SóProvas



Questões de Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas


ID
88015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quanto aos vários sentidos de que se revestiu historicamente a noção de liberalismo político, assinale a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Liberalismo político idealizado por Locke, montesquieu, smith entre outros tem foco no indíviduo , ou melhor, o estado da natureza sem intervenção estatal.O individuo do status quo.

    Locke ao contrário de Hobbes(leviatã), era o indíviduo contra o estado.

    Letra A Errado.

  • na verdade o liberalismo politico é uma emulação do liberalismo  economico do seculo xix . o liberalismo economico era assente na harmonia de interesses do individuo com a sociedade, e bastante difundido entre economistas liberais que o teorizaram à exuastão, tal percepcao ja estava bastante abalada ao final do sec xix com acirramento da competicao intercapitalista e intracapitalista. Essa harmonia de interesses pode ser traduzida em uma ordem natural, logo fortalecendo o status quo, a ordem ,  a liberdade , etc.  o liberalismo politico que teve seu ápice apos 1gm e traduzida nos acordos de paz ( inclusive na LdN) emulou a harmonia de interesses : o que era bom para uma nação seria bom para o conjunto de nações ( segundo a teoria não poderia ser diferente e muitos politicos a advogaram com paixao). tal visão , bastante utópica, das relações internacionais foi contraposta pela escola do realismo politico que se fortalecerá ao do sec xx.  para maiores detalhes ver livro edward carr 20 anos de crise
  • Continuo sem entender. Se o liberalismo político prima pela liberdade do indivíduo, pelo constitucionalismo e entidades democráticas em detrimento do absolutismo e do Antigo Regime até então instaurado, entendo que é clara a "rejeição sistemática do status quo"- letra A - pelos seus defensores. E justo essa é a incorreta. Alguém consegue desenhar, por favor? rs

    (obs. perfeito o comentário, muito obrigada, Daniel!)
  • Em ''Era do Capital'' Hobsbawm assume a posição de que as novas classes burguesas liberais deixaram de ser uma força revolucionária após 1848, passando a ser defensora do status quo, passando mesmo a erigir prédios neobarrocos e a comprar casas no campo, imitando a aristocracia que ela ajudara a derrubar. Também é interessante lembrar que as classes mais elevadas atraiam-se por códigos morais religiosos severos, parar afirmarem sua superioridade sobre as classes inferiores.

    Como o enunciado diz ''historicamente'' de modo genérico, não podemos afirmar que o liberalismo, em todo o seu desenvolvimento histórico, advogava a rejeição sistemática do status quo.
  • INCORRETA!

  • Errada: rejeição sistemática ao status quo. Isso porque, uma vez no poder, aqueles que até então tinham um discurso liberal tornaram-se conservadores. Assim, nem sempre houve uma rejeição sistemática do status quo. - Comentário feito com base na explicação do Professor Daniel de Araújo.


ID
510355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As chamadas revoluções atlânticas marcaram a transição da História Moderna para a História Contemporânea. A respeito de tais revoluções, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABA: C

    As Revoluções do Atlântico foram vários movimentos que carregavam consigo os valores iluministas. Esses momentos históricos de diversos povos apresentavam, em geral, a preocupação com a liberdade e os direitos dos indivíduos, a crença na soberania popular e uma posição contrária a um sistema feudal ainda vigente ou mesmo monarquias.

    A rigor, as Revoluções do Atlântico começaram com a independência dos Estados Unidos, 1783. Este foi um movimento inovador na América, marcando um novo modelo de democracia e gerando a primeira constituição política escrita. Entretanto o grande marco de referência para a história da humanidade foi a Revolução Francesa, ocorrida entre 1789 e 1799, que se destacou por sua intensidade e repercussão, tornando-se o marco inicial do que chamamos de História Contemporânea.

    Entre os movimentos que marcam as Revoluções do Atlântico podemos citar: a Revolução Haitiana, que é um marco de liberdade importante dos africanos no continente americano; rebeliões republicanas ou constitucionalistas em diversos territórios europeus; a independência do Brasil e o vasto movimento de emancipação na América Espanhola que deu origem aos vários países da América Latina.

    https://www.infoescola.com/historia/revolucoes-do-atlantico/


ID
522136
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As Revoluções Francesa e Americana foram embasadas no patrimônio ideológico do comum: a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os homens. Ressalte-se que, cronologicamente, a Revolução Americana(1776) foi anterior à Francesa (1789).

    Com efeito, a independência das treze colônias americanas é considerada pelo historiadores como a primeira experiência prática dos ideais da Revolução Francesa.

  • Gabarito C
    A independência das colonias americanas está intimamente relacionada com o desencandear da revolução francesa. Pois o governo françês apoiou a tão sonhada independencia americana influenciada pelos pensamentos iluministas. Porém isso custou caro para aqueles que financiaram a democracia americano, sendo que o povo françês massacrado pelo absolutismo da minoria nobre e clerica reivindicava o mesmo, direitos e garantias individuais.

  • Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa afirmam a prevalência dos direitos do homem em face das arbitrariedades cometidas pelos respectivos regimes monárquicos absolutistas. Tais direitos são basicamente direitos negativos, ou seja, de abstenção da ação do Estado, como por exemplo, o direito à propriedade, o direito à liberdade de expressão, entre outros. Por meio da concretização desses direitos, o homem teria garantido sua dignidade humana.

    Assim, a resposta correta é a letra C.
  •  

    Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa afirmam a prevalência dos direitos do homem em face das arbitrariedades cometidas pelos respectivos regimes monárquicos absolutistas. Tais direitos são basicamente direitos negativos, ou seja, de abstenção da ação do Estado, como por exemplo, o direito à propriedade, o direito à liberdade de expressão, entre outros. Por meio da concretização desses direitos, o homem teria garantido sua dignidade humana.

  • Letra C

    Em um contexto iluminista, os estudos buscavam fundamentos básicos que caberiam a qualquer individuo, e isto está descrito na alternativa C. Tanto a independência dos EUA quanto a Revolução Francesa aderiram aos ideais iluministas.

  • GABARITO - C

    Os iluministas buscavam sempre defender a população, a qual lutavam pelos seus direitos básicos, que as monarquias da época não forneciam e por isso tinham que lutar (pacificamente) em prol dos princípios básicos para a vida de cada cidadão, seja dos EUA ou até mesmo da França.

    Caveira!


ID
722929
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Que estas colônias unidas são e têm o direito de ser Estados livres e independentes, que estão desoneradas de qualquer lealdade para com a Coroa Britânica e que todo vínculo político entre elas e o Estado da Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido.” 

Declaração de Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776, Http://www.usacitylink.com/usa/declaration.  html 

Sobre a Declaração de Independência americana, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
793558
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado Liberal que nasceu, se fortaleceu e predominou no mundo ocidental no século XIX apresentava como características básicas

Alternativas
Comentários
  • O constitucionalismo(tripartição de poderes) e a liberdade religiosa são pontos em comum nas revolução liberais do século XIX.

  • Pra acertar essa questão é só saber que o Estado Liberal adota as ideias iluministas e o liberalismo econômico... Sabendo disso, a melhor alternativa é a letra D.

  • Se fosse pensar no Brasil, seria alternativa C


ID
1614586
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO caracteriza de modo correto o rápido processo de urbanização e modernização ocorrido nas Américas, entre 1870 e 1920.

Alternativas

ID
1928497
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar esses direitos, entre os homens se instituem governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a segurança e a felicidade.

(Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.)

O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios

Alternativas
Comentários

  • O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios de filósofos como John Locke que era iluminista. Este filósofo teve como principal obra o Segundo Tratado do governo civil, em que afirma que a vida, a liberdade e a propriedade são direitos naturais do homem e que os governos teriam por finalidade respeitar tais direitos. Caso não o fizessem, caberia à sociedade civil o direito de rebelião contra o governo tirânico.



    A resposta correta é a letra C. 




ID
1977754
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Livre mercado = capitalismo e democracia.

  • C= Modelo liberais:

    -> a defesa do livre mercado (MODELO CAPITALISTA), o incentivo à especialização (POSITIVISMO), a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade ( DEMOGRACIA).

  • NO COMEÇO ME CONFUNDI, MAS DEPOIS QUE RELI ENTENDI O QUE O ENUNCIADO QUIS SABER.

  • é uma questão bem confusa, da pra entender, mas é pouco clara a toa

  • Comando da questão é confuso

  • Poderiam me ajudar? Na verdade eu fiquei meio que sem entender o que o examinador estava querendo saber .
  • O examinador queria saber se você consegue interpretar a questão e identificar, com base na explicação que ele deu antes do comando.

    Esse questão tem muito cara de enem, contudo o conteúdo informado antes do comando é importante para responder a questão, visto que ele desejava a resposta referente ao que ele explicou como modernidade do ponto de vista econômico.

  • Alguém pode explicar com mais detalhes o "positivismo" citado na questão?

  • vamos ao enunciado da questão:

    Modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade -

    até aqui está falando de economia, digamos que é o CAPITALISMO.

    que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução.

    aqui há uma mescla de ir contra os Dogmas da igreja, contra a monarquia, etc.. uma mescla de DEMOCRACIA e o POSITIVISMO ( é uma corrente filosófica fundada por Auguste Conte e defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Um claro rompimento com a igreja.


ID
2068339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Desde o começo, o liberalismo europeu do século XIX foi marcado por contradições. Havia contradições nas atitudes liberais em relação ao passado, entre as ideias liberais quanto às táticas mais adequadas ao presente e ainda quanto aos projetos liberais de futuro. É por isso que tem sido tão difícil definir o liberalismo. Para os historiadores — da mesma maneira que, outrora, para os observadores contemporâneos — é complicado decidir até mesmo se o liberalismo deve ser considerado como um movimento de esquerda ou de direita.


Alan S. Kahan. Liberalism in nineteenth-century Europe. The political culture of limited suffrage. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2003, p. 1 (com adaptações).

A respeito da trajetória do liberalismo europeu do século XIX, referido no fragmento de texto de Alan S. Kahan, julgue (C ou E) o item seguinte.

O liberalismo de Alexis de Tocqueville abriga uma apologia dos valores das classes médias baseada na crença da força civilizadora do comércio, popularizada por Adam Smith, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Voltando a Alexis de Tocqueville, temos que para ele não é o comércio e sim a democracia, mesmo que se desenvolvendo em um contexto de individualismo isolacionista, que “adoça as maneiras”. Apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras que viam a igreja e a cavalaria da Idade Média como bastiões de um mundo nobre, desfigurado pela ascensão vulgar do comercialismo (MERQUIOR, 1991, p. 91). Apesar disto, será sua posição frente ao liberalismo econômico que permitirá, a autores como Merquior, afirmar que o liberalismo de Tocqueville era de natureza política e não econômica. (MERQUIOR, 1991, p. 91).

     

    http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/14890-14891-1-PB.pdf

  • Apesar de aristocrata, tinha ideias com inclinações democráticas.Viajou para os Estados Unidos, para estudar o sistema democrático em funcionamento. Ficou impressionado com a nascente democracia norte-americana.

    Para o pensador, um Estado democrático, politicamente desenvolvido, só é possível de ser construído se houver a participação direta do conjunto dos cidadãos na gestão da coisa pública.

  • Gabarito: ERRADO. 

    Tocqueville, apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras. Sua posição frente ao liberalismo econômico permite afirmar que Tocqueville possuia de natureza política e não econômica

  • Gabarito Errado.

    Sr. Tocqueville era oriundo de família monárquica, logo, não havia sentido para ele o apoio aos valores às classes médias da época.

    Obs 1: Sr. Tocqueville refletia uma visão democrata moderna à época - com base forte nas Instituições.

    Obs 2: Opôs-se a levantes socialistas em 1848, quando deputado, ou seja, visão democrata diferente daquela de Rosseau...

  • Tocqueville desenvolve ação política e reflexão teórico-conceitual. Na política, prezava pela democracia institucional e opunha-se aos levantes socialistas. Basicamente, suas obras se restringiam na ponderação remetida entre igualdade e democracia. Para ele, a liberdade levava a uma sociedade democrática, mas seria esta uma forma de afirmação da igualdade? Poderia haver, nesse sentido, dois cenários: um, da tirania da maioria sobre a minoria; outro, da inflexão da minoria sobre a maioria.

    Na reflexão teórica e conceitual destaca conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós-Revolução Francesa e pós-Independência dos Estados Unidos. 


    Errado.

  • Acho que outro ponto que torna esta questão incorreta é falar em força civilizadora do comércio como algo vinculado a Adam Smith, que via como principal fonte de riqueza o trabalho. Embora não se filiasse propriamente aos fisiocratas, o entendimento seria de que o comércio é improdutivo... não acredito que ele partilhasse do entendimento de que o comércio agiria como civilizador.


ID
2193340
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma verdadeira paixão pelos Estados Unidos tomara conta dos franceses nos anos que precederam a revolução, como testemunham Chateaubriand e o próprio Franklin, que escrevia de Paris a seus correspondentes americanos: "aqui é comum dizer que nossa causa é a do gênero humano". Além do mais, essa república fora fundada por colonos com quem a França tecera contra a Inglaterra uma aliança vitoriosa: os que tinham se engajado na aventura eram conhecidos por ter sofrido [...] de "inoculação americana".
OZOUF, Mona. Varennes: a morte da realeza, 21 de junho de 1791. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 175-176 (Adaptado).

A historiografia é consensual em afirmar que o movimento revolucionário francês e os ideais iluministas foram de grande importância para diversas lutas coloniais ocorridas na América. Menos estudada é a influência que os norte-americanos exerceram sobre os revolucionários franceses. Essa influência pode ser explicada, para além dos fatores mencionados na citação de Mona Ozouf,

Alternativas
Comentários
  • b) pelo forte apelo simbólico que exercia o exemplo norte-americano de emancipação colonial, visto como caso modelar de luta contra a opressão dos poderes instituídos. 

  • a França mesmo após a revolução francesa passou por momentos de opressão.

ID
2554381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação às mudanças políticas iniciadas no final do século XVIII no Ocidente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Em virtude da resposta, a questao é absurdamente dificil, onde segue contextos diversos neste período mencionado!!!

  • Alternativa correta: b)

  • Os direitos sociais eram parte das propostas das revoluções liberais ocorridas na América oitocentista.

    E- Na América oitocentista, os países estavam passando pelos processos de independência. Os direitos sociais entram na pauta no século XX. Marco de constituições que garantiram esses direitos foi a do México, de 1917, e a de Weimar, de 1919. Posteriormente, esses direitos foram positivados (obrigados) em 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em 1966 no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

    A ampliação da participação dos cidadãos nas eleições se deu a partir de longo e irregular processo, tendo as propostas de sufrágio universal sido mais bem consideradas apenas em finais do século XIX.

    C- depois da Revolução Industrial e das Revoluções Liberais-burguesas, a proposta de sufrágio universal ascendeu como forma de participação da classe burguesa e demais componentes do que era chamado de Terceiro Estado no Antigo Regime.

    A concepção de soberania popular foi combatida, em 1820, pelos líderes da Revolução do Porto, em Portugal.

    E- a Revolução do Porto, de 1820, ressaltou a soberania popular, uma vez que foi exigido ao rei a concordância de limitar seus poderes ao instituir a monarquia parlamentar.

    A divisão dos cidadãos entre ativos e passivos ocorreu exclusivamente na França após a Revolução de 1789.

    E- nada é exclusivo. A divisão dos cidadãos já foi feita em diversas sociedades e eras da história mundial. Além disso, em 1789 combatia-se a divisão jurídica e os privilégios.

    Toda a Europa adotou modelos políticos pautados na soberania popular ainda nas primeiras décadas do século XIX.

    E- nem toda a Europa, a exemplo do czarismo na Rússia.


  • Sufrágio """"universal"""".

    Muitos grupos minoritários ainda não votavam e levariam mais de um século para votar.

  • Mano, nenhum cara que se acha da aristocracia quer aproximação popular. Ninguém liga para os direitos das pessoas que trabalham pra sobreviver. Ninguém liga pra isso hoje, quizá antigamente. A questão não é difícil.

ID
3552421
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Cecília do Sul - RS
Ano
2019
Disciplina
História
Assuntos

Considerando os aspectos históricos e a consolidação da independência dos países na América, assinale a alternativa que apresenta o primeiro país a desmembrar-se politicamente de seu país de origem e tornar-se independente politicamente. 

Alternativas
Comentários
  • Independência dos países:

    Haiti: Em 1804, o ex-escravo Jean-Jacques Dessalines formou uma nova frente de negros escravos e assumiu o Império da ilha, que passou a se chamar Haiti.

    EUA:  4 de julho de 1776.

    México: processo que durou de 1810 - 1821. Pesquisem sobre.

    Canadá: 1 de julho de 1861

    Dinamarca: essa eu acredito que já tenha sido formada como um país independente. (mas deem uma olhada, não tenho certeza absoluta)

  • Independência do Haiti da metrópole francesa ocorreu em 1804, após uma sangrenta batalha na ilha antilhana, em que a população branca foi exterminada pelos escravos que haviam se revoltado. Além de se tornar o primeiro país independente das Américas, o Haiti foi também o primeiro país a abolir a escravidão de suas fronteiras.

    A adoção dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade pelos revoltosos e a radicalidade das ações nas lutas pela independência levaram os líderes do movimento a serem conhecidos como Jacobinos Negros, em alusão ao grupo que comandou a Convenção Nacional, durante a Revolução Francesa, entre os anos de 1792 e 1795.

    Fonte: historiadomundo.com.br


ID
3809137
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

I.
Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).

II.
A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).

A “burguesia triunfante”, a que se refere o texto I, expressou seu poder político, dentre outros,

Alternativas

ID
3815317
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Refletindo sobre a história dos Estados Unidos, Leandro Karnal menciona que a ruptura das colônias inglesas e a consolidação de um novo país foram motivadas por um sentimento. A qual sentimento o historiador está se referindo?

Alternativas

ID
3894595
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto abaixo. 

    Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (...)

(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432) 

A imposição, pelas metrópoles, de leis severas às populações de suas colônias, contribuiu para acirrar movimentos pela independência nas Américas. Isso pode ser constatado ao examinarmos o impacto

Alternativas

ID
4192768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.

Antes da chegada dos portugueses ao continente que seria chamado de Brasil, aquelas terras eram inteiramente inabitadas, o que tornou a conquista do território simples e sem conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Antes da chegada dos portugueses ao continente que seria chamado de Brasil, aquelas terras eram inteiramente inabitadas, o que tornou a conquista do território simples e sem conflitos.

  • O fóssil humano mais antigo do território brasileiro é aquele denominado Luzia, que passa no presente momento por reconstrução após o incêndio ocorrido no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista. 

    O crânio de Luzia foi encontrado durante uma missão franco-brasileira em Lagoa Santa, sob a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), entre 1974 e 1976. A Região é em Minas Gerais, próximo à Belo Horizonte. Além de Luzia, cuja idade é de mais ou menos 11500 anos, já houve a descoberta de outros indícios de povoamento bastante antigo nas regiões nordeste e sudeste. 

    Quando os portugueses encontraram a sua fatia da América, que recebeu o nome de Brasil, não a encontraram vazia mas povoada por mais ou menos de 3 a 5 milhões de indígenas, organizados em por volta de mil e quatrocentos povos. As comunidades indígenas possuíam, e ainda possuem, características diferentes, começando pela língua: existiam e ainda existem vários troncos linguísticos, como o Tupi ou Macro-Tupi, Macro-Jê e Aruak. Apresentavam e ainda apresentam diferentes práticas culturais, crenças e rituais religiosos, além de aparência física semelhante mas não igual. Nestes anos todos, desde a chegada dos portugueses, a população nativa vem sofrendo dizimação populacional e cultural. 

    Somente na década de 1980 ela parou de diminuir e recomeçou, lentamente, a crescer. No censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010, 817.963 brasileiros se autodeclararam indígenas, embora milhões de outros tenham algum sangue índio em suas veias. Ainda sobrevivem diversos povos isolados, sem contato com a civilização. 

    Assim pode-se afirmar que , quando os portugueses aqui chegaram, encontraram uma terra povoada , cujos habitantes foram considerados inferiores e “não civilizados". A dominação do território não foi pacífica em muitas regiões. Envolveu guerras e dizimação de povos e culturas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Quando os europeus chegaram ao território americano, encontraram os ameríndios que , no território brasileiro, eram divididos em tupis-guaranis ( que dominavam a costa brasileira do Ceará à Lagoa dos Portos ) e os tupis ou tupinambás ( que dominavam do litoral norte ao sul de SP ).

  • Errado. Os povos nativos habitavam aquela terra.

  • A cespe está brincando comigo.


ID
4192771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.


O contato com os povos nativos, definidos genericamente como índios, foi uma das principais dificuldades encontradas pelos portugueses que colonizaram o território que viria a se constituir na nação brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Quando os portugueses aqui chegaram, no último ano do século XV (1500), encontraram uma terra povoada, cujos habitantes foram considerados inferiores e “não civilizados". 
    A dominação do território não foi pacífica. Envolveu guerras e dizimação de povos e culturas. Há um mito recorrente de que o relacionamento entre portugueses e nativos foi pacífico. Não é a verdade completa. No primeiro contato a exploração do pau brasil, em um momento em que não interessou aos portugueses a ocupação direta do território, houve uma troca. Desigual mas troca: pau brasil cortado e transportado para as praias em troca de espelhos , facas e outros pequenos objetos 
    À medida que , a partir de 1530, passou a haver ocupação, o relacionamento passou a ser mais complexo. Algumas comunidades foram utilizadas em guerras contra piratas de outras nações europeias. Nativos foram aprisionados para trabalharem como escravos. Milhares morreram em guerras ou por doenças trazidas pelos europeus. Nativos aliarem-se a africanos fugidos e, muitos viveram e lutaram pelos quilombos. Tribos atacaram comunidades de colonos brancos ao se sentirem ameaçados ou em defesa de seu habitat. Alguns poucos grupos misturaram-se aos negros e brancos, deixando para trás as tradições tribais. Hoje a maioria vive em reservas estabelecidas por lei, muitas vezes não respeitada. 

    Por estas razões podemos dizer que, pela ótica do português colonizador, as comunidades nativas foram obstáculos na empresa de colonização, assim como o diz a afirmativa .

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Ocorreram vários conflitos entre Portugueses e Nativos, o que gerou um grande desconforto aos portugueses que não conheciam o território tão bem quanto os nativos.

  • A descoberta feita por portugueses gerou bastante conflitos entre os nativos

  • Verdadeiro, pois um dos principais motivos do fracasso econômico das capitanias hereditárias foram as atalhas travadas com os povos nativos.


ID
4192774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.


A organização social não mudou de forma significativa desde o período da Idade Média, permanecendo basicamente a mesma até os dias atuais.

Alternativas
Comentários
  • Durante a chamada Idade Média na Europa Ocidental a estrutura social era de caráter estamental. De forma genérica pode-se afirmar que os estamentos-base eram determinados pelo nascimento do indivíduo. A riqueza, fundamentalmente a terra, não se configurava como mercadoria. Tinha-se acesso a ela por herança, doação ou conquista. Os casos de venda de terra são bastante raros e resultantes de casos bastante especiais. Existia mobilidade social mas, dentro de cada estamento. Desta forma não se pode afirmar que a flexibilidade dos grupos sociais fosse grande. 

    A transição em direção a uma economia mercantil e monetária, a partir mais ou menos do século XII, levou ao nascimento de nova tipologia social genericamente chamada de "burgueses" porquanto habitantes dos burgos que, de fortalezas dentro dos feudos, tornam-se vilas e, então, cidades . Os burgueses eram os comerciantes e artesãos que se tornam motores de transformação. 

    Os séculos subsequentes veem transformações sociais cada vez mais complexas , aceleradas pela Revolução Industrial inglesa, seguida pela  segunda e terceira revoluções , difundida por boa parte do mundo. Não há sociedades estáticas ! Assim caminha a História: através de transformações e.. de permanências . 
    Por conseguinte, é possível afirmar que a afirmativa apresentada é incorreta 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Cara, é só ir pela lógica: se não tivesse mudado, como que qualquer cidadão teria direito ao voto? Direito a ingressar na vida política? Na idade média, a sociedade era estamental, ou seja, de difícil mobilidade social, quiçá quase impossível.


ID
4192780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.

As ideias de organização política e econômica debatidas no continente europeu desde o século XVIII e no decorrer do século XIX, como o liberalismo, também chegaram ao território americano, mas não produziram impacto algum nos países do continente.

Alternativas
Comentários
  • Entre as ideias mais debatidas desde o século XVII, no movimento do Iluminismo e,  ao longo dos séculos XVIII e XIX chamam particular atenção o Liberalismo e o ideário socialista. Os pensadores que articularam o que será conhecido e difundido como Liberalismo eram europeus, tais como John Locke, Voltaire, Montesquieu, Jean Jacques Rousseau. Jean Baptiste Say, François Quesnay e Adam Smith.


    A difusão de suas ideias e propostas foi bem maior do que aquelas do movimento renascentista não só por conta do barateamento das publicações como também pelo maior percentual de populações capazes de ler e escrever. Há, em certa medida, uma “democratização" do Conhecimento.

    Assim sendo, ideias liberais chegam à América na bagagem de estudantes, viajantes, políticos e proprietários dispostos a aumentar a produção e a produtividade de suas terras. Essas ideias liberais fundamentam a luta pela libertação das áreas coloniais da América. A primeira região a estabelecer a sua independência é aquela das Treze Colônias Inglesas na América do Norte. Na esteira da ruptura dos laços com a metrópole inglesa forma-se o primeiro Estado Liberal moderno, regido por uma constituição votada e escrita: os Estados Unidos da América. 

    Pelo ângulo econômico estabelece-se uma lógica econômica que rejeita a intervenção do Estado no funcionamento – mecânico- do equilíbrio intrínseco da economia. Tal equilíbrio era entendido como inerente ao ser humano e, capaz de ser alcançado através das “ Leis do Mercado". 

    Percebe-se que o ideário do Liberalismo, enquanto filosofia e projeto político-econômico, é base para a formação dos Estados liberais na América após a independência.  Portanto, a afirmativa apresentada não está correta. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
5326192
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando as ondas revolucionárias que marcaram o século 19 europeu, julgue (C ou E) o item a seguir.

As revoluções de 1848 assinalam o ponto culminante dos movimentos liberais e nacionais, produzindo não só os levantes de fevereiro na França, mas também grandes surtos revolucionários nos territórios que futuramente vieram a compor os Estados nacionais italiano e alemão.

Alternativas
Comentários
  • correto nessa epoca ouve ascenção de conflitos

  • "Revolutions of 1848, series of republican revolts against European monarchies, beginning in Sicily and spreading to France, Germany, Italy, and the Austrian Empire. They all ended in failure and repression and were followed by widespread disillusionment among liberals." fonte: https://www.britannica.com/event/Revolutions-of-1848 Para mais: https://www.khanacademy.org/humanities/whp-1750/xcabef9ed3fc7da7b:unit-2-liberal-and-national-revolutions/xcabef9ed3fc7da7b:2-3-nationalism/a/read-the-world-revolution-of-1848-beta