SóProvas



Questões de Modelos de Gestão de Mudanças


ID
314812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que

Alternativas
Comentários
  • Recursos humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa "organização". A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto dos diretores da organização.

    O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a "estratégia" da organização, que reservará para implantar a estratégia através dos trabalhadores.

    Durante muito tempo ficou associada à forma coerciva como organização tratava os seus trabalhadores. Depois de algum tempo adquiriu o nome de Gestão de pessoal e só depois gestão de recursos humanos (GRH). Esta última designação foi a mais popular e melhor aceita, isto porque trouxe uma lufada de ar fresco, mais flexibilidade e, acima de tudo, começou a preocupar-se com os trabalhadores, a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano de cada organização.

    A Gestão de Pessoas é uma atividade a respeito da qual se tem a expectativa de ser executada por todos gestores de uma dada organização, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos com a finalidade alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização. Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade ou mesmo como parte do setor de recursos humanos. De certa maneira, gestão de pessoas é um modelo de gestão das organizações em substituição aos modelos científico, clássico, e burocrático, os quais foram úteis à época em que as sociedades mais avançadas ainda estavam escoradas em um sistema econômico tipicamente industrial.

  • continuando...
    Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa organização. Assim a função que o empregado ocupa deve propiciar a aquisição, o desenvolvimento e o uso das informações transformando-as em conhecimento para organização.

    Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento no concreto (profissionais em recursos humanos) ao junto dos diretores da organização.

    O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização, que reservará para implanta a estratégia através dos povos.

    Contratar o profissional ideal não é fácil. Nem sempre uma seleção realizada com todo carinho detecta o profissional que gostaríamos de ter como parceiro. Vejo um perfil adequado naquele que, não apenas veste a camisa da empresa mas sobretudo se compromete com o seu trabalho: é fiel, leal, toma decisões, possui habilidade para se relacionar com todos os outros colaboradores, antenado, visionário, dinâmico, disciplinado, livre de preconceitos.

    Enfim, é aquele que briga pela empresa em todos os sentidos - se atualiza, enfrenta a concorrência buscando a excelência. É aquele que aprende e ensina, ensina e aprende.

    Dedicação e fidelidade devem estar juntas, pelo menos, enquanto o empregado estiver atuando. Isso vale em qualquer empresa. Como confiar em alguém que repassa as estratégias (por mais inocentes que sejam) da minha empresa para o concorrente, por exemplo?

    O profissional fiel é honesto nos seus propósitos e, justamente por isso, se torna dinâmico e livre para seu ir-e-vir quando não estiver satisfeito. Vejo a fidelidade no sentido de honestidade e democracia - como um respeito mútuo. É a ética e a moral em exercício.

    Entende-se aqui que o profissional ideal varia de acordo com filosofia e com a cultura dos dirigentes e líderes de cada empresa.

    Quando a empresa não tem o hábito de adotar a uniformização nas vestes dos funcionários, é importante que pré-determine o tipo de roupa adequado para o seu ambiente de trabalho. O selecionador, com certeza, deve conhecer os costumes da empresa e pré-avisar o recém-admitido. Cada ambiente com o seu estilo sempre chamando atenção para a razão social. O problema da aparência é mais evidente na parte feminina.

    Gestão de Pessoas contempla um processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão. Gestão de Pessoas é um termo moderno que redefine o papel dos Recursos Humanos.

    Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3…
  • Letra B

    E tome "copy e cole"...

    Em suma, gestão de pessoas é uma evolução do conceito de recursos humanos, atividades de RH das empresas etc. As pessoas são vistas como ativos intangíveis das empresas, verdadeiros agentes modificadores e não só empregos. Certamente as atividades de RH continuam a existir (referentes a contratos, anotações na CTPS, controle de faltas etc), mas a Gestão de Pessoas engloba fatores como liderança, gestão de conflitos, cultura organizacional etc...
  • Simplificando

    ARH - ENFOQUE PROCESSUAL - funcionário visto como recurso da organização

    GESTÃO DE PESSOAS - ENFOQUE ESTRATÉGICO - funcionário visto com parceiro da organização 
  • Colega Diego Lima, é um desfavor seu colar material da Wikipédia em questões de concursos, pois o embasamento é inconfiável.
    Apenas lendo um pequeno trecho desse comentário já é possível encontrar incorreções, como esta: " Depois de algum tempo adquiriu o nome de Gestão de pessoal e só depois gestão de recursos humanos (GRH)."
    Segundo Chiavenato, é exatamente o contrário que ocorre com as classificações dos modelos de RH.
    Em suma, NÃO UTILIZE A WIKI PARA ESTUDAR PARA CONCURSO (salvo pequenos exclarecimentos).
    Fica a minha dica e opinião.
    Vamos para a próxima!
  • A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.

    Gravem essa. É a principal diferença e o conceito da Moderna Gestão de Pessoas, tanto cobrada pela CESPE e FCC. 
  • Gabarito: B

     

    Esse modelo faz parte de uma evolução na gestão organizacional na qual as pessoas são vistas como parceiras, inteligentes e proativas, além de fornecedoras de conhecimento e competências.

    Assim, nossa resposta pode ser observada na alternativa B.

     

    Estratégia Concursos.

  •  a) Errado. O tema abordado pode ser dividido em 3 fases: Administração de Pessoal (1ª Fase) -> Gestão de Pessoas (2ª Fase) -> Gestão estratégica de pessoas (3ª fase). "Vantagem competitiva" está na fase Estratégica.

     c) Errado. Em Administração, TUDO começa centralizado e, à medida que se moderniza, descentraliza-se.

     d) Errado. "Análise quantitiva" e "Racionalidade" são da 1ª fase: administração de pessoal. Nessa época, as pessoas eram vistas como "recursos" mesmo, como um estoque (daí o termo quantitativo).

     e) Errado. "Estabilização de padrões" e "Sistemas homeostáticos" na mesma frase já é uma contradição por si só. Hemeostase é a capacidade de um sistema manter um equilíbrio (adaptação do ambiente interno ao externo) e estabilização de padrões, como o próprio nome diz, é estático. 


ID
1445191
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre cultura organizacional e gestão de mudanças, analise:

I. Um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é que eles reforçam-se a si mesmos.
II. A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.
III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança.
IV. Uma das principais dificuldades para a modificação da cultura organizacional é o retorno aos velhos padrões de comportamento das pessoas.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • o gabarito  sofreu alteração para letra D, segundo links da prova e alteração de gabarito disponíveis aqui no QC

  • Se considerarmos os níveis culturais (artefato, valores compartilhados e pressupostos básicos) creio que a mudança gerará modificações mais extremas em seu nível mais profundo, como dito nesse trabalho que eu encontrei no google:


    "Para que haja a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, apreende-se que antes de pensar em uma administração deve existir a compreensão de que a cultura organizacional configura-se como um modelo de pressupostos básicos compartilhados que as pessoas utilizam para mediar os problemas, tanto interna quanto externamente, trabalhando de maneira suficiente para ser considerada adequada. Esse conhecimento adquirido pode ser ensinado aos novos componentes como uma configuração de perceber, pensar e sentir em arrolamento a esses problemas, moldando o indivíduo à organização em que trabalha.

    Nota-se que as mudanças que podem ser feitas em uma organização devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais e carecem ser alimentadas por configurações que não sejam diferentes do que se passa na organização, para que exista real ensejo e empenho com seus objetivos. Mesmo que não dependa de as ameaças causadas através da astúcia da mudança pelos membros da organização serem fantasiosas ou não, seus alvos são sempre reais e se mostram na resistência que dos membros inflige ao processo. Lança-se, ainda, a afinidade de poder com a mudança na cultura, na qual os condutores da liderança teriam o papel de tracejar e formatar as formas sociais e revelações culturais de modo a influenciar a constituição grupal de crenças e valores, causando os liderados. "


    Fonte:

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCQQFjAAahUKEwimiOfWnI3GAhWCl4AKHfZ6AFI&url=http%3A%2F%2Fwww.machadosobrinho.com.br%2Frevista_online%2Fpublicacao%2Fartigos%2FArtigo05REMS4.pdf&ei=QWx8VebjG4KvggT29YGQBQ&usg=AFQjCNF0BjphNCtt-dosoxQAQN6QDdXhOg&sig2=cZf3Iw3Mdfgj_THOEhdpww&bvm=bv.95515949,d.eXY

  • "III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança."

    De acordo com Schein (1989), para que a cultura organizacional seja transformada de modo efetivo, as mudanças devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais. Quando uma organização insere um novo exercício para resolver uma determinada dificuldade, essa só conseguirá obter o nível de valor, uma vez que ainda não permanece uma percepção compartilhada de sua realidade. Entretanto, para Seel (2000), a maior parte dos programas de mudança da cultura organizacional se centraliza apenas nos níveis de manifestações da cultura, cujas experiências apontam que seus produtos comumente oferecem sucesso restrito.


    As mudanças que podem ser feitas em uma organização devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais e carecem ser alimentadas por configurações que não sejam diferentes do que se passa na organização, para que exista real ensejo e empenho com seus objetivos. 


  • Por que o IV está certo ?

  • (FCC/ACE - Gestão de Pessoas/2014) O Analista de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Goiás acabou de ser indicado para comandar a Comissão de Mudanças na organização e sabe que para obter sucesso em suas estratégias deverá ficar atento, pois
    I. um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é o de que eles reforçam a si mesmos.
    II. a mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização.
    III. os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas de tal mudança.    IV. todas as empresas têm valores culturais coerentes com o
    desempenho elevado.
    Está correto o que consta em
    a)I e III, apenas. (gabarito)
    b)I, II e IV, apenas.
    c)I e IV, apenas.
    d)II e III, apenas.
    e)I, II, III e IV.

    Questão muito interpretativa. Vejamos cada um dos itens:
    I) Certo. De fato, os valores mostram o que é certo e errado, por isso terminam reforçando sua própria existência, o que dificulta sua modificação.
    II) Errado. Os comportamentos considerados adequados são modificados sim, numa mudança cultural.
    III) Certo. Note que a questão fala que os gestores podem gerenciar símbolos e dificuldades extremas para modificar a cultura. Poder, eles podem isso e muito mais!
    IV) Errado. Nem todas as empresas possuem valores coerentes com elevado desempenho.

    Fonte professor Carlos Xavier do Estratégia Concursos

    Veja q nessa questão de 2014, o item III dessa questão de 2015 foi considerado correta na questão de 2014... não sei porque o gabarito não é letra c...

  • Tipos de mudança organizacional:

     

    https://vstream.wordpress.com/2012/10/04/tipos-de-mudancas-organizacionais/

  • O item III está errado devido ao fato de que o gerenciamento de símbolos é mexer com os artefatos físicos da organização, ou seja, com sua camada mais externa, o que não realiza uma efetiva mudança na cultura organizacional.

     

    Para alterar a cultura organizacional de forma efetiva deve-se mexer com seus pressupostos básicos!

     

    Bagarito: D

  • O IV está certo porque, se você pensar bem, o processo de mudança cultural é dificultoso, pois as pessoas vão querer retornar à zona de conforto (como era no início), repudiando as mudanças. E isso várias e várias vezes até que o processo de mudança se concretize.

  • III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança. 

    Na questão Q481728  a banca considerou FALSA essa assertiva.

    Na questão Q502543 a banca considerou VERDADEIRA essa assertiva.

     

    E agora????

  • Leonora Devensi siga o entendimento mais recente. A questão que trata por verdadeira a assertiva III é de 2014, a mais recente é de 2015 e entende por falsa. Siga a explicação de OsmarNeto Correia.

  • A Leonora tem toda razão, o mais engraçado é a explicação da professora que apoia o gabarito, sendo que a mesma banca ja considerou esse item errado. Com certeza ela justificaria aquele também.

    "Diga-me o gabarito que te direi a justificativa"

  • faz pouco tempo q comecei a estudar administração geral e não achei difícil de entender, no entanto o q eu observo em algumas questões é q elas são muito subjetivas, passíveis de várias interpretações. Isso dificulta analisar a questão

     

  • Quem está por trás da questão é um ser humano. E se é um ser humano, é passivo de evolução. Ora, se o cara pensou de tal forma em uma questão de 2014, ele não necessariamente devera manter essa linha de raciocínio para sempre. Sigam o pensamento da última questão. Notem, que ela é mais sensata do que a anterior. A alma do examinador evoluiu. Isso é bom, pois ele não é um ignorante que morre seguindo uma linha de raciocínio.

  • Obs.: modifiquei essa questão de forma a retirar um item que ainda não vimos na teoria.

    Assim, analisando cada uma das afirmativas, temos:

    I – Correto. Quando possuímos um valor e a partir dele baseamos nossas ações na solução de um problema, tendemos a reafirmá-los e reforçá-los, pois a partir deles resolvemos a demanda. Então, quanto mais os usamos, mais tendemos a querer usá-los, dificultando uma modificação cultural.

    II – Errado. Os símbolos fazem parte da camada mais externa da cultura organizacional, a saber seus artefatos visíveis. Assim, quando modificamos apenas algo superficial da cultura, como organização do móveis, normas, vestimentas, etc, não se está efetivamente realizando-se uma mudança cultural, apenas em aspectos visíveis, as crenças e valores continuam os mesmos.

    III – Correto. Até por conta da explicação do item I. Quanto mais utilizamos valores e comportamentos para solucionar problemas, mais tendemos a reforçá-los e repeti-los. Assim, um mudança de comportamento nem sempre significa uma mudança cultural, pois é necessário um grande período de adaptação e reforço para que os velhos hábitos não sejam retomados. É preciso modificar pressupostos básicos, crenças e valores, o que demora e demanda muita energia.

    Gabarito: D


ID
1768225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de mudanças, julgue o item a seguir.

A fim de se obter uma transformação mais eficaz, completa e em menor tempo, é importante que o gerenciamento da mudança minimize as resistências.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto.  RIBAS (2014): 

    Estímulo à inovação e à mudança

    Antigamente, os administradores só tinham de introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a mudança é uma atividade contínua para a maioria deles. Administrar, atualmente, poderia ser definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade.

    O mundo enfrentado pelos administradores e trabalhadores é de permanente temporariedade. Todas as atividades realizadas pelos trabalhadores estão em permanente mudança e eles precisam continuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender às novas exigências do trabalho.

    As próprias organizações estão constantemente reorganizando suas divisões, desfazendo-se de negócios que não têm bom desempenho, fazendo operações de downsizing, subcontratando serviços e substituindo os funcionários permanentes por temporários.

    O estudo do comportamento organizacional pode ajudar a entender de um mundo profissional em contínua mudança, a aprender a superar as resistências à mudança e a criar uma cultura organizacional que seja voltada para ela.

  • Numa condição de resistência às mudanças, a organização deve buscar, através dos agentes de mudança (as pessoas responsáveis pelas atividades de mudança na organização), gerar debates abertos sobre as mudanças empreendidas, de modo a possibilitar aos empregados a chance de se expressar e, eventualmente, encaixar as mudanças nas preferências dos membros da organização. Geralmente estes agentes são pessoas de dentro da própria organização, para que conheçam os principais aspectos da cultura organizacional, sua estrutura, grupos informais, etc., podendo usar estes
    aspectos em prol da mudança.

     

    Prof Carlos Xavier

  • Questão certa, mas, ainda sim, na minha opinião, há um erro conceitual. Mudança "completa" não existe, uma vez que a organização está em constante mudança, ainda mais quando se envolve cultura organizacional.

  • O papel do agente de mudanças é estimular as forças que favorecem a mudança e minimizar as resistências para que ela ocorra. Ao fazer isso a mudança ocorrerá mais próximo que do que planejou e de uma forma mais rápida.

    Gabarito: CERTO


ID
1768228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de mudanças, julgue o item a seguir.

A gestão de mudanças deve promover o equilíbrio entre o lado humano e o lado técnico, ao passo que a transição da situação atual para uma situação desejada futura deve ser definida no escopo do projeto. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    CHIAVENATO (2010):  Muitos programas de mudança organizacional simplesmente não funcionam por que se limitam a mudanças no trabalho e não na atitude e comportamento das pessoas. O primeiro passo está em mudar o comportamento individual para posteriormente

    ter condições de mudar o comportamento organizacional. E o velho problema do ovo e da galinha. Para tanto, é necessário que as pessoas visualizem claramente o que deve ser mudado e concordem com isso para depois alcançar a mudança. Daí para a frente pode-se então mudar a estrutura organizacionalque envolve as pessoas - como os sistemas de reconhecimento e recompensas, arquitetura e modelagem do trabalho, cultura organizacional, tudo em sintonia com o novo tipo de comportamento.27 A maior parte das organizações entende erroneamente que a gestão das mudanças significa fazer pequenas alterações tópicas em alguns assuntos problemáticos para consertar situações ou corrigir erros. Engano! Gestão da mudança organizacional tem um significado extremamente amplo e sistêmico. A igura abaixo dá uma idéia dos cinco níveis de gestão da mudança organizacional. O nível mais elevado - competência organizacional em mudança planejada - mostra que a gestão da mudança atua em todos os níveis organizacionais e em todas as áreas do negócio.

  • Fiquei em dúvida na parte final "deve ser definida no escopo do projeto. Alguém comenta?

  • O PROCESSO DA GESTÃO DE MUDANÇAS É algo extremante complexo e dinâmico. Envolve uma transição da situação atual para uma Situação situação desejada futura, Futura definida no escopo do projeto. Essa caminhada deve ser coordenada de forma totalmente integrada entre: Situação • Objetivos esperados Atual • Agentes de mudança • Pessoas / Público alvo • Processos de negócio/trabalho • Tecnologias • Cultura da organizaçãoDAS5313 – Avaliação de Desempenho de Sistemas UFSC/DAS Prof. Ricardo J. Rabelo 2010

    http://pt.slideshare.net/menezesmary/gestao-demudancas

     

  • CERTO  

     

    No escopo são definidas as atividades que serão ou não desenvolvidas no projeto.

    Sendo assim, o escopo serve de base para a gestão de mudanças, pois mostra exatamente o que deve ser modificado e o que permanecerá da mesma forma.

    _______________________________________________________________________________________________________________________

    "O escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto."

     

    - PMBOK, 5ª ED. 2013

  • A questão traz a aplicação da gestão de mudanças à gestão de projetos, em que usa-se de a
    aplicação de um processo estruturado e um conjunto de ferramentas para gerenciar o lado humano da mudança e garantindo que este acompanhe o lado técnico proposto no projeto, caminhando de um estado atual para um novo estado futuro, de maneira que os resultados esperados (e o retorno esperado sobre o investimento) sejam alcançados.


                                 
    FONTE: http://www.mundopm.com.br/download/ed42_demo03.pdf

    GABARITO: CERTO

ID
1768231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de mudanças, julgue o item a seguir.

Para que sejam eficientes, as mudanças tidas como operacionais devem estar alinhadas à estrutura do negócio organizacional e não aos objetivos estratégicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • gab. e

    Deve haver uma ampla sinergia em todos os sentidos.

  • Para que sejam eficientes, as mudanças tidas como operacionais devem estar alinhadas TANTO à estrutura do negócio organizacional QUANTO aos objetivos estratégicos da organização.

  • ERRADO

     

    Pelo contrário, deve-se alinhar com os dois. Tanto com a estrutura organizacional do negócio quanto aos objetivos estratégicos.

  • Se não está alinhada aos objetivos estratégicos, de nada adiantará uma eventual mudança.

  • A gestão estratégica busca analisar tendências e potenciais, estabelecer objetivos e formular estratégias para posicionar uma organização em novos patamares de resultados. As metas são planejadas em três níveis, a fim de atingir a visão esperada e cumprir a missão da organização: o estratégico, que defini os objetivos organizacionais básicos, identifica as fraquezas e potencialidades da empresa e do ambiente onde está inserida; o gerencial, que reflete e orienta os gerentes e funcionários, direcionando-os sobre como alcançar os objetivos estabelecidos; operacional, que se relaciona aos procedimentos e normas para a execução das tarefas, indicando onde e quando agir. Todos os níveis devem estar perfeitamente alinhados para a consecução dos objetivos estratégicos.

    Sendo as mudanças nas condições internas das organizações, assim como no seu ambiente externo cada vez mais constantes e impactantes, implicando que a organização mude constantemente, ainda que para manter-se o seu status quo, é impossível se pensar em gestão estratégica sem considerar a promoção de mudança significativas.

    E como tudo é derivado das definições estratégicas, exigindo um alinhamento perfeito entre todos os níveis da organização para que não haja conflitos, podemos sim afirmar que as mudanças operacionais deverão seguir os objetivos estratégicos da organização.


    GABARITO: ERRADO



ID
1827583
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Mudanças sempre estiveram presentes em todos os desafios que o gestor enfrenta. No entanto, sua forma de ser vista e gerenciada foi se modificando ao longo dos anos e muitas organizações se reinventaram para se tornarem mais competitivas. Sendo assim,

“Não há progresso sem mudanças. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma."  

                                                                                                   (George Slaw.)

Sobre a gestão de mudanças, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901976000200003 

    Deve ficar claro que as duas maneiras de se enfocar a mudança organizacional não são mutuamente exclusivas e que não há necessidade de optar por uma delas. A questão fundamental pode ser vista como de causação circular, ou seja, indivíduos afetam estruturas, da mesma maneira que o comportamento individual ocorre necessariamente no contexto de um quadro estrutural. Mudança estrutural e mudança comportamental estão para a mudança organizacional assim como a indução e a dedução estão para o conhecimento. São complementares e nunca exclusivas. A utilização exclusiva de uma delas sempre deixará o processo incompleto e carente. E se nos for permitido formular um ideal de mudança organizacional, diríamos consistir numa estrutura perfeitamente adequada à estrutura de tarefas, com suficiente flexibilidade para comportar formulações e reformulações de estratégia ou de objetivos e onde os individuos-membros sintam-se plenamente integrados, participantes e capazes de realizar suas aspirações e expectativas no âmbito da organização. A concretização do nosso tipo ideal não permite que se dispense nem a mudança estrutural nem a mudança atitudinal e comportamental.

  • NÃO vi erro em nenhuma das alternativas!

  • Eu marquei a A por exclusão, mas tbem não vi erro....

  • Creio que compreendi o erro da assertiva A:


    a mudança estrutural com a mudança comportamental são capazes de ocasionar diferentes problemas e resistências que podem levar o processo de mudança ao fracasso.


    Todo processo de mudança organizacional exige uma mudança comportamental, desta forma, se há os dois tipos de mudança ocorrendo em conjunto, não haverá problemas no processo de mudança, mas sim um efetivo sucesso na mudança.

  • Creio que compreendi o erro da assertiva A:


    a mudança estrutural com a mudança comportamental são capazes de ocasionar diferentes problemas e resistências que podem levar o processo de mudança ao fracasso.


    Todo processo de mudança organizacional exige uma mudança comportamental, desta forma, se há os dois tipos de mudança ocorrendo em conjunto, não haverá problemas no processo de mudança, mas sim um efetivo sucesso na mudança.

  • Não basta ocorrer somente a mudança estrutural se não ocorrer também a mudança comportamental. Tem que haver o entendimento da necessidade da mudança, assim como a predisposição para que ela ocorra. Nesse sentido a mudança estrutural junto com a mudança comportamental são pilares para o sucesso do processo de mudança.


  • O erro da A é induzir que mudança gera problemas e que não deve ser feito porque levaria ao fracasso. Mudança é mudança, ocorre em toda a organização por se tratar de visão sistêmica.


ID
2054809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de equipes e gestão de mudanças.

As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 4.4 O processo de mudança, segundo Kurt Lewin
    A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
    Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin há três etapas:
    • Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.
    • Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.
    • Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.
    Questão de Concurso
    (FCC/TRT 9ª Região/Analista Judiciário/Área Administrativa/2010) Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin, o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes, é denominado
    a) descongelamento.
    b) recongelamento.
    c) ação impulsora.
    d) mudança restritiva.
    e) integração.
    Gabarito: b. O recongelamento é a etapa final, em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente.

  • Errei, por conter a palavra 'manipulação'. 

  • Manipulação me confundiu .

  • Manipulação também me confundiu...

     

    Gabarito Certo.

     

    Os métodos que previnem e minimizam a resistência vou classificar como éticos e não éticos e são empiricamente conhecidos.

    Éticos

    1 - Comunicação (e Orientação);
    2 - Participação (e Envolvimento);
    3 - Facilitação (e Apoio);
    4 - Negociação ( e Acordo).

    Não Éticos

    5 - Manipulação
    6 - Cooptação
    7 - Coação implícita
    8 - Coação explícita

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gestao-da-resistencia-a-mudanca/61172/

  • Cada tipo de resistência deve ter um comportamento adequado.

     

    Principais modos de se encarar uma resistência:


    Ø Educação e comunicação – para facilitar a compreensão dos funcionários sobre os planos de mudança e sua importância.


    Ø Participação e envolvimento – para incluir sugestões dos funcionários e aumentar seu comprometimento.


    Ø Facilitação e suporte – envolve treinamento e incentivos para que os funcionários se sintam compreendidos em suas dificuldades.


    Ø Negociação – oferta de vantagens e incentivos materiais em troca da aceitação das mudanças.


    Ø Manipulação – tentar infuenciar os funcionários através da manipulação da informação.


    Ø Coerção – Quando nada funciona, pode ser o caso de ameaçar os funcionários resistentes para que eles cumpram as ordens e implementem as mudanças.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos. Prof. Rodrigo Rennó

  • A manipulação e a cooptação seriam táticas adequadas? Sendo que são consideradas não éticas? O Cespe afirma isso mesmo?

    Não Éticos

    5 - Manipulação
    6 - Cooptação
    7 - Coação implícita
    8 - Coação explícita

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gestao-da-resistencia-a-mudanca/61172/

  • Diego, 

     

    manipulação e a cooptação , para Robbins et al (2010), são tentativas de influenciar os funcionários de maneira disfarçada. O que não vem de encontro a sua afirmação, que seria uma prática não-ética.  

     

    Penso eu que, a coerção que mais se aproximaria da sua afirmação, pois não permite a manifestação de vontade do funcionário e o coibe a aceitar a mudança proposta independemente de sua aceitação, o que inúmeros autores consideram como a resistência de maior impacto ao processo de mudança organizacional. 

     

    Qualquer dúvida, à disposição. 

  • Diego Rocha,

    Se é ético ou não, essa não é a questão.

    A questão é que é um método utilizado pelas empresas ontem e hoje.

  • Cooptação-  COOPTAR fazer com que (alguém) se associe; aliciar, atrair.

  • A questão traz a teoria de Stephen Paul Robins que sugeriu seis técnicas que os agentes de mudança podem fazer uso para combater a resistência a essa:
    1) Educação e Comunicação: A comunicação com os funcionários é um meio que pode ser utilizado para minimizar a resistência, pois pressupõe-se que as fontes de resistência são a falta de comunicação e informação. As discussões individuais, memorandos, relatórios e apresentações em grupos são meios de comunicação que podem ser utilizados nesse processo.
    2) Participação: As pessoas tendem a resistir à Mudança quando não estão envolvidas em sua decisão, portanto é necessário que os opositores sejam inseridos no processo decisório, para que os mesmos possam contribuir de forma significativa. O envolvimento poderá reduzir a resistência e trazer melhorias na decisão final.
    3) Facilitação: Os esforços apoiadores devem ser utilizados pelos agentes de Mudança, com intuito de reduzi-la. Esses esforços podem ser: aconselhamento e terapia, treinamento e até mesmo licença remunerada, e são usados quando o indivíduo apresenta reações como, medo e ansiedade.
    4) Negociação: Esse método é utilizado quando a resistência vem de uma fonte ponderosa. Nesse caso o agente de Mudança pode oferecer recompensas que atendam às necessidades individuais dos opositores à mudança.
    5) Manipulação e Cooptação: Considerada como influência disfarçada, implica em induzir o funcionário a aceitar as mudanças, ou seja, são formas fáceis para obter apoio dos adversários à Mudança e podem levar os agentes de Mudança perca sua credibilidade caso os opositores percebam que estão sendo manipulados.
    6) Coerção: É o uso de ameaças diretas sobre os resistentes, entre os principais exemplos destaca-se: ameaça de transferência, perda de promoções, carta de recomendação e avaliações negativas de desempenho.

    GABARITO: CERTO
  • Correta. Vimos na parte teórica diferentes estratégias de enfrentamento das forças negativas à mudança, dentre elas as citadas no enunciado. Vamos revisar todas? Seleção de pessoas abertas aos processos de mudança organizacional, educação, comunicação da visão da mudaná, participação na tomada de decisão por parte dos funcionários, estabelecimento de um relacionamento de confiança entre a organização e os seus membros, apoio da alta cúpula (provisão de suporte gerencial), negociação (conversação visando a cooperação), manipulação (influenciar pessoas de forma sutil), cooptação (inserir os resistentes em posições de destaque na mudança) e coerção (ameaças e imposição).

    Gabarito: C

  • Para lidar com a resistência à mudança, os gestores devem conscientizar os envolvidos sobre a importância da mudança. Essa conscientização pode ser feita de diversas formas, inclusive, manipulando os envolvidos. No âmbito político é relativamente comum que se utilize a expressão “massa de manobra” para se referir essa hipótese de utilizar a manipulação de um conjunto de indivíduos para provocar mudanças para atender a interesses de determinados grupos. Nas organizações isso pode ser feito para atender as mudanças planejadas.

    Gabarito: CERTO

  • Oito táticas podem ajudar os agentes de mudança a lidar com as resistências:

    • Educação e comunicação
    • Participação
    • Apoio e comprometimento
    • Desenvolver relações positivas
    • Implementando mudanças de forma justa
    • Manipulação e cooptação
    • Selecionando pessoas que aceitam mudanças
    • Coerção

    Fonte: ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
2054812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de equipes e gestão de mudanças.

As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro desta questão é afirmar que as equipes se ajustam de forma autônoma, uma vez que o significado nos leva aqueles tem autonomnia, que trabalha por conta própria ,ou seja,Independente.

  • "As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados."

    Na minha opinião, o erro da questão é o fato de que, mesmo que uma equipe se ajuste a alguma dessas características, não significa necessariamente que ela será uma equipe eficaz. 

  • Errado. Os componentes básicos para a criação de equipes eficazes podem ser resumidos em quatro categorias gerais: 1- projeto de trabalho, 2- composição da equipe; 3- recursos e outras influencias contextuais e; 4- variáveis do processo. Dessa forma, nem sempre o trabalho em equipe é o mais adequado, pois existem situações nas quais o trabalho é melhor realizado individualmente. Segundo Robbins “O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual. Assim, os benefícios da utilização de equipes precisam superar seus custos. E nem sempre este é o caso. Antes de implantar o trabalho em equipe, você deve avaliar cuidadosamente se o trabalho requer esforço coletivo ou se beneficia com ele. Como saber se o trabalho seria melhor realizado em equipe? Sugerem-se três testes para determinar a adequação da equipe de trabalho. Primeiro, o trabalho pode ser melhor realizado por mais de uma pessoa? Um bom indicador aqui é a complexidade da tarefa e a necessidade de diferentes perspectivas. Tarefas simples, que não demandam diversidade de contribuição, podem ser melhor executadas por apenas um indivíduo. Segundo, a tarefa cria um propósito comum ou conjunto de metas para os membros da equipe maior do que a soma  de seus objetivos individuais? Por exemplo, os departamentos de serviços de muitas concessionárias de automóveis introduziram equipes que interligam o pessoal de serviço ao cliente, mecânicos, especialistas em autopeças e representantes de vendas. Essas equipes conseguem administrar melhor a responsabilidade coletiva pelo atendimento às necessidades dos clientes. O teste final para a adoção de equipes é: Os membros dos grupos são interdependentes? As equipes fazem sentido quando existe  interdependência entre as tarefas; quando o sucesso geral depende do sucesso de cada um e o sucesso de cada um depende dos demais.” Comportamento Organizacional, Stephen Robbins.

  • Esse é o tipo de questão que vale indicar para o comentário do professor.

  • Uma equipe de trabalho pode não ser eficaz para certos tipos de tarefas, esse é o erro da questão, ao meu ver.

  • Acho que o erro está em dizer que as equipes são ''eficazes'' em todos esses exemplos dados na questão.

  • o comentario da professora foi otimo,claro e objetivo.

  • GAB. ERRADO 

     

    Nem sempre a formação de uma equipe torna um trabalho eficaz, pois o trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual. Sendo assim, para serem considerados mais viáveis, os benefícios das equipes precisam superar os custos. (Ribas) 

     

    Veja que a questão fala em tarefas simples e autônomas, orientadas para resultados únicos.

    Na minha opinião o ERRO da questão está em generalizar todas as tarefas.

     

  • Gabarito: Errada

    Questão: 

    Julgue o item que se segue, relativo à gestão de equipes e gestão de mudanças.

    As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.

     

     

    Interdependência e autononia são características mais fortes nos grupos de trabalho, não nas equipes.

     

     

    Primeiro vamos ver o que é um grupo: um grupo é a simples reunião de duas ou mais pessoas que se juntam visando a realização de o um objetivo. O indivíduo usa o grupo e as relações sociais do grupo como instrumentos para satisfazer suas necessidades.

     

     

     

    Mas os grupos não têm a necessidade de se engajar num trabalho coletivo que precise de um esforço conjunto. O que existe é um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade. Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral.

     

    Já em uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos. Os esforços de cada pessoa resultam em um nível de desempenho maior do que o das entradas individuais.

    Equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. Pela interação que existe nelas, tendem a aumentar a motivação de seus componentes.

     

    Canal no youtub voltado para concursos: https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw

  • As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.


ID
2366308
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre gestão de mudanças em um ambiente competitivo,
I. As profundas e rápidas transformações no cenário mundial em decorrência da supremacia da era da informação sobre a era industrial.
II. Os novos desafios do terceiro milênio, como globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade e competitividade.
III. Os novos papéis da função de RH: a passagem de uma área operacional e reativa para uma área funcional e reativa.
IV. A moderna administração de talentos e do capital intelectual: uma profunda mudança estrutural e comportamental, ou seja, organizacional e cultural.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • III. Os novos papéis da função de RH: a passagem de uma área operacional e reativa para uma área funcional e reativa. ERRADA

     

    A nova gestão de pessoas passou de função organizacional para função de linha, em que a responsabilidade foi distribuída por toda a organização e logicamente alinhada à estratégia organizacional.


ID
2916403
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que diz respeito à gestão de mudanças e inovação nas organizações, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A GESTÃO DE MUDANÇAS É ALGO QUE VEM SENDO IMPLEMENTADO CONSTANTEMENTE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

  • B) Há mais resistências às mudanças: entraves legais, culturais e gerenciais. Mas isso não quer dizer que a mudança organizacional não se aplica ao setor público.

  • A resposta desta questão condena a administração pública à imutabilidade. O gabarito deve estar errado

  • Assinale a alternativa INCORRETA. Logo, é a letra B mesmo.

  • A Gestão da Mudança no Setor Público deve iniciar no RH, a mudança tem que ser visto como algo agregador, que vem para melhorar o local de trabalho.


ID
3244282
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A implementação de mudanças organizacionais permite identificar diversas abordagens adotadas pelos gestores na gestão de mudanças que são planejadas. Sobre essas abordagens, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Liderança autocrática: Centraliza todas as decisões sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc, por meio do Poder.


ID
3871540
Banca
FAURGS
Órgão
UFCSPA - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um conjunto de processos e práticas orientados por uma determinada corrente de pensamento comum é denominado, de modo geral, nas práticas administrativas, de “modelo de gestão” (FISCHER, 2015). Alguns modelos reconhecidos que regem a gestão do trabalho são: modelo clássico, modelo burocrático, modelo inovador ou empreendedor e modelo de gestão de pessoas (MGP). O Modelo de Gestão de Pessoas (MGP) surgiu com o propósito de dar um outro significado à área de recursos humanos. Com relação a esse modelo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Diz respeito à maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, interferindo em várias outras dimensões organizacionais com as quais a área de gestão de pessoas tem interface.

  • LETRA A).

    A Gestão de Pessoas está atrelada à gestão estratégica organizacional. Essa nova ideia de colaboradores sendo fornecedores de inovação e de vantagem competitiva, torna a organização e o talento humano unidos em um só propósito organizacional, sem deixar de lado os propósitos de cada talento.

    Portanto, o Modelo de Gestão de Pessoas (MGP) busca o modo como os talentos da organização serão gerenciados e orientados à perseguição tanto dos objetivos organizacionais como dos individuais. Toda a cadeia é baseada na integração de processos e de pessoas, com base em resultados e com base na missão e na visão organizacional.