SóProvas



Questões de Responsabilidades da Administração


ID
1244344
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito da responsabilidade da administração da entidade em relação às demonstrações contábeis que estão sendo auditadas.

1. A administração reconhece que a elaboração das demonstrações contábeis de forma adequada é de sua responsabilidade.

2. A administração entende que não se exime da sua responsabilidade quando as demonstrações contábeis são auditadas de acordo com as normas de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

3. A administração da entidade deve dar amplo e irrestrito acesso aos auditores que estão auditando as demonstrações contábeis, exceto os relativos à auditoria corrente.

4. A administração é responsável pelo sistema de controle interno, que é base para o processo de auditoria.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200 - Item 13:


    Premissa (relativa às responsabilidades da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, com base na qual a auditoria é conduzida) – Que a administração tenha conhecimento e entendido que eles têm as seguintes responsabilidades, fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria. Isto é, a responsabilidade:


    (i) pela elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada;


    (ii) pelo controle interno que os administradores determinam ser necessário para permitir a elaboração

    de demonstrações contábeis que estejam livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro;


    (iii) por fornecer ao auditor:


    [...] c. acesso irrestrito àqueles dentro da entidade que o auditor determina ser necessário obter evidências de auditoria.


    O erro da 3 é só o final " exceto os relativos à auditoria corrente. "


    GABARITO: C

  • observação AUDITORIA CORRENTE é a revisão 

  • Fiquei em dúvida no item IV, achei meio forte afirmar que a base da auditoria é o sistema de controle interno.

    Alguém poderia comentar?

  • Alternativa (C).
    "NBC TA 315 R1:
    3. O objetivo do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante
    independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis da demonstração contábil e das
    afirmações, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle
    interno
    da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementação
    das respostas aos riscos identificados de distorção relevante."
    Além disso, sabemos que quanto melhor o controle interno, menor a quantidade de procedimentos adicionais necessários, assim o controle interno pode ser uma base para a auditoria. Entendo que a assertiva (4) é aceitável.

  • A alternativa C está errada. "A auditoria interna é base para auditoria externa" O colega Murilo trouxe a base para a alternativa C informa que a Auditoria interna proporciona uma base. Mas isso não é impositivo como o "'É". Tanto que se não houver auditoria interna é possível realizar auditoria externa, ou em caso de uma empresa ter controles internos ruins e um trabalho duvidoso da auditoria interna eles não servem de base para nada.

    Mas infelizmente temos que prestar atenção nessa interpretação errônea da banca.

  • Gabi, acredito que você esteja confundindo "Controle Interno" com "Auditoria Interna". Controle Interno são procedimentos utilizados pelas entidades para administrar suas atividades, sejam elas contábeis ou não.

    Esse controle interno serve de base tanto para Auditoria Interna quanto Auditoria Externa.

    Ademais, apesar da confusão sua observação em relação à auditoria interna está correta.


ID
1338361
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. No relatório do auditor independente deve constar que a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil é de responsabilidade

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    É a administração responsável pela contratação da auditoria independente, e o relatório feito pelo auditor após finalizado os procedimentos de auditoria serão encaminhados ao próprio setor da administração da empresa.

  • NBC TA 200:

    ITEM 13

    Premissa, relativa às responsabilidades da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, com base na qual a auditoria é conduzida – Que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento e entendido que eles têm as seguintes responsabilidades, fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria. Isto é, a responsabilidade:

    (i)   pela elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada;


    BONS ESTUDOS!

  • O item A4 da NBC TA 200 (R1) 4. As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.

  • RESOLUÇÃO: Como foi dito na aula, é da administração a responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis, que serão auditadas pelo auditor independente, de fora da empresa. É o que diz a NBC TA 200:

    Premissa, relativa às responsabilidades da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, com base na qual a auditoria é conduzida - que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento e entendido que eles têm as seguintes responsabilidades, fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria. Isto é, a responsabilidade:

    (i) pela elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada.”

  • O auditor não elabora as demonstrações. Apenas opina sobre elas. 

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    A responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis da entidade é de sua própria ADMINISTRAÇÃO, com a supervisão dos responsáveis pela governança. A  norma  que  trata  do  relatório  da  auditoria (estudada com mais detalhes em outras aulas dos nossos cursos) diz ainda: 

    • A  administração  é  responsável  pela  elaboração  e  adequada  apresentação  das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles  internos  que  ela  determinou  como  necessários  para  permitir  a  elaboração  de demonstrações  contábeis  livres  de  distorção  relevante,  independentemente  se  causada  por fraude ou erro”. (NBC TA 700) 

    ===

    NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. 

    As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, ELABORADAS pela sua ADMINISTRAÇÃO, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.

    As NBC TAs NÃO IMPÕEM responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e NÃO SE SOBREPÕE às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades. 

    A auditoria das demonstrações contábeis NÃO EXIME dessas responsabilidades a ADMINISTRAÇÃOou os responsáveis pela governança (ver itens A2 a A11).

    ===

    O que NÃO é objetivo do Auditor 

    ➥ Assegurar a viabilidade futura da entidade (fora do escopo do trabalho); Q1132193

    ➥ Atestar a eficiência/eficácia dos negócios (fora do escopo do trabalho); Q477137

    ➥ Elaborar demonstrações contábeis (cabe à Administração da entidade); Q1205101 - Q547829

    ➥ Estimativas Contábeis (cabe à Administração da entidade); Q1187730

    ➥ Detectar e prevenir erros e fraudes (cabe à Administração da entidade); Q503469

    ➥ Auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos (isso é objetivo do Auditor Interno).  Q15985

    ===

    Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva EMITIR OPINIÃO com vistas a certificar a regularidade das contas Q1716783

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao LONGO DOS PROCESSOS de gestão, com o objetivo de se ATUAR EM TEMPO REAL Q19142 / Q790299 / Q1290336

     Auditoria Contábil: compreende o EXAME DOS REGISTROS e DOCUMENTOS e na coleta de 

    informações e confirmações Q707581 - ALÉM DISSO objetiva obter elementos comprobatórios, suficientes Q1287634

    Auditoria  Operacional:  consiste  em  AVALIAR as  AÇÕES  GERENCIAIS e  os  procedimentos relacionados  ao  processo  operacional Q223157 / Q16135

    Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou SITUAÇÕES consideradas relevantes, de natureza  INCOMUM ou  EXTRAORDINÁRIA Q708761 / Q878529 / Q418434


ID
1376914
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A elaboração e a adequada apresentação das demonstrações contábeis, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, e com os controles internos que foram determinados como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, é responsabilidade:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E;

    Lembremos que a responsabilidade pela elaboração e apresentação das demonstrações contábeis é da Administração da CIA. Ao auditor independente cabe a análise dessas demonstrações e não a elaboração e apresentação.

    Bons estudos! ;)

  • Gab E Eco

    Características:

    AUDITORIA INTERNA                x                      AUDITORIA EXTERNA

    Empregado da entidade                                    Profissional Independente

    Exame dos controles operacionais                    Exame das demonstrações contábeis

    Recomendações de controle interno 

    e eficiência administrativa                                  Emiti relatório de auditoria (parecer)

    Menor independência                                        Maior independência

    Realiza um trabalho contínuo                            Realiza um trabalho periódico

    A empresa                                                         A empresa e o público em geral



ID
1486633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a elaboração, divulgação, auditoria de relatórios contábil-financeiros e trabalhos de auditoria independente em geral, julgue o item que se segue.

Uma auditoria independente é feita com base na premissa de que a administração da entidade auditada é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis segundo a estrutura de relatório financeiro aplicável.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 

    "O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte

    dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as

    demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em

    conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável."

  • Este é um tópico da NBC TA 200 que cai com muita frequência em provas. É bom ter "na ponta da língua". Vejamos:


    Premissa, relativa às responsabilidades da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, com base na qual a auditoria é conduzida – Que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento e entendido que eles têm as seguintes responsabilidades, fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria. Isto é, a responsabilidade:

    (i)   pela elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada;

    (ii) pelo controle interno que os administradores e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, determinam ser necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis que estejam livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro;

    (iii)   por fornecer ao auditor:

    a.   acesso às informações que os administradores e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento que sejam relevantes para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis como registros, documentação e outros assuntos;

    b.   quaisquer informações adicionais que o auditor possa solicitar da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança para o propósito da auditoria; e

    c.   acesso irrestrito àqueles dentro da entidade que o auditor determina ser necessário obter evidências de auditoria.


    BONS ESTUDOS!

    GABARITO: CERTO.


  • acrescentando que a empresa deve fornecer uma carta de responsabilidade, onde constará que a empresa é responsável pela elaboração dos demonstrativos contábeis/financeiros e que é responsável pelo sistema de controle interno.


ID
1523563
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, após aceitar o trabalho, toma conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria, o que resultará na necessidade de uma opinião com ressalva ou abstenção em expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Neste caso, considerando a Resolução do CFC n. 1.232/2009, como, inicialmente, o auditor deve proceder?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A; NBC TA 705....

    11.   Se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma opinião com ressalva ou abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação.

    Bons estudos! ;)

ID
1630342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De conformidade com as Normas do Conselho Federal de Contabilidade, a quem pertence a responsabilidade primária pela detecção de fraudes?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    NBC TA 240(R1)
    4. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração [...].

     

    Bons estudos!


ID
1643494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o item subsecutivo , referente ao principal grupo de usuários das demonstrações contábeis bem como às responsabilidades a elas relacionadas.


Cabe à administração da entidade que relata a informação e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança a responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis no caso de auditoria em relatórios contábil-financeiros de propósito geral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO; NBC TA 200..


    Premissa, relativa às responsabilidades da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, com base na qual a auditoria é conduzida – Que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento e entendido que eles têm as seguintes responsabilidades, fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria. Isto é, a responsabilidade:


    (i)   pela elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada;


    Bons Estudos! ;)
  • De acordo com a NBC TA 200 (R1),

    "As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança. As NBCs TA não impõem responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e não se sobrepõe às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades.
    ...
    Lei ou regulamento podem estabelecer as responsabilidades da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, em relação a relatórios financeiros. Entretanto, a extensão dessas responsabilidades, ou a forma que elas são descritas, podem ser diferentes. Apesar dessas diferenças, uma auditoria em conformidade com NBCs TA é conduzida com base na premissa de que a  administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança reconhecem e entendem que eles têm essa responsabilidade:

    (a) pela elaboração das demonstrações contábeis
    em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada;

    (b) pelo controle interno que os administradores e, quando apropriado, os responsáveis pela governança determinam ser necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis que estejam livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro."

    Gabarito: CERTO.

  • No caso de ser relatório de propósito específicos, também seria de responsabilidade da administração da entidade.

    NBC TA 200, 4

    As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança. As NBC TAs não impõem responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e não se sobrepõe às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades. Contudo, a auditoria em conformidade com as normas de auditoria é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da auditoria. A auditoria das demonstrações contábeis não exime dessas responsabilidades a administração ou os responsáveis pela governança

    Resposta certo.


ID
1719283
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um dos principais meios que possibilita dar o suporte necessário à precisão e confiabilidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais, segundo Attie (2012).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A documentação fidedigna possibilita que seja concluído se tudo foi elaborado, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável .

  • Os principais meios que possibilitam dar o suporte necessário à precisão e a confiabilidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionias são:

    * Documentação confiável

    * Conciliação - indica a precisão ou diferenças entre diversas fontes de informação.

    * Análise - obejtiva a identificação da composição analítica dos itens em exame, de forma a possibilitar a constatação de sua constituição.

    * Plano de contas 

    * Tempo hábil - determina o registro das transações dentro do período de competência e no menor tempo possível.

    * Equipamento mecâncio - visa facilitar e agilizar o mregistro das transações, fomentando a divisão do trabalho.


ID
1760353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a técnicas, procedimentos e relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.

A infringência a leis e regulamentos, detectada pelo auditor e não corrigida ou comunicada pela organização prestadora de serviços, e passível de afetar entidades usuárias, não autoriza o auditor a comunicar os fatos aos órgãos reguladores ou fiscalizadores.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil, pois o auditor tem que respeitar o sigilo profissional.No entanto,há situações nas quais o auditor tem a obrigação legal de comunicar o fato. G:E

  • NBC TA 250

    A19. [...] No Brasil, o auditor de instituição financeira tem a obrigação de comunicar em relatório circunstanciado a ocorrência, ou a suspeita de ocorrência, de não conformidade com leis e regulamentos à autoridade supervisora (Banco Central do Brasil). [...]

  • Errada, é dever do auditor comunicar através do relatório.

  • Entendo que "autoriza" e não "obrigada" a comunicar os fatos...uma vez que existem situações em que o auditor deve analisar se está obrigado ou não a comunicar o fato (questão do sigilo profissional). Dessa forma está errada a questão.

  • Entendo que "autoriza" e não "obrigada" a comunicar os fatos...uma vez que existem situações em que o auditor deve analisar se está obrigado ou não a comunicar o fato (questão do sigilo profissional). Dessa forma está errada a assertiva.

  • Sempre ouvi dos professores que o Auditor é aquele que "ouve" uma história e a repassa, tal qual. Penso que ainda que o Auditor não seja um "X9" , no relatório (opinião) ele deva SIM informar as irregularidades aos órgãos competentes.

    OU não ? Mais alguém ?

    Bons estudos.

  • GABARITO: ERRADO

    NBC TA 240 item 43:

    Comunicações às autoridades reguladoras e de controle

    43. Caso o auditor tenha identificado ou suspeite de fraude, deve determinar se há responsabilidade de comunicar a ocorrência ou suspeita a um terceiro fora da entidade. Embora o dever profissional do auditor de manter a confidencialidade da informação do cliente possa impedir que tais informações sejam dadas, as responsabilidades legais do auditor podem sobrepor-se ao dever de confidencialidade em algumas situações (ver itens A65 a A67).

    A65. O dever profissional do auditor de manter a confidencialidade das informações do cliente pode impedir que ele relate a fraude a uma parte fora da entidade cliente. Contudo, a responsabilidade legal do auditor e, em certas circunstâncias, o dever de confidencialidade pode ser passado por cima por estatuto, lei ou tribunais de direito. No Brasil, o auditor de instituição financeira tem o dever de relatar a ocorrência de fraude a autoridades de supervisão. Em outros segmentos o auditor também tem dever de relatar distorções nos casos em que a administração e os responsáveis pela governança deixam de adotar ações corretivas.


ID
1798831
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo da auditoria ao examinar as demonstrações financeiras é expressar uma opinião sobre suas propriedades e assegurar que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira.
Nesse contexto, a responsabilidade pela elaboração das demonstrações financeiras é da: 

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    A responsabilidade pelos controles internos, pela elaboração das demonstrações contábeis, bem como pela prevenção e detecção de fraudes e erros é da Administração da entidade. Não é do Auditor!!!

  • NBC TA 200:

    Auditoria de demonstrações contábeis:

    O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em
    conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. 

    As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, ELABORADAS pela sua ADMINISTRAÇÃO, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.

    As NBC TAs NÃO IMPÕEM responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e NÃO SE SOBREPÕE às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades. 

    A auditoria das demonstrações contábeis NÃO EXIME dessas responsabilidades a ADMINISTRAÇÃOou os responsáveis pela governança (ver itens A2 a A11).

    ===

    O que NÃO é objetivo do Auditor 

    ➥ Assegurar a viabilidade futura da entidade (fora do escopo do trabalho); Q1132193

    ➥ Atestar a eficiência/eficácia dos negócios (fora do escopo do trabalho); Q477137

    ➥ Elaborar demonstrações contábeis (cabe à Administração da entidade); Q1205101 - Q547829

    ➥ Estimativas Contábeis (cabe à Administração da entidade); Q1187730

    ➥ Detectar e prevenir erros e fraudes (cabe à Administração da entidade); Q503469

    ➥ Auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos (isso é objetivo do Auditor Interno).  Q15985

    ===

    Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva EMITIR OPINIÃO com vistas a certificar a regularidade das contas Q1716783

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao LONGO DOS PROCESSOS de gestão, com o objetivo de se ATUAR EM TEMPO REAL Q19142 / Q790299 / Q1290336

     Auditoria Contábil: compreende o EXAME DOS REGISTROS e DOCUMENTOS e na coleta de 

    informações e confirmações Q707581 - ALÉM DISSO objetiva obter elementos comprobatórios, suficientes Q1287634

    Auditoria  Operacional:  consiste  em  AVALIAR as  AÇÕES  GERENCIAIS e  os  procedimentos relacionados  ao  processo  operacional Q223157 / Q16135

    Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou SITUAÇÕES consideradas relevantes, de natureza  INCOMUM ou  EXTRAORDINÁRIA Q708761 / Q878529 / Q418434


ID
1829863
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as hipóteses abaixo.

I. A entidade não toma a ação apropriada com referência a uma fraude, considerada pelo auditor como necessária nas circunstâncias, mesmo no caso em que a fraude não é relevante para as demonstrações contábeis.

II. A consideração do auditor dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude e dos resultados da auditoria indica risco significativo de fraude relevante e generalizada.

III. O auditor tem preocupação significativa quanto à competência ou integridade da administração ou dos responsáveis pela governança.

Constitui circunstância excepcional que pode surgir e colocar em dúvida a capacidade do auditor, deixando-o sem condições de continuar os trabalhos, o indicado em 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    I, II e III corretas

     

  • A54. Exemplos de circunstâncias excepcionais que podem surgir
    e que podem colocar em dúvida a capacidade do auditor de continuar
    a executar a auditoria incluem:
    •  A entidade não toma a ação apropriada com referência a uma
    fraude, considerada pelo auditor como necessária nas circunstâncias,
    mesmo no caso em que a fraude não é relevante para  as demonstrações contábeis.
    •  A  consideração  do  auditor  dos  riscos  de  distorção  relevante
    decorrente de fraude e dos resultados da auditoria indica risco significativo de fraude relevante e generalizada.
    •  O auditor tem preocupação significativa quanto à competência
    ou integridade da administração ou dos responsáveispela governança.

  • Tá mas e daí? Então o auditor deixa a auditoria sem emitir relatório? E o que vier na sequência tb não o fará? E quem fará o relatório então? Mesmo que ele seja adverso. 

    Alguém?

  • Robson, neste caso não há o comprometimento da alta Administração em implantar um sistema de controle interno que permita que a corporação adote de forma correta os procedimentos operacionais e controles (além de outros procedimentos de uma boa governança corporativa). Este comprometimento é fundamental para que a corporação trabalhe de forma ética e produza valores para os seus acionistas. Caso contrário, não há como garantir aos usuários externos (principalmente os acionistas e investidores, mas também os controladores externos entre outros) das informações contábeis uma segurança razoável que estes valores não possuem distorções relevantes.

  • Exemplos de circunstâncias excepcionais que podem surgir e que podem colocar em dúvida a capacidade do auditor de continuar
    a executar a auditoria incluem
    :
    •  A entidade não toma a ação apropriada com referência a uma fraude, considerada pelo auditor como necessária nas circunstâncias, mesmo no caso em que a fraude não é relevante para  as demonstrações contábeis.
    •  A  consideração  do  auditor  dos  riscos  de  distorção  relevante decorrente de fraude e dos resultados da auditoria indica risco significativo de fraude relevante e generalizada.
    •  O auditor tem preocupação significativa quanto à competência ou integridade da administração ou dos responsáveispela governança.

  • NBC TA 240

  • NBC TA 240 (R1) Auditor sem condições de continuar o trabalho (ver item 38)

    A55. Exemplos de circunstâncias excepcionais que podem surgir e que podem colocar em dúvida

    a capacidade do auditor de continuar a executar a auditoria incluem:

    - A entidade não toma a ação apropriada com referência a uma fraude, considerada pelo

    auditor como necessária nas circunstâncias, mesmo no caso em que a fraude não é

    relevante para as demonstrações contábeis.

    - A consideração do auditor dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude e dos

    resultados da auditoria indica risco significativo de fraude relevante e generalizada.

    - O auditor tem preocupação significativa quanto à competência ou integridade da

    administração ou dos responsáveis pela governança.


ID
2628220
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos de auditoria possibilitam ao auditor externo colher evidências e provas sobre as demonstrações contábeis da auditada. Se colhidas diretamente em fonte externa, oferecem maior grau de confiabilidade que as obtidas internamente.


Nesse contexto das provas externas, a obtenção de uma declaração formalizada de pessoa independente à auditada caracteriza a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

     

    Consiste na obtenção, pelo auditor, de uma declaração escrita, junto a fontes externas capacitadas para tanto.

     

    O documento com a declaração deve seguir diretamente para o auditor, sem a interferência da empresa auditada. O pedido de informações à fonte externa deve ser preparado por funcionário da empresa, sob atenta supervisão do auditor.

     

    Isso se justifica em face do relacionamento da empresa com a fonte externa. Esse tipo de técnica permite reunir evidências sobre a fidedignidade dos saldos das contas a receber e a pagar, saldos bancários, contas de empréstimos, estoques em poder de terceiros, passivos contingentes, coberturas de seguros e credores em geral.

  • Questão deveria ser classificada como Auditoria


ID
2751739
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação à Responsabilidade e à Ética profissional,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D)

     

    A) Não é responsabilidade do auditor.

    B) Fraude implica em intenção, em dolo.

    C) A regra em auditoria é a confidencialidade, sendo este, inclusive, um princípio fundamental de ética.

    E) As regras de Ética sempre devem ser observadas.

     

    Fonte: https://www.3dconcursos.com.br/artigo/prova-de-auditoria-do-trt-sp-comentada-tem-recurso-3d-concursos

  • Letra (d)

     

    A questão abordou sobre distorções..

     

    Distorções


    Distorções nas demonstrações podem ser de fraude ou erro.


    Fator distintivo entre fraude e erro, está no fato de ser intencional (fraude) ou não intencional (erro).


    Dois tipos de distorções intencionais (fraudes) são pertinentes para o auditor:


    -> informações contábeis fraudulentas
    -> apropriação indébita de ativos. apropriação indébita de ativos.

     

    -> Fraude – distorção intencional
    -> Erro – distorção não intencional

     

    Lembrando, que não é do auditor externo a responsabilidade de prevenir e detectar fraudes e erros. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança e sua administração.

     

    Outra questão que ajuda a responder: Q869701

  • As respostas para essa questão encontram-se na NBC TA 240 - Responsabilidade do auditor em relação a Fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis.

     

    A)  ERRADA. O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por OBTER SEGURANÇA RAZOÁVEL de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contêm DISTORÇÕES RELEVANTES, causadas por fraude ou erro. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.

     

    B) ERRADA. Fraude = INTENCIONAL / Erro = NÃO INCENCIONAL. A atitude do funcionário mencionado se enquadr como ERRO, pois foi não intencional.

     

    C e E) ERRADAS. São absurdas. Mesmo quem não conhece as normas poderia julgá-las como errada. Quanto às normas de auditoria, elas declaram que um dos requisitos para o exercício da auditoria é a ética (ou requisitos éticos ou ainda princípios fundamentais de ética profissional, que são integridade, objetividade, confidencialidade, competência e zelo profissional, comportamento (ou conduta) profissional).

     

    D) CORRETA (Gabarito). Mesma justificativa da alternativa A: O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por OBTER SEGURANÇA RAZOÁVEL de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contêm DISTORÇÕES RELEVANTES, causadas por fraude ou erro. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.

     

     

  •  A) ERRADA! Não cabe ao auditor a responsabilidade de atuar na prevenção de fraudes e erros. Esta responsabilidade é da GOVERNANÇA E DA ADMINISTRAÇÃO da entidade. 

     

    B) ERRADA! A fraude implica ato INTENCIONAL. No caso da alternativa, verificou-se ERRO (ato não intencional).

     

    C) ERRADA! Devemos lembrar que a CONFIDENCIALIDADE é um dos princípios éticos que devem ser seguidos pelo auditor independente.

     

    D) CORRETA.

     

    E) ERRADA! Claramente errada. O auditor independente deve ser ético independente da situação, atendendo aos requisitos de: integridade, objetividade, confidencialidade, competência e zelo profissional, e conduta profissional. 

     

  • RESOLUÇÃO: Vamos item por item:

    Item A: Não cabe ao auditor a responsabilidade de atuar na prevenção de fraudes e erros. Esta responsabilidade é da governança e da administração da entidade. INCORRETO

    Item B: A fraude implica ato intencional. No caso da alternativa, verificou-se erro. INCORRETO

    Item C: Lembre-se que a confidencialidade é um dos princípios éticos que devem ser seguidos pelo auditor independente. INCORRETO

    Item D: Definição perfeita do papel do auditor. CORRETO

    Item E: Claramente errada. O auditor deve seguir a ética independentemente da situação. INCORRETO

  • A possibilidade de fraude e erro nas demonstrações contábeis é real e ponto de constante atenção do auditor. Não pela fraude ou erro em si, uma vez que o

    auditor não os estabelece juridicamente e, tampouco, tem a missão de mitigá-los ou preveni-los, menos ainda tem a missão de punir. A razão do interesse do auditor em fraudes e erros reside no fato de que tais elementos podem interferir em sua opinião sobre as demonstrações contábeis.

  • A empresa ( auditoria interna ) que é responsável por erros e fraudes

ID
3910303
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O Conselho de Administração é um órgão de natureza colegiada, obrigatório nas companhias abertas. Seus membros devem se reunir e deliberar sobre determinadas matérias definidas em lei e no estatuto social, tais como: eleição dos diretores da companhia, escolha e destituição dos auditores independentes, orientação geral dos negócios e a prestação de garantias, pela companhia, a obrigações de terceiros. Acerca desse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas