-
GAB. B
II e III.
-
Gabarito: B
I - Errada.
A memoria RAM é um tipo de memória primária e não secundária.
II - Correta.
A memória ROM é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
III - Correta.
A memória cache é dividida em alguns níveis, conhecidos como L1, L2 e L3 (L significa Level, em inglês). Eles dizem respeito à proximidade da memória cache das unidades de execução do processador. Quanto mais próxima ela estiver da unidade de execução do processador, menor será o seu número. Ela é muito mais rápida que a memória RAM e tem a função de fornecer as informações mais cruciais para o processador.
IV - Errada.
Ambas são memórias NÃO voláteis.
Bons estudos.
-
Ao meu ver, a questão é passível de anulação.
A BIOS é um exemplo de memória ROM que pode ser atualizada por usuários avançados, mediante atualizações disponibilizadas pelo fabricante da BIOS, modificando assim, o software da memória ROM denominado BOIS.
Eu marcaria letra E.
-
Assertiva B
II. Memórias ROM ( ReadOnlyMemory) têm seu conteúdo escrito na fábrica, e não é possível alterar este conteúdo.
III. Memória CACHE é dividida em níveis e é sempre mais veloz do que a memória RAM.
CACHE é dividida em níveis
- Randômica
- FIFO
- LRU
-> Randômica o sistema simplesmente escolhe aleatoriamente o bloco que deve ser removido. Ele sai da Cache dando lugar ao novo bloco que foi acessado.
->Já no FIFO (First-In First-Out) adota o princípio de fila. Aquele bloco que chegou primeiro.
-> No LRU (Least-Recently Used), ou “Menos Usado Recentemente” aplica o Princípio da Localidade Temporal.
-
B
i) Componentes da memória primária:
(RAM), a memória de leitura (ROM) e a memória cache e os Registradores.
Memória secundária: HD e mídias removíveis
ii) O termo ROM, a rigor, serve para diferenciar uma memória que só pode ser lida, e nunca escrita, de uma que tem caráter randômico: permite que dados sejam escritos, lidos e apagados sem problemas. Portanto, surgiu como forma de diferenciar da RAM, que por sua vez, refere-se à “memória de acesso randômico”.
III) é muito mais rápida que a memória RAM e tem a função de fornecer as informações mais cruciais para o processador.
IV ) Não voláteis as duas !
-
Uma observação. Se aparecer que as memórias ROMs atuais podem ser atualizadas, alteradas a resposta é afirmativa. É só lembrar que elas utilizam o mesmo sistema de pendrive chamado de FLASH ROM.
-
Gabarito: B
Memória ROM:
- Memória de Somente Leitura
- memória não-volátil contida na placa-mãe, não podendo – em regra – ter seu conteúdo alterado (pelo menos não sem um equipamento específico).
Memória Cache:
Memória Cache é um tipo de Memória SRAM (RAM estática) Logo, já podemos concluir que se trata de uma memória de acesso aleatório, estática, elétrica, volátil, de alta velocidade, baixo consumo de energia e pequena capacidade de armazenamento – sua alta velocidade é compatível com a velocidade dos registradores do processador.
Em outras palavras, ele é capaz de processar dados em uma velocidade muito maior do que a Memória RAM é capaz de enviar. Isso resulta em longos períodos de ociosidade do processador e, consequentemente, desperdício de sua capacidade de processamento.
>> A memória cache do computador é um tipo de memória intermediária que guarda as informações oriundas da memória principal, com a finalidade de agilizar o acesso do processador a essas informações.
-
III. IMemória CACHE é dividida em níveis e é sempre mais veloz do que a memória RAM.
MEMÓRIA
- Velocidade: Registradores -> Cache -> RAM -> Secundária.
- Armazenamento: Secundária -> RAM -> Cache -> Registradores.
-
O conteúdo da memória ROM é possivel ser alterado, claro que da bastante trabalho mas da! Eu marcaria a E.
-
GABARITO B
Disco Rígido (Hard Disk, HD, HDD): unidade de armazenamento de dados magnético, identificado também como memória auxiliar, de massa ou secundária. O disco rígido é considerado não-volátil. Quando desligamos o computador o disco rígido não perde seus dados, e por isso é utilizado para armazenar os diversos arquivos e programas. A capacidade de armazenamento depende do modelo adquirido: 500 GB, 1 TB, 2 TB, 4 TB, 8 TB ou mais.
Os discos giram em velocidades muito altas que são medidas em RPM (rotação por minuto). Os mais encontrados variam de 5.400 à 15.000 RPM.
Normalmente estão conectados através dos barramentos SATA, IDE, ou ATA, SCSI, Fibre Channel. Os externos através de conexões USB ou eSATA.
A formatação física é realizada pelo fabricante e a lógica pode ser realizada pelo usuário.
SSD- Solid-state drive (unidade de estado sólido): Dispositivo responsável por armazenar dados, mas que, diferentemente dos sistemas magnéticos, não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor. São baseados na tecnologia de memória flash. Apresenta maior resistência a impactos e menor consumo de energia na comparação com os atuais discos rígidos. O custo de armazenamento é mais alto na comparação com o disco rígido. Apesar do custo elevado, apresenta-se com uma alternativa de alta velocidade no acesso e armazenamento de dados armazenados. Não é volátil
A capacidade de armazenamento depende do modelo adquirido: 32 GB, 64 GB, 120 GB, 1 TB, 2 TB ou mais. Mais rápido que o HD (disco rígido).
O SSD (solid-state drive) é uma tecnologia de armazenamento que utiliza memória flash e cuja interface de comunicação é a mesma utilizada em discos rígidos.
Memória cache: Especificamente as que aparecerem nos processadores. Memória de pequena quantidade, volátil, porém de grande velocidade que pode ser encontrada no processador. Armazena dados temporariamente para que este sejam carregados mais rapidamente quando solicitados pelo processador. Como a memória CACHE é mais rápida que a memória RAM, se os dados necessários para o processamento estiverem nesta memória serão carregados mais rapidamente.
Normalmente os computadores apresentam níveis de memória cache. L1, L2, L3.
A Capacidade da memória cache de um processador pode variar em torno de KB e MB. Ex.: 512 KB, 2 MB, 4 MB, 8 MB, 16 MB.
Memória ROM: Memória Somente leitura, o usuário em si não pode gravar seus dados dentro dos chips de memória ROM, quem escreve no componente é o fabricante. A capacidade de armazenamento da memória ROM pode ser de KB ou MB. Ex.: 32KB, 64 KB, 512 KB, 1 MB 4 MB.
Memória não volátil (não depende de energia elétrica para manter seus dados), considerada memória permanente. É utilizada para armazenar programas e dados para o controle do computador, com instruções para funcionamento interno do mesmo, muito utilizada para armazenamento do software BIOS da placa-mãe.
-
Atualmente é possível alterar a memória ROM através de softwares.
-
A Bios é um exemplo memória ROM e pode ser alterada. Só nas máquinas antigas que não dava para alterar.
-
Até que enfim uma questão decente
-
pessoal quanto aos que estão falando sobre ser possível alterar as informações da memória ROM , nós sabemos que é possível, na verdade na informática quase tudo é, mas assisti algumas aulas que os professores falam pra gente levar as coisas por "padrão" . é exatamente o que a questão pede.
pois por padrão não se pode alterar .