SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Produção Cultural e Design


ID
5090692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca de produção cultural, julgue os próximos itens.

I O gestor necessita manter o diálogo entre o universo artístico-cultural, o poder público, o meio empresarial e a sociedade civil como um todo.
II Cabe à Secretaria Especial da Cultura formular projetos e programas em espaços públicos e privados e cabe aos administradores a sua execução.
III As políticas culturais vigentes em todos os níveis governamentais — municipal, estadual e federal — são acompanhadas ativamente pelos gestores culturais.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5090695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca de produção cultural, julgue os próximos itens.

I Para atuar na definição de prioridades, no desenho e no acompanhamento de projetos culturais, o profissional deve manter contato simultâneo com autores e artistas, bem como com outros intermediários.
II É preciso que o gestor cultural entenda a lógica da cultura em sociedades complexas, ou seja, em sociedades cuja cultura é elitizada.
III O administrador de projetos culturais, ao administrar um canal de acesso à cultura, visa fornecer conteúdos preferencialmente para as pessoas que já tenham conhecimento sobre cultura e desejam aprimorá-lo.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5090698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos meios de comunicação de massa e às mídias digitais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D. Conexões intermidiáticas são aquelas que ocorrem entre emissões audiovisuais e redes sociais online, como um espaço de negociação entre agentes humanos e não humanos.

  • Os meios de comunicação de massa proporcionam extensa disponibilidade de informação e conteúdo simbólico no espaço e no tempo, para um número indefinido de receptores potenciais; destes, não são esperadas respostas ou afirmações, ou seja, é algo monológico, com sentido único no fluxo da comunicação. Sem a comunicação de mão dupla, os meios de massa não proporcionam o intercâmbio e interação, tornam os receptores acríticos, passivos e/ou desconfiados (sem ter certeza da credibilidade da fonte). Também contribuem significativamente para moldar novos hábitos e pensamentos, ditar o que é importante e reestruturar a sociedade. Temos como principais representantes a televisão, o rádio e o jornal.

    Os meios de comunicação digitais, por outro lado, são capazes de disponibilizar informações para públicos específicos, em vários dispositivos e plataformas que se convergem e se complementam, o que facilita a circulação de mensagens, o compartilhamento de conteúdo, a interação entre indivíduos e a mensuração instantânea dos resultados. Temos como principais representantes os celulares, smartphones, tablets e computadores.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A televisão, em conjunto com toda a sua rede desenvolvida ao longo do século XX, não é considerada um modelo impulsionador da cultura de participação. O telespectador recebe a mensagem passivamente e não consegue interagir diretamente com os produtores, apresentadores ou os participantes do programa.

    B) Errado. A produção audiovisual profissional requer, de fato, conhecimento e habilidades complexas. Já as produções amadoras podem ser criadas e editadas facilmente por usuários que tenham um equipamento (computador ou smartphone, por exemplo) e um software (programa ou aplicativo) de criação e edição de vídeos, como o YouCut, que podem ser baixados gratuitamente da internet.

    C) Errado. A mídia abrange os textos midiáticos, seus produtores e os receptores (leitores ou espectadores) numa atividade contínua de engajamento e desengajamento, que dilata a experiência e é avaliada de inúmeras formas.

    D) Certo. Conexões intermidiáticas ocorrem entre emissões audiovisuais e redes sociais online, como um espaço de negociação entre agentes humanos e não humanos. Neste contexto, os participantes publicam suas perspectivas e se engajam a fim de obterem mais visibilidade.

    E) Errado. A forma tradicional de assistir à programação televisiva – por meio do aparelho de televisão – está sendo substituída, especialmente pelos jovens, pela assistência em outros dispositivos, como em tablets e smartphones.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Silverstone, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002

    - D'Andréa, Carlos. Conexões intermidiáticas entre transmissões audiovisuais e redes

    sociais online: possibilidades e tensionamentos. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho

    “Comunicação e Cibercultura" do XXIII Encontro Anual da Compós, na Universidade Federal

    do Pará, Belém. Maio, 2014.

    - Lopes, Maria Immacolata Vassallo de; Gómez, Guillermo Orozco. (Coord. gerais). Relações de gênero na ficção televisiva: Anuário Obitel 2015. Porto Alegre: Sulina, 2015.
  • a) TV não é colaborativa

    b) TIK TOK e afins estão aí para provar o contrário

    c) mídia é intermédio, sem engajamento é o mesmo que dizer sem adesão, logo, não haveria intermediação, pois isso pressupõe agentes envolvidos

    d) emissões audiovisuais é basicamente o que fazemos nas redes sociais e, ao criarmos nossa persona lá, negociamos com agentes inumanos TAMBÉM.

    e) altamente generalista e, se assim fosse, não haveria ainda tanto investimento em TV


ID
5090701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de aspectos da comunicação e das linguagens midiáticas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B. As linguagens nos meios de massa, antes consideradas do tempo — verbo, som e vídeo —, atualmente são espaciais — imagens, diagramas, fotos —, fluidas no ciberespaço.

  • letra b

    As linguagens são abordadas por Santaella (2007, p. 24) como “aquilo que constituímos” como humanos e “aquilo que nos constitui” humanos. Ela afirma que “já não há lugar, nenhum ponto de gravidade de antemão garantido para qualquer linguagem, pois todas entram na dança das instabilidades”. Com o ciberespaço “linguagens antes consideradas do tempo – som, verbo, vídeo – especializam-se” e ocuparam o novo espaço instaurando-se como “linguagens tidas como espaciais – imagens, diagramas, fotos” que “fluidificam-se nas enxurradas e circunvoluções dos fluxos”. Para ela, o “espaço líquido”1 – que possui características moventes e fluídas – utiliza-se da linguagem multimídia (com mobilidade e flexibilidade, mutação e multiplicidade) para dialogar com as informações.

    fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/computacao/intermidias-os-infiltrados-ciberjornalismo.htm

  • As novas tecnologias, juntamente com os tipos de signos que circulam nesses meios, os tipos de mensagens e processos de comunicação que neles se engendram, estão provocando alterações muito significativas na realidade das pessoas e em suas relações. As linguagens midiáticas decorrentes do advento da internet, como exemplo, possibilitam olhares únicos do grande fluxo de conteúdos nos meios digitais e proporcionam a criação de diferentes perspectivas no processo de aprendizagem e de conhecimento.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O aparecimento de novas tecnologias de computador afetou consideravelmente os processos da cultura, colocando-a em estado de fermentação e de ampliação do espaço anteriormente ocupado.

    B) Certo. As linguagens nos meios de comunicação de massa, antes consideradas do tempo – verbo, som, vídeo – assumiram características espaciais semelhantes às imagens, diagramas e fotos. São fluidas e instáveis no ciberespaço.

    C) Errado. Texto, imagem e som já não são mais o que costumavam ser. Instáveis no ciberespaço, são sobrepostos, complementados, unidos e separados já que perderam a estabilidade que força de gravidade dos suportes fixos lhe emprestavam.

    D) Errado. A multiplicidade e a hibridização midiática afetam a cultura e o espaço ocupado por ela. O resultado das alterações dessa nova cultura (a cibercultura) nesse novo espaço (o ciberespaço) é uma forma totalmente reconfigurada de fazer arte, com amplas possibilidades artísticas.

    E) Errado. O hipertexto é um sistema alfanumérico de telas eletrônicas interconectadas, como uma teia de conexões de um texto com inúmeros textos. Difere do texto escrito, que é sólido e fixo, por ser líquido e volátil.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Santaella, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

ID
5090704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação da comunicação com as diversas formas de cultura e com a interação entre as pessoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A - A cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital apresentam caracteres iguais, com nenhuma distinção entre si. (Falso)

    Segundo Santaella (2003), podemos dividir a cultura em eras:

    • A cultura oral

    • A cultura escrita

    • A cultura imprensa

    • A cultura de massas

    • A cultura das mídias

    • A cultura digital

    B - O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital. (Verdadeiro)

    Recursos multimídia cíbridos são “misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, do universo digital.” (SANTAELLA, 2007, p. 133) 

    C - Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra, quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece. (Falso)

    D - A Internet independe da escrita, porque seus meios têm uma linguagem própria. (Falso)

    Pode-se dizer, inclusive, que a Internet depende da escrita, ou que o cinema e a televisão intensificaram a cultural oral. A pintura não deixou de existir porque surgiu a fotografia, nem o teatro acabou depois da invenção do cinema. 

    E - A cultura humana está em constante mudança e as modificações acontecem independentemente da interação social. (Falso)

  • letra b

    (...) Quanto ao atributo “cíbrido”, como o próprio nome sugere, limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital (ibidem). Este cenário desenhado para os meios de comunicação faz com o que o rádio na Internet apresente-se como uma plataforma multi e hipermidiática, constituindo uma nova cultura radiofônica na sociedade atual.

    livro “Linguagens líquidas na era da mobilidade.

    Santaella adota em seus estudos uma divisão de seis eras de passagens entre culturas que provocaram transformações sensíveis no terreno social e para a condição humana: oral, escrita, impressa, das massas, das mídias e digital. A autora considera que os meios de comunicação e tipológicos presentes na orla de efetivação de cada uma dessas culturas dizem apenas de veículos de transmissão de informação e que seria equivocado atribuir toda sorte de transformações culturais à sua influência, que todavia, deve se creditada aos signos compartilhados nesses meios, os tipos de mensagens e formas comunicacionais capazes de modelar o pensamento, a sensibilidade humana e constituir paradigmas culturais.

    Q1696900 - A interação entre os mais diversos grupos de internautas no mundo virtual gera consequências sociais e culturais no mundo real.

  • Santaella (2003) divide as eras culturais em seis tipos de formações: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A três eras culturais apresentadas nessa alternativa não apresentam caracteres iguais. A cultura das mídias é uma cultura intermediária, situada entre a cultura das massas e a cultura digital. Essa última é resultado da semeadura de processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais, proporcionada pela cultura de mídias, na cultura das massas.

    B) Certo. O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital.

    C) Errado. Cada tipo de formação cultural tem traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra. Quando surge uma formação cultural nova, a anterior não desaparece. Pelo contrário: ocorre um processo cumulativo de complexificação: uma nova formação comunicativa e cultural vai se integrando na anterior, provocando nela reajustamentos e refuncionalizações.

    D) Errado. A Internet depende da escrita, pois deriva dela e preserva vivo os traços ligados a ela. 

    E) Errado. A cultura humana está em constante mudança e as modificações só acontecem devido à interação social. 

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Santaella, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS. Porto Alegre. Nº 22. Dezembro 2003.
  • Comentando...

    A) A cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital apresentam caracteres iguais, com nenhuma distinção entre si.

    ERRADO. Cada uma dessas culturas apresentam características distintas e próprias. Pode até haver caracteres comuns entre elas, mas não necessariamente iguais. É só pensar que na cultura de massas, não temos muito ou quase nada a participação do receptor, enquanto que na cultura digital temos um receptor mais ativo.

    B) O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital.

    CERTO.

    C) Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra, quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece.

    ERRADO. "Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra" (correto até aqui), "quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece" (errado, não desaparece, pelo contrário, a culturas vão se somando)

    D) A Internet independe da escrita, porque seus meios têm uma linguagem própria.

    ERRADO. A Internet depende da escrita, tanto é que estou agora na internet usando o teclado para escrever/digitar. Cada meio de comunicação é uma evolução do anterior.

    E) A cultura humana está em constante mudança e as modificações acontecem independentemente da interação social.

    ERRADO. Todas as mudanças na cultura humana dependem de interação social, senão, não teríamos cultura.

  • "Para manter a coerência das unidades semânticas que a palavra “cíbrido” aciona, “ciber+híbrido”, costumo reservar o termo “cíbrido” para as híbridações que ocorrem exclusivamente no mundo ciber, enquanto o termo “híbrido” pode referir-se a quaisquer tipos de mistura não necessariamente as que ocorrem no mundo cibernético. Nessa medida, o híbrido também pode referir-se a misturas entre ciber e o físico, o que significa que prefiro chamar de híbrido justamente o que Anders chama de cíbrido. (SANTAELLA, 2010, p.226)"

    Fonte: SANTAELLA, Lúcia – A ecologia pluralista da comunicação – Paulus – 2010.


ID
5090707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação entre tecnologia, comunicação e novas formas de interação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C. A interação entre os mais diversos grupos de internautas no mundo virtual gera consequências sociais e culturais no mundo real.

  • A popularização das novas tecnologias da comunicação tem contribuído significativamente para a formação de novos parâmetros de interação e de socialização, e para aumento no consumo de informações.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Ambientes tecnológicos possuem designs que provêm as necessidades de informação das pessoas, o que não necessariamente se transforma em conhecimento. A construção do conhecimento engloba aspectos formais, imagéticos e elementos textuais.

    B) Errado. O humano se constitui como sujeito e adquire significância cultural por meio da linguagem, que não precisa ser exclusivamente a linguagem midiática.

    C) Certo. A interação entre os mais diversos grupos de internautas no mundo virtual gera consequências sociais e culturais no mundo real.

    D) Errado. A complexidade e a diversidade dos fenômenos comunicacionais e culturais são cada vez mais fronteiriças, fluidas e desterritorializadas.

    E) Errado. Aculturação é o termo dado ao processo de troca entre diferentes culturas no qual cultura de um sofre ou exerce influência sobre a construção cultural do outro.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.


    Bibliografia:

    - Santaella, Lúcia. Sujeito, subjetividade e identidade no ciberespaço. In: Derivas: cartografias do ciberespaço. Lúcia Leão, Organizadora. São Paulo: Annablime; Senac, 2004.


ID
5090710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias devem ser utilizadas como recursos para ajudar os estudantes a ter mais interesse nas aulas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O professor de arte deve guiar o aluno quanto às tecnologias da informação e comunicação (TIC), sendo o mediador no processo educacional artístico, sem competir com o estudante em conhecimento.

    Correto letra E


ID
5090713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No que se refere ao emprego de tecnologias nas aulas de arte, é correto afirmar que aparelho celular

Alternativas

ID
5090716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Segundo a psicologia do desenvolvimento, durante o processo de criação subjetiva, a utilização, pela criança, da palavra e posteriormente da representação figurativa nas artes visuais para designar e retratar objetos ausentes relaciona-se principalmente à habilidade de

Alternativas

ID
5090719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Para Walter Zanini, a tecnologia eletrônica na arte pertencente à corrente artística voltada para a arte e a tecnologia inaugurou-se no Brasil por iniciativa de

Alternativas
Comentários
  • letra a

    (...) . Dentre os pioneiros das décadas 1960/70, dois nomes são considerados proeminetes, por terem levado a computer art ao seu desenvolvimento máximo. O primeiro é o norte-americano John Whitney, que produziu algumas dezenas de filmes abstratos gerados em computador considerados ainda hoje os trabalhos mais sofisticados dentre os produzidos pelas primeiras gerações. O segundo é o brasileiro Waldemar Cordeiro que, num primeiro momento, trabalhando em conjunto com o físico italiano Giorgio Moscati, e depois com uma equipe de programadores da Universidade de Campinas, deu à computer art a dimensão crítica de que falamos acima. (...)

    (...) De um modo geral, entende-se por computer art um conjunto bastante diversificado de procedimentos, atitudes e estratégias da arte e do artista com relação ao computador. (...)

    fonte: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002732929.pdf


ID
5090725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em se tratando de uma pesquisa de satisfação de clientes de uma rede de supermercados, é correto afirmar que o cliente está totalmente satisfeito quando

Alternativas
Comentários
  • expectativa seria um metodo para '' sair da zona de conforto '' e sempre impressionar o cliente, garantindo a sua confiança

  • Satisfação é um sentimento nutrido por um indivíduo que tem necessidades, expectativas e/ou desejos supridos pelos benefícios proporcionados por um produto, serviço, marca ou organização, com base em valores tangíveis e intangíveis, em um ou mais pontos de contato.

    A satisfação do cliente é um elemento essencial para a construção de relacionamentos lucrativos e influencia significativamente na repetição da compra, na divulgação espontânea e defesa da marca, e na aquisição de outros produtos da empresa.

    Vamos analisar as alternativas e identificar qual opção apresenta uma situação de satisfação total de um cliente:

    A) Errado. A ampla oferta de produtos caros pode levar o cliente a perder poder de compra e frustrar sua expectativa em relação às mercadorias, causando insatisfação.

    B) Errado. A grande quantidade de itens proporciona ao cliente mais opções de produtos para satisfazer suas necessidades ou desejos. Isso, no entanto, não implica em satisfação total.

    C) Certo. Sua expectativa é atendida sempre que ele vai até um dos supermercados da rede ou tem pontos de contato com a empresa.

    D) Errado. A alta motivação dos funcionários da rede pode proporcionar atendimentos excepcionais e isso pode influenciar positivamente na satisfação do cliente. A satisfação total, no entanto, envolve muito mais aspectos, como a qualidade do produto e a imagem positiva da organização.

    E) Errado. A agilidade no processo de atendimento é uma qualidade que pode influenciar positivamente a satisfação de um cliente no contato com a organização. A satisfação total, no entanto, envolve muito mais aspectos, como a qualidade do produto e a imagem positiva da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão:   técnica; Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Cobra, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

  • A questão fala que o cliente teve 100% de satisfação, com isso, nada além da expectativa dele aconteceu, se tivesse acontecido algo como brinde por visitar a rede, entregando muito valor, teria surpreendido, seria maior que a expectativa que ele estava sobre a rede de supermercado.

    Mas para ser totalmente satisfeito é só ter 100% da expectativa atendida. Alternativa "C"

  • Gabarito: C

    Satisfação é a relação desempenho X expectativa.

    Cliente Insatisfeito > desempenho abaixo da expectativa

    Cliente Satisfeito > desempenho igual a expectativa

    Cliente Encantado > desempenho maior que a expectativa


ID
5090728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente as etapas de uma prospecção de vendas e sua ordem de ocorrência.

Alternativas
Comentários
  • O processo de vendas tem como objetivo primário conduzir, com sucesso, o indivíduo pela jornada de compra e, de acordo com Kotler & Armstrong (2015), é composto basicamente por sete etapas: prospecção e qualificação, pré-abordagem, abordagem, apresentação e demonstração, tratamento de objeções, fechamento e acompanhamento.

    A prospecção busca identificar, dentro um grupo de pessoas, clientes potenciais qualificados, que estão propensos a se interessar e a responder positivamente pela oferta de determinado produto ou serviço em um período específico. Existem várias formas de prospecção de clientes: indicações feitas por clientes atuais e por parceiros comerciais, análise de contatos em redes sociais e em listas telefônicas, inbound marketing e pesquisa em sites são alguns exemplos.

    A qualificação dos clientes potenciais pode ocorrer segundo sua capacidade financeira, volume de negócios, necessidades especiais, localização e possibilidade de crescimento.

    A questão misturou a definição de prospecção de vendas, que é a primeira etapa do processo de vendas, com o processo completo de vendas.

    Podemos, no entanto, com base na explicação e nas alternativas, identificar as etapas do processo de vendas e sua ordem de ocorrência: prospecção de clientes (prospecção e qualificação), contorno (ou tratamento) das objeções, fechamento, pós-vendas (ou acompanhamento). Com isso, concluímos que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão:   técnica; Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
  • letra e

    Etapas do processo de vendas e sua ordem de ocorrência:

    1. Prospecção de clientes (prospecção e qualificação),
    2. Contorno (ou tratamento) das objeções,
    3. Fechamento,
    4. Pós-vendas (ou acompanhamento).
  • Letra E.

    A questão trata do processo de vendas que pode ser resumido pela sequência de Dubisnky e Hansen ou Kotler.

  • Gabarito: E

    Etapas de venda:

    PRÉ-VENDA:

    • Prospecção
    • Qualificação

    VENDA:

    • Pré-abordagem
    • Abordagem
    • Apresentação
    • Superação de objeções
    • Fechamento

    PÓS-VENDA:

    • Acompanhamento
    • Manutenção

ID
5090731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durante a pandemia do coronavírus, mesmo professores experientes em ensino a distância online apresentaram alto nível de insatisfação e frustração em decorrência de aspectos como

I carência de espaços adequados para gravar as aulas.
II possibilidade de os alunos manterem as câmeras desligadas durante as aulas.
III desigualdade no acesso a redes sem fio de conexão à Internet.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    I carência de espaços adequados para gravar as aulas. Errada, apesar de tudo a maioria dos professores dispõe de internet em casa e muitos estados estão oferecendo auxílio internet a eles.

  • Questão extremamente subjetiva, creio que caberia anulação. Sou professor e não tinha espaço próprio para gravar aulas.

  • kkkk baseado no que? achismo do examinador
  • Gabarito: D

    Durante a pandemia do coronavírus: insatisfação e frustração dos professores devido:

    I carência de espaços adequados para gravar as aulas. Os professores utilizam recursos e estratégias diversos para oferecer os conteúdos aos alunos, por exemplo, interagindo pelo WhatsApp com alunos e responsáveis, enviando as atividades e tirando dúvidas durante o ensino remoto.

    II possibilidade de os alunos manterem as câmeras desligadas durante as aulas. Isso distancia ainda mais o professor dos alunos, pois dificulta a interação e o acompanhamento dos conteúdos ministrados remotamente.

    III desigualdade no acesso a redes sem fio de conexão à Internet. Alguns alunos têm acesso à rede precária, instável, comprometendo o acompanhamento do ensino. Outros sequer têm acesso a dispositivos móveis e internet, impedindo o acesso ao que está sendo ensinado.

  • O item I, era pra ser o correto. Vejo como subjetividade do examinador.


ID
5090734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sabe-se da importância dos recursos audiovisuais no ensino e aprendizado da Geração Z. Considera-se que essa geração é composta por pessoas nascidas entre meados dos anos 90 do século passado até 2010, familiarizadas com a tecnologia e sempre conectadas. Constitui recurso audiovisual adequado para se educar a geração Z

I uma plataforma com vídeos explicativos dos conteúdos.
II a realização de vídeos como atividades em sala de aula.
III a leitura dinâmica dos conteúdos.
IV apostila virtual ou e-book.
V questionário impresso em papel.

Estão certos apenas os itens.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    . III a leitura dinâmica dos conteúdos. Errada leitura dinâmica é a leitura rápida e com qualidade algo não virtual

    V questionário impresso em papel. Errado a geração Z utiliza recursos tecnológicos

  • Gabarito: B

    Geração Z: familiarizada com tecnologia e sempre conectada

    I uma plataforma com vídeos explicativos dos conteúdos. As plataformas, como o Moodle e o Blackboard, são ferramentas educativas atrativas e que podem ajudar no aprendizado e na aprendizagem colaborativa.

    II a realização de vídeos como atividades em sala de aula. Filmagens podem facilitar a socialização e a aprendizagem colaborativa.

    III a leitura dinâmica dos conteúdos. Técnicas que para aumentar a velocidade da leitura e a capacidade de compreensão de textos.

    IV apostila virtual ou e-book. Formato de conteúdo atrativo para a geração Z.

    V questionário impresso em papel. Não é o formato de apresentação de conteúdo mais atrativo para a geração Z.


ID
5090737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing, de acordo com Peter Drucker, é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade.

Assinale a opção que apresenta a definição correta de marketing digital.

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. Marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    B) Errado. Estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem a promoção explícita da marca é a definição de marketing de conteúdo, não de marketing digital.

    C) Errado. Segmento que divulga e comercializa o produto propriamente dito para leads, clientes recorrentes e outros, com a fundamental responsabilidade de apresentar um novo produto da empresa ao mercado é a definição de marketing de produto, não de marketing digital.

    D) Errado. A reunião das estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado, cuja meta é ajudar as empresas a conquistar novos clientes e fideliza-los, é a definição de marketing de relacionamento, não de marketing digital.

    E) Errado. A estratégia de marketing voltada para os próprios funcionários da empresa é chamada de endomarketing, não de marketing digital.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Estratégias de Marketing: conheça os principais tipos. Disponível em https://resultadosdigitais.com.br/blog/estrategia-de-marketing/. Acesso em Maio de 2021.
  •  marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. Marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    B) Errado. Estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem a promoção explícita da marca é a definição de marketing de conteúdo, não de marketing digital.

    C) Errado. Segmento que divulga e comercializa o produto propriamente dito para leads, clientes recorrentes e outros, com a fundamental responsabilidade de apresentar um novo produto da empresa ao mercado é a definição de marketing de produto, não de marketing digital.

    D) Errado. A reunião das estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado, cuja meta é ajudar as empresas a conquistar novos clientes e fideliza-los, é a definição de marketing de relacionamento, não de marketing digital.

    E) Errado. A estratégia de marketing voltada para os próprios funcionários da empresa é chamada de endomarketing, não de marketing digital.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.