-
ERRADA
As impressoras matriciais realmente são obsoletas e tem alto nível de ruído comparada às demais. No entanto, seu baixo custo em consumo de material é sua maior qualidade.
Uma impressora matricial (português brasileiro) ou impressora de agulhas (português europeu) é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabeça impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos.A definição (qualidade) da impressão depende, basicamente, do número de agulhas na cabeça de impressão, da proximidade entre essas agulhas e da precisão do avanço do motor de acionamento da cabeça de impressão. As impressoras mais frequentemente encontradas têm 9, 18 ou 24 agulhas.
Embora já sejam consideradas antigas, ainda encontram uso em aplicações, tais como:
* Impressão de documentos fiscais, devido a possibilidade de imprimir usando papel carbono;
* Sistemas onde é necessário manter um custo baixo;
* Grandes volumes de impressão.
-
nao concordo com a questao, até pensei no lance da impressora matricial ser economica, no entanto as impressoras a laser, sao economicas.
-
as velhas palavrinhas do cespe: devem, podem etc...cuidado.
como pode-se afirmar que elas DEVEM ser substituídas??
espero ter ajudado.
abraço
-
Errada!
Ainda é possível encontrar impressoras matriciais em uso em vários estabelecimentos, já que elas são bastante duráveis e têm baixo custo em relação aos seus suprimentos. As impressoras matriciais (classificadas em uma categoria chamada impressoras de impacto) são baseadas, essencialmente, em dois tipos de tecnologia:
- Impressora margarida: este tipo de impressora tem funcionamento semelhante às clássicas máquinas de escrever. O dispositivo que equivale à cabeça de impressão contém diversos caracteres em relevo. Esse componente se movimenta de acordo com o caractere a ser impresso. Supondo, por exemplo, que é necessário imprimir a letra A, o referido mecanismo posicionará a parte que contém essa letra sobre o papel. Para a impressão ocorrer, o caractere, depois de posicionado, pressiona uma fita com tinta contra o papel, em um movimento que lembra vagamente uma batida de martelo.
- Impressora de agulha: esse é o tipo mais comum, sendo, portanto, chamado simplesmente de impressora matricial ou, ainda, impressora de matriz de pontos. Nesse padrão, a cabeça de impressão possui pequenas agulhas que, sob orientação eletromagnética, vão formando a impressão à medida em que empurram a fita de tinta contra o papel. Ou seja, nessa tecnologia, ao invés dos caracteres serem formados de uma única vez por impacto, são formados por pequenos pontos. A vantagem desse método é que também é possível imprimir imagens e gráficos, embora com certa limitação.
-
Impressora matricial: Impressão através de microagulhas sobre uma fita. Possui baixa resolução e é muito lenta.Ainda é utilizada por oferecer baixo custo na impressão devido ao uso das fitas que são muito baratas.
Livro: Renato da Costa.
-
Errado. As impressoras matriciais podem ser consideradas antigas, porém ainda são fabricadas e utilizadas, especialmente para a impressão de documentos em formulário carbonado (várias cópias em uma única impressão). O nível de ruído é alto, porém existem sistemas para redução do ruído. A velocidade depende do modelo, e existe algumas rápidas (a impressão é medida em LPM (linhas por minuto).
-
Um dos primeiros tipos de impressora que o mercado conheceu foi a impressora matricial. Embora esteja cada vez mais em desuso devido ao surgimento de tecnologias de impressão mais sofisticadas, ainda é possível encontrar impressoras matriciais sendo utilizadas em vários estabelecimentos, já que se trata de um tipo bastante durável e que possui baixos custos em relação aos seus suprimentos.
As impressoras matriciais (classificadas em uma categoria chamada de impressoras de impacto) são baseadas, essencialmente, em dois tipos de tecnologia:
- Impressora margarida: este tipo de impressora tem funcionamento semelhante às clássicas máquinas de escrever, sendo, atualmente, pouco comum no mercado. O dispositivo que equivale à cabeça de impressão contém diversos caracteres em relevo. Este componente se movimenta de acordo com o caractere a ser impresso. Supondo, por exemplo, que é necessário imprimir a letra 'A', o referido mecanismo posicionará a parte que contém esta letra sobre o papel. Para a impressão ocorrer, o caractere, depois de posicionado, pressiona uma fita com tinta contra o papel, em um movimento que lembra vagamente uma batida rápida de martelo;
- Impressora de agulha: este é o tipo mais comum, sendo, portanto, chamado simplesmente de impressora matricial ou, ainda, impressora de matriz de pontos. Neste padrão, a cabeça de impressão possui pequenas agulhas que, sob orientação eletromagnética, vão formando a impressão à medida que empurram a fita de tinta contra o papel. Ou seja, nesta tecnologia, em vez de os caracteres serem formados de uma única vez por impacto, são constituídos por pequenos pontos. A vantagem deste método é que também é possível imprimir imagens e gráficos, embora com certa limitação.
bons estudos!
-
Diminuir o nível de ruído SIM!
Diminuir o consumo de material NÃO!
As impressoras matriciais são bem mais econômicas.
-
Existem usos que ainda exigem impressoras matriciais, devido às suas especificidades:
- Impressão de Documentos (Como o CRLV no DETRAN)
- Impressão de convites (dificultando cópias)
- etc.
-
Acho que quando se diz "devem" puxa muito pro subjetivo. Pegadinha!
-
Questão acima: As impressoras matriciais já estão obsoletas e, caso estejam disponíveis em um setor, devem ser substituídas por outras mais modernas, de modo a reduzir o consumo de material e o nível de ruído.
Acrescentando: Pelo contrário! Na escola onde leciono, usamos esse tipo de impressora (matricial), devido a economia na hora de imprimir provas e trabalhos escolares em grande quantidade.
-
Como sempre, em provas CESPE, todo cuidado é pouco com o DEVE. Geralmente, é furada!
-
ERRADA
A presença do vocábulo DEVEM já faz a questão ser errada.
Logo, não precisamos nos debruçar na discussão sobre a suposta economia ou não das impressoras matriciais.
-
Acaba as árvores da amazônia para fazer papel, mas não acaba a tinta dessas barulhentas =D
-
deveria ser anulada, já que ela fala em economia e barulho economia não pq ela é economica, mas e o barulho?
-
Realmente são bem barulhentas. Mas são extremamente econômicas: fita de impressão de baixo custo/alto rendimento; formulário de papel contínuo também (caixa com 5 mil folhas) de custo baixo. E ainda tem mais, só a título de curiosidade: na utilização com o formulário "carbonado" (com papel carbono, entre as folhas), ainda é possível imprimir sem fita de impressão já que a impressora matricial funciona pelo "impacto", sendo assim, a impressão não apareceria na primeira folha mas na folha que fica depois do papel carbono.
-
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.A impressora matricial faz parte da categoria impressoras de impacto. Ela utiliza dois tipos de tecnologia. Uma delas, chamada de margarida, “busca” a letra que se quer imprimir, lembrando uma máquina de escrever. O outro padrão liga pontos por meio de agulhas e, desta forma, é até possível obter pequenos gráficos e imagens.
Contudo, diante de modelos mais modernos, rápidos e cheios de recursos, o primeiro impulso é considerar a impressora matricial como obsoleta.
O mercado hoje oferece modelos rápidos e eficientes, como a impressora a laser e aimpressora jato de tinta, que, além de apresentarem uma resolução mais eficiente, geralmente podem ser adquiridas a preços melhores.
Mas as vantagens da impressora matricial existem, já que é possível imprimir vários papéis de uma vez só utilizando papel carbono. Esta função pode parecer ultrapassada para as novas gerações, mas tem utilidade em estabelecimentos comerciais, por exemplo.
Para quem vai imprimir grande quantidade, terá ainda uma redução no custo final, já que a essa impressora tem a seu favor a resistência e o baixo preço dos suprimentos, se você levar em consideração que é uma impressora para uso empresarial. Vale lembrar ainda que a impressora matricial é bem resistente, ideal para fazer parte de indústrias.
-
Para mim o gabarito está correto, pois nos princípios administrativos, o sistema tem que estar em evolução, e com relação ao ruído, também fator importante para a troca do mesmo, para assim atender a retirada dos riscos ocupacionais.
-
desatualizada!!!!
-
Para mim, o gabarito também está correto. As impressoras matriciais comparadas as impressoras a laser estão sim obsoletas tanto na questão da velocidade de impressão quanto no que se refere ao ruído.
-
Errada.
Nem sabia o que era uma impressora matricial, mas quando a CESPE menospreza demais eu desconfio logo. rs..
-
esse tipo de questao nao avalia nada. mas vamos que vamos galera sem desanimar. muita força
-
Devem ser substituidas, substituiria pelo podem ser.
-
Que lixo. Clara preguiça. De elaborar questões de Classe.
-
Creio que o erro seja dizer que com a troca das matriciais diminuiriam o consumo de material, visto que são impressoras economicas.
-
Questão altamente subjetiva: ESTA é a opinião PESSOAL do "lambão" que elaborou esta questão "xexelenta" !
Para MIM, matricial é, SIM, obsoleta, lenta, barulhenta, com impressão da pior qualidade possível - e impossível - tanto que venho substituindo-as (por impressoras Laser) em todas as empresas que trabalhei com suporte de TI.
Mas se o "lambão" gosta desta "p0rc@ria", que não venha achar que TODO O MUNDO é obrigado a compartilhar de sua opiniãozinha medíocre - muito menos IMPÔR sua opinião pessoal como "ÚNICA VERDADE" !!!
-
Que questão "PNEU"
-
QUESTÃO MAIS QUE DESATUALIZADA... OBSOLETA ATÉ DEMAIS !
-
Impressora matricial = baixo custo, econômicas.
GAB. E
-
Impressora matricial = baixo custo, econômicas.
GAB. E
-
GAB: ERRADO
Discordo do gabarito
Esse tipo de impressora é sim obsoleta, apesar do baixo custo e utilização em algumas situações bem específicas, mas considerando a produção, economia de energia, diminuição de ruído, entre tantos outros fatores não tem o porquê de considerar a substituição dessas máquinas como "ERRADA" segundo a alternativa.
-
Não podemos afirmar que as impressoras matriciais devem ser substituídas por outras mais modernas.
Apesar de toda a inovação que cerca o mundo da impressão, a impressora matricial ainda tem seu lugar no mercado e é extremamente relevante em alguns negócios. Elas cumprem uma função de extrema importância, registrando dados referentes a transações de vários tipos.
Essa função específica dificilmente sairá de cena, já que o registro de dados e entrega de recibos é e sempre será um grande pilar empresarial.
Vantagens
- Impressão multicamadas, que aumenta o número de cópias.
- Baixo custo de impressão
- A intensidade da impressão diminui quando a fita se desgasta.
- Opera com papel contínuo
- Alta durabilidade e resistência
Desvantagens
- Barulhenta
- Resolução limitada de cores e baixa qualidade
- As agulhas podem se soltar da cabeça de impressão
-
Negativo dobrado!!
Esse tipo de impressora realmente faz muito barulho, porém, a GRANDE VANTAGEM é que são bem mais econômicas.
-
Obsoleto - ultrapassado , antigo ...
-
As impressoras matriciais já estão obsoletas (sim) e, caso estejam disponíveis em um setor, devem (podem) ser substituídas por outras mais modernas, de modo a reduzir o consumo de material e o nível de ruído. (ERRADO)
Fonte:projeto_1902