SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2016 - IBGE - Agente de Pesquisas e Mapeamento


ID
2062198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Atlas Geográfico Escolar do IBGE de 2002 apresenta uma classificação de cidades no Brasil, tais como: centros regionais, metrópoles regionais, metrópoles nacionais e metrópoles globais.

Sendo assim, com base nesse Atlas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são cidades classificadas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A??

     

     

    Provavelmente será alterado para C 

     

    Segundo atlas geográfico: 

     

    Metroploes Globais --> RJ e SP 

    Metropoles Nacionais --> BH, CURITIBA, FORTALEZA, BRASÍLIA, SALVADOR, PORTO ALEGRE 

    Metropoles Regionais --> GOIÂNIA, BELÉM e MANAUS 

  • Gabarito corrigido: Letra C

    fonte: http://www.cesgranrio.org.br/pdf/ibge0216/ibge0216_gabarito_alterado.pdf

  • Visualização do Mapa e sua Hierarquia Urbana, segundo o IBGE, página 2/30 (152):

    http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64669_cap4_pt3.pdf

     

    Grande Metrópole Nacional (Globais): São Paulo e Rio de Janeiro;
    Metrópole Nacional: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horionte, Curitib e Porto Alegre;
    Metrópole (Regional): São Luis, Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Cuiabá, Campo Grande, Vitória, Campinas e Florianópolis. 

    Logo, resposta correta: Letra C

  • Tou na dúvida vcs estão discutindo que a resposta correta é a letra C, porém a questão se refere ao ano de 2002, a classificação já era essa da letra:C?

  • Cidade global: grandes centros econômicos divididos em alfa, beta e gama.


    Metrópole: principal cidade


    Megacidade: cidade ou região com mais de 10.000.000 de habitantes.


    Megalópole: conjunto de metrópoles e cidades grandes.

  • Alguém sabe como encontro essa classificação mais atualizada? O link disponibilizado pela colega acima não está mais disponível.

  • No Brasil, atualmente, mais de oitenta e cinco por cento da população vive em cidades. Assim, a Geografia urbana é tema de grande relevância. O enunciado aborda categorias de hierarquia urbana e deseja saber como são classificadas as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nessa ordem. 

    A) Metrópole global é a cidade ligada a fluxos diversos, capaz de projetar sua influência em escala global como o Rio de Janeiro enquanto metrópole regional projeta a sua influência apenas na região onde se encontra o que não é o caso de Belo Horizonte. 
    B) O Rio de Janeiro está numa posição superior a de metrópole nacional que seria a de Belo horizonte.

    C) O Rio de Janeiro é cidade conhecida e capaz de projetar sua influência em escala global enquanto Belo Horizonte projeta sua influência por todo o território nacional. Alternativa correta. 


    D) Belo Horizonte possui essa classificação e centro regional é classificação em geral de cidades médias.

    E) O Rio de Janeiro está nessa categoria enquanto que centro regional é bem inferior a classificação de Belo Horizonte.   



    Gabarito do professor: C
  • Gabarito''C''.

    O Atlas Geográfico Escolar do IBGE de 2002 apresenta na sua página 160 um mapa que classifica as regiões geoeconômicas do Brasil, distinguindo a hierarquia urbana sequencialmente em metrópole global, metrópole nacional, metrópole regional e centro regional. Nessa classificação, a cidade do Rio de Janeiro é identificada como metrópole global e a cidade de Belo Horizonte como metrópole nacional.  

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101627.pdf

    Versão mais atual do Atlas.

  • Em 2020 houve algumas alterações em relação às metrópoles brasileiras.

    • Grande metrópole nacional - São Paulo
    • Metrópoles nacionais - Rio de Janeiro e Brasília
    • Metrópoles regionais - Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Goiânia, Vitória, Florianópolis e Campinas (a única cidade que não é capital considerada como metrópole nacional), vale destacar que as três últimas cidades foram inseridas no seleto grupo de metrópoles em Junho de 2020.

  • Tá desatualizado. Hoje em dia a resposta correta seria a letra B.

  • Questão desatualizada.

    Em 2020 houve algumas alterações em relação às metrópoles brasileiras.

    • Grande metrópole nacional - São Paulo
    • Metrópoles nacionais - Rio de Janeiro e Brasília
    • Metrópoles regionais - Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Goiânia, Vitória, Florianópolis e Campinas (a única cidade que não é capital considerada como metrópole nacional), vale destacar que as três últimas cidades foram inseridas no seleto grupo de metrópoles em Junho de 2020.

    Fontes: https://blogdoenem.com.br/urbanizacao-brasil-geografia-enem/#:~:text=Metr%C3%B3poles%20regionais%3A%20constituem%20o%20segundo,%2C%20Fortaleza%2C%20Belem%2C%20Manaus.

    https://www.cp2.g12.br/blog/re2/files/2017/02/Atividade-15-7-ano-Geografia.pdf

    https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novas-metropoles-brasileiras.html


ID
2062204
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As florestas têm uma importância imensa para a manutenção da riqueza da biodiversidade vegetal. Tanto que apenas 1,8 milhão de espécies, ou seja, menos de 5%, já foram identificadas, entre os 50 milhões ou 100 milhões que o planeta pode ter. Três quartos delas estão na zona tropical, onde as densas matas nativas, muito procuradas por sua madeira e para novas terras agrícolas, se tornaram uma questão crucial nos debates sobre o clima.

Le Monde Diplomatique Brasil, Atlas do Meio Ambiente,1996. p. 36. Adaptado.

As florestas que armazenam a maior quantidade de carbono da biomassa localizam-se na

Alternativas
Comentários
  • Introdução 


    Uma enorme cordilheira (conjunto de altas montanhas), denominada Andes, localiza-se desde a Venezuela, percorrendo toda a zona ocidental da América do Sul, em direção ao seu extremo-meridional. É a segunda maior cadeia montanhosa do mundo, com uma grande quantidade de vulcões, cujos mais famosos são: Chimborazo e o Cotopaxi.


    Países da América do Sul:


    O continente sul-americano é composto por 12 países : Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, e Suriname.

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/america_do_sul.htm

  • https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/graphics/ref_maps/political/pdf/south_america.pdf

  • Letra A, América do Sul.

  • Mapeamento do carbono nas florestas

    Depois do fracasso no lançamento de dois satélites artificiais voltados para o monitoramento do ciclo do carbono na Terra, os pesquisadores resolveram usar o chamado satélite do gelo, o ICESat, o mesmo que já havia servido para construir o mapa-múndi da altura das florestas. Com a ajuda de dados de campo, amostrados diretamente no solo, eles calcularam a quantidade de biomassa acima do solo e, assim, a quantidade de carbono contido. A equipe então extrapolou esses dados para a toda a variedade de terrenos e relevos ao redor do globo. O mapa revela que, no início dos anos 2000, as florestas nos 75 países tropicais estudados continham 247 bilhões de toneladas de carbono - para comparação, são liberados anualmente para a atmosfera cerca de 10 bilhões de toneladas de carbono pela queima de combustíveis fósseis e pela agricultura. Segundo o mapa, as florestas da América Latina contêm 49 por cento do carbono de todas as florestas tropicais do mundo. Por exemplo, o estoque de carbono do Brasil sozinho, com 61 bilhões de toneladas, é quase igual a todo o estoque de carbono na África Subsaariana, de 62 bilhões de toneladas.

    fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=mapa-mundi-carbono#.WpbumGrwYdU

     

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a importância da contribuição ecológica das grandes florestas e as ameaças à sua existência, em diversas partes do mundo. O enunciado questiona onde estão as maiores florestas do mundo em armazenamento de carbono no mundo.

    A) Amazônia abrange o território de oito países na América do Sul com as maiores concentrações de biodiversidade de todo o mundo. Alternativa correta. 


    B) Região cujas florestas estão sendo continuamente exauridas desde o século XVI e que possui poucas áreas reflorestadas e menos ainda com vegetação original.

    C) Ainda possui grandes áreas preservadas e naturais mas devido ao clima frio predomina vegetação de menor capacidade de reter carbono que espécies tropicais e equatoriais.

    D) Ásia predominantemente desértica e montanhosa de pouca ocorrência de florestas.

    E) A distribuição de florestas na África varia mais no sentido Norte-Sul que Leste-Oeste. Na porção ocidental (leste), há tanto áreas desérticas como de grandes florestas. 

     

    Gabarito do professor: A
  • Amazônia é vida

  • No nosso país localiza-se a maior floresta tropical do Mundo. Parte da Floresta Amazônica, o “Pulmão do Mundo”, também encontra-se em outros 8 países da América do Sul.

  • Segundo Lopes (2010), o solo do cerrado armazena muito mais carbono que o da floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pampas, por possuir um grande estoque de carbono subterrâneo, visto que a maior parte de sua biomassa encontra-se abaixo do solo.

    letra A

  • Falou em zona tropical é a América do Sul kkkk


ID
2062225
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As atividades agrícolas estão em constante processo de inovação para obter maior produtividade. Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.

Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias- -ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em: 31 maio 2016.

Nesse contexto histórico, o processo de modernização mencionado caracteriza, especificamente,

Alternativas
Comentários
  • Todo esse processo ficou conhecido na década de 1960 como Revolução Verde, programa financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Sob o pretexto de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas.

     

    Gab : B

  • A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.

  • Revolução verde desenvolvido pelo Estados Unidos e ONU, cujo objetivo era combater a fome no mundo.

  • As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde. Esse processo ocorreu através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

    A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de 1940, porém os resultados expressivos foram obtidos durante as décadas de 1960 e 1970, onde países em desenvolvimento aumentaram significativamente sua produção agrícola.

    Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo.

    Constatou-se um aumento extraordinário na produção de alimentos. No México, as experiências iniciais e mais significativas foram realizadas com o trigo, que em sete anos quadruplicou sua produção. Nas Filipinas, as pesquisas foram realizadas com o arroz, o resultado foi satisfatório, havendo um grande aumento na produção e colheita.
    Porém, a fome no mundo não reduziu, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.
     

    Em Suma: A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, aumentando significativamente a produção de alimentos, entretanto, a fome mundial não foi solucionada, desbancando o discurso humanitário de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome nos países em desenvolvimento.

     

    Fonte:

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm

  • A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.

  • Duas inovações tecnológicas contribuíram fortemente para um aumento exponencial da eficiência na agricultura, a biotecnologia e Revolução Verde, sendo que esta permitiu o alcance de uma maior produtividade por meio do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem.

    Resposta: B

  • Revolução Verde foi criada pelo engenheiro agrônomo Norman Borlaug no México

  • O texto de apoio aborda a modernização agrícola e o enunciado questiona o nome dado ao processo. 

    A) Programa de reformas estruturais do Estado brasileiro do presidente João Goulart.

    B) Nome dado ao processo de união da agropecuária com a indústria e a tecnologia que intensificou a pesquisa, produção, investimentos, lucratividade e impactos socioeconômicos e ambientais da atividade por todo o mundo. Alternativa correta. 

    C) Período de grande crescimento econômico sustentado por investimentos e empréstimos estrangeiros no Brasil entre 1969 e 74 encerrado com as graves consequências da crise do petróleo. 

    D) Período da história republicana brasileira, iniciado após a redemocratização, com a posse do primeiro presidente não militar escolhido por civis.

    E) Período político da Era Vargas. 





    Gabarito do professor: B.
  • Gabarito''B''.

    A revolução verde consistiu na modernização da atividade agrícola através do desenvolvimento em pesquisas de sementes adaptadas para determinados solos, melhor aproveitamento do solo, industrialização da atividade com a introdução de maquinário. Esse processo ocorreu no final da década de 1940 e início de 1950 e resultou no aumento significativo da produção mundial de alimentos, porém, a questão da fome continuo existindo.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Duas inovações tecnológicas contribuíram fortemente para um aumento exponencial da eficiência na agricultura, a biotecnologia e Revolução Verde, sendo que esta permitiu o alcance de uma maior produtividade por meio do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem.

    Resposta: B

  • Milagre Econômico, kkkkk

  • O texto de apoio aborda a modernização agrícola e o enunciado questiona o nome dado ao processo. 

    A) Programa de reformas estruturais do Estado brasileiro do presidente João Goulart.

    B) Nome dado ao processo de união da agropecuária com a indústria e a tecnologia que intensificou a pesquisa, produção, investimentos, lucratividade e impactos socioeconômicos e ambientais da atividade por todo o mundo. Alternativa correta. 

    C) Período de grande crescimento econômico sustentado por investimentos e empréstimos estrangeiros no Brasil entre 1969 e 74 encerrado com as graves consequências da crise do petróleo. 

    D) Período da história republicana brasileira, iniciado após a redemocratização, com a posse do primeiro presidente não militar escolhido por civis.

    E) Período político da Era Vargas. 

  • REVOLUÇÃO VERDE

    • Modernização do campo com ALTA TECNOLOGIA

    • OGM's, transgênicos e insumos

    -> CONSEQUÊNCIAS

    • + abismo social (concentração fundiária e monopólios no agronegócio)

    • desenvolvimento de atividades de monocultura

    Gabarito: B

  • Por culpa da revolução verde que hoje degradamos mais o meio ambiente e comemos alimentos cheios de agrotóxicos, parabéns aos envolvidos

  • modernização das atividades agrícolas trouxe novas questões que são objeto de análise e preocupação. As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como:

    • a elevação dos níveis de endividamento dos agricultores;
    • a diminuição da biodiversidade;
    • o êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no campo;
    • poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes.

  • GABARITO - B

    a) Reformas de Base - eram um conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições políticas, jurídicas e econômicas do país. Pretendia-se, por meio dessas reformas, atenuar o quadro de  do país, contudo, sem ultrapassar os marcos do  e econômico. Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).

    b)Revolução Verde - processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.

    c) Milagre Econômico - foi a época de crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo".

    d) Nova República - é o período da História do Brasil que se seguiu ao fim da ditadura militar aos dias atuais. É caracterizado pela ampla democratização política do Brasil e sua estabilização econômica.

    e) Estado Novo - foi a terceira e última fase da . Durou de 1937 a 1945 e sucedeu, portanto, as fases do Governo Provisório (1930 a 1934) e do Governo Constitucional (1934 a 1937). A característica principal do Estado Novo era o fato de ter sido propriamente um regime ditatorial inspirado no modelo nazifascista europeu, então em voga à época.

  • GAB: LETRA "B"

    Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas agrícolas, geração de emprego em áreas de clima extremo, além de novas maneiras de corrigir-se a acidez do solo e da utilização de máquinas e equipamentos agrícolas.

    Mas ao meu ver ainda há bastante trabalho para reduzir a fome tanto no Brasil quanto no mundo.


ID
2062228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, durante muito tempo, as migrações internas, do Norte para o Sul e do mundo rural para as cidades, constituíram uma tentativa de resposta individual à extrema pobreza de algumas regiões. Fator de diversificação do tecido social e de desenvolvimento de associações e ONG, essa mobilidade contribuiu para a riqueza do Sul, assim como para a expansão das favelas urbanas. A esses efeitos devem-se acrescentar, hoje, fluxos populacionais mais diversificados.

DURAND, M-F. et al. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 130. Adaptado.

Na atual realidade brasileira, ocorre um novo e recente fluxo populacional denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

  • A  migração de retorno é definida pelo regresso de migrantes à terra de origem ou de trânsito, geralmente depois de ter residido pelo menos um ano em outro lugar. O retorno pode ocorrer dentro dos limites territoriais de um país (por exemplo, no caso de deslocados) ou para fora de suas fronteiras (por exemplo, no caso de refugiados, solicitantes de asilo ou, mais em geral, emigrantes).

  • o movimento pendular ocorre quando o indíviduo trabalha em uma região e se desloca novamente à sua região somente para descanso, criando as 'cidades dormitórios' é uma migração temporária com curto prazo.

  • O texto diz que os efeitos do processo migratório foi o enriquecimento do Sul e a expansão das favelas urbanas. Pelo fato da população não encontrar trabalhado e ter que se alojar na periferia dos centro urbanos, ocasionou, por conseguinte, a volta desses a suas antigas regiões.

  • a) movimento pendular - realizado diariamente por trabalhadores que residem em uma cidade e trabalham em outra, próxima;

     

    b) êxodo rural - a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos;

     

    d) transumância - movimentação de entrada ou saída de indivíduo(s) geralmente em busca de melhores condições de vida; migração;

     

    e) transmigração - ação de um povo que passa de uma região a outra.

  • Na atual realidade brasileira, ocorre um novo e recente fluxo populacional denominado

    Desde quando migração de retorno é atual e nova? Isso já vem ocorrendo desde a década de 70...Questão lixo!

  • Gabarito: C

     

     

    - Durante muitas décadas, um grande fluxo populacional migrou do nordeste para o sudeste (atraídos por ofertas de emprego fruto da industrialização) e para o Centro-Oeste/Norte (atraídos pela mineração ou fronteira agrícola).

    - A partir de meados da década de 1990, no entanto, este fluxo começou a reduzir e a se inverter, principalmente nos momentos de crise econômica e desemprego, fazendo muitos nordestinos retornarem para sua região de origem no que ficou conhecido como “migração de retorno”.
     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • Na boa , a resposta mais coerente seria PENDULAR , pela forma que a pergunta foi elaborada , tendo em vista que essa é a forma de migração mais recente já que as fronteiras entre municípios foram diminuídas.

  •  Nestas últimas décadas tem se tornado comum a migração de retorno, ou seja, o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. Na região Nordeste se observa o retorno de milhares de migrantes. (nos anos de 1950 a 1980 teve o êxodo rural principalmente para o sudeste e hoje estão voltando para sua terra o nordeste)

  •  Nestas últimas décadas tem se tornado comum a migração de retorno, ou seja, o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. Na região Nordeste se observa o retorno de milhares de migrantes. (nos anos de 1950 a 1980 teve o êxodo rural principalmente para o sudeste e hoje estão voltando para sua terra o nordeste)

  • a) Movimento pendular - É realizado diariamente por trabalhadores e estudantes que residem em uma cidade e trabalham ou estudam em outra.

    b) Êxodo rural - A migração do campo para regiões urbanizadas, em busca de melhores condições de vida.

    c) Transumância - Movimentação sazonal de pessoas com seus rebanhos entre dois regimes de clima diferentes.

    d) Transmigração - Termo pouco utilizado. Significa o fluxo populacional entre regiões.

    Gabarito: C

  • Questão passível de anulação, pois a migração pendular também é recente. Contudo, olhando a data da informação, é possível concluir pela alternativa C.

  • PM PR - 2020

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

  • Eu acredito que a questão deveria ser anulada .

    visto que achei em matérias de 2012/13/14/15 assuntos relacionados a movimento pendular ,

    tanto é, que se levar o mesmo pensamento para uma outra questão aqui da plataforma vai errar .....

    Questão ; 490922

    banca ; CESGRANRIO

    fala sobre o mesmo assunto .

  • O texto de apoio aborda os processos de migração campo-cidade no Brasil e algum de seus impactos e consequências. O enunciado cita um novo e recente tipo de fluxo migratório e questiona sua nomenclatura.

    A) Ocorre quando trabalhadores se deslocam por grandes distâncias entre seu local de moradia e trabalho.

    B) Migração de áreas rurais para áreas urbanas. 

    C) Tem intensificado sua ocorrência e está relacionado ao fluxo de pessoas que abandonam grandes metrópoles e retornam a seus estados de origem em busca de menores custos de vida e oportunidades de trabalho de menor concorrência e necessidade de qualificação profissional. Alternativa correta.  

    D) Deslocamento sazonal relacionado a ciclos da natureza como o realizado por pastores nômades. 

    E) Migração ocorrida dentro da mesma localidade geográfica. 




    Gabarito do professor: C
  • migração de retorno: é o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. É o que ocorreu na região Nordeste a partir dos anos 1980, com a melhora da economia local. Na Região Metropolitana de São Paulo, 60% dos que deixaram a região entre 2000 e 2010, eram migrantes de retorno.
  • GAB C

    A migração de retorno, como o nome indica, é um tipo de migração caracterizado pela volta das pessoas para seu local de origem após terem saído da região por determinado período de tempo. No Brasil, esse fenômeno pode ser observado nas imigrações dos nordestinos, que vão para a região sudeste e tendem a voltar para sua região após uns anos a partir da década de 2000 até os dias de hoje e o tipo de migração que mais acontece junto com a desconcentração industrial

    Além da migração de retorno, existem a migração pendular, que se trata da migração entre dois municípios, o que ocorre quando as pessoas estudam e/ou trabalham em outro município; e a migração intrarregional, que acontece

    entre estados de uma região ou municípios de um estado.

    COM DEUS HOJE E SEMPRE!!!!


ID
2062231
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A imensidão do território brasileiro é acentuada para o viajante pelo fato de ele ter à frente, geralmente, planí- cies e planaltos, às vezes dominados por relevos tabulares. Essa topografia deriva da estrutura geológica do País, formada essencialmente de antigos escudos e de coberturas sedimentares ou vulcânicas.

THÉRY, H.; MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 61.

Adaptado.


Como exemplo de cobertura vulcânica do território brasileiro, identifica-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • Toda a região Sul do Brasil foi objeto de derrames basáltico (período cretáceo). Para efeito de associação, as terras 'roxas' são oriundas de basaltos alterados. São os solos mais férteis de que se tem notícia. 

    O basalto é uma rocha importantíssima para a agricultura, pois o produto de sua decomposição é uma argila de coloração avermelhada, que origina solos férteis (terra roxa). 
    É uma rocha efusiva básica, tendo como correspondentes plutônico e hipo-abissal o gabro e o diabásio, respectivamente. 
    Mineralogia principal - constituída essencialmente por piroxênios (augita ou augita diopsídica, pigeonita, hiperstênio) e plagioclásio (bytownita a labradorita). Pode incluir olivina, quartzo, feldspato potássico, nefelina e vidro. 
    Minerais acessórios - óxidos de ferro (magnetita), apatita, sulfetos, hornblenda e raras biotitas. 
    Estrutura - vesicular, amigdaloidal, compacta, fluidal, etc.

     

    Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070316141503AAkjzM2

  • Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

     

    Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

     

    Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/03/vulcanismo-no-brasil.html

     

  • R;(e)

  • e)

    derramamento de basalto na região Sul

  • Eliminação chega a resposta

     

  • O texto de apoio aborda aspectos geomorfológicos do território brasileiro. O enunciado busca a alternativa correta sobre a cobertura vulcânica no território brasileiro.

    A) A formação de depósitos de minério de ferro é processo complexo ligado a decomposição de rochas sedimentares e não está diretamente relacionada a cobertura vulcânica.

    B)  Os processos de laterização em rochas muito antigas levam à formação de depósitos de bauxita.

    C) Os depósitos de manganês possuem origem em rochas sedimentares. 

    D)  Formado a partir de depósitos de sedimentação.

    E) Formaram as famosas terras roxas, cuja enorme fertilidade natural foi identificada de imediato por colonos europeus e favoreceu a ocorrência de grandes áreas cultivadas, sobretudo com café. Alternativa correta. 




    Gabarito do professor: E
  • Dentre os exemplos de cobertura vulcânica do território brasileiro, podemos citar o derramamento de basalto, ocorrido na era Mesozoica, que se estendeu das porções ocidentais de São Paulo até o Rio Grande do Sul, o que originou um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.

    Resposta: E

  • Dentre os exemplos de cobertura vulcânica do território brasileiro, podemos citar o derramamento de basalto, ocorrido na era Mesozoica, que se estendeu das porções ocidentais de São Paulo até o Rio Grande do Sul, o que originou um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.

    Resposta: E

  • PLANALTO:

    Também chamados de platôs, os planaltos são terrenos elevados e planos marcados por altitude acima de 300 metros e que predominam o desgaste erosivo.

    Quanto à isso, são classificados de acordo com formação geológica:

    • Planalto Sedimentar (formados por rochas sedimentares)
    • Planalto Cristalino (formados por rochas cristalinas)
    • Planalto Basáltico (formados por rochas vulcânicas)
  • Se eu soubesse o que é basalto teria acertado, e como eu iria saber???

  • GAB: LETRA "E"

    Derrame de Trapp foi um grande derramamento vulcânico de basalto, ocorrido na era Mesozoica, e que deu origem a um dos solos mais férteis do Brasil (terra roxa), que se estendem nas porções ocidentais de São Paulo ao Rio Grande do Sul. ... A lava decorrente do Derrame de Trapp após se resfriar formou o basalto.


ID
2062252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um período bem conhecido da história colonial corresponde às Bandeiras, expedições lançadas através do continente, com a bênção distante da Coroa, que contribuíram fortemente para estender o domínio português. Seu foco principal foi um povoado nascido ao redor de um colégio fundado pelos jesuítas, surgindo, a partir disso, uma aldeia.

THÉRY, H.; MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 34. Adaptado.

O foco geográfico inicial dos bandeirantes levou à funda- ção da seguinte cidade:

Alternativas
Comentários
  • "'Como se sabe, o núcleo inicial da cidade de São Paulo foi o Colégio fundado pelo jesuítas, em 1554, uma paupérrima e estreita casinha, tendo 14 passos de comprimento e 10 de largura, feita de barro e coberta de palha...', no dizer de Manuel da Nóbrega". (DAVIDOFF, 1984, p. 16).

    "O colégio atuou como elemento aglutinador do povoamento do Planalto do Piratininga.Um povoado se formou em torno do colégio jesuítico e rapidamente cresceu em pouco tempo. Em 1560, o então governador-geral Mem de Sá (1500-1572), ordenou a criação da Vila de São Paulo do Piratininga, ordenando que a população da Vila de Santo André se muda-se para a nova vila, a qual se tornaria o principal centro urbano do planalto piratininguense, mesmo assim, a população da vila não vivia em condições prósperas. 

    http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2013/03/os-bandeirantes.html

  • Texto de que aborda aspectos geográfico de importante processo histórico de interiorização da colonização através das Bandeiras e questiona qual cidade foi formada a partir do mesmo. 

    A) Cidade fundada em função da proteção territorial contra a colonização francesa ainda no século XVI.
    B) Cidade parte integrante de uma das capitanias mais antigas do Brasil e por se localizar no litoral do Nordeste, não foi influenciada pelas Bandeiras.
    C) Fundada por colonos do litoral da atual São Vicente, serviu como ponto de partida para Bandeiras que atingiram e foram responsáveis por novas áreas como Minas Gerais e Goiás. Alternativa correta.
    D) Cidade litorânea da Região Sudeste que não sofreu influência das Bandeiras. 
    E) primeira capital brasileira fundada com a intenção de organizar a administração colonial local. 


    Gabarito do professor: C
  • 25 de janeiro de 1554 - Jesuítas fundam o colégio que deu origem à cidade de São Paulo. ... Estava fundado o Colégio de São Paulo que originou a cidade de mesmo nome - hoje a maior metrópole da América do Sul.

  • bandeirantes---> objetivos:

    1) efetuar a colonização interna do BRASIL

    2) REDUZIR o numero de jesuítas

    3) movimento essencialmente paulista

  • Gabarito: C

    É o famoso Pátio do Colégio, região central e histórica de São Paulo.

  • Apesar de ser uma questão excelente, acho que é uma questão de história


ID
2062255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, dada a sua grande extensão territorial e a predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica. Todos os rios, com exceção do Amazonas, possuem regime pluvial e todos são exorreicos, sendo a maioria perene e alguns deles temporários.

SENE, E,; MOREIRA, J. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010, p.459. Adaptado.

Em função do regime pluvial, a concentração de rios temporários encontra-se na região

Alternativas
Comentários
  • Nordeste

  • Os rios temporários consistem em canais secos a maior parte do ano, e que comportam o fluxo de água apenas durante e logo após uma chuva. Eles são típicos do deserto, onde as chuvas são bastante irregulares. Essas características são típicas do semi árido, no Nordeste. 

  • Essa nao Cai na minha prova :P

  • Gabarito: C

    Exorreico: diz-se da região cujos rios vão desaguar no mar

  •  Água da chuva = Pluvial

     

     Fluvial refere-se a água do rios.

  • O texto de apoio aborda a hidrografia brasileira e cita aspectos específicos de uma região específica. O enunciado questiona qual região possui rio intermitentes ou temporários no Brasil.

    A) Os rio dessa região são de grande porte devido ao relevo predominantemente plano e a ocorrência de grandes chuvas em determinadas épocas do ano.

    B) Sul a região apresenta grandes rios como o Paraná e não tem estiagem suficiente para a ocorrência de rios temporários.

    C) Única região brasileira onde ocorre o clima semiárido caracterizado por um período de estiagem prolongada que causa a ocorrência de rios intermitentes. 

    D) Região das maiores bacias hidrográficas do país como a citada no texto.

    E) Região de rios de pequeno porte e com a ocorrência de rios endorreicos, que correm para o interior e desaguam em outros rios, como o Tietê em São Paulo.  




    Gabarito do professor: C 
  • Gabarito''C''.

    A formação dos rios intermitentes está relacionada ao regime pluviométrico onde no período das chuvas esses rios se formam. A região Nordeste do Brasil é a que concentra o maior número deles e são importantes para a sobrevivência de espécies, além disso, quando secam permitem o desenvolvimento do cultivo de algumas espécies no solo que fica úmido.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Um rio endorréico = interior do continente= lago ,ou em outro rio. 

    exorréico =apresenta a drenagem diretamente para o mar. 

  • Como grande parte dos rios temporários brasileiros está concentrada no Nordeste, região onde as precipitações costumam acontecer principalmente no inverno, é também nesta estação que a maioria dos rios temporários brasileiros se forma. 

  • GAB LETRA "C"

    Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem. Portanto, a região nordeste é um exemplo desses casos.


ID
2062258
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte argumentação:

Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros. No entanto, alguém não passou por interesseiro.

Conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

     

    A questão trata-se de uma Condicional. 

     

    Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros. 

    A --> B 

     

    Como a questão afirma que alguém não passou por interesseiro, logo concluímos que B = F 

    A --> B 

    ?? --> F = ?? 

     

     

    Com isso para que a condicional seja verdadeira é necessário negar a proposição A, ou seja: 

    ~(Alguém faltou à Festa) = Ninguém faltou à Festa ou Todos foram à festa 

    A --> B 

    F --> F = V 

     

  • P: alguém tivesse faltado à festa

    Q:todos teriam passado por interesseiros

    C (tomando esta por conclusão) : alguém não passou por interesseiro

    Considerando C verdade, teremos que negar Q: ~Q = ALGUÉM NÃO passou por interesseiro

    e pra condicional ficar verdadeira negamos tbm P: ~P= NINGUÉM faltou a festa.

    ~P-->~Q= V

    GAB:E

  • "Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros. No entanto, alguém não passou por interesseiro." 

     

    A afirmação "No entanto, alguém não passou por interesseiro" nos leva à resposta E, pois ninguém faltou. 
    Na falta de um convidado, todos seriam considerados interesseiros. 

    Boa sorte e bons estudos. 

  • GabaritoE

     

     

     

    Cópia da Questão:

     

     

                       p:          Se alguém tivesse faltado à festa,                                   F

     

                       q:          então todos teriam passado por interesseiros.                F

     

          Afirmação:          No entanto, alguém não passou por interesseiro.            V

     

     

     

    Conclui-se que:

     

     

    (​condicional)         p → q

     

     

    Já que alguém não passou por interesseiro, o trecho “todos teriam passado por interesseiros” é F. Dessa maneira, para a condicional ser verdadeira, é preciso que o trecho “alguém tivesse faltado à festa” seja F também. Concluímos assim, que Ninguém faltou à festa.

  • Se o examinador negar a segunda proposição, negue a primeira e corra pro abraço.

  • ALTERNATIVA E)

     

    Questão comentada pela Prof. Cássia Coutinho no link: https://www.youtube.com/watch?v=Zgsnp0gyjgA

  • Eu li todos foram à festa ,na D kkkk

  • Modus tollens

  • Matemática e português juntos.

    Uma condição !

    P->Q


ID
2062261
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes definições:

1 - Um triângulo é chamado de escaleno quando os seus lados possuem comprimentos diferentes.

2 - Um triângulo é chamado de isósceles quando há dois de seus lados com o mesmo comprimento.

3 - Um triângulo é chamado de equilátero quando todos os seus lados possuem o mesmo comprimento.

De acordo com as definições apresentadas, um triângulo não é escaleno quando, e apenas quando, ele

Alternativas
Comentários
  • Conforme definição, um triângulo é escaleno quando todos os lados possuem comprimentos diferentes. Logicamente, um triângulo não é escaleno quando possui pelo menos dois lados iguais, ou seja, quando é isóceles.

    Obs: A resposta pode gerar dúvidas pois não mencionamos o equilátero, mas não está incorreto, pois todo triângulo equilátero também é considerado isóceles.

     

    Fonte: http://sabermatematica.com.br/prova-resolvida-agente-pesquisa-mapeamento-ibge-2016.html

  • Melhor maneira de resolver essa questão é desenhando triângulos, quando vc desenhar o isóceles ( deve lembrar do quadrado partido no meio) verá que mesmo o dividindo no meio ele não ficará com 3 lados diferentes!!

     

     imaginem um quadrado partido ao meio, temos um isóceles, certo ? agora tente criar um escaleno! Surgirá outro isóceles. E se fizer um novo desenho com o equilátero vão aparecer 3 lados diferentes.

  • Ser ESCALENO = ter TRÊS lados DIFERENTES

    Ser ISÓCELES = ter DOIS lados IGUAIS

    Ser EQUILÁTERO = ter TRÊS lados IGUAIS, ou seja...

     

    Não ser ESCALENO é a mesma coisa que ter, TRÊS lados IGUAIS (EQU) ou DOIS lados IGUAIS (ISO), sendo assim a única resposta que se enquadra nesses quesitos é a letra (A)

  • Eu sei o que é cada conceito, porém eu fiquei perdido com esse enunciado kkkkkk, os caras confundiram minha cabeça toda.

  • Boa parte das questões de raciocínio lógico se resume a entender o enunciado.Por mais que pareca ridículo, algumas questões são elaboradas de determinada maneira que nos induzem ao erro! Tem que ficar atento na leitura do enunciado da questão!

    Nesse caso ficaria mais facil de entender se tivesse perguntando qual é a condição necessária para que um triângulo não seja escaleno. Como o escaleno tem 3 lados diferentes basta que dois lados sejam iguais para que ele não seja escaleno. 

  • todo triângulo equilátero também é isosceles ,mas nem todo triamgulo isosceles é equilátero , o mesmo para quadrado e retângulo e quadrado .
    no equilátero existem dois lados iguais ,assim um triâmgulo equilátero pode ser isosceles. 

  • Foi anulada? essa questão?

  • GAB: A

    O triângulo isósceles é aquele que possui dois lados com a mesma medida e, por isso, possui certas particularidades que nem todos os outros triângulos apresentam. O triângulo é um dos polígonos mais simples da Geometria, em relação ao número de lados e ângulos, mas um dos mais importantes e com maior aplicabilidade.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br

  • Dar uma confusão porque não tem uma resposta assim:

    É isoceles e equilátero

    Se não é equilátero (3 lados iguais) é escaleno.

    Se não é isoceles ( 2 lados iguais) é escaleno

    A


ID
2062264
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O setor de uma empresa enviou os seus 10 funcionários para participarem de um curso sobre a utilização de um sistema de preenchimento de relatórios. Ao final do curso, todos os funcionários passaram a utilizar o sistema no mesmo ritmo, isto é, cada um passou a preencher a mesma quantidade de relatórios por hora: cada 4 funcionários preenchem 48 relatórios em 6 horas.

Após o curso, em quantas horas 8 funcionários preencheriam 96 relatórios?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Funcionários       Relatórios       horas

      4                          48                6

      8                          96                x

     

    x=6

     

    Número de funcionários está inversamente proporcional, basta simplificar tudo que a resposta é 6!

  • A questão pode ser resolvida apenas observando que a quantidade de funcionários dobra (4 para 8), a medida que a quantidade de relatórios também dobra (48 para 96), ou seja, não é necessário aumentar ou diminuir a quantidade de horas.

    A outra opção seria resolver através da regra de três composta. Vamos montar e deixar a cargo do aluno:

    Funcionários       Relatórios        Horas

    4                             48                      6

    8                             96                      x

     

    Resposta: E

     

    Fonte: http://sabermatematica.com.br/prova-resolvida-agente-pesquisa-mapeamento-ibge-2016.html

  • A questão foi tão bizarra que eu nem precisei fazer conta na hora da prova. Percebam que duplicou a quantidade de funcionarios e também o de relatórios, logo, vão produzir no  mesmo tempo.

     

     

  • Nos meus calculos só da 24 como resposta....Alguém pode desenvolver?

     

  • Sukram, como já foi dito pelo colega, o número de funcionários está inversamente proporcional. Então o cálculo deve ser:

    8 X 48 = 384

    4 X 96 = 384

    Aplicando a regra de 3:

    6h/x = 384/384

    6h = x

     

  • Funcionários       Relatórios        Horas

            4                    48                    6        

            8                    96                   x

    inversamente         proporcionalmente

    6/X = 8/4   x  48/96

    faremos simplificação cruzada (8 tira 96) e (4 tira 48)

    6   =  8 :8=1   x  48  :4=12

    X      4 :4=1       96  :8=12

     

    6  =  12     =>    12X = 12 x 6     =>  12X = 72    => X = 72    =>  X = 6

    X      12                                                                       12

  • Nesta questão eu não fiz nenhum cálculo dificil.

    Apenas observei que se eles aumentarem o número de funcionários, aumenta o número de relatórios proporcionalmente. Ou seja, eles vão prencher em 6 horas o dobro.

    Horas    Funcionários      Relatórios

    06              04                      48

    ?                08                      96

     

    R.: 'E'

     

  • Seguindo o que o colega Dimas falou, não há sequer necessidade de fazer cálculo porque tanto o número de funcionários dobrou como os relatórios a produzir também, logo, mantém-se o tempo gasto: É como se pegasse 48 relatórios e desse a 4 funcionários e os outros 48 relatórios desse aos outros 4, todos começando junto seu trabalho. Dessa forma, seria igual a situação anterior e eles gastariam 6 horas.

  • No meu deu 12, alguém pode me explicar?

  • Regra de Três Composta.

    Funcio.   Relat.   Horas

    4              48        6

    8              96        x?        

    Na regra de três composta sabemos que isolamos a coluna do X, nesse caso, HORAS. E fazemos a conversinha com as demais colunas para saber se será diretamente proporcional ou inversamente.

    Se eu tenho 4 funcionários trabalhando em 6 horas, aumentando para 8 funcionários a lógica que reduza o número de horas, portanto temos nesse caso, inversamente proporcional. (8/4). (aumentou uma grandeza e diminuiu outra)

    Se eu tenho 48 relatórios para executar em 6 horas, aumentando para 96 relatórios precisarei de mais horas. Logo, diretamente proporcional, aumentaram gradativamente.

    Então:

     6 = 8 . 48 (simplifiquei por 6, dividi 48 por 6) ---> 8 . 8 = (simplifiquei novamente, agora por 4) 8 . 2 = 16

     x    4    96 (simplifiquei por 6, dividi 96 por 6) ---> 4 . 16=  mesma coisa                                     4 . 4 = 16

    Pega a coluna do X e junta com o resultado:

    6 = 16

    x     16    (meios pelos extremos)

    16x= 6.16 = 96

    x:  = 96 ÷ 16 = 6

    GABARITO E.

     

                                                             

  • Vanessa, seguinte:

     

    Como 4 pessoas fazem 48 relatórios em 6 horas, e a questão pede em quantas horas 8 pessoas fazem 96 relatórios, percebe que somente foi dobrada a quantidade de pessoas? Se agora tem o dobro de pessoas, terá, também, o dobro de relatórios na mesma quantidade de horas.

  • Pegadinha essa, as mesmas 6 horas, precisa nem fazer muita conta!!!

  • fiz por regra de três mas fiz assim:

    Sempre observar na questão qual a ação que se esta praticando -> fazer relatórios

    1. criamos duas colunas

    Processo ( quantidade de horas e quantidade de pessoas) Produto (ação, neste caso fazer relatórios)

    Processo produto

    6(horas)-----4(pessoas)----------------------48(relatórios)

    x---------------8----------------------------------96

    Agora multiplicamos cruzado o processo com o produto

    Processo produto

    6(horas)-----4(pessoas)-------------------48(relatórios)

    x---------------8----------------------------------96

    6.4.96=8.x.48

    simplifica o que der, ficando assim

    96.1=8.x.2

    x= 96

    ------

    16

    x= 6

  • gabarito E!! método MPP

    Funcionários Relatórios Horas

    4 48 6

    8 96 x

    para fazer 96 relatórios precisarei de mais ou menos horas??? R= MAIS HORAS

    (COLUNA POSITIVA)

    Com 8 funcionários farei os relatórios em mais ou menos horas? R= MENOS HORAS

    (COLUNA NEGATIVA)

    AGORA É SÓ UTILIZAR O PASSO A PASSO

    X=6*4*96= 2304

    ---------------

    8*48= 384

    2304/384= 6

    PASSO A PASSO. MÉTODO FICA EM CIMA

    Analisar para ver se a grandeza ficará com + ou com -

    depois fazemos X=----------

    O número da coluna X sempre fica em cima

    NA OUTRA QUEM MANDA É O SINAL

    Se for o sinal + o maior número fica em cima

    se for o sinal - o menor número fica em cima

  • Nem acredito que caí nessa

  • Essa questão tem vários tipos...

    A mais fácil é...

    4/48 = 6h. 8/96 = xh

    Simplifica

    1/12 = 6. 1/12 =x

    Se; 1/12 =6. Então 1/2 será?

    X= 6

    E tem também:

    1/12 = 1h20 (regra de 3 vc descobre)

    1/12 = 1h 20

    4x 1/12= 6h.

    8x. 1/12 = x

    Aumentei a segunda da primeira 4vezes

    Aumentei a terceira da primeira 8 vezes e 2vezes da segunda

    6 h = 4

    x h = 8/2

    xh = 4

    Se 6h = 4, então xh = 4

    Xh= 6

    Ou , Regra de 3 composta


ID
2062267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Maria disse que sua família possui um único carro.

Se Maria mentiu, então a sua família

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

     

    Maria disse que sua família possui um único carro.

    Se Maria mentiu, então a sua família 

     

    Para negar essa afirmação basta que a família de Maria tenha mais de um carro OU que não tenha carro 

  • NEGAÇÃO DE SENTENÇA MATEMÁTICA

     

    A NEGAÇÃO DE X = Y É X ≠ Y

     

    A FAMÍLIA DE MARIA PODERIA TER TUDO: MENOS UM ÚNICO CARRO.

     

    OU SEJA, MAIS DE UM CARRO OU NENHUM CARRO.

     

    GABARITO: A

     

    FÉ EM DEUS!

  • a-

    A familia dela não tem 1 carro. Logo, ou eles têm > 1 ou 0

  • A letra A é uma disjunção inclusiva. Logo, pode ocorrer de as duas proposições serem verdadeiras ( não possuir carro e possuir mais de um carro), o que tornaria essa proposição inconsistente. Corrijam-me se estiver errado. 

  • Consegui responder a questão pela lógica da equivalência.

    Se.. então 

    Equivalentes: ~q->~p /~pvq, no caso da questão foi usada esta da disjunção inclusiva.

    Maria disse que sua família possui um único carro.

    Se Maria mentiu, então a sua família

    GABARITO: A

    não possui carro, ou possui mais de um carro. 

  • GA: LETRA ''A''

    Na disjunção inclusiva a verdade de uma proposição não impede a verdade da outra. Na disjunção exclusiva a verdade de uma implica a falsidade da outra. Isto é uma verdade lógica

    PORTANTO: Se Maria mentiu, então a sua família não possui carro, ou possui mais de um carro.

    é só Observar o Tipo de Disjunção em que a questão se refere e assim voce acerta a grande parte das questões.


ID
2062270
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco amigos passaram o final de semana juntos em uma pousada. O valor total da conta foi de R$ 3.720,40, e cada um pagou apenas a parte que lhe cabia, dentre as despesas de hospedagem, passeios e frigobar.

É necessariamente verdade que

Alternativas
Comentários
  • Pensemos da seguinte maneira: há cinco amigos para dividir uma conta de R$ 3.720,40. Se partilharmos isso em partes iguais, daria, para cada um, cerca de R$ 744,08. Porém, o enunciado não diz nada acerca da divisão ter sido feita em partes iguais. 

     

    Analisemos cada uma das alternativas embasando-nos na conjectura:

     

    A) algum amigo gastou mais do que R$ 744,05.

    Sim, é necessariamente verdade. 

     

    *Se 4 amigos pagarem 500 reais, totalizando 2000, o quinto terá que pagar R$ 1720,40. Ou seja, haverá, obrigatoriamente, alguém que terá que pagar mais de R$ 744,05

     

    * Se 3 amigos pagarem 500 reais, totalizando 1500, o quarto pagar 700, totalizando agora 2200, o quinto terá que pagar R$ 1520,40. Esse quinto, novamente, está pagando mais do que R$ 744,05

    Para que fique mais evidente isso, basta lembrar que se cada um pagar em partes iguais o MÍNIMO que devem desembolsar é R$ 744,08, ou seja, mais do que R$ 744,05.

     

    Pode-se notar com facilidade que não importa a divisão entre eles, pois SEMPRE, necessariamente, para que a divida seja saldada por completo, alguém terá que pagar mais que R$ 744,05

     

    B) cada amigo gastou mais do que R$ 740,05

    Não necessariamente. Suponhamos que 4 paguem 800, totalizando 3200 reais, e o quinto pague R$ 520,40. Este último não pagou mais de R$ 740,05.

     

    C) algum amigo gastou menos do que R$ 744,00

    Não necessariamente. Se considerarmos, por exemplo, a possibilidade de 4 deles pagarem 745, totalizando  2980, então o valor restante de R$ 744,04 a ser saldado, ou seja, mais do que R$ 744,00, teria que ser pago pelo quinto amigo, não havendo, portanto, ninguém que tenha pagado menos do que R$ 744,00.

     

    D) cada amigo gastou menos do que R$ 745,00.

    Não necessariamente. Suponhamos que 4 amigos paguem 500, totalizando 2000, e o quinto teria que pagar o restante de R$ 1720,40. Ou seja, pagaria muito mais do que 745.

     

    E) algum amigo gastou entre R$ 744,00 e R$ 745,00.

    Não necessariamente de novo. Se analisar o exemplo da letra D, verá que é possível que ninguém gaste algum valor entre 744 e 745.

     

    GABARITO A

  • Por que não a D se a conta não teve sobra?

  • 3.720,40 / 5 = 744.08 (esse serial o valor igual para todos)

    Como a questão disse que cada um pagou a parte que lhe cabia , Obrigatoriamente algúem teria que pagar acima de 744.05 

  • Vanessa, é porque a conta pode ter a sobra, mas também pode não ter a sobra.

    Por exemplo:

    Algum gastou 745,08, para isso, outro vai ter gasto 743,08 e completando com os outros 3 amigos (744,08 x 3) dá os 3720,40.

     

    A única que está certa é a letra (A) porque necessariamente alguém vai gastar mais do que 744,05, seja com a conta igual (744,08 x 5) ou como no exemplo acima.

  • essa questão cabe recurso, porque a letra C também esta certa, pois algum amigo pode ter gasto menos que 744 sim, pois a questão não trás dados exatos

  • Qualquer divisão que de entre os amigos.

    Alguém vai gastar igual ou maior que o divisor.

    As possibilidades;

    Todos iguais -> alguém gasta mais que 744,5

    1 Paga 50% -> O resto divide -> esse um ja paga mais que 744,5

    Sempre alguém pagará mais que o Divisor ou igual.

    Mas alguém tem pagar a conta.

    A

  • questão totalmente subjetiva


ID
2062273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todos os funcionários de uma empresa encerram suas atividades às 18h e seguem para suas casas usando ônibus ou van. Os funcionários que usam ônibus seguem até a rodoviária e lá pegam outro ônibus ou um táxi. Os funcionários que usam a van seguem até a zona portuária e lá pegam as barcas.

Portanto, os funcionários que não usam táxi para seguirem para suas casas, após encerrarem suas atividades,

Alternativas
Comentários
  • a) não usam ônibus.
    Não podemos afirma necessáriamente.

    b) usam ônibus, se não usarem a barca.( CORRETA )
    Colocando na ordem correta : se não usarem a barca, usam onibus
                                                        ~V             --->        V   =     V

    c) não usam barca, mas usam van.
    Não podemos afirma, pois se ele usa usa van ele tera que ir embora de barca (Os funcionários que usam a van seguem até a zona portuária e lá pegam as barcas. )

    d) usam ônibus, mas não usam a barca.
                V             ^         ~ V                 =        F          


    e) não usam van, se usarem a barca.
    usar van e uma condição para que possam usar barca.

     

  • Os funcionários saem da empresa através de ônibus ou van.

    Os que saem de ônibus seguem para a rodoviária e lá pegam ônibus ou táxi.

    Os que saem de van pegam barcas.

     

    Queremos analisar os que não usam táxi.

    Na primeira opção seriam os que pegam dois ônibus.

    Na segunda opção seria van e barcas.

    Veja que ou o funcionário usa barca ou ônibus.

     

    Fonte: http://sabermatematica.com.br/prova-resolvida-agente-pesquisa-mapeamento-ibge-2016.html

  • De um jeito simples e sem fórmulas, olhando para o português.

    Os funcionários saem da empresa através de ônibus ou van.

     1.Os que saem de ônibus seguem para a rodoviária e lá pegam ônibus ou táxi.

    2.Os que saem de van pegam barcas.

    como conclusão a questão pede alternativa para quem não usa taxi, ( quem não usa taxi pode ser tanto os que pegam outro õnibus ao invés de taxi, como os que usam a van e depois a barca ), daí concluimos que pegam  onibus ( se forem o primeiro tipo de funcionários) ou barcas ( se forem o segundo tipo de funcionários)

    como pode ser um tipo de fucionário como outro , alternativa certa é LETRA B. USAM ÔNIBUS SE NÃO PEGAREM BARCA  ou poderia ser: USAM BARCA SE NÃO PEGAREM ÔNIBUS. 

    Tudo posso naquele que me fortalece.

     

     

     

  • Pra quem gosta de fazer esquemas, temos 03 situações:

     

    01. Ônibus -----> Rod. --------> Ônibus

    02. Ônibus -----> Rod. --------> Taxi

    03. Van ---------> Z.Port. -----> Barca

     

    Logo, os funcionários que não usam taxi: usam ônibus OU usam a barca. (Opção B)

     

     

     

  • Tenho que chegar no meu Destino final :

    Ou é de 2°ônibus, de táxi ou de Barca.

    Então para eu não usar o Táxi ..

    Eu tenho que usar Ônibus ou Barca.

    Mas eu posso no meu dia a dia usar os dois e substituir um deles pelo táxi, como eu faço quando eu saio da empresa de ônibus.

    ...Por isso a C tá errada

    Correta B.

  • O raciocínio que poderá ser usado nessa questão é o seguinte:

    Os funcionários que não andam de táxi, andam de ônibus ou van.

    1. Quem pega ônibus, pega ônibus e táxi.
    2. Quem pega van, pega barca.

    Portanto:

    A) FALSA; pois quem não usa táxi necessariamente precisa usar ônibus (para depois poder vir a pegar táxi) ou van.

    B) VERDADEIRA; pois necessariamente se não usarem ônibus, usarão a van.

    C) FALSA; quem usa barca, usa van.

    D) FALSA; podem usar ônibus OU a barca.

    E) FALSA; quem pega um, pega o outro.


ID
2062279
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere cinco punhados idênticos de feijões, ou seja, com a mesma quantidade de feijão. Tais punhados estão enfileirados e numerados do primeiro ao quinto. Uma pessoa retira de cada punhado, exceto do terceiro, três feijões e os coloca no terceiro punhado. Em seguida, essa pessoa retira do terceiro punhado tantos feijões quantos restaram no segundo e os coloca no primeiro punhado.

Após os procedimentos realizados por essa pessoa, quantos feijões sobraram no terceiro punhado?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

    Imagine que cada punhado tenha 7 grãos de feijão 

    1° = 7 grãos 

    2° = 7 grãos 

    3° = 7 grãos 

    4° = 7 grãos 

    5° = 7 grãos 

     

    Em seguida ele diz que: Uma pessoa retira de cada punhado, exceto do terceiro, três feijões e os coloca no terceiro punhado. 

    1° = 4 grãos 

    2° = 4 grãos 

    3° = 19 grãos 

    4° = 4 grãos 

    5° = 4 grãos 

     

    Em seguida, essa pessoa retira do terceiro punhado tantos feijões quantos restaram no segundo e os coloca no primeiro punhado. Sobraram 4 feijões no segundo punhado. Logo, retirarei do terceido punhado 4 feijões. 

    1° = 8 grãos 

    2° = 4 grãos 

    3° = 15 grãos 

    4° = 4 grãos 

    5° = 4 grãos 

  • É SÓ IMAGINAR QUE CADA PUNHADO TENHA 4 FEIJÕES...

    NÃO SEI SE MEU RACIOCINIO FOI O MAIS CORRETO, MAS O RESULTADO FOI O MESMO, 15 (LETRA B)

  • Você pode imaginar o número de feijões que quiser em cada punhado (desde que maior que 2) que o resultado vai dar sempre o mesmo: 15 feijões restantes no terceiro punhado.

  • Eu imaginei que cada punhado possuía, inicialmente, 6 feijões.

  • "Tais punhados estão enfileirados e numerados do primeiro ao quinto. Uma pessoa retira de cada punhado, exceto do terceiro, três feijões e os coloca no terceiro punhado." 

    Ao ler o enunciado, pensei em 12 feijões em cada punhado (3 feijões retirados X 4 punhados = 12) 
    Retirando 3 feijões de cada um dos quatro punhados, teremos 12 feijões a mais no terceiro, ou seja, 12 + 12 =  24. 

    "Em seguida, essa pessoa retira do terceiro punhado tantos feijões quantos restaram no segundo e os coloca no primeiro punhado." 
    A pessoa vai retirar do terceiro punhado 9 feijões (número que restou em cada um dos quatro grupos), assim, 24 - 9 = 15. 

     

    Letra B. 

    Boa sorte e bons estudos. 

     

  • 1-      Supondo que cada fileira tivesse 5 feijões:

    01    02    03    04    05

    2       2     5   2     2

                    3

                    3

                    3

                    3

    Total:       17

     

    2-      Retiramos a quantidade que ficou na fileira 02 da fileira 03:

     

    17- 2 = 15 feijões

     

    R.: ‘B'

  • Para quem decidir não atribuir um valor aleatório, é possível resolver a questão por incógnitas. 

     

    Sabe-se que se tem uma quantidade de feijões, e que essa quantidade foi distribuída em cinco grupos de X feijões. Então, tem-se: 

     

    X, X, X, X, X

     

    A próxima operação é de retirada de 3 feijões de cada grupo, salvo do terceiro, sendo o total nele incluído. Assim: 

     

    X - 3, X - 3, X + 12, X - 3, X - 3

     

    Por fim, a terceira operação manda retirar do grupo 3 o valor restante no grupo dois, acrescendo-se no grupo 1 o resultado. É o seguinte: 

     

    (X + 12) - (X - 3) = X + 12 - X + 3 = 15.

     

    Tem-se o resultado da questão, 15 feijões de sobra no terceiro grupo. O número de feijões transferidos para o grupo 1 é exatamente o montante subtraído (X - 3), logo, a operação já contempla a mudança de grupo.

     

    RESPOSTA: LETRA B, 15 feijões.

  • Imaginei 20 punhados inicialmente e deu certo.

     

    20 feijões em cada punhado
     

    1) 20-3: 17 + 17: 34
    2) 20-3: 17
    3) 20+ 12: 32 - 17: 15
    4) 20-3: 17
    5) 20-3: 17

  • O número de feijões em cada no início não importa, já que todos têm a mesma quantia. Então só fazer como se todos tivessem inicialmente 10 e dai resolver.

     

  • Eu fiz por pontinhos, já q a quantidade de feijões eram pequenas.

  • QUESTAO PAO PAO, QUEIJO QUEIJO

  • Imaginei cada punhado com cinco feijões

    Cada um distribui 3 feijões para o terceiro. (3x4)+5 = 12 + 5 = 17.

    É retirado do terceiro tantos feijões quantos sobraram no segundo e os colocado no primeiro.

    1º 5-3 = 2 -> 2+2 = 4

    2º 5-3 = 2

    3º 5 + 15 = 17 -> 17-2 = 15

    4º 5-3 = 2

    5º 5-3 = 2


ID
2062285
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em cada jogo de um torneio de futebol, um time pode vencer, se fizer mais gols que o adversário, empatar, se fizer o mesmo número de gols que o adversário, ou perder, se fizer menos gols que seu adversário.

Um determinado time de futebol jogou três partidas e ficou com saldo de gols positivo, ou seja, fez mais gols do que sofreu.

Qual das campanhas a seguir NÃO pode ter sido a campanha do time citado?

Alternativas
Comentários
  •  '' Podemos ver que a unica alternativa que não apresenta vitoria e a alternativa C), então não tem como atribui um valor para que a vitoria sejam maior que demais resultados

     c) 0 Vitória, 1 Derrota e 2 Empates
     

    - Diante das outras afirmativas , podemos atribui um valor para que as vitorias sejam maior  que o saldo de gols dos demais jogos

  • Alternativa C

    O time perdeu, ou seja, fez menos gols que o adversário e mesmo que tenha perdido somente por 1x 0 seu saldo será negativo.

    Empatando 2 vezes o saldo permanecerá o mesmo, pois sofreu a mesma quantidade de gols que levou.

    Conclusão: Impossível ter um saldo de gols positivo nessa hipótese.

     

  • A letra D, por exemplo, ainda poderia acontecer...se a vitória valesse 3 pts, derrota perde 1pt e empate zero a zero, seria possível a D. Mas a C não tem possibilidade. Podemos resolver atribuindo valores de pontos ou quantidade de gols sofridos ou perdidos...

    Gabarito C

  • Analisando as regras do jogo/campeonato, é impossível para um time ficar com saldo positivo no final de 3 partidas sem ganhar pelo menos um jogo.

  • É só lembrar que empate zera o saldo ( o número de gols feito anula o número de gols sofrido ). Então empate nem precisa se preocupar. A única alternativa possível seria a que ele não teve vitória nenhuma. 

     

  • Na C, se o time não ganhou um jogo sequer, independentemente do empate (pois não faz diferença sobre o saldo de gols), a derrota fará com que ele fique com o saldo negativo.


ID
2062291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma prova de múltipla escolha, todas as questões tinham o mesmo peso, ou seja, a cada questão foi atribuído o mesmo valor. Aldo tirou nota 5 nessa prova, o que corresponde a acertar 50% das questões da prova. Ao conferir suas marcações com o gabarito da prova, Aldo verificou que acertou 13 das 20 primeiras questões, mas constatou que havia acertado apenas 25% das restantes. Quantas questões tinha a prova?

Alternativas
Comentários
  • x são as questoes restantes:

    (13 + 0,25.x)/(20 + x) = 0,5
    13 + 0,25.x = 10 + 0,5.x
    0,25.x = 3 ---> x = 12

    Total = 20 + 12 = 32

    ____________________________________________________________________________________________________________

     '' Outro modo''
     | - Como ele acertou 50%, podemos afirma que o mesmo numero de erros e igual ao mesmo numeros de acertos, ou seja, E + A = 100%
    13 + 0,25X = 7 + 0,75X
    6 = 0,5X
    X= 12

    || - Substituindo x nas expressões.
    13 + 0,25(12) = 7 + 0,75(12)
    16 = 16                    .:.              E=16 e A = 16
    E+A = 32


     

  • Também é possível fazer por sistema.

    Vamos chamar o número de questões da segunda parte da prova de X e o total de questões de Y, logo:

    Y = 20 + X

    Foram acertadas 13 questões da primeira parte e 25% da segunda, o que resultou num total de 50% de acertos, logo:

    0,5Y = 13 + 0,25X

    Substituindo Y da primeira equação na segunda:

    0,5(20+X) = 13+0,25X

    10+0,5X = 13+0,25X

    0,25X = 13-10 = 3

    X = 3*4 = 12

    Voltando à primeira equação:

    Y = 20 + 12 = 32

    Resposta letra C.

     

  • também da pra ir por tentativa das possiveis respostas do gabarito.


ID
2062294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Antes da final do Novo Basquete Brasil, 9 pessoas foram convidadas a participar de uma apresentação na qual cada uma delas faria 8 arremessos livres à cesta. Dentre essas pessoas havia alguns profissionais, e o restante era composto de torcedores que foram escolhidos aleatoriamente. Os números de arremessos convertidos pelos participantes foram: 1, 2, 2, 3, 4, 5, 5, 6 e 7. Nenhum torcedor acertou mais arremessos do que qualquer um dos profissionais. Apenas 2 torcedores converteram o mesmo número de arremessos, e um torcedor converteu o mesmo número de arremessos que um profissional.

Quantos profissionais foram convidados para a apresentação?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

     

    Apenas 2 torcedores converteram o mesmo número de arremessos: 2 e 2 

    Um torcedor converteu o mesmo número de arremessos que um profissional: 5 e 5 

     

     

    Logo: 

    1 = torcedor 

    2 = torcedor 

    2 = torcedor 

    3 = torcedor 

    4 = torcedor 

    5 = torcedor 

    5 = profissional 

    6 = profissional 

    7 = profissional 

  • 7= certeza de que é profissional porque nenhum torcedor arremessou mais do que um profissional;

    Se um torcedor acertou igual a um proissional, então só podem ter acertado 5 (2 não pode porque teria só haveria então um torcedor(1) e a questão fala em plural tanto para torcedores como para profissionais, além de que o 5 seria torcedor com arremessos maior do que profissionais. Dai mata  questão, se dos dois 5 tem um torcedor o outro só pode ser profissional mais  6 e 7 que devem ficar acima de 5.

  • O que diabos é "converter"?????????????


ID
2062297
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ao duplicar a largura de um determinado retângulo e reduzir à metade o comprimento desse mesmo retângulo, obtém-se um quadrado de perímetro P.

O perímetro do retângulo original é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

     

     

    Vamos colocar valores hipotéticos nos lados desse quadrado. 

    Lado = 4 cm 

    Perímetro = 16 cm 

     

     

    Agora vamos duplicar a largura desse quadrado e reduzir à metade do comprimento desse quadrado. 

    b = 4 . 2 = 8 cm 

    h = 4/2 = 2 cm 

    Perímetro = 8 + 8 + 2 + 2 = 20 cm  

     

     

    20/16 = 1,25 P 

  • Einstein concurseiro, gostaria de dizer que em nenhum momento a figura inicial era um quadrado...

    Inicialmente, se tinha um retagunlo

  • Fiz  assim  retângulo tem perímetro  L + L + C + C= 2(L + C) ........ AGORA O QUADRADO  DUPLICANDO A LARGURA  2L  E   DIVIDINDO O COMPRIMENTO  C/2  TEMOS UM QUADRADO DE PERIMETRO  2L + 2L +C/2 + C/2  SO QUE O QUADRADO TEM LADOS IGUAIS ENTAO  FAZ SE QUE  2L = C/2 , OU SEJA,  C= 4L  ...... E O  PERIMETRO DO QUADRADO É P...... ENTAO   P = 8 L OU   L =P/8........ ENTAO  C= P/2  AGORA SUBSTITUI LA NO INICIO  2( P/8 +P/2) ....FAZENDO A CONTINHA O PERIMETRO INICIAL E IGUAL A 1,25P.

  • Na verdade é assim:

    O retângulo:

    Largura = 2 cm 

    comprimento = 8 cm 

     

    Ao duplicar a largura de um determinado retângulo e reduzir à metade o comprimento desse mesmo retângulo

     

    Largura = (2) x 2 cm = 4 cm

    comprimento = (1/2) * 8 cm = 4 cm

     

    obtém-se um quadrado de perímetro P = 16 cm.

     

    Perímetro do retângulo original = 8 + 8 + 2 + 2 = 20 cm

     

    20/16 = 1,25 P 

  • Sem colocar valores hipotéticos:

    L = largura

    C = comprimento

    Equação(1) --> Perímetro(retângulo) = 2*L + 2*C

    Então a questão diz que se eu dobrar a largura e reduzir à metade o comprimento, terei um quadrado. 

    Dobrando a largura = 2*L

    Reduzindo à metade o comprimento = C/2

    Para obter o Perímetro do quadrado, multiplicamos por 2 a largura e o comprimento (observe que antes tínhamos apenas uma largura e um comprimento, mas para fechar o perímetro do quadrado temos que ter duas larguras e dois comprimentos).

    Equação (2) --> Perímetro(quadrado) = 4*L + C

    A informação do quadrado foi a chave, pois sabendo que no final temos um quadrado, os lados tem que ser iguais. Ou seja, 2*L = C/2, que é a condição pra eu ter um quadrado no fim.

    Então, substituindo a igualdade 2*L = C/2 na equação (2), obtemos:

    Perímetro(quadrado) = 4*L + 4*L [pois C = 4*L (o 2 que está dividindo o C na equação 2*L = C/2, passa pra o outro lado multiplicando 2*L, resultado em 4*L)]

    Equação (3) --> Perímetro(quadrado) = 8*L

    Substituindo também a igualdade C = 4*L na equação (1), obtemos:

    Perímetro(retângulo) = 2*L + 8*L (pois tínhamos na equação (1) 2*C, mas agora C=4*L. Então 2*C = 8*L)

    Equação (4) --> Perímetro(retângulo) = 10*L

    Dividindo a equação (4) pela equação (3), sabemos quantas vezes multiplicamos o perímetro do quadrado para chegar ao perímetro do retângulo.

    10*L / 8*L = 1,25

  • Olha só:

    O enunciado fala que “ao duplicar a largura de um determinado retângulo e reduzir à metade o comprimento desse mesmo retângulo, obtém-se um quadrado de perímetro P”.

    Vejamos:

    Para obter um quadrado a partir da alteração das arestas de um retângulo, é necessário fazê-lo de tal forma que a largura e o comprimento sejam iguais.

    Para facilitar o raciocínio, utilizei como largura o valor 1

    Retângulo

    Largura = 1

    Comprimento = x

    Para tornar-se um quadrado

    Largura = duplicar a largura do retângulo (1x2=2) então largura = 2

    Comprimento= reduzir a metade do comprimento do retângulo (x/2=2 -> x=2.2) então comprimento é igual a 4

    Como referência temos as medidas de 1 para largura e 4 para comprimento. Basta calcular o perímetro do retângulo.

    Retângulo = 4.2+1.2 = 10

    Mas é questionado o quanto de P corresponde o valor do perímetro do retângulo original:

    Para isso é necessário calcular o perímetro do quadrado que se formou.

    Já sabemos que o lado do quadrado corresponde a à duplicação da largura do retângulo então l =2

    Pq=l.4 - > 2.4 = 8

    E para finalizar saberemos a resposta

    Pr=10/8P

    Pr=1,25P

    Resposta letra C

  • A questão fala sobre um retângulo e um quadrado, comece pelo quadrado (pode ser qualquer tamanho desde que seja um quadrado) por exemplo desenhe no papel um quadrado 6 por 6 , este é o quadrado que a questão pede este quadrado tem perimetro(P)= 24.

    Agora vamos descobrir o retângulo, para isso basta fazer um retângulo de lado 6*2 por 6/2  que  é a razão do retângulo dada pela questão,

    feito isso você descobre que o retângulo vale 3 de largura por 12 de comprimento o perímetro deste é 30 .

    agora é só descobrir quantos perímetros do quadrado(P) cabem no perímetro do retângulo, para isso faça:

    24P=30 

    P=30/24

    P=1,25 OU 1,25P

  • Retângulo:

    Comprimento = x

    largura = y

    Quadrado:

    novo comprimento = x/2

    nova largura = 2y

    Por se tratar de um quadrado

    x/2 = 2y

    x=4y

    Somando os perímetros:

    Quadrado

    2y*4 = 8y = P

    Retângulo

    2x+2y=?

    SUBSTITUINDO

    2x+2y

    2*4y+2y=10y

    10y/8y=1,25

    Letra C