SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Santa Helena - SC - Pedagogo


ID
5014918
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em linhas gerais a democracia constitui a representação legal do povo por meio de representantes por ele eleito, mas em uma análise mais aprofundada da significação do termo podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A democracia é mais do que apenas eleger seus representantes políticos, mas uma concepção de  gozo de direitos coletivos definidos a partir do ordenamento jurídico constituído pelas instâncias representativas. É a partir destas prerrogativas distribuídas democraticamente que se ordena juridicamente a sociedade.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5014921
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Os direitos à educação, à saúde, à segurança e a condições dignas de sobrevivência são garantias constitucionais para qualquer indivíduo, mas quando diz respeito à criança ganham destaque e são fortalecidos por outros instrumentos legais. Entre os principais conselhos especificamente para este fim, qual podemos citar como sendo o principal:

Alternativas
Comentários
  •  

    O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, é a instância máxima de formulação, deliberação e controle das políticas públicas para a infância e a adolescência na esfera federal foi criado pela Lei nº 8.242, de 12 de outubro de 1991 e é o órgão responsável por tornar efetivo os direitos, princípios e diretrizes contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, conta, em sua composição, com 28 conselheiros, sendo 14 representantes do Governo Federal, indicados pelos ministros e 14 representantes de entidades da sociedade civil organizada de âmbito nacional e de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, eleitos a cada dois anos.

    O Conanda realiza suas assembléias mensalmente e está vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e possui quatro Comissões Temáticas (Políticas Públicas, Orçamento e Finanças, Formação e Mobilização e Direitos Humanos e Assuntos Parlamentares).

    Além da definição das políticas para a área da infância e da adolescência, o Conanda também fiscaliza as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infanto-juvenil e é responsável pela gestão do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FNCA), pela regulamentação, criação e utilização desses recursos, garantindo que sejam destinados às ações de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelece o Estatuto.

    Entre as principais atribuições do Conanda, pode-se destacar:

    • Fiscalizar as ações de promoção dos direitos da infância e adolescência executadas por organismos governamentais e não-governamentais;
    • Definir as diretrizes para a criação e o funcionamento dos Conselhos Estaduais, Distrital e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares;
    • Estimular, apoiar e promover a manutenção de bancos de dados com informações sobre a infância e a adolescência, assim como construir indicadores e monitorar a política de atendimento à criança e ao adolescente;
    • Acompanhar a elaboração e a execução do Orçamento da União, verificando se estão assegurados os recursos necessários para a execução das políticas de promoção e defesa dos direitos da população infanto-juvenil;
    • Convocar a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; e,
    • Gerir o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA).

  • Os direitos à educação, à saúde, à segurança e a condições dignas de sobrevivência são garantias constitucionais para qualquer indivíduo, mas quando diz respeito à criança ganham destaque e são fortalecidos por outros instrumentos legais. Entre os principais conselhos especificamente para este fim, qual podemos citar como sendo o principal: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONAN DA.

    --

    ECA- Art. 89. A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

  • Vamos analisar a questão, tendo em vista que trata-se de um concurso para pedagogo, com ênfase na legislação específica de proteção dos direitos da criança e dos adolescentes. Assim, o CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), criado pela Lei n. 8.242/91, é o órgão responsável pela formulação, deliberação e controle de políticas públicas para infância e adolescência em âmbito federal. As outras siglas indicadas são fictícias.

    Gabarito: a resposta é a LETRA C.

  • CONAN

  • Lembrei de Naruto e Obito, esta foi fácil.


ID
5014924
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Art. 9° do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem diz que:


"Fica criado, no âmbito da estrutura organizacional da Secretaria-Geral da Presidência da República, o _______________, com a finalidade de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais."


A lacuna no texto se refere ao:

Alternativas
Comentários
  • D_ Conselho Nacional de Juventude - CNJ.


ID
5014927
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004 qual é o público usuário deste instrumento?

Alternativas
Comentários
  • 2.4. Usuários
    Constitui o público usuário da Política de Assistência Social, cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos, tais como: famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e, ou, no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos e indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal; estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social.

    Fonte: Política Nacional de Assistência Social PNAS/ 2004


ID
5014930
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Vygotsky e Piaget sobre o processo de construção da aprendizagem baseiam-se em pensamentos que podem até convergir em alguns pontos, mas que possuem como divergência uma concepção que define a identidade de cada uma. Qual é o tema sobre o qual as duas teorias divergem?

Alternativas
Comentários
  • Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequencia fixa e universal de estágios. Já Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.

  • A influência que o meio no qual o indivíduo está inserido pode ou não exercer sobre o desenvolvimento de sua aprendizagem


ID
5014933
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mais que uma metodologia de trabalho, o Construtivismo é o resultado de estudos que levaram a uma forma de se entender e se construir uma aprendizagem carregada de significados para o estudante. O principal nome ligado à esta teoria que revolucionou o processo de alfabetização no Brasil na década de 80 é o de:

Alternativas
Comentários
  • D Emília

  • Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi é uma psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget.


ID
5014936
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A defesa dos direitos de uma sociedade está garantida em meios institucionais, mas também se dá de forma indireta, principalmente quando a primeira não é capaz de cumprir com o que lhe cabe. Qual dos itens abaixo é considerado a mais relevante forma institucional de participação popular na garantia de seus direitos?

Alternativas

ID
5014939
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em qualquer meio social o indivíduo estabelece relações que podem ser harmoniosas ou conflituosas, mas o sucesso das relações humanas jamais estará baseado no conflito. Entre os itens abaixo qual representa um princípio básico para que o convívio seja estabelecido de forma harmoniosa?

Alternativas

ID
5014942
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Entre os itens dados abaixo citamos alguns dos princípios que regem a política nacional do idoso (Política Nacional do Idoso - PN1/1994; Estatuto do Idoso). Analise-os para identificar quais fazem e quais não fazem parte destes princípios.

I.O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
II. É exclusivamente da família o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
III. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
IV. O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.

De acordo com a análise feita podemos afirmar que:


Alternativas
Comentários
  • I.O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos. 

    Art. 3° - II

    II. É exclusivamente da família o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida. 

    Art. 3° - I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;

    III. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza

    Art. 3° - III

    IV. O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.

    Art. 3° - IV

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e pede ao candidato que julgue os itens a seguir, no tocante aos princípios que regem a Política Nacional do Idoso. Vejamos:

    I.O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.

    Correto. Trata-se de princípio que rege a Política Nacional do Idoso, nos termos do art. 3º, II, da Lei n. 8.842/1994: Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios:  II - o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos;

    II. É exclusivamente da família o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.

    Errado. Um dos princípios que regem a Política Nacional do Idoso é de que o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania é da família, sociedade e o Estado e não exclusivamente da família, nos termos do art. 3º, I, da Lei n. 8.842/1994:  Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios:  I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;

    III. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.

    Correto. Trata-se de princípio que rege a Política Nacional do Idoso, nos termos do art. 3º, III, da Lei n. 8.842/1994: Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios: III - o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza;

    IV. O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.

    Correto. Trata-se de princípio que rege a Política Nacional do Idoso, nos termos do art. 3º, IV, da Lei n. 8.842/1994: Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios: IV - o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política;

         

    Portanto, os itens I, III e IV estão corretos.

    Gabarito: B

  • Gabarito= B


ID
5014945
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O poder público e seus órgãos têm o dever de assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos. Qual das opções abaixo NÃO configura um desses direitos que devem ser garantidos pelo estado, no que diz respeito à educação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    acesso de alunos portadores de deficiência a vários benefícios que não são conferidos aos demais educandos, inclusive material escolar, merenda escolar e bolsas de estudo.


ID
5014948
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia

Todo indivíduo que vive em sociedade e se entende como parte integrante deste todo, que se impõe de forma ativa para garantir para sim e para seus pares os direitos que lhes são concedidos e entende que neste contexto também é preciso cumprir com seus deveres está exercendo sua:

Alternativas

ID
5014951
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Dinâmica Familiar pode ser entendida como sendo a forma de organização, de funcionamento e de interação e inter-relação dos indivíduos que a compõem. O estudo desta dinâmica tem sido intensificado nos últimos tempos, mas seus objetivos ainda são pouco conhecidos. Qual das opções dadas cita uma importante função do estudo da Dinâmica Familiar?

Alternativas

ID
5014954
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho em grupo é uma prática que bem trabalhada pode alcançar objetivos muito construtivos para o processo educacional. Porém, esta metodologia sempre apresentou muitos desafios, havendo até mesmo resistência por parte de alguns alunos para executar esta tarefa. Qual dos itens dados abaixo NÃO pode ser considerado um ponto negativo no uso desta dinâmica de trabalho?

Alternativas

ID
5014957
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A suposta transferência de conhecimentos de professor para aluno foi considerada por muito tempo a principal função da escola, mas as mudanças políticas e sociais imprimiram à escola um outro papel, que vai muito além de um desenvolvimento cognitivo. Como a escola passou a ser vista com estas mudanças?

Alternativas

ID
5014960
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque a alternativa incorreta, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

Disponível em: 900-ppootcca-nncionaldde-eeducacao-espeeca-naperspctva-daedu caccao &alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao -inclusiva-05122014<emid=30192

Alternativas
Comentários
  • A resposta INCORRETA

    O gestor escolar ou autoridade competente pode se recusar matricular à pessoas com qualquer tipo de deficiência, sem sofrer punição


ID
5014963
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme o art. 29. da Lei Orgânica do município de Santa Helena/SC, o servidor público estável não perderá o cargo:

Alternativas
Comentários
  • gab b

    perde judicialmente e administrativamente apenas

    servidor trabalha para o município e não para um cargo


ID
5014966
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Marque a alternativa incorreta, conforme a Lei n° 13.146/15:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 5º do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    b) É dever somente da família comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Não se trata somente de um dever da família, mas, sim, de todos, nos termos do art. 7º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 7º É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    c) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Correto. A banca trouxe a cópia do art. 2º, do Estatuto em análise: Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    d) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    Correto. Inteligência do art. 4º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    Gabarito: B

  • GABARITO B

    Marcar a incorreta

    Lei n° 13.146/15

     Art. 7º É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

  • A) Art. 5o A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação,

    exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    B) Art. 7o É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    C) Art. 2o Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    D) Art. 4o Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais

    pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    GABARITO -> [B]

  • INcorreta letra B

    é dever de todos

  • Não entendi

  • Comentário do professor do qconcursos

    A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 5º do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    b) É dever somente da família comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Não se trata somente de um dever da família, mas, sim, de todos, nos termos do art. 7º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 7º É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    c) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Correto. A banca trouxe a cópia do art. 2º, do Estatuto em análise: Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    d) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    Correto. Inteligência do art. 4º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    Gabarito: B

  • Q1671672 = Q1671653

    Réplica

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a Lei 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    A) A assertiva está de acordo com disposto no art. 5º, caput do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    B) Inteligência do art. 7º, caput do Estatuto da Pessoa com Deficiência, é dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

     

    C) A assertiva está de acordo com disposto no art. 2º, caput do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    D) A assertiva está de acordo com disposto no art. 4º, caput do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    Gabarito do Professor: B


ID
5014969
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São exemplos concretos da diversidade cultural catarinense:

https://www.sc.gov.br/conhecasc/cultura

Alternativas
Comentários
  • D

    Alguns exemplos da diversidade cultural catarinense são os os casarões portugueses do Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel no Vale do Itajaí e no Norte do Estado e as tradições italianas ainda fortes no Oeste são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense, hoje enriquecida com a soma de novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para viver.


ID
5014972
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo de São Paulo anunciou no dia 19/10/2020 os primeiros resultados dos testes da vacina contra a Covid-19, feitos no Brasil, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Qual é o nome desta vacina?

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54609665

Alternativas
Comentários
  • CoronaVac: 7 perguntas para entender a vacina do Butantan

    O governo de São Paulo anunciou na segunda-feira (19/10) os primeiros resultados dos testes feitos no Brasil da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54609665

  • CoronaVac é uma vacina contra a Covid-19 que usa vírus inativados. Esta técnica recorre a vírus que foram expostos em laboratório a calor e produtos químicos para não serem capazes de se reproduzir. Isso quer dizer que não há a presença do vírus Sars-Cov-2 vivo na solução, o que reduz os riscos deste tipo de imunização. A vacina é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo. Como parte da parceria, o Butantan foi responsável por coordenar os testes de fase 3 da vacina no Brasil, que envolveu 16 centros de pesquisa clínica em sete estados e no Distrito Federal. Fonte: G1
  • É pedir muito uma questão dessa na minha prova ?! :)

  • A

    "O governo de São Paulo disse nesta segunda-feira (19) que 35% dos nove mil voluntários que participam da terceira fase de testes no Brasil apresentaram reações adversas leves à CoronaVac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac...O contrato assinado pelo governo com o laboratório chinês tem o valor de 90 milhões de dólares e prevê que até dezembro a farmacêutica envie seis milhões de doses da vacina já prontas, enquanto outras 40 milhões serão envasadas em São Paulo."

    https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/19/35percent-dos-9-mil-voluntarios-da-vacina-chinesa-contra-a-covid-19-no-brasil-tiveram-reacoes-leves-aponta-estudo.ghtml


ID
5014975
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O aumento no número de casos de Coronavírus no Brasil, na chamada 1a onda, levou à suspensão de aulas da rede pública e privada em todo o país. A medida serviu para evitar aglomerações e deslocamentos. Sem aulas, estabelecimentos de ensino adotaram:

Alternativas
Comentários
  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: ENSINO A DISTÂNCIA DÁ IMPORTANTE SOLUÇÃO EMERGENCIAL, MAS RESPOSTA À ALTURA EXIGE PLANO PARA VOLTA ÀS AULAS

    Questões de atualidades exigem fontes confiáveis

    Gab: A

    Fonte:https://todospelaeducacao.org.br/noticias/educacao-na-pandemia-ensino-a-distancia-da-importante-solucao-emergencial_-mas-resposta-a-altura-exige-plano-para-volta-as-aulas/

  • No curso da pandemia de covid-19, a UNESCO recomendou o ensino à distância (EAD) e plataformas e recursos educacionais abertos, a fim de que escolas e professores alcançassem os alunos, ainda que de forma remota.

    Neste contexto, de ensino remoto, houve um estreitamento nas relações entre família e escola, tendo em vista que a residência dos alunos virou sala de aula.

    No Brasil, na chamada 1ª onda da pandemia, houve suspensão de aulas da rede pública e privada em todo o país. A medida serviu para evitar aglomerações e deslocamentos. Sem aulas, estabelecimentos de ensino adotaram a educação a distância (EAD).

    Resposta: A

  • O texto associado aborda a suspensão de aulas em função das medidas de isolamento social e o enunciado questiona qual modelo educacional foi adotado como consequência.


    A) A educação a distância é um sistema que permite a realização de projetos educacionais por meio de transmissão e disponibilização de conteúdos utilizando a conectividade digital. A distância permite a redução da contaminação ao evitar contatos entre alunos e profissionais do ambiente escolar.    

    B) Corresponde ao modelo clássico presencial que precisou ser substituído.

    C) Não existe modelo educacional com essa nomenclatura.

    D) Ocorreu apenas durante um período de adequação de profissionais, alunos e familiares e logo as atividades foram retomadas em modelo a distância.



    GABARITO DO PROFESSOR: ANULADA 
    O nome correto do sistema adotado é ensino remoto já que para ser EAD o projeto educacional necessita ser pensado e projetado desde seu início para ser veiculado a distância. Como a mudança de presencial para o não presencial ocorreu durante o ano letivo e sem os devidos estudos e preparos necessários é incorreto utilizar o termo educação a distância para o modelo implantado no decorrer do primeiro ano da pandemia. 
  • Essa questão é passível de anulação, pois ensino remoto, que é o que acontece hoje na pandemia, ou híbrido, é diferente de Educação à Distância (EaD), modalidade que é regida por regulamentos próprios.

  • GABARITO COMENTADO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO:

    O texto associado aborda a suspensão de aulas em função das medidas de isolamento social e o enunciado questiona qual modelo educacional foi adotado como consequência.

    A) A educação a distância é um sistema que permite a realização de projetos educacionais por meio de transmissão e disponibilização de conteúdos utilizando a conectividade digital. A distância permite a redução da contaminação ao evitar contatos entre alunos e profissionais do ambiente escolar.    

    B) Corresponde ao modelo clássico presencial que precisou ser substituído.

    C) Não existe modelo educacional com essa nomenclatura.

    D) Ocorreu apenas durante um período de adequação de profissionais, alunos e familiares e logo as atividades foram retomadas em modelo a distância.

    GABARITO DO PROFESSOR: ANULADA 

    O nome correto do sistema adotado é ensino remoto já que para ser EAD o projeto educacional necessita ser pensado e projetado desde seu início para ser veiculado a distância. Como a mudança de presencial para o não presencial ocorreu durante o ano letivo e sem os devidos estudos e preparos necessários é incorreto utilizar o termo educação a distância para o modelo implantado no decorrer do primeiro ano da pandemia. 

  • Os cinco estados (incluindo o Distrito Federal) que obtiveram as maiores notas no ensino a distância em 2021 foram, Paraíba (8.89), Distrito Federal (8.33), Minas Gerais (7.78), Paraná (7.78) e São Paulo (7.74).

    Já os estados de Goiás (1.85), Maranhão (2.13), Alagoas (2.67), Santa Catarina (3.17) e Piauí (3.33) foram os estados com as menores notas referentes ao plano de ensino a distância em 2021.