SóProvas



Prova Colégio Pedro II - 2019 - Colégio Pedro II - Professor - Atendimento Especial


ID
3253165
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988, no que se refere à educação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Conforme a CF de 1988:

    ? Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional ligada à Educação. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:


    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


    Alternativa “b": está correta. Conforme art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.   

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


    Alternativa “d": está incorreta. Conforme art. 206, Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


    Gabarito do professor: letra b.

  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • GABARITO: B

    Assertiva A. Incorreta. Art. 205, CF. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Assertiva B. Correta. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino (...)

    Assertiva C. Incorreta. Art. 207,CF. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Assertiva D. Incorreta. Art. 206, CF. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.        

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    b) CERTO: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    c) ERRADO: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    d) ERRADO: Art. 206. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  


ID
3253168
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei n. 12.772/2012, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - o cumprimento do interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício em cada nível é um dos requisitos para a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

    (24 meses)

    B o ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre no Nível IV da Classe C I, mediante aprovação em concurso público.

    (Sempre no Nível 1 da Classe D I)

    C - no regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada Instituição Federal de Ensino, a percepção de remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.

    (GABARITO)

    D - para os fins do disposto nesta lei, promoção é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro da mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de um nível para outro subsequente.

    (Inverteu os conceitos. Dica: lembre que no dicionário progressão vem antes de promoção. Logo, progressão é dentro da mesma classe, promoção fora da classe).

  • Essa foi por eliminação. Item C.

  • Para "ProGRessão" lembre da palavra "deGRau", ou seja, mudança de nível, de "altura".

ID
3253171
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere ao disposto no Estatuto do Servidor Público Federal (Lei n. 8.112/1990), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A administração pública tem o dever de apurar também as denúnciais anônimas em desfavor de seus servidores, contudo, para isso, checará primeiramente a veracidade do conteúdo da denúncia por meio de procedimento investigativo menos invasivo e menos complexo. A abertura de sindicância é o procedimento mais comum para apurar denúncias anônimas. 

     

    * A autoridade administrativa não poderá se valer, exclusivamente, de denúncia anônima para instaurar processo administrativo disciplinar - PAD em desfavor de seus servidores. A denúncia deve, primeiramente, ser averiguada. 

  • A) Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B) Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a        autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C) Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D) Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Lei 8.112/90

  • Gab: C

    Acrescentando que se a denúncia não preencher os requisitos ou se o fato não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, será ela arquivada. :)

  • E continuarei marcando a Letra A até o fim da minha existência

  • Gab: C A incorreta A autoridade é obrigada a PROMOVER apuração imediata; B incorreta Prazo é de 60 dias, SEM prejuízo da remuneração D incorreta Não excederá 60 dias, pode ser prorrogado por igual prazo.
  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C

  • Vejamos as opções propostas, individualmente:

    a) Errada:

    Na realidade, a obrigação é de apuração imediata, o que pode se dar tanto por processo administrativo disciplinar quanto por sindicância, a depender do caso concreto. Neste sentido, o teor do art. 143 da Lei 8.112/90, a seguir colacionado:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    b) Errado:

    Em rigor, o afastamento preventivo deve se dar sem prejuízo da remuneração do servidor, na forma do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    c) Certo:

    Trata-se de assertiva respaldada pelo teor do art. 144 da Lei 8.112/90, de sorte que inexistem equívocos a serem indicados.

    "Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo legal para conclusão do PAD é de sessenta dias, podendo ser prorrogado por igual período, e não de 120 dias, prorrogável por outros 120 dias, tal como aduzido pela Banca, equivocadamente.

    "Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem."


    Gabarito do professor: C
  • a. sindicância ou PAD

    b. 60 dias, sem prejuízo à remuneração (admite prorrogação)

    c. correta

    d. 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

  • Gabarito letra C

    Em relação à letra A: dependendo da penalidade a autoridade pode aplicar o PAD, sindicância ou rito sumário.

    Espero ter ajudado.

  • GABARITO: LETRA C

    Título V

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Capítulo I

    Disposições Gerais

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a instaurar, imediatamente, processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    B a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá, como medida cautelar, afastar o servidor do exercício do cargo, pelo prazo de até 90 (noventa) dias, sem remuneração.

    Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a  autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    C as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    D o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 120 (cento e vinte) dias, contados da data do fato, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem

  • Rapaz, essa C foi a primeira que julguei como essa, pressupondo a existência das denúncias anônimas.

  • Gab C.

    Complementando:

    Súmula 611-STJ: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 09/05/2018, DJe 14/05/2018. 

    É possível instaurar processo administrativo disciplinar com base em “denúncia anônima”? SIM, mas a jurisprudência afirma que, antes, a autoridade deverá realizar uma investigação preliminar ou sindicância para averiguar o conteúdo e confirmar se a “denúncia anônima” possui um mínimo de plausibilidade.

    Denúncia anônima exige prévia sindicância ou investigação prévia O STJ afirmou que, no caso de denúncia anônima, não se deve instaurar imediatamente (diretamente) o processo administrativo disciplinar. Antes disso, por precaução e prudência, o administrador deverá realizar uma sindicância, ou seja, uma investigação prévia para examinar se essa denúncia anônima não é completamente infundada

    (...) 3. Conquanto a Lei n. 8.112/1990, no art. 144, preveja a formulação por escrito, com identificação e endereço do denunciante, não há expressa determinação legal para que denúncias anônimas sejam ignoradas e simplesmente arquivadas, uma vez que a Administração dispõe do poder-dever de autotutela. (...) STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1126789/RS, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 06/08/2013.

    Em suma, mesmo com o art. 144 da Lei nº 8.112/90, admite-se a denúncia anônima.

    Fonte: Dizer o direito.


ID
3253174
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (13.146/2015):

    A) para fins de aplicação desta Lei, consideram-se barreiras arquitetônicas aquelas existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ? incorreto, a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

    B) é dever exclusivo do Estado assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação. ? incorreto, segue correção: Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família.

    C) a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional privado e trabalho ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o desenvolvimento de seus talentos e habilidades. ? incorreto, correção: Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público. ? correto, segundo art.26 do referido Estatuto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • CUIDADO:

    Lei 13.146/2015 (EPcD), art. 3, IV

    (...)

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    (...).

  • Estatuto das PCD:

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra a pessoa com deficiência qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte ou dano ou sofrimento físico ou psicológico.

  • A ) INCORRETA Lei 13146/2015

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    B) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

    C) INCORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    D) CORRETA - Lei 13146/2015

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • GABARITO D

    Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

  • As alternativas são resolvidas com base na literalidade da Lei n. 13.146/2015.

    Letra A - A alternativa trocou o conceito de barreiras arquitetônicas pelo de barreiras urbanísticas - Art. 3º, IV, b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados; a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    Letra B - Não é um dever exclusivo do Estado - Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação (...).

    Letra C - Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

    Letra D (CORRETA) - Art. 26. Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    GABARITO: LETRA D

  • A Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

    No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que: os casos de suspeita de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade policial e ao Ministério Público.


ID
3253177
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990), foram feitas as seguintes afirmativas:

I. As revistas destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias ou anúncios de bebidas alcoólicas e tabaco, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da família.
II. O acesso ao ensino obrigatório é direito público subjetivo e o seu não oferecimento pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
III. É dever das instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização e prevenção ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
IV. As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? IV - As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

    ? Correção, conforme o ECA (8069/90): Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito letra A

    I. Art. 79. As revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    II. Art. 54. § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    III. Art. 53-A. É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas. 

    IV. Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: 

    Bons estudos!

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale os itens corretos.

    Vamos aos itens:

    Item I: correto. Art. 79 ECA: as revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    Item II: correto. Art. 54, §1º, ECA: o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    Art. 54, §2º, ECA: o não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    Item III: correto. Art. 53-A ECA: é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.

    Item IV: incorreto. O erro do item está em afirmar que as ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou tratamento cruel devem ser formuladas pelas instituições de ensino, quando, em verdade, devem ser formuladas pela União, Estados, DF e Municípios.

    Art. 70-A ECA: a União, os Estados, o DF e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: (...)

    Gabarito: A (I, II e III corretas)


ID
3253180
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um olhar atento para os estudantes com altas habilidades ou superdotação permite constatar a importância de a instituição escolar desenvolver um trabalho pedagógico voltado para esse público.

São objetivos do Atendimento Educacional Especializado, nesses casos,

Alternativas

ID
3253183
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Delpretto, Gilffoni e Zardo (2010),

Discorrer acerca da inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação na escolarização comum requer aprofundar a discussão das práticas educacionais no âmbito da sala de aula comum e do atendimento educacional especializado. É a partir da articulação entre educação comum e educação especial que são promovidas as condições necessárias para que os alunos com altas habilidades/superdotação aprendam, participem, desenvolvam e potencializem suas habilidades, prosseguindo seus estudos nas áreas de interesse. (p. 21)

Com base nesses preceitos, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. Os discentes com altas habilidades/superdotação não apresentam necessidade de identificação e acompanhamento, por serem considerados sujeitos dotados de recursos internos próprios que lhes permitem um desenvolvimento pleno.
II. Os discentes com altas habilidades/superdotação apresentam dificuldades no relacionamento com os demais, por se sentirem superiores aos colegas de classe.
III. O desenvolvimento de programas específicos fundamentados no Modelo Triádico de Enriquecimento favorecem o desenvolvimento das habilidades dos discentes com altas habilidades/superdotação.
IV. Um fator que auxilia no processo de identificação dos discentes com altas habilidades/superdotação é a característica marcante de apresentarem destaque em suas notas, sempre obtendo notas muito altas em todas as áreas.
V. Há questões emocionais que transitam por toda a vida da pessoa superdotada, como idealismo, perfeccionismo e alto nível de energia na realização de atividades.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • C

    III e V.


ID
3253186
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Saber lidar com a diversidade e perceber em cada estudante sua individualidade é tarefa cotidiana no ambiente escolar inclusivo. Alguns teóricos ajudam a entender essa diversidade e influenciam nas escolhas de intervenção: Howard Gardner, Lev Vygotsky, Maria Montessori e Reuven Feuerstein.

A seguir, são apresentados conceitos elaborados por esses teóricos:

I. Defende a importância do observar, do perguntar, do escutar e do praticar como forma de aprender, num ambiente de autonomia e independência.
II. Ressalta que para promover a aprendizagem é preciso desafiar, exigir e estimular o sujeito por meio do contato com o mundo e com os outros indivíduos, mediados pela cultura.
III. Reconhece o papel fundamental da mediação intencional na aprendizagem, uma vez que o desenvolvimento cognitivo se dá pela interação direta com o ambiente e com todas as pessoas que estão próximas.
IV. Evidencia a pluralidade do intelecto e a relativa independência entre as inteligências como maneiras diferentes de combinação e organização, logo, aprender colocaria em ação maneiras particulares de compreender.

Esses conceitos foram elaborados, respectivamente, por

Alternativas

ID
3253192
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Portaria Normativa n. 13 do MEC, de 24 de abril de 2007, definem-se como estudantes a serem atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais aqueles com

Alternativas

ID
3253195
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação escolar de pessoas com surdez remete às diferentes abordagens construídas historicamente para que o estudante possa desenvolver suas habilidades cognitivas, linguísticas e socioafetivas.

As três abordagens historicamente desenvolvidas na escolarização da pessoa surda são

Alternativas

ID
3253198
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As mudanças na escola são necessárias e precisam fazer parte da vontade política do coletivo escolar. Os horários, as rotinas, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e todo o perfil da Instituição devem ser explicitados no seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Nesse projeto constam o INSTITUÍDO, que é o arcabouço pedagógico e administrativo das escolas de uma rede de ensino, e o INSTITUINTE, que é um espaço e um tempo construídos por todos os que atuam na instituição escolar.

Com base nos conceitos apresentados, é correto afirmar que o AEE integra o

Alternativas
Comentários
  • c) INSTITUÍDO e o INSTITUINTE, pois eles são espaços de diálogo entre legislação e práticas.

     

    De nada. Não desistam!


ID
3253201
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Falik e Feuerstein (2010 apud BUDEL e MEIER, 2012) enfatizam que não há culturas inferiores ou superiores, mas crianças que se beneficiam de formas diferentes da sua própria inserção na cultura. Essa inserção é promovida pela mediação. A mediação é, para os autores, uma das melhores metodologias para o desenvolvimento da inteligência.

De acordo com essa abordagem, o professor, após identificar as necessidades específicas dos estudantes, precisa

Alternativas

ID
3253204
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As orientações apresentadas a seguir são direcionadas aos sistemas de ensino para que estes promovam respostas às necessidades do público da Educação Especial:

  • atendimento educacional especializado;
  • transversalidade desde a educação infantil até a educação superior;
  • continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;
  • formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar;
  • participação da família e da comunidade;
  • acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação;
  • articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.


Tais orientações são garantidas pela

Alternativas

ID
3253207
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Budel e Meier (2012) descrevem o caso de um menino que, logo após o nascimento, tinha múltiplas crises epiléticas, que afetaram o hemisfério cerebral esquerdo. Não falava aos 8 anos de idade. Foi submetido à retirada total do hemisfério esquerdo e, após mediação intensa por vários anos, desenvolveu as funções que seriam específicas do hemisfério cerebral falante.

O que justifica o desenvolvimento das funções do hemisfério cerebral citado é a

Alternativas
Comentários
  • D

    plasticidade cerebral e o potencial de mudança associado à aprendizagem.


ID
3253210
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Ropoli e colaboradores (2010), o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado

Alternativas

ID
3253216
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Gomes e colaboradores (2010),

O trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos (p. 8).

Com base nesse preceito, visando à intervenção pedagógica com estudantes que apresentam deficiência intelectual, um professor propôs atividades que:

I. propiciassem vivências significativas para motivá-los.
II. provocassem desequilíbrios cognitivos objetivando reorganizar seu pensamento.
III. contribuíssem para a aprendizagem de conceitos por meio de materiais concretos.
IV. favorecessem o raciocínio formal para que se mantivessem atentos.

Dentre as atividades propostas, estão corretas

Alternativas

ID
3253219
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Glat e Blanco (2011) e Oliveira (2008) (apud GLAT e PLETSCH, 2013),

Construir sistemas com propostas educacionais inclusivas, necessariamente, exige mudanças no interior das escolas e transformações nas práticas aí realizadas (p. 19)

Assinale a alternativa que apresenta, dentre as ações a serem tomadas pelas instituições escolares, aquela que se insere no contexto proposto.

Alternativas

ID
3253222
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Segundo Alves (2010), a Libras e a Língua Portuguesa devem se constituir, para o estudante surdo, como línguas de instrução, portanto o acesso a ambas deve ocorrer de forma simultânea. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem um papel fundamental nesse processo, elaborando um plano de trabalho que envolva os conteúdos curriculares e realizando pesquisas sobre o assunto a ser estudado, uma vez que sua ação se dá a partir dos contextos de aprendizagem definidos pelo professor da sala de aula regular.

Para que isso aconteça é preciso, segundo Damázio (2007, apud ALVES, 2010) que o AEE envolva momentos didáticos-pedagógicos bem definidos e atividades relacionadas a esses momentos.

Nessa perspectiva, relacione as colunas I e II:

Coluna I
1. AEE em Libras
2. AEE de Libras
3. AEE de língua portuguesa

Coluna II
( ) Exploração do conteúdo em Libras.
( ) Ensino das estruturas gramaticais próprias a um sistema linguístico de natureza visual-motora.
( ) Processo de letramento, textos que promovam a leitura e interpretação e a escrita.
( ) Retomada das ideias essenciais, avaliando durante o processo o plano de atendimento do estudante com surdez.

A sequência correta de associação entre as colunas é

Alternativas

ID
3253225
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A deficiência visual é assim definida no art. 5º do Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004:

Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60°, ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Essa deficiência abrange os indivíduos que

Alternativas

ID
3253228
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Cosenza e Guerra (2011),

A impressão inicial quando pensamos na memória é a de que se trata de um fenômeno unitário, responsável por nossas lembranças conscientes. Na realidade, existem diferentes tipos de memória, que comportam subdivisões, das quais se encarregam sistemas e estruturas cerebrais diferentes (p. 51)

Acerca das características dos diversos tipos de memória, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3253231
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao estudante com deficiência visual, o professor de AEE deverá desenvolver atividades que visem ao(à)

1. conhecimento dos espaços da escola;
2. domínio das técnicas de guia-vidente, de autoproteção e do uso da bengala;
3. tomada de consciência da postura, por carecerem do conceito exato da verticalidade;
4. utilização de soroban, reglete, punção e de softwares como DOSVox e NVDA.

As atividades específicas de orientação e mobilidade encontram-se em

Alternativas

ID
3253234
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

André é um novo personagem da Turma da Mônica, que apresenta características de um transtorno do espectro do autismo.

Em 2001, o Instituto Maurício de Sousa foi convidado por uma representante da Universidade de Harvard para desenvolver um projeto com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas do autismo. Após meses de estudos, nasceu André, um personagem autista, para fazer parte da Turma da Mônica.

Observe as características descritas a seguir:

I. Déficit na comunicação social, como não responder quando chamado, dificuldade de identificar pistas sociais, como gestos e reações não verbais; não procurar os outros para partilhar momentos; apresentar interesses restritos e comportamentos repetitivos.
II. Déficit em identificar pistas sociais, como gestos e reações não verbais; procura pares da mesma faixa etária; apresenta interesses restritos e comportamentos repetitivos; faz contato visual e apresenta um ritmo de prosódia diferenciado.
III. Déficit significativo e persistente na comunicação e nas interações interpessoais, dificuldade em identificar as pistas sociais e leitura de gestos, que podem ser percebidos nas tentativas de contato social.
IV. Déficit expressivo na comunicação, seja ela verbal ou não verbal; pode apresentar birras; dificuldade em desenvolver e manter relacionamentos de amizades apropriadas para o estágio esperado de desenvolvimento.

As características relacionadas à identificação do Transtorno de Espectro Autista (TEA) são

Alternativas

ID
3253237
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estudantes com baixa visão fazem uso de recursos ópticos sendo que as escolhas e os níveis de adaptação obedecem às necessidades específicas de cada um.

Observe os recursos de acessibilidade listados a seguir:

1. contrastes texto-fundo na tela de computador e em material impresso;
2. lupa eletrônica para TV e ampliação de tela;
3. softwares de ampliação e lupa manual;
4. pauta ampliada, reglete e Tadoma.

Assinale a alternativa que aponta os recursos ópticos indicados para estudantes com baixa visão.

Alternativas
Comentários
  • Reglete é para escrita Braille.

    Tadoma é para comunicação de surdo-cegos.