SóProvas



Prova Marinha - 2015 - CAP - Cabo - Técnico em Contabilidade


ID
1767310
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A descentralização se caracteriza pela transferência de créditos orçamentários, previstos na Lei Orçamentária, entre os componentes do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal. A descentralização realizada entre uma Unidade Orçamentária e uma Unidade Administrativa no âmbito do próprio Ministério, Órgão ou entidade é chamada de

Alternativas
Comentários
  • DESCENTRALIZAÇÃO ORÇAMETÁRIA

     Dotação: montante de autorização previsto na LOA. Distribuído pelo Órgão Central do sistema de orçamento às unidades setoriais de orçamento.

     Provisão: descentralização interna de créditos. Unidades Gestoras de um mesmo órgão ou ministério.

     Destaque: descentralização externa de créditos. Unidades Gestoras de órgãos ou ministérios diferentes. 

    DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA 

     Cota : descentralização financeira do Órgão Central de Programação Financeira (STN) para os Órgãos Setoriais de Programação Financeira (OSPF). Corresponde à dotação.

     Repasse: é a movimentação externa das disponibilidades financeiras. Ocorre entre órgãos de ministérios diferentes ou com entidades da Administração Indireta. Corresponde ao destaque.

     Sub-repasse: é a movimentação interna das disponibilidades financeiras. Ocorre entre órgãos vinculados a um mesmo ministério (OSPF). Corresponde à provisão.

  • proviiiiiiiiiiiiisão = iiiiiiiiiiiiiiiinterno

     

    DEUS É FIEL.

    BONS ESTUDOS.


ID
1767313
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei n°4,320/64 estabelece em seu art. 11 as clssificações das receitas públicas em receitas correntes e receitas de capital. Assinale a opção que apresenta somente as receitas de capital.

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.    

    § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.        

    § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente. 

  • OPERA ALI AMOR TRANSOU

    OPERAções de crédito

    ALIenações

    AMORtizações

    TRANSferências de capital

    OUtras receitas de capital


ID
1767316
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Após o encerramento do exercício financeiro de 20xx, uma Prefeitura apresentou a seguinte execução orçamentária de suas receitas:

Planejamento $ 220.000.000,00
Lançamento $ 150.000.000,00
Arrecadação $ 125.000.000,00
Recolhimento $ 125.000.000,00

De acordo com os valores apresentados, o valor da dívida ativa inscrita para o próximo exercício financeiro é de 

Alternativas
Comentários
  • gabarito:B.  Lançamento menos a receita efetivamente arrecadada e recolhida = 25.000.000,00


ID
1767319
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

0 reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para que as informações financeiras possam ser avaliadas adequadamente. Dessa forma, as receitas e as despesas deverão ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, simultaneamente, quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. Esse conceito se refere a que principio contábil?

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     Princípio da Competência  

      – as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se relacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.  

      – as receitas e as despesas são atribuídos aos períodos de acordo com a real incorrência dos mesmos, isto é, de acordo com a data do fato gerador e não quando são recebidos ou pagos. 

     Princípio da Prudência  

      – determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os componentes do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.  

      – visa a prudência na preparação dos registros contábeis, com a adoção de menor valor par os itens do ativo e da receita, e o de maior valor para os itens do passivo e de despesa. 



ID
1767322
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Leia o texto a seguir.

"É um livro no qual são registradas todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica e com a observância de certas regras".
(IUDÍCIBUS, MARTINS, KANITZ, 2010)

Assinale a opção que apresenta o livro contábil obrigatório mencionado no texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Livro diário:

    São registradas todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica e com a observância de certas regras. Antigamente, o livro era preenchido unicamente à mão, isto é, era manuscrito. Depois, passou-se a utilizar processos mecânicos para a escrituração em folhas soltas, as quais são, em seguida, copiadas por decalque no livro de folhas presas. Processos eletrônicos são utilizados no trabalho contábil em geral hoje, na maioria das empresas; neste caso, encadernam-se as folhas soltas impressas.



ID
1767325
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A representação quantitativa do patrimônio de uma entidade é conhecida pela expressão Balanço Patrimonial, Quando a representação do patrimônio apresentar o valor total do Passivo maior que o valor total do Ativo, é possivel afirmar que há a ocorrência de Patrimônio Liquido Negativo. Assinale a opção que apresenta a denominação empregada para essa situação

Alternativas
Comentários
  • Gab:D

          ATIVO           =      PASSIVO + PATRIMÔMIO LÍQUIDO 

    (Lado esquerdo)         (Lado direito)

    Se o Passivo suplantar o Ativo, teremos o chamado Patrimônio Líquido Negativo> melhor denominado Passivo a Descoberto. Caso o Passivo supere o Ativo, encontraremos:

    ATIVO + PASSIVO A DESCOBERTO = PASSIVO  ou

     ATIVO = PASSIVO + PASSIVO A DESCOBERTO (PATRIMÔNIO LIQUIDO NEGATIVO)



ID
1767328
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a opção que NÃO corresponde a um dos requisitos necessários à partida de Diário.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Os requisitos necessários de uma partida de Diário são os seguintes:

    a) data de operação;

    b) conta a ser debitada; 

    c) conta a ser creditada;

    d) histórico da operação, com a menção das características principais dos documentos comprobatórios da operação; 

    e) valor da operação, em moeda.


  • local e data, local e data. Conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico e valor, histórico e valor, são elementos essenciais (de uma partida de diário)


ID
1767331
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Para efeito de apuração do resultado de uma empresa, sobre as contas de receitas e despesas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão foi anulada pq:

    A - o ARE é no final do exercício;

    B - As contas de resultado não tem saldo inicial;

    C - Não há transferência de saldo, pois as contas são encerradas em contrapartida ao ARE;

    D - o encerramento das contas de receitas é realizado pela transferência (crédito) de seus saldos credores para crédito da conta Resultado.

    E - o encerramento das contas de despesas é realizado pela transferência (débito) de seus saldos devedores para débito da conta Resultado.


ID
1767334
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Leia o texto abaixo.

"Esta convenção reza que, a fim de evitar desperdício de tempo e de dinheiro, devem-se registrar na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna". (IUDÍCIBUS, MARTINS e KANITZ, 2010).

O conceito descrito acima se refere a uma das convenções contábeis. Assinale a opção que apresenta essa convenção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    CPC 00
     

    Materialidade
     

    QC11. A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que seria julgado material para uma situação particular

    bons estudos


ID
1767337
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A dívida pública se caracteriza pelo somatório de compromissos assumidos pelo governo e os respectivos juros. Um procedimento usual, adotado pelas atuais administrações para atender às necessidades dos serviços públicos em face de deficiências financeiras enfrentadas. Com base no prazo de amortização, a dívida pública divide-se em dívida fundada e flutuante. Sendo assim, qual dos compromissos abaixo pertence à dívida fundada do governo?

Alternativas
Comentários
  • Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.     

    Parágrafo único. A dívida fundada será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros.

  • Lembrando que a dívida fundada também pode ser de curto prazo desde que esteja no PPA a previsão;


ID
1767340
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Leia o texto abaixo.

"Para que não haja distorções nas informações contábeis, o contador deverá escolher, entre vários procedimentos, o mais adequado (mais objetivo) para descrever um evento contábil" (MARION, 2012).
O conceito acima se refere a que convenção contábil?

Alternativas
Comentários
  • correta c, 

     

    prudencia, competencia e registro por valor original são princípios.

    consistência é uma convençao no qual deve ser consistente no modo de elaboração das DC's para não impactar em diferentes resultados. caso for feita alguma modificação deve ser conduzida com notas explicativas

  • Objetividade

    Esta convenção pode ser explicada da melhor forma possível pelo exemplo que, a seguir, será relatado. Suponha-se que o contador, para a avaliação de um bem, dispusesse de duas fontes, a saber: a fatura relativa à compra do bem e o laudo do maior especialista mundial em avaliação.

    Deverá escolher, como valor de registro, o indicado na fatura. Entre um critério subjetivo de valor, mesmo ponderável, e outro objetivo, o contador deverá optar pela hipótese mais objetiva.

    A finalidade desta convenção é eliminar ou restringir áreas de excessivo liberalismo na escolha de critérios, principalmente de valor. Em tese, é uma convenção que contém seus méritos. Entretanto, seria necessário definir de forma mais precisa o que vem a ser objetividade.


ID
1767343
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere aos conceitos atinentes aos postulados, princípios e convenções contábeis, assinale a opção que apresenta uma convenção (restrições que norteiam a conduta do profissional contábil, limitando seu campo de ação). 

Alternativas
Comentários
  • Consistência

    A convenção da consistência diz-nos que, uma vez adotado determinado processo, entre os vários possíveis que podem atender a um mesmo princípio geral, ele não deverá ser mudado com demasiada frequência, pois assim estaria sendo prejudicada a comparabilidade dos relatórios contábeis

     Se, por exemplo, for adotado o método PEPS para avaliação de estoques., em lugar do UEPS (ambos atendem ao mesmo princípio geral, isto é, "Custo Como Base de Valor”), deverá ser usado sempre o mesmo método nos òutros períodos.

    E, se houver a necessidade inadiável de se adotar outro critério, essa adoção e seus efeitos no resultado devem ser declarados como nota explicativa dos relatórios de maneira a cientificar o leitor.

  • Convenções contábeis: MATO CON CONSERVADORISMO

    MATerial

    Objetiva

    CONsistente

    CONSERVADORA


ID
1767346
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Como é denominada a demonstração que encerra a seqüência dos procedimentos contábeis, apresentando de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio? 

Alternativas
Comentários
  • Balanço Patrimonial

    É a demonstração que encerra a seqüência dos procedimentos contábeis, apresentando de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.


ID
1767349
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Correlacione as classificações econômicas às suas despesas, e assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

CLASSIFICAÇAO ECONOMICA

I - Despesa Corrente

II - Despesa de Capital

DESPESA

( ) Amortização da Dívida Pública
( ) Subvenções Sociais.
( ) Juros da Dívida Pública.
( ) Concessão de Empréstimos.

Alternativas
Comentários
  • Despesa Corrente

    despesas de custeio de manutenção das atividades dos órgãos da administração pública, como por exemplo: despesas com pessoal, juros da dívida, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com água, energia, telefone etc. Estão nesta categoria as despesas que não concorrem para ampliação dos serviços prestados pelo órgão, nem para a expansão das suas atividades.

    Despesa de Capital

    despesas relacionadas com aquisição de máquinas equipamentos, realização de obras, aquisição de participações acionárias de empresas, aquisição de imóveis, concessão de empréstimos para investimento. Normalmente, uma despesa de capital concorre para a formação de um bem de capital, assim como para a expansão das atividades do órgão.

  • Despesa Corrente = PEJUROU (PEssoal e encargos, JUros, OUtras despesas correntes);

    Despesa de Capital = AMOR IN INVERSO (AMORtizações, INvestimentos, INVERSões financeiras).


ID
1767352
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

São determinantes para o resultado de uma empresa,suas receitas e despesas. Entretanto, outros fatos contábeis extraordinários impactam o Resultado. Assinale a opção que apresenta outro fato contábil extraordinário que pode contribuir para formação do resultado.

Alternativas
Comentários
  • Superveniências ativas ou passivas

    GAB D


ID
1767355
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre o Lucro Antes do Imposto de Renda, dado constante do Demonstrativo do Resultado do Exercício, pode-se afirmar que é resultante do seguinte cálculo contábil: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

            I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

            II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

            III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

            IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; 

            V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

            VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; 

            VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.


ID
1767358
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Tendo em vista as definições sobre estatística, assinale a opção que apresenta o conceito de Moda.

Alternativas
Comentários
  • MODA = dado que mais se repete em uma população ou amostra.

    GAB E


ID
1767361
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

"É a diferença entre a Venda de Mercadoria e o Custo desta Mercadoria Vendida, sem considerar Despesas Administrativas, de Vendas e Financeiras".
(MARION,2012)
Essa citação se refere ao conceito contábil de

Alternativas
Comentários
  • Lucro Bruto: lucro bruto se trata da diferença entre receita total e custos variáveis, ou seja: Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis

  • Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

            I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

            II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

            III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

            IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; 

            V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

            VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; 

            VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.


ID
1767364
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os estoques de produtos e mercadorias que figuram no Ativo de uma empresa, transforma-se em despesas quando esses bens forem

Alternativas
Comentários
  • Se é vendido, ta gerando receita para a empresa. Por que então é considerado despesa?

  • Eloah, Lembra-se do CMV, custo da mercadoria vendida? Esse custo é considerado uma despesa e vai pro calculo do DRE.

     

  • Só um exemplo pra complementar o entendimento:

    Compra de mercadoria para revenda

    D- ESTOQUE

    C - CX/BNCO/FORNECEDOR

    VENDA DE MERCADORIA PARA REVENDA

    pelo reconhecimento da receita

    D - CX/CLIENTES

    C - RECEITA

    pela baixa da mercadoria no estoque

    D - CMV (despesa)

    C - ESTOQUE

  • O CMV ou CPV é uma despesa, porém o nome "Custo" vem dos custos de produção.

    Ou seja é um redutor da receita de venda


ID
1767367
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Para efeito de uma apuração mais efetiva de resultados dentro de um exercício social, é necessário que, além dos registros das operações normais, se façam

Alternativas
Comentários
  • Despesas a pagai' e receitas a receber
    Para efeito de uma apuração mais correta de resultados dentro de um exercício social, é necessário que, além dos registros das operações normais, sejam feitos lançamentos de ajustes, no fim do período, para a apropriação das despesas a pagar e receitas a receber.


ID
1767370
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o conceito de produtos acabados.

Alternativas
Comentários
  • Estoque de produtos acabados: produtos cujo processo de fabricação foi concluído e já se encontram em condições de venda.


ID
1767373
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Para que um orçamento represente de forma fidedigna as metas de um governo, é imprescindível que esse orçamento obedeça a diversos princípios. Dentre os princípios abaixo, assinale a opção que apresenta aquele que NÃO se enquadra como princípio orçamentário,

Alternativas
Comentários
  • http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • São princípios orçamentários:
    Unidade (Totalidade)

    Universalidade

    Anuidade (Periodicidade)

    Exclusividade

    Orçamento Bruto

    Equilíbrio

    Legalidade

    Publicidade

    Especificação (Especialização)

    Não afetação da receita (Não vinculação da receita)

    Clareza (Objetividade)

    Exatidão

    fonte:http://contapublicaluizguedes.blogspot.com/2017/08/orcamento-publico-principios.html
    e http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • O princípio da economicidade não é um princípio orçamentário, antes ele enquadra-se como princípio da administração pública, o que afeta o orçamento. Esse fato faz parecer que ele é princípio orçamentário, mas só parece mesmo.


ID
1767379
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Qual é o Órgão Central do Sistema de Administração Financeira Federal. responsável por estabelecer as diretrizes para a formulação e execução da programação financeira?

Alternativas
Comentários
  • Lei 10180/01

    Art. 11. Integram o Sistema de Administração Financeira Federal:

    I - a Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão central;

    II - órgãos setoriais.

    § 1o Os órgãos setoriais são as unidades de programação financeira dos Ministérios, da Advocacia-Geral da União, da Vice-Presidência e da Casa Civil da Presidência da República.

    § 2o Os órgãos setoriais ficam sujeitos à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão central do Sistema, sem prejuízo da subordinação ao órgão em cuja estrutura administrativa estiverem integrados.

  • Quando se fala do órgão central que descentraliza os CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS é o SOF/Ministério da Economia

    Quando se fala do órgão central que descentraliza os RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS ($) é o STN

  • A SOF cuida da parte orçamentária, enquanto que o STN cuida da parte financeira.


ID
1767382
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conforme o disposto na Lei n° 4.320/64, na Lei Complementar n° 101/2000 e em normativos complementares emitidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, a despesa pública, sob os enfoques patrimonial e orçamentário, deve ser registrada observando-se o regime de competência. Sob esse prisma, o gasto com energia elétrica de determinado órgão da Administração Pública deve ser atribuido ao período em que

Alternativas

ID
1767385
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

a receita pública orçamentária, caracterizada pelo ingresso de recursos financeiros orçamentários nos cofres do poder público, de acordo com a Lei n° 4.320/1964, é realizada em três estágios. O estágio que consiste na ação do contribuinte de pagar os tributos devidos aos agentes arrecadadores é

Alternativas
Comentários
  • Previsão - Estimativa de arrecadação pela LOA;                                                                                                                                                    Lançamento -  Declara a ocorrência do obrigação;                                                                                                                                            Arrecadação - Pagamento pelo contribuinte;                                                                                                                                           Recolhimento - Transferência de valor para a conta do Tesouro Nacional ( agente arrecadador >> tesouro nacional)
  • Lançamento- Verifica a ocorrência do fato gerador da orbigação. São três as modalidades de lançamento: por declaração, de ofício e por homologação.

    Arrecadação- É por meio da arrecadação que o contibuinte paga suas obrigações junto ao Estado.

    Recolhimento- Recoclimento dos valores arrecadados aos cofres públicos.


ID
1767388
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Entende-se por grupos de natureza de despesa (GND) o conjunto de elementos de despesa que possuem características semelhantes quanto ao objeto de gasto. Sendo assim, as despesas com o planejamento e execução de obras são enquadradas no grupo de natureza de despesa denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    MCASP 8º edição

    4.2.4.3. Grupo de Natureza da Despesa (GND)

    4 – Investimentos: Despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.


ID
1767391
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A classificação funcional programática estabelece uma classificação mais ampla das despesas orçamentárias para fins de planejamento, programação e orçamentação, conjugando as funções do governo com os programas a serem desenvolvidos. Dentre os níveis de informação que compõem a classificação funcional programática, o instrumento de organização da ação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum, preestabelecido e mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual é

Alternativas
Comentários
  • Classificação da despesa

    Por programa: Considerada a mais moderna das classificações orçamentárias da despesa, a finalidade básica da classificação por programas é demonstrar as realizações do governo, o resultado final de seu trabalho em prol da sociedade.

    Pograma: instrumento de organização da ação governamental, visando a concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano prurianual.

    Projeto: um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo.

    Atividade: um instrumento de programação para alcançr o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação do governo.

    Operações especiais: as despesas que não contribuiem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

     

  • Agradeço a ajuda, mas até um chimpanzé resolveria as questões de uma forma que utilasse mais a inteligência, explorasse mais a capacidade do pensar e honrasse mais a complexidade do cérebro humano. Parece uma retar da da


ID
1767394
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo o artigo 36 da Lei Federal n° 4.320/64, "consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas". Em consonância com o preconizado no artigo supracitado, o termo "processadas", aplicado aos restos a pagar, se refere às despesas públicas que, ao final do Exercício Financeiro, foram

Alternativas
Comentários
  • Despesa Empenhada:Primeiro estágio que se refere ao valor do crédito orçamentário ou adicional utilizado para fazer face a compromisso assumido.

    Despesa Liquidada:
    É o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação da despesa é, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, serviço, bem ou obra). Conforme previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação. 
    A liquidação das despesas com fornecimento ou com serviços prestados terão por base: o contrato, ajuste ou acordo respectivo; a nota de empenho; e os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço. 
    Principais documentos contábeis envolvidos nessa fase: NS (Nota de Sistema) e NL (Nota de Lançamento).

    Despesa Paga:O pagamento refere-se ao terceiro estágio da despesa orçamentária e será processada pela Unidade Gestora Executora no momento da emissão do documento Ordem Bancária (OB) e documentos relativos a retenções de tributos, quando for o caso. O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa. A Lei nº 4.320/1964, em seu art. 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga. Principais documentos contábeis envolvidos nessa fase: OB (Ordem Bancária), DF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais - Darf), DR (Documento de Arrecadação Financeira - Dar), GR (Guia de Recolhimento da União) e NL (Nota de Lançamento) em casos específicos.Fonte: Controladoria-Geral da União (CGU)

  • No resto a pagar:

    Despesas empenhadas e não liquidadas = NÃO PROCESSADAS

    Despesas empenhadas e liquidadas = PROCESSADAS


ID
1767397
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentro do processo de planejamento-orçamento, a Lei de Diretrizes Orçamentárias é um instrumento legal que tem por objetivo 

Alternativas
Comentários
  • CF/88

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 2º - A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento

  • A - LDO não concretiza e sim dá o direcionamento selecionando as prioridades e metas de determinado ano;

    B - OK

    C - Quem executa o orçamento fiscal, de investimento e da seguridade social é a LOA;

    D - Atingimento das Metas e prioridades para um período de um ano;

    E - médio prazo


ID
1767400
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Sebendo-se que uma empresa tem seu processo de produção de forma contínua, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR PROCESSO (OU CONTÍNUO)

     

    Quando a fábrica produz de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e em seguida dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período - custear o processo fabril em determinado período.

     

    O sistema de custos por processo não se preocupa em contabilizar os custos de itens individuais ou grupos de itens. Ao invés disso, todos os custos são acumulados por fase do processo, por operação ou por departamento (centros de custos) e alocados aos produtos em bases sistemáticas.

     

    Esses sistemas são usualmente utilizados em entidades que produzem grandes volumes de produtos uniformes em bases contínuas, como, por exemplo: eletrodomésticos, veículos, móveis (padronizados – em linha), etc.

     

    Em tese, fica fácil para a contabilidade de custos determinar o custo de produção de cada produto, pois bastará dividir todos os custos pelas unidades físicas produzidas no período:

     

    Custo unitário de produção = Custo Total no Período : Unidades Produzidas no Período.


ID
1767403
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa que, a cada compra efetuada, atualiza o custo unitário de suas mercadorias em estoque, adota o critério de avaliação de estoque denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    PEPS: Nesse método o estoque final é avaliado pelo custo de aquisição das mercadorias mais recentes (últimas mercadorias adquiridas) e o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) é avaliado pelo custo de aquisição das mercadorias mais antigas (primeiras mercadorias adquiridas). Também é chamado de FIFO (First In, First Out).

    UEPS: Nesse método o estoque final é avaliado pelo custo de aquisição das mercadorias mais antigas (primeiras mercadorias adquiridas) e o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) é avaliado pelo custo de aquisição das mercadorias mais recentes (últimas mercadorias adquiridas). Também é chamado de LIFO (Last In, First Out).

    Média ponderada móvel: No Custo Médio Móvel ou Custo Médio Ponderado, o estoque final é avaliado pelo custo médio das mercadorias adquiridas, ou seja, a cada nova aquisição, o custo médio das mercadorias adquiridas se altera influenciando diretamente o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas).:

    bons estudos


ID
1767406
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa produz liquidificadores industriais, cujo preço de venda é de R$ 1.700,00. Seu volume de produção e de vendas é de 1.500 unidades, por período, e sua estrutura de custos é a seguinte:

Salário da supervisão da fábrica: R$ 1.000,00;
Matéria prima: R$ 350,00/unidade;
Material de embalagem: R$ 180,00/unidade;
Depreciação dos equipamentos: R$ 800,00;
Mão de obra direta: R$ 420,00/unidade; e
Aluguel do galpão da fábrica: R$ 310,00.

O valor da margem de contribuição unitária e total é, respectivamente, de 

Alternativas
Comentários
  • MC=PV - CV - DV

    MC = 1700 - (350+420+180)

    MC= 750 UNITÁRIA

    MC TOTAL = 750 X 1500 = 1125000

  • Observe que os Custos Variáveis estão alocados como R$ X / unidade

    Justamente porque eles variam em razão da quantidade a ser produzida


ID
1767409
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Numa empresa fabril, o total de matéria prima consumida em determinado ano foi de R$500,00. O total dos custos de produção desse mesmo ano foi de R$ 1.000,00, estando inclusos a matéria prima, a mão de obra direta e os custos indiretos de fabricação, representando 60% do custo da mão de obra direta. Com base nos dados acima, pode-se afirmar que o total de custos de mão de obra direta empregados na produção durante o período foi de:

Alternativas
Comentários
  • CPP=MPA+MOD+CIF

    1000=500+MOD+0,6MOD

    500=1,6MOD

    MOD=500/1,6

    MOD=312,50

  • Adenilson, muito obrigada pela sua resposta! Só tenho uma dúvida... a respeito do 0,6.MOD no final, você poderia me explicar por que você adicionou isto? Espero que veja rsrs obrigada!!

  • Luana, 60% é nada mais que 60/100. Ao fazer essa conta temos o 0,6, que foi o valor em porcentagem convertido em decimal para realizar o cálculo.

  • Só de você analisar que $1000=MD+MOD+CIF ----> 1000-500=MOD+CIF ----> MOD+CIF=$500, pelas alternativas você acaba ficando com a Letra A, devido ao fato de que MOD será pela lógica menor que $500.


ID
1767412
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o conceito de créditos adicionais suplementares.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;


ID
1767415
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

o regime de adiantamento fixado na Lei n° 4.320/64 se caracteriza como um processamento especial da despesa pública orçamentária, no qual o numerário é colocado à disposição do funcionário ou servidor, a fim de realizar gastos. Para tal, algumas características do regime de adiantamento devem ser observadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320

    Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

    Art. 69. Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos.  


  • LEI 4.320/64

     

    Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

     

    Art. 69. Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos.        (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm


ID
1767418
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento, previsto no inciso I do art. 165 da Constituição Federal de 1988, por meio do qual busca-se ordenar as ações de governo que conduzam ao atingimento dos objetivos traçados para um período de quatro anos e a sua aprovação é de responsabilidade

Alternativas
Comentários
  • Executivo: elaboração da proposta.

    Legislativo: apreciação e votação.


ID
1767421
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na terminologia contábil de custos, como são denominados os recursos consumidos no decorrer do processo produtivo?

Alternativas
Comentários
  • De grande importância para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária já que a contabilidade trata ambas de formas distintas. Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercício.

    Custo

    De acordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”

    Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.

    Despesa

    Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.

    Como diferenciar?

    Os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.

    Se ainda restar dúvida proponho a seguinte pergunta para esclarecimento da natureza do gasto:

    Se hipoteticamente eu eliminar este gasto a produção ou obtenção de estoques seria diretamente afetada?

    Se a resposta for afirmativa trata-se de um custo, pois está vinculado a produção, caso contrário temos uma despesa.

    Exemplo de aplicação:

    Gasto com propaganda e publicidade é custo ou despesa?

    Aplicando a análise acima veremos que ao cortar gastos com publicidade e propaganda não teríamos alteração na produção de estoques, somente uma possível queda nas vendas. Portanto trata-se de uma despesa.

  • De forma bem resumida: 

     

     a) Despesas: Gasto necessário no consumo de bens ou serviços para gerar receitas. 

     

     b) Perdas: Gasto anormal, não intencional de fatores externos ou que não estão dentro do planejado da empresa. 

     

    c) Investimentos: Gastos ativados em função da sua utilidade em serviços. 

     

     d) Desembolsos: Saída do caixa para pagamento de bens ou serviços. 

     

     e) Custos: como são denominados os recursos consumidos no decorrer do processo produtivo.


ID
1767424
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual é a terminologia utilizada, em custos industriais, para bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária?

Alternativas
Comentários
  • Perda – Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
    Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc.
    São itens que vão diretamente à conta de Resultado, assim como as despesas, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à obtenção de receita. É muito comum o uso da expressão Perdas de material da fabricação de inúmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas "perdas" é, na realidade, um custo, já que são valores sacrificados de maneira normal no processo de produção, fazendo parte de um sacrifício já conhecido até por antecipação para a obtenção da receita almejada.
    O gasto com mão-de-obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção. O material deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda, e não um custo; aliás, não haveria mesmo lógica em apropriar-se como custo essas anormalidades e, portanto, acabar por ativar um valor dessa natureza.
    Cabe aqui ressaltar que inúmeras perdas de pequeníssimo valor são, na prática, comumente consideradas dentro dos custos ou das despesas, sem sua separação; e isso é permitido devido à irrelevância do valor envolvido. No caso de montantes apreciáveis, esse tratamento não é correto.

  • Gasto – Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
    Conceito extremamente amplo e que se aplica a todos os bens e serviços adquiridos; assim, temos Gastos com a compra de matérias-primas, Gastos com mão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, Gastos com honorários da diretoria, Gastos na compra de um imobilizado etc. Só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.
    Não estão aqui incluídos todos os sacrifícios com que a entidade acaba por arcar, já que não são incluídos o custo de oportunidade ou os juros sobre o capital próprio, uma vez que estes não implicam a entrega de ativos.

    Custo – Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
    O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplos: a matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou um investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda.
    A energia elétrica utilizada na fabricação de um item qualquer é gasto (na hora de sua utilização) que passa imediatamente para custo, sem transmitir pela fase de investimento. A maquina provocou um gasto em sua entrada, tornado investimento e parceladamente transformado em custo, à medida que é utilizada no processo de produção de utilidades.

  • Despesa – Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
    A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa.
    O equipamento usado na fabrica, que fora gasto transformado em investimento e posteriormente considerado parcialmente como custo torna-se, na venda do produto feito, uma despesa. A maquina de escrever da secretaria do diretor financeiro, que fora transformada em investimento, tem uma parcela reconhecida como despesa (depreciação), sem transitar por custo.
    As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenções de receitas.
    Todo produto vendido e todo serviço ou utilidade transferidos provocam despesa. Costumamos chamá-lo Custo do produto Vendido e assim fazemo-lo aparecer na Demonstração de Resultados; o significado mais correto seria: Despesa que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido. Cada componente que fora custo no processo de produção agora, na baixa, torna-se despesa. (No Resultado existem Receitas e Despesas – às vezes Ganhos e Perdas – mas não Custos.) A mercadoria adquirida pela loja comercial provoca um gasto (genericamente), um investimento (especificamente), que se transforma numa despesa no momento do reconhecimento da receita trazida pela venda, sem passar pela fase de custo. Logo, o nome Custo Das Mercadorias Vendidas não é, em termos técnicos, rigorosamente correto.
    Logo, todas as despesas são ou foram gastos. Porém, alguns gastos muitas vezes não se transformam em despesas (por exemplo, terrenos, que não são depreciados) ou só se transformam quando de sua venda.
    Todos os custos que são ou foram gastos se transformam em despesas quando da entrega dos bens ou serviços a que se referem. Muitos gastos são automaticamente transformados em despesas, outros passam primeiro pela fase de custos e outros ainda fazem a via-sacra completa, passando por investimento, custo e despesa.


ID
1767427
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Observe as informações abaixo, extraídas da escrituração contábil de uma empresa industrial, relativas a um determinado período de produção.

Materiais requisitados do almoxarifado
Diretos: R$ 300.000,00; e
Indiretos: R$ 50.000,00.

Mão de obra apontada
Direta: R$ 200.000,00; e
Indireta: R$ 30.000,00.

Aluguel da fábrica: R$ 40.000,00;
Seguro da fábrica: R$ 20.000,00; e
Depreciação das máquinas: R$ 60.000,00.

Com base nos dados acima, o custo de fabricação, o custo primário e o custo de transformação possuem, respectivamente, os valores de: 

Alternativas
Comentários
  • CPP=MPA+MOD+CIF

    CP(CUSTO PRIMÁRIO)=MPA+MOD

    CT(CUSTO DE TRANSFORMAÇÃO)=MOD+CIF

    MPA=300.000

    MOD=200.000

    CIF=50+30+40+20+60=200.000

    CPP=700.000

    CP=500.000

    CT=400.000


ID
1767430
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Estão subordinados ao regime da Lei n° 8.666/93, que trata das licitações: 

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93

    Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

  • SEM E EP, só precisam licitar quando forem prestar serviços públicos.

    quando praticarem atividades econômicas, não licitam!!!

  • Eu descordo dessa questão estar desatualizada, pois, apesar de agora a S.E.M e a E.P. possuírem uma lei própria cheia de exceções para licitar, elas ainda estão sob o escopo da 8.666./93 em regra geral.

    GAB A


ID
1767433
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qual é a modalidade de licitação realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atendam a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação?

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
  • Modalidades:

    Concorrência - entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Tomada de preços- entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento ATÉ O TERCEIRO DIA anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    Convite- entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual fixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de ATÉ 24 HORAS DA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS.

    .....

  • TOMADA DE PREÇO: feita entre interessados devidamente cadastrados (previamente), o cadastramento poderá ser feito em até 3 dias uteis, anteriores ao recebimento da proposta.

    Obs: poderá utilizar a tomada de preço para licitações internacionais caso o órgão seja cadastrado internacionalmente e o valor da licitação internacional esteja no limite  para a modalidade.

     

  • Bizu --> Tomada de Preços = Terceiro Dia.


ID
1767436
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à contabilidade de custos, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Custeio por Absorção: Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.


ID
1767439
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública Direta se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa

Alternativas
Comentários
  • Administração direta é aquela composta por órgãos públicos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios, secretarias, além dos órgãos subordinados. Não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e cujas despesas são realizadas diretamente através do orçamento da referida esfera. Caracterizam-se pela desconcentração administrativa, que é uma distribuição interna de competências, sem a delegação a uma pessoa jurídica diversa.

    Administração indireta é aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e cujas despesas são realizadas através de orçamento próprio. São exemplos as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. A administração indireta caracteriza-se peladescentralização administrativa, ou seja, a competência é distribuída de uma pessoa jurídica para outra.

  • Letra A

    ADM. Indireta - 1-Autarquias; 2-Fundações publicas; 3-Empresa publica e 4-Sociedade de Economia Mista.

    Se a acertiva não tiver nenhum desses termos ou não faz referencia a estas, então só pode ser adm. publica direta. 

  • * GABARITO: "a";

    ---

    * FUNDAMENTAÇÃO: DL 200/1967, art. 4º, I.

    ---

    Bons estudos.

  • Diabo de questão é essa :S

    PMMT!


ID
1767442
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à Lei 8,666/93 que trata das licitações e contratos da Administração Pública, analise as afirmativas abaixo.

I - Licitação é a possibilidade de se formularem propostas dentre as quais a Administração Pública selecionará a mais conveniente para a celebração de contrato.
II - A diferença básica entre dispensa e inexigibilidade de licitação, está no fato de na primeira não haver possibilidade de competição porque só existe um objeto ou uma pessoa que atenda às necessidades da Administração e de, na segunda, haver possibilidade de competição que justifique a licitação.
III- Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem é possível a dispensa de licitação.
IV - A licitação deserta não se confunde com a licitação fracassada, pois nesta aparecem interessados, mas nenhum é selecionado, em decorrência da inabilitação ou da desclassificação.

Alternativas
Comentários
  • I - OK

    II - José dos Santos Carvalho Filho[3] ensina que a licitação dispensável tem previsão no artigo 24 da Lei 8666/93, e indica as hipóteses em que a licitação seria juridicamente viável, embora a lei dispense o administrador de realizá-la.

    Art. 25.   É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição.

    III - OK

    IV - OK

  • Conveniente? Meio estranho isso aí né... Destina-se a selecionar a proposta mais vantajosa...

  • Dicionário Informal

    Significado de Conveniente - Que convém por ser apropriado ou oportuno; favorável ou interessante.

    Sinônimos de Conveniente -  profíquo, útil, apropriado, favorável, vantajoso, interessante, decente, decoroso.

     

    Infelizemente, as bancas atuais nos preparam para sabermos a LITERALIDADE DAS NORMAS, pouco importando a bagagem de conhecimento do candidato, nesse caso a banca utilizou um sinônimo de vantajoso. Por vezes, erramos questões sabidas, não por falta de conhecimento, mas pelo simples fato delas cobrarem a LITERALIDADE da lei. 

    Confesso que elimenei a assertiva I de cara, mas ao chegar nas alternativas, tive que reconsiderá-la, pois tinha certeza que as assertivas III e IV estavam CORRETAS.

     

    COM CERTEZA ERRARIA A QUESTÃO, se houvesse a alternativa considerando somente as assertivas III e IV como CORRETAS.

  • Rodrigo concordo com vc, eu também marcaria a assertiva III e IV; mas, não teria essa opção, aí fui por eliminação e, na sorte, acertei.
  • Desculpa o questionamento, eu realmente fiquei me perguntando... nesse item I - Licitação é a possibilidade de se formularem propostas dentre as quais a Administração Pública selecionará a mais conveniente para a celebração de contrato. -> CONTRATO?

    No art. 3º da Lei 8.666/93 diz ..." a seleção da proposta mais vantajosa para a administração..."

    Pra mim, a finalidade da licitação não é o contrato e sim o interesse público.

    Se alguém puder ai citar na lei onde diz contrato e não administração ou interesse público ou explicar o pq de constar contrato no item I e ser considerado correto, eu agradeço.

  • Nem sempre é a mais vantajosa uma vez que, por exemplo, produtos nacionais e/ou de micro/pequena empresa ofereçam o produto ou serviço por um valor maior, estas ainda terão prioridade no processo licitatório dentre as demais.


ID
1767445
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo, com relação à Administração Pública e Direito Administrativo, assinalando, a seguir, a opção correta.

I - O Estado é constituído de três elementos originários e indissociáveis: povo, território e o governo soberano.
II - Os Poderes do Estado são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, dependentes e harmônicos entre si.
III- A Administração Pública, numa visão global, é todo o aparelhamento do Estado, preordenado à realização de serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas .
IV- O Direito Administrativo impõe as regras jurídicas de organização e funcionamento do complexo estatal. 

Alternativas
Comentários
  • Porque a IV é verdadeira?

  • LEMBRA DA LEI 8666, FOI OBRA DO LEGISLADOR BUSCANDO ORGANIZAR MELHOR A PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. ENTÃO ESTA LEI CITADA, SOMADA A TANTOS OUTROS DECRETOS, PROVIMENTOS, RESOLUÇÕES E PORTARIAS, FORMAM O ACERVO DO DIREITO ADMINISTRATIVO. SE NÃO FUI BEM PROMETO QUE VOU ME ESFORÇAR PARA MELHORAR.

  • o Direito Administrativo é um conjunto de regras que rege toda à Administração, Will. Sem o direito não tem como saber o que pode e o que não pode, logo, não dá para administrar.

  • Item 1: Verdadeiro --> são três os elementos originários, ao passo, que se retirarmos um elemento, não mais existirá a figura do Estado (indissociáveis).

    Item 2: Falsa  --> Letra da Lei, Art 2º da CF/88.Item 3: Verdadeira --> Finalidade da Adm.Pública, visando a coletividade, utilizando o aparelhamento Estatal.Item 4: Verdadeira --> Regras aplicadas para organização do Estado, visando o bom funcionamento da máquina Estatal. 
  • Item I- verdadeira, poderia ir além, poderia dizer que Estado é Governo legitimo, Território, Língua ou cultura e população.

    Item II- falsa, os poderes são independentes, basta raciocinar, o que aconteceria se todos os poderes fossem dependentes do presidente, caminhada ideológica. 

    Item III- verdadeiro, o poder público visa satisfazer o seu legitimador. 

    Item IV- verdadeiro, decreto-lei 200/97 ou então doutrina para a resposta. 

  • imagine Wiliam se não tivesse regras juridicas para administração pública, como ficaria os nossos direitos? por isso que está verdadeira.

  • fiquei entre C e E, achava que a soberania seria do estado e não do governo. agora eu sei onde os políticos encontram respaldo em achar que é superior ao povo.

  • O item  I em tese deveria ser anulada, ao meu ver o governo não e soberano. A palavra governo nesse sentindo, dá a enteder a administraçao do Presidente da Republica, como esta administrando o seu governo. Acredito que deveria está ecrito o Estado é soberano, no entando deu duplo entendimento, pensando assim a resposta correta seria letra E. 

  • A IV dá a entender que apenas o Direito Adminsitrativo impõe regras jurídicas de Administração. Por conta disso, julguei-a equivocada.

  • governo soberano? não seria soberania popular? 

  • Errei pq julguei o item IV falso, a questão deixa muito estranho esse ponto

  • Impõe ou observa?

  • BOM.

    MANTÉM.

  • Willyam Leite Rocha, é porque o item IV se refere ao Direito Administrativo e não a administração pública.

    O Direito Administrativo é um ramo do Direito Público. Ele é responsável justamente por disciplinar a atuação da administração pública, logo impõe as regras jurídicas de organização e funcionamento do complexo estatal.

  • O item I está errado na minha ótica, deveria ser Estado Soberano e não Governo Soberano

  • Acertei...mas fiquei com duvida quanto ao ``impor ? alguém explica? :P.... Ao meu ver lei impõe... o Direito Administrativo estuda....``

  • Satisfação nesse caso seria o mesmo que supremacia?

  • Esse originário me quebrou as pernas kkk sempre vi falarem somente "indissociáveis". kkk

  • elementos constitutivos do estado = povo, território, governo soberano.

  • No item "IV"

    Na verdade quem impõem não é o Governo?

    E a Administração Publica coloca em pratica, executa, tem o vinculo e o compromisso de executar corretamente?!


ID
1767448
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

o certame licitatório é inexigível quando houver inviabilidade de competição. Assinale a opção que apresenta um exemplo de inexigibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Inexibilidade está ligada a um serviço único, onde não há possibilidade de concorrência.

    Lembrando que na dispensa de licitação haveria possibilidade de licitar, mas não é feita.


  • Lei 8.666, art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    (...)

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • Questao incompleta, tem q ser consagrado pela mídia, mas como é a menos incorreta entao melhor assinalar ela.


ID
1767451
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência para os membros da coletividade, presta diretamente ou por terceiros, nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Assinale a opção que apresenta um desses serviços. 

Alternativas
Comentários
  • São os que são convenientes à comunidade, mas não essenciais, e o Poder Público pode prestá-los diretamente ou por terceiros (delegados), mediante remuneração. A regulamentação e o controle é do Poder Público. Os riscos são dos prestadores de serviço. Exs.: fornecimento de gás, de energia elétrica, telefone, de transporte coletivo, etc. Estes serviços visam a facilitar a vida do indivíduo na coletividade.

  • Fiz a questão é errei. E analisando, acho que o detalhe desta questão está em dizer que o serviço pode ser prestado por TERCEIROS, pois o único serviço que pode ser delegado, dentre as alternativas, é, justamente, o transporte coletivo, haja vista que os demais, como serviços de polícia e emissão de moeda são indelegáveis.

  • (B)

    Serviços de Utilidade Pública - Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência (não essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionários, permissionários ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Ex.: os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, gás, telefone.

    http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/classificacao-dos-servicos-publicos

  • Descentralização de (Delegação por Colaboração) (B)

  • Serviços Próprios (propriamente dito): somente podem ser prestados pelo Estado de Forma Direta. Titularidade da própria administração (Ex: Polícia Militar). Como regra são gratuitos ou onerados apenas pela execução prestada.

    Serviços Impróprios (utilidade pública): a titularidade poderá ser da própria administração ou de um particular (ex: Educação, Saúde, previdência), nas quais prestam independentemente de uma delegação. Sendo regidos pelo regime jurídico de direito privado. (se prestados pelo Estado seguem normas de Direito Público)

  • Descentralização de serviços públicos

    Administração publica indireta

    Descentralização por serviço ou por outorga legal

    Particulares

    Descentralização por colaboração ou delegação


ID
1767454
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Suponha que uma empresa remunere seus vendedores exclusivamente por meio de um percentual incidente sobre o valor das vendas realizadas. Nesse caso, a remuneração dos vendedores, para a empresa, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Trata-se de uma despesa, já que se trata de um bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas.
    e é variável pois varia conforme a quantidade de venda.

    bons estudos


ID
1767457
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qual é a modalidade de licitação voltada para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação, em que a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances em sessão pública? 

Alternativas
Comentários
  • Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, promovida exclusivamente no âmbito da União, qualquer que seja o valor estimado da contratação, em que a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

  • Lei do Pregão, Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

  • (C)
     

     

    (A)§ 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.


    (B)§ 5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)


    (D)§ 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.


    (E)§ 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

     

     

  • Quando você ouvir falar em "bens e serviços comuns", quase certeza de ser pregão. Cuidado bizonho, tem que ler a questão! 

  • PREGÃO: utilizada para aquisição de bens e serviços Comuns (objetivamente definidos em edital) de qualquer valor, por meio de propostas e lances, no qual classificam e habilitação dos licitantes, escolhendo a proposta de Menor Preço. Poderá ser realizado de modo presencial ou eletrônico. Não é sigiloso podendo ser acompanhado por todos (Sessão Pública). É mais ágil pois há a inversão da habilitação e Análises das propostas (apenas a documentação da melhor propostas será analisada – mais rápido). Constituído por duas (2) fases, uma INTERNA e outra EXTERNA (participação de terceiros – 8 dias entre o Aviso e as Propostas) – TIPO de licitação será obrigatoriamente o MENOR PREÇO. A validade das propostas do pregão serão de 60 dias, salvo edital estabelecer diferente.

    *EQUIPE DE APOIO: deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, PREFERENCIALMENTE pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento

    *TERMO DE REFERÊNCIA: elaboração de um documento que conterá elementos que propiciarão a avaliação do custo pela Administração, diante do orçamento detalhado, considerando os preços praticados no mercado, a definição dos métodos, a estratégia de suprimento e o prazo de execução contratual da fase preparatória do pregão

    *PROPOSTA PRESENCIAIS: o Menor Preço e aqueles com até 10% a mais do valor do menor preço poderão fazer lances verbais sucessivos. Caso não haja três propostas de até 10%, chama-se os 3 melhores valores, independente do preço (no pregão eletrônico todos poderão ofertar novos valores) – Haverá a negociação direta entre os licitantes.

    *VEDAÇÃO: Garantia para as Propostas / Aquisição do Edital para participação / Vedado o pagamento de Taxas / Obras Pública / Aluguel de Imóvel / Venda de bens da administração

    *IMPUGNAÇÃO: feita em 2 dias úteis, podendo ser realizado por qualquer pessoa.

    Obs: a divulgação de avisos com a convocação de interessados para as contratações de valores estimados em até R$ 650.000,00 deve ser feita em diários oficiais e pela internet

    Obs: a fase externa inicia-se com a publicação do aviso do edital (com antecedência mínima de 8 dias úteis da proposta)

    Obs: pode ser adotado nas mesmas modalidades da Concorrência, Tomada de Preços e Convite.

    Obs: Não se aplica Pregão Eletrônico nas contratações de obras de engenharia, locações imobiliárias e alienações.

    Obs: terão 3 dias para recorrer das propostas (3 dias de contrarrazões)

    Obs: não há a necessidade das Empresas serem cadastradas no Órgão para ofertar proposta

    Obs: a Lei 8.666 é aplicada Subsidiariamente na lei do Pregão.

    Obs: o pregão não serve para ALIENAÇÃO, somente para compra (AQUISIÇÃO)

    Obs: ao utilizar Pregão Presencial (exceção) deverá justificar o porquê da não utilização do Pregão Eletrônico (regra)

    Obs: Serviços Comuns de Engenharia poderão ser feitos pela modalidade pregão (serviços complexos não)