SóProvas



Questões de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde


ID
1013953
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Anvisa, são definidos como geradores de resíduos do serviço de saúde todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal. A classificação desses resíduos é realizada em função de suas características e consequentes riscos que podem afetar o meio ambiente e a saúde. Sobre essa classificação, é correto afirmar que os resíduos de serviços de saúde do Grupo B

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    RDC 33/03- ANVISA

    7.2 - GRUPO B (QUÍMICOS) - resíduos contendo substâncias químicas que apresentam risco à

    saúde pública ou ao meio ambiente, independente de suas características de inflamabilidade,

    corrosividade, reatividade e toxicidade.

     

     

  • Gabarito: Letra C.


    Complementando


    De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os RSS são classificados em 5 (cinco) grupos: A, B, C, D e E.


    a) Errada.

    Grupo C - quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, como, por exemplo, serviços de medicina nuclear e radioterapia etc. 

    b) Errada.

    Grupo D - não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    Ex: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administrativas etc.

    c) Correta.

    Grupo B - contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

    Ex: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados, dentre outros.

    d) Errada.

    Grupo E - materiais perfuro-cortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares. 

    e) Errada.

    Grupo A - engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras. 

  • Coloquei esse comentário no início para ser visualizado mais rápido.

    Questão desatualizada por conta da EC nº 103, de 2019.

    CF/88

     Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, na forma da lei, a:         

    I - cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada;         

    II - proteção à maternidade, especialmente à gestante;  

    III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário. 

    IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;  

    "Quem acredita sempre alcança!"

    Invista, resista e persista!


ID
1348342
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos é composto pelas seguintes atividades:

I. coleta, transbordo e transporte de lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

II. varrição, capina e poda de árvores em vias e logradouros privados e outros eventuais serviços pertinentes à limpeza pública urbana.

III. triagem para fins de reúso ou reciclagem, tratamento, inclusive por compostagem, e disposição final de lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7o  Para os efeitos desta Lei, o serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos é composto pelas seguintes atividades:

    I - de coleta, transbordo e transporte dos resíduos relacionados na alínea c do inciso I do caput do art. 3o desta Lei (coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas);

    II - de triagem para fins de reúso ou reciclagem, de tratamento, inclusive por compostagem, e de disposição final dos resíduos relacionados na alínea c do inciso I do caput do art. 3o desta Lei;

    III - de varrição, capina e poda de árvores em vias e logradouros públicos e outros eventuais serviços pertinentes à limpeza pública urbana.

  • O erro da alternativa II é falar que envolve vias e logradouros privados, quando na verdade envolve apenas os PÚBLICOS.


ID
1417750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a legislação vigente, julgue o próximo item, relativos a resíduo e à vigilância ambiental.

Um programa de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde pode equiparar aos resíduos domiciliares os resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, tais como papel de uso sanitário, fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar de pacientes, sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resto alimentar de refeitório e resíduos de gesso provenientes de assistência à saúde.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 358, DE 29 DE ABRIL DE 2005

    IV - GRUPO D: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    a) papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar de paciente, material utilizado em anti-sepsia e hemostasia de venóclises, equipo de soro e outros similares não classificados como A1;

    b) sobras de alimentos e do preparo de alimentos;

    c) resto alimentar de refeitório;

    d) resíduos provenientes das áreas administrativas;

    e) resíduos de varrição, flores, podas e jardins; e

    f) resíduos de gesso provenientes de assistência à saúde

  • Desulpa a igorância, hipoteticamente, se uma mulher portadora de HIV descarta um absorvente contaminado, isso não seria risco biológico?

  • Augusto, tu é perito em quê?  Meo DEOS. 

  • José Augusto, o vírus do HIV morre em contato com o ar.... HIV também não transmite por suor, saliva, espirro ou abraço, ok? ;)


ID
1417753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a legislação vigente, julgue o próximo item, relativos a resíduo e à vigilância ambiental.

A instalação e o funcionamento de empreendimento ou atividade que gere ou opere resíduos perigosos só podem ser autorizados ou licenciados por autoridades competentes se o responsável comprovar capacidade técnica e econômica, além de condições para prover os cuidados necessários ao gerenciamento desses resíduos.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

    Art. 37.  A instalação e o funcionamento de empreendimento ou atividade que gere ou opere com resíduos perigosos somente podem ser autorizados ou licenciados pelas autoridades competentes se o responsável comprovar, no mínimo, capacidade técnica e econômica, além de condições para prover os cuidados necessários ao gerenciamento desses resíduos.

    Art. 38.  As pessoas jurídicas que operam com resíduos perigosos, em qualquer fase do seu gerenciamento, são obrigadas a se cadastrar no Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos. 

    § 2o  Cabe às pessoas jurídicas referidas no art. 38: 

    I - manter registro atualizado e facilmente acessível de todos os procedimentos relacionados à implementação e à operacionalização do plano previsto no caput

    II - informar anualmente ao órgão competente do Sisnama e, se couber, do SNVS, sobre a quantidade, a natureza e a destinação temporária ou final dos resíduos sob sua responsabilidade; 

    III - adotar medidas destinadas a reduzir o volume e a periculosidade dos resíduos sob sua responsabilidade, bem como a aperfeiçoar seu gerenciamento; 

    IV - informar imediatamente aos órgãos competentes sobre a ocorrência de acidentes ou outros sinistros relacionados aos resíduos perigosos.

    GABARITO: CERTO


ID
1493329
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O lixo é todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). Existem vários tipos de lixo classificado de acordo com sua origem.
O lixo séptico em geral é procedente

Alternativas
Comentários
  • Lixo séptico = lixo dos serviços de saúde

    Resíduos infectantes ou lixo séptico

    sangue e hemoderivados, animais utilizados em experimentações, bem como os materiais que tenham entrado em contato com os mesmos, excreções, secreções e líquidos orgânicos, meios de cultura, tecidos, órgãos, fetos, peças anatômicas, filtros de gases aspirados de áreas contaminadas, resíduos advindos de áreas de isolamento, de laboratórios de análises clínicas, de unidades de atendimento ambulatorial, resíduos de sanitários de unidades de internações de enfermaria, etc.


ID
1493332
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação à higiene dos hotéis, pensões, restaurantes e estabelecimentos congêneres, análise as afirmativas:

I. as cozinhas, copas e despensas deverão ser conservadas em perfeitas condições de higiene.
II. as louças e os talheres deverão ser guardados em armários com portas, ventilados, não podendo ficar expostos a qualquer forma de contaminação.
III. os banheiros deverão ser limpos apenas duas vezes ao dia e de acordo com a necessidade.

Marque a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A: apenas a afirmativas I e II estão corretas.

    I. as cozinhas, copas e despensas deverão ser conservadas em perfeitas condições de higiene.

    II. as louças e os talheres deverão ser guardados em armários com portas, ventilados, não podendo ficar expostos a qualquer forma de contaminação.

  • gab a

    complementando a colega abaixo:

    i- higiene para não contaminar os alimentos e bebidas

    II- Guardado para não haver contaminações do ambiente

    iii- quantas vezes forem necessárias, sempre!


ID
2054086
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a RDC 306/2004, da ANVISA, na elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos estes são classificados por grupo. Com base nessa situação, marque a alternativa que representa uma classificação correta dos resíduos de saúde.

Alternativas
Comentários
  • GRUPO A

    Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.

    GRUPO B

    Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

    GRUPO C

    Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados nas normas do CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.

    GRUPO D

    Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    GRUPO E

    Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: Lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.

  • Resposta: D


ID
2153644
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Art. 91 “É __________ o uso de _____________ de capacidade superior a 100 Litros”. (RDC N° 15, de 15 de Março de 2012)

Alternativas

ID
2170714
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) objetiva destacar a composição desses resíduos segundo as suas características biológicas, físicas, químicas, estado da matéria e origem, para o seu manejo seguro. Os resíduos do grupo D, destinado à reciclagem ou reutilização, tem sua identificação codificada com cores. A respeito dessa codificação, considere ambas as colunas e assinale a alternativa correta que correlaciona o tipo de resíduo a sua cor codificada:

(I) Papéis.
(II) Metais.
(III) Vidros.
(IV) Plásticos.
(V) Resíduos Orgânicos.

(A) Verde. 
(B) Marrom.
(C) Azul.
(D) Amarelo.
(E) Vermelho

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra a)

     

    RESOLUÇÃO RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004:

     

    13.2.1 - Para os resíduos do Grupo D, destinados à reciclagem ou reutilização, a identificação deve ser feita nos recipientes e
    nos abrigos de guarda de recipientes, usando código de cores e suas correspondentes nomeações, baseadas na Resolução CONAMA
    nº. 275/2001, e símbolos de tipo de material reciclável :
    I - azul - PAPÉIS
    II- amarelo - METAIS
    III - verde - VIDROS
    IV - vermelho - PLÁSTICOS
    V - marrom - RESÍDUOS ORGÂNICOS


ID
2215246
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O descarte adequado de resíduos biológicos de fácil putrefação, contaminados por radioisótopos, requer

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com o Manual de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.Brasília-DF.2006

     

    Tratamento de RSS do grupo C

    Resíduos de fácil putrefação, contaminados com radionuclídeos, depois de atendidos os respectivos itens de acondicionamento e identificação de rejeito radioativo - devem manter as condições de conservação mencionadas no item 1.5.5 da RDC ANVISA no 306/04, durante o período de decaimento do elemento radioativo.

     

    1.5.5 - Os resíduos de fácil putrefação que venham a ser coletados por período superior a 24 horas de seu armazenamento, devem ser conservados sob refrigeração, e quando não for possível, serem submetidos a outro método de conservação.


ID
2215252
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando a classificação de resíduos em serviços de saúde, assinale a alternativa do grupo que corresponde aos objetos ou instrumentos perfurocortantes ou escarificantes que podem ou não apresentar risco de contaminação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.


    Complementando


    De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os RSS são classificados em 5 (cinco) grupos: A, B, C, D e E.


    Grupo A - engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras. 

    Grupo B - contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

    Ex: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados, dentre outros.

    Grupo C - quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, como, por exemplo, serviços de medicina nuclear e radioterapia etc. 

    Grupo D - não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    Ex: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administrativas etc.

    Grupo - materiais perfuro-cortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares. 


ID
2221363
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação ao Capítulo VI da RDC 306/2004, que trata do manejo de resíduos em serviços de saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Resíduos resultantes de atividades de vacinação devem ser submetidos a tratamento após a disposição final.

    Devem ser tratados antes da disposição final;

    B) Os resíduos de fabricação de produtos biológicos, após tratamento, são sempre acondicionados como resíduos do grupo D.

    Após o tratamento devem ser acondicionados em saco branco leitoso (Resíduos do grupo A);

    C) CORRETA;

    D) Kits de linhas arteriais elevem ser encaminhados para sistema de incineração.

    Kits e linhas arteriais pertencem ao grupo A4. São incinerados os pertencentes ao grupo A3 e A5;

    E) Resíduos químicos em estado líquido, quando tratados, devem ser dispostos em aterros de resíduos perigosos.

    Aterros de resíduos perigosos é quando o resíduo químico não é tratado.

    Bons estudos!


ID
2335405
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
LAFEPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Resolução Nº 306/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA Nº 358/2005), que dispõem sobre o tratamento e a disposição final de resíduos de serviços de saúde, o Grupo A é classificado como resíduos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.


    Complementando


    De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os RSS são classificados em 5 (cinco) grupos: A, B, C, D e E.


    Grupo A - engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras. 

    Grupo B - contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

    Ex: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados, dentre outros.

    Grupo C - quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, como, por exemplo, serviços de medicina nuclear e radioterapia etc. 

    Grupo D - não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    Ex: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administrativas etc.

    Grupo - materiais perfuro-cortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares. 


ID
2347558
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde é tido como um processo capaz de minimizar ou até mesmo impedir os efeitos adversos causados pelos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), de forma racional e adequada. O fixador radiográfico é classificado quando NÃO é submetido ao processo de recuperação pelo grupo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, grupo B. Fundamento:

    GRUPO B-  Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, pelas suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade; hormonais e  antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos; resíduos de saneantes, desinfetantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório; efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores); efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas. Resíduos no estado sólido, não tratados à aterros de resíduos perigosos (classe I). Excretas de pacientes tratados com QT podem ir para esgoto, desde que haja tratamento de esgoto.

     

    FONTE: RESOLUÇÃO 306/2004.

     

  • Grupo B - Químicos

    - Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores).


ID
2358922
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando a regularidade da instrução processual para fins de licenciamento de serviços de saúde, visando ao envio para posterior aprovação do órgão de controle ambiental o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, assinale a alternativa que apresenta, além de outras informações necessárias, todos os projetos obrigatórios exigidos com expressa previsão na Lei Distrital no 4.352/2009.

Alternativas
Comentários
  •  Art. 4º Ficam os serviços de saúde em funcionamento, bem como aqueles que pretendam se instalar no Distrito Federal, obrigados a submeter à aprovação do órgão de controle ambiental o respectivo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, nos prazos e condições estabelecidos nesta Lei. 

    § 1º - Constarão obrigatoriamente do referido Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, além de outras informações necessárias:

    a) projeto interno de separação e identificação dos resíduos;

    b) projeto de adequação dos armazenamentos externos;

    c) projeto de coleta e transporte dos resíduos;

    d) projeto de tratamento e destino final dos resíduos;

    e) projeto de risco de acidente.

  • Art. 4º (...)
    § 1º - Constarão obrigatoriamente do referido Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, além de
    outras informações necessárias:

    a) projeto interno de separação e identificação dos resíduos;
    b) projeto de adequação dos armazenamentos externos;
    c) projeto de coleta e transporte dos resíduos;
    d) projeto de tratamento e destino final dos resíduos;
    e) projeto de risco de acidente.


ID
2372446
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Quanto à classificação dos resíduos, proposta pela Resolução da Diretoria Colegiada — RDC n° 306/2004, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Grupo A: substância infecciosas

    Grupo B: substâncias químicas

    Grupo C: substâncias radioativas

    Grupo D: lixo comum

    Grupo E: perfurocortantes

    Gab: C


ID
2384539
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Avalie as afirmativas de I a IV a seguir:
I . Os resíduos gerados das atividades técnicas-farmacêuticas devem ser tratados e dispostos adequadamente, visto que constituem risco em potencial à saúde humana e podem causar impactos ambientais significativos e/ou geração de passivos ambientais.
II . De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, é obrigatório a todos os estabelecimentos que envolvam atividades de saúde a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS).
III . O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde tem o objetivo de minimizar a produção de resíduos, se fundamentando tão somente em ações que visem reduzir a geração desses resíduos, mas não tendo responsabilidade quanto ao encaminhamento seguro dos mesmos.
IV . De acordo com a Resolução RDC Nº 306, de 07 de dezembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, as instituições de ensino e pesquisa na área de saúde estão isentas da elaboração e cumprimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • III . O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde tem o objetivo de minimizar a produção de resíduos, se fundamentando tão somente em ações que visem reduzir a geração desses resíduos, mas não tendo responsabilidade quanto ao encaminhamento seguro dos mesmos. 

    Está errada porque o objetivo não é minimizar, e sim realizar o gerenciamento adequado para destinação final.

    IV . De acordo com a Resolução RDC Nº 306, de 07 de dezembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, as instituições de ensino e pesquisa na área de saúde estão isentas da elaboração e cumprimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde.

    As instituições de ensino e pesquisa não estão isentas do PGRSS.

     

     


ID
2390713
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Resolução CONAMA no 358/05 e RDC ANVISA no 306/04, são exemplos de resíduos classificados no subgrupo A1:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A. A1 = culturas e estoques de microrganismos. .... (lista grande)

    b) Grupo A2 - Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais 

    c)  Grupo A3 - Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou seus familiares. 

    d) Grupo A4: .... sobras de amostras de laboratório e seus recipientes contendo fezes, urina e secreções, provenientes de pacientes que não contenham e nem sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco 4, ... (lista grande)

    e) Grupo A5- Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons

     

     

     

    FONTE:  RESOLUÇÃO 306/2004- GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

     

  • A explanação sobre o Grupo A5, abaixo, estah errada.

    Orgãos, tecidos e fluidos fazem parte do grupo A4.

    A5 eh o que tiver suspeita ou estiver contaminado por prions.

    Perfurocortantes eh Grupo E!

  • Resposta: A

  • A RDC 306/04 FOI REVOGADA PELA 222/18, SIGAM O @LABORATORIO.EM.QUESTÃO QUE ELE DÁ SUPER DICAS!

  • 7.1.1 - Enquadram-se neste grupo: A1 –- culturas e estoques de agentes infecciosos de laboratórios industriais e de pesquisa; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microorganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de engenharia genética. A2. - bolsas contendo sangue ou hemocomponentes com volume residual superior a 50 ml; kits de aférese A3 - peças anatômicas (tecidos, membros e órgãos) do ser humano, que não tenham mais valor científico ou legal, e/ou quando não houver requisição prévia pelo paciente ou seus familiares; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham mais valor científico ou legal, e/ou quando não houver requisição prévia pela família; A4 - carcaças, peças anatômicas e vísceras de animais provenientes de estabelecimentos de tratamento de saúde animal, de universidades, de centros de experimentação, de unidades de controle de zoonoses e de outros similares, assim como camas desses animais e suas forrações. A5 - todos os resíduos provenientes de paciente que contenham ou sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco IV, que apresentem relevância epidemiológica e risco de disseminação. (Apêndice I) 6 de 28

ID
2854633
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a resolução 306 de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os resíduos do grupo C são:

Alternativas

ID
3165949
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

“O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, ao acondicionamento, à coleta, ao armazenamento, transporte, tratamento e à disposição final”. Com base nessa afirmativa, qual a disposição final do Serviço de Saúde?

Alternativas
Comentários
  • b

    ,


ID
3215833
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FERSB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos de saúde, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Alternativas
Comentários
    • gab a

ID
3284008
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As atividades médicas estão envolvidas em vários riscos deletérios e podem produzir resíduos. A respeito da normatização para controle desses riscos, julgue o item.

O protocolo para controle de infecção hospitalar de um hospital poderá incluir radiologia de tórax como rotina prévia de internação para pacientes transferidos de outros hospitais, com o objetivo de rastrear pneumopatias infecciosas. 

Alternativas

ID
3284011
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As atividades médicas estão envolvidas em vários riscos deletérios e podem produzir resíduos. A respeito da normatização para controle desses riscos, julgue o item.

Os limites de doses individuais radiológicas são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposição ocupacional e de paciente, cujas magnitudes de segurança não devem ser excedidas. 

Alternativas

ID
3284014
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As atividades médicas estão envolvidas em vários riscos deletérios e podem produzir resíduos. A respeito da normatização para controle desses riscos, julgue o item.

Com base na legislação, é correto afirmar que o acidente com o césio 137, material radioativo da tragédia em Goiânia, ocorreu devido a uma fatalidade, em que um desempregado conseguiu abrir o núcleo da capela de chumbo que fortemente protegia o material tóxico.

Alternativas
Comentários
  • É inadmissível legítima defesa de legítima defesa. Porém, torna-se possível quando uma pessoa age em defesa legítima e a outra putativa, caso em que será caracterizada a legítima defesa recíproca.

    Correto?

  • É inadmissível legítima defesa de legítima defesa. Porém, torna-se possível quando uma pessoa age em defesa legítima e a outra putativa, caso em que será caracterizada a legítima defesa recíproca.

    Correto?

  • Fernando, não cabe legítima defesa real sobre legítima defesa real que, neste caso, é chamada de legítima defesa recíproca. Não cabe porque um dos elementos da legítima defesa é justamente a injusta agressão. Diferentemente, cabe legítima defesa real sobre legítima defesa putativa, pois quem está agindo em legítima defesa real está se defendendo de uma injusta agressão de quem pensa estar agindo em legítima defesa (legítima defesa putativa).

    Desculpa se estiver algo errado, pois estou sem o material de consulta aqui comigo.


ID
3284017
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As atividades médicas estão envolvidas em vários riscos deletérios e podem produzir resíduos. A respeito da normatização para controle desses riscos, julgue o item.

Caso verifique que os quimioterápicos antineoplásicos e a preparação de nutrição parenteral estão sendo realizados conjuntamente, no mesmo local, para otimizar espaço, o médico fiscal deverá notificar a irregularidade à unidade hospitalar, mesmo que o responsável técnico argumente que o local está compatível com a legislação, pois é composto de vestiário de barreira com dupla câmara, sala de preparo, local destinado para as atividades administrativas e local de armazenamento exclusivo para estocagem.

Alternativas

ID
3284020
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As atividades médicas estão envolvidas em vários riscos deletérios e podem produzir resíduos. A respeito da normatização para controle desses riscos, julgue o item.

Em todos os serviços de saúde, deve existir local exclusivo para o armazenamento externo dos resíduos até que sejam recolhidos pelo sistema de coleta externa.

Alternativas

ID
3284023
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As atividades médicas estão envolvidas em vários riscos deletérios e podem produzir resíduos. A respeito da normatização para controle desses riscos, julgue o item.

Caso observe que os recipientes para segregação dos resíduos existentes nas salas de cirurgia e de parto não apresentam tampa para vedação, o médico fiscal deverá emitir notificação, pois essa prática está em desacordo com a normatização pertinente.

Alternativas

ID
3284026
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

As atividades médicas estão envolvidas em vários riscos deletérios e podem produzir resíduos. A respeito da normatização para controle desses riscos, julgue o item.

Caso observe que os resíduos de saúde de uma unidade hospitalar estão acondicionados em sacos plásticos comuns, o médico fiscal deverá emitir notificação, pois essa prática é proibida. 

Alternativas

ID
3344467
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Conquista - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Como fiscal sanitário, é importante saber os fundamentos do saneamento, principalmente o que diz respeito ao gerenciamento de resíduos de serviço de saúde. Com base na RDC nº 306/04, que dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde, classifique cada resíduo a seguir de acordo com o grupo ao qual cada um pertence.
1 - Insumos farmacêuticos.
2 - Sobras de alimentos.
3 - Papel sanitário.
4 - Lâmina de barbear.
É correto afirmar que são resíduos dos grupos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Classificação   GRUPO A  Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.  GRUPO B  Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.  - Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por serviços de saúde, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos e os resíduos e insumos farmacêuticos dos Medicamentos controlados pela Portaria MS 344/98 e suas atualizações.  - Resíduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes.   - Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores).  - Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas  - Demais produtos considerados perigosos, conforme classificação da NBR 10.004 da ABNT (tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos).  GRUPO C  Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados nas normas do CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.  - Enquadram-se neste grupo os rejeitos radioativos ou contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratórios de análises clinicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia, segundo a resolução CNEN-6.05.  GRUPO D  Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.  - papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar de paciente, material utilizado em anti-sepsia e hemostasia de venóclises, equipo de soro e outros similares não classificados como A1;  - sobras de alimentos e do preparo de alimentos;  - resto alimentar de refeitório;  - resíduos provenientes das áreas administrativas;  - resíduos de varrição, flores, podas e jardins  - resíduos de gesso provenientes de assistência à saúde  GRUPO E  Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: Lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares. 

ID
3552124
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o Manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para Serviços Odontológicos, um processo físico ou químico que elimina a maioria dos micro-organismos patogênicos de objetos inanimados e de superfícies caracteriza a 

Alternativas
Comentários
  • A-GABARITO

    B-REMOVE A PARTIR DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA

    C-REMOVE FISICAMENTE

    D- REDUZIR MICRORGANISMOS NAS MÃOS

    E- AUSÊNCIA DE MICRORGANISMOS

    FONTE: me baseei na RDC 216/2004, mas não está td lá


ID
3576952
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo Norma Técnica da CETESB “Gerenciamento de resíduos químicos provenientes de estabelecimentos de serviços de saúde: procedimento”, o abrigo de resíduos químicos perigosos deve ser projetado, construído e operado de acordo requisitos específicos, entre os quais podemos citar:

Alternativas

ID
3771451
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os Resíduos dos Serviços de Saúde equivalem, em média, a 1% da geração de resíduos urbanos do tipo sólido. Em relação à composição destes resíduos de saúde,

Alternativas

ID
3771541
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os Resíduos dos Serviços de Saúde equivalem, em média, a 1% da geração de resíduos urbanos do tipo sólido. Em relação à composição destes resíduos de saúde,

Alternativas

ID
5050222
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Jardinópolis - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Resíduos especiais são aqueles que considerados, por sua constituição, apresentam riscos maiores para a população. São eles:

Alternativas
Comentários
  • gab b

    o mais completo


ID
5388295
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA acerca do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS):

Alternativas