"O volume de distribuição aparente é o volume de líquido teórico em que o total do fármaco administrado teria de ser diluído para produzir a concentração no plasma. Por exemplo, se forem administrados 1000 mg de fármaco e a concentração plasmática subsequente for 10 mg/L, 1000 mg parecem estar distribuídos em 100 L (dose/volume = concentração; 1000 mg/x L = 10 mg/L; portanto, x= 1000 mg/10 mg/L = 100 L).
O volume de distribuição não tem relação com o volume real do corpo ou com seus compartimentos líquidos, mas certamente com a distribuição do fármaco dentro do corpo. Para um fármaco com alta ligação tecidual, muito pouco do fármaco permanece na circulação; assim, a concentração plasmática é baixa e o volume de distribuição é alto. Fármacos que permanecem na circulação tendem a ter baixo volume de distribuição.
O volume de distribuição propicia uma referência para a concentração plasmática esperada para uma dose determinada, mas fornece pouca informação sobre o padrão específico de distribuição. Cada fármaco tem distribuição corporal única. Alguns fármacos dirigem-se, principalmente, para a gordura, outros permanecem no líquido extracelular e outros se ligam extensivamente a tecidos específicos.
Muitos fármacos ácidos (p. ex., varfarina e ácido acetilsalicílico) ligam-se amplamente às proteínas e, por isso, têm volume de distribuição aparentemente pequeno. Muitos fármacos básicos (p. ex., anfetamina e meperidina) são extensivamente captados pelos tecidos e, por isso, têm volume de distribuição aparentemente maior que o volume de todo o corpo."
fonte:https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/farmacologia-cl%C3%ADnica/farmacocin%C3%A9tica/distribui%C3%A7%C3%A3o-do-f%C3%A1rmaco-aos-tecidos#:~:text=geral%20da%20farmacocin%C3%A9tica.)-,Volume%20da%20distribui%C3%A7%C3%A3o,produzir%20a%20concentra%C3%A7%C3%A3o%20no%20plasma.
A) O volume de distribuição correlaciona a quantidade de fármaco livre no corpo com a concentração de fármaco que foi administrada.
O Volume de distribuição correlaciona a quantidade de fármaco livre (extensão de ligação às proteínas) e o grau de lipossolubilidade
B) O volume de distribuição calculado não deve exceder qualquer volume físico do corpo, porque ele é o volume necessário para conter a quantidade de fármaco na concentração encontrada no sangue.
Pode exceder o volume físico do corpo
C) Fármacos com volume de distribuição alto tem concentração mais elevada no tecido extravascular, ou seja, não são distribuídos de forma homogênea.
D) Os fármacos que são completamente retidos dentro do compartimento vascular tem um alto volume de distribuição
VD pequeno apresenta capitação limitada pelos tecidos - permanecem na circulação