SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - Contador - Biocombustível


ID
185017
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Lei das Sociedades por Ações (consolidada até 2010), devem compor o grupo do ativo não circulante

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404 Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
            II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

    letra ( C )

ID
185020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, no pronunciamento conceitual básico Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, afirma que as demonstrações contábeis são preparadas para usuários externos em geral. Dentre esses usuários externos, aqueles que têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da empresa, são os

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra a

    RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.121/08

    NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    Usuários e suas necessidades de informação

    Investidores - os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.

    Empregados - os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego.

    Credores por empréstimos - estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

    Fornecedores e outros credores comerciais - os fornecedores e outros credores estão interessados em informações que lhes permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente estão interessados em uma entidade por um período menor do que os credores por empréstimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante.

    Clientes - os clientes têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante.

    Governo e suas agências - os governos e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.

    Público - as entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstrações contábeis podem ajudar o público fornecendo informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes.

     


  • Não sou especialista na área, mas este CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) está causando confusão em quem estuda esta matéria, já vi que ele não considera a Entidade como princípio, indo contra a Lei 6.404/76.

    Agora verifico que apenas os clientes, estão interessados na continuidade de uma empresa...e os investidores (vejam recentemente o caso das empresas de Eike Batista) não possuem este interesse? É lógico que possuem. E os fornecedores? Imagina um fornecedor de máquinas, investe em um equipamento específico para seu cliente e ele fecha,portanto é lógico que tem interesse na continuidade. E os credores em geral? Lógico que possuem.  

    Acho que este CPC é adepto da contabilidade criativa...kkkk

  • A maioria das opções contém usuários que possuem interesse na continuidade ou não da organização. A exemplo dos investidores. Questão mal formulada.

  • Questão horrível. Vejam que os funcionários não devem possuir interesses na continuação operacional da empresa. Eles devem pensar assim: ah, tudo bem se houver o encerramento das atividades operacionais da empresa e amanhã eu estiver desempregado. Ridículo.

  • Todos os listados, de acordo com o que versa o próprio CPC têm interesses na continuidade operacional, pois é um pressuposto básico. De acordo com a formualçao da questão,d everia haver apenas 1 usuário externo. Essa questão é simplesmente horrívelmente formulada, com mais de uma alternativa correta.

  • questão de decoreba... Todos tem interesse... como disse externos, eliminaria apenas os funcionários (são internos)

  • Baseado nos comentários dos colegas, e também na minha opinião, deveria ser anulada

ID
185029
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o pronunciamento técnico CPC 03, na demonstração de fluxos de caixa, as mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade resultam de

Alternativas
Comentários
  •  

    Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

     

    • Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

     

    • Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.

     

    • Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades diferentes das de investimento e de financiamento.

     

    • Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

     

    • Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional.

     

    Cfe Adriana Gatardo - 07/06/2010.


ID
185035
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Os princípios constitucionais tributários prevalecem sobre as demais normas tributárias. No campo do Imposto de Renda, atendidos tais princípios constitucionais, o critério básico que tem por objetivo aplicar a justiça tributária é o princípio da

Alternativas
Comentários
  • O princípio da progressividade, em palavras simples, se resume a: QUEM PODE MAIS, PAGA MAIS!

  • Resposta correta: opção (a)

    Dentre as características apresentadas para a instituição de um Sistema Tributário "Ideal" encontra-se a Equidade. Diz-se que a distribuição do ônus tributário deve se dar de forma que cada um pague uma contribuição considerada justa. Para isso, introduz-se a definição do conceito de progressividade dos tributos. Um tributo é progressivo quando a alíquota de tributação se eleva quando aumenta o nível de renda. A idéia que justifica uma tributação progressiva é a de que quem recebe mais renda deve pagar uma proporção maior de impostos relativamente às pessoas de baixa renda.

    Por isso é que está correto afirmar que o Princípio que tem por objetivo a justiça tributária é o da progressividade.

  • A afirmação que inicia o enunciado da questão está absolutamente incorreta. Qualquer um que tenha um conhecimento mínimo da atual de teoria geral do direito sabe que um princípio não se sobrepõe às demais normas, muito antes pelo contrário, se um princípio entrar em conflito com uma regra, esta prevalece. Certamente quem elaborou a questão nunca ouviu falar de Alexy , Dworking ou Humberto Ávila, para citar só 3 exemplos. Atenção pois as soluções nos conflitos estão sendo cobradas em provas, e, exceto, por essa questão, pode-se afirmar, em síntese que:
    a) REGRA X REGRA: critério cronológico, hierárquico e de especialidade
    b) PRINCÍPIO X PRINCÍPIO: ponderação.
    c) REGRA X PRINCPIPIO: em geral, prevalece a regra, na medida em que se presupõe que a regra foi criada prevendo a contraposição em abstrato entre 2 princípios, escolhendo o legislador pela prevalência absoluta de um.
  • Segundo o art. 153, § 2º, I da CF, o Imposto de Renda é informado pelos seguintes critérios:

    - Generalidade: refere-se aos contribuintes ---> pessoa física, jurídica, rica, pobre, estrangeira ou nacional, não importa, qualquer um que pratique seu fato gerador será sujeito passivo.

    - Universalidade: reporta-se a renda ---> não importa se a renda ou provento se deu em razão de atividade licíta ou ilícita.

    - Progressividade: aplica-se às alíquotas do imposto ----> quanto maior o acréscimo patrimonial, maior será a alíquota sob a qual o contribuinte deverá pagar o tributo.
  • Justica tributaria `e a progressividade, ou seja, quem ganha mais paga mais!! gaba. A


ID
185038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em 31 de dezembro de 2009, a Sociedade Anônima apurou um lucro, antes do Imposto de Renda, de R$ 250.000,00 e não fez qualquer ajuste no LALUR. O Imposto de Renda devido por essa Sociedade Anônima, tributada pelo lucro real, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • Como a tributação é pelo luvro real há incidência de 15% + 10 % de adicional que ultrapassar 240.000 anual.

    250.000x 15% = 37.500,00
    240.000-250.000= 10.000 ( adicional)
    10.000x 10%= 1.000

    resposta: 37.500 + 1.000 = 38.500,00 Letra (B)

  •                                 L A I R  =  250.000 
    somatório das alíquotas
    15% + 10% = 25%   ou seja        : 4            
                                                      62.500
    IR adicional                              
    12 meses x 20.000 x 10%       (24.000)                       
                                                     38.500

    Acho q assim é mais rápido!
    Força sempre!
    Coragem!

  • A empresa tributada pelo Lucro Real poderá apurar o IR, mensalmente (com base no lucro estimado), apurando em 31 de dezembro, o Lucro Real Anual

    A empresa não fez qualquer ajuste no LALUR, isso significa que, na parte A, não foram registradas ADIÇÕES, EXCLUSÕES E COMPENSAÇÕES, e na parte B, nenhum prejuízo fiscal, ou adições temporárias.

    LAIR Anual = 250.000,00

    IR = 250.000,00 X 15% = 37.500,00

    IR ADICIONAL= 250.000,00 - 240.000,00 (20.000,00 X 12 meses) = 1.000,00

    IR DEVIDO = 37.500,00 + 1.000,00 = 38.500,00

    RESPOSTA: "B"

  • Mas a questão não diz se é lucro trimestral ou anual ( complicado né)


ID
185050
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A aplicação de um investidor recebeu R$ 45.000,00 de juros, em 4 meses, a uma taxa de juros simples mensais de 2,5%. O valor da aplicação que permitiu a obtenção desses juros foi, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Basta aplicar a fórmula J=C.t.i

                                                100

  • muito simples 45000/4= 11250

    logo fazemos 11250 ------- 2,5

                                               X ---------- 100

    que da 1125000/2,5= 450000

  • Como a questão informa a taxa de juros simples, deve-se aplicar os conceitos de juros simples, onde:
    Juros = Capital x taxa de juros x prazo = C x i x n
    Juros = R$ 45.000,00
    i = 2,5% a.m. = 0,025
    n = 4

    Trazendo para a fórmula:
    45.000,00 = C x 0,025 x 4
    45.000,00 = C x 0,10
    C = 45.000,00 / 0,10
    C = 450.000,00

    Resposta: letra E - Capital = R$ 450.000,00
  • Aplique a formula mágica para juros simples:
    J=C x I x T
    onde:
    J= 45000 - juros (juros é a diferença entre montante e capital)
    C= ? - capital
    I =2,5 = 0,25 - taxa de juros simples (taxa unitária)
    T= 4 meses - prazo

    45000=C x 0,25 x 4
    45000= 100C
    C = 45000/100
    C= 450

    Resposta certa: letra E
  • Letra E.

    Nem precisa de fórmula. Basta multiplica 2,5% por 4 meses, como é juros simples, resultará em 10%. Logo, na letra E é a única que corresponde a 10% o valor dos juros.

  • Resposta: E


    J = C . i . n

    45000 = C . 0,025 . 4

    45000 = C . 0,1

    45000 = C     =>     C = R$ 450.000,00

      0,1

  •    Concordo plenamente com o amigo Carlos Nascimento . Fiz a questão no no estilo lógico. 

       Não podia sempre sempre assim? Principalmente nas provas para Auditor Fiscal. Kkkkkkkkk


ID
185056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Comercial de Máquinas Pesadas S.A. vendeu uma máquina nas seguintes condições: entrada R$ 500.000,00 e mais duas parcelas anuais iguais e sucessivas no valor de R$ 968.000,00 cada uma.
Admita a inexistência de impostos e que a taxa de juros para a empresa, na data da venda, seja de 10% ao ano. O valor da receita de venda da máquina a ser contabilizado no ato da venda, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • essa questão trata de valor presente.
    500.000+968.000/1,1^1+968.000/1,1^2
    =500.000+880.000+800.000
    =2.180.000
  • Como forma a complementar o comentário acima, e para melhor compreensão, os lançamentos contábeis ficariam, na data da venda;
    D - CAIXA 500.000
    D - DUPLICATAS A RECEBER (OU QUALQUER OUTRO DIREITO A RECEBER,) - 1.936.000,
    C - RECEITA DE VENDA - 2.180.000
    C - JUROS A APROPRIAR - 256.000 (SENDO 88.000 NO PRIMEIRO ANO E 168.000 NO SEGUNDO)

    De acordo com o princípio da competência, as receitas devem ser apropriadas ao resultado no momento de sua ocorrência. Como o juros é um valor a ser recebido com o passar do tempo, neste caso, é necessário que ele seja reconhecido apenas no momento a qual pertence (ou seja, no final de cada um dos anos). Além disto, a conta  "juros a apropriar" é retificadora da conta "duplicatas a receber".

    Assim, no final do primeiro ano, o lançamento seria:
    D - Juros a apropriar - 88.000
    C - Receita Financeira - 88.000

    No final do segundo ano seria:
    D - Juros a apropriar - 168.000
    C - Receita Financeira - 168.000

    Por fim, ao término do segundo ano, a conta "juros a apropriar" estaria com saldo zerado.
  • O duro é que não diz explicitamente que as parcelas estão com os juros embutidos. Frustrante...


ID
185059
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A redução ao valor recuperável de ativos visa a assegurar que esses mesmos ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior ao de sua possível recuperação por uso ou por venda. Sob o enfoque da redução ao valor recuperável do ativo, o valor presente dos fluxos de caixa futuros estimados, resultantes do uso de um ativo, indica o seu valor

Alternativas
Comentários
  • CPC 01
    O valor em uso de ativos será estimado com base nos fluxos de caixa futuros derivados do uso contínuo dos ativos relacionados, utilizando-se uma taxa de desconto para trazer esses fluxos de caixa a valor presente.

ID
185065
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Nos termos da legislação societária vigente, estão obrigadas a elaborar e a divulgar demonstrações consolidadas as companhias abertas que tiverem investimentos, em controladas, em mais de 30% do

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404 - Art. 249. A companhia aberta que tiver mais de 30% (trinta por cento) do valor do seu patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, demonstrações consolidadas nos termos do artigo 250.Resposta correta letra (e)
  • Ainda que a LSA determine que seja 30% do PL da CONTROLADORA, a própria LSA no § único do Art. 248 estabelece que a CVM poderá dispor sobre o caso. Logo, a 247/96 veio reduzir este percentual a 0%, ou seja, todas as companhias abertas controladoras devem realizar a consolidação. 
    Todavia, o CPC 36 já vem e diz outra coisa, e é o que se aplica: Todos os investimentos em controladas devem ser consolidados, independentemente de aberta ou fechada, salvaguardada determinadas hipóteses. Regra geral é isso aí.

    Logo, precisa-se saber interpretar sob a ótica da LSA, CVM Instrução 247/96 e CPC 36


ID
185068
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços

Na análise das demonstrações contábeis da Companhia Ramos, de capital fechado, o analista apurou um índice de liquidez corrente igual a 1,25.
Tal índice demonstra que o

Alternativas
Comentários
  • Não entendi,será que algém pode me explicar?  Obrigada.

  • Também estou em dúvida nessa questão.
  • AC = 1,25 PC
    sendo assim, se AC = 100, então PC = 100 / 1,25 , ou seja PC = 80... 
    Isso quer dizer que dos 100 do AC, 80 estão comprometidos (endividados) com PC e 20 estão livres (de endividamento) com PC.
  • Pq vc assumiu que o AC era igual a 100?!
  • Você pode assumir qualquer valor para o ativo cirulante/passivo circulante que dará certo, contando que você calcule o passivo circulante/ativo circulante correpondente.
    Eu resolvi a questão igualando o passivo circulante a 100, tão logo:
    Logo se o ILC = ativo circulante / passivo circulante = 1,25 = 125 / 100 ----> Logo ativo circulante de 125
    Dos meus 125 do ativo 100 está comprometido com o passivo circulante. Então, 25 está livre, e 25 representa 20% de 125.
    Em questões assim iguale o valor do ativo ou passivo a 100 que facilitará seus cálculos. Obviamente quando a questão não der nenhum dos dois valores.
  • Fórmula para o grau de alavancagem financeira:

     (AC - PC) / AC

    Logo, simplificando conforme os colegas, supondo que o valor do ativo circulante seja $100,00... , logo o passivo circulante será $80,00 (100/1,25), e o grau de liberdade (em percentuais) será:

    100-80/100 = 20%

    logo, letra 'c'.

    abs e bons estudos
  • Por que não poderia ser a letra B?

  • A alternativa "b" que é a dúvida da maioria, está errada unicamente por se referir ao ativo total e não ao ativo circulante. 
    Se a alternativa se referisse ao ativo circulante, ela estaria correta.


ID
185071
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nos casos de incorporação, fusão ou cisão, envolvendo companhias de capital aberto, as sociedades que as sucederem serão também de capital aberto e terão que promover a admissão de negociação das novas ações no mercado secundário, no prazo máximo, contado da data da assembleia-geral que aprovou a operação, de

Alternativas
Comentários
  • Lei 6404/76:
     Art. 223, § 3º Se a incorporação, fusão ou cisão envolverem companhia aberta, as sociedades que a sucederem serão também abertas, devendo obter o respectivo registro e, se for o caso, promover a admissão de negociação das novas ações no mercado secundário, no prazo máximo de cento e vinte dias, contados da data da assembléia-geral que aprovou a operação, observando as normas pertinentes baixadas pela Comissão de Valores Mobiliários.
  • Gabarito errado compromete os nossos estudos, será que podemos confiar nos gabaritos de todas as questões???
  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "C", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Não podemos modificar o gabarito que foi divulgado pela banca.

    A única forma de se alterar isso é através de recursos.

     
    Bons estudos!
  • Art. 223 , lei 6404/76    

    § 3º Se a incorporação, fusão ou cisão envolverem companhia aberta, as sociedades que a sucederem serão também abertas, devendo obter o respectivo registro e, se for o caso, promover a admissão de negociação das novas ações no mercado secundário, no prazo máximo de cento e vinte dias, contados da data da assembléia-geral que aprovou a operação, observando as normas pertinentes baixadas pela Comissão de Valores Mobiliários. (Incluído pela Lei nº 9.457, de 1997)



    Não entendi o gabarito desta questão! A lei é clara ao dizer que esse prazo é de 120 dias, como é que pode o gabarito marcar 360 dias? De onde veio isso????
  • Olá pessoal, a Banca não errou em postar a questão correta com a letra C, pois consta como alternativa da letra C 120 dias.
    Nesse caso quem errou foi o site QC em por a letra C com resposta de 360 e não alterar em seu sistema tal informação.
    A resposta correta é 120 dias, como manda a Lei.
  • Gab. C

    Segundo a Lei 6404/76:

    Art. 223. A incorporação, fusão ou cisão podem ser operadas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes e deverão ser deliberadas na forma prevista para a alteração dos respectivos estatutos ou contratos sociais.

    [...]

    § 3º Se a incorporação, fusão ou cisão envolverem companhia aberta, as sociedades que a sucederem serão também abertas, devendo obter o respectivo registro e, se for o caso, promover a admissão de negociação das novas ações no mercado secundário, no prazo máximo de cento e vinte dias, contados da data da assembléia-geral que aprovou a operação, observando as normas pertinentes baixadas pela Comissão de Valores Mobiliários.


ID
185077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O método de elaboração de orçamentos no qual os gerentes são obrigados a justificar todos os custos como se os programas envolvidos estivessem sendo propostos pela primeira vez é denominado

Alternativas
Comentários
  • Segundo Horngren (1996, p. 492) define o orçamento base-zero comosendo : “O orçamento de baixo para cima, como se o orçamento estivesse sendo preparado pela primeira vez. Todos os gastos propostos devem ser revistos”.

  • Orçamento de base zero

  • Orçamento de base zero.


ID
185086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos

A principal diferença entre o critério de custeio ABC (Activity- Based Costing) e o modelo de departamentalização (Custeio por absorção) é que

Alternativas
Comentários
  • Na visão vertical, os custos dos objetos são relacionados através das atividades realizadas em cada departamento. Ou seja, os custos são atribuidos aos produtos por departamentalização. 

    A visão horizontal, existe o aperfeiçoamento de processos, reconhece que um processo é formado por uma sequencia de atividades encadeadas, exercidas através de varios departamentos da empresa. Esta visão horizontal permite que os processos sejam analisados, custeados e aperfeiçoados através da melhoria de desempenho na execução das atividades.

    Os Sistemas tradicionais geralmente refletem os custos segundo a estrutura organizacional da empresa, na maioria dos casos estrutura funcional. O ABC, nesta visão horizontal, procura custear processos; e os processos são, via de regra, interdepartamentais, indo além da organização funcional. O ABC, assim, pode ser visto como uma ferramenta de análise dos fluxos de custos e quanto mais processos interdepartamentais houver na empresa, tanto maiores serão os benefícios do ABC.

    Cabe ressaltar, que pela segunda versão do metodo de custeio ABC, existe as duas possibilidades de análises - visão economica ou visão vertical; e visão de aperfeiçoamento de processos ou visão horizontal. Isso cabe uma reflexão sobre o gabarito, já que isso não é uma diferença entre o custeio de absorção e o ABC.

    FONTE: Contabilidade de Custos (Eliseu Martins)

    Bons Estudos.

ID
185092
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Lei Sarbanes-Oxley promoveu ampla regulação na vida corporativa, fundamentada nas boas práticas de governança corporativa. Seus focos são quatro valores ou princípios: compliance, accountability, disclosure e fairness. A constituição de um comitê de auditoria para acompanhar a atuação dos auditores e dos números da companhia está vinculada aos princípios de

Alternativas
Comentários
  • compliance = a conformidade com as leis

    accountability = a prestação de contas

    disclosure  = transparência, prazos curtos

    fairness = senso de justiça
  • RESPOSTA CORRETA: LETRA C

    A CONSTITUIÇÃO DE UM COMITÊ DE AUDITORIA PARA ACOMPANHAR A ATUAÇÃO DOS AUDITORES E DOS NÚMEROS DA COMPANHIA (PRESTAÇÃO DE CONTAS)
  •   Vamos resolver essa com uma dose de "Estudos de Técnicas".

       Reparem que a palavra "compliance", surge nas alternativas A,B e D. Portanto, elimine-as!

       A palavra "disculosure", surge nas alternativas A e E. Portanto, elimine-as!

       Logo, restou somente a palavra "accountabilitty", justamente a qual não se repete em nenhuma das alternativas citadas anteriormente. Portanto, alternativa C.

       Mas vale lembrar que essa técnica não é eficaz em 100%. Utilize-a quando realemente o candidato não souber a questão.

       Vitória na guerra!

       

  • Accountability é um termo da língua inglesa, que pode ser traduzido para o português,[1] como responsabilidade com ética e que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização.[2]

    Accountability pode ser traduzida também para o português, deficientemente, por "prestar contas". «Accountability» significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou.

    A obrigação de prestar contas, neste sentido amplo, é tanto maior quanto a função é pública, ou seja, quando se trata do desempenho de cargos pagos pelo dinheiro dos contribuintes.

    Accountability é um conceito da esfera ética com significados variados. Frequentemente é usado em circunstâncias que denotam responsabilidade civil, imputabilidade, obrigações e prestação de contas. Na administração, a accountability é considerada um aspecto central da governança, tanto na esfera pública como na privada, como a controladoria ou contabilidade de custos.

    Na prática, a accountability é a situação em que "A reporta a B quando A é obrigado a prestar contas a B de suas ações e decisões, passadas ou futuras, para justificá-las e, em caso de eventual má-conduta, receber punições."[3]

    Em papéis de liderança, accountability é a confirmação de recepção e suposição de responsabilidade para ações, produtos, decisões, e políticas incluindo a administração, governo e implementação dentro do alcance do papel ou posição de emprego e incluir a obrigação de informar, explicar e ser respondíveis para resultar conseqüências positivas.

     

  • Se observarem na própria pergunta existe a palavra ACCOUNTABILITY, ao analisarem as perguntas, " Seus focos são quatro valores ou princípios: compliance, accountability, disclosure e fairness. " , E em falando em AUDITORIA, presta conta. Logo, a letra certa é C.


ID
185098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria

A Governança Corporativa tem como um dos seus pilares a constituição e o funcionamento de um Conselho de Administração. Uma das melhores práticas de Governança Corporativa, vinculada ao Conselho de Administração, é a

Alternativas
Comentários
  • Levando-se em conta que a segregação de funções é um dos principais elementos do controle contábil de uma instituição, usando um pouco de bom senso,  alternativa "D" é a correta.
    As demais são voltadas ao controle administrativo.
  •    Procede a conclusão do amigo Fabiano Oliveira.

       Portanto, alternativa D.
  • Essa questão poderia ser resolvida com bom senso e atenção, por envolver afirmações práticas. De todas as alternativas, a que está mais relacionada ao Conselho de Administração é a D, por sugerir a separação das funções de presidente do Conselho e Executivo Chefe da organização. Ora, se a ideia de existência de um Conselho de Administração está relacionada a controlar as ações da alta administração da empresa, a falta de segregação dessas duas funções traria, sem dúvida, um conflito de interesses para o Conselho, pois o mesmo teria que decidir sobre uma ação a ser colocada em prática pelo Executivo Chefe, ou seja, por si mesmo. As demais alternativas não estão vinculadas ao Conselho de Administração.

    Resposta: D

    Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle

     

     

  • Qual é o erro da letra A?