SóProvas



Questões de Erros Inatos do Metabolismo


ID
399217
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os distúrbios metabólicos ou erros inatos do metabolismo são tendências herdadas que resultam na ausência ou atividade reduzida de uma enzima ou cofator específico. Quanto aos cuidados dietéticos da fenilcetonúria, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA! A Phe possui um gradiente positivo da placenta para o feto, ocasionando concentração de 1 a 2,9x maior no feto quando comparada à mãe. 


ID
481471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Células vivas caracterizam-se, entre outras coisas, por um
complexo sistema de reações bioquímicas para a produção e
utilização de energia. Sob a perspectiva dos sistemas
metabólicos, julgue os itens de 10 a 15.

A fenilcetonúria, uma doença causada pela deficiência de uma enzima do metabolismo de aminoácidos, caracteriza- se pela excreção aumentada de ácido fenilpirúvico, fenilactato e fenilacetato. O tratamento convencional é alimentar o paciente com dieta rica em fenilalanina e isenta de tirosina.

Alternativas
Comentários
  • a dieta consiste em eliminar alimentos que contenham fenilalanina


ID
1512973
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO pertence ao grupo de doenças associadas ao consumo excessivo de alimentos ou à alimentação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil.  A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).


ID
1580671
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um alimento ou grupo de alimentos permitido livremente no tratamento dietético de pacientes que apresentam fenilcetonúria.

Alternativas

ID
1976893
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A fenilcetonúria é um erro inato no metabolismo de herança autossômica recessiva. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fenilcetonúria: Ausência da fenilalanina hidroxilase que transforma a fenilalanina em tirosina. Aumenta a excreção urinária de ácido fenilpirúvico e fenilalanina.

  • a) Os tipos de fenilcetonúria são: clássica, maternal e atípica;

    b)  A deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase causa hiperfenilalaninemia e aumento dos seus derivados no sangue.

    c) A enzima fenilalanina hidroxilase catalisa a conversão da fenilalanina em tirosina

    d) A fenilcetonúria do tipo clássica caracteriza-se por deficiência da pigmentação de cabelos (tirosina é importante na formação de melanina), eczemas e complicações neurológicas, transtorno de conduta e atividade autística. Nessa condição é comum a presença de metabólitos da fenilalanina na urina, como fenilacetato, fenilactato e fenilpiruvato, que pode levar a dificuldade de andar ou falar, hiperatividade, tremores, microcefalia, falhas no crescimento e retardo mental constituindo a forma mais grave.

    e) O diagnóstico precoce da fenilcetonúria é realizado por triagem neonatal, “teste do pezinho”, que é obrigatório em todo território nacional e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  • gab E!

    Fenilcetonúria: doença genética monogênica (primeira lei de Mendel para ver o genótipo), não (ligada ao sexo (autossômica), e recessiva (necessário aparecer em homozigose)

  • Três formas de apresentação metabólica são reconhecidas e classificadas de acordo com o percentual de atividade enzimática encontrado:

    • - Fenilcetonúria clássica – quando a atividade da enzima fenilalanina hidroxilase é praticamente inexistente (atividade inferior a 1%) e, consequentemente, os níveis plasmáticos encontrados de fenilalanina são superiores a 20mg/dl;
    • - Fenilcetonúria leve – quando a atividade da enzima fenilalanina hidroxilase é de 1 a 3% e os níveis plasmáticos de fenilalanina encontram-se entre 10 e 20mg/dl;
    • - Hiperfenilalaninemia transitória ou permanente – quando a atividade enzimática é superior a 3% e os níveis de fenilalanina encontram-se entre 4 e 10mg/dl; esta situação é considerada benigma não ocasionando qualquer sintomatologia clínica.

    fonte: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cipoi/triagem-neonatal/teste-do-pezinho/patologias/fenilcetonuria


ID
2028490
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Prefeitura de Jambeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os erros inatos do metabolismo:

I- A recente utilização da espectrometria de massas em tandem nos testes de triagem neonatal tem tornado possível o diagnóstico présintomático de muitos Erros Inatos do Metabolismo (EIM), diminuindo assim a ocorrência de dano neurológico ao paciente, muitas vezes está associada ao tempo e ao período de exposição ao metabólito tóxico.

II- A intervenção adequada e imediata após o diagnóstico é, em muitos casos, determinante fundamental para definir o prognóstico desses pacientes.

III- Os EIM embora tidos como raros, são na verdade, pouco conhecidos e pouco diagnosticados, e compreendem mais de 700 distúrbios, a maioria deles relacionados à síntese, degradação, transporte e armazenamento de moléculas no organismo.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2028493
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Prefeitura de Jambeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os Erros Inatos do Metabolismo podem se apresentar em qualquer faixa etária, desde a vida fetal até a idade adulta, com predomínio entre o período neonatal e os:

Alternativas

ID
2119384
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A conversão da enzima fenilalanina em tirosina causa a seguinte patologia:

Alternativas
Comentários
  • ERROS INATOS DO METABOLISMO, distúrbio do metabolismo dos aminoácidos.

     

  • Questão mal redigida!

  • Acho que a questão queria pedir qual era a doença que IMPEDE a conversão da fenilalanina em tirosina. Pois a enzima que converte fenilalanina em tirosina é a fenilalanina hidroxilase... Questão bem mal elaborada mesmo.


ID
2234155
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual o nome da doença que ocorre pela alteração da enzima fenilalanina em tirosina?

Alternativas
Comentários
  • a - fenilcetonúria

  • A fenilcetonuria ocorre devido conversão da enzima fenilalanina em tirosina


ID
2350912
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Diferentes nutrientes são utilizados no tratamento nutricional de pacientes com erros inatos do metabolismo com manifestações neurológicas, incluindo os distúrbios do metabolismo de carboidratos e ácidos graxos, os distúrbios mitocondriais, o metabolismo de cobre, a doença de Refsum, dentre outras. Sobre os erros inatos do metabolismo com manifestações neurológicas que respondem ao tratamento nutricional, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2495575
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O tratamento dietoterápico da fenilcetonúria visa a evitar o acúmulo de fenilalanina (Phe) sérica. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, alimentos permitidos, proibidos e isentos de Phe. 

Alternativas

ID
2825407
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São alimentos fonte de fenilalanina:

Alternativas
Comentários
  • a) Carnes e aspartame.



  • Alimentos protéticos e aspartame ( contém fenilalanina em sua composição)


ID
3299329
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre nutrição em condições clínicas específicas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) A fenilcetonúria é uma doença genética detectada pela triagem neonatal, e o tratamento consiste em dieta isenta de fenilalanina suplementada com fórmulas de aminoácidos para suprir as necessidades proteicas da criança afetada.

( ) Na fase ativa da doença inflamatória intestinal, recomenda-se uma dieta hipolipídica, restrita em carboidratos simples e fibras insolúveis, com pouco volume, fracionada de seis a oito refeições diárias.

( ) O índice de massa corporal é um bom indicador para o tratamento da obesidade, pois reflete a distribuição da gordura corporal e distingue massa gordurosa de massa magra.

( ) São critérios para diagnóstico de Diabetes mellitus: polidipsia, anúria, ganho de peso, glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL e glicemia pós-prandial maior ou igual a 250 mg/dL.

( ) Uma das principais consequências da deficiência de ferro é a diminuição da capacidade de aprendizagem em crianças em idade escolar e menor produtividade em adultos.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Fenilcetonúria é detectada no teste do pezinho, não pela triagem.

    IMC não distingue massa gorda de massa magra.

    No Diabetes mellitus não há ganho de peso.

  • No diabetes é comum poliúria e não anúria. Exames da triagem neonatal (MS): teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha e teste do coraçãozinho.

ID
3563158
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Guaxupé - MG
Ano
2010
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Adrenoleucodistrofia é o termo usado para descrever duas doenças geneticamente determinadas (erros inatos do metabolismo): a adrenoleucodistrofia ligada ao X e a adrenoleucodistrofia neonatal, caracterizadas pelo aumento nos níveis de ácidos graxos de cadeia muito longa. Uma estratégia dietética comumente utilizada para amenizar o início dos sintomas é o uso de uma mistura de ácidos graxos conhecida como “Óleo de Lorenzo”, composta por: 

Alternativas

ID
3837928
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A mãe de uma criança de 3 anos com fenilcetonúria procurou um nutricionista em uma unidade básica de saúde para receber orientações em relação aos alimentos que seu filho poderia consumir. Corretamente, o nutricionista informou que a criança poderá consumir, entre outros alimentos,

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Fenilcetonúria / Ministério da Saúde, 2020.

    GRUPO VERMELHO (proibidos):

    • Todos os tipos de carne, peixe, ovos e frutos do mar.
    • Oleaginosas, soja, lentilha, ervilha, feijão, grão de bico e produtos feitos destes alimentos
    • Laticínios animais e subprodutos: leite, queijos, sorvete, cremes, leite condensado, etc
    • Leites vegetais e subprodutos à base de soja, amêndoas, amendoim, aveia, castanhas, nozes e demais oleaginosas Cereais como trigo, aveia, cevada, centeio, sorgo, milho e produtos feitos destes alimentos, como pães, massas, bolos, biscoitos
    • Chocolate e achocolatados
    • Aspartame

    Assim, por exclusão, o único alimento descrito na questão que não está na lista de proibidos ( ou contem ingredientes dela) é o algodão doce.


ID
3939364
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os portadores de fenilcetonúria não conseguem metabolizar a fenilalanina, o excesso dessas moléculas no sangue se transforma em um ácido fenilpirúvico, que exerce ação tóxica em vários órgãos, especialmente no cérebro. Dentre as afirmações abaixo, analise as assertivas abaixo:


I. A Fenilcetonúria (PKU) é caracterizada por uma falha no DNA do indivíduo, gerando mutações que levam a deficiência da enzima responsável pela digestão aminoácido fenilalanina.
II. Inquietação e irritabilidade, com presença ou não de crises convulsivas podem ser sintomas da fenilcetonúria.
III. Farinha de tapioca, polvilho de mandioca, sagu, mel, geléias de frutas, café e o chá possuem alto teor de fenilalanina.
IV. A triagem neonatal é realizada através do “teste do pezinho”.
V. Os alimentos que devem ser evitados são as carnes e derivados, feijão, ervilha, soja, grão-de-bico, lentilha, amendoim, leite e derivados, achocolatados, ovos, nozes, gelatinas, bolos, farinha de trigo (comum), pães em geral, biscoitos, e alimentos para fins especiais contendo adoçantes.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  III. Farinha de tapioca, polvilho de mandioca, sagu, mel, geléias de frutas, café e o chá possuem BAIXO teor de fenilalanina.


ID
4207369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O teste do pezinho diagnostica diferentes doenças em recém-nascidos; entre elas, a fenilcetonúria (PKU), conhecida por ser o erro inato metabólico mais comum entre as hiperfenilalaninemias. Acerca da PKU, julgue o item que se segue.


No paciente com PKU, a fenilalanina não é metabolizada em tirosina devido à deficiência ou inatividade da fenilalanina hidroxilase e vias associadas, provocando, como principal acometimento, a deterioração neurológica da criança.

Alternativas

ID
5021077
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considere que uma paciente, nascida de parto normal com peso de 2.200 g, com idade gestacional de 35 semanas, apresentou icterícia, distensão abdominal, hepatoesplenomegalia, hiperamonemia e desconforto respiratório logo após o nascimento. Os exames iniciais da criança mostraram alteração nas enzimas hepáticas e anemia. A paciente recebia aleitamento materno exclusivo por sonda e passou a apresentar vômitos e diarreia, sem ganho ponderal. De acordo com esses sinais e sintomas clínicos, foi levantada a suspeita de erro inato do metabolismo, e realicou-se a cromatografia de açúcares da urina, resultando na presença de lactose, glicose e galactose, indicando a possibilidade de galactosemia.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

A transição gradual da oferta da fórmula para via oral pode ser realizada com a evolução do quadro e a melhora da sucção.

Alternativas

ID
5165509
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A galactosemia é o nome dado à condição hereditária caracterizada pela incapacidade do organismo de metabolizar a galactose. Crianças com galactosemia do tipo mais comum apresentam deficiência enzimática de:

Alternativas

ID
5175856
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A fenilcetonuria é uma doença metabólica hereditária caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase. Quanto à alimentação dos portadores de fenilcetonuria, é indicado o consumo de:

Alternativas

ID
5204068
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A fenilcetonuria é uma doença metabólica hereditária caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase. Quanto à alimentação dos portadores de fenilcetonuria, é indicado o consumo de:

Alternativas

ID
5246599
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No tratamento das diversas patologias, a nutrição tem um papel fundamental nos processos de reabilitação, controle e até cura.
Analise as seguintes afirmativas concernentes ao diagnóstico clínico e aos aspectos nutricionais em condições clínicas específicas e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A fenilcetonúria (PKU) e a fibrose cística (FC) são doenças genéticas identificadas pela triagem neonatal, sendo o tratamento da PKU baseado em dieta restrita em proteínas associado a um substituto proteico isento de fenilalanina. Já a dieta prescrita para a FC deve ser hiperproteica e aumentada em sua oferta energética de 20 a 50%.
( ) A síndrome metabólica é representada por um conjunto de fatores de risco cardiovascular relacionados à resistência à insulina e à deposição central de gordura, podendo ser identificada pela medida da circunferência abdominal, hipertensão, dosagens sanguíneas de triglicérides, colesterol e glicemia de jejum.
( ) Os pacientes acometidos pela doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) geralmente apresentam baixo peso corporal para a estatura e redução de prega cutânea tricipital, pelo aumento do gasto energético basal associado à dispneia, devendo consumir uma dieta com baixo teor de lipídios e com proteína entre 1,0 a 1,2 g/kg de peso/dia.
( ) Pacientes diabéticos com bom controle glicêmico, sem comprometimento renal, devem ingerir as mesmas quantidades de carboidratos por refeição, sempre nos mesmos horários para otimizar o controle glicêmico em função das glicemias pós-prandiais. A oferta de proteínas deve ser de 0,8 a 1,0 g/kg de peso/dia.
( ) Recomenda-se estimar as necessidades energéticas do paciente hepatopata estável utilizando-se 35 a 40 kcal/kg de peso/ dia. Em presença de edema periférico e ascite, recomenda-se utilizar o peso adequado para o paciente ou o peso seco. A quantidade de proteína pode variar de 0,6 a 0,8 g/kg de peso/dia, dando-se preferência à proteína animal.
Assinale a sequência correta.  

Alternativas

ID
5264734
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Saltinho - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na doença de Wilson (DW), o paciente deve consumir alimentos com baixos teores de:

Alternativas
Comentários
  • Na doença de Wilson o cobre não é eliminado de forma adequada e se acumula

  • A doença de Wilson é um distúrbio autossômico recessivo associado a um comprometimento na excreção biliar de COBRE. Ocorre acúmulo de cobre em diversos tecidos, como fígado, cérebro, córnea e rins.

    Os alimentos ricos em cobre incluem carnes de órgãos, moluscos, chocolate, nozes e cogumelos.

    (KRAUSE)


ID
5270029
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O tratamento para Fenilcetonúria (PKU) é fundamentalmente dietético. A deficiência intelectual é a mais importante sequela desta doença e mesmo após o desenvolvimento neurológico completo do indivíduo, quando o paciente não consegue manter as concentrações de fenilalanina (Phe) no sangue as funções cognitivas podem ser alteradas.

Sobre o manejo nutricional da PKU clássica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com KRAUSE:

    A fenilcetonúria (PKU) é a mais comum das hiperfenilalaninemias. Neste distúrbio, a fenilalanina (Phe) não é metabolizada em tirosina (Tyr) por causa de uma deficiência ou inatividade da fenilalanina hidroxilase (PAH).

    O tratamento nutricional envolve a restrição do substrato fenilalanina e suplementação de Tirosina.


ID
5438287
Banca
HCRP
Órgão
HCRP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A desidratação e os distúrbios hidroeletrolíticos ocasionados pelo suor e pela superfície corporal trazem risco para os lactentes com fibrose cística. Como prevenir os distúrbios eletrolíticos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Gabarito: B.

    Neonatos e lactentes em uso de leite materno ou de fórmulas infantis devem receber suplementação de cloreto de sódio, na dose de 2,5-3,0 mEq/kg/dia.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."


ID
5438320
Banca
HCRP
Órgão
HCRP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação ao tratamento de pacientes com Fenilcetonúria (FNC), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • o aleitamento materno não é contraindicado, sendo encorajado oferecer à criança, associado à fórmula isenta de fenilalanina.

  • O aleitamento materno deve ser encorajado, já que o leite materno possui baixa quantidade de fenilalanina. É importante avaliar os níveis plasmáticos de fenilalanina regularmente.


ID
5539249
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a RDC nº 460, de 21 de dezembro de 2020 (ANVISA), que dispõe sobre os requisitos sanitários das fórmulas dietoterápicas para erros inatos do metabolismo, é correto afirmar que as referidas fórmulas destinadas a lactentes e crianças de primeira infância devem atender alguns requisitos, dentre eles,

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. As fórmulas dietoterápicas para erros inatos do metabolismo destinadas a lactentes e crianças de primeira infância devem atender aos seguintes requisitos:

    I - os ingredientes, incluindo os aditivos alimentares, utilizados em sua formulação devem ser isentos de glúten;

    II - as gorduras e óleos hidrogenados, total ou parcialmente, não podem ser utilizados na sua composição;

    III - mel, frutose e fluoreto não podem ser utilizados na formulação de produtos destinados a lactentes; e

    IV - os produtos destinados a crianças de primeira infância adicionados de mel devem ser tratados para destruir os esporos de Clostridium botulinum.

    Parágrafo único. A adição de frutose em produtos destinados a lactentes é permitida quando este for o único carboidrato possível para o manejo dietético do erro inato do metabolismo para o qual o produto é indicado, com base em evidências científicas.