SóProvas



Prova CESPE - 2011 - FUB - Médico clínico - Básicos


ID
272914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca de geopolítica, julgue os itens que se seguem.

A política oficial de defesa e segurança do Brasil está explicitada em documento intitulado Estratégia Nacional de Defesa.

Alternativas
Comentários
  • Estratégia Nacional de Defesa:

    Pretende Modernizar a estrutura Nacional de defesa;
    A Estratégia Nacional de Defesa, determina aos órgãos da administração federal que considerem, em seus planejamentos, ações destinadas ao fortalecimento da Defesa Nacional;
    Estimular a participação da sociedade civil no debate sobre a defesa nacional.
  • Resposta: Certo

    DECRETO Nº 6.703, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008, Aprova a Estratégia Nacional de Defesa, e dá outras providências.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6703.htm
  • Dentre outras diretrizes, esse documento determina que se deve: priorizar a região amazônica; preparar as Forças Armadas para desempenharem responsabilidades crescentes em operações de manutenção da paz; adensar a presença de unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea nas fronteiras; manter o Serviço Militar Obrigatório; desenvolver o potencial de mobilização militar e nacional para assegurar a capacidade dissuasória e operacional das Forças Armadas.
  • POLITICA NACIONAL DE DEFESA é o documento de mais alto nível no que diz respeito à defesa no país. Portanto a questão deveria ser ERRADA


ID
272920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca de geopolítica, julgue os itens que se seguem.

Integra a estrutura da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) o Conselho de Defesa, que, composto por todos os países-membros, é responsável por coordenar a cooperação entre esses países na área da segurança.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!

    Conselho de Defesa integra sim a UNASUL. 
    É um mecanismo que busca fomentar o intercâmbio no campo da segurança entre os países que compõem a União de Nações Sul-Americanas.
    Fonte: wikipedia

    É uma questão difícil, pois no início, a Colômbia se recusava a participar pois queria que as Farc fosse reconhecida como grupo terroria. Mas poucos meses depois a Colômbia volta atrás e adere ao Conselho.
  • A UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) foi constituída em 23/05/2008 e tem como objetivo a integração sul-americana. Para isso, ela reúne o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), Comunidade Andina de Nações (CAN-Colômbia, Peru, Equador e Bolívia), Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.
    O que existe hoje na UNASUL são propostas e intenções das quais as principais são: Liberação do comércio entre os países; Livre circulação de pessoas; Criação do Banco do Sul; 

    Compõe a estrutura provisória da UNASUL:
    1)Secretário Geral;
    2)Presidência temporária que será regida por um ano e será rotativa entre os países-membros entre cada reunião da UNASUL;
    3)Gabinete Geral permanente (que ainda será criado e sediado em Quito-Equador).
    4)Comissão Estratégica de Reflexão sobre o Processo de Integração Sul-americana;
    5)Comissão Executiva (foi transformada para Comissão Política ou Conselho de Deputados);

    6)Conselho de Defesa Sul-Americano que tem em sua composição os respectivosministros da área de defesa da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. O conselho de defesa assumirá funções como elaboração de políticas de defesa conjunta, intercâmbio de pessoal entre as Forças Armadas de cada país, realização de exercícios militares conjuntos, participação em operações de paz das Nações Unidas, troca de análises sobre os cenários mundiais de defesa e integração de bases industriais de material bélico.
  • Certo,

    A criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano foi proposta pelo Brasil e em 15 de dezembro de 2008, na cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas, UNASUL, foi finalmente aprovada. O conselho de defesa assumirá funções como elaboração de políticas de defesa conjunta, intercâmbio de pessoal entre as Forças Armadas de cada país, realização de exercícios militares conjuntos, participação em operações de paz das Nações Unidas, troca de análises sobre os cenários mundiais de defesa e integração de bases industriais de material bélico.
  • *O  que  de  fato existe  hoje  na  UNASUL  são  propostas  e  intenções,  em  que  julgo como principais:
     
    Liberalização do comércio entre os países §  Liberalização do comércio entre os países:
    1.      Eliminação de tarifas para:
    a)      Produtos não-sensíveis até 2014
    b)      E para produtos sensíveis até 2019;
    Livre circulação de pessoas 2.      Livre circulação de pessoas;
     
    Criação  do  Banco  do  Sul 3.      Criação  do  Banco  do  Sul:  será  o  responsável  por  estabelecer uma  política  monetária  na  região,  com  vistas  a  criar  no  futuro uma moeda única sul-americana;
    Criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano 4.      Criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano.

    *NO  DIA  11  DE  MARÇO  DE  2011,  o  Tratado  Constitutivo  da UNASUL  entrou  em  vigor  e  essa  organização  internacional  passou  a ter personalidade jurídica de direito internacional.
     
    Assim, já é possível que os membros    da UNASUL sejam internacionalmente responsabilizados  em  razão  do  descumprimento  de  compromissos firmados no âmbito dessa organização internacional.
  • Conselho de Defesa Sul-Americano

    A criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano foi proposta pelo Brasil e discutida pela primeira vez em uma reunião de cúpula dos presidentes sul-americanos em abril de 2008. O projeto foi amplamente discutido ao longo de 2008.

    O então ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou em abril de 2008 que o Conselho seria formado depois da decisão “política” dos presidentes que participaram do lançamento da União Sul-americana de Nações (Unasul), no dia 23 de maio de 2008.[16]

    Em 15 de dezembro de 2008, na cúpula extraordinária da Unasul, foi finalmente aprovada a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano, que passou a ter em sua composição os ministros da área de defesa da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Cabe ao Conselho de Defesa a elaboração de políticas de defesa conjunta, promoção do intercâmbio de pessoal entre as Forças Armadas de cada país, realização de exercícios militares conjuntos, participação em operações de paz das Nações Unidas, promover a troca de análises sobre os cenários mundiais de defesa e a integração de bases industriais de material bélico. (grifos meus)[17][18][19]



    Fonte  - http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_de_Na%C3%A7%C3%B5es_Sul-Americanas

  • Acrescento algumas informações sobre a Unasul:

    O Decreto 7.667, de 11 de janeiro de 2012, promulga o Tratado Constitutivo da Unasul frimado em 2008.

    A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) é formada pelos 12 países da América do Sul. Foi criada durante a Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, em Brasília, em 2008.

    Na ocasião foi aprovado o tratado constitutivo da organização, o qual já foi ratificado por dez países, possibilitando que entrasse em vigor. São eles: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

    Seu objetivo é construir um espaço de articulação cultural, social, econômico e político comum aos países da região. Dentre as prioridades estão a eliminação das desigualdades socioeconômicas, inclusão social e a participação cidadã e fortalecimento da democracia.

    Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/brasil-no-exterior/brasil-e-america-do-sul-1/unasul
  • CORRETA.

    Os comentários foram mais situados sobre a origem da UNASUL.

    Após a criação da UNASUL na Cúpula de Brasília, no mesmo ano de 2008 foi organizado a Cúpula na Costa de Sauípe onde foram criados  o Conselho de Defesa Sul Americano, de Saúde e de Energia.

    Obs: Foi a primeira vez qe os países sul-americanos dialogam sobre temas de defesa fora de instituições encabeçadas pelos EUA (OEA,TIAR).


    Neste ano de 2013, os países membros iniciaram um dialogo afim de elaborar a primeira Escola Sul-Americaa de Defesa
  • O Prosul (Foro para o Progresso da América do Sul) é um fórum regional de diálogo. A ideia é que ele se implemente e se organize gradualmente.

    Sua iniciativa partiu dos presidentes do Chile (Sebastián Piñera) e da Colômbia (Iván Duque). Já sua formação se deu no dia 22 de março de 2019, com a assinatura da “Declaração Presidencial sobre a Renovação e o Fortalecimento da Integração na América do Sul”. A declaração também leva o nome, por conta de sua assinatura no Palacio de La Moneda, em Santiago (Chile).

    O Prosul surge em um momento de enfraquecimento da Unasul, organismo que também tinha como propósito o diálogo e cooperação sul-americana. Diferente da Unasul, que surgiu em um momento em que os países tinham líderes predominantemente de esquerda, o Prosul apresenta o cenário oposto, surgindo em um momento de ascensão da direita na América Latina.


ID
272923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

Na hipótese de o servidor trabalhar em local insalubre e em contato permanente com substâncias radioativas, a lei determina a obrigatoriedade de o servidor optar por apenas um dos adicionais: insalubridade ou periculosidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei 8.112/90

            Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
            § 1o  O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.
  • Os adicionais de insalubridade e de periculosidade não são cumulativos, devendo o servidor que fizer jus aos dois optar por um deles.
  • CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. LICENÇA. CESSAÇÃO DAS CONDIÇÕES QUE DERAM CAUSA À CONCESSÃO. SUSPENSÃO DO PAGAMENTO. REGULARIDADE DO ATO. ARTIGO 68, § 2º, DA LEI Nº 8.112/90. APELAÇÃO E REMESSA OFICIAL PARCIALMENTE PROVIDAS. 1. O adicional de insalubridade ou periculosidade tem a função de compensar os riscos de vida do servidor, enquanto esses riscos efetivamente existem. Deixando o servidor de exercer atividade em local ou com material de risco para a saúde, perde a condição de destinatário dessa parcela. 2. O art. 68, § 2º, da Lei nº 8.112/90 não estabelece nenhuma condição para que seja cessado o direito do servidor ao adicional de insalubridade ou periculosidade, bastando que se verifique a eliminação das circunstâncias que deram causa ao benefício, porquanto sua função é de compensar os riscos de vida do servidor enquanto esses riscos efetivamente existem. 3. O servidor deve perceber o adicional de insalubridade apenas enquanto estiver sujeito aos elementos nocivos à sua saúde. Conseqüentemente, não faz jus ao benefício em comento no gozo de licença-prêmio. (STJ, 5ª turma, EDAGA 551.857, Rel. Ministro gilson Dipp, DJ 21.02.2005, p. 211) 4. O pagamento do auxílio insalubridade, na forma em que continuou a ser realizado, deu-se por ato exclusivo da administração. E a conclusão quanto ser indevido também derivou de iniciativa da própria administração, não se podendo, em nenhum momento, imputar aos administrados/impetrantes contribuição para a omissão constatada. Assim, se receberam adicional de insalubridade por período em que a situação de fato não lhes assegurava, recebeu por ato da administração cuja presunção de legalidade é suficiente a configurar a boa-fé dos impetrantes (Súmula nº 96 TCU). (TRF 1ª região, 1ª turma, ams 1999.33.00.016769-6/BA, Rel. Juiz federal itelmar raydan evangelista (convocado), DJ 02.10.2006, p. 10.) 5. Apelação e remessa oficial a que se dá parcial provimento. (TRF 01ª R.; Ap-RN 2004.35.00.005994-8; GO; Primeira Turma; Relª Desª Fed. Ângela Catão; Julg. 02/08/2010; DJF1 31/08/2010; Pág. 241) LEI 8112-1990, art. 68 
  • Certo.

    • O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade ou periculosidade não poderá percebê-los cumulativamente, devendo optar por um deles.
       
    Para saber mais:

    O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa quando não mais existirem as condições ou os riscos que deram causa a sua concessão.

    Adicional de insalubridade: é devido aos servidores que trabalham com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas ou radioativas.

    Adicional de periculorisidade e devido aos servidores que trabalham com habitualidade em locais que ofereçam risco à vida.

    Adicional de atividades penosa é devido aos servidores que trabalham em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento.


    (Fonte: Lei 8.112/90 Para Concursos Públicos Teoria e Exercícios, autor: Ivan Lucas)

    Ótimos estudos!

  • minha dúvida reside no seguinte fato:

    Na minha opinuão a única opção de adicional possível é o de insalubridade, haja vista o fato de que o de periculosidade é quando exerce atividade que ponham em risco a sua integridade física, por exemplo servidores que trabalhem em redes de alta tensão. A situação é cópia da lei quando esta explica adicional de insalubridade. Diante disso a meu ver não cabe escolha não pelo fato de não serem acumulativos, mas pelo fato de somente caber o adicional de insalubridade.

    Abraços!!!!!
  • Insalubridade              +              atividade penosa = sim
    Periculosidade           +              atividade penosa = sim
    Insalubridade              +              periculosidade = nunquinha
  • Diogo Almeida,

    Fui atrás de algumas informações para dirimir a nossa dúvida.

    De fato, o contato permanente com substâncias radioativas é considerado uma atividade perigosa com risco de vida. Confesso que eu não sabia dessa, imaginava que seria uma atividade insalubre.

    Fonte: http://www.mte.gov.br/ouvidoria/duvidas_trabalhistas.asp

    Portanto, o gabarito da questão realmente é CERTO.

  • Só uma pergunta galera!!!
    Na Lei 8.112/90, não fala nada sobre a acumulação entre a Atividade Penosa e os outros(Periculosidade E Insalubridade); apenas que não pode ser Insalubridade + Periculosidade...........

    Até ai tudo certo, mas o Decreto 493/92 em seu art. 4º fala que "A gratificação de que trata este Decreto(Gratificação Especial de Localidade) não poderá ser percebida cumulativamente com outras vantagens semelhantes." Neste caso estaria proibido também a acumulação de atividade penosa com qualquer uma dessas outras!!!!!

    E ai, alguém tem alguma ideia melhor para explicar???
    Valeu galera!!!!
  • (Desabafo)

    Engraçado,

    O coitado do servidor que, só porque ocupa cargo cuja insalubridade e a periculosidade estão presentes, terá que escolher entre o adicional de um dos dois.

    Só no Brasil mesmo.

  • É só lembrar que IDADE não acumula:

    InsalubrIDADE

    PericulosIDADE

    Atividade PENOSA
  • O colega (andre luiz hamu) faz uma excelente pergunta, fundamenta-a com os dispositivos legais que deram-na causa e, a despeito disso e sem receber qualquer resposta à sua pertinente indagação, é taxativamente desqualificado (pelas estrelinhas), como se estivesse falando alguma bobagem... É cada "espírito de porco"! Valha-me!  
    Bom, eu realmente fiquei igualmente na dúvida... Aliás, já vi alguns comentários (em outras questões) afirmando ser possível a cumulação da gratificação sobre "atividade penosa" com alguma daquelas - periculosidade e insalubridade - mas, fundamento legal mesmo, nada! Pesquisando um pouco, encontrei que não há lei que regulamente, até a presente data (18/10/12), o quesito "atividades penosas", apenas projetos de lei em trâmite. 
    Outrossim - e agora prismo entendimento meu acerca do tema -, parece-me que a fundamentação para a possibilidade de referido acúmulo pousaria, de um lado, na lacuna tanto da Constituição (art. 7°, inc. XXIII) quanto da Lei 8.112/90 (art. 68, § 1°) quanto à vedação dessa acumulação, logo, subentender-se-ia possível; e, de outro lado, poderia encontrar fundamento na razão de ter, o legislador, reservado dispositivos autônomos para tratar desses institutos - dispondo sobre periculosidade e insalubridade àquele art. 68 (8.112/90) e sobre a atividade penosa em seu art. 71 (8.112/90). Ou seja, se intentasse pela proibição do acúmulo, teria cidado expressamente no § 1° do art. 68 a vedação, tal qual impôs para a insalubridade e periculosidade.
    Bom, qual a dúvida então? A dúvida é o Decreto 493/92 citado pelo digníssimo colega, que disciplinando especificamente a questão da "gratificação especial de localidade" derrogaria tal possibilidade de acúmulo, lá em seu 4° artigo, conforme bem mencionado! E em que pese, ainda, tratar-se de lei especial e posterior à Lei dos Servidores Públicos da União, portanto, prevalente esta! 
    Doutra vez, reclamo ao encéfalo conhecedor o esclarecimento acertado, agradecendo-lhe desde logo! Avante!
  • Questão mal feita! Ela diz somente que o ser servidor trabalha em local insalubre, portanto recebe adicional de insalubridade.
  • Não pode acumular, beleza. Mas a questão apresentou 2 casos de insalubridade ou é impressão minha?

  • duralex sediex, a lei é dura, mas é a lei


  • Questão mal feita, eu ERREI, pois a questão diz: 

    Na hipótese de o servidor trabalhar em local insalubre. pode o servidor optar por apenas um dos adicionais: insalubridade ou periculosidade. Como pode se a questão diz que ele trabalhava somente em local insalubre? 

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:


    Prova: Agente Administrativo; Ano: 2016; Banca: CESPE; Órgão: DPU - Direito Administrativo 

    Situação hipotética: Carlos trabalha em atividade considerada insalubre e perigosa e faz jus ao recebimento dos adicionais de insalubridade e de periculosidade. Assertiva: Nesse caso, Carlos deverá optar por um deles, sendo-lhe vedado acumular os dois adicionais.

    GABARITO: CERTA.




    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • questão corret!

    Outras, ajudam a fixar o conceito:

    01 – Q601816 - Ano: 2016 – Banca: Cespe – Orgão: DPU – Prova: Agente Administrativo

    Situação hipotética: Carlos trabalha em atividade considerada insalubre e perigosa e faz jus ao recebimento dos adicionais de insalubridade e de periculosidade. Assertiva: Nesse caso, Carlos deverá optar por um deles, sendo-lhe vedado acumular os dois adicionais

    GABARITO: CERTA.

    Comentário: Na hipótese de o servidor trabalhar em local insalubre e em contato permanente com substâncias radioativas, a lei determina a obrigatoriedade de o servidor optar por apenas um dos adicionais: insalubridade ou periculosidade.

    GABARITO: CERTA.

     

    208 – Q297919 - Ano: 2013 – Banca: Cespe – Orgão: TRT-10ª – Prova: Analista

    O servidor público civil que fizer jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade acumulará ambos os acréscimos sobre seu vencimento.

    Comentário: A questão erra ao falar: "insalubridade e periculosidade acumulará ambos os acréscimos sobre seu vencimento”. Só poderá ter um dos adicionais: ou de periculosidade ou o de insalubridade, mas não os dois juntos.

    GABARITO: ERRADA.

  • Certa

    São inacumuláveis.

  • O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

    Já o trabalho em condições de insalubridade assegura ao empregado um adicional de 10%, 20% ou 40% sobre o salário mínimo.

    Lei 8112, art. 68, § 1o 

    O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

  • Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres, perigosos ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas, ou com risco de vida, fazem jus a um adicional, conforme os valores abaixo: 

     § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito do Poder Executivo, pelos ministros de Estado, estando incluídos nesse limite a gratificação natalina e o adicional de férias.

    Art.42. (...)

    Parágrafo único. Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    Art.61. (...)

    II - Gratificação natalina;

    VII - Adicional de férias.


ID
272932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

O prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumário não excederá sessenta dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por até trinta dias, quando as circunstâncias o exigirem e estiverem devidamente fundamentadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Lei 8.112/90

            Art. 133.  
            § 7o  O prazo para conclusão do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumário não excederá trinta dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida sua prorrogação por até quinze dias, quando as circunstâncias o exigirem.

    PAD rito sumário: 30 + 15, sendo 5 dias para a autoridade julgadora proferir sua decisão.
  • PAD SUMÁRIO (duração = 30 + 15 dias)
    Penalidades:
    - Demissão por: abandono de cargo, inassiduidade habitual, acumulação ilegal de cargos/empregos/funções públicas
  • Eu decorei assim:

    Sumário = 30 + 15
    PAD = 60 + 60
    Sindicância = 30 + 30
  • DOS PRAZOS PARA CONCLUSÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO:

    >> SINDICÂNCIA = 30 DIAS (PRORROGÁVEIS POR IGUAL PERÍODO)

    >> PAD SUMÁRIO = 30 DIAS (PRORROGÁVEIS POR 15 DIAS)

    >> PAD COMUM/ORDINÁRIO = 60 DIAS (PRORROGÁVEIS POR IGUAL PERÍODO)
  • nao confundir rito sumário com rito comum (PAD).
    No rito sumário a comissao será de 02 servidores, prazo de 30 prorrogável por mais 30.
    No PAD a comissao será de 03 servidores, prazo de 60 prorrogável por mais 60.
  •  Rodrigo Silveira Anjos, o prazo do PAD sumário é de 30 dias, prorrogáveis por mais 15 dias, e não 30.
  • Legal o seu comentário Fernanda...
  • Quando usar o PAD Sumário: 30DIAS + 15 DIAS ( FORA 5 DIAS PARA JULGAMENTO)

    - abandono de cargo (+ 30 dias consecutivos)

    - inassiduidade habitual ( 60 dias interpolados durante 1 ano)

    - acumulação ilícita de cargos

    OBS: TODOS ESSES CASOS SE JULGADOS E CONDENADOS SOFREM A PENA DE DEMISSÃO

    FASES:
    1- Instauração (por portaria, comissão de 2 servidores estáveis)
    2- Instrução sumária (indicação, 5d para defesa e relatório
    3- Julgamento (a autoridade julgadora tem 5 dias do recebimento do processo para julgar)
  • Na Lei 8.112, de 1990:
    SINDICÂNCIA: 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
    PAD SUMÁRIO: 30 dias, prorrogáveis por mais 15; e 5 dias para a autoridade julgadora decidir.
    PAD ORDINÁRIO: 60 dias, prorrogáveis por mais 60; e 20 dias para a autoridade julgadora decidir.
    REVISÃO: 60 dias (sem prorrogação); e 20 dias para a autoridade julgadora decidir.
    Só complementei os outros comentários, pois nenhum falou sobre a Revisão.
    Abraço!
  • PRORROGAÇÃO POR IGUAL PERÍODO (+60 DIAS), QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS O EXIGIREM.

  • "O prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumário não excederá sessenta dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por até trinta dias [ERRO, extraordinariamente, ocorrerá prorrogação por mais 60 dias], quando as circunstâncias o exigirem e estiverem devidamente fundamentadas."

  • Creio que alguns colegas se equivocaram, pois o PAD SUMÁRIO, a prorrogação é de 15 dias e não 60 dias.

    PAD SUMÁRIO : 30+15

    PAD: 60+60

  • ERRADO

    60 +60 -->PAD

    30+15--->PAD SUMÁRIO

    30+30-->SINDICÂNCIA

  • No PAD SUMÁRIO eu me lembro de Aécio: 45! kkkkkkkkkkkkkkkk

  • RITO SUMÁRIO 30 DIAS

    ERRADA

  • Na Lei 8.112, de 1990:

    SINDICÂNCIA: 30 dias, prorrogáveis por mais 30.

    PAD SUMÁRIO: 30 dias, prorrogáveis por mais 15; e 5 dias para a autoridade julgadora decidir.

    PAD ORDINÁRIO: 60 dias, prorrogáveis por mais 60; e 20 dias para a autoridade julgadora decidir.

    REVISÃO: 60 dias (sem prorrogação); e 20 dias para a autoridade julgadora decidir.


    Replicando o comentário Top do Leandro Oliveira

  • Sindicância ( 30 + 30)

    PAD ( 60 + 60)

    PAD SUMÁRIO (30 + 15)

    O rito sumário, nas três situações em que é aplicável, se desenvolverá nas seguintes fases:

    § Instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração;

    § Instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;

    § Julgamento.

    Como se vê, o desenvolvimento do PAD submetido ao rito sumário é bem parecido com o PAD ordinário.

    Uma diferença consiste no número de integrantes da comissão (dois servidores estáveis no rito sumário e três no PAD ordinário).

    Outra diferença fundamental é que o prazo para conclusão do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumário é de até 30 dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por até 15 dias, quando as circunstâncias o exigirem (art. 133, §7º).

    Os prazos para defesa também são mais céleres no rito sumário: após a citação, o servidor possui 5 dias para apresentar defesa escrita.

    Também é de 5 dias o prazo para a autoridade julgadora proferir sua decisão, contados da data do recebimento do processo (art. 133, §5º).


ID
272935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

A abertura de sindicância e a instauração de processo disciplinar interrompem a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90

    Art. 142.  § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.
  • Discordo do comentário acima. Apesar de conhecer a diferença entre os operadores lógicos E e OU, tal conhecimento não deveria ser medido em uma questão de direito administrativo. Caso fosse, o único intento da banca (costume da FCC) é o de simplesmente eliminar candidatos e não selecionar.
  • Complementando a Akemi...
    Ementa ADMINISTRATIVO. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. CONSTATAÇÃO DE IRREGULARIDADE EM PARECER DE TÉCNICO DO IBAMA. DESMATAMENTO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. PENALIDADE DE SUSPENSÃO. ARTIGO 142 DA LEI 8112/91. OCORRÊNCIA DA PRESCRIÇÃO ADMINISTRATIVA.(...)
    V. A sindicância só interromperá a prescrição quando esta for meio sumário de apuração de infrações disciplinares que dispensam o processo administrativo disciplinar. Quando, porém, é utilizada com a finalidade de colher elementos preliminares de informação para futura instauração de processo administrativo disciplinar, esta não tem o condão de interromper o prazo prescricional para a administração punir determinado servidor, até porque ainda nesta fase preparatória não há qualquer acusação contra o mesmo. Precedente (STJ, AgRg no MS 13072 / DF, rel. Ministro FELIX FISCHER, DJ 14.11.2007). VI. Apenas com a instauração do processo administrativo disciplinar, o qual é obrigatório nas infrações que ensejarem suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão (art. 146), é que será interrompido o prazo prescricional.
  • Ao meu ver foi muito oportuno o comentário do colega sobre o conectivo "ou" se referindo ao raciocínio lógico para explicar a questão, continuando verdadeira a questão mesmo trocando o "ou" pelo "e", concordo contigo...Grande abraço!!!

  • Tá, e o entendimento do STJ no sentido que pode interromper a prescrição por apenas 140 dias? 60 + 60 (para averiguações) mais prazo de análise pela administração? Se alguém souber responder, favor me mandar um recado. Grata;
  • Concordo com vc leonardo... os conectivos E e OU nessa situaçao tem o mesmo valor. Se fosse ao contrário estaria errado.
    Ex: sindiância e instauraçao (ai teria que ser os dois)
          sindicância ou instauraçao (vale para os dois ou para apenas um)
    ....
    Gabarito CORRETO.
  • Tá, e o entendimento do STJ no sentido que pode interromper a prescrição por apenas 140 dias? 60 + 60 (para averiguações) mais prazo de análise pela administração? Se alguém souber responder, favor me mandar um recado. Grata;
    Priscila:
    Esse entendimento diz respeito ao PAD comum.   O PAD comum tem 60 dias de prazo mais 60 dias de possível prorrogação, mais 20 dias para julgamento pela autoridade competente.

    Acho que é isso...Vlwww
  • O CESPE brinca!!!

    Concordo e entendi o que os colegas comentaram sobre o racioncínio lógico. Na lei 8.112 fala OU,claro pode os dois ou um deles.
    Contudo, marquei errado pois entendi que a questão afirma interromper a prescrição somente com as duas possibilidades, não sendo possível a interrupção da prescrição só por uma delas ( abertura de sindiccância ou instauração).

    Assim fica difícil.

  • Priscila Krauser, seu levantamento de extrema relevancia!
  •  
    A questão é de direito administrativo. Se fosse pra se fazer uma analise embasada em raciocínio lógico eu concordaria com os comentários dos colegas acima acerca das diferenças entre o ''e'' e o ''ou''. Mas como a questão faz menção apenas a lei 8.112 discordo totalmente dos comentários dos colegas. Típico erro de extrapolação.

    Vamos nos ater ao que é pedido pelo examinador e não filosofar demais! Isso atrapalha quem está começando e não acrescenta em nada quem já está no caminho há algum tempo.
  • A ação disciplinar prescreverá, ou seja, a Adm tem o prazo para punir os responsáveis em:

    - 5 anos (se demissão, cassação de aposentadoria e destituição do cargo)
    - 2 anos (se suspensão)
    -180 dias (se advertência)

    Sendo que a abertura de procedimento para apurar os fatos, seja a sindicância (que apura penalidades menos gravosas como advertência ou suspensão de até 30 dias) ou seja o processo disciplinar (que resultam penalidades mais gravosas como suspensão acima de 30 dias, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo ou função comissionada), o que importa é que ambos INTERROMPEM (NÃO É SUSPENDE!!!) A PRESCRIÇÃO ATÉ A DECISÃO FINAL PROFERIDA POR AUTORIDADE COMPETENTE.

    PS:   NÃO CONFUNDIR COM OS PRAZOS DE:
    3 e 5 anos que é o tempo para respectivamente as penalidades de advertência e suspensão terem seus registros cancelados!

  • Discordo do gabarito!
    Eu errei a questão por pensar que apenas interrompia no limite de 140 dias, que ao passar esse tempo se não tivesse concluído voltaria a pecorrer normalmente. Inclusive na questão  Q248549 o cespe disse:  "Conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990, a instauração de PAD interrompe a prescrição até a decisão final, a ser proferida pela autoridade competente; conforme entendimento do STF, não sendo o PAD concluído em cento e quarenta dias, o prazo prescricional volta a ser contado em sua integralidade." Foi dado como correto.
  • A princípio fiquei com a mesma dúvida do Daniel, porém como tenho observando ao resolver as questões, principalmente as do CESPE, que quando ele especifica naquele pequeno textinho, que a maioria de nós, inclusive eu, quase nunca lemos, que a questão está embasada na lei n.º 8.112/1990, logo ele deixa claro que ele quer exatamente o que está nessa lei, e ela não diz nada a respeito do entendimento do STF, o que faz da questão, CORRETA, COMO DIZ O ARTIGO 142 DA LEI 8.112/90, PARAGRAFO 3º DO INCISO II.

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

            § 1o  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

            § 2o  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

            § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

            § 4o  Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção.

  • Art 142

    § 1o O prazo de prescrição começa a correr da dataem que o fato se tornou conhecido.

    § 2o Os prazos de prescrição previstos na lei penalaplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3o A abertura de sindicância ou a instauração deprocesso disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida porautoridade competente.


  • Caros, 

    Posso até estar equivocado, mas a decisão do STJ sobre essa questão não seria:

    "PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA ESTATAL.  PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. OBSERVÂNCIA DO PRAZO DE140 DIAS PARA CONCLUSÃO. INTERRUPÇÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL. SINDICÂNCIA.INTERRUPÇÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL."

    Após esse prazo, não começa a contar novamente o prazo prescricional? 

    até!!

  • A questão cobrou a letra da lei. In verbis:

    Lei 8.112/90. Art. 141,  § 3o A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.


    Entretanto isso não exclui o entendimento do STJ/STF de que o prazo para a conclusão do PAD/Sidincância não poderão ser superiores à 140 dias.

    A Lei 8.112 no Art. 152 informa que o prazo para conclusão do PAD será de 60 dias + no máximo 60, ou seja, 120. Acrescentando mais 20 dias para julgar (Art. 167). Entretanto não fixa qualquer penalidade caso estes prazos não sejam respeitados e para que o investigado não fique numa tremenda insegurança jurídica o STF/STJ entendem que o prazo PRESCRICIONAL para condenar o dito cujo será de 140 dias, contados a partir do momento em que a administração tomar conhecimento do delito.

  •  Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

      I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

      II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

      III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

      § 1o O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

      § 2o Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

      § 3o A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

      § 4o Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção.

  • custa colocar o gabarito antes do comentário???

  • Lei 8.112/90

    Art. 142.  § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

  • Gab: Certo

     

    Q248549

    Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: AGU

    Prova: Advogado da União

     

    Com base na jurisprudência dos tribunais superiores e na legislação de regência, julgue os próximos itens, relativos a agentes públicos. 

    Conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990, a instauração de PAD interrompe a prescrição até a decisão final, a ser proferida pela autoridade competente; conforme entendimento do STF, não sendo o PAD concluído em cento e quarenta dias, o prazo prescricional volta a ser contado em sua integralidade. CERTO

  • A pessoa diz "discordo do gabarito porque pensei isso ou aquilo", amigo, é a letrinha da lei seca rsrsrs estudar p concurso não é só ler livros jurisprudenciais e súmulas rs.

     

    Bons estudos

  • Com base na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: A abertura de sindicância e a instauração de processo disciplinar interrompem a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.


ID
272938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal, a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Súmula Vinculante n° 5 - A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

  • Cuidado!!

    STF não ofende a contituição !!!!

    STJ ofende, é necessário a presença de advogado !!!!


  • É realmente estranha essa Súmula nº 343 do STJ: “é obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar”.   Não concordo com a súmula.

    Creio que contradiz o art. 3º da Lei do Processo Administrativo (Lei 9.784/98), que diz o seguinte:
      “Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: (…)
      IV – fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei”.

    E também contraria diretamente a Súmula vinculante nº 5 do STF....
  • Daniel, o que ocorre é que a súmula vinculante foi editada muito depois da Súmula do STJ; Portanto hj, em tese, ela perdeu seu efeito.
  • esclarecimento perfeito Fernanda.. mais nada a comentar
  • O que o examinador quis nessa questão é saber se o candidato tem o conhecimento da súmula vinculante 5.
    Segue abixo uma breve explicação:
    II. Defesa:

    obs.: no processo judicial a regra é a presença do advogado, ou seja, é obrigatória a presença do advogado.

    Obs.: súmula vinculante nº 5.

    A falta de defesa técnica por advogado no PAD não ofende a constituição.

    Portanto, não é obrigatória a presença do advogado no PAD.

  • Na pratica:
    caso o servidor não apresentasse uma defesa técnica por meio de advogado ele poderia "melar" o PAD.
  • Desculpe-me, mas nada a ver essa do STJ.


ID
272950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito do Poder Executivo, pelos ministros de Estado, estando incluídos nesse limite a gratificação natalina e o adicional de férias.

Alternativas
Comentários
  • Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

            Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61 (entre os quais se incluem a gartificação natalina e o adicional de férias). Portanto, a resposta está errada.

  • Para uma melhor memorização é mais fácil lembrar o que INCLUI NO TETO, já que a lista do que se EXCLUI do teto é maior.

    Por isso só o que se INCLUI NO TETO é:

    1- retribuição pelo exercício de função de direção, chefia, assessoramento.
    2- gratificação por encargo de curso ou concurso.


    Pronto, se na questão não vier nenhum desses dois é porque NÃO INCLUI NO TETO.
  • Cara ana carolina, acho que faltou mencionar o inciso VIII do art. 61 que também incluiu no teto.
  • No âmbito do poder Executivo: da União, o teto será a remuneração dos Ministros do STF; dos Estados e do DF, o teto será a remuneração do Governador respectivo; e, dos Municípios, o teto será a remuneração do Prefeito respectivo, pela regra do art. 37, XI, da Constituição:

    XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como li-mite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o sub-sídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tri-bunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)
  • Leo,

    As parcelas indenizatórias não integram o conceito de remuneração e por isso são excluidas do teto!

    As resoluções de números 13, 14 e 42 do CNJ elencam as seguintes hipóteses em que ficam excluídas do teto remuneratório, previsto no art. 37, XI da Constituição Federal:

    1. ajuda de custo para mudança e transporte;
    2. auxílio-moradia;
    3. auxílio-alimentação;
    4. diárias;
    5. auxílio-funeral;
    6. auxílio-reclusão
    7. auxílio-transporte;
    8. indenização de transporte
    9. indenização de férias não gozadas;
    10. licença-prêmio convertida em pecúnia....

  • Pela redação atual do art. 37,XI, da CF, na esfera federal os servidores estão sujeitos a um teto único, o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Logo, devemos desconsiderar totalmente a regra do art. 42 do Estatuto, aplicando na matéria diretamente a Constituição Federal

    Fonte:
    Lei n0 8112/1990 para Concursos  -  Gustavo Barchet

  • Concordo com o colega que, na realidade, o limite é pela remuneração dos Ministros do STF. Mas como a questão pede com base na lei 8112/90, tem que se levar em conta a letra fria da lei. Vide art.42 lei 8112/90.

    Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

            Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

  • Muito bem obeservado o comentário da Ana Carolina...
  • GABARITO ERRADO!

    Art. 61, II, VII = Excluem-se do teto de remuneração as vantagens da Gratificação Natalina e do Adiniconal de Férias.



  • Estando EXCLUÍDOS desse limite a gratificação natalina e o adicional de férias.

  • Não consegui entender a pergunta.

  • LEI 8.122/90

     

     Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

     Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: 

          

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; 

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

     

    ---> Concurseiros, obsevem que fica excluído do teto GRATIFICAÇÃO NATALINA + ADICIONAIS! =D

  • Vamos conseguir ! É só ter fé.


ID
272953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação à
conduta dos agentes em conformidade com o que dispõe o Código
de Ética do Servidor Público.

Um servidor público vem sendo pressionado por seu chefe a, deliberadamente, procrastinar a entrega de um relatório a fim de favorecer os interesses de terceiro. Nessa situação, o servidor agiria de acordo com o que prevê o referido código de ética se resistisse às pressões e denunciasse o chefe.

Alternativas
Comentários
  • De cabeça:

    O servidor público é obrigado a cumprir ordens vindas dos superiores hierárquicos, exceto se a ordem for manifestamente ilegal. Outrossim, age como parte coautora aquele que tem conhecimento de fato atentador aos princípios da administração pública e não age (omissão).

    Da Lei (Decreto 1.171/94)
    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

    Da Lei (8.112/90)
       Art. 116.  São deveres do servidor:
       (...)
            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
  • Nesse caso caracteriza o claro desvio da impessoalidade e da finalidade, princípios explícitos e implíticitos da CF destinada a atuação do servidor público. Fato esses que motivam a improbidade administrativa e respectiva obrigação de denúncia por parte do subordinado.
  • Decreto 1.171/94 - Deveres dos servidores públicos:


    Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

  • Certo.

    O servidor deve lealdade à instituição e, não ao chefe. Deve denunciá-lo


ID
272956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação à
conduta dos agentes em conformidade com o que dispõe o Código
de Ética do Servidor Público.

Jair sempre procurou manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão público onde exerce suas funções. Nesse caso, o servidor age de acordo com o que dispõe o mencionado código de ética.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA a questão!

    O enunciado refere-se à alínea q do Inciso XIV in verbis "manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções", dos principais deveres do servidor público.
  • Seção II
    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - Sao deveres fundamentais do servidor público:
    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinente ao órgão onde exerce suas funções;


  • É dever do servidor estudar as normas e procedimentos do serviço, a fim de prestar um atendimento adequado aos usuários e seguir o que a lei determina com vistas ao princípio da legalidade.
  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;
  • Questão tão lógica que parecia pegadinha
  • Correta. Eis o que diz o Decreto 1171/94.
    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:
    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;
  • Questão correta e muito tranquila, é um dos deveres do servidor, estar sempre atualizado com as alterações legais.
  • Gabarito. Certo.

    Seção II

    -> Dos Principais Deveres do Servidor Público 

    XIV. São deveres fundamentais do servidor público:
    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

  • manter-se atualizado sempre... 

  • OU SEJA: MESMO QUE SEJA APROVADO, VOCÊ CONTINUA ESTUDANDO...



    GABARITO CERTO
  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

  • Decreto 1.171/94 - Deveres dos servidores públicos:


    Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

  • Gabarito: Certa


ID
272959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação à
conduta dos agentes em conformidade com o que dispõe o Código
de Ética do Servidor Público.

A servidora pública Jane, irritada com o fato de uma colega ter sido designada para fiscalizar o seu trabalho, não fez nada para prejudicar ou facilitar o trabalho de fiscalização. Nessa situação, a atitude de Jane é aceitável, visto que não há qualquer obrigação da sua parte em facilitar o trabalho de fiscalização.

Alternativas
Comentários
  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

           ...

            s) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito;

          ...

  • De acordo com o DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    s) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito;

  • Seção II
    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    s) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito;
  • Tendo em vista o DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

    Seção II

    Que trata dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    s) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito;

  • Gabarito. Errado.

    Seção II
    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV. São deveres fundamentais do servidor público:
    s) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito;


  • Ainda, o erro está em NÃO FACILITAR A FISCALIZAÇÃO, ou seja, mesmo que a servidora não prejudique os trabalhos de fiscalização, ela deve facilitar a ação fiscalizadora.

  • A questão erra ao falar "a atitude de Jane é aceitável, visto que não há qualquer obrigação da sua parte em facilitar o trabalho de fiscalização.", outra ajuda a responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico em Regulação - Atividade Cinematográfica e AudiovisualDisciplina: Ética na Administração Pública

    O servidor público tem o dever de facilitar a fiscalização de atos e serviços quando assim lhe for solicitado. 

    GABARITO: CERTA.


  • DEVE FACILITAR A FISCALIZAÇÃO DE TODOS OS ATOS OU SERVIÇOS POR QUEM DE DIREITO. (DECRETO 1171/94, XIV, s)

  • Gab: Errado


    Aí não, né Jane? =/

  • Quem não deve não teme.

  • Errada.

    Ela tinha que ter facilitado a fiscalização.

  • Decreto 1.171/94 - Deveres dos servidores públicos:


    Facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito.

  • Gabarito: Errado

  • ERRADO.

    Jane tem que colaborar com a fiscalização


ID
272962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação à
conduta dos agentes em conformidade com o que dispõe o Código
de Ética do Servidor Público.

João, servidor público, é muito religioso e não consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo está presente, João perde a paciência ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o público. Nesse caso, João deve ser advertido em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos.

Alternativas
Comentários
  • O certo seria aplicar " CENSURA" e não ADVERTÊNCIA
  • Explicação da assertiva ERRADO é a correta

      Seção III Das Vedações ao Servidor Público   XV - E vedado ao servidor público;     F) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores     Sobre a penalidade a que o servidor está sujeito   CAPÍTULO II DAS COMISSÕES DE ÉTICA   XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.   Por esta razão se aplica a pena de CENSURA.
  • Não concordo com o gabarito, também conheço a lei 1.171/94, os artigos citados, e segundo o dicionário advertência é uma forma de repreensão, de censura. Assim, João não pode deixar interferir no trato com público, e deve receber uma advertência (censura), numa questão dessa eu entraria com recurso.
  • Na letra do decreto, a censura seria a medida a ser tomada, mas advertência é uma censura, segundo o dicionário...essa resposta depende muito do enunciado da questão, acho que a censura seria aplicada por uma comissão de ética, já a advertência, poderia ser aplicada por qualquer servidor.
  • Lei 8112

    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    Art. 117.  Ao servidor é proibido: (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
            I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
            II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;
            III - recusar fé a documentos públicos;
            IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;
            V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;
            VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;
            VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;
            VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;
            XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
  • Na minha opinião a palavra advertido no caso concreto da frase, seria para uma possível "PUNIÇÂO", contudo, não vejo erro na questão. Pode se verificar sem dúvida que a CENSURA é forma correta para a punição do servidor, haja vista, que a frase encontra-se com significado de advertido com duplo sentido.
  • Seção III
    Das Vedações ao Servidor Público
    XV - É vedado ao servidor público:
    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    Capítulo II
    Das Comissões de Ética
    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissao de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Obs.: Na minha opinião, a CESPE em outras diversas questões sobre o assunto ela considera certo o uso do termo "advertência" e em outras considera errado. É fato que os termos "censura" e "advertência", dependendo do contexto, possam ter duplo sentido. Entretanto, diversas outras questões da banca, que foram consideradas corretas, também traziam duplo sentido.

  • A pena aplicada pela Comisso de Ética é de CENSURA.

    Bons estudos!
  • Considero a questão ERRADA, pois para João ser advertido com a pena de CENSURA é necessário haver um processo de apuração de prática de ato em desrepeito ao preceituado no Código... A questão apenas menciona o fato ocorrido, mas não disse se algum cidadão / agente público / PJ de direito privado / Associação ou entidade de classe provocou a atuação da Comissão de Ética. Portanto, João não será advertido em razão de sua conduta.

    Questão f.d.p

  • Gente, o chefe imediato pode sim fazer uma advertência nesse caso. As Comissões de Éticas são para casos mais graves.
  • Pessoal,

    No enunciado da questão fala que se trata de um assunto referente ao Código de Ética, nesse caso, este código menciona que a única pena prevista é a CENSURA.
    Para o caso de interpretação de leis, não podemos considerar sinônimos, visto que os ordenamentos jurídicos se utilizam deles para aplicações diferentes, como é neste caso:

    CENSURA -> prevista no Decreto 1.171/1994, aplicada pela Comissão de Ética, como forma de prevenção a atos mais graves, fica registrado apenas para a utilização em progressão profissional, salvo em casos puníveis em outras esferas.

    ADVERTÊNCIA -> prevista na Lei 8112/1990, aplicada pela Sindicância ou pelo PAD, como forma de repressão, a reincidência leva à suspensão e fica registrado por 3 anos.

    Por isso esta questão está ERRADA.
  • Só o CESPE mesmo!

    Em outra questão bem parecida aplicada pelo o CESPE, em relação ao Decreto 1.171, causou bastante dúvida e muita gente errou por se tratar do decreto e não da 8.112

    O servidor que omite alguma informação a qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos, no sentido de tentar iludir em benefício de interesses coletivos, é passível de pena de advertência. CERTO

    Nessa agora fui usar o mesmo raciocínio e me dei mal!
    Marquei Certo

    Pois não menciona que vai ser advertido pela a Comissão de Ética, pois, ele pode sim ser advertido mas sim pela 8.112.

    Errei por causa da resposta da outra questão.
  • A ADVERTÊNCIA é utilizada no CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
    Art. 17 - A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:
    I - advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;
    II - censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.
    Gabarito: ERRADO
  • Errado porque:
    Segundo o decreto 1171/94 no inciso XV alínea f) concorda que o caso mostrado se trata de uma vedação, mas logo no final da afirmativa ela se contradiz por dizer que o referido servidor será advertido e não censurado conforme afirma o inciso XXII. Conforme esse mesmo inciso, essa é a única penalidade aplicável ao servidor pela Comissão de Etica.

    Base legal
    Da vedação apresentada na questão
    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;
    Da penalidade

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • A questão esta correta ( o que esta acontecendo e o erro de interpretação)

    a questão diz : Nesse caso, João deve ser advertido em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos.    

    a questão esta certa , por que ,  a pena aplicada seria a censura e não advertência

       XXII[ A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     












     

  • Pessoal,
    Muitos candidatos erram na prova porque não se atentam à solicitação do comando da questão. Nesse caso, a questão pede uma resposta de acordo com o que consta no Código de Ètica. Sendo assim, a pena aplicável é a de censura somente.
    Não concordo com as colocações que envolvem outros dispositivos legais como Lei 8.112 pois foge do que a questão e perdemos muito tempo. Na hora da prova devemos ser objetivos e responder somente o que a questão pediu. Assim, teremos argumentos e fundamentos para, derrepente, interpor recurso contra a Banca. Devemos ser simples na hora de responder a prova pois se comerçarmos a pensar muito, confundiremos nossa cabeça e não conseguiremos encontrar a resposta. Bons estudos a todos!
  • Entendo perfeitamente que pelo Código de Ética a penalidade a ser aplicada seja a CENSURA e não a ADVERTÊNCIA. Mas no caso dessa questão, o termo "advertido" parece estar em sentido amplo e não especificamente a penalidade ADVERTÊNCIA. Enfim, não concordo com a abordagem e o examinador, pondo a mão na consciência, chegaria à conclusão que não está avaliando conhecimento dessa forma. Ficou clara a intenção de confundir, uma vez que criou uma ambiguidade na questão.
  • Nessa acho que o Cespe comeu bola.
    No gabarito preliminar estava "C" - Até aqui todo mundo concorda rsrs.
    Mas foi alterado para "E" com a justificativa:
    "Na situação descrita pelo item, João deve ser advertido em razão de sua conduta, e não penalizado. Diante disso, o gabarito deve ser alterado."

    Bons estudos!
  • Gente!!! O termo correto para a punição a ser aplicada pela Comissão de ética é censurar e não advertir. E o comando da questão fala Segundo o Código de ética do Serviço público. Fiquem atentos galera!!!
    Conforme o código de ética do serviço público:
    "XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."
  • João, servidor público, é muito religioso e não consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo está presente, João perde a paciência ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o público. Nesse caso, João deve ser advertido em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos.
  • Concordo com o Marcello.A forma de "advertido" descrita na questão é de forma ampla,ou seja,deve ser punido,advertido,reparar,observar
  • Concordo com o Marcello e com o Jefferson. Advertir não necessariamente significa aplicar uma advertência, mas pode denotar chamar atenção, punir.

    advertir

    Significado de Advertir

    v.t. Informar, avisar: advertir alguém de um perigo.
    Admoestar, repreender.
    Notar, fazer notar, reparar

    http://www.dicio.com.br/advertir/

    E
    spero ter ajudado!

  • Gabarito Definitivo: Errado
    A questão teve gabarito preliminar correto e foi alterada para Errado. Segue justificativa do CESPE:
    Na situação descrita pelo item, João deve ser advertido em razão de sua conduta, e não penalizado. Diante disso, o gabarito deve ser alterado.

    Francamente não consigo entender!!

    Fonte:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/fub2010/arquivos/FUB_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
  • A questão redigida como esta é incorreta. O que a banca queria saber era se nos sabemos o que dispôe o código de ética á respeito de situações como a exposta na histórinha do funcionário João. O que acontece com funcionários que tem esse tipo de comportamento? pois bem segundo o código de ética , solicitado no link do texto anterior a questão... (acima da questão em letras azuis) é CENSURA. .. POIS É A ÚNICA PENALIDADE QUE ESTE CÓDIGO PODE APLICAR. Para a redação do texto torna-se correta teria que esta escrito assim:"João, servidor público, é muito religioso e não consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo está presente, João perde a paciência ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o público. Nesse caso, João deve ser censurado em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos."
  • Na minha opinão, o gabarito do Cespe está amparado no comando anterior à questão propriamente dita, que cobra seja a assertiva julgada de acordo com o Código de Ética do Servidor Público. Assim, como não há previsão no referido código à advertência e sim à censura, a questão estaria errada.
    A dúvida restante é de caráter semântico, pois advertência e censura podem ser consideradas palavras sinônimas. Penso que é urgente um Estatuto do Concurso Público, a fim de estabelecer limites legais às bancas examinadoras. Enquanto isso, é tentar entender a mente do exminador: MISSÃO IMPOSSÍVEL.
  • NÃO ENTENDO O MOTIVO DE COMENTAREM SOBRE A 8.112
    SE O ENUNCIADO DEIXA CLARO QUE É DE ACORDO COM O CÓDIGO DE ÉTICA!
  • Boa patrulheiro PRF( ta chagando a hora)

    Faltou aos colegas abrir o texto referente a questão.
    Na lei 8112 possui advertência e suspensão, quanto a ao decreto 1171 a pena somente poderá ser a censura! Se ficar verificado que existe possibilidade de outras penalidades deve ser recomendando pela comissão de ética a abertura do PAD. 

    Ae sim poderá ser aplicado a advertência.
  • Galera,

    a Cespe em nenhum momento justificou se é censura ou advertência, se está na 8112 ou no decreto 1171, A própria cespe na alteração de gabarito fala em advertência que não existe no decreto 1171, e a questão fala é sobre o decreto. ela apenas alegou a conduta do agente deve ser advertida e não penalizada.

    Então, não adianta tentar entender é CESPE !!!!!!

    Eles estão acima da CRFB, não vão estar acima de um decreto !!!

    Fazer o que ???!!!!


    Gabarito Definitivo: Errado
    A questão teve gabarito preliminar correto e foi alterada para Errado. Segue justificativa do CESPE:
    Na situação descrita pelo item, João deve ser advertido em razão de sua conduta, e não penalizado. Diante disso, o gabarito deve ser alterado.

    Fonte:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/fub2010/arquivos/FUB_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
  • Nas provas do CESPE não basta ler apenas o enunciado. Para acertar, o candidato tem de de ler o comando do bloco de questões (aquele texto que precede cada grupo de quesitos) e responder com base no que ele pede, sem viajar muito. Este cuidado faz toda diferença.
  • Segundo o Cód. de Ética ele deve ser censurado, não advertido.
    Segundo a Lei 8.112 ele deve ser advertido.
    Na expliação da mudança de gabarito da Cespe ele poderiam ter
    usado a palavra "censura" que tudo ficaria esclarecido....
  • Gabarito. Errado. 

    Questão inteligente !!

    A pena a ser aplicada e a da CENSURA e não ADVERTÊNCIA.

  • Advertência requer PAD e a questão, em nenhum momento, não se refere ao mesmo.

    Vejam que o enunciado  dispõe sobre o Código de Ética do Servidor Público, portanto a única penalidade a ser tomada pela comissão é a de censura.


  • Prezados, desse vez (olha que raro!) devo concordar com o gabarito, pois essa pergunta está no âmbito de ação do Código de Ética da Presidência e não na esfera de atuação da Lei 8112. O Decreto fala somente em censura.

    Nesse sentido:

    "[...] o ordenamento jurídico brasileiro abarca inúmeras hipóteses em que a mesma conduta recebe disciplina normativa sob diferentes enfoques- e.g. administrativo, civil, penal, tributário [...]

    Assim, os atos de improbidade definidos nos arts. 9.º,10 e 11 da Lei n. 8.429/92 poderão sim corresponder também a crimes. Neste caso poderá haver a instauração simultânea de três processos distintos: a) ação penal, onde serão apurados os crimes eventualmente cometidos segundo a legislação penal aplicável; b) a ação civil, com a averiguação da improbidade administrativa e a aplicação das sanções previstas na Lei n.º 8.429/92; e c) processo administrativo, nas hipótese de servidores públicos, com a investigação dos ilícitos administrativos praticados e aplicação das penalidade previstas no estatuto do servidor' [...]" (Pet 2588 RO, Rel. Ministro FRANCIULLI NETTO, Rel. p/ Acórdão Ministro LUIZ FUX, CORTE ESPECIAL, julgado em 16/03/2005, DJ 09/10/2006)

  • cencura !

  • MALUUUCO, até assustei com o você errou. Fiquei pensando um textaão desse capaz de ser alguma vírgula. Passei batido. 


    Tinha entendido advertido como avisado. 


    Gab errado, CENSURA. Boa questão. 

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Quando se fala em aplicação de sanção ética, só tem que se pensar em CENSURA.

  • Muito boa a questão!

  • Olha como o Cespe se contradiz: nessa questão ele deixa claro que a única pena a ser aplicada é a de Censura. Entretanto, nessa outra questão ele considerou que a Comissão de Ética pode aplicar outras penas, além da Censura.


    Prova: Técnico Judiciário  -Órgão: TRE-RJ - Banca: CESPE - Ano: 2012

    Uma das penas que podem ser aplicadas ao servidor público pela comissão de ética é a pena de censura.

    Gabarito: Correto.


    Vai entender o que essa banca quer. Só Deus para ajudar o concurseiro. 

  • Concordo com o Rafael e a Lydiane aí em cima: Pra mim o sentido que foi usado de "advertido " pode ser censura. Foi advertido com uma censura aplicada pela comissão. Ninguém falou em advertência, termo de advertência. Mas como é questão do CESPE, daí tá certo.

  • Gente, mas quem foi que falou de advertencia? essa questão é ilógica. O sentido de adverter na questão citada, poderia ser muito bem uma penalidade de censura, ficou ambiguo, no meu humilde ver deveria ser anulada.

  • Sem contar que interfiriuuuu no objetivo principal que é o interesse públicooooooo... e não o dele de influenciar o colega.

    Também entendi que neste caso João deveria ser sim advertido. Ou pra CESPE só estaria correto se dissesse, ser CENSURADO. RSRS... VAMOS PRA SEMPRE!! COM ESTUDO A GENTE VENCE. DEUS AJUDA!!

  • Advertido NÃO. 


    A pena aplicada pela comissão de ética é a de censura.

  • CENSURADO seria a resposta mais adequada.

  • Gostei do contexto da questão, algo que de fato acontece na realidade... Mas no caso a CENSURA seria o certo na aplicação.


    GABARITO: E
  • Errei por conta do Advertiu, achei que fosse no sentido de aviso.

  • Questão simples, mas FDP.


  • KKK questãozinha legal, boa pra fazer a gente prestar atenção no bloco inicial inicial antes da questão, pois aqui é tratado o código de etica 1.171 onde a única penalidade é a de censura, não é 8.112 de 90 nem código de ética da alta adm. pública. Questão simples e mostra que a SOBERBA DERRUBA MUITA GENTE BOA  que acha que ética é uma matéria besta e que apenas com bom censo da para acertar tudo, aprendi com um professor meu que a SOBERBA É A PIOR INIMIGA DE CONCURSANDO ESTUDIOSO, E QUE A HUMILDADE DE APRENDER A APRENDER AJUDA MUITO.

    Bons estudos e sai pra lá soberba.
  • ERRADO: Nesse caso, João deve ser ADVERTIDO em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos.

    CERTO: Nesse caso, João deve ser CENSURADO em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos.

  • quase...quase que eu errava kkkk a cespeé tao louca que fiquei pensando se "advertido" poderia ter sentido penas de avisou ou coisa assim,sei la né ..... JOAO DEVE SER CENSURADO

  • Muito boa a questão: não cabe pena de advertência no Código de ética e sim de Censura.

  • Esta  questão é muito boaaaaaaaaa.

  • Gab: Errado


    Nota mil pra CESPE nesta questão! Derrubaria muita gente na prova!

  • Decreto 1171..

    XV - E vedado ao servidor público;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    Se nao for para acrescentar em nada no conhecimento de alguem, por favor nao comentem, pessoas são passiveis de erro e quando entram aqui para poder acrescentar algo em seus estudos, terminam se frustrando com comentários inúteis.  


  • CESPE arrebentou !!! somente censura .

  • A única pena aplicável pela comissão de ética é a de censura.

    Como podemos observar, está questão é recorrente em concurso público, deem atenção especial a ela.

  • Nossa.. acertei, mas a CESPE se superou na maldade nessa questão. o.O

  • Censurado e não advertido!

  • Essa Adriana Rolim se acha . "quero uma dessa no inss por que ia ferrar muita gente", toda questão tem um comentário dela desse tipo.Aqui é fácil falar, além disso o gabarito inicial era correto e foi alterado para errado.A cespe poderia simplesmente bater o pé no chão que era correto como já fez várias vezes..Mas a pessoa acertou talvez até por sorte, aí vem aqui tirar onda.Eu estudo esse código todo dia, mas entendi que ADVERTIR está no sentido de avisar.Isso não me desmerece em nada de passar no concurso, pois assim como muitos, estudo várias horas por dia...Chega de comentários BOÇAIS aqui no QC.

  • A gente ler a questão e pensa na lei 8.112 kkkkkk

  • Apesar de ter acertado a questão concordo com Avril Shimmer, e, talvez, eu tenha acertado por sorte mesmo, porque também fiquei na dúvida se esse "advertido" era no sentido de avisado, ou de levar uma advertência no sentido de punição mesmo, tá aí mais uma daquelas questões em que a banca define o gabarito da forma que ela achar melhor, ela poderia deixar certo ou errado que teria justificativa para ambos. 

  • Ele é censurado e não advertido. (De acordo com o código de ética) questão errada. 

  • Errada.

    deve ser censurado.

  • Prega a mão na oreia do João e tá tudo certo! heheh #sqn

  • Errada. Aplicação de censura...Cespe e suas pegadinhas...

  • Gab Erraaaaaado.     

    Galera essa questão de penalidade é muito batida no cespe, e a banca ainda ousa confundir.   A questão é sobre o :Decreto 1171 e ele só visa a CENSURA, CENSURA, CENSURA. Não há que se falar em advertência, nem mesmo adentrar na 8112. 

    Tomar cuidado com esses detalhes e não cair em erro!!

    Abs

  • Acertei, mas é uma questãozinha filha da p*ta.

  • quanta maldade nessa Cespe.

    pensem da seguinte maneira > SOMENTE CENSURA E NADA MAIS.

  • Querendo confundir com a 8112.

    Mas, o código de etica só pode aplicar CENSURA.

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk olha aqui cespe vc não me pega mais sua bandida

  • CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA,

  • CAIIIII QUE NEM UM PATINHO NESSA DA CESPE! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • CENSURA SEMPRE!

  • GABARITO: ERRADO

    João deve ser advertido em razão de sua conduta.

    Conforme disse a Denise Silva, CENSURA sempre!

     

  • Censuraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, ceensuraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, censuraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  •  "em conformidade com o que dispõe o Código

    de Ética do Servidor Público.''

  • advertido = deriva de advertência

    Sabemos que não há essa penalidade, conforme código de ética.

    Apenas de censura.

  • Comissão de ètica só aplica CENSURA!

  • Tem q lembrar q a única penalidade desse código é a censura

  • Gabarito: Errado

  • Falou em código de Ética pensamos em "Censura".

  • GAB ERRADO

    DEVE SER CENSURADO

  • Até salvei esta questão, não dá pra errar uma questão dessas, que é muito boa inclusive...

  • A questão ERRA ao falar que vai ser ADVERTIDO.

    A ÚNICA PENA APLICADA PELA COMISSÃO DE ÉTICA É A CENSURA!!!

    GABARITO: ERRADO

  • A Comissão de Ética não adverte, apenas censura

  • Crente chato deve tomar: CENSURA


ID
272965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação à
conduta dos agentes em conformidade com o que dispõe o Código
de Ética do Servidor Público.

Marcos exerce cargo de chefia em determinado órgão público. Ao recepcionar os servidores recém-empossados, exorta-os a cumprir fielmente seus compromissos éticos com o serviço público, afirmando que a atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nação. Nessa situação, Marcos descumpre o código de ética, de acordo com o qual o servidor deve evitar comentários exagerados e ufanistas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADO é a correta, segue explicação:   Significado de Exortar   v.t. Animar, incentivar, estimular: exortar os jovens a prosseguir sem desânimo. Induzir, conversar. Advertir, admoestar, aconselhar.       Seção I Das Regras Deontológicas     XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.       Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Público   v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando (leia-se EXORTAR) o seu integral cumprimento.
  • Seção II
    Dos Principais Deveres do Servidor Público
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    [..]
    v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.
  • Capítulo I
    Seção I
    Das Regras Deontológicas
    XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.

    Seção II
    Dos Principais Deveres do Servidor Público:
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.


  • Está incorreto!

    Significado de ufano/ufanista: vanglória de um grupo arrogando a si méritos extraordinários.

    Exemplo da prática do ufanismo: "As praias brasileiras são das mais belas do mundo"; "O povo brasileiro é um povo extremamente criativo"

    * Referência: Dicionario Informal


  • Gabarito. Errado.

    Seção II

    -> Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV. são deveres do servidor público:

    v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.


  • Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Público  
     v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.

  • Gab: Errado


    Era mais difícil saber o significado de "exortar-se" do que o resto da questão! 

    exortar: estimular; animar

  • exortar = estimular, incentivar

    são deveres do Servidor.

    "divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento "

  • 2020, e eu estou aqui.

  • 2020, e eu estou aqui.

  • O Marcos seremos nós quando tomarmos posse!!!


ID
274075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Office 2007, julgue os itens a seguir.

No Access 2007, a execução de comandos SQL (structured query language) é interpretada nativamente pelos componentes ODBC (open dataBase conectivity).

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    A execução de comandos SQL (lê-se 'cequel') será via VBA. Esta questão apareceu na prova para o Cargo 10 - Secretariado deste mesmo concurso, respondida.
  • Pessoal, pra mim que sou leigo em linux, o comentário não ajudou muito
    Procurei o que é ess VBA, mas não achei
    Se alguém puder me explicar, agradeço
    Abs e bons estudos
  • Olá Jean. Apenas hoje eu olhei o seu comentário e dúvida.
    ODBC é um componente do sistema operacional que permite a conexão de arquivos de dados de um aplicativo com outras fontes de dados, de outros softwares de dados. O Microsoft Access é o componente do Microsoft Office para trabalhar com banco de dados. No OpenOffice/BrOffice/LibreOffice é o Base.
    SQL é uma linguagem de programação para consultas em banco de dados, de alto nível, personalizável, real time (execução em tempo real, dispensando fechar o banco de dados para implementar alterações), e seus comandos serão interpretados nativamente pelo módulo VBA (Visual Basic for Applications, conhecido em outros softwares do Microsoft Office pela possibilidade de criação das macros, pequenos códigos para automatizar tarefas repetitivas).
  • -Valeu Fernando pela resposta, e Jean com o Fernando havia dito o Acess e da Microsoft e o Base é da Linux/BrOffice/LibreOffice  ^^)
  • Obladi, obla-a. Life goes on, bra!


ID
274087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Office 2007, julgue os itens a seguir.

A execução de macros não é mais disponibilizada no Word e no Excel, a partir do Office 2007.

Alternativas
Comentários
  • As macro são linguagens de programação usadas para automatizar tarefas repetitivas. Seria algo como um "controle remoto" do Excel e do Word. Por exemplo você pode programar o Excel para quando você clicar em certo botão, ele copiar dados de uma planilha para outra, apagar dados, alterar tamanhos e formatações de fonte, abrir outra planilha, inserir dados num banco de dados, salvar a planilha, imprimir uma ou mais partes da planilha e etc.

  •  Servem para automatizar tarefas repetitivas;
     É disponibilizada tanto no Word, quanto no Excel, e no Power Point também;
     É uma coleção de comandos;
    São programação;
    A maioria das Macros são escritas em uma linguagem chamada Visual BasicApplications;
    São também um programa de segurança;
  • Errado.
    Este é um recurso que está disponível no Office, onde o usuário cria uma programação em VBA (Visual Basic for Applications). Os arquivos são apresentados com a extensão M, como DOCM, XLSM, etc.
  •     Mostrar tudo Ocultar tudo

    No Microsoft Office Word 2007, é possível automatizar tarefas usadas freqüentemente criando macros. Uma macro é uma série de comandos e instruções agrupadas como um único comando para realizar uma tarefa automaticamente.

    Os usos típicos para macros são:

    Acelerar as tarefas rotineiras de edição ou formatação. Para combinar diversos comandos — por exemplo, para inserir uma tabela com um tamanho e bordas específicos e com um número específico de linhas e colunas Tornar uma opção de caixa de diálogo mais acessível. Automatizar uma seqüência complexa de tarefas.

    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/escrever-ou-gravar-uma-macro-HA010099769.aspx 

  • Os "macros" são da própria natureza desses aplicativos, e acho que dificilmente seria possível o uso desses aplicativos se não fossem os comandos de macros. Estou certo ?  Corrijam-me. Grato.

  • Minha contribuição.

    MS Word

    Macro: uma macro é uma sequência de comandos para automatização de tarefas. No Word as macros podem ser associadas a atalhos de teclado, botões ou eventos.

    Atalho para macros: Alt+F8

    Linguagem: VBA

    Mnemônico: VBA - MACRO

    Fonte: Estratégia / QC

    Abraço!!!


ID
274090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao ambiente Linux, julgue os itens seguintes.

O Linux permite que o sistema seja inicializado tanto em modo texto, usando-se um shell orientado a caractere com um interpretador de comandos, como em um sistema de janelas, utilizando-se um shell gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Na minha humilde opinião essa questão, está errada pelo "utilizando-se um shell gráfico."
    Os sistemas Linux realmente podem ser executados nos dois ambientes no entando o sistema gráfico é baseado em uma aplicação aparte ao shell, não está diretamente associado ao shell, básicamente os sistemas KDE e no GNOME dão base para as disrtibuições Linux que possuem um sistema de interface gráfica um exemplo é o Ubutun Linux que utiliza o sistema Gnome como padrão para sua interface gráfica.

    Só para ratificar o amigo acima a questão trata de Linux e não da família Windows.
  • Adalto,
    Acho que quando fez referência a "utilizando-se um
     shell gráfico."  ele queria dizer, "através do shell, utilizando um comando gráfico..."
  • SHELL -PARECIDA COM AQUELA TELA PRETA DO WINDOWS- É O COMPONENTE QUE INTERPRETA COMANDOS, ATUA COMO INTERFACE PARA O USUARIO SE COMUNICAR COM O KERNEL. O SHELL INTERPRETA DIVERSOS COMANDOS DO USUARIO NO MOMENTO DA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DO SISTEMA OPERACIONAL. O SHELL PODE INTERPRETAR COMANDOS TEXTUAIS OU GRÁFICOS.










    LIVRO INFORMATICA PARA PASSAR -LEO MATOS-.
  • Em minha opinião, a assertiva "utilizando-se um shell gráfico" deveria invalidar a questão. Shell, via de regra, é um interpretador de comandos em modo texto. Em modo gráfico, tem-se o conceito de interface gráfica, tais como KDE e Gnome.


  • O shell é um módulo que atua como interface usuário - sistema operacional, possuindo diversos comandos internos que permitem ao usuário solicitar serviços do sistema operacional. O shell também implementa um linguagem simples de programação que permite o desenvolvimento de pequenos programas (os famosos shell scripts).
     
  • O que é Shell?

    O intérprete de comandos é o interface entre o utilizador e o sistema de exploração, daí o seu nome inglês “shell”, que significa “casca”.
     




     

    É um programa que permite ao usuário iteragir com o sistema operacional através de comandos digitados do teclado. O seu papel consiste assim em ler a linha de comando, interpretar o seu significado, executar o comando, seguidamente devolver o resultado às saídas. O nome corresponde geralmente ao nome do executável.

    O shell mais famoso de Linux é o Bash, pois o mesmo oferece vários recursos que facilitam a vida do usuário. O mais básico é o sh. Em todos estes é possível criar scripts (mini-programas) que executam sequências de comandos, como se estivessem sidos digitados pelo usuário.

    Pesquisei na net e encontrei um artigo que fala em Interface gráfica para o Shell, quem quiser saber mais: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/BigBashView-interface-grafica-para-o-seu-shell-script/
  • http://www.youtube.com/watch?v=xh9ZQRbq65A
  • Nas questões do CESPE já vique não adianta o candidato querer saber mais que a banca. na maior parte dos casos basta o senso comum, não o hiperespecializado (coisa que a banca não é).
  • Shell gráfico foi fod# kkkkk

    GUI seria melhor!

  • Correta,

    Leiam: http://mauricio.severich.com.br/linux/refs/usuario/modo.texto.html

    entrar no modo texto do Linux. Caso esteja utilizando o Linux em modo gráfico deverá pressionar Ctrl-Alt-F1

    pronto, este é o prompt de comandos

  • Galera que manja mais acaba fazendo confusão...

    Quando a questão diz "shell gráfico", claramente está se referindo a uma janela com o shell. A questão até dá a dica "como em um sistema de janelas". O que é um bem diferente de que quando você está usando o linux no modo texto, que não tem janela nenhuma.

  • Basta lembrar: O shell pode ser textual ou gráfico! R: CERTO

  • (C)

    Shell--->Software  (Interpretador de comandos)

    KeRnel->HardwaRe (Núcleo do sistema operacional)


ID
274096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao ambiente Linux, julgue os itens seguintes.

O Linux suporta o protocolo IP e possui navegadores web, o que permite acesso à Internet.

Alternativas
Comentários
  • Desde quando um software operecional "POSSUI" um brouser?????

    gabarito ESDRÚXULO, RIDÍCULO, pois até pode vir, em pacote, a instalação de um SO + brouser, mas são programas TOTALMENTE DISTINTOS  e entre os quais NÃO HÁ RELAÇÃO DE VINCULAÇÃO/POSSE.

  • ATENÇÃO: UM BREVE RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO LINUX

    - É UM SISTEMA MULTIUSUÁRIO E MULTITAREFA
    - CONTÉM BIBLIOTECAS COMPARTILHADAS; GERENCIAMENTO COMPLETO DE MÉMORIA E PROCESSOS; UTILIZAÇÃO DE MEMORIA VIRTUAL; SUPORTE A TCP/IP
    - O SISTEMA DE ARQUIVO MAIS UTILIZADO É O EXT2 OU SEU SUCESSOR EXT3 MAS TAMBEM PODE UTILIZAR O ReiserFS
    - É UM SISTEMA OPERACIONAL LIVRE COM LICENÇA GPL.

    * LEMBRANDO O LINUX ACEITA O SISTEMA DE ARQUIVO DO WINDOWS, POREM ESSE NÃO ACEITA O SISTEMA DE ARQUIVO DO LINUX.

  • http://pt.wikibooks.org/wiki/Linux_para_iniciantes/Programas_para_Linux



  • e desse tipo de questão que estamos precisando para descansar a mente.

  • E qual é mesmo o navegador do Linux? 

  • CESPE É CESPE NÉ PAI... EU TENTO ESQUECER  DE TODO CONHECIMENTO DE ANOS DE FACULDADE EM T.i,  APEGO ME AO CONHECIMENTO CESPE .... CESPE MANDA EU  ABEDEÇO .

  • O Linux possui alguns navegadores. Entre eles:

    Midori

    Epiphany

    QupZilla

  • Linux é um Sistema Operativo desenvolvido pelo programador Linus Torvalds.

    As suas principais características são:

    É um Software Livre (Open Source). O Windows é considerado um software proprietário.|

    É um sistema operativo Multitarefa, assim como o Windows. Multitarefa significa que o sistema pode executar mais de uma aplicação ao mesmo tempo.

    É um sistema operativo Multiutilizador, assim como o Windows. Multiutilizador significa que o computador pode ter várias contas de utilizadores no mesmo computador.

    É Preemptivo – permite a interrupção de processos.

    Sistema Monolítico (também característica do Windows), significa que tem todos processos num só núcleo.

    Superutilizador (também presente no Windows, mas com o nome de Administrador) é o utilizador com controlo total do computador.


ID
274105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de Internet e de intranet, julgue os itens subsequentes.

Se o acesso à Internet ocorrer por meio de um servidor proxy, é possível que seja necessária uma autenticação por parte do usuário, que deve fornecer nome e senha de acesso.

Alternativas
Comentários
  • O que é um servidor proxy?

     

    É um computador que funciona como intermediário entre um navegador da Web (como o Internet Explorer) e a Internet. Os servidores proxy ajudam a melhorar o desempenho na Web armazenando uma cópia das páginas da Web utilizadas com mais freqüência. Quando um navegador solicita uma página que está armazenada na coleção do servidor proxy (o cache), ela é disponibilizada pelo servidor proxy, o que é mais rápido do que acessar a Web. Os servidores proxy também ajudam a melhorar a segurança porque filtram alguns tipos de conteúdo da Web e softwares mal-intencionados.

    Eles são mais usados por redes de organizações e empresas. Normalmente, as pessoas que se conectam à Internet de suas casas não usam um servidor proxy.

    Fonte:http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/What-is-a-proxy-server

  • SERVIDOR PROXY:

    Atua monitorando e restringindo acesso dos usuários à internet. Somente é possível se conectar à internet através dele. Políticas de segurança, configuráveis pelos administradores, tais como senhas, retringem acessos dos usuários a páginas específicas.
    Gera relatório de acessos, além de armazenar arquivos baixados para acessos futuros mais rápidos (cache de páginas e arquivos).

    Não é considerado um mecanismo de segurança, mas, indiretamente, auxilia o impedimento de acessos a páginas perigosas e descongestiona a banda impedindo futilidades. Assim, o firewall trabalhará com menor demanda (Professor Fenelon).



     Bons estudos.

  • Um servidor Proxy fica nos limites de uma rede, por exemplo na porta de entrada/saída da rede, ele tem por finalidade principal fazer a função de CACHE, armazendando as páginas mais frequentemente e recentementes acessadas. Mas um Servidor proxy pode ser utulizado para outras finalidades como por exemplo criar barrarreias de acesso a determinados conteúdos como também barrar serviços que tentem utilizar portas indevidas da rede, como também pode ser usado para impor através de autenticação de usuários restrições de acesso a rede, como exemplo de uma restrição possível é determinar que usuário pode acessar a Internet e quais podem acessar a Intranet.

    Portanto um proxy pode pedir autenticação por parte do usuário o que torna a questão correta. Mesmo esta não sendo a principal finalidade do proxy.
  • Meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que, em menor ou maior grau, colaboram com o site e contribuem diariamente para o meu aprendizado, compartilhando seus conhecimentos e otimizando o meu tempo de estudo. Tenho aprendido mais aqui do que em qualquer outra fonte de estudo.
    Campanha: Colabore! Cooperação não exclui competição!
    Avante!

  • Um servidor Proxy é um serviço que acelera a navegação de páginas da internet. Sua função é armazenar as páginas mais acessadas pelos usuários, para assim disponibilizá-las de forma mais rápida, alem de garantir a segurança do sistema, impedindo o acesso a sites impróprios.
    Para configurar:

     1  >  Clique no menu “Ferramentas” e escolha “Opções da Internet”.
     2  >  Clicar em “Configurações da LAN”.
     3  >  Habilite a caixa “Usar um servidor Proxy.....”
     4  > Inserir senha

    O acesso é possível mediante a identificação do usuário e da senha utilizada, geralmente isso é feito em universidades para ter controles aos acessos dos estudantes.
    Sucesso,



     


     

  • E depois de tanta explicação o gabarito é certo!


  • E depois de tanto abestalhamento e abilolamento, bastava saber que, clicando-se no ícone no formato de impressora ao lado do nº da questão, obter-se-ia o gabarito, que seria mostrado numa janela pop-up!
  • 1) Se a conexão ao servidor proxy necessitar que um nome do usuário e senha sejam especificados, selecione a caixa Usar autenticação do servidor proxy .

    2) Especifique o nome de usuário e a senha necessários para conectar-se ao servidor proxy.

    Fonte: https://support.kaspersky.com/KPMWin/8.5/pt-BR/85243.htm

    GAB C

  • PROXY

    ➥ Um servidor proxy é um "computador" que atua como intermediário entre uma rede local e a Internet. Por exemplo, uma empresa que tem um link Internet em apenas um computador pode instalar um servidor proxy neste computador, e todos os outros podem acessar a Internet através do proxy.

    ➥ Ou seja: Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet).

    [...]

    Onde ele fica localizado?

    PROXímo da Ynternet

    Rede-----------> Roteador-----------> PROXY->YNTERNET

    [...]

    Por que ele é útil?

    Como os endereços locais do computador não são válidos para acessos externos, cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando-a para o seu computador.

    [...]

    Como ele trabalha?

    O proxy age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores.

    ☛ Proxy é, literalmente, um procurador.

    [...]

    Objetivos:

    1- Compartilhar a conexão com a Internet quando existe apenas um IP disponível (o proxy é o único realmente conectado à Web, os outros PCs acessam através dele);

    2- Melhorar o desempenho do acesso através de um cache de páginas; o proxy armazena as páginas e arquivos mais acessados, quando alguém solicitar uma das páginas já armazenadas do cache, esta será automaticamente transmitida, sem necessidade de baixá-la novamente;

    3- Bloquear acesso a determinadas páginas (pornográficas, etc.), como tipo passa pelo proxy é fácil implantar uma lista de endereços ou palavras que devem ser bloqueadas, para evitar por exemplo que os funcionários percam tempo em sites pornográficos em horário de trabalho.

    ➥ Hoje em dia os servidores proxy são extremamente comuns, mesmo em redes domésticas, não é necessário um PC dedicado a esta função, basta instalar um dos vários programas de servidor proxy disponíveis no PC com a conexão à Internet: Wingate, Analog-X, etc.

    [...]

    RESUMO

    É a "ponte" entre intranet <-> internet;

    Traduz e repassa os endereços da intranet para a rede externa;

    Pode bloquear determinadas páginas da web;

    É capaz de armazenar as páginas e arquivos mais acessados; e 

    É um exímio procurador, atende constantemente às requisições de clientes.

    ____________

    Fontes: Tecmundo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Gabarito: certo

    Prova: CESPE - 2015 - MEC - Gerente de Telecomunicações

    O servidor proxy atua como um gateway de aplicação entre o serviço acessado e o cliente, sendo capaz de analisar os pacotes de rede na camada 7 do modelo OSI (Open Systems Interconnection). (CERTO)

    camada 7 = camada de aplicação


ID
274108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de Internet e de intranet, julgue os itens subsequentes.

Se a página da intranet estiver inacessível, significa que o computador em uso não tem permissão de acesso aos recursos da rede, devido à ausência do protocolo IP.

Alternativas
Comentários
  • Olá colegas.
    ERRADO.

    A intranet pode estar inacessivel por diversos fatores, queda da rede, restrição do servidor, e outros, mas, não pela ausência de um IP. Já existe um IP só pelo fato do computador estar ligado em uma rede.
  • lembrando que o protocolo ip, é condição essencial para que exista a intranet.
  • Ou simplesmente pode ter faltado energia ou algum mamão ter desplugado o cabo de rede (se for o caso).
  • kkkkkkkkkkkkkk "ou algum mamão ter desplugado". Alexandre Nergomonte, esse seu comentário retirou o stress de meus exercícios de hoje.

  • É impressionante como essa Banca testa o nível de "discernimento" da pessoa, em elaborar uma questão dessa . aff! ¬¬

  • MIL motivos para não conectar. 

  • Até a falta de energia né pedro coelho

  • PODE ISSU ARNALDO ??  AJA CORAÇÃO ..

  • GABARITO: ERRADO

    Só pela máquina estar conectada à rede ela já possui um número IP, então com essa informação já dá para "matar" a questão. O IP é o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores.

    A Intranet estar inacessível não quer dizer que é por falta de um número IP, mas sim por diversos fatores, dentre eles a queda da rede ou algum tipo de problema nessa.

    Abraços.

  • SENHA E LOGIN

  • GABARITO ERRADO

    O inacessibilidade pode ser causada por uma série de fatores. Com as informações apresentadas não é possível afirmar, com certeza, qual é o motivo.

    "A persistência realiza o impossível"

  • Sem o protocolo IP não teria intranet.

  • Pessoal, vejam que o comando da questão LIMITOU! Quando uma página fica inacessível pode ser por inúmeros motivos: falta de internet, problema no servidor... Em informática, quando a questão RESTRINGE, COMPARA (dizendo que um é melhor a outro), PROÍBE... geralmente estará errada!
  • Errado - Pode ser por vários motivos como: Falta de uma VPN, autorização de acesso, problema no servidor ou outro equipamento na infraestrutura da rede.

  • Só lembrar que a intranet utiliza os mesmos protocolos da intenet, então existe sim o protocolo IP. Algumas questões que ajudam a esclarecer:

    (CESPE) Intranet é uma rede, restrita a um grupo de usuários, que utiliza os mesmos recursos e protocolos que a Internet, como o TCP/IP, o FTP, o SMTP, entre outros.(C)

    (CESPE) Em uma intranet, utilizam-se componentes e ferramentas empregadas na Internet, tais como servidores web e navegadores, mas seu acesso é restrito à rede local e aos usuários da instituição proprietária da intranet.(C)

    GAB E

  • INTRANET E INTERNET USAM A MESMA TECNOLOGIA

  • Gabarito: Errado

    A ausência de protocolo IP não está, necessariamente, relacionada com a permissão de acesso.

    A ausência do protocolo IP pode estar relacionada a algum erro de configuração ou mesmo falha de conexão.

  • Minha contribuição.

    Intranet

    -Rede privada;

    -Faz uso da mesma tecnologia da Internet;

    -Mesmos protocolos da Internet (TCP/IP);

    -Mesmos serviços da Internet: e-mail / web / redes sociais / chat etc;

    -Acesso restrito aos funcionários / colaboradores.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • GAB. ERRADO

    A intranet pode estar inacessivel por diversos fatores, queda da rede, restrição do servidor, e outros, mas, não pela ausência de um IP. Já existe um IP só pelo fato do computador estar ligado em uma rede.


ID
274111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de Internet e de intranet, julgue os itens subsequentes.

Caso o acesso à intranet ocorra através de firewall, o protocolo HTTP não funcionará em conjunto com o endereço IP, porque o firewall não aceita IP nem HTTP.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    O firewall é um recurso de segurança do Windows. Não tem como você navegar na internet usando um firewall e sim um navegador.
    HTTP é o protocolo que o navegador precisa para ler as páginas da web.

  • Errado. O HTTP estará bloqueado, se e somente se, a porta 80 estiver bloqueada no firewall, o que não é padrão.
  • Impressão minha, ou a banca tenta confundir o candidato pela similaridade entre a expressão "firewall" (recurso de proteção) e "firefox" (navegador)?
  • Questão bizonha.

    Você não se conecta à intranet através de um firewall, mas sim do protocolo TCP/IP, por ex.

    Ademais, o protocolo HTTP funcionará caso a porta 80 não esteja bloqueada.

    Firewall é um dispositivo que aplica uma política de segurança a uma rede de computadores,  o que nada tem a ver com o que foi dito na questão.
  • Errado. O HTTP estará bloqueado, se e somente se, a porta 80 estiver bloqueada no firewall, o que não é padrão.

     

    PROFESSOR FERNANDO NISHIMURA

  • vou entrar pelo firewall ??

  • Quando a questão fala sobre " acesso a uma intranet"

    lembra da VPN é um dos meios mais cobrados.

  • Minha contribuição.

    Firewall: É um mecanismo que atua como ''defesa'' de um computador ou de uma rede, permitindo controlar o acesso ao sistema por meio de regras e de filtragem de dados.

    -Não criptografa mensagens;

    -Não é antivírus;

    -Não é anti-spam;

    -Não é anti-spyware;

    -Não analisa conteúdo de e-mail.

    Fonte: QC

    Abraço!!!

  • E o firewall  tá achando que ele é quem? Eu em


ID
274117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do gerenciamento de arquivos e pastas em sistemas
Windows XP Professional ou superior, julgue os itens que se
seguem.

No gerenciador de pastas do Windows XP, todos os arquivos de sistema operacional e temporários de acesso à Internet são ocultos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Somente os arquivos do sistema operacional que possuam a propriedade SYSTEM + HIDDEN é que serão ocultos.
  • A palavrinha todos já indica que devemos prestar melhor a atenção na questão. Mas se derem uma olhada na pasta C:\Documents and Settings\[seu_usuário]\Configurações locais\Temporary Internet Files vão ver que todos os arquivos estão disponíveis.
  • Todos os arquivos criados pelo usuário, só serão ocultos por opção do usuário.

    Podendo esses arquivos ocultos, modificados em sua propriedade e se tornando arquivos normais
  • Todos os arquivos criados pelo usuário, só serão ocultos por opção do usuário, pois todos os arquivos estão disponíveis.


ID
274120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do gerenciamento de arquivos e pastas em sistemas
Windows XP Professional ou superior, julgue os itens que se
seguem.

Um arquivo no Windows XP possui, entre outras informações, a data de criação, a data de modificação e a data de acesso ao arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

  • Só para lembrar que no Windows Explorer, os arquivos podem ser visualizados no Painel de Conteúdo de seis maneiras diferentes, e que em "Detalhes", é exibida a data de modificação do arquivo. As datas de acesso e criação não são mostradas em NENHUM dos modos de exibição.
  • Essa questão é um pouco maldosa, visto que existem dezenas de opções escondidas que o usuário pode acessar via botão direito do mouse na barra que detalha os arquivos no Windows Explorer.
  • Atributos de um arquivo:

    - Data de criação

    -Data de modificação

    -Data de ultimo acesso

    - Tamanho do arquivo

    - Conteúdo do Arquivo

    - Nome do arquivo

  • cuidado pra nao confundir a ''data do acesso'' com '' ultimo usuario que acessou ''


ID
274129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue o item a seguir.

Admite-se candidatura ao Senado desvinculada de partido político, desde que apoiada por documento assinado por 2% dos eleitores do estado que o candidato representa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A filiação partidária é um dos requisitos para se disputar cargo eletivo.
  • Conforme art. 14,§3º, V, da Constituição Federal, temos:


    §3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:

    V - a filiação partidária.

    Em outras palavras, para disputar qualquer cargo político é necessário a filiação partidária. Portanto a questão está errada.

    Bons estudos.
  • Os militares , sem contar com os conscritos e os praças, podem se candidatar a filiação partidária. A questão está realmente errada, mas pelo fato de o candidato concorrrer sem a filiação, mas sim pela razão apresentada.

  • Os militares são uma exceção à exigência de candidatura com filiação partidária. Se contarem mais de 10 anos de serviço, irão para a reserva e, se menos, são exonerados. O s demais precisam de filiação partidária.

ID
274132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao meio ambiente, julgue o próximo item.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve aumento inédito do desmatamento da Amazônia Legal entre agosto de 2008 e julho de 2009.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA.


    Parte errada na questão: houve AUMENTO inédito do desmatamento da Amazônia Legal entre agosto de 2008 e julho de 2009.

    Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi o MENOR desmatamento já registrado desde o início do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES) em 1998.

    FONTE: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2023

ID
274156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft Office 2007, julgue os itens a seguir.


No PowerPoint 2007, os slides podem ter imagens animadas do tipo gif e a transição de um slide para o próximo pode ocorrer de forma automática, por meio da configuração de um temporizador.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    As imagens GIF animadas só aparecem em modo de apresentação de slides, e não durante a construção do slide. E a transição pode ser configurada para automática, desmarcando a opção 'ao clicar do mouse' e definindo um tempo desejado.
  • Imagens .gif são imagens de baixa resolução, por isso ocupam menos espaço e são ideais para envio pela internet quando a conexão é mais lenta.
  • Certo.

    1-  Imagens no formato GIF podem ser incluídas perfeitamente nas apresentações de slides, assim como outros formatos (jpeg...etc) (OK)

    2- a velocidade de transição de slides no PPT 2007 pode ser definida pelo usuário nas seguintes opções:


    lenta

    média

    rápida

    (OK)


  • Prezados,

    Podemos sim inserir imagens animadas nos slides, podemos até inserir videos completos. A transição de slides automática pode ser feita através da guia Apresentação de Slides, na opção Configurar apresentação de Slides.

    Portanto a questão está correta.



  • no Impress a função chama-se Cronometrar 

  • Características do GIF:

    • Animados: São imagens em movimento;
    • Rápidos: Possuem, no máximo, 10 segundos de duração;
    • Universais: Podem ser compreendidos independente do idioma;
    • Eficientes: Transmitem a mensagem desejada por quem o envia;
    • Engraçados: São utilizados para transmitir humor.


ID
274168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao ambiente Linux, julgue os itens seguintes.

Na partição de boot do Linux, estão localizados os diretórios /etc e /root, que são responsáveis, entre outras coisas, pela manutenção dos arquivos binários executáveis do Linux.

Alternativas
Comentários
  • O diretório "/bin" armazena os executáveis de alguns comandos básicos do sistema.
    O diretório "/etc" concentra os arquivos de configuração do sistema, substituindo de certa forma o registro do Windows.

    DIRETÓRIOS

     

    / : raiz do sistema, o diretório que ''guarda'' todos os outros diretórios. É um ''c: da vida''.

    /bin : arquivos/comandos utilizados durante a inicialização di sistema e por usuários (após a inicialização)

    /boot: arquivos utilizados durante a inicicialização do sistema

    /dev : drivers de controle de dispositivos

    /etc : arquivos de configurações do computador

    /etc/sysconfig : arquivos de configuração do sistema para os dispositivos.

    /etc/passwd : dados dos usuários, senhas criptografadas...

    /etc/fstab : sistemas de arquivos montados no sistema

    /etc/group : grupos

    /etc/include : header para programação em C

    /etc/inittab : arquivo de configuração do init.

    /home : pasta pessoal dos usuários comuns. Um ''Meus Documentos da vida''

    /lib : bibliotecas compatilhadas

    /lib/modules : modulos externos do kernel usados para inicializar o sistema...

    /misc : arquivos variados

    /mnt : ponto de montagem de sistemas de arquivos (CD, floppy, partições...)

    /proc : sistema de arquivos virtual com dados sobre o sistema.

    /root : diretório pessoal do root

    /sbin : arquivos/comandos especiais (geralmente não são utilizados por usuários comuns)

    /tmp: arquivos temporários

    /usr : Unix System Resources. Contém arquivos de todos os programas para o uso dos usuários de sistemas UNIX.

    /usr/bin : executáveis para todos os usuários

    /usr/sbin : executávies de administração do sistema

    /usr/lib : bibliotecas dos executávies encontrados no /usr/bin

    /usr/local : arquivos de programas instalados localmente

    /usr/man : manuais

    /usr/info : informações

    /usr/X11R6 : Arquivos do X Window System e seus aplicativos.

    /var : Contém arquivos que são modificados enquanto o sistema está rodando não é compartilhado em rede por ser específico de cada sistema, estando em constantes modificações.

    /var/lib : bibliotecas

  • PARTIÇÃO DE BOOT (INICIALIZAÇÃO) QUER DIZER QUE POSSO COMPARTILHAR EM UM SÓ PC SISTEMAS COMO O LINUX E WINDOWS, POREM QUANDO EU LIGAR O PC O PROCESSO DE BOOT SERÁ CHAMADO DE DUAL BOOT OU MULT-BOOT QUE FUNCIONARÁ POR MEIO DE UM SISTEMA GERENCIADOR , UMA ESPECIE DE MENU PARA O USUARIO ESCOLHER QUAL SISTEMA ELE UTILIZARA ( WINDOWS OU LINUX) UM DOS PRINCIPAIS GERENCIADORES SÃO GRUB (GRAND UNIFIED BOOTLOADER) E LILO (LINUX LOADER).
  • Assertiva ERRADA 
    /etc: Arquivos de configuração (scripts) e inicialização.
    /root: Diretório local do superusuário.
  • Assertiva ERRADA. 


    A partição de boot do linux é o /boot.
  • /ETC: arquivos do sistema
    /ROOT: super usuário
    /BIN: arquivos executáveis

  • Minemônico

    /bin     - BIN LADEM ( faz oq? executa!)

    diretório bin armazena arquivos EXECUTÁVEIS!

     

    Fonte:Leonardo RibeiroQ377380

  • /bin - binários executáveis essencial do usuário.

    /etc - arquivos de configuração do sistema.

    /boot - arquivos relacionados à inicialização do sistema (boot).

    GAB - E