SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Resende - RJ - Médico cardiologista - Plantonista


ID
347155
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentaram um estudo que aponta o Aquífero Alter do Chão como o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil km3 de água doce, o que, segundo a pesquisa, seria suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes. Levando-se em conta este estudo, em termos comparativos, a reserva Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani – com 45 mil km3 de volume – até então considerado o maior do país e localizado em região oposta ao do Alter do Chão. O Aquífero Guarani, além de se encontrar em regiões desenvolvidas do país, passa por outros três países da América do Sul. Assinale-os:

Alternativas
Comentários

ID
347164
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um dos integrantes da União Europeia – país que concentra uma das mais ricas histórias da humanidade – entrou numa crise fiscal que balançou os diversos mercados financeiros internacionais neste primeiro semestre, levando os juros à máxima do país registrada em 12 anos.” A afirmativa se refere a:

Alternativas
Comentários
  • No meu ponto de vista questão passivel de anulação, pois a RUSSIA não faz parte da União Europeia.

    Os 27 Estados-Membro da União Europeia são os seguintes:
    ?Alemanha
    ?Áustria
    ?Bélgica
    ?Bulgária
    ?Chipre
    ?Dinamarca
    ?Eslováquia
    ?Eslovénia
    ?Espanha
    ?Estónia
    ?Finlândia
    ?França
    ?Grécia
    ?Hungria
    ?Irlanda
    ?Itália
    ?Letónia
    ?Lituânia
    ?Luxemburgo
    ?Malta
    ?Países Baixos
    ?Polónia
    ?Portugal
    ?Reino Unido
    ?República Checa
    ?Roménia
    ?Suécia

     

  • No meu ponto de vista, por ser um país que concentra uma das mais ricas histórias da humanidade poderia ser Grécia ou Itália (civilização romana). Mas no caso a Grécia que está passando por maiores dificuldades.
  • Sem dúvida...a Grécia.
  • O gabarito aponta Rússia, contudo, da forma que está descrito, se refere à Grécia.

    "Num momento em que os custos de financiamento se encontram nos níveis mais altos dos últimos 12 anos e sua economia afunda pelo segundo ano consecutivo, a Grécia está tentando cortar seu déficit fiscal com dolorosas medidas de austeridade para convencer os mercados de que não dará calote na dívida."  ( Fonte: Passei Web)

    Outras leituras relacionadas:
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,pib-da-grecia-deve-cair-3-em-2010-diz-ue,16681,0.htm
    http://www.portalctb.org.br/site/internacional/11242-em-meio-a-crise-desemprego-na-grecia-atinge-maior-nivel-em-dez-anos

    A Rússia vivenciou uma crise que culminou em moratória em 1998 e também não faz parte da União Europeia.

  • Tudo leva a crer que o texto se refere a GRÉCIA.
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi corrigido para "E"

    Bons estudos!
  • Assertiva E:
    Pessoal quando se fala em crise da UE,a primeira coisa que vem na cabeça da gente o país mais gravemente afetado,a Grécia...
    E o texto ainda deu uma pista,ai ficou fácil...
     Deus é fiél...

ID
347170
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a história do município de Resende, analise:

I. As terras do atual município de Resende só se tornaram conhecidas no século XVIII, quando a febre do ouro e dos diamantes possibilitou o desbravamento dos atuais estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais.

II. No início do século XX, Resende foi responsável por aproximadamente um terço da produção leiteira do estado do Rio de Janeiro e o segundo produtor de manteiga e queijo.

III. A partir da década de 1990, tem se instalado no município e proximidades grandes montadoras de automóveis.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
347176
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o turismo em Resende, analise:

I. O Parque Nacional Itatiaia, localizado em Itatiaia e em Resende, é a mais antiga unidade de conservação do Brasil.

II. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) oferece visitas guiadas em suas belas e impressionantes instalações e museus, basta se dirigir ao local em horário comercial.

III. O Parque Municipal da Serrinha do Alambari possui condições climáticas excelentes, cachoeiras em rios com águas límpidas e frias.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  •  Lei de Abuso de Autoridade, a criminalização da conduta de cumprimento de MANDA DE BUSCA E APREENSÃO no período compreendido entre as 21h e as 5h do dia seguinte.

  •  Lei de Abuso de Autoridade, a criminalização da conduta de cumprimento de MANDA DE BUSCA E APREENSÃO no período compreendido entre as 21h e as 5h do dia seguinte.


ID
347179
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A cruz em verde e azul na bandeira do município de Resende simboliza o espírito de fé e de esperança no futuro glorioso do município.

( ) O mercado municipal guarda suas características arquitetônicas originais. Hoje, ele abriga atividades culturais e recebeu o nome de Espaço Z.

( ) O aniversário de Resende é comemorado em 29 de setembro, porque foi nessa data que se deu a elevação da povoação de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova a Vila de Resende.

A sequência está correta em:

Alternativas

ID
347182
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de Resende pertence à mesorregião ______________ fluminense.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior:

Alternativas
Comentários

ID
580780
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em saúde pública, a Atenção Básica tem o Programa de Saúde da Família (PSF) como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do SUS. Para que se efetive tal assertiva, considere alguns fundamentos, tais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

    A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

    A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.
  • Gabarito - C

    Sendo um programa com objetivos sociais, é um paradoxo um princípio com fins econômicos e financistas.
  •   Alternativa => C

    A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua
    organização de acordo com os preceitos do SUS e tem como fundamentos:
    *
    possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da eqüidade;
    *
    efetivar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe, e coordenação do cuidado na rede de serviços;
    * desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre
    as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado;
    * valorizar os profissionais de saúde
    por meio do estímulo e do acompanhamento constante de sua formação e capacitação;
    * realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados
    alcançados, como parte do processo de planejamento e de programação; e
    *
    estimular a participação popular e o controle social.

    Fonte: O SUS de A a Z - site:

      http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2011/Set/19/sus_3edicao_completo_190911.pdf

  • Ri alto quando li.... falta de criatividade da banca!


ID
580783
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Na busca de uma política de qualidade para humanização do SUS, tendo como diretriz uma política transversal entendida como uma construção coletiva, a estratégia de alcance deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    Estratégia em programas sociais e que tem como fundamento a humanização não devem ser descontextualizados do meio e da população atendida. Pautar tais estratégias em índices e metas deveria ser um ponto interessante se não fosse a filosofia da política brasileira com pouco embasamento em outras ações realizadas fora ou mesmo dentro do País. 
  • Alternativa => D
    Estratégia transversal presente nos processos cotidianos da gestão do SUS.
    Formular e deliberar conjuntamente significa mais do que realizar o controle social – e este é o desafio apresentado à gestão participativa, que requer a adoção de práticas e mecanismos inovadores, capazes de efetivar a participação popular.
    A gestão estratégica pressupõe a ampliação dos espaços
    públicos e coletivos, viabilizando o exercício do diálogo e da pactuação de diferenças. Nesses espaços, é possível construir conhecimentos compartilhados sobre a saúde da população, considerando as subjetividades e singularidades presentes nas relações dos indivíduos e da coletividade. Essa tarefa exige esforço para o desencadeamento de ações de educação em saúde que ampliem e vocalizem as necessidades e desejos da população, assim como a escuta dos profissionais e dos serviços, para que o acolhimento e o cuidado tenham significado para ambos.
    Implica ainda tornar visíveis as mudanças que vêm ocorrendo no SUS a partir da adoção de práticas como as equipes multiprofissionais de saúde, a intersetorialidade, a integralidade e o acolhimento. Essas práticas participativas baseiam-se, sempre, na construção de consensos pactuados, nunca de consensos forçados. A partir da identificação e reconhecimento dos dissensos, há que construir alternativas, considerando as diferentes opiniões que devem ser condensadas, por etapas, permitindo resultados mais expressivos e duradouros.
    Fonte: O SUS de A a Z http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2011/Set/19/sus_3edicao_completo_190911.pdf


ID
580786
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Considerando a definição na Lei Federal nº. 8080/1990, é papel da Vigilância Sanitária intervir nos riscos à saúde. Neste sentido, a Vigilância Sanitária deve ser vista:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080
    art. 6°
        § 1º -  Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e  circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e 
    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com
    a saúde.
  • Concordo por ser a resposta "menos ruim", mas discordo quanto à comunicação dos risco.
    Nada haver.
  • Questão horrível. Mas só para constar, a alternativa a é a única que completa gramaticalmente o enunciado é a letra A

  • Questão sem pé nem cabeça..., mas pela gramática, marcamos a)

  • No sense!

  • Parece prova de Português: complete a frase seguinte de forma que fique gramaticalmente correta...

     

    Ou é isso que examinador queria ou ele é analfabeto.


ID
580789
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Faz-se necessário o estabelecimento de algumas estratégias de estímulo à participação da sociedade que podem fomentar o debate dos principais desafios da área de saúde. Como estratégia, neste sentido, podemos reconhecer, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • " A comunicação e a educação podem ganhar expressão concreta nas ações de mobilização

    dos profissionais de saúde, da comunidade e dos movimentos sociais, para que estes atores

    ressignifiquem e reconstruam suas práticas. O desenvolvimento de instrumentos e mecanismos

    que possibilitem o diálogo entre os segmentos da sociedade, como os fóruns de discussão e as

    audiências públicas, são outras estratégias de estímulo à participação da sociedade que podem

    estimular o debate dos principais desafios da área."  


    Texto retirado do documento:  
    http://www.sgc.goias.gov.br/upload/links/arq_907_PDVISA-181206.pdf





     


ID
580792
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Um gráfico com o número de casos ou taxas de ocorrência de uma doença, mês a mês, durante um período de alguns anos, identifica seu padrão de variabilidade sazonal numa determinada comunidade. A análise da variação sazonal pode ser útil para:

Alternativas
Comentários
  • Variação sazonal
    Um gráfico com o número de casos ou taxas de ocorrência de uma doença, mês a mês, durante um período de alguns anos, identifica seu padrão de variabilidade sazonal numa determinada comunidade.
    A análise da variação sazonal é particularmente útil, por exemplo, na avaliação do possível papel de vetores na determinação da ocorrência de doenças, uma vez que a proliferação de vetores no ambiente, e, portanto, a intensidade da transmissão da doença, geralmente está relacionada a condições de umidade e temperatura do ar.
    A sazonalidade pode também estar relacionada à atividade das pessoas; um exemplo seria o aumento de tétano acidental em período de férias escolares, na faixa etária de 7 a 14 anos, em população não vacinada contra essa doença.
    Na figura 5 temos o padrão de sazonalidade do sarampo no município de São Paulo durante três décadas, em que verificamos um aumento regular da incidência entre o fim do inverno e o início da primavera.
    Outro aspecto que nos chama a atenção nessa figura é um sucessivo achatamento da curva que expressa a sazonalidade nas décadas de 70 e de 80. Esse comportamento é característico do processo de controle das doenças infecciosas à medida que elas evoluem da fase endêmica para a de controle e/ou de eliminação. Fenômeno semelhante poderia ser visto se apresentássemos a evolução da variação sazonal da poliomielite em nosso país.

    http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/04_01_02.html

ID
580795
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Analise abaixo algumas características do Sistema de Vigilância:

I. São úteis para a identificação de fatores de risco e das populações vulneráveis à exposição ao risco, de forma a tornar mais efetivas as medidas de controle.

II. Os sistemas de vigilância apresentam três componentes:
• coleta de dados.
• análise.
• ampla distribuição das informações analisadas a todos que delas necessitem tomar conhecimento.

III. Os sistemas de vigilância de específicos eventos adversos à saúde incluem o acompanhamento dos respectivos programas de controle com o objetivo de avaliar o impacto deles decorrente.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Nitidamente, muitas questões dessa prova foram extraídas de: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/iesus_vol7_3_usos.pdfN

    Atenção para o trecho seguinte e verifique se a afirmação " III. " está correta: Entre as diferenças mais relevantes entre vigilância e monitorização, temos que a vigilância analisa exclusivamente o comportamento de eventos adversos a saúde na comunidade, constituindo uma das aplicações da epidemiologia em saúde pública, enquanto a monitorização acompanha indicadores e pode ser utilizada em diferentes áreas de atividade como, por exemplo, o acompanhamento de indicadores econômicos, demográficos, de qualidade ambiental, etc.
  • Gabarito - B

    Lei 8080/90
    Art 6º

    § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

    § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

    LEI Nº 6.259 - DE 30 DE OUTUBRO DE 1975 - DOU DE 31/10/75

    Art. 2º A ação de vigilância epidemiológica compreende as informações, investigações e levantamentos necessários à programação e à avaliação das medidas de controle de doenças e de situações de agravos à saúde.

    Manual Ministério da Saúde: 
    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/guia_vig_epi_vol_l.pdf



    São funções da vigilância epidemiológica:
    • coleta de dados;
    • processamento de dados coletados;
    • análise e interpretação dos dados processados;
    • recomendação das medidas de controle apropriadas;
    • promoção das ações de controle indicadas;
    • avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
    • divulgação de informações pertinentes.


ID
580798
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A epidemiologia pode ser compreendida como um processo contínuo de acúmulo de conhecimentos com o objetivo de prover um acervo de evidências indiretas, de associação entre saúde e fatores de risco e doença. A epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa do método epidemiológico, com o seguinte objetivo:

Alternativas
Comentários
  • A Epidemiologia Descritiva estuda o comportamento das doenças em uma comunidade, isto é, em

    que situações elas ocorrem na coletividade, segundo características ligadas à pessoa (quem), ao

    lugar ou espaço físico (onde) e ao tempo (quando) fornecendo elementos importantes para se

    decidir que medidas de prevenção e controle estão mais indicadas para o problema em questão e

    também avaliar se as estratégias adotadas causaram impacto, diminuindo e controlando a ocorrência

    da doença em estudo.


    Fonte: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf

ID
580801
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

A Portaria do Ministério da Saúde que divulga o Pacto pela Saúde, estabelece as prioridades do Pacto pela Vida, a fim de privilegiar alguns segmentos, tais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O Pacto pela Vida reforça no SUS o movimento da gestão pública por resultados, estabelece um conjunto de compromissos sanitários considerados prioritários, pactuado de forma tripartite, a ser implementado pelos entes federados. Esses compromissos deverão ser efetivados pela rede do SUS, de forma a garantir o alcance das metas pactuadas. Prioridades estaduais, regionais ou municipais podem ser agregadas às prioridades nacionais, a partir de pactuações locais. Os estados e municípios devem pactuar as ações que considerem necessárias ao alcance das metas e objetivos gerais propostos.

    O Pacto pela Vida contém os seguintes objetivos e metas prioritárias (Portaria GM/MS nº 325, de 21 de fevereiro de 2008):

    I- Atenção à saúde do idoso;

    II- Controle do câncer de colo de útero e de mama;

    III- Redução da mortalidade infantil e materna;

    IV- Fortalecimento da capacidade  de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, influenza, hepatite, aids;

    V- Promoção da saúde;

    VI- Fortalecimento da atenção básica;

    VII- Saúde do trabalhador;

    VIII- Saúde mental;

    IX- Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência;

    X- Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência;

    XI- Saúde do homem.


ID
580804
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Considerando os termos da Lei Federal nº. 8142/1990, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas referentes à alocação de recursos do Fundo Nacional de Saúde:

( ) Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.

( ) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.

( ) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.

( ) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.142  
    Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
    I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;
    II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;
    III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;
    IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

  • Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo.... As Leis orçamentárias  LDO LOA e PPA são de iniciativas do executivo e aprovadas pelo legislativo.  
  • tive a mesma duvida, visto que a iniciativa orcamentaria é do poder executivo
  • Errei, como os colegas, justamente porque a iniciativa é do poder executivo, no que se refere a PPA, LDO e LOA, lei orçamentárias em geral. Por que nesta lei diz que a iniciativa é do legislativo? Eu, hein? Qto mais estudo, mais me confundo!kkk
  • A Lei 8142 também dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, ou seja, esse setor específico tem suas particularidades. Uma delas é que o orçamento tem iniciativa no Legislativo.

    Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

            I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;

            II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;

            III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;

            IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

  • Comentário infeliz de Renan Vinicius, pois a iniciativa e sim do Poder Legislativo e não do poder executivo como mencionou.

     "Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

      I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;

      II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;

      III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;

      IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal."

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm

  • quanta confusão.

     investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;

  • Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

     I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração

    direta e indireta;

     II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo

    Congresso Nacional;

     III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;

     IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e

    Distrito Federal.

    Fonte: http://conselho.saude.gov.br/web_siacs/docs/l8142.pdf



  • Tudo verdadeiro! 

  • Art. 2º - OS RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE SAÚDE SERÃO ALOCADOS COMO:

    I - DESPESAS DE CUSTEIO E DE CAPITAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, SEUS ÓRGÃOS E ENTIDADES, DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA  E INDIRETA;

     II - INVESTIMENTOS PREVISTOS EM LEI ORÇAMENTÁRIA, DE INICIATIVA DO PODER LEGISLATIVO E APROVADOS PELO CONGRESSO NACIONAL;

    III - INVESTIMENTOS PREVISTOS NO PLANO QUINQUENAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE;

    IV - COBERTURA DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE A SEREM IMPLEMENTADOS PELOS MUNICÍPIOS, ESTADOS E DISTRITO FEDERAL.


ID
580807
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Considerando o disposto na Lei Federal nº. 8080/1990, a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá em especial, algumas atividades, tais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080
    Art. 13º -  A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:
    I - alimentação e nutrição;
    II - saneamento e meio ambiente;
    III - Vigilância Sanitária e farmacoepidemiologia;
    IV - recursos humanos;
    V - ciência e tecnologia; e 
    VI - saúde do trabalhador.
  • Questão típica de concurso público. Pura "decoreba" e o avaliador ainda tenta confundir o candidato trocando recursos humanos por "trabalhistas".
    Questão correta: "D"

    Lei 8.080/90, Art. 13. A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:
    I - alimentação e nutrição;
    II - saneamento e meio ambiente;
    III - vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;
    IV - recursos humanos;
    V - ciência e tecnologia; e
    VI - saúde do trabalhador.
  • (...)

    Art. 12º - Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.

    Parágrafo único - As comissões intersetoriais terão a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS.

    Art. 13º - A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:

    I - alimentação e nutrição;

    II - saneamento e meio ambiente;

    III - Vigilância Sanitária e farmacoepidemiologia;

    IV - recursos humanos;

    V - ciência e tecnologia; e

    VI - saúde do trabalhador.

    FONTE: LEI 8080 DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Disponível em URL:http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf


    BONS ESTUDOS A TODOS!!!!!!

  • Existe algum mnemônico para isto?

  • Respondendo a pergunta do Bruno, existe sim. Vi em uma outra questão, onde o colega escreveu: AViSaRTTe, onde:

    A - Alimentação e nutrição

    Vi - Vigilância Sanitária e farmacoepidemiologia

    Sa - Saneamento e meio ambiente

    R - Recursos humanos

    T - Ciência e Tecnologia

    Te - Saúde do Trabalhador.



  • LEI 8080

    ART. 13 A ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS E PROGRAMAS, A CARGO DAS COMISSÕES INTERSETORIAS, ABRANGERÁ, EM ESPECIAL, AS SEGUINTES ATIVIDADES:

    I - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO;

    II - SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE;

    III - VIGILÂNCIA SANITÁRIA E FARMACOEPIDEMIOLÓGICA;

    IV - RECURSOS HUMANOS;

    V - CIÊNCIA E TECNOLOGIA; E 

    VI - SAÚDE DO TRABALHADOR.


ID
580810
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a etiologia mais comum da anemia ferropriva na infância:

Alternativas
Comentários
  •  e)

    Ingestão inadequada de ferro.


ID
580813
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o diabetes mellitus insulino-dependente:

Alternativas
Comentários
  • A incorreta seria a letra c
    O diabetes nao é uma afecçao exclusiva para certas fazes da vida ela demora um certo tempo para aparecer, isso quer dizer que ela pode aparecer a qualquer momento da vida, depende do seu organismo, e do seu sangue é uma doença que vai se gerando aos poucos entao ela nao pode ser prevista mais controlada.

ID
580816
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A anemia hipocrômica-microcítica NÃO pode ter como fator etiológico a:

Alternativas
Comentários
  • Deficiência de vitamina B12 causa anemia megaloblástica, caracterizada por macrocitose.


ID
580819
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em ambientes de alojamento infantil pode ocorrer alta prevalência de infestação por:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Enterobius vermicularis.


ID
580822
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA relacionada à asma brônquica:

Alternativas

ID
580825
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em pacientes com diabetes mellitus tipo I e que apresentam quadro de nefropatia, assinale a droga de escolha para iniciar o tratamento da hipertensão arterial:

Alternativas

ID
580828
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da hipertensão arterial sistêmica na gravidez utiliza-se mais frequentemente:

Alternativas

ID
580831
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considera-se como fator peditor de alto risco, em pacientes portadores da síndrome coronariana aguda, sem supradesnivelamento do segmento, a presença de:

Alternativas

ID
580834
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO relaciona um fator de risco independente para o desenvolvimento de um quadro de fibrilação atrial:

Alternativas

ID
580837
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A presença de hiperfonese de P2, durante a ausculta cardíaca, traduz a presença de:

Alternativas

ID
580840
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, negou nesta quinta-feira (22/04/2010) que exista risco de uma bolha de ativos no país e que a maior economia da América Latina tenha superaquecido, e sinalizou que, caso fosse assim, tomaria medidas adequadas. Sobre os desequilíbrios cambiais globais, Mantega afirmou que não é bom que o real aumente frente ao dólar e ao iuan. O ministro sustentou que a inflação brasileira se encontra sob controle e que este ano ficará entre 4,5 e 5,5 por cento.”
(Reuters http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE63L0FS20100422)

Com relação ao termo “bolha de ativos”, utilizado no texto acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real.

( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas.

( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo pelo ativo.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Bolha econômica é um processo de variada duração (pode durar alguns meses ou vários anos) em que um determinado ativo torna-se extremamente sobrevalorizado, por conta principalmente de comportamentos irracionais do mercado em circunstâncias momentâneas.

    ( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real. CERTO

    ( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas. CERTO

    ( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo ALTO pelo ativo. 
  • As causas específicas e mais estudadas para

    a origem da Bolha, são a liquidez; o excesso de liquidez monetária do sistema induz a facilidade de crédito e empréstimos pelas instituições financeiras.
    Estas por sua vez, fazem com que o valor dos ativos se tornem vulneráveis e suscetíveis a chamada hiperinflação, que é causada pela especulação do mercado. A fórmula que equaciona a Bolha é simples, com juros baixos, ao invés de manter o capital em poupanças, os investidores tendem a solicitar mais empréstimos e investir em ações e imóveis, os quais supervalorizam.
    Outro possível fator que ocasiona a Bolha é a chamada Psicologia Social. Se refere ao comportamento dos que estão diretamente ligados a mecânica do sistema financeiro.
    Os chamados otimistas compram ativos supervalorizados com o intuito de vender a outros especuladores, a um preço ainda mais alto. Como o ciclo vicioso se mantém, a bolha inevitavelmente irá se instaurar após algumas negociações sem conclusão.

    Ainda há os que acreditam na Extrapolação dos investidores, como causa da Bolha. Esta causa se baseia em dados históricos do mercado os quais são replicados pelos investidores otimistas, os quais extrapolam os valores até levá-los ao Overbid. O Pastoreio o Comportamento de Manada também é apontado como possível causa. Isto se dá quando os investidores tendem a vender e comprar de acordo com a tendência do mercado.

    Portanto, a tendência é que a bolha se forme quando há muita circulação de dinheiro sob poucos ativos. Quando a crise se instaura, o Banco Central se vê obrigado a absorver a liquidez do mercado ou corre o risco de deixar a moeda do país sem valor.



    http://www.infoescola.com/economia/bolha-economica/

ID
580843
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os índios brasileiros vem assumindo posições firmes e, muitas vezes, até, agressivas em relação a ações implementadas pelo governo ou, até mesmo, em função de invasões a terras demarcadas anteriormente como suas, por produtores rurais. Exemplos podem ser vistos em Raposa Terra do Sol, nas diversas manifestações contra a Funai, entre muitas outras ações. Sobre a origem desses povos, analise o fragmento de texto abaixo: “Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam- se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai. Em outras regiões, encontravam-se outras tribos, genericamente chamados de tapuias, palavra tupi que designa os índios que falam outra língua.
(Portal Uol http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u41.jhtm)

Baseando-se apenas neste fragmento de texto, podemos afirmar que:

I. Os índios tupis e guaranis habitavam regiões da Mata Atlântica.

II. Os índios que viviam na região da Floresta Amazônica eram denominados tapuias.

III. Os homens brancos só tiveram contato com os povos tupis e guaranis.

IV. Os índios tapuias formavam a maior tribo do país, residente nas regiões norte e oeste

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Levando em consideração que o comando da questão pede para nos basearmos no texto dado, fica fácil de resolver a questão.

    i. Os índios tupis e guaranis habitavam regiões da Mata Atlântica. CORRETO. "Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP)", ou seja, uma grande parte da mata atlântica que é (ou era, né) o maior bioma presente no Brasil.

    ii. Os índios que viviam na região da Floresta Amazônica eram denominados tapuias. CORRETO. O texto não comenta sobre isso, mas se levarmos em consideração que "região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP)" localizam-se os tupis e os guaranis "espalhavam- se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai", por questão de lógica só restou os tapuias ficarem na região norte, na floresta amazônica.

    iii. Os homens brancos só tiveram contato com os povos tupis e guaranis. O texto não fala sobre isso então está errado.

    iv. Os índios tapuias formavam a maior tribo do país, residente nas regiões norte e oeste. O texto não fala sobre isso então está errado.


    resposta: letra a

  • Acrescento que a palavra 'tapuia', de acordo com o texto, não se refere a uma tribo específica, mas a uma generalidade.

    Logo, o erro na assertiva IV está no fato dela considerar toda esta gama de povos como uma tribo coesa, coisa que o texto descartou.

    Bons estudos a todos!

ID
580849
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale abaixo, um município limítrofe ao município de Resende:

Alternativas
Comentários
  • Resende é o maior município no eixo rio-sao paulo, faz limite com: Barra Mansa, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Areias (SP), Queluz (SP), Sao Jose do Barreiro (SP), Arapei (SP),Bocaina de minas (MG) Passa quatro (MG) itamonte (MG), ITanhandu (MG) e Passa Vinte (MG).
    Portanto gabarito letra B.


ID
2184949
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

As pesquisas do Dr. Johnson O’Connor revelaram que:

Alternativas
Comentários
  • a) A palavra é expressão exata do pensamento.
    ... as palavras são o revestimento das idéias e que, sem elas é praticamente impossível pensar.
     
     b) Os executivos que empregam com clareza as palavras têm maior probabilidade de sucesso profissional.
    ...dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos....
     
     c) Alunos de um curso para executivos que tinham maior vocabulário alcançaram sucesso profissional maior que os vinte e cinco por cento de vocabulário mais fraco.
    ... que os 10 por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção ao passo que dos 25% com vocabulário mais "fracos" nenhum alcançara tal posição.
     
     d) Alunos de um curso para executivos com vocabulário mais amplo foram subjugados pelos alunos com vocabulário mais simples e restrito.
    ... que os 10 por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção ao passo que dos 25% com vocabulário mais "fracos" nenhum alcançara tal posição.
     
     e) Alunos de um curso para executivos se valem da aquisição de um vocabulário técnico para obterem êxito profissional.
    Isso nào prova, entretanto, que para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem

ID
2184952
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

Segundo o texto:

Alternativas
Comentários
  • Os trechos sublinhados em itálicos foram tirados do texto para justificar as alternativas.

     a) É imprescindível ter um bom vocabulário para que se tenha sucesso na vida.
     b) Um bom vocabulário permite a resolução de todos os problemas que surgem na vida

    .Isso nào prova, entretanto, que para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente necessárias.
     
     
    c) Um bom vocabulário é um fator coadjuvante de muita importância para o sucesso profissional.
    d) Um bom vocabulário tem apenas a função de embelezar uma frase, mas contribui muito pouco para vencer na vida.
    e) “Palavras são palavras, nada mais que palavras.”
     
    Mas parece não restar dúvida de que dispondo de palavras suficientes e adequadas à exppressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar certos conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.
  • Eu acho que na opção correta há uma contradição interna, o que é coadjuvante não pode ser ao mesmo tempo principal e coadjuvante, uma coisa ou outra, são ideias paradoxicais.

    Seria melhor uma redação mais coerente.

  • Nossa, tem varias questões de português da Consulplan que não tem nexo! A gente tem que ir na eliminação da "menos errada"!!


ID
2184961
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

A frase que melhor sintetiza o terceiro parágrafo é, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está mais para: Das opções abaixo, encontre a que eu troquei uma palavra e por isso ficou diferente do que está escrito no texto.
    E essa "banquinha" vai realizar o concurso do TSE!
    Isso vai dar m..

ID
2184964
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

O uso da palavra portanto no início do quarto parágrafo indica que:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito tranquila.
    Portanto  - está sendo utilizado para concluir a idéia formulada no texto.
  • Conjunções coordenativas conclusivas

    São aquelas que iniciam uma conclusão: logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), por isso.
  • O Othon Moacir Garcia arrematou o texto com o "não raro" início de parágrafo conclusivo usando "portanto" :-)
  • Comentário apenas das letras “a” e “d”:

    Depois de tantos comentários dizendo que a questão é tranquila fiquei até encabulada de ter errado rsrs. Fiquei confusa com essa questão, sei que a conjunção "portanto" é conclusiva. Mas, de início achei as alternativas a”, “b” e “d” muito parecidas e que todas poderiam ser a resposta.
    Pesquisando, percebi que para responder as alternativas “a” e “d” é necessário saber o que é raciocínio indutivo e dedutivo (sinceramente, não lembrava de ter estudado isso em português):

    ”Letra a) O autor do texto usa o recurso do raciocínio indutivo para chegar a uma conclusão lógica”.
    Raciocínio indutivo:
    a) Possui influências que o leva a chegar a conclusões
    b) Leva a conclusões prováveis
    c) Objetiva ampliar nosso conhecimento

    Raciocínio dedutivo:
    a)Parte de uma lei universal (ex. Einstein é um homem, a terra é um planeta)
    b) Leva a conclusões inquestionáveis
    c) A conclusão apenas explicita ou reformula o que já havia sido dito nas premissas
    d) A conclusão deduzida é sempre logicamente válida.

     Então, a primeira parte da alternativa esta correta (O autor do texto usa o recurso do raciocínio indutivo). Pois, o texto nos leva a conclusões prováveis, não há uma verdade absoluta aqui como o sol é uma estrela ou algo do tipo. O erro da alternativa esta em dizer que essa conclusão é lógica, pois se fosse uma conclusão lógica estaríamos falando de raciocínio dedutivo.


    “Letra d) O texto segue uma linha argumentativa de dedução”:  Tudo que foi dito acima se aplica a essa letra. O texto é indutivo e não dedutivo.

    Pois é, interpretação de texto também esta ligada ao  raciocínio lógico ;)
  • Mel na chupeta.

  • b)O texto se encaminha para uma conclusão.

  • VIDE  Q730777

     

    Em “Muito recomendável, portanto, na atualidade.” a palavra destacada exprime circunstância de:

     

     

    VIDE        Q115179        Q728319

     

    CONCLUSÃO:

                        

    POR CONSEGUINTE,        

    LOGO,        ASSIM

    PORTANTO,       

    ENFIM

    E  =       POR ISSO.    

     ENTÃO

     

     

    Q828445

    Destarte (desse modo)

     

    DICA:

     

    POIS precedido de vírgula e ANTES do verbo   = EXPLICATIVO

     

    POIS entre vírgulas e depois do verbo =   CONCLUSIVO

     

     

     

     

  • olha o comentário da thais melo, "mel na chupeta".  mel no meu pau e vem chupar sua vaca


ID
2184970
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

Pela leitura do texto podemos inferir que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A,
    "Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias, e que sem elas, é praticamente impossível pensar". (3º parágrafo)

ID
2184976
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

Assinale a alternativa que contém uma expressão coloquial:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Coloquial = linguagem cotidiana.
  • A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação feita através de jornais, revistas e principalmente num diálogo. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras infanto-juvenis e livros de muitos diálogos. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais, utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem como no Direito ou na Matemática
  • Vencer na vida 'e sem duvida uma expressao coloquial, mas e revestimento de ideias tambem nao seria?
    Acho que revestimento de ideias esta no sentido conotativo, nao 'e?
    Alguem pode me explicar.

  • Na verdade, os textos jornalísticos são elaborados de acordo com o padrão culto da língua. Lembrando que a simplicidade não é característica determinante do texto coloquial. O texto culto pode ser simples também, ele não faz necessariamente uso de uma linguagem complicada (por vezes ela só dificulta a comunicação), mas sim respeita a gramática normativa.

  • "As palavras são o revestimento das ideias" está sim em sentido conotativo ou figurado, ou seja, utilizado fora do seu campo semântico habitual. 

    Outros exemplos: Meu vizinho é um gato.

                                  O meu professor foi um anjo que apareceu na minha vida.

                                  A menina deu bola para ele.

    O contrário é o sentido denotativo, ou seja, o sentido real com o qual a palavra é usada.

    Exemplos: O gato gosta de leite.

                      Os anjos são nossos protetores.

                      A bola está furada.

    Fonte: Moderna gramática do Português Contemporâneo, de Cunha e Cintra.                           

  • Na letra "B" o verbo "vencer" é transitivo direto ou ainda intransitivo, mas na frase foi usado como transitivo INdireto o que é errado. Portanto a alternativa mais errada/colocoquial é a letra "B"


ID
2185051
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No dia 22 de abril de 2010, foi realizado em Nova York (EUA), um grande leilão verde que objetivava arrecadar fundos para as maiores organizações de proteção do meio ambiente do planeta. Esse leilão objetivava comemorar o Dia da Terra, instituído há 40 anos nos EUA, com a iniciativa do senador Gaylord Nelson de convocar o primeiro protesto nacional contra a poluição. Sobre o nosso planeta é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  
     a) Errada - A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar, a Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra

    b) Correta

    c) Errsada - Área 510 072 000[5][6][nota 4] km²  e Cerca de 71% da superfície da Terra está coberta por oceanos de água salgada,

    d) Errada - A quantidade de água salgada é bem superior a de água doce, mas a maioria da água doce encontra-se no subsolo.

    e) Errada - Em outubro/2010 o mundo a ultrapassou a 7 bilhões de pessoas  e a expectativa de vida - média mundial é de 67,2 anos.

    wikipedia Bons estudos!
  • Resposta letra "b"
    O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre. Sua formação pode ter duas origens, provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos).
    Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo. O tectonismo influencia na formação de relevo por meio das acomodações das placas litosféricas que podem ser de aproximação ou de afastamento.
    Os movimentos da placas litosféricas são provocados pela quantidade de calor existente dentro da Terra, dando origem às correntes de convecção que podem ser convergentes e divergentes: a primeira quando as placas se chocam e a segunda quanto se afastam.
    O processo de vulcanismo interfere na formação do relevo, pois quando existe uma grande pressão no interior da Terra, as camadas da crosta se rompem. De uma forma geral, o vulcanismo dá origem a duas formas de relevo: as montanhas e os planaltos.
    Já os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões, que podem ser pluviais (provocadas pela água da chuva) e fluviais (provocadas pelas águas dos rios e mar). Nesses casos, o relevo sofre alterações, pois o escoamento das águas o desgasta dando a ele gradativamente novas formas.
    As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando, assim, o relevo do local. Por fim, existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominada erosão eólica.
    O homem   também é um agente externo de transformação do relevo. Essas modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem, através do trabalho, transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.




    http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/agentes-formacao-relevo.htm