SóProvas



Questões de Movimentos Sociais e de Massa


ID
231223
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao fenômeno habitualmente descrito como "o processo pelo qual as forças sociais marginais, minoritárias ou anômicas tomam forma, são reconhecidas e incorporadas pelo conjunto do sistema das formas sociais já instaladas", institucionalizando uma novidade estética ou uma corrente de revolta da ordem existente em concorrência regular com seus homólogos já existentes no mercado, o autor René Lourau nomeia de:

Alternativas
Comentários
  • Se você não conhecer as teorias de Pierre Bourdieu, Zygmunt Bauman e o efeito Mühlmann você não serve psicólogo do Departamento de trânsito? Esse aí devia ter reprovado nas aulas de Recrutamento e Seleção.

    Para R. Lourau, “Analyse institutionnelle et question politique”, p. 25.

    "O que a sociologia chama degeneração das instituições
    sob o efeito da organização burocrática é, de fato, o
    movimento mesmo da instituição. Do ponto de vista da
    profecia inicial, o movimento é efetivamente entrópico.
    Mas do ponto de vista do desenvolvimento das formas
    sociais, é de uma dinâmica que se precisa falar. A
    institucionalização não é uma queda, uma enfermidade.
    É o resultado da ação do princípio de equivalência que
    rege a vida social, do qual o efeito Mühlmann é um
    corolário

    ....o efeito Mühlmann, habitualmente descrito em
    termos de recuperação ou de integração, designa o
    processo pelo qual as forças sociais marginais ou
    minoritárias ou anômicas (ou todas de uma só vez)
    tomam forma, são reconhecidas pelo conjunto do
    sistema das formas sociais já instaladas. O instituído
    aceita o instituinte quando pode integrá-lo, quer dizer,
    torná-lo equivalente às formas já existentes"

    O efeito que ele quer dizer é que movimentos revolucionários eventualmente se tornam cada vez mais semelhantes a uma instituição convencional, por exemplo quando um novo estilo de arte se transforma em um estilo acadêmico ou quando rebeldes sobem ao poder. Foi embasado nos estudos de Muhlmann sobre as transformações de cultos inovadores em religiões tradicionais após profecias não concretizadas. E generalizadas para todos contextos por Loreau:

    Uma novidade estética, um desvio libidinal, uma
    corrente de revolta e de negação da ordem existente,
    uma particularidade cultural etc., se institucionalizam
    entrando em concorrência regular com seus homólogos
    já existentes no mercado. O processo de burocratização
    é simplesmente uma manifestação, um efeito da
    institucionalização.

ID
1245943
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É sabido que existe a segregação e a criminalização de uma significativa parcela da população brasileira, a saber, a juventude pobre e negra. Tal discriminação remonta a períodos históricos, entre os quais, a preocupação do Estado em controlar os escravos recém-libertos pela lei do Ventre Livre e, assim, a tutela sobre os ‘menores em situação irregular’.

A partir dos movimentos sociais em favor dos direitos humanos que marcaram os anos 80-90, surgiram leis que procuraram abolir a discriminação em relação a jovens e crianças de camadas sociais e econômicas distintas, entre as quais destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • O ECA representa um verdadeiro divisor de águas no que se refere ao trato da matéria relacionada à infância e juventude. Amparado pela Constituição Federal de 88 – art. 227 da CF – o Estatuto modificou completamente o tratamento legal da matéria, substituindo a ultrapassada Doutrina da Situação Irregular pela Doutrina da Proteção Integral.Houve, portanto, uma mudança de paradigma amparada no texto constitucional e, este, por sua vez, em textos internacionais de proteção aos direitos da criança, representados pela Doutrina das Nações Unidas de Direitos da Criança. De tal forma, o Brasil ratificou integralmente o texto da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança em 1990.

    Gabarito: letra D


ID
1374217
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais e aponta que a intermediação entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo é feita

Alternativas
Comentários
  • Os grupos sociais são pequenas organizações de indivíduos que, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos. Para garantir essa organização, possuem normas; formas de pressionar seus elementos para que se conformem as normas; um funcionamento determinado, com tarefas e funções distribuídas entre seus elementos; formas de cooperação e de competição; seu líder e apresentam aspectos que atraem os indivíduos, impedindo que abandonem o grupo (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 1999).

     

    Existem as organizações ou elementos que servem de intermediários entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo. Essa intermediação é feita pelos grupos sociais.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/processo-de-socializacao-grupos-sociais-e-papeis-sociais/32184

     

  • Podemos perceber nas teorias sobre o grupo uma postura tradicional onde sua função seria apenas a de definir papéis e, conseqüentemente, a identidade social dos indivíduos, e de garantir a sua produtividade, pela harmonia e manutenção das relações apreendidas na convivência. Por outro lado, temos teorias que enfatizam o caráter mediatório do grupo entre indivíduos e a sociedade enfatizando o processo pelo qual o grupo se produz.

     

    Contudo, é sempre preciso atentar em relação a qual autor a questão se refere, pois para autores como Lane e Baró, grupo vai muito além de definir papéis e mediar a relação sociedade e indivíduo. Segundo estes, o significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica que considere a sua inserção na sociedade, com suas determinações econômicas, institucionais e ideológicas; e o próprio grupo só poderá ser conhecido enquanto um processo histórico, e neste sentido talvez fosse mais correto falarmos em processo grupal,
    em vez de grupo.

     

    -------------------

    Gabarito: B


ID
1794064
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir. 

I. O mito da natureza violenta dos excluídos tem implicações nas práticas cotidianas que configuram as relações entre as classes sociais.

II. Os meios de comunicação fornecem informações corretas que nos permitem avaliar adequadamente o quadro de violência que vem sempre aumentando nas grandes cidades brasileiras.

III. A causa da violência, associada ao comportamento dos jovens, deve ser buscada na falta de limites impostos pelos seus pais.

IV. Podemos dizer que, ao longo da história recente da adolescência, a ciência e o pensamento social construíram a ideia de "idade do perigo", que marca a transição da infância para a vida adulta.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D- I e IV estão corretas


ID
1833073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    O movimento de ocupação das ruas, aparentemente, ganhou força por meio da Internet, que ajudou a romper o que os psicólogos sociais chamam de ignorância pluralística. A despeito do nome pomposo, é um estado psicológico corriqueiro manifestado em inúmeras situações sociais, que diz respeito à incapacidade individual de conhecer o que realmente está na cabeça de concidadãos, colegas estudantes ou de trabalho e que constitui um inibidor poderoso do comportamento. Exemplificando, é comum que estudantes decidam não externar sua dúvida em sala de aula, por concluírem que, como nenhum outro colega está se manifestando, eles provavelmente não têm dúvidas! “Por que eu levantaria a mão se ninguém mais parece ter dúvidas?". O usuário do transporte coletivo quer reclamar, mas, como não observa reações negativas nos outros, acaba se conformando.

   Como, nessas situações, a forma de se ter acesso ao que as pessoas acreditam é observando seu comportamento, a ausência de reações visíveis faz com que muitos pensem, erroneamente, que não haveria aprovação social de sua queixa. Isso leva a forte ciclo vicioso, que mantém a conformidade da maioria, como naquilo que Noelle-Neuman chamou de espiral de silêncio.

Fabio Iglesias e Ronaldo Pilati. Rompendo a ignorância pluralística: uma análise do “Sai do Facebook e vem pra rua!". Internet: <www.unb.br> (com adaptações).

A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item seguinte acerca da Psicologia Social.

Fenômeno ligado à psicanálise, a ignorância pluralística ocupa lugar central na psicologia social.

Alternativas
Comentários
  • Em psicologia social, ignorância pluralística, conceito criado em 1924 por Floyd Henry Allport[, é um processo que envolve vários membros de um grupo que pensam possuir percepções, crenças, ou atitudes diferentes do restante do grupo. Apesar de não apoiarem a norma do grupo, os dissidentes se comportam como os outros membros, porque pensam que o comportamento dos outros componentes demonstra que a opinião do grupo é unânime. Em outras palavras, visto que aqueles que discordam comportam-se como se concordassem, cada um dos dissidentes imagina que a norma é aprovada por todos os outros membros, menos por ele mesmo. Isto, por sua vez, reforça o desejo de conformar-se à norma do grupo em vez de expressar discordância. Por conta da ignorância pluralística, as pessoas podem se conformar com a opinião consensual percebida num grupo, em vez de pensar e agir sob suas próprias perspectivas.

    WIKIPÉDIA

    RESPOSTA: ERRADO

  • Ignorância pluralística diz respeito à nossa incapacidade de conhecer o que realmente ‘está na cabeça’ de nossos concidadãos, colegas estudantes ou de trabalho, e constitui-se um inibidor poderoso do comportamento.
    É um conceito da psicologia social e não mantém nenhuma relação com a psicanalise. 


ID
1867033
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Os movimentos sociais têm sido entendidos, sob o enfoque clássico da psicologia social, como resultantes dos esforços de determinadas pessoas em resolver coletivamente problemas que elas têm em comum em relação a um estado mental de insatisfação.” Diversos autores contribuíram em relação aos movimentos sociais, dentre estes Festinger (1975) que, a partir de suas teorias, afirmou que:

Alternativas
Comentários
  • Criador da Teoria da Dissonancia Cognitiva, Fatinger dá o exemplo do fumante que se justifica por vários motivos, dizendo que o cigarro não faz tão mal assim, que é exagero, que engordar também seria prejudicial a saúde. 
    Para Fastinger as pessoa procuram encontrar uma coerência entre seus atos, pensamentos, sentimentos e opiniões para reduzirem o desconforto.

    Reduzir a importância da crença em conflito. 
    Mudar a crença conflitante de modo que seja consistente com outras crenças e comportamentos. 
    Alterar a cognição conflitante é uma das maneiras mais eficazes de lidar com a dissonância cognitiva, mas é também uma dos mais difíceis. Particularmente no caso de valores e crenças mais profundas.

  • Gabarito: 

    a) existe uma correlação entre as categorias sociais e as identidades sociais, no que concerne à participação em movimentos sociais, a qual é acionada pelo estado de dissonância cognitiva e se efetiva pela comparação social

  • certo: existe uma correlação entre as categorias sociais e as identidades sociais, no que concerne à participação em movimentos sociais, a qual é acionada pelo estado de dissonância cognitiva e se efetiva pela comparação social. 

    Reconhece-se, em semelhante raciocínio, uma relação necessária com as Teorias da Dissonância Cognitiva (Festinger, 1975) e da Comparação Social de Festinger (1964): o estado de dissonância cognitiva decorrente de pressões sociais para que pessoas ajam em desacordo com as suas visões de mundo e crenças pode ser um fator explicativo para a busca por movimentos sociais que as defendam e, concomitantemente, devolvam-lhes uma consonância cognitiva, sem que elas tenham que mudar seus comportamentos para se adaptarem à realidade social; ainda, é possível compreender que a comparação social é um elemento presente na participação das pessoas em movimentos sociais, como resultante da busca do indivíduo por informações mais completas acerca de si, a partir das percepções de outros, para aprofundar a sua identidade social.

    É possível conceber, a partir das teorias de Festinger, que existe uma correlação entre as categorias sociais e as identidades sociais, no que concerne à participação em movimentos sociais, a qual é acionada pelo estado de dissonância cognitiva e se efetiva pela comparação social. 

     

     

     


ID
2057914
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais, em que pressões e padrão do grupo podem ser compreendidos como argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos

Alternativas
Comentários
  •  a) do grupo e ao padrão de conduta estabelecido

  • No livro Gestão de Pessoas (Andréia Ribas) a autora explica que:

     

    "O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apoia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a Psicologia, a Sociologia, a Psicologia Social, a Antropologia e a Ciência Política."

     

     

    As contribuições da Psicologia Social são:

     → mudança comportamental

     → mudança de atitude

     → comunicação

     → processos grupais e

     → tomadas de decisões em grupo.

     

    Concluindo: As contribuições da Psicologia Social têm foco no GRUPO

  • a quantidade de pressão exercida sobre os integrantes de um grupo a fim de que continuem nele é a coesão, utilizada para garantir a fidelidade dos membros aos objetivos do grupo

    padrões são formações de normas ou expectativas de comportamento partilhados pelos integrantes de um grupo, que utilizam estes padrões para orientar seus sentimentos e comportamentos. Elas não são necessariamente explícitas, mas partilhadas, conhecidas e seguidas pelos integrantes do grupo

     

    -------------------

    Gabarito: A


ID
2212843
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Rodrigues, Assmar e Jablonski (2003), no livro "Psicologia Social", são exemplos de fenômenos grupais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) coesão, tomada de decisão e identificação grupal.


ID
2230201
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A inserção do psicólogo nas políticas públicas cresceu muito nos últimos dez anos. Essa atuação foi acompanhada pela construção, na psicologia, do compromisso social, com a participação de psicólogos e psicólogas de todo o país. A partir dessa perspectiva é valorizada a construção de práticas comprometidas com a transformação social, em direção a uma ética voltada para a emancipação humana.”

(CFP/CFESS, 2007, p. 20.)

A citação trata dos parâmetros para atuação de psicólogos na política de assistência social. Em relação aos referidos parâmetros, esses profissionais precisam

Alternativas

ID
2825353
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As políticas públicas dirigidas a diferentes segmentos populacionais, tais como LGBT, pessoas com deficiência e negros, fundamentam-se em conceitos operativos que embasam planos de ações específicas. A esse respeito, considere:


I. Identidade de gênero é definida como a junção do sexo biológico com o sexo social.

II. Equidade no contexto da saúde da população está relacionada a práticas que contemplem as diferentes necessidades de cuidado.

III. Discriminação social tem como base a desigualdade entre pessoas ou grupos, onde um se considera superior ao outro.

IV. Reintegração e inclusão social são conceitos semelhantes que focam no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ITEM I:

    Sexo é Biológico, Gênero é Social.

    Identidade

    Identidade de Gênero diz respeito a como a pessoa se sente, se do gênero feminino ou masculino. Seu sexo biológico pode não ser o mesmo de seu sexo social.


    ITEM IV:

    Reintegração social foca no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade.

    Inclusão Social

    Inclusão Social foca em promover um conjunto de ações que garantam a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da etnia, da orientação sexual e de outras diferenças.



  • Percebi que Reintegrar é incluir alguém que já pertenceu à sociedade e incluir é colocar essa pessoa na sociedade pela primeira vez. Isso me ajudou a responder essa questão.

  • I. Identidade de gênero é definida como a junção do sexo biológico com o sexo social. F

    comentários: Identidade de Gênero diz respeito a como a pessoa se sente, se do gênero feminino ou masculino. Seu sexo biológico pode não ser o mesmo de seu sexo social.

    II. Equidade no contexto da saúde da população está relacionada a práticas que contemplem as diferentes necessidades de cuidado. V

    III. Discriminação social tem como base a desigualdade entre pessoas ou grupos, onde um se considera superior ao outro. V

    IV. Reintegração e inclusão social são conceitos semelhantes que focam no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade. F

    comentários: Reintegração social foca no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade. Inclusão Social foca em promover um conjunto de ações que garantam a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da etnia, da orientação sexual e de outras diferenças.


ID
2860789
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Aquino (2000), a formação da sociedade brasileira contemporânea só pode ser entendida ao se reconhecer o papel da participação popular na busca por justiça social para a consolidação da democracia, a partir da progressão de ações coletivas. Sobre os movimentos sociais é possível afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D - A Marcha das Vadias, também conhecida como Marcha das Vagabundas, foi criada e tem-se realizado no Brasil desde a década de 90. 



    O movimento teve início no Canadá, quando um oficial de segurança, ao proferir palestra na Universidade de Toronto, orientou as mulheres “a não se vestirem como vadias” como medida de segurança para evitar o estupro. A fala do policial causou revolta nas mulheres canadenses e mais de 3 mil mulheres foram às ruas de Toronto para protestar NO DIA 03 DE ABRIL DE 2011.

     No Brasil, as marchas têm tido um caráter de protesto que vai além do pedido pelo fim da culpabilização das mulheres pelo estupro. A luta pelo fim da violência doméstica, física, simbólica e sexual também motivou as mulheres a saírem às ruas para exigirem o fim do machismo e a igualdade de gênero.


    http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/noticias/marcha-das-vadias-chega-ao-brasil

  • Alguém tem alguma fonte que afirme que " os movimentos sociais também podem expressar reafirmações do status quo.", como na letra C?

  • " Para além de atos de transgressões da ordem, os movimentos sociais também podem expressar reafirmações do status quo, o que se apresenta de forma patente nas iniciativas de grupos religiosos, como as procissões, frequentes em qualquer localidade, realizadas quando as pessoas desejam rezar juntos, em caminhada, por alguma causa; e as romarias, peregrinações rumo a um santuário, decorrentes de datas comemorativas, a exemplo do Círio de Nazaré, na cidade de Belém do Pará, da cerimônia relacionada a Nossa Senhora Aparecida, no santuário erigido em seu nome na cidade paulista de Aparecida do Norte, ou mesmo da festa de Nosso Senhor do Bonfim, sincretizado na figura do orixá Oxalá, que se comemora na cidade de Salvador, envolvendo adeptos do catolicismo e do candomblé."

    Basicamente toda essa questão foi tirada do mesmo artigo, para quem tiver interesse:

    JESUS, J. G. Psicologia social e movimentos sociais: uma revisão contextualizada. Psicologia e Saber Social, 1(2), 163-186, 2012b.


ID
3833560
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os movimentos sociais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3898033
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No artigo Movimentos sociais como política, Tilly argumenta que, de suas origens no século XVIII em diante, os movimentos sociais prosseguiram não apenas como performances isoladas, mas como campanhas interativas. Assim como as campanhas eleitorais, as rebeliões populares e as mobilizações religiosas consistem em interações entre grupos reivindicantes temporariamente conectados (e cambiantes) e os objetos de suas demandas com terceiros, tais como representantes, aliados, reivindicadores rivais, inimigos, autoridades e vários públicos, que muitas vezes exercem papéis significativos no desenrolar da campanha. Nunca se poderá explicar a variação e a mudança nos movimentos sociais se não houver dedicação cuidadosa, atenção aos outros atores políticos, além dos reivindicantes centrais, como, por exemplo, a polícia, com a qual os demonstrantes tenham lutado, colaborado e desenvolvido suas estratégias. Para esse autor, considera-se como um movimento social

Alternativas
Comentários
  • Segundo o autor referenciado, os movimentos sociais são caracterizados por complexos políticos que combinam três elementos:

    1) campanhas de reivindicações coletivas dirigidas a autoridades - alvo; 
    2) um conjunto de empreendimentos reivindicativos, incluindo associações com finalidades específicas, reuniões públicas, declarações à imprensa e demonstrações; 
    3) representações públicas de valor, unidade, números e comprometimento referentes à causa. 

    A despeito de incessante inovação e variação em pequena escala de um contexto político para outro, os elementos do movimento social desenvolveram-se e difundiram-se conectados como um todo. Nesse sentido, o movimento social tem uma história. A história do movimento social o distingue da história de outras formas políticas, como campanhas eleitorais, celebrações patrióticas, demonstrações de força militar, investiduras de autoridades públicas e luto coletivo. Assim, não se refere a qualquer ação popular, a quaisquer ações alguma vez empreendidas em favor de uma causa, a todas as pessoas e organizações que apoiam as mesmas causas ou a atores heróicos com posição destacada na história. Refere-se a um conjunto particular, interconectado, em evolução e histórico de interações e práticas. Refere-se à combinação característica de campanha, repertório e demonstrações de VUNC (demonstrações de valor [worthiness], de unidade, de números e de comprometimento por parte dos participantes e/ou de seus partidários ).

    Assim sendo,  a única opção que não caracteriza uma ação pontual, mas um fenômeno que possui história é o item "E".

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3899044
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos objetivos de um projeto social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra comentar?

  • socorro, n entendi nada desse gabarito

  • Olá,

    Primeiro temos que entender que essa questão foi em uma prova para especialista em psicologia do esporte, provavelmente em uma matéria bem especifica desse ramo que nao cairia em uma prova para psicologo social, cras, essas coisas.

    A - Valores como solidariedade, criatividade e participação são considerados como elementares.

    B- Os projetos sociais acreditam que todos podem vencer se houver o esforço de cada um.

    Aqui eu acredito que fala da meritocracia , o que torna a questão errada, pois a realidade das desigualdades sociais vai contra a ideologia da meritocracia em nossa sociedade. Se admitirmos que vivemos em uma sociedade com oportunidades desiguais, não é possível sustentar a ideia meritocrática de que apenas o esforço individual determina a ascensão ou as condições de alguém.

    C- O acesso à prática esportiva lúdica não favorece as chances para todos os que participam de projetos sociais.

    Pelo contrário favorece

    D- Ao fornecer formação atlética – técnico – tática, o projeto social é inclusivo.

    E - Crianças e adolescentes beneficiam-se somente com a educação informal.

    a palavra somente deixa a questão errada.


ID
4883041
Banca
UPA
Órgão
Prefeitura de Barbalha - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Kurt Lewin é um dos autores mais importantes da psicologia social. Dentre as elaborações de Lewin é possível afirmar que:
I. Para Lewin, o antissemitismo é um problema apenas individual, uma vez que o preconceito é pertencente aos processos de interiorização de certo valores sociais.
II. Embora possam constituir uma maioria geográfica, as minorias geográficas são aquelas que possuem baixa capacidade de autodeterminação, ou seja, de mudar as próprias condições.
III. As minorias psicológicas só existem porque são toleradas, ou seja, sua sobrevivência depende da boa vontade das classes privilegiadas. Nesse sentido, o preconceito às camadas discriminadas tende a diminuir conforme as tensões econômicas aumentam.

Assinale a alternativa em que os itens estão corretos:

Alternativas

ID
5326441
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sapé - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As políticas de proteção e promoção social são consideradas políticas setoriais por terem suas ações organizadas por área específicas. Além dessas, algumas políticas têm sido elaboradas tomando como referência necessidades e objetivos de grupos populacionais específicos. Por abranger diversos tipos de políticas tanto de proteção quanto de promoção social, são chamadas de políticas transversais. Podemos considerar as Políticas Transversais:

Alternativas