SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INMETRO - Pesquisador Tecnologista - Metrologia em Informática


ID
802834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica

Deseja-se construir um circuito para o controle de abertura e fechamento de duas válvulas, a fim de regular a mistura de componentes de uma fórmula. A primeira válvula, usada para controle da pressão e da salinidade, será aberta sempre que a pressão exceder 3 atm e a salinidade exceder 20 g/L. A segunda válvula, influenciada pela temperatura e pelo pH da mistura, será aberta sempre que a primeira válvula estiver fechada, a temperatura exceder 30o C e a acidez estiver abaixo de pH 7.

A partir das informações acima, é correto afirmar que o esquema lógico para implementar o circuito em questão pode ser realizado com o uso mínimo de

Alternativas

ID
802837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de polling, interrupções e acesso direto à memória, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correto: A

  • Polling é o processo em que o computador ou dispositivo de controle espera por um dispositivo externo para verificar a sua disponibilidade ou estadual, muitas vezes com hardware de baixo nível. Em outras palavras, o computador espera até que o dispositivo esteja pronto.

    Polling também se refere à situação em que um dispositivo é repetidamente verificado para prontidão, e se não for, o computador retorna para uma tarefa diferente.

    Fonte: https://pt.qwe.wiki/wiki/Polling_(computer_science)

  • a)GABARITO DA QUESTÃO

    b) Na entrada e saída por interrupção, o processador verifica periodicamente o estado dos dispositivos de E/S, a fim de determinar se a operação foi completada com sucesso.

    Incorreta, o conceito é da E/S programada;

    .

    c) O pedido de interrupção, que é síncrono em relação à execução do programa que detém o controle do computador, não pode ocorrer a qualquer tempo, sendo sua ocorrência controlada pelo programa em execução.

    Incorreta, interrupção síncronas e assíncronas podem ocorrer a qualquer tempo ;

    .

    d) A E/S por interrupção não requer intervenção ativa do processador para transferir dados entre a memória e o dispositivo de E/S, pois a transferência, nesse caso, não utiliza recursos do processador.

    Incorreta, na verdade, a alternativa aborda o conceito de E/S por DMA;

    .

    e)No acesso direto à memória (ADM), o processador se responsabiliza pelo controle de cada passo da transferência, o que dispensa elementos adicionais de hardware. O sistema precisa dispor de interrupções, uma vez que o controlador de ADM comunica ao processador, por meio de uma interrupção, o término de uma transferência.

    Incorreta, na verdade, há vários erros, DMA ( ou ADM) não precisa se comunicar com o processador pra haver a interrupção, entretanto necessita hardware adicional, por fim, o último período da alternativa está correta, pois DMA se comunica com o processador avisando que terminou a transferência.


ID
802840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de clusters, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • SE NÃO ME ENGANO ESSE PROCESSO SE CHAMA FAILOVER.

    .

    CQN SE CHEGAR ATÉ AQUI, CORRIJA-ME, POR FAVOR.

    .

    EDIT: SABIA PORR@, EU NÃO ERRO (SE VOCÊ VIER ME CHAMAR DE DESUMILDE, VAI PRA PQP E ENTRA NA BRINCADEIRA).

    .

    O cluster ativo/passivo geralmente contém dois nós idênticos. As instâncias das aplicações de base de dados são instaladas em ambos os nós, mas a base de dados está localizada no armazenamento partilhado. Durante a operação normal, a instância da aplicação de base de dados é executada somente no nó ativo. No caso de uma falha do sistema ativo principal, o software de clustering vai transferir o controle do subsistema de disco para o sistema secundário. Como parte do processo de failover, a instância da aplicação de base de dados no nó secundário é iniciada, retomando assim o serviço.


ID
802843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A comunicação entre os equipamentos de calibragem e os computadores que armazenam os dados, utilizados em metrologia, necessita da transformação dos sinais processados, por meio de um procedimento denominado codificação. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A codificação de blocos ocorre em três etapas: a divisão da sequência de bits em grupos de m bits de tamanho; a substituição de um código de m bits por um grupo de n bits; e a utilização de qualquer um dos esquemas de codificação de linha para criar o sinal codificado.

     

    b) As codificações Manchester e Manchester diferencial são classificadas como bipolares (polar), pois utilizam três (dois) níveis de tensão: positivo, negativo e zero.

     

    c) Na codificação alternate mark inversion (AMI) (Manchester Diferencial), a transição no meio do intervalo de um bit é utilizada como mecanismo de sincronização. A representação do bit é definida por meio de uma inversão ou não no início do bit, conforme indica a expressão mark no nome da codificação.

     

    d) A codificação multiline transmission, three level (MLT-3) faz transições de um nível para o próximo no começo do bit 0.

     

    e) Na codificação de Huffman, o comprimento de cada palavra de código é idêntico para todos os símbolos. Tal codificação independe da frequência com que os caracteres aparecem em um texto.


ID
802846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com referência a sistemas de numeração, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Muitos processos podem gerar requisições para ler e escrever dados em um disco simultaneamente. A política de escalonamento dos acessos a discos rígidos tem um impacto importante no throughput de um sistema. A respeito de estrutura de discos e escalonamento de discos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa foi tirada deste livro{1]. Não entendi o cálculo do autor, mas gostaria de uma opinião dos leitores, já que tem a ver com essa questão:

    Segundo[1], a utilização do disco é a probabilidade de que um disco esteja ocupado quando outra requisição do E / S chega na fila de atendimento do disco, A utilização é determinada pela velocidade do disco e pela taxa de chegada de requisições na fila de atendimento. Formulado matematicamente:

    Utilização = taxa de chegada de requisições/taxa de atendimento do disco,

    onde a taxa de chegada é dada em requisições por segundo e a taxa de atendimento do disco é dada em operações de E/S por segundo (IOPS).

    Ele cita como exemplo 1 o seguinte caso: considere uma determinada unidade de disco que pode completar uma operação de E/S em 15ms. Isso significa que sua taxa de atendimento é de aproximadamente 67 operações de E/S por segundo (0,015 segundos por operação - 66,7 operações por segundo). Se este disco receber 33 solicitações de E/S por segundo, ele terá cerca de 50% de utilização.

    Em seguida, ele fornece outro exemplo: 60 requisições por segundo e afirma que é facil ver que quando a taxa de chegada de requisicao de E/S é de 60 requisições por segundo, com um tempo de atendimento de 15ms, a utilização eh 90%. 

    Realmente, fiquei sem entender essa matematica. Se alguem souber elucidar isso, agradeço.

    Fonte:

    [1] Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores, Linda Null, Julia Lobur


ID
802852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca das arquiteturas RISC e CISC, julgue os itens a seguir.

Alternativas

ID
802855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de processamento paralelo e distribuído, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não faço a menor ideia se a E está certa, só sei que ABCD estão erradas, se um edital tiver essa matéria não sei nem o que estudar kkk. Quando simplesmente colocam Sistemas Distribuídos e jogam isso numa prova, é de quebrar tudo.


ID
802858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito da transmissão de informação por meio da tecnologia power line connection (PLC), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Através de um adaptador conectado em sua tomada, você transforma todo o sistema elétrico da sua casa em uma rede. Assim, cada tomada é um ponto de acesso.O fato é que a energia elétrica funciona na frequência entre 50 e 60 Hz, enquanto a conexão PLC usa de 1 a 30 MHz. Dessa maneira, um sinal supostamente não deve causar interferências ao outro.

    fonte:https://www.tecmundo.com.br/o-que-e/3068-power-line-communication-a-rede-na-tomada.htm


ID
802861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de synchronous optical network (SONET) e multiprotocol label switching (MPLS), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A banca copiou e colou o trecho abaixo da fonte citada

    O MPLS (Multiprotocol Label Switching) é um framework definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) que proporciona o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de tráfegos através da rede. A informação em uma rede MPLS é processada e dividida em classes de serviço, e os dados são encaminhados através de rotas estabelecidas anteriormente por essas classes, sendo feito apenas comutação.

    Letra A

    fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/04_2/MPLS/intro.htm

  • A) A informação em uma rede MPLS é processada e dividida em classes de serviço, sendo os dados encaminhados por meio de rotas estabelecidas anteriormente por essas classes, ocorrendo, nesse caso, apenas comutação.

    É mais comum que os roteadores agrupem vários fluxos que ter-minam em determinado roteador ou LAN e usem um úni-co rótulo para eles. Diz-se que os fluxos agrupados sob um único rótulo pertencem à mesma classe de equivalência de encaminhamento, ou FEC (Forwarding Equivalen-ce Class). Essa classe abrange não apenas aonde os pacotes estão indo, mas também sua classe de serviço (no sentido dos serviços diferenciados), pois todos os pacotes são trata-dos da mesma maneira para fins de encaminhamento.

    B) Uma SONET é uma rede assíncrona, não requerendo relógio (clock) mestre para controle.

    Segundo[3], O padrão ANSI é denominado SONET (Synchronous Optical Network — rede óptica síncrona). O padrão ITU-T é chamado SDH (Synchronous Digital Hierarchy — hierarquia digital síncrona).

    C) Nas redes SONET, emprega-se multiplexação por divisão de frequência (FDM) para dividir a banda da fibra óptica em subcanais, cada qual com capacidade para suportar uma transmissão completa.

    Segundo[3], SONET/SDH é um padrão de rede síncrona que usa multiplexação TDM síncrona. Todos os clocks no sistema estão sujeitos a um clock-mestre.

    D) A função do regenerador na transmissão SONET é de combinar diversos sinais ópticos de modo a construir um synchronous transport signal (STS), adicionando STSs de diferentes caminhos e removendo STSs de um único caminho.

    A transmissão SONET depende de três dispositivos básicos: multiplexadores/demultiplexadores STS, regeneradores, terminais e multiplexadores inserir/retirar.

    Os multiplexadores/demultiplexadores STS marcam os pontos iniciais e finais de um link SO. Multiplexa sinais de várias fontes elétricas e cria o sinal OC correspondente.

    Os regeneradores ampliam o comprimento dos links.

    Os multiplexadores inserir/retirar permitem a inserção e a extração de sinais.

    Ou seja, a questão trata da primeira fase, q é multiplexadores/demultiplexadores STS!!!

    E) Todo pacote, ao entrar em uma rede MPLS, recebe um identificador de tamanho fixo e significado local, de forma que os roteadores não precisam analisar os cabeçalhos MPLS, conhecidos como shim head.

    Roteadores habilitados para redes MPLS não precisam analisar cabeçalhos IPs, mas dependem, sim, de cabeçalhos MPLS. Senão, vejamos o q diz este autor[1]

    Um quadro da camada de enlace é manipulado por um roteador habilitado para MPLS. A Figura 5.28 mostra que um quadro da camada de enlace transmitido entre dispositivos habilitados para MPLS tem um pequeno cabeçalho MPLS adicionado entre o cabeçalho de camada 2 (por exemplo, Ethernet) e o cabeçalho de camada 3 (isto é, IP).

    Fonte:

    [1] Kurose

    [2] Tanenbaum

    [3] Forouzan

  • a-

    O MPLS permite a um roteador comutar dados de um caminho para outro. A estrutura de encapsulamento MPLS contém um campo de 20 bits com o valor do rótulo.


ID
802864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de compressão moving picture experts group (MPEG), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A compressão MPEG envolve três etapas: transformada discreta cosseno, quantização e compressão COM perdas. (Compressão temporal e espacial) - Errada

    c) I-frame é um quadro independente que não está relacionado a nenhum outro quadro. (C e D erradas)

    e) Um P-frame relaciona-se simultaneamente com o I-frame ou P-frame anterior ou posterior (Errado). Cada P-frame tem relação com o passado e o futuro

     

  • Que questão do satanás é essa, meu pai?

  • nível NASA


ID
802867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a real-time transport protocol (RTP) e a real-time transport control protocol (RTCP), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O RTCP (Real-Time Transport Control Protocol) provê mecanismos de controle de fluxo, controle da qualidade dos dados e feedback para as fontes.

     

    Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores - Behrouz A. Forouzan - 4ª edição - 2008

     

     

    As porções de áudio e de vídeo, produzidas pelo aplicativo remetente, são encapsuladas em pacotes RTP. Esses, por sua vez, são encapsulados em um segmento UDP.

     

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialiptv/pagina_4.asp

    • gab- A(A)

    • A )O RTCP fornece feedback acerca da qualidade de distribuição dos dados, permitindo saber se há problema na rede ou na distribuição de vídeo.

    -"O protocolo RTP tem um irmão caçula, chamado RTCP (protocolo de controle de transporte em tempo real, do inglês: Real-time Transport Control Protocol). Ele é definido com o RTP na RFC 3550 e cuida do feedback, da sincronização e da interface do usuário, mas não transporta nenhuma amostra de mídia."

    • B )O RTP é encapsulado diretamente em um datagrama IP.

    -"Esses fluxos são armazenados na biblioteca RTP, que se encontra no espaço do usuário, juntamente com a aplicação. Essa biblioteca efetua a multiplexação dos fluxos e os codifica em pacotes RTP, que são então colocados em um soquete. Na outra extremidade do soquete (no sistema operacional), os pacotes UDP são gerados e incorporados a pacotes RTP e entregues ao IP para transmissão por um enlace, como a Ethernet."

    ou seja, o pacote RTP é incorporado ao pacote UDP, o qual por sua vez, sim, é incorporado ao pacote IP. não é de forma direta do RTP no pacote IP.

    • C )O RTCP usa um número par para identificar a porta UDP temporária.

    -nunca nem vi

    • D )O RTP possui cinco tipos de mensagens: sender report, receiver report, source description, HELO e ARP.

    -Na própria RFC 3550 ela discrimina:

    12.1 RTCP Packet Types

    abbrev.---name------------------value

    SR ----------sender report---------200

    RR ----------receiver report--------201

    SDES-------source description---202

    BYE---------goodbye----------------203

    APP---------application-defined--204

    • E )Mensagens do tipo source description permitem a uma fonte anunciar que ela está abandonando a sessão.

    -errado. referece à mensagem BYE

    [1] Tanenbaum, redes, 5ED p. 344 e 345

    [2] https://tools.ietf.org/html/rfc3550#page-70

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    vamo tentar estimular a galera a postar a fonte nos comentários sobre TI. essa matéria não admite a subjetividade de cada um. vamos evitar fundar nossos comentários em achismos!


ID
802876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a SQL, julgue os itens a seguir.

I Duas consultas são correlacionadas sempre que uma condição na cláusula WHERE de uma subconsulta faz referência a algum atributo de uma relação declarada na consulta externa.
II Em SQL, a função EXISTS é utilizada para verificar se um atributo existe em determinada tabela.
III É possível renomear atributos que apareçam no resultado de uma consulta por meio da adição do qualificador AS após o atributo a ser renomeado, seguido pelo novo nome desejado.
IV As funções SUM, MAX, MIN e AVG são aplicadas a um conjunto ou multiconjunto de valores numéricos, podendo ser utilizadas na cláusula SELECT, mas não em uma cláusula HAVING.

Estão certos apenas os itens

Alternativas

ID
802879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

Em sistemas dinâmicos lineares e contínuos, a resposta ao impulso, também denominada função de ponderação, corresponde a uma forma de representação do sistema no domínio do tempo. Conhecendo-se a resposta impulsiva, a resposta do sistema a outros tipos de excitação pode ser corretamente obtida

Alternativas
Comentários
  •  A convolução no domínio da frequência corresponde a uma multiplicação no domínio do tempo e vice-versa.


ID
802882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

O controlador lógico programável (CLP) é utilizado nas plantas industriais para automatizar processos, por meio de um adequado sequenciamento das etapas associadas. O dispositivo é composto, basicamente, por unidades de entrada (digitais e analógicas), unidade de processamento e unidades de saída (digitais e analógicas), além de, possivelmente, outras unidades específicas. Um circuito que pode fazer parte do CLP é o WDT (watch dog timer), cuja função é monitorar

Alternativas

ID
802888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

A resposta em frequência de sistemas lineares está relacionada ao desempenho dinâmico destes, tanto em termos de resposta transitória quanto em termos de resposta em regime permanente. Um sistema com maior largura de banda apresenta

Alternativas

ID
802891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

Em sistema de controle em malha fechada com realimentação não unitária, o método do lugar geométrico das raízes, que permite mostrar a disposição dos polos em malha fechada em termos de algum parâmetro do sistema, é obtido a partir da

Alternativas

ID
802894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

Em sistemas de controle liga-desliga (on-off), que, por natureza, são não lineares, admite-se uma variação da variável de saída do sistema em torno do valor de referência estipulado (setpoint). O chaveamento do sinal de controle apresenta uma histerese com largura definida. Se a largura de histerese do controlador diminui,

Alternativas

ID
802897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

Para conversão analógica-digital em sistemas de controle digital e processamento digital de sinais, utiliza-se um procedimento de retenção de ordem zero (zero-order-hold). Nesse procedimento, o sinal

Alternativas

ID
802900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

Um sinal contínuo no tempo, com espectro de frequências limitado, ao ser amostrado a uma taxa constante gera um sinal discreto no tempo. O sinal discreto no tempo possui como característica o fato de

Alternativas

ID
802903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Automação
Assuntos

Um sistema de medição pode ser dividido funcionalmente em etapas, sendo que as três primeiras são denominadas de sensoriamento, condicionamento de sinal e processamento de sinal. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A origem da linguagem de programação Ladder, utilizada em CLPs, vem do uso de

Alternativas

ID
802909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Do ponto de vista da linguagem computacional, as classes de problemas formam uma hierarquia. A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas

ID
802912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considerando que A seja um algoritmo, {E1, ..., Em} o conjunto de todas as entradas possíveis de A, e ti o número de passos efetuados por A quando a entrada for Ei , assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de teoria dos grafos.

Alternativas
Comentários
  • a) Um caminho é dito simples se passa exatamente uma vez por cada um dos vértices do grafo, e é unitário se passa exatamente por apenas uma aresta.

    b) O comprimento de um percurso em um grafo valorado corresponde à soma dos custos de percorrer cada aresta, e em um grafo não valorado é igual ao número de arestas que o compõem.

    c) Um caminho que passa por todas as arestas de um grafo é dito euleriano, e um circuito elementar que passa por todos os vértices denomina-se hamiltoniano.

    d) O problema do caixeiro viajante consiste em analisar todos os circuitos hamiltonianos existentes para n + 1 pontos.


ID
802918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando que um disco possua 407 setores por trilha e 512 bytes por setor e tenha velocidade de 7.200 rpm, tempo de posicionamento igual a 10 ms e tempo de latência de 8,3 ms, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando que os sistemas operacionais modernos separam os conceitos de processos e threads, julgue os itens que se seguem.

I O thread define um fluxo não sequencial de execução dentro de um processo.
II O processo define o espaço de endereçamento e os atributos gerais do processo.
III O thread é ligado a vários processos.
IV Um processo pode ter múltiplos threads, mas estes não caracterizam uma unidade de escalonamento.
V Com threads, os processos se convertem em estáticos e os threads são as entidades dinâmicas.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    I - Thread é um fluxo de execução sequencial

    III - Um processo pode possuir várias threads, não o contrário

    IV - Thread é uma unidade de escalonamento


ID
802933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de sistemas de tempo real, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Um Sistema Operativo em Tempo Real (português europeu) ou Sistema Operacional de Tempo Real (português brasileiro)(RTOS da sigla anglo-saxónica Real Time Operating System) é um sistema operacional/operativo destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) é pré-definido; não importando, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não. Esse tempo de resposta é chamado de prazo da tarefa e a perda de um prazo, isto é, o não cumprimento de uma tarefa dentro do prazo esperado, caracteriza uma falha do sistema. Outra característica dos sistemas de tempo real é a sua interação com o meio ao redor. Os STR tem que reagir, dentro de um prazo pré-definido, a um estímulo do meio. Por exemplo, em um hospital, o sistema que monitora os batimentos cardíacos de um paciente deve avisar os médicos caso haja alteração nos batimentos. Outro aspecto importante dos STR é a previsibilidade. O sistema é considerado previsível quando podemos antecipar seu comportamento independentemente de falhas, sobrecargas e variações de hardware.

    Os STR são classificados, basicamente, em:

    - Críticos (hard RTS - também chamados de rígidos)

    - Não-Críticos (soft RTS - também chamados de moderados)

    O STR Crítico é aquele que tem um comportamento determinístico, ou seja, o prazo para execução de uma tarefa (deadline) não pode ser violado. Se o sistema de um freio ABS, por exemplo, falhar ou demorar demais para responder, uma pessoa poderá se machucar. 

    O STR Não-Crítico é aquele que também tem o tempo como parâmetro fundamental, mas uma falha é aceitável. O sistema que funciona em um leitor de DVD não é crítico, pois o não cumprimento de uma tarefa em resposta e um evento em um determinado intervalo de tempo não provoca danos irreversíveis. Ao contrário dos sistemas críticos, esses sistemas normalmente trabalham com um grande volume de dados.

     

    fonte: wikipedia


ID
802936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de threads e sua implementação nos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens a seguir.

I O Linux considera todo contexto de execução, seja um thread ou processo, como uma tarefa ou task.

II Nos sistemas operacionais Windows, os threads são suportados desde a plataforma de 32 bits implementada no Windows NT 3.1.

III No Linux, os threads são criados usando-se um método não recomendado pelo padrão POSIX: o fork.

IV Nos sistemas operacionais Windows com suporte a threads, quando um processo é criado, um thread conhecido como thread primário é inserido. A relação entre o thread primário e os outros threads é hierárquica, pois a terminação do thread primário finaliza o processo.

V Quando um processo de Linux é clonado para criar um novo thread, o kernel cria uma nova cópia da estrutura interna de dados, usada para armazenar os privilégios de segurança da tarefa.

Estão certos apenas os itens

Alternativas

ID
802939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a opção cujo pseudocódigo determina corretamente qual é o maior número entre A e B.

Alternativas

ID
802942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Com relação a estrutura de dados, modularização e linguagens de programação, julgue os itens a seguir.

I Entre os paradigmas de programação, estão a programação imperativa, a programação funcional, a programação embasada em lógica e a programação orientada por objetos.

II Expressividade, ortogonalidade e confiabilidade são critérios normalmente usados para avaliação de linguagens de programação.

III Fila e pilha são tipos abstratos de dados.

IV A programação modular não implementa a noção de tipo abstrato de dados e sua principal estrutura é um módulo, constituído de uma interface.

V Um interpretador traduz um programa descrito no nível da linguagem para o nível da máquina, enquanto o compilador eleva a máquina ao nível da linguagem, para que o programa execute a partir da fonte.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I. Correta;

    II. Correta;

    IIII. Correta

    IV. Incorreta, o paradigma modular implementa sim TAD.

    V. Incorreta, conceitos invertidos.

    GABARITO ALTERNATIVA A


ID
802945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da modularização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Um problema complexo é melhor abordado se for dividido primeiramente em vários subproblemas.

    De que forma? Através da Modularização.

    A implementação desses Módulos é feita através de SUBPROGRAMAS que podem ser FUNÇÕES e PROCEDIMENTOS.


ID
802948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

Em relação às árvores de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos algoritmos de busca e ordenação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto à linguagem Java, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Código Java(.jar) --- > Javac compila o código java (.jar) e transforma em Byte Code(.class) --- > JVM parte da interpretação.


ID
802960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca das ferramentas utilizadas para a criação de páginas web, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Se f é uma função de complexidade para um algoritmo F, então O(f) é considerada a complexidade assintótica ou o comportamento assintótico do algoritmo F. Assinale a opção que apresenta somente algoritmos que possuem complexidade assintótica quando f(n) = O(n log n).

Alternativas
Comentários
  • Errado o Gab!!!
    O QuickSort, no pior caso, tem complexidade O(n^2).

    Mas o HeapSort e MergeSort possuem as mesmas complexidas em qlq caso: O(n log n)

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quicksort

  • A questão é de 2010, provavelmente na época ninguém fez recuso com um bom embasamento, essa é a tabela padrão dos algoritmos e seus piores e melhores casos, está claríssimo que o QUICK SORT não tem em seu pior caso complexidade nlogn, mas sim n2, portanto questão DEVERIA ter sido anulada.

     

    Algoritmo             Melhor caso       Pior caso

    ----------------------------------------------------------------------
    Select Sort            n2                         n2

    ----------------------------------------------------------------------

    Bubble Sort           n2                        n2

    ----------------------------------------------------------------------

    Inserção Direta     n                          n2

    ----------------------------------------------------------------------

    Heap Sort             nlogn                   nlogn

    ----------------------------------------------------------------------
    Merge Sort           nlogn                   nlogn
    ----------------------------------------------------------------------
    Quick Sort            nlogn                    n2
    ----------------------------------------------------------------------
     

  • e-

    algos de array com complexidade O(nlogn)

    mergesort

    timesort

    heapsort

    subesort

    quicksort

  • Assintótico é o tamanho da entrada que tende ao infinito.

    MergeSot (pior e Melhor caso),QuickSort (Médio Caso) e HeapSor tque possuem complexidade  O (n log n)

    Gabarito E


ID
802966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A notação UML 2.0 é um padrão para modelar sistemas de software que vem sendo desenvolvido nos últimos anos a partir da unificação de conceitos de modelagem desenvolvidos por vários pesquisadores de todo o mundo. Acerca do uso de UML no desenvolvimento de software e sistemas de informações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
802969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Conforme o SWEBOK (corpo de conhecimentos da engenharia de software), os processos de garantia de qualidade de software provêem certeza de que o produto de software e seus processos do ciclo de vida do projeto estão conformes aos requisitos especificados, por meio do planejamento, apoio e desempenho de um conjunto de atividades que dão confiança adequada de que a qualidade está sendo construída no software. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta acerca dos conceitos de qualidade no desenvolvimento de software, técnicas e estratégias de software.

Alternativas
Comentários
  • b) ERRADO. Consiste em uma atividade mais bem enquadrada sob o título de  verificação validação que sob o título de  verificação...

    A verificação refere-se ao conjunto de atividades que garante que o software implemente corretamente uma função específica. A validação refere-se a um conjunto diferente de atividades que garante que o software que foi construído é rastreável às exigências do cliente.

    c) ERRADO. Testes de caixa preta são usualmente fundamentados na análise do código de um programa. Por outro lado, entre as técnicas de teste relacionadas a testes de caixa preta, estão aquelas embasadas na intuição do testador, em especificações comportamentais e no uso.

    d) ERRADO. Entre algumas considerações práticas para a introdução de uma equipe de testadores em uma organização, deve-se incentivar os programadores cujos códigos serão testados.

    e) ERRADO. O planejamento, a geração de casos de teste, o relato de problemas e o rastreio de defeitos são algumas das atividades relacionadas ao gerenciamento do processo de testes. Dessas, os casos de teste de defeitos é a que mais se aproxima do emprego de abstrações e ferramentas típicas empregadas por programadores.

     


ID
802972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo o padrão ISO/IEC 14764: 2006, também conhecido como IEEE Std 14764-2006, a manutenção de software é definida como a totalidade das atividades requeridas para prover suporte custo-efetivo a um software, seja durante o estágio de pré-entrega, seja no estágio de pós-entrega. A esse respeito, assinale a opção correta acerca dos conceitos de manutenção e métricas de software.

Alternativas

ID
802993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

TLS (transport layer security), VPNs seguras e infraestrutura de chaves públicas (ICP) são aplicações em redes de computador que usam princípios e métodos de criptografia. O TLS é um protocolo que criptografa os segmentos de conexões de rede de forma fim-a-fim, na camada de transporte. VPNs seguras, por outro lado, usam protocolos de criptografia por tunelamento, que fornecem confidencialidade, autenticação e integridade. Por fim, ICP é um órgão ou iniciativa pública ou privada que tem como objetivo manter uma estrutura de emissão de chaves públicas, com base no princípio da terceira parte confiável, oferecendo uma mediação de credibilidade e confiança em transações entre partes que utilizam certificados digitais.

Tendo por referência essas informações, assinale a opção correta acerca de técnicas de criptografia.

Alternativas
Comentários
  • Lembrar: Para o estabelecimento de uma única conexão TLS, é necessária a combinação de um ou mais algoritmos de criptografia assimétrica, simétrica e de hashes criptográficos.


ID
803011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Planos de contingência, de recuperação de desastres e de continuidade são desenvolvidos no contexto da segurança da informação, para acionamento durante eventos relevantes. Acerca da aplicação desses conceitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Seguem alguns trechos da norma que corrobora a alternativa C, em que a BIA, pertencente à fase "Entendendo a organização", antecede "Determinando a estratégia de CN":

     

    6 Entendendo a organização
    O objetivo desse elemento do ciclo de vida de GCN é ajudar na compreensão da organização por meio da identificação de seus produtos e serviços fundamentais e das atividades críticas e dos recursos que a suportam. Esse elemento garante que o programa de GCN esteja alinhado aos objetivos, obrigações e responsabilidades legais da organização.

     

    6.2 Análise de impacto no negócio (BIA)
    6.2.1 Convém que a organização defina e documente o impacto de uma interrupção nas atividades que suportam seus produtos e serviços fundamentais. Esse processo é comumente conhecido como análise de impacto nos negócios (BIA).

     

    7 Determinando a estratégia de continuidade de negócios
    Este elemento do ciclo de vida da GCN segue logicamente o elemento "Entendendo a organização". Como resultado da análise anterior, uma organização estará numa posição apropriada para efetuar a escolha das estratégias de continuidade apropriadas ao alcance de seus objetivos.

      

    Fonte: ABNT NBR 15999-1:2007