_Mês         Mês        Dia_Semana

     _____            _____           ______           _____           _____

    (0 a 59)           (0 a 23)        (1 a 31)           (1 a 12)          (0 a 6)  

     

    Att,

     

    Foco na missão!!!

  • Quem não tem acesso:  - -> E

  • crontab e agendador de tarefas.


ID
2708920
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Relacione os programas maliciosos listados na coluna 1 com a respectiva descrição na coluna 2.


Coluna 1

1. vírus

2. verme

3. cavalo de Troia

4. flooders


Coluna 2

( ) Programa que contém alguma funcionalidade adicional inesperada.

( ) Sobrecarrega a comunicação da internet/rede e visa a diminuir o desempenho geral do sistema do PC afetado, causando ataques de negação de serviço.

( ) Programa que se propaga sem depender de outro programa.

( ) Anexa-se a um programa, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores.

Alternativas
Comentários
  • TROJAN: Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.


    Flooders são programas maliciosos usados para sobrecarregar a normal comunicação da Internet/Rede e diminuir o desempenho geral do sistema do PC afetado.
     

     WORMS (vermes): é um vírus auto replicante, ou seja, ela cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de redes locais, internet ou anexos de e-mails.


    VÍRUS:
    Um VÍRUS ou MALWARE de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

    GABARITO -> [B]

  • Flood, em inglês, é "inumdamento" que, aplicado à segurança da informação, é uma quantidade grande de transferência de dados para um determinado computador, visando sobrecarregá-lo.

  • (Trojan - Cavalo de Troia ) Programa que contém alguma funcionalidade adicional inesperada.

     

    (Flooders) Sobrecarrega a comunicação da internet/rede e visa a diminuir o desempenho geral do sistema do PC afetado, causando ataques de negação de serviço.

     

    (Worm - Vermes) Programa que se propaga sem depender de outro programa.

     

    (Vírus) Anexa-se a um programa, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores. 

     

     

    Rumo à PCSP!

  • Flood” é um termo em inglês que significa “encher” ou “inundar”, mas na internet ele é usado para designar uma atitude bem irritante. Virtualmente, a palavra virou uma expressão para definir o ato de postar informações sem sentido ou finalidade nenhuma, de modo que uma ou mais pessoas sejam prejudicadas.

     

    Fonte: tec mundo

     

    LEMBREM-SE DOS CURSINHOS PREPARATÓRIOS QUE ENCHEM SUA CAIXA DE E-MAIL com e-mails de vendas kkkkkk

     

    Flooder = cursinho preparatório

     

    só para ajudar a lembrar, nunca tinha ouvido falar

    não esqueça kkkkkkkkk

     

     


ID
2708923
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Relacione os comandos de terminal Linux apresentados na coluna 1 com sua respectiva funcionalidade na coluna 2.


Coluna 1

1. ls

2. cd

3. chown

4. mkdir


Coluna 2

( ) Altera o proprietário de um arquivo.

( ) Navega para uma pasta.

( ) Cria uma pasta.

( ) Lista o conteúdo da pasta corrente.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> E


ID
2708926
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em algumas distribuições Linux, tal como Ubuntu, há um comando de terminal chamado apt-get. Qual é a sua funcionalidade?

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> D

    O Apt é a ferramenta mais utilizada para instalar, atualizar e remover software no LINUX.

     

    https://e-tinet.com/linux/comando-linux-apt-get/

  • APT - Advance Package Tool é um gerenciador de pacotes. O comando apt-get é capaz de atualizar o sistema inteiro sem intervenção humana, por exemplo. 

    /etc/apt/sources.list: é o arquivo de configuração mais importante do apt-get; 

     

    Gabarito D;

    At.te

    Foco na missão!


ID
2708929
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos protocolos UDP e TCP, analise as assertivas abaixo.


I) O protocolo UDP é um protocolo de transporte orientado à conexão.

II) O protocolo UDP é mais leve, porém essa leveza vem do fato que ele tolera perdas de pacotes.

III) O protocolo TCP preza pela confiabilidade da transmissão dos dados.

IV) O protocolo TCP é mais utilizado em jogos on-line, streaming de vídeo e de voz.


Podemos afirmar que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I) O protocolo UDP é um protocolo de transporte orientado à conexão. (F) não orientado a conexão

    II) O protocolo UDP é mais leve, porém essa leveza vem do fato que ele tolera perdas de pacotes. (V)

    III) O protocolo TCP preza pela confiabilidade da transmissão dos dados. (V)

    IV) O protocolo TCP é mais utilizado em jogos on-line, streaming de vídeo e de voz. (F) é o UDP

  • UDP

    -Protocolo de transporte
    -Não confiável (entrega não é garantida)
    -Sem conexão
    -Rápido (mais leve)
    -Assume correção dos erros pela aplicação
    -Usado em estações de trabalho sem disco
    -Cada pacote é tratado independentemente dos outros
    -Não utiliza ACK's para confirmação de chegada de mensagens

    -Utilizado em jogos on-line, streaming de vídeo e de voz.

     


    TCP

    -Transferência de fluxo de dados
    -Confiabilidade
    -Controle de fluxo
    -Multiplexação
    -Orientado a conexão
    -Comunicação bi-direcional


ID
2708932
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre alguns equipamentos de redes de computadores, analise as assertivas abaixo.


I) Um switch mapeia de forma inteligente os seguimentos de rede a ele conectados, permitindo, assim, somente a passagem do pacote necessário.

II) Um hub guarda na memória os endereços dos destinatários em uma tabela, decodificando o cabeçalho do pacote para localizar o endereço MAC do destinatário

III) Um roteador é um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si.


Quais são as corretas

Alternativas
Comentários
  • O hub se encontra na Camada 1, ele apenas repete o sinal

    então não tem que se falar sobre guardar na memória endereços

    gabarito : C

  • num seria um  switch l3 que faria isso/

     

  • A questão fala de pacote sendo tratado pela switch. O enunciado deveria deveria deixar claro que se trata de uma Switch L3. Questão cabível de recurso.


ID
2708935
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Associe os modos de operação do RAID listados na coluna 1 com a respectiva descrição na coluna 2.


Coluna 1

1. Raid 0

2. Raid 1

3. Raid 5

4. Raid 10


Coluna 2

( ) Utiliza o sistema de paridade para manter a integridade dos dados.

( ) Trabalha com pares de HDs em que um disco do par guarda a cópia do outro.

( ) Metade dos HDs é utilizada em modo striping, enquanto a segunda metade armazena uma cópia dos dados dos primeiros.

( ) Tem como objetivo único melhorar o desempenho.

Alternativas
Comentários
  • e) 3-2-4-1

  • nunca nem vi....

  • Só sabia como funcinava o RAID 0 e o RAID 1, e bastou para responder a questão...


ID
2708941
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre firewall, marcando V, para as assertivas verdadeiras, ou F, para as falsas.


( ) O firewall é um grande aliado no combate a vírus e cavalos de troia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas "pragas digitais" ou então bloquear acesso a programas não autorizados.

( ) O firewall pode ser usado para fazer backup de dados, transferindo para outros computadores.

( ) O firewall pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede ou seu computador seja acessado sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers.

( ) Em redes corporativas, é possível evitar que os usuários acessem serviços ou sistemas indevidos, além de ter o controle sobre as ações realizadas na rede, sendo possível até mesmo descobrir quais usuários as efetuaram.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • d) V – F – V – V 

  • Gab: D


    A II é a única falsa

    O firewall é um programa que cria uma “barreira” de proteção contra invasores (na verdade, contra, especificamente, as tentativas de comunicação com o computador protegido). Nada tem a ver com "backup"

  • Seguem abaixo algumas definições (idênticas) que encontrei em alguns sites.

    Razões para utilizar um firewall

    A seguir são citadas as 3 principais razões (segundo o InfoWester) para se usar um firewall:

    1 - o firewall pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede ou seu computador seja acessado sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers;

    2 - o firewall é um grande aliado no combate a vírus e cavalos-de-tróia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas "pragas digitais" ou então bloquear acesso a programas não autorizados;

    3 - em redes corporativas, é possível evitar que os usuários acessem serviços ou sistemas indevidos, além de ter o controle sobre as ações realizadas na rede, sendo possível até mesmo descobrir quais usuários as efetuaram.

    Fonte: http://helpuser.com.br/dicas-de-informatica/84-o-que-e-firewall-e-para-que-serve.html

  • Espero que "usuário" nesse caso signifique "cliente".

  • Marquei D por eliminação, mas a primeira premissa está terrivelmente mal feita.


ID
2708950
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O nosso sistema foi desenvolvido para ser executado somente no Firefox, e todos os relatórios antes de serem impressos são abertos em pdf. Para que o usuário possa ver o pdf aberto antes de imprimir, assinale quais os procedimentos que devem ser configurados no Firefox.

Alternativas
Comentários
  • GAB A 

  • GABARITO LETRA A.

     

    Típico de questão que para praticar é preciso abrir o Programa Mozilla em questão e acompanhar as sequência. Você pode também abrir a aba OPÇÕES, vc usar a lupa para procurar o item pop up.

     

    Sequência: Em opções -> permissões desmarcar o item bloquear janelas popup e em opções -> aplicativos no tipo de conteúdo PDF setar a ação -> como abrir com adobe ou visualizar no Firefox.

  • Alguem pode me dizer quando a diferença da letra A para a C ? 

  • Quanta ignorância!!!


    "AUDITORA 2021, a diferença está apenas na parte "permissões desmarcar" e "permissões marcar" que no caso é para desmarcar.

  • Sempre é automatico e isso ja faz existir a forma de desmarcar. ja ajuda muito.

  • Só eu achei a redação das alternativas horríveis ?


ID
2708953
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre os comandos do sistema operacional Linux


I) chmod é o comando que pode ser usado para alterar permissões de arquivos e diretórios.

II) cp é o comando que pode ser usado para copiar arquivos e diretórios.

III) pwd é o comando que pode ser usado para alterar a senha do usuário.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I) chmod é o comando que pode ser usado para alterar permissões de arquivos e diretórios.CORRETA

    II) cp é o comando que pode ser usado para copiar arquivos e diretórios. CORRETA

    III) pwd é o comando que pode ser usado para alterar a senha do usuário. INCORRETA O comando pwd(print work directory) mostra o caminho do diretórioa atual

    Ou o gabarito será alterado para a alternativa A ou a questão será anulada!

  • Complementando a resposta do Max,

    Comando para alterar senha pode ser o 'passwd'

  • Gabarito A

    https://www.computerhope.com/unix/upwd.htm

  • PWD - Print Working Directory

  • Gabarito A


ID
2708956
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Comando acionado pelo atalho de teclado “Ctrl+E” do Microsoft Word, versão português do Office 2007:


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alinhamentos de paragráfos:

    Alinhar à esquerda: Ctrl+Q

    Alinhar à direita: Ctrl+G

    Centralizar: Ctrl+E

    Justificar: Ctrl+ J

     

  • Microsoft  Word                                                         Libre Office

    Alinhar à esquerda: Ctrl+Q                                         Ctrl+L

    Alinhar à direita: Ctrl+G                                              Ctrl+R

    Centralizar: Ctrl+E                                                      Ctrl+E

    Justificar: Ctrl+ J                                                         Ctrl+J

  • Quando Entrar Grita Jacaré (  CTRL + Q E G J ) NA SEQUÊNCIA : Alinha à esquerda, Centraliza, Alinha à direita, Justifica.

    Gab: b

  • ESQUERDA , CENTRALIZAR , DIREITA (onde fica o ponto G da mulher ) , JUSTIFICAR

  • Bizu que acabei de descobrir:


    NO TECLADO DO PC TEMOS AS SEGUINTES SEQUÊNCIAS:


    Q = ESQUERDO DO TECLADO


    E = CENTRO


    G = DIREITO


    J = JUSTIFICAR = O que sobrou.


ID
2708962
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale o texto do Microsoft Word, versão português do Office 2007, que está formatado apenas com a fonte “Times New Roman” e com o efeito de formatação “Contorno”.

Alternativas
Comentários
  • "CONTORNO"  respondeu a questão !

    Gab: C

  • não entendi está questão tem com alguém tirar está dúvida pra mim obrigado.

  • Esta questão queria saber qual das alternativas tinha o efeito CONTORNO.

    A) Sem formatação

    B) Negrito

    C) Contorno (fica em Efeitos de texto e tipografia)

    D) Tachado

    E) Itálico

  • Que chute lindo esse meu!

  • Parecia tão óbvia que deu até medo de chutar rs

  • No word 2013:

    Página inicial- fonte- avançado-efeitos do texto-contorno do texto. É possível também escolher alguns estilos de contorno:

    I.Sem linha

    II. lInha sólida

    III.Linha de gradiente

    #Naodesista!

  • PÁGINA INICIAL > FONTE > EFEITOS DE TEXTO E TIPOGRAFIA (é o ''A'' azul).

    "Além de CONTORNO, o que mais tem lá?''

    sombra;

    reflexo;

    brilho;

    estilos de número;

    ligaduras; e

    conjuntos estilísticos.

    PS: no word 2010 e 2016 (erros, favor avisar).


ID
2708965
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Podemos considerar como dispositivos de armazenamento de dados:


I) Pen drive

II) CD

III) Google drive

IV) HD externo

V) Memória RAM


Estão corretos

Alternativas
Comentários
  • D)

    Discordo do gabarito visto que o Google drive não é um dispositivo e sim um serviço de armazenamento.

  • imagino que os itens certos seriam os itens - I, II , IV;

    ou seja anulada por que não tem alternativa...

  • Anulada, pois o google drive é serviço de armazenamento. Sendo assim as opções eriam I, II, IV e V, que não exite.


ID
2708968
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A classe “A” de endereços de IP possui

Alternativas
Comentários
  • Como a distruição entre rede(N) e host(H), para um IP da classe, ficaria assim: N.H.H.H   

    Ou seja, possuimos 8 bits (1 octeto) para endereçar a rede, porém o que induz ao erro é pensar seria 2^8 resultando em 256

    Lembrando que no endereçamento de redes temos os valores:

    2^0=1

    2^1= 2

    2^2= 4

    2^3= 8

    2^4= 16

    2^5= 32

    2^6= 64

    2^7= 128 ( Ou seja quando 2^7 já usamos 1 octeto(8 bits))

    128 - 2 = 126  números de redes para classe A

    Lembrando que precisamos subtrair 2 redes, visto que os valores 0 e 127 são reservados.

  • Classe A
    Primeiro octeto entre 1 e 126
    (Em binário, o primeiro bit do primeiro octeto é zero)
    Máscara padrão: 255.0.0.0

    Classe B
    Primeiro octeto entre 128 e 191
    (Em binário, o primeiro bit do primeiro octeto deve ser 1 e o segundo bit 0)
    Máscara padrão: 255.255.0.0

    Classe C
    Primeiro octeto entre 192 e 223
    (Em binário, os dois primeiros bits devem ser 1 e o terceiro 0)
    Máscara padrão: 255.255.255.0

    Fonte: Bóson Treinamentos

  • Oi Max Q, seu comentário foi ótimo...mas o único motivo pelo qual class A endereça 126 redes possíveis, é que seu bit mais significativo é zero ( a classe A pega metade dos endereços IP's). Se assim não fosse, ela pegaria 100%.