Para Perlin (2003), a identidade é essencial na construção do indivíduo surdo. A autora também cita várias categorias de identidades. Dentre elas, a identidade intermediária. Sobre essa identidade, assinale a alternativa correta.
Para Perlin (2003), a identidade é essencial na construção do indivíduo surdo. A autora também cita várias categorias de identidades. Dentre elas, a identidade intermediária. Sobre essa identidade, assinale a alternativa correta.
Segundo Perlin (1998, p. 52), “a identidade é
algo em questão, em construção, uma
construção móvel que pode frequentemente ser
transformada ou estar em movimento, e que
empurra o sujeito em diferentes posições”. Qual
alternativa expõe as identidades surdas,
conforme a reflexão da autora?
A respeito da cultura e da comunidade surda, julgue o próximo item.
Com o fim de estabelecer sua identidade, por meio da obtenção
de informações e conhecimentos, é essencial que os sujeitos
surdos criem uma ligação com a comunidade surda por meio
da língua de sinais.
No que concerne à identidade surda, julgue o item seguinte.
Na identidade surda embaçada, o surdo é visto como sujeito
capacitado e com plenas condições de usar a língua de sinais.
No que concerne à identidade surda, julgue o item seguinte.
Na identidade surda de transição, o sujeito surdo tem contato
tardio com a comunidade surda. Embora o sujeito surdo use a
língua de sinais, ele passa por um conflito cultural.
No que concerne à identidade surda, julgue o item seguinte.
Na identidade surda, os sujeitos surdos são aceitos como
surdos, têm conhecimento de que o são, assumem
comportamentos de pessoas surdas, usam sempre a língua de
sinais e entram facilmente na política com identidade surda.
No que concerne à identidade surda, julgue o item seguinte.
Na identidade surda flutuante, os sujeitos surdos não têm
contato com a comunidade surda e nem dela participam, não
compõem associações e nem se envolvem com as lutas
políticas, e seguem a representação da identidade ouvinte.
No que concerne à identidade surda, julgue o item seguinte.
As identidades surdas híbridas, mais presentes em indivíduos
surdos que pertencem à comunidade surda, são fortemente
marcadas pela política surda.
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internaet:
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes, funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
Sobre identidade e identidades surdas, é correto afirmar-se que
Considere o seguinte fragmento:
Pode-se debater se a surdez é ou não “preferível” à cegueira quando adquirida não muito cedo na vida; mas nascer surdo é infinitamente mais grave do que nascer cego pelo menos de forma potencial. Isso porque os que têm surdez pré-linguística, incapazes de ouvir seus pais, correm o risco de ficar seriamente atrasados, quando não permanentemente deficientes, na compreensão da língua, a menos que se tomem providências eficazes com toda a presteza. E ser deficiente na linguagem, para um ser humano, é uma das calamidades mais terríveis [...].
(SACKS, O. Vendo Vozes. Uma jornada pelo mundo dos Surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990, p. 19)
Assinale a alternativa que demonstra o entendimento do autor quanto às relações entre surdez e linguagem.
Sobre os conceitos e campos epistemológicos apresentados por Skliar (1998), que apreendem a educação de surdos em uma visão socioantropológica, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Surdez.
2. Cultura Surda.
3. Estudos Surdos.
4. Multiculturalismo.
5. Ouvintismo.
( ) Apresenta características que são específicas, que se traduzem de forma visual. As formas de organizar o pensamento e a linguagem transcendem as formas ouvintes. Elas são de outra ordem, uma ordem com base visual, e por isso têm características que podem ser ininteligíveis aos ouvintes. Ela se manifesta mediante a coletividade que se constitui a partir dos próprios surdos.
( ) Pode ser definido como um território de investigação educativa e de proposições políticas que, por meio de um conjunto de concepções linguísticas, culturais, comunitárias e de identidades, definem uma particular aproximação ao conhecimento sobre a surdez e os surdos.
( ) Se constitui em uma diferença politicamente reconhecida e localizada, na maioria das vezes, dentro do discurso da deficiência e caracteriza identidades múltiplas e multifacetadas.
( ) Define um conjunto de representações dos ouvintes a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte. Nessa perspectiva é que acontecem as percepções do ser deficiente, do não ser ouvinte, percepções que legitimam as práticas terapêuticas.
( ) Apresenta a surdez como uma diferença política e uma experiência visual para pensarmos as identidades surdas a partir do conceito de diferença, e não de deficiência. Essa compreensão implica distanciarmo-nos do conceito de diferença como exclusão e marginalização e nega uma atribuição puramente externa do ser surdo a alguma característica marcante, como, por exemplo, não ouvir.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Quanto às diferentes identidades surdas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Identidade Surda
2 - Identidade Surda Híbrida
3 - Identidade Surda Flutuante
4 - Identidade Surda Incompleta
( ) Geralmente representada pelos filhos de pais surdos e tem a língua de sinais como língua nativa. Usam recursos e comunicações visuais.
( ) São surdos que oscilam de uma comunidade à outra, porém não vivem harmonicamente em nenhuma delas, ouvintes ou surdas, pois não há comunicação plena na língua oral e não dominam a língua de sinais na comunicação com os surdos.
( ) Caracterizada por sujeitos que negam a identidade surda como diferença, pois acreditam que os ouvintes são superiores a eles.
( ) São pessoas que eram ouvintes e por algum motivo tornaram-se surdas, conhecem a estrutura da língua portuguesa.
Assinale a sequência correta.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue o item subsequente.
A pedagogia surda enfatiza a educação na diferença, que
ocorre na mediação intercultural e no respeito à
identidade surda.
Strobel (2007), no capítulo intitulado “História dos surdos: representações “mascaradas” das identidades surdas”, refere-se às práticas de sujeitos surdos famosos, que envolvem identidades surdas histórica e socialmente camufladas, isto é, mascaradas. Segundo a autora:
“Estes seres famosos são sujeitos conhecidos através de vários discursos oficiais por meio de feitos que marcaram a história da humanidade, por exemplo, a invenção da luz, em performance nos cinemas e televisões, participação na política e outros. No entanto, estes registros nada referem a respeito de que estes mesmos famosos são surdos.”
Abaixo são mostrados nomes de surdos famosos que tiveram sua identidade mascarada. Associe-os com as descrições de seus feitos, relacionadas em seguida:
I) Gastão de Orléans, o Conde d’Eu
II) Lou Ferrigno
III) Thomas Edison
( ) O inventor da luz elétrica – aos 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. A autora afirma ter pesquisado em muitas enciclopédias, artigos, revistas e, na maioria dessas referências bibliográficas, nem citam que ele era surdo.
( ) Era um nobre nascido na França e, por ser francês e ter direito a ocupar o trono na condição de príncipe consorte, tornou-se um dos fortes motivos da deposição de D. Pedro II e da proclamação da República do Brasil. Casou-se com a Princesa Isabel, herdeira do trono de Pedro II, adotou a nacionalidade brasileira e ambos se empenharam na abolição do regime escravagista.
( ) Fisiculturista e ator que ficou mundialmente famoso por participar da série de televisão “O incrível Hulk”. Ele teve uma grave infecção auditiva na infância, causando a perda de 85% da audição. Tal problema foi descoberto apenas aos 3 anos de idade.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Reis (2007), no capítulo intitulado “Professores Surdos: Identificação ou Modelo”, relata sobre a necessidade de se estabelecer a diferença entre os conceitos modelo e identificação na relação professor e aluno surdos. Sobre a distinção desses conceitos, proposta pela autora, analise como V (VERDADEIRO) e F (FALSO) as afirmativas abaixo:
( ) Modelo - É nesse espaço que o professor expõe sua cultura, sua língua de sinais, sua identidade e sua alteridade, revelando para o aluno muito do seu próprio processo formativo.
( ) Transfigura-se o professor, portanto, em um elemento de identificação, não em um molde, do qual o aluno deve sair à sua imagem e semelhança.
( ) O processo de identificação acontece e provoca uma transgressão pedagógica do jeito que os professores surdos se ensinam.
( ) Os professores surdos se movimentam para assumir e construir a identidade e a cultura como modelo de si mesmos.
( ) Trata-se de uma identificação com uma nova cultura, identidade, alteridade de ser.
( ) Modelo implica dizer que há uma cópia dos objetos, por exemplo, roupas, utensílios, carros, jeitos pessoais, entre outras coisas; é como se houvesse o retorno ao mesmo.
( ) Processo de identificação é o elemento de cópias de qualquer coisa que não possui uma significação subjetiva e uma produção espontânea do ser.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA:
Perlin (2005), no capítulo intitulado “Identidades Surdas”, sugere as diferenças entre formas
de ouvintismo presentes na sociedade. Relacione as formas de Ouvintismo sugeridas pela autora
com suas descrições, que as seguem:
I) Ouvintismo tradicional
II) Ouvintismo natural
III) Ouvintismo crítico
( ) É cena do discurso ouvintista que defende uma igualdade entre surdos e ouvintes, porém continua com o encapsulamento do surdo na cultura ouvinte.
( ) Nesse discurso, os ouvintes condicionam as representações sobre os surdos de modo a não lhes dar saídas para outros modelos que não sejam o modelo de identidade ouvinte.
( ) Modelo que se aproxima de uma posição solidária: admite a possibilidade de alteridade, do diferente “surdo”, identidade e autonomia linguística.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Perlin (2005), no capítulo intitulado “Identidades Surdas”, identifica que há diferentes categorias de identidades surdas nos sujeitos surdos. Relacione as múltiplas identidades surdas apresentadas pela autora com suas descrições, que as seguem:
I) Identidade surda
II) Identidade surda híbrida
III) Identidade surda de transição
IV) Identidade surda incompleta
V) Identidade surda flutuante
( ) Refere-se aos surdos que nascem ouvintes e que, com o tempo, se tornaram surdos. Estes surdos conhecem a estrutura do português falado e usamno como língua.
( ) Está presente onde os surdos vivem e se manifestam a partir da hegemonia ouvinte. Essa identidade é interessante porque permite ver o surdo, seja ele consciente ou não de ser surdo, como vítima da ideologia ouvintista, que segue determinando seus comportamentos e aprendizados.
( ) Está presente na situação dos surdos que foram mantidos sob o cativeiro da hegemônica experiência ouvinte e que passam para a comunidade surda, como geralmente acontece.
( ) Está presente no grupo onde entram os surdos que fazem uso da experiência visual. Nota-se, nesses surdos, formas muitos diversificadas de usar a comunicação visual, que caracteriza o grupo a partir do centro específico da cultura surda.
( ) Apresentada por aqueles surdos que vivem sob uma ideologia ouvintista latente que trabalha para socializar os surdos de maneira compatível com a cultura dominante.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Leia o trecho a seguir:
“As identidades surdas estão aí, não se diluem totalmente no encontro ou na vivência por meios sócio-culturais ouvintes. É evidente que as identidades surdas assumem formas multifacetadas em vista das fragmentações a que estão sujeitas, face à presença do poder ouvintista que lhe impõem regras” (PERLIN, 2005, p. 54).
A partir do trecho acima, é possível afirmar que:
“Quando cheguei lá vi intérpretes e eu não entendia muito bem o que eles interpretavam. Eu fiquei olhando o que estava acontecendo lá e comecei a me surpreender, eu não acreditava que tinha surdos que trabalhavam com a LIBRAS e tinham capacidades, entendiam a LIBRAS. Percebi que ela não significava prejuízo, pelo contrário caracterizava a comunicação e havia surdos professores, que estavam palestrando e eu ficava admirado, havia muitos surdos”.
Taiane Santos dos Santos Narrativas surdas: experiências na comunidade e na cultura surda e a constituição de identidades Dissertação de Mestrado em Educação Universidade Federal de Pelotas: Pelotas–RS, 2012
Essa narrativa relata um episódio de espanto de um ouvinte frente à autonomia dos surdos e a importância da língua de sinais em suas vidas, na interação com o outro; em outras palavras, reflete o choque que os ouvintes têm quando percebem que os surdos não possuem as limitações que, tradicionalmente, são atribuídas às pessoas surdas no censo comum e, muito pelo contrário, possuem características e formas próprias de interagir entre si. Mediante isso, pode-se dizer que o excerto retrata, predominantemente, traços de
A cultura surda se constitui a partir da relação com e entre diversos artefatos que possibilitam aos surdos se reconhecerem como sujeitos pertencentes a uma comunidade que partilha valores, modos de ser, comportamentos e visões de mundo.
Compõem essa cultura os artefatos
Segundo Gesser (2009), alguns mitos sobre a Libras estão presentes na nossa sociedade. Marque a alternativa CORRETA:
I - A Libras é uma língua artificial, visto que foi construída e estabelecida por um grupo de indivíduos com algum propósito específico.
II – A Libras não é uma língua universal, visto que cada país possui a sua língua de sinais.
III – A Libras é uma língua exclusivamente icônica, visto que é uma língua espaço visual e seus sinais possuem nítida relação da sua forma com seu significado.
De acordo com Skliar (1998, p. 15) o que significa o termo ouvintismo? in: SKLIAR, C. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
Assinale a alternativa CORRETA:
Strobel (2007) em seus estudos sobre as re - presentações das identidades Surdas, afirma que:
“... a representação “surda” tem procu - rado abrir um espaço igualitário para o povo surdo, procurando respeitar suas identidades e sua legitimação como gru - po com diferencial linguístico e cultural.” (STROBEL, 2007, p. 34 in QUADROS, PERLIN (Org.). Estudos Surdos II. 1 ed. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2009.
Nesse mesmo contexto, Perlin (1998, p. 53)
afirma que os Estudos Culturais, ao focalizarem a
representação da Identidade Surda devem:
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
A alteridade baseia-se no princípio da representação do sujeito,
individual e independente, na medida em que expressa
a qualidade ou o estado do que é próprio do indivíduo,
sem afetar diretamente o outro, seja este igual ou diferente.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
A alteridade surda é autônoma e independente de
reconhecimento pela normalidade ouvinte.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
O conceito de alteridade distingue-se do conceito de empatia,
uma vez que não se trata apenas de vivenciar experiências do
outro, mas de entender como tais experiências se concretizam
a partir da lógica do outro.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
Sentir-se inseguro no escuro ou constatar a presença de uma
pessoa em determinado lugar, por ter identificado, logo ao
chegar, que o carro dessa pessoa está entre outros carros
estacionados no local, são experiências vivenciadas por
surdos e que caracterizam o artefato da experiência visual.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
A preferência de alguns surdos por estabelecer,
periodicamente, pontos de encontro com seus pares, casar-se
com pessoas surdas e residir próximo aos seus pares marca
o predomínio do artefato cultural linguístico presente
na comunidade surda.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O uso de babá eletrônica por pais surdos para monitorar
seus filhos, enquanto aqueles fazem atividades domésticas, faz
parte do artefato cultural artes visuais da comunidade surda.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O artefato cultural familiar identifica um problema social
quando do nascimento de uma criança surda, tanto em famílias
de pais surdos quanto em de pais ouvintes.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O artefato cultural da literatura surda é marcado pela memória
de fatos, episódios, histórias e experiências vividos por pessoas
surdas e transmitidos ao longo das várias gerações de povos
surdos, comumente, por práticas verbais sinalizadas.
Segundo LIDDEL (2000), apresentam-se três tipos de usos do espaço na língua de sinais. Com relação ao uso do espaço para referentes no ____________, o referente que se pretende representar diz respeito a terceira pessoa, e não presente na situação de comunicação, representado sob a forma de um ponto fixo no espaço físico.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase acima:
Sobre a construção da identidade surda na escola e a relação com alunos ouvintes, podemos afirmar que:
No registro da história da comunidade surda, muitos foram obrigados a ser oralizados e "normalizados" com o objetivo de que fossem incluídos na sociedade ouvinte (GOÉS; CAMPOS, 2014). Sobre o registro da trajetória dos surdos no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A assimilação ativa deve evitar a direção e a orientação do professor.
II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Como língua, a Libras está composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerado instrumento linguístico.
II. Nenhum cidadão tem direito à educação ou à aprendizagem ao longo da vida.
Marque a alternativa CORRETA:
A escola deve preocupar-se não apenas com a identidade surda do aluno, mas, também, com outras identidades manifestadas pelos sujeitos. A identidade surda é apenas uma delas; existem as identidades voltadas ao gênero, à cor, à raça, etc.
Uma afirmação que corresponde a esse modo de conceber a identidade é:
“As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito.” (PERLIN, 2004). A alternativa para a identidade surda incompleta:
Segundo Perlin (1998), a identidade surda pode ser definida como a identidade
A identidade não é algo estático, imóvel ou permanente, ela se molda de acordo com as informações que o indivíduo recebe (CALDAS, 2012, p. 143). As cinco identidades surdas categorizadas por Perlin (2013) são:
O processo por meio do qual a população surda descobre sua identidade surda, enquanto parte de uma comunidade visual coletiva (SUTTON-SPENCE, 2008, p.340), denomina-se: