SóProvas



Prova Colégio Pedro II - 2019 - Colégio Pedro II - Professor - Informática Educativa


ID
3253165
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988, no que se refere à educação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Conforme a CF de 1988:

    ? Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional ligada à Educação. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:


    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


    Alternativa “b": está correta. Conforme art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.   

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


    Alternativa “d": está incorreta. Conforme art. 206, Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


    Gabarito do professor: letra b.

  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • GABARITO: B

    Assertiva A. Incorreta. Art. 205, CF. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Assertiva B. Correta. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino (...)

    Assertiva C. Incorreta. Art. 207,CF. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Assertiva D. Incorreta. Art. 206, CF. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.        

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    b) CERTO: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    c) ERRADO: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    d) ERRADO: Art. 206. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  


ID
3253168
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei n. 12.772/2012, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - o cumprimento do interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício em cada nível é um dos requisitos para a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

    (24 meses)

    B o ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre no Nível IV da Classe C I, mediante aprovação em concurso público.

    (Sempre no Nível 1 da Classe D I)

    C - no regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada Instituição Federal de Ensino, a percepção de remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.

    (GABARITO)

    D - para os fins do disposto nesta lei, promoção é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro da mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de um nível para outro subsequente.

    (Inverteu os conceitos. Dica: lembre que no dicionário progressão vem antes de promoção. Logo, progressão é dentro da mesma classe, promoção fora da classe).

  • Essa foi por eliminação. Item C.

  • Para "ProGRessão" lembre da palavra "deGRau", ou seja, mudança de nível, de "altura".

ID
3253171
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere ao disposto no Estatuto do Servidor Público Federal (Lei n. 8.112/1990), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A administração pública tem o dever de apurar também as denúnciais anônimas em desfavor de seus servidores, contudo, para isso, checará primeiramente a veracidade do conteúdo da denúncia por meio de procedimento investigativo menos invasivo e menos complexo. A abertura de sindicância é o procedimento mais comum para apurar denúncias anônimas. 

     

    * A autoridade administrativa não poderá se valer, exclusivamente, de denúncia anônima para instaurar processo administrativo disciplinar - PAD em desfavor de seus servidores. A denúncia deve, primeiramente, ser averiguada. 

  • A) Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B) Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a        autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C) Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D) Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Lei 8.112/90

  • Gab: C

    Acrescentando que se a denúncia não preencher os requisitos ou se o fato não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, será ela arquivada. :)

  • E continuarei marcando a Letra A até o fim da minha existência

  • Gab: C A incorreta A autoridade é obrigada a PROMOVER apuração imediata; B incorreta Prazo é de 60 dias, SEM prejuízo da remuneração D incorreta Não excederá 60 dias, pode ser prorrogado por igual prazo.
  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C

  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C
  • a. sindicância ou PAD

    b. 60 dias, sem prejuízo à remuneração (admite prorrogação)

    c. correta

    d. 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

  • Gabarito letra C

    Em relação à letra A: dependendo da penalidade a autoridade pode aplicar o PAD, sindicância ou rito sumário.

    Espero ter ajudado.

  • GABARITO: LETRA C

    Título V

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Capítulo I

    Disposições Gerais

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a instaurar, imediatamente, processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá, como medida cautelar, afastar o servidor do exercício do cargo, pelo prazo de até 90 (noventa) dias, sem remuneração.

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a  autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 120 (cento e vinte) dias, contados da data do fato, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem

  • Rapaz, essa C foi a primeira que julguei como essa, pressupondo a existência das denúncias anônimas.

  • Gab C.

    Complementando:

    Súmula 611-STJ: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 09/05/2018, DJe 14/05/2018. 

    É possível instaurar processo administrativo disciplinar com base em “denúncia anônima”? SIM, mas a jurisprudência afirma que, antes, a autoridade deverá realizar uma investigação preliminar ou sindicância para averiguar o conteúdo e confirmar se a “denúncia anônima” possui um mínimo de plausibilidade.

    Denúncia anônima exige prévia sindicância ou investigação prévia O STJ afirmou que, no caso de denúncia anônima, não se deve instaurar imediatamente (diretamente) o processo administrativo disciplinar. Antes disso, por precaução e prudência, o administrador deverá realizar uma sindicância, ou seja, uma investigação prévia para examinar se essa denúncia anônima não é completamente infundada

    (...) 3. Conquanto a Lei n. 8.112/1990, no art. 144, preveja a formulação por escrito, com identificação e endereço do denunciante, não há expressa determinação legal para que denúncias anônimas sejam ignoradas e simplesmente arquivadas, uma vez que a Administração dispõe do poder-dever de autotutela. (...) STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1126789/RS, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 06/08/2013.

    Em suma, mesmo com o art. 144 da Lei nº 8.112/90, admite-se a denúncia anônima.

    Fonte: Dizer o direito.


ID
3253174
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (13.146/2015):

    A) para fins de aplicação desta Lei, consideram-se barreiras arquitetônicas aquelas existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ? incorreto, a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

    B) é dever exclusivo do Estado assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação. ? incorreto, segue correção: Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família.

    C) a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional privado e trabalho ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o desenvolvimento de seus talentos e habilidades. ? incorreto, correção: Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público. ? correto, segundo art.26 do referido Estatuto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • CUIDADO:

    Lei 13.146/2015 (EPcD), art. 3, IV

    (...)

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    (...).

  • Estatuto das PCD:

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra a pessoa com deficiência qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte ou dano ou sofrimento físico ou psicológico.

  • A ) INCORRETA Lei 13146/2015

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    B) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

    C) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) CORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • GABARITO D

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • As alternativas são resolvidas com base na literalidade da Lei n. 13.146/2015.

    Letra A - A alternativa trocou o conceito de barreiras arquitetônicas pelo de barreiras urbanísticas - Art. 3º, IV, b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados; a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    Letra B - Não é um dever exclusivo do Estado - Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação (...).

    Letra C - Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    Letra D (CORRETA) - Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    GABARITO: LETRA D

  • A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

    No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que: os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público.


ID
3253177
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990), foram feitas as seguintes afirmativas:

I. As revistas destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias ou anúncios de bebidas alcoólicas e tabaco, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da família.
II. O acesso ao ensino obrigatório é direito público subjetivo e o seu não oferecimento pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
III. É dever das instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização e prevenção ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
IV. As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? IV - As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

    ? Correção, conforme o ECA (8069/90): Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito letra A

    I. Art. 79. As revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    II. Art. 54. § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    III. Art. 53-A. É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas. 

    IV. Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: 

    Bons estudos!

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale os itens corretos.

    Vamos aos itens:

    Item I: correto. Art. 79 ECA: as revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    Item II: correto. Art. 54, §1º, ECA: o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    Art. 54, §2º, ECA: o não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    Item III: correto. Art. 53-A ECA: é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.

    Item IV: incorreto. O erro do item está em afirmar que as ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou tratamento cruel devem ser formuladas pelas instituições de ensino, quando, em verdade, devem ser formuladas pela União, Estados, DF e Municípios.

    Art. 70-A ECA: a União, os Estados, o DF e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (...)

    Gabarito: A (I, II e III corretas)


ID
3260035
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os estudantes do professor Matheus querem fazer um jornal para registrar suas produções textuais. O professor sugere que o trabalho seja realizado em um editor de textos, com orientação retrato e dividido em duas colunas. O editor de textos instalado nos computadores do colégio é o Writer. Após o usuário escolher a quantidade de colunas clicando sobre as opções, o Writer faz a distribuição na página automaticamente. Entretanto, é possível aumentar ou diminuir a largura e o espaçamento entre colunas.


Assinale a alternativa que possibilita esta tarefa.

Alternativas
Comentários
  • Desabilitar a função “Auto Largura”.

  • Gabarito - D

    Pra quem Não tem o plano pago, ao contrário do que o amigo falou, o Gabarito é a letra - D

  • Gabarito (D)

    https://i.imgur.com/X0WUZuo.png

    Com o botão largura automática marcado, não podemos manipular a largura e espaçamento.

    =-=-=-=

    https://imgur.com/a/1R4iQuX

    Aqui está desmarcada a opção, sendo liberado a manipulação de larguras e espaçamento, conforme especificado pela questão.

  • Para Inserir Colunas:

    Vá em Formatar > Página > aba Colunas

    Para aumentar ou diminuir a largura e o espaçamento entre Colunas:

    Na aba Colunas > Desmarque/Desabilite a Caixa de Seleção Largura Automática.

    Gabarito letra D.

  • Em 19/06/20 às 16:19, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 26/01/20 às 09:06, você respondeu a opção D.

    Você acertou!Em 17/01/20 às 15:44, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

  • Eu não solicitei esse trabalho não, rs.

    O caminho para inserir uma coluna :

    Formatar ----------Colunas.

    Quando vc clica em colunas, abre-se uma caixa de diálogo ela que contém as opções:

    Configurações, larguras e espaçamentos (..) em largura e espaçamentos desabilite a opção "largura automática".

    Bons estudos!

  • Em 21/07/20 às 17:59, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 04/05/20 às 11:04, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

  • Se for pra fazer questão exigindo conhecimentos aleatórios, que pelo menos façam direito!

    A opção a ser desmarcada é "Largura Automática".

  • Ainda bem que não fui a única a errar essa questão kkk quase 73% erraram

  • Professor só sugeriu.....

  • Desabilita pra poder usar.


ID
3260041
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um computador é formado por várias partes, chamadas de hardware. Acerca delas, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. Como exemplo de hardware de saída de dados temos o mouse e o teclado.

II. São exemplos de hardware de saída de dados o monitor e a impressora.

III. Hardware é a parte lógica do computador.

IV. Compõem o hardware básico de um computador o gabinete, o monitor, o teclado, o sistema operacional e o mouse.

V. O hardware pode ser classificado pela função que exerce, podendo ser de entrada ou de saída de dados.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gab - A (II e V estão corretas)

  • I - Hardware de entrada;

    II - Correto;

    III - Não sabia, mas fui por exclusão;

    IV - Hardware é formado pelos componentes físicos e não faz parte dele o sistema operacional;

    V - Correto

  • III - Hardware parte Física do Computador

    Software parte Lógica

  • GAB: A

    I. Como exemplo de hardware de saída de dados temos o mouse e o teclado. (E) -> Mouse e Teclado são dispositivos de entrada

    II. São exemplos de hardware de saída de dados o monitor e a impressora. (C)

    III. Hardware é a parte lógica do computador. (E) -> Hardware é a parte FÍSICA do computador.

    IV. Compõem o hardware básico de um computador o gabinete, o monitor, o teclado, o sistema operacional e o mouse. (E) -> sistema operacional é software.

    V. O hardware pode ser classificado pela função que exerce, podendo ser de entrada ou de saída de dados. (C)

  • Complemento...

    Dispositivos de entrada:

    Teclado

    Mouse

    Caneta óptica

    Scanner

    Microfone

    Webcam

    Dispositivos de saída:

    Impressora

    Caixa de som

    Monitor de vídeo

    Projetor

    Entrada e saída:

    Placa de som

    P. De rede

    Monitor touch screen

    Impressora multifuncional

    ...

    Sucesso, bons estudos , não desista!

  • Gabinete não passa daquele caixa de metal que protege, agora sim, os componentes físicos do computador

  • Gabarito A

    II e V


ID
3260044
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre o movimento Maker na educação, analise as afirmativas a seguir:


I. A apropriação do movimento Maker pela educação não apresenta uma perspectiva única. Existem diferentes caminhos: elementos da robótica, Arduino, FabLabs, impressoras 3D, softwares livres etc.

II. Busca novos usos das tecnologias digitais, possibilitando construção de projetos, fabricação de objetos, desenvolvimento da criatividade, com base no compartilhamento e na colaboração.


Sobre essas afirmativas, é correto dizer:

Alternativas

ID
3260047
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analisando as vantagens da utilização da lousa digital integrada ao computador (PC-3500i), é INCORRETO afirmar que este uso

Alternativas
Comentários
  • D) favorece o desenvolvimento de práticas pedagógicas interativas inovadoras e eficazes, por utilizar um sistema de código aberto. Errado a utilização por si só sem nenhuma intencionalidade é ineficaz.


ID
3260050
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Internet comporta diversas interfaces. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e significações como autoria e coautoria

(SILVA in ALMEIDA; MORAN, 2005, p. 65).


Sobre as interfaces mencionadas, relacionadas ao ambiente educacional, analise as seguintes afirmativas:

I. O chat permite discussões temáticas e elaborações colaborativas que potencializam a socialização e impulsionam a aprendizagem, mesmo que o texto oriundo das participações seja ligeiro, não linear e próximo da linguagem oral.

II. O fórum é um espaço on-line de discussão em grupo. Com interatividade síncrona, os participantes trocam opiniões e debatem temas propostos. O estudante pode emitir opinião, argumentar, contra-argumentar e tirar dúvidas, desdobrando discussões sobre temas de aprendizagem.

III. A dinâmica e as potencialidades das interfaces como o blog e o fotolog permitem ao professor disponibilizar um campo de possibilidades, de caminhos, garantindo a produção de significações livres e plurais.

IV. O professor pode lançar mão da lista de discussão como um espaço on-line para fazer críticas, enviar avisos e potencializar a comunicação massiva, dirigindo a aprendizagem.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    I. O chat permite discussões temáticas e elaborações colaborativas que potencializam a socialização e impulsionam a aprendizagem, mesmo que o texto oriundo das participações seja ligeiro, não linear e próximo da linguagem oral. Certo o chat é um espaço on-line síncrono(tempo real) que estudante e professor debatem temas

    II. O fórum é um espaço on-line de discussão em grupo. Com interatividade síncrona,(assíncrona, tempos diferentes) os participantes trocam opiniões e debatem temas propostos. O estudante pode emitir opinião, argumentar, contra-argumentar e tirar dúvidas, desdobrando discussões sobre temas de aprendizagem.

    III. A dinâmica e as potencialidades das interfaces como o blog e o fotolog permitem ao professor disponibilizar um campo de possibilidades, de caminhos, garantindo a produção de significações livres e plurais.

    IV. O professor pode lançar mão da lista de discussão como um espaço on-line para fazer críticas, enviar avisos e potencializar a comunicação massiva, dirigindo a aprendizagem. Errado na lista de discussão o professor constrói uma atividade dialogada e colaborativa.


ID
3260053
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber. Em relação a isso, a primeira constatação diz respeito à velocidade de surgimento e de renovação dos saberes e savoir-faire. Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início de seu percurso profissional estará obsoleta no fim de sua carreira. A segunda constatação, fortemente ligada à primeira, diz respeito à nova natureza do trabalho, cuja parte de transação de conhecimentos não para de crescer. Trabalhar quer dizer, cada vez mais, aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos. Terceira constatação: o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas (LÉVY, 1999, p. 157).


Os recursos tecnológicos que amplificam, exteriorizam e modificam a função cognitiva da percepção são

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Segundo Pierre Levy as funções cognitivas que exteriorizam e modificam funções cognitivas são:

    Memória: software interativos

    Imaginação: simulações

    Percepção: sensores digitais, telepresença e realidade virtual

    Raciocínio: inteligência artificial


ID
3260056
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podemos pensar no empreendimento em grupo como uma espécie de escada de atividades, as quais são possibilitadas ou melhoradas por ferramentas sociais (SHIRKY, 2012, p. 46).


O degrau de maior complexidade dessa escada, segundo o autor, é o(a)

Alternativas

ID
3260059
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmações a seguir, sobre o modelo de ensino híbrido:


I. Configura-se como uma combinação metodológica que impacta na ação do professor e do estudante.

II. É usualmente definido como a convergência dos modelos de ensino presencial e on-line.

III. Altera as propostas de ensino consideradas tradicionais, pois inclui recursos de tecnologia digital.

IV. As tecnologias digitais têm um fim em si mesmas, pois estão inseridas na integração do currículo.

V. Os papéis exercidos por professores e estudantes sofrem alterações em relação ao ensino tradicional.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    III. Altera as propostas de ensino consideradas tradicionais, pois inclui recursos de tecnologia digital. O uso do ensino híbrido contribui, mas não garante educação.

  • Gab A

    O que pode gerar confusão é a assertiva III. As propostas de ensino tradicional por incluir tecnologia digital não são alteradas pela inclusão de recursos digitais, mas sim em razão da alteração do papel do educador e educando. Na metodologia tradicional o educador é o centro do processo ensino aprendizagem. No ensino híbrido, que se insere entre as METODOLOGIAS ATIVAS, o educando protagoniza o processo.


ID
3260062
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pierre Lévy (1999, p. 218) afirma que “nem os dispositivos de comunicação, nem os modos de conhecimento, e nem os gêneros característicos da cibercultura irão pura e simplesmente substituir os modos e gêneros anteriores. Irão influenciá-los e forçá-los a encontrar seu ‘nicho’ específico dentro da nova ecologia cognitiva”.

Considere o espaço educacional e relacione as colunas de acordo com as influências nos modos de vida provocadas pelo desenvolvimento do ciberespaço, segundo Lévy:


Coluna I

(1) Modos de conhecimento, de aprendizagem e de pensamento.

(2) Modos de relação.

(3) Gêneros literários e artísticos.


Coluna II

( ) Hiperdocumentos, obras interativas, ambientes virtuais, criação coletiva e distribuída.

( ) Comunicação interativa e comunitária de todos com todos no centro de espaços informacionais coletiva e continuamente reconstruídos.

( ) Simulações, navegações transversais em espaços de informação abertos, inteligência coletiva.


Na Coluna II, a sequência correta é

Alternativas

ID
3260065
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Ensino Médio, devido à inerente relação entre as culturas juvenis e a cultura digital, torna-se imprescindível ampliar e aprofundar as aprendizagens construídas nas etapas anteriores. Portanto, na BNCC dessa etapa, o foco passa a estar no reconhecimento das potencialidades das tecnologias digitais para a realização de uma série de atividades relacionadas a todas as áreas do conhecimento, a diversas práticas sociais e ao mundo do trabalho (BNCC, 2018, p. 474-475).


Com relação ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas à cultura digital definidas nas diferentes áreas, é INCORRETO afirmar que este processo deve levar o estudante a

Alternativas
Comentários
  • Buscar dados e informações de forma crítica nas diferentes mídias, excetuando-se as sociais, analisando as vantagens do uso e da evolução da tecnologia na sociedade atual, como também seus riscos potenciais.

  • DAS FALSAS Alternativa A - trata das competências específicas de linguagens: Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Alternativa B- trata dos conhecimentos específicos da educação física: Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão,propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto. Lembrando que "Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil. As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas".

ID
3260068
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há diferentes adaptações, recursos e formas de utilização da tecnologia assistiva com a finalidade de possibilitar a interação, no computador, para pessoas com diferentes graus de comprometimento motor, sensorial e/ou de comunicação e linguagem.

De acordo com Hazard et al (2007), a classificação proposta pelo Programa InfoEsp (Informática, Educação e Necessidades Especiais) das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador (BA), divide esses recursos em três grupos:


• adaptações físicas ou órteses;

• adaptações de hardware;

• softwares especiais de acessibilidade.


São recursos classificados como softwares especiais de acessibilidade:

Alternativas

ID
3260071
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as alterações de paradigma que envolvem as mudanças sociais e os processos de aprendizagem, e analisando o contexto virtual no qual se encontra a geração dos nossos estudantes, nativos digitais, é correto afirmar que a aprendizagem discente acontece

Alternativas

ID
3260074
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas públicas no campo da Informática Educativa estão associadas aos momentos históricos e aos investimentos no setor. Eventos, entidades, programas e projetos relacionados à discussão dessas políticas são listados a seguir, bem como características a eles relacionadas.

Relacione as iniciativas presentes na Coluna I com as respectivas características presentes na Coluna II:


     Coluna I

(1) Seminário promovido pela Universidade Federal de São Carlos, assessorado por um especialista da Universidade de Dartmouth (EUA).

(2) I Conferência Nacional de Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior (I CONTECE).

(3) Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação (NIED), instituído pela UNICAMP.

(4) I Seminário Nacional de Informática na Educação (UnB).

(5) Projeto EDUCOM.

(6) II Seminário Nacional de Informática na Educação.

(7) Programa Nacional de Informática na Educação (PRONINFE).


        Coluna II

( ) Visava a apoiar o desenvolvimento e a utilização da informática no então primeiro, segundo e terceiro graus e na educação especial; e propunha a criação de estruturas de núcleos, distribuídos geograficamente pelo país, a capacitação nacional por meio da pesquisa e a formação de recursos humanos.

( ) Em 1971, discutiu pela primeira vez o uso de computadores no ensino de Física.

( ) Em 1983, focou na pesquisa do uso de computadores em educação, utilizando a linguagem LOGO, em cooperação com Seymour Papert e Marvin Minsky.

( ) Reforçou a ideia de que o computador deveria auxiliar o desenvolvimento da inteligência do estudante, bem como desenvolver habilidades intelectuais específicas requeridas pelos diferentes conteúdos, seu uso não deveria ser restrito ao então segundo grau e enfatizava o caráter interdisciplinar.

( ) Discutiu o uso de diversas tecnologias educacionais, dentre elas o ensino auxiliado por computador, na modalidade CAI.

( ) Considerado o principal projeto de informatização da educação brasileira, deu origem ao Concurso Nacional de Software Educativo e à implementação do Projeto FORMAR.

( ) Primeiro fórum nacional a estabelecer uma posição sobre o uso de computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. 


Na Coluna II, a sequência correta é

Alternativas

ID
3260077
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas, relativas aos princípios norteadores para a elaboração de projetos educacionais:


I. Nem todos os conteúdos curriculares previstos para serem estudados numa determinada série se incluem em um único projeto. Outras estratégias pedagógicas podem ser colocadas em ação para que os estudantes possam aprender determinados conceitos.

II. Nos projetos, o estudante seleciona informações significativas, toma decisões, trabalha em grupo, gerencia o confronto de ideias, enfim, desenvolve competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.

III. A pedagogia de projetos se opõe à organização disciplinar dos conteúdos, na medida em que se caracteriza por potencializar a interdisciplinaridade em uma situação contextualizada de aprendizagem.

IV. A pedagogia de projetos pressupõe a construção de conhecimento com base na realização concreta de uma ação que necessariamente produz um produto palpável e de interesse dos estudantes.


Estão corretas

Alternativas

ID
3260080
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A gamificação se constitui na utilização da mecânica dos games em cenários non games, criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento (ALVES et al, 2014, p. 76).


Os autores da afirmativa acima também compreendem espaços de aprendizagem como distintos cenários, escolares e não escolares, que potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Dessa forma, considerando os elementos presentes na mecânica dos games, como desafios, objetivos, níveis, sistemas de feedback e recompensas, são criadas situações que mobilizam e engajam os sujeitos para a realização de determinadas ações. Assim, a gamificação surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos jovens, mantendo o foco na aprendizagem.


Assinale a estratégia de gamificação que promove a motivação e o engajamento em diversos cenários de aprendizagem, mas que NÃO se aplica às práticas educacionais.

Alternativas

ID
3260083
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Levando em consideração os conceitos epistemológicos sobre o ambiente de autoria Scratch na educação, apresentados por Costa e Molina (2013), foram feitas as seguintes afirmativas:


I. O Scratch é um ambiente de autoria construcionista, de acordo com as ideias de Seymour Papert, com afinidade com o construtivismo de Piaget, segundo o qual o estudante aprende fazendo, explorando atividades e construindo conhecimentos enquanto explora.

II. O conceito de Tinkering, de Levy-Strauss, permeia o Scratch, porque considera que o estudante produz o conhecimento de forma mais intuitiva e fácil quando constrói, desconstrói, organiza e reorganiza de maneira própria os conjuntos de materiais conhecidos.

III. O ambiente atende ao pressuposto teórico de bricolagem estabelecido por Mitchel Resnick, caracterizado por uma abordagem com estilo divertido, interativo, experimental, em que os criadores estão sempre redefinindo os seus objetivos, explorando novos caminhos e imaginando novas possibilidades, aprendendo a partir do ciclo: imaginar, criar, divertir, compartilhar e refletir.

IV. A criança que programa em Scratch age como epistemólogo, analisando seu próprio pensamento (metacognição) com base no processo autoral que o ambiente permite desenvolver livremente.


Estão corretas

Alternativas

ID
3260086
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque a alternativa que NÃO apresenta uma justificativa para a incorporação do jogo como estratégia de aprendizagem:

Alternativas

ID
3260089
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Azuma et al (2001 apud TORI, 2017) analisam, em seu trabalho, o sistema de Realidade Aumentada (RA). Nos tópicos a seguir, são apresentadas algumas características, que podem se relacionar a um sistema de RA:


I. Combinar elementos reais e virtuais, gerados computacionalmente, em um ambiente real.

II. Ser executado em tempo real e interativamente.

III. Possibilitar que se disponibilizem aos estudantes interações realistas com ambientes sintéticos, constituindo-se assim em importante meio para redução de distâncias.

IV. Suplementar o mundo real com objetos virtuais, gerados computacionalmente, de tal forma a aparentarem coexistir no espaço real.


De acordo com os autores citados, são características de um sistema de RA apenas aquelas descritas em

Alternativas

ID
3260092
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Moran et al (2000), a televisão e o vídeo encontraram a fórmula de comunicar-se com a maioria das pessoas, tanto crianças como adultos. Ao se deixarem ficar diante do vídeo, as pessoas não permanecem passivas, elas interagem de alguma forma.


Para uma dinâmica de análise globalizante, relativa a uma prática docente com uso do vídeo, cabe ao professor

Alternativas
Comentários
  • letra B - verificar junto aos estudantes....