Segundo o autor referenciado, os movimentos sociais são caracterizados por complexos políticos que combinam três elementos:
1) campanhas de reivindicações coletivas dirigidas a autoridades - alvo;
2) um conjunto de empreendimentos reivindicativos, incluindo associações com finalidades específicas, reuniões públicas, declarações à imprensa e demonstrações;
3) representações públicas de valor, unidade, números e comprometimento referentes à causa.
A despeito de incessante inovação e variação em pequena escala de um contexto político para outro, os elementos do movimento social desenvolveram-se e difundiram-se conectados como um todo. Nesse sentido, o movimento social tem uma história. A história do movimento social o distingue da história de outras formas políticas, como campanhas eleitorais, celebrações patrióticas, demonstrações de força militar, investiduras de autoridades públicas e luto coletivo. Assim, não se refere a qualquer ação popular, a quaisquer ações alguma vez empreendidas em favor de uma causa, a todas as pessoas e organizações que apoiam as mesmas causas ou a atores heróicos com posição destacada na história. Refere-se a um conjunto particular, interconectado, em evolução e histórico de interações e práticas. Refere-se à combinação característica de campanha, repertório e demonstrações de VUNC (demonstrações de valor [worthiness], de unidade, de números e de comprometimento por parte dos participantes e/ou de seus partidários ).
Assim sendo, a única opção que não caracteriza uma ação pontual, mas um fenômeno que possui história é o item "E".
Gabarito do Professor: Letra E.