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Prova ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanças e Controle - prova 3 - Desenvolvimento de Sistemas da Informação


ID
747058
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No Planejamento da Contratação de Soluções de TI, em que momento deverá ser realizado o processo Estratégia de Contratação?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E
    Segundo a IN/04
    Art. 15. A Estratégia da Contratação será elaborada a partir da Análise de Viabilidade da Contratação e do Plano de Sustentação(...)

    Para corroborar ainda mais, basta olhar o fluxo de atividades do Planejamento da Contratação no site do Governo Eletrônico abaixo:

    http://arquivo.governoeletronico.gov.br/mcti/PCTI.htm

  • Gravando VSERT fica mais facil:

    V - Análise de Viabilidade

    S - Plano de Sustentação

    E - Estratégia da Contratação

    R - Análise de Riscos

    T - Termo de Referência ou Projeto Básico


  • Na IN/14 não se aplica mais o plano de sustentação....

  • Agora na IN 04/ 2014 as etapas são:

     

    I - Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação;

    II - Estudo Técnico Preliminar da Contratação;

    III - Análise de Riscos; e

    IV - Termo de Referência ou Projeto Básico.

     

    Att,

    Avante!

  • IN 04 de 2008

    Seção I Planejamento da Contratação

    Art. 8º A fase de Planejamento da Contratação deve contemplar os serviços, produtos e outros elementos que compõem a Solução de Tecnologia da Informação que irá gerar o resultado esperado.

    Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste nas seguintes etapas:

    I - Análise de Viabilidade da Contratação;

    II - Plano de Sustentação;

    III - Estratégia de Contratação; e

    IV - Análise de Riscos.

    IN 04 de 2014

    Seção I Planejamento da Contratação

    Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste nas seguintes etapas:

    I - Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação;

    II - Estudo Técnico Preliminar da Contratação;

    III - Análise de Riscos; e

    IV - Termo de Referência ou Projeto Básico.

    IN 01 de 2019

    Seção I Planejamento da Contratação

    Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste nas seguintes etapas:

    I - instituição da Equipe de Planejamento da Contratação;

    II - elaboração do Estudo Técnico Preliminar da Contratação; e

    III - elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico.


ID
747061
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São atores da fase de Seleção do Fornecedor de Soluções TI:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Guia Prático para Contratação de Soluções de TI

    http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/nucleo-de-contratacoes-de-ti/modelo-de-contratacoes-normativos-e-documentos-de-referencia/guia-de-boas-praticas-em-contratacao-de-solucoes-de-ti

    os seguintes atores fazem parte da fase de seleção:

    • Ator: Contratada;

    • Ator: A?rea Administrativa;

    • Ator: A?rea de Licitac?o?es;

    • Ator: A?rea de Tecnologia da Informac?a?o; 

  • A fase de seleção de fornecedor inicia quando a área de TI envia o Termo de
    Referência (TR) ou Projeto Básico (PB) para a Área de Licitações, que
    conduzirá as etapas da fase de seleção. É aqui que acontecerá a licitação
    propriamente dita. Assim, é claro que as empresas participantes do processo
    estão presentes nesta etapa, e principalmente a empresa vencedora, que
    seguirá todos os trâmites da 8.666 até a assinatura do contrato. Só após a
    assinatura do contrato a fase de seleção se encerra. E quem assina o
    contrato? A contratada e o órgão, é claro.
    Então a contratada faz parte
  • É claro que a contratada está presente entre os atores da Seleção do fornecedor.

    Letra A


    Bons estudos, pessoal.

  • Segundo a IN 2014, acrescenta-se mais um ator:

    1- Contratada

    2- Área de Tecnologia

    3- Área Administrativa

    4- Área de TI

    5- Área Jurídica.

    http://mcti.governoeletronico.gov.br/SFTI.htm


ID
747079
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

São Áreas de Conhecimento do PMBOK:

Alternativas
Comentários
  • São ÁREAS DE CONHECIMENTO:


    Áreas PMBoK

     

    São GRUPOS DE PROCESSOS:


    Grupos de processos PMBoK


    Aplicando o conhecimento:

    a) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento da Iniciação do Projeto. (GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO)

    b) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.

    c) Gerenciamento do Planejamento do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto. (GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO)
     
    d) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento das Contratações de Serviços de TI do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto. (NÃO SE ENCAIXA EM NENHUMA DAS NOVE ÁREAS DE CONHECIMENTO)
     
    e) Gerenciamento do Controle do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto. (GRUPO DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE)

    Notemos que o foco da questão é a diferenciação entre os grupos de processos (apenas 5) e as áreas de conhecimento.
  •  

    • a) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento da Iniciação do Projeto
    • b) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto. (GABARITO)
    • c) Gerenciamento do Planejamento do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
    • d) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento das Contratações de Serviços de TI do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
    • e) Gerenciamento do Controle do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.

    As nove áreas de conhecimento:

     

    1. Gerenciamento/Gestão de integração do projeto
    2. Gerenciamento/Gestão do escopo do projeto
    3. Gerenciamento/Gestão de tempo do projeto
    4. Gerenciamento/Gestão de custos do projeto
    5. Gerenciamento/Gestão da qualidade do projeto
    6. Gerenciamento/Gestão de recursos humanos do projeto
    7. Gerenciamento/Gestão das comunicações do projeto
    8. Gerenciamento/Gestão de riscos do projeto
    9. Gerenciamento/Gestão de aquisições do projeto
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge
  • Áreas de conhecimento

    PMBoK 5: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições, Partes Interessadas.

    Como essa é uma questão de 2012, provavelmente seguia a versão 4. Nesse caso, só retirar Partes Interessadas.

  • - Ahhhh é muita área de conhecimento! Não consigo fixar isso não!

    Se liga então, chega na Inês e diz:

    "Inês, aqui tem risco, custo, qualidade e recursos para as partes."

    In - Integração

    ês - Escopo

    aqui - Aquisições

    tem - Tempo

    ris - Risco

    co - Comunicação

    custo - Custo

    qualidade - Qualidade

    recursos - Recursos Humanos

    partes - Partes Interessadas

    Créditos: Roberto Patrício =)

  • b-

    Vi isso em outra questão:

     

    Inês tem c*. Quali é um recurso de comer. Aqui, quem arrisca,se envolve

     

    Inês - integração + escopo

    tem - tempo

    c* - custo

    Quali - qualidade

    recurso - recurso humano

    comer - comunicação

    aqui - aquisição

    arrisca - risco

    se envolve - partes envolvidas (stakeholders)

  • Vamos rever essas áreas de conhecimento?

    O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.

    O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.

    O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto.

    O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

    O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido.

    O gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

    O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

    O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.

    O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A organização pode ser tanto o comprador como o vendedor dos produtos, serviços ou resultados de um projeto.

    O gerenciamento das partes interessadas do projeto inclui os processos exigidos para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e execução do projeto.

    Algo que auxilia acertar a questão é que nenhuma área de conhecimento possui mesmo nome que os grupos de processos, e os grupos de processo você TEM que saber. Descartaríamos as letras a) e c), a d) também pode ser eliminada. E a dúvida residiria entre a letra e) e a letra b), nossa alternativa correta.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
747082
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No PMBOK o processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos é o de:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito está fundamentado ainda na terceira edição do PMBOK, já que a quarta edição nao usa mais a denominação ORÇAMENTAÇÃO mas sim DETERMINAR ORÇAMENTO. (Fonte: Capítulo 7 - Gerenciamento de Custos do Projeto - PMBOK)

    "Determinar o Orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizados.

    Gabarito: letra E
  • Poxa... em pleno 2012 e a banca ainda usa o PMBOK 3a edição, sendo que o PMBOK mais recente é de 2008 (4a edição)... Brincadeira... menos mal que não prejudicou a resolução da questão...
  • A estimativa de custos visa desenvolver uma aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar cada atividade. A orçamentação ou Determinar o orçamento  (PMBOK5) tem como objetivo somar os custos de todas as atividades. O somatório das contas de controle gerará a linha de base dos custos. Resposta é a letra e.

  • 7.3 Determinar o orçamento

    Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. O principal benefício deste processo é a determinação da linha de base dos custos para o monitoramento e controle do desempenho do projeto.,


    PMBOK 5

  • e-

    Determinar orcamento tambem é conhecido como orcamentacao, calculando o custo total para determinar necessidade das reservas:

    1- contingencia - riscos

    2- gerenciais- riscos nao previstos

  • Gabarito: E


    • O orçamento é feito a partir dessas atividades mencionadas, sejam as individuais ou as presentes em pacotes de trabalho, servindo de referência para a linha de base dos custos.

     

    Fonte: prof Bruno Eduardo, Gran Cursos 


ID
747085
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

São processos do Grupo de Processos de Iniciação do PMBOK:

Alternativas
Comentários
  • Fluxo de processos PMBoK 4ed

    A partir do esquema que identifica as áreas de conhecimentos abordadas em cada um dos grupos de processos, apliquemos o conhecimento:

        a) Desenvolver o termo de abertura do projeto [INICIAÇÃO], Planejar o escopo do projeto [PLANEJAMENTO].
     
        b) Definir o escopo do projeto [PLANEJAMENTO], Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto [INICIAÇÃO].
     
        c) Desenvolver o termo de abertura do projeto [INICIAÇÃO]., Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto [INICIAÇÃO]..
     
        d) Planejar o escopo do projeto [PLANEJAMENTO], Criar EAP [PLANEJAMENTO].
     
        e) Criar EAP [PLANEJAMENTO], Desenvolver o termo de abertura do projeto [INICIAÇÃO].


    LEMBRANDO QUE NA 4ª EDIÇÃO DO PMBOK O "DESENVOLVER A DECLARAÇÃO DO ESCOPO PRELIMINAR DO PROJETO" FOI EXCLUÍDO!
  • Seria letra C, se a questão estivesse se referindo ao PMBOK 3ªEd, pois a edição atual não nos permitiria marcar qualquer das alternativas dadas.
  • Questão muito fácil de resolver pois as únicas áreas de conhecimento que possuem processos no grupo iniciação são a COMUNICAÇÃO e a INTEGRAÇÃO.
    As letras "a" "b" "d" "e" falam de trabalhar o ESCOPO de forma aprofundada.
    É certo que a letra "c" também fala em escopo mas fala de Escopo Preliminar, ou seja, é só um esboço do que será o escopo, ainda não é o escopo em si.
  • PMBOK 5

    Desenvolver o termo de abertura de projeto

    Identificar as partes interessadas


ID
784669
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Segundo o Cobit 4.1, as áreas de foco na Governança de TI são:

Alternativas
Comentários
  • 1)Alinhamento estratégico: foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.
     
    2)Entrega de valor: é a execução da proposta de valor de IT através do ciclo de entrega, garantindo que TI entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, concentrado-se em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.

    3)Gestão de recursos: refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas. Questões relevantes referemse à otimização do conhecimento e infraestrutura.
     
    4)Gestão de risco: requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação, um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.
     
    5)Mensuração de desempenho: acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance e entrega dos serviços, usando, por exemplo, “balanced scorecards” que traduzem as estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de processos contábeis convencionais.

    Fonte: Cobit 4.1
  • Áreas de Foco essa são areas de foco do cobit, os demais são processos dos objetivos de controle, PO  - Ai - DS - ME
  • Falou em áreas FOCO da Governança .. só lembrar:

    REMEI ALEN DO RIO..

    RE = RECURSOS
    ME = MENSURAÇÃO
    AL = ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
    EN = ENTREGA DE VALOR
    RI = RISCOS

ID
784672
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acoplamento é uma medida do número e da resistência

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!

ID
784675
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Polimorfismo é

Alternativas
Comentários

  • "O polimorfismo é caracterizado quando duas ou mais classes distintas tem métodos de mesmo nome, de forma que uma função possa utilizar um objetode qualquer uma das classes polimórficas, sem necessidade de tratar de forma diferenciada conforme a classe do objeto."  Steven F. Lott

    (Traduzido de: A Programmer's Introduction to Python, Building Skills in Python, Part III. Data + Processing = Objects, Chapter 22. Advanced Class Definition, Polymorphism)
  • Polimorfismo é a habilidade pela qual uma única operação ou nome de atributo pode ser definido em mais de uma classe e assumir implementações diferentes em cada uma dessas;
     
    Tipos:

    1)Estático: sobrecarregados(overloading)
    -- nome igual / argumentos diferentes;
    --a decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de compilação de acordo com os argumentos passados;
     
    2)Dinâmico: sobrescritos(overriding)
    -- associado ao conceito de herança;
    --nome e argumentos iguais;
    -- subclasse redefine método da superclasse;
    -- a decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução.

    obs: na sobrecarga o nome do método é igual, mas há alguma diferença no tipo ou quantidade de atributos entre os métodos. Isso  vai definir qual método será chamado.
  • Polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse. A decisão sobre qual o método que deve ser selecionado, de acordo com o tipo da classe derivada, é tomada em tempo de execução, através do mecanismo de ligação tardia.

    No caso de polimorfismo, é necessário que os métodos tenham exatamente a mesma identificação, sendo utilizado o mecanismo de redefinição de métodos. Esse mecanismo de redefinição não deve ser confundido com o mecanismo de sobrecarga de métodos.

    O uso de polimorfismo em Java é ilustrado através de um exemplo. Através desse exemplo introduzem-se os conceitos relacionados de upcasting e a motivação para a definição de métodos abstratos.

    É importante observar que, quando polimorfismo está sendo utilizado, o comportamento que será adotado por um método só será definido durante a execução. Embora em geral esse seja um mecanismo que facilite o desenvolvimento e a compreensão do código orientado a objetos, há algumas situações onde o resultado da execução pode ser não-intuitivo, como ilustra esse exemplo que usa polimorfismo em construtores.

    Fonte: http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/PooJava/polimorf/index.html

  • Acho que a letra E está errada... Se eu tenho uma classe cachorro e uma gato e todas as duas com um método chamado emitirSom, logo emitirSom não vai ser caso de polimorfismo pois cachorro e gato são classes totalmente diferentes sem nenhum tipo de relação de herança nem nada, pois na letra E) não diz nada sobre que essas duas ou mais classes pertençam a uma superclasse por meio de herança. Me corrijam se eu estiver errado.

ID
784678
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São qualidades da orientação a objetos:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação? Qual o motivo da letra B está errada? Fiquei na dúvida entre a "B" e "D".

    Fazendo uma analogia, não poderia trazer o conceito de confidencialidade ao encapsulamento? Em resumo: Gostaria de saber qual(is) qualidade(s) presente(s) na letra "B" está(ão) errada(s).

    Grato.
  • A resposta está correta, conforme PAGE-JONES, Meilir. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. Editora Pearson Education, 2001.

    No meu entendimento, a orientação a objetos não possui as seguintes qualidades:
    - Confidencialidade
    - Comutabilidade
    - Consistência

    Caso alguém discorde, dê algum exemplo mostrando essas qualidades na OO.
  • Segundo Page-Jones as qualidades mais frequentes observadas em sistemas construídos no modo orientado a objeto são:
    • Reutilização
    • Confiabilidade
    • Robustez
    • Extensibilidade
    • Distributividade
    • Armazenabilidade
       
  • Alguém sabe o que seria essa Distributividade em orientação a objetos e dar algum exemplo?
  • rodusa,
    busque por "objetos distribuídos":

     







  • Questão que não avalia um tema importante. Traz alguns argumentos subjetivos ditos por um autor como introdução a algum assunto interno ao livro...
  • sacanagem esse tipo de questão...

  • Armazenabilidade.... realemente podre. Questão podre....

  • Qualidades de sistemas OO

    Page-Jones:

    As qualidades mais frequentes observadas em sistemas construídos no modo orientado a objeto são:

    Reutilização:

    Confiabilidade

    Robustez

    Extensibilidade

    Distributividade

    Armazenabilidade


ID
784681
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os domínios das classes de um Sistema Orientado a Objetos normal são:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão. No diagrama de classes existem esterióticos que representam visão, controle e modelo. Achei que estes seriam os domínios.

    Alguém poderia detalhar melhor esta questão?

    Grato.
  • Normalmente, sistemas OO tem suas classes em um dos seguintes domínios:
     
    – Domínio de base: descreve classes fundamentais (tipos primitivos das linguagens OO), estruturais (ex: estruturas de dados consagradas como Hashtable, Stack e Set) e semânticas (elementos semânticos corriqueiros: Date e Color);
     
    – Domínio de arquitetura: fornece abstrações para a arquitetura de hardware ou software utilizada (Classes de comunicação: RMI; Classes de manipulação de banco de dados: JDBC; Classes de interface com usuário : awt e swing);
     
    – Domínio de negócio: descreve classes inerentes a uma determinada área do conhecimento o (ex.: AntenaAtiva, Repetidor e Equipamento no domínio de telecomunicações);
     
    – Domínio de aplicação: descreve classes “cola”, que servem para fazer as classes dos demais domínios funcionarem em  um sistema.
  • CBSchr , qual a fonte?
  • Referência: Aula 11
  • Normalmente, sistemas OO tem suas classes em um dos seguintes domínios:
           – Domínio de aplicação
           – Domínio de negócio
           – Domínio de arquitetura
           – Domínio de base

    Fonte: ( página 31) http://www2.ic.uff.br/~viviane.silva/2010.1/es1/util/aula11_a.pdf


  • Domínio pode ser visto como uma estrutura de classificação de elementos correlatos.

     

    Normalmente, sistemas OO tem suas classes em um dos seguintes domínios:

     

    Domínio de aplicação: São classes importantes para uma aplicação como classe de regras de negócios.

    Domínio de negócio: São classes Importantes para um tipo de negócio tais como: Financeiro, Seguros e etc

    Domínio de arquitetura: São classes importantes para uma arquitetura de implementação como classes de interface com usuário e manipulação de banco de dado.

    Domínio de base: São classes importantes para todas as arquiteturas, areas de negócios e aplicação.

     

    Cada classe de um sistema OO devem pertencer a um único domínio para ser coesa.


ID
784684
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Poxa, ESAF! Essas defenições me quebram as pernas..
  • Overriding / Sobrescrita (orientação a objetos)  - Recurso que permite que em uma subclasse, se reescreva a implementação de um método já implementado em uma superclasse. 
    Overload / Sobrecarga (orientação a objetos) - Recurso que permite o uso de métodos diferentes entre si, com o mesmo nome, entre uma subclasse e uma superclasse. 
    Overflow / "Transbordar" (aritmética computacional) - Quando em uma operação aritimética, o resultado obtido não puder ser representado pela quantidade de bits que formam uma palavra. 
    Overflow (programação e segurança da informação) - Quando um buffer (ex. pílha) recebe mais dados do que comporta, e "estoura". Pode acarretar erro e falhas de segurança no software.
  • Polimorfismo é a habilidade pela qual uma única operação ou nome de atributo pode ser definido em mais de uma classe e assumir implementações diferentes em cada uma dessas;
     
    1)Estático: sobrecarregados(overloading)
    -- nome igual / argumentos diferentes;
    --a decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de compilação de acordo com os argumentos passados;
     
    2)Dinâmico: sobrescritos(overriding)
    -- associado ao conceito de herança;
    --nome e argumentos iguais;
    -- subclasse redefine método da superclasse;
    -- a decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução.

    obs: na sobrecarga o nome do método é igual, mas há alguma diferença no tipo ou quantidade de atributos entre os métodos. Isso  vai definir qual método será chamado.
  • a)      Falso! A herança não será segmentada. Uma subclasse herda todos os atributos e métodos de uma ou mais usperclasses.
    b)      Falso! Overflow não é definido no paradigma de orientação a objetos.
    c)      Overriding é a redefinição do algoritmo de um método da superclasse na sublcasse, ou seja, o método é redefinido na subclasse. Portanto, a questão esta correta.
    d)      Falso! Conforme, a letra c), a definição de overriding esta errada.
    e)      Falso! Uma classe pode sim ser subclasse tanto de uma superclasse quanto de outra subclasse.
  • Overriding / Sobrescrita (orientação a objetos)  - Recurso que permite que em uma subclasse, reescreva a implementação de um método já implementado em uma superclasse. 

  • "defenido"

    ERRRRRRRRRRROU kkkkk


ID
784687
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em linguagem Java

Alternativas
Comentários
  • Questão de graça. Porém pode atrapalhar na hora da prova pela quantidade de linguagens que uma prova chega a cobrar. 

    == (Igualdade)
    = (Atribuição)
    && (E logico)
    || (OU Logico)
    != (Diferente)
    <> (Diferente no Pascal)
    =+ (Creio que noo existe, o certo seria +=)
  • Com =+ até executa, mas aparentemente é inócuo. O certo é +=
  • Para esclarecer de vez o operador bitwise do java:

    '&'  equivale ao 'e'.

    ' | ' equivale ao 'ou'.

    Estes operadores fazem a comparação binária entre dois valores.

    Por exemplo:

    a = 12  (em binário 1100)

    b = 7    (em binário 0111)

    a & b  = 1100   &   0111  =  0100 (fazendo o 'e' bit a bit)

    a | b   = 1100    |    0111  =  1111 (fazendo o 'ou' bit a bit)


    espero ter ajudado...

    abraços....



ID
784690
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os tipos primitivos da linguagem Java são

Alternativas
Comentários
  • Correta: B
    Fonte: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/nutsandbolts/datatypes.html
    Data Type Default Value (for fields)
    byte 0
    short 0
    int 0
    long 0L
    float 0.0f
    double 0.0d
    char '\u0000'
    String (or any object)   null
    boolean false
     
  • Aula do Rogerão no provasdeti aborda isso bem bacana!!!
  • Inventei um mnemônico pra decorar isso.

    Lá vai:
    O charmoso boby de short longo flutuou inteligentemente.

    Char, boolean, byte, double, short, long, float, int

    Segue o link da figura:
    https://dl.dropbox.com/u/71196419/Primitivos.jpg

    Pra esse tipo de questão só inventando formas de lembrar porque senão fica complicado...
    Grande ab!!!


ID
784693
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na linguagem Java, o comando continue tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Break => Exemplo: Finaliza a execução de um FOR.
    Continue =>  Exemplo: Volta para o inicio do FOR.
  • Como o nome diz, ele 'continua' o laço. O comando break interrompe o laço, já o continue interrompe somente a iteração atual.


ID
784696
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O comando break tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Break => Exemplo: Finaliza a execução de um FOR.

    Continue =>  Exemplo: Volta para o inicio do FOR.
  • break é usado para sair de um bloco de execução, como switch...case, incluindo sair de loop. 


ID
784699
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os serviços de gerenciamento, oferecidos pelo contêiner EJB (Enterprise JavaBeans), são de:

Alternativas
Comentários
  • "Um EJB permite, de diversas maneiras, padronizar de forma simples objetos Java, dando-lhes escalabilidade, ciclo-de-vida gerenciável e gerenciamento de estado"
    Acredito que no gerenciamento de estado subentende se que (Transações e persistência) visto que, para um banco de dados a aplicação tem que garantir em suas transações que a mudança seja feita de forma única e não conflitante, por isso deve ser persistente. Para isso um banco de dados precisa ter um gerenciamento de estado.


    "O EJB tem como pontos positivos centralizar serviços de um container, como uma segurança ao código, ao ciclo de vida, enfim, ao seu gerenciamento como um todo"



  • Sou iniciante nesse assunto, mas vendo as aulas do PROVASDETI, entendi que alguns desses serviços foram descontinuados a partir da versão JEE 5:

    1-  Serviço de persistência passou a ser de responsabilidade do JPA.

    2 - Serviço de segurança passou a ter uma API própria para isso JAAS.

    Confundi as coisas ou essa questão precisava ser contextualizada? Pq pelo mesmo material esses serviços eram internos ao ciclo de vida dos EJB's até a J2EE.

  • Nas versões anteriores do Java EE existia um tipo de bean chamado EntityBean que era utilizado para persistência. Hoje que faz isso é o JPA. Dá talvez para entender essa questão de persistência pelo ponto de vista do passivamento de um Statefull bean quando ele não está sendo utilizado. Neste cenário ele vai pro disco, logo é persistido.

    Quanto às transações, todo método executado em um bean é transacional devido ao fato do container EJB gerenciar transações por padrão. Isso pode ser mudado por anotações nos métodos ou até mesmo na classe toda do bean. 

    Já o ciclo de vida pode ser utilizado através de anotações em alguns métodos que são chamados em pontos chaves durante a vida do bean. Por exemplo, pode-se anotar um método para que ele seja chamado assim que o bean ficar pronto para uso pelos clientes.

    A questão da segurança também é suportada por anotações nos métodos dos beans de forma que só usuários que possuem determinados papéis (roles) podem executar tais métodos.


ID
784702
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os níveis da plataforma J2EE são:

Alternativas
Comentários
  •    

    Procedimentos recomendados para desenvolver aplicações J2EE. Divide aplicações em camadas

    Camada cliente: interface do usuário ou de serviços. Tipicamente representa uma aplicação independente ou browser rodando applets ou páginas HTML

    Camada Web: consiste de servlets e páginas JSP com o objetivo de capturar requisições e processar respostas para a camada do cliente

    Camada EJB: contém toda a lógica da aplicação e representa o modelo de negócio implementado em EJBs.

    Camada de integração: contém lógica de acesso ao EIS

    Camada de dados (EIS): consiste de sistemas de bancos de dados, transações e outros recursos legados

    Fonde: J2EE Blueprints (http://www.argonavis.com.br/cursos/java/j931/J931_01.pdf)

  • Fonte: slides do material do Rogério Araújo

    https://www.dropbox.com/s/rap1dthf3et4511/Q261565.jpg

ID
784705
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Muito louco esse examinador da ESAF, queria conhecer o tipinho!

    O cidadão simplemente criou/embaralhou as letras criando conceitos inexistentes como: MDD, APL, UDDL, etc...

    A única alternativa que não continha viagens era a "D". Que por sinal aborda corretamente o conceito da busca por serviços WS em uma estrutura UDDI (Universal Description Discovery and Integration).

    Podemos criar outros tópicos viajantes: AMI, UPPI, UXXL, ... 

    Bons estudos!


ID
784708
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O padrão de projeto singleton é usado para restringir

Alternativas
Comentários
  • Singleton Pattern restringe instânciação de classes p/ 1 objet, quando somente 1 objeto irá coordenar ações no sistema. O termo em geral é usado p/ projetos que funcionam melhor com somente 1 objeto, suficiente p/ classe e disponível globalmente.
  • SINGLETON:
    Intenção:
    Garantir que uma classe tenha somente uma instância e fornecer um ponto global de acesso a mesma.

    (Fonte: Padrões de Projeto, GOF, pag 130)
    Gabarito letra "B".

ID
784711
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A definição de que um sistema deve ser desenvolvido em três níveis é feita pelo padrão de projeto

Alternativas
Comentários
  • Tranquilamente letra A. Frameworks como Ruby on Rails e Django usam esse padrão de projeto.

ID
784714
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna

Alternativas
Comentários
  •  Factory Method: Define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar. Através de alguma condição, será decidida qual classe realmente será instanciada.
  • Eu não concordo que deve ter um parâmetro recebido. Pelo que eu entendi, o Factory Method é um método que retorna uma implementação de uma interface específica por exemplo Fruta. Podemos ter por exemplo uma super classe qualquer, com um método abstrato que retorna Fruta. Em cada uma das subclasses, este método irá retornar uma fruta diferente. 

    Fontes:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Factory_method_pattern
    http://stackoverflow.com/questions/1001767/what-is-the-basic-difference-between-factory-and-abstract-factory-patterns
    http://stackoverflow.com/questions/5739611/differences-between-abstract-factory-pattern-and-factory-method
  • Guilherme,
    Concordo com você. Cada uma das subclasses vai retornar um tipo de objeto (fruta). Porém, como você vai informar qual subclasse irá retornar? Com a utilização de um parâmetro recebido.
  • Rosa, 
     
    Estudei mais sobre o assunto aqui, entendi melhor e tentarei explicar melhor.
     
    Fato é que Factory Method se refere a um método que funciona como uma fábrica de objeto. Pode criar vários objetos que são subclasse ou implementação de Fruta por exemplo. Pode criar Banana, Abaxi, etc. 
     
    A passagem de parâmetros para este método é irrelevante. Quem decide qual implementação de Fruta criar não é quaisquer parâmetros que sejam passados, e vou explicar abaixo o porquê. O único padrão criacional que exige parâmetros para criar objeto é o Builder, mas mesmo assim nem é para definir o tipo do objeto a ser criado e sim para definir suas características.
     
    Vamos agora à descrição geral para Factory Method descrita no livro dos GoF:
    "Define an interface for creating an object, but let subclasses decide which class to instantiate. Factory Method lets a class defer instantiation to subclasses."
     
    O exemplo é ruim, mas com a Fruta, nós teremos mais uma interface a Prateleira. Frutas ficam em prateleiras, mas cada prateleira armazena tipos de frutas diferentes. Temos então:
     
    public interface Prateleira(){
           public void criarFrutaNovaParaPorNaPrateleira();
           public Fruta getFruta();
    }
     
    public interface Fruta(){...}
     
     
    A fábrica então é o método criarFrutaNovaParaPorNaPrateleira. Em cada uma das implementações de Prateleira, poderá ter uma instanciação de Fruta diferente dentro do método criarFrutaNovaParaPorNaPrateleira(). Não tem nada haver com parâmetros. Quem define o tipo de objeto a ser criado são as diferentes implementações do método fábrica abstrato. Cada implementação de Prateleira, instancia um tipo de Fruta diferente.
     
    Agora se você quer passar um parâmetro para o método getFruta, para retornar por exemplo uma melancia com id tal, isso é irrelevante para o padrão. O padrão explica o processo de criação e não de retorno de objetos.
  • Suponha que tenho a classe abstrata Pessoa, e 2 subclasses Homen e Mulher que extendem a classe Pessoa. (abstrai a classe, o que vale é o conceito).

    Agora vamos a nossa CLASSE DE DECISÃO, conforme o enunciado:

    public class FactoryPessoa {
         public Pessoa getPessoa(String nome, String sexo){
              if(sexo.equals("H")){
                     return new Homem(nome);
              }
              if(sexo.equals("M")){
                     return new Mulher(nome);
              }
         }
    }

    percebeu o uso do parâmetro?

    Acredito que vc esteja se prendendo muito ao termo "INTERFACE" do conceito de Factory Method!

    Fonte: Prof. Pedrosa
  • Como já colocado, o FactoryMethod torna possível a criação de famílias de objetos relacionados sem especificar classes concretas(deixando para as subclasses decidirem quais objetos criar). Na situação colocada abaixo pelo colega, como eu vou saber como saudar corretamento o homem, do sexo masculino, Sr, e a mulher, do sexo feminino, Sra??? Hora, passando um parâmetro, M ou F.

    Poderiamos colocar essa logica em tempo de execuco; o ruim dissso são os vários ifs e elses no cliente q poluem e tornam o codigo de dificil manutencao. Assim, temos toda a logica de decisao na factory(mostrada abaixo).




  • Roger, 

    Acho que você quis dizer Abstract Factory não?




ID
784717
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para indicar a visibilidade da propriedade, a UML

Alternativas
Comentários
  • a) (CORRETA) incorpora um prefixo a um nome de atributo ou nome de operação.
    - Modificadores de Visibilidade: Publico (+), Protegido (#), Pacote (~), Privado (-). (para atributos e operadores)
  • Visibilidade para UML:

    público: atributo(operação) é visível por qualquer classe.
    -   privado: atributo(operação) é visível apenas pela classe a qual ele pertence.
    protegido: atributo(operação) é visível pela classe a qual ele pertence e pelas subclasses dessa classe.(herança)
    package (ou default) : atributo(operação) é visível pela classe a qual ele pertence e pelas classes do mesmo pacote.

    obs: Na implementação da Visibilidade para java há uma pequena diferença:
    protegido: atributo(operação) é visível pela classe a qual ele pertence, pelas subclasses dessa classe(herança) e pelas classes do mesmo pacote.
    Assim, a visibilidade do tipo protegido em uml é mais restritiva do que em java.
  • letra a)

    http://rogerioaraujo.wordpress.com/2010/05/27/uml-niveis-de-visibilidade-uml-x-java/


    dica de um bom blog com conteúdo de ti--> http://rogerioaraujo.wordpress.com/


  • Diferença entre Prefixo e Sufixo

     

    Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos.

    O nome prefixo ou sufixo é dado mediante o lugar que ocupam na palavra.

    Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

     

    Exemplos:

    antipatia (anti = prefixo)

    retroceder (retro = prefixo)

    tolerante (ante = sufixo)

    realismo (ismo = sufixo)

     

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/prefixo-e-sufixo/

  • a-

    em UML, visibilidade é antes do atributo ou método e pode ser:

    #protected

    +public

    ~package

    -private


ID
784720
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Diagrama de Estado mostra

Alternativas
Comentários
  • Podemos ver o diagrama de estados como um complemento para o diagrama de classes. Neste diagrama podemos mostrar qual o estado em que o nosso objeto esta naquele momento. O diagrama de estado deve ser construído para os objetos que tem seus estados definidos e onde o comportamento do objeto muda por causa de um determinado estado.

    http://techblog.desenvolvedores.net/2011/06/07/diagrama-de-estado-uml/
  • A letra D, de fato é a mais coerente. No entanto, a afirmação de que as transições ocorrem entre pares de estados não está totalmente correta, uma vez que pode existir transição de um determinado estado para ele próprio.
  • Para aumentar o conhecimento acerca do diagrama de estados...
    Diagramas de estado: Modela o comportamento de um objeto individual. Especifica as sequências de estados pelos quais um objeto passa durante seu tempo de vida em resposta a eventos. Diagramas de Estado mostram os diferentes estados de um Objeto durante sua vida, e o estímulo que faz com que o Objeto mude seu estado. Diagramas de Estado veem Objetos como máquinas de estado ou automatismos finitos que podem ser um de um conjunto de estados finitos e que podem mudar seu estado através de um conjunto finito de estímulos. Existem dois tipos especiais de Estados: Inicial e Final. Eles são especiais porque nenhum evento pode fazer com que um Objeto retorne para seu estado Inicial, e da mesma maneira nenhum evento pode tirar um Objeto de seu estado Final uma vez que ele já o tenha alcançado.
    Um estado pode conter atividades ou ações que são executadas em momentos específicos que são indicados no diagrama pelas seguintes palavras-chave:
    Entry (On Entry) - uma atividade que é executada quando o objeto entra no estado
    Exit (On Exit) - uma atividade que é executada antes que o objeto saia do estado
    Do (Do Action) - uma atividade que é executada continuamente enquanto o objeto em referência encontra-se no estado ou até que ela seja completada.
    Event (On Event) - Uma atividade que é executada na ocorrência de um evento.
  • Complementando os comentários dos colegas...

     

    Quando a alternativa D menciona: "...transições permitidas entre pares de estados"

    Creio que se referia a: "...transições que podem fazer de estado para estado"


ID
784723
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma associação em UML representa

Alternativas
Comentários
  • Associação
    É uma conexão entre as classes , tabelas e objetos. Um relacionamento.


    Em UML uma associação representa um relacionamento que descreve as ligações entre os objetos ligados.

    Uma associação deve ter sempre duas pontas, onde uma é o objeto de início e a outra o objeto final.

    Uma associação pode representar a multiplicidade entre os objetos. Podemos ter as seguintes representações de multiplicidade:
    0 (zero)
    1 (um)
    0…1 (zero ou um)

    Ver mais: http://techblog.desenvolvedores.net/2011/04/14/tipos-de-relacionamento-uml/

  • Resposta Correta: Letra B

    Uma associação representa que duas classes possuem uma ligação (link) entre elas, significando, por exemplo, que elas “conhecem uma a outra”, “estão conectadas com”, “para cada X existe um Y” e assim por diante.

    Ver página 6: http://www.deinf.ufma.br/~acmo/MOO_Classe.pdf
  • Não podemos nos esquecer que a questão sempre nos remete aos "objetos" quando fala em "instâncias de classes".
  • Li rápido e acabei marcando errado, depois que reli com calma vi o erro.

    A letra C se torna errada quando coloca a palavra "de atributos" no final.


ID
784726
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

São plug-ins da biblioteca jQuery destinados a criar funcionalidade para a interface do usuário:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro de JQuery a biblioteca do programador javascript

    do autor Maurício Samy SIlva Cap 13 plugins:

    Plug-ins nativos para:

     Interação;

    Widgets;

    Effects.


    Letra A




ID
784729
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Variáveis JavaScript contêm

Alternativas
Comentários
  • "JavaScript variables have an identifier, scope, and a specific data type. Because the language is loosely typed, the rest, as they say, is subject to change without notice."

    (Fonte: oreilly.com)

    Gabarito letra "A".
  • Tipo de dados? Nunca vi uma variável com o tipo declarado no JS

  • Toda variável Javascript tem um identificador (o nome dela), um escopo e um tipo. A pegadinha é que o tipo via de regra não é "declarado".

    http://www.w3schools.com/js/js_variables.asp
  • Não é porque o tipo não é explicitamente declarado que a variável não é tipada. Prova disso é que você pode usar a função typeof(variável) pra descobrir seu tipo corrente.

  • a-

    Identificador é o nome da variável.O escopo das var in javascript é global ou local (nao ha protected). Local só tem validade na função onde foram criadas. o tipo de dado é definido dependendo do valor que recebe (weakly typed) e pode ser

    a- number: para operações aritmeticas. pode ser ou nao float. 

    b- boolean- V=1; F=0.

    c- String: texto

    Object- a orientação a objeto do javascript é diferente do java e c# e é criado com a sintaxe:

    nomeObjeto = new Object()


ID
784732
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os nomes de elementos e atributos em XML podem ter qualquer comprimento e podem conter letras, dígitos, sublinhados, hífens e pontos, mas devem começar por uma letra ou um sublinhado e não podem conter espaços.
  • Alguém sabe o que é XML Sq?

  • Típica questão que possui duas alternativas mutuamente excludentes (b e d), permitindo que as demais sejam descartadas. No caso, não consta restrição alguma a tamanho de nomes de elementos nas especificações do XML. Portanto, opção correta: d.


ID
784735
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG) recomenda

Alternativas
Comentários
  • RECOMENDAÇÃO2 – ORGANIZAR O CÓDIGOHTML DE FORMA LÓGICA E SEMÂNTICA
    O código HTML deve ser organizado de forma lógica e semântica, ou seja, apresentando os elementos em uma ordem compreensível e correspondendo ao conteúdo desejado. Assim, marcação semântica adequada deve ser utilizada para designar os cabeçalhos (h1, h2, h3), as listas (ul, ol, dl), texto enfatizado (strong), marcação de código (code), marcação de abreviaturas (abbr), marcação de citações longas (blockquote), etc. Dessa forma, as páginas poderão ser apresentadas e compreendidas sem recursos de estilização, tal como as folhas de estilo. Além disso, ocódigo semanticamente correto é muito importante para usuários com deficiência visual, pois os leitores de telas descrevem primeiro o tipo de elemento e depois realizam a leitura do conteúdo que está dentro desse elemento.

ID
784738
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta relativa a jQuery

.

Alternativas
Comentários
  • São 6 das principais vantagens do jQuery:

    1. Resolução da incompatibilidade entre os navegadores. (que é um problema enfrentado pelo AJAX e códigos Javascripts puros - sem uma biblioteca padrão).

    2. Redução de código.

    3. Reutilização do código através de plugins.

    4. Utilização de uma vasta quantidade de plugins criados por outros desenvolvedores.

    5. Trabalha com AJAX e DOM. (ou seja, atua na solução RIA - Rich Internet Applications)

    6. Implementação segura de recursos do CSS1, CSS2 e CSS3.

    Espero ter ajudado!
  • ✅Gabarito(C) 

    1.1.4 Características da biblioteca jQuery

    A)admite programação encadeada, ou seja, cada método retorna um objeto;

    B)utiliza seletores CSS para localizar elementos componentes da estrutura de marcação HTML da página;

    C)Gabarito

    D)Não achei referência para essa!

    E)é indiferente às inconsistências de renderização entre navegadores;

    Fonte: jQuery A Biblioteca do Programador JavaScript - 2 Edição - Maurício Samy Silva - Novatec


ID
784741
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG) os elementos que devem estar em todas as páginas do Governo Federal são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Transcrição literal do que diz o documento oficial do e-Mag:
    Os elementos a serem padronizados, que devem estar presentes em todas as páginas do Governo Federal são:
    1. Página com a descrição dos recursos de acessibilidade
    2. Teclas de atalho
    3. Barra de acessibilidade
    4. Apresentação do mapa do sitio
    5. Apresentação de formulário
    6. Conteúdo alternativo para imagens
    7. Apresentação de documentos

    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/e-mag-3.0/download , página 59
  • Galera atenção com as mudanças da versão 3.1 (2014)

    Os elementos passaram de SETE para CINCO

    Os elementos padronizados de acessibilidade são:
    1. Teclas de atalho
    2. Primeira follha de contraste
    3. Barra de acessibilidade
    4. Apresentação do mapa do sitio
    5. Página com a descrição dos recursos de acessibilidade

    Bons estudos


  • Os elementos padronizados da e-MAG é o BATEMA FODE (pronuncie Batman..rsrs)

    BArra de acessibilidade

    TEcla de atalho

    MApa do site

    FOlha de contraste

    DEscrição dos recursos de acessibilidade

     

    O importante é marcar o "x" no lugar certo! ;)

     

    Bons estudos!

     


ID
784744
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação ao ZOPE (Z Object Publishing Environment), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Visual Phrydom. (Os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Python, e tipicamente armazenados num banco de dados orientado a objetos, o ZODB, que é integrado ao sistema.)
    b) o Zope fornece dois mecanismos para a criação de modelos de páginas: Dynamic Template Markup Language (DTML: Linguagem Dinâmica de Marcação de Modelos), e Zope Page Templates (ZPT: Modelos de Páginas Zope).
    c) o Zope fornece três mecanismos para a criação de modelos de páginas: Dynamic Template Modeling Language (DTML: Linguagem Dinâmica de Modelagem de Formulários Padrão), Zope Page Templates (ZPT: Modelos de Páginas Zope) e Zope Markup Virtual Control (ZMVC: Controle Virtual de Marcação Zope). (O Zope fornece dois mecanismos para a criação de modelos de páginas: Dynamic Template Markup Language (DTML: Linguagem Dinâmica de Marcação de Modelos), e Zope Page Templates (ZPT: Modelos de Páginas Zope)).
    d) os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Pygon. (Os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Python, e tipicamente armazenados num banco de dados orientado a objetos, o ZODB, que é integrado ao sistema.)
    e) o Zope publica na Web objetos escritos em linguagem tipo full.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zope

ID
784747
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Existem duas vias para criar um tema personalizado para Plone:

Alternativas
Comentários
  • Plone é um Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS - Content Management System) livre e de código aberto. Possui sistema de workflow, segurança e funções pré-configuradas, um conjunto de tipos conteúdo e suporte a várias línguas.

    http://paginas.ufrgs.br/tutorial/dicas-iniciais/sobre-o-plone
  • Existem, para cada modo de criar um tema, vantagens e desvantagens. O quadro a seguir mostra a diferença entre entre eles:
     
    Via web ----------------------
     
    Prós:
    - Rápido e fácil
    = Resultados imediatos na página
     
    Contras:
    - Não é possível reaproveitar em outros sítios
    - Algumas alterações não são possíveis
     
     
    Via produto:  ---------------
     
    Prós:
    - Portabilidade e Reusabilidade
    - Possibilidade de personalizar todo o tema
    - Controle de versões
     
    Contras:
    - Curva de aprendizado alta
    - Necessidade de reiniciar a instância
     
    http://www.softwarelivre.gov.br/plone/arquivos/serpro_guiatecplone3-2.pdfrquivos/serpro_guiatecplone3-2.pdf

ID
784750
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma das ferramentas oferecidas pelo Plone é:

Alternativas
Comentários
  • A.
    Para aqueles que tem conta gratis como eu.
  • O Plone pode ser usado para a construção de portais de informação em intranets,extranets e na Internet. Pode ser usado também para construir sistemas de publicação de documentos ou até como ferramenta para trabalho colaborativo. O Plone roda em praticamente qualquer plataforma.

ID
784753
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG), os passos para se desenvolver um sítio acessível são:

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

    O e-MAG é coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. Foi formulado para orientar profissionais que tenham contato com publicação de informações ou serviços na Internet a desenvolver, alterar e/ou adequar páginas, sítios e portais, tornando-os acessíveis ao maior número de pessoas possível.

  • Resposta: B
    Mais uma questão que a ESAF apenas transcreve um trecho das normas.
    De acordo com o documento oficial do e-Mag 3.0, página 9, temos: 
    1.4 O processo para desenvolver um sítio acessível
    A acessibilidade à Web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados. No entanto, ela depende de vários fatores, tanto de desenvolvimento quanto de interação com o conteúdo. O processo para desenvolver um sítio acessível é realizado em três passos:
    1. Seguir os padrões Web;
    2. Seguir as diretrizes ou recomendações de acessibilidade;
    3. Realizar a avaliação de acessibilidade

    Fontehttp://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/e-mag-3.0/download
  • Nunca criar. Sempre seguir..

  • 1. Seguir os padrões Web

    2. Seguir diretrizes ou recomendações de acessibilidade

    3. Realizar a avaliação de acessabilidade

    4. Manutenção da Acessabilidade

    E-Mag v.3.1


ID
784756
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para que o código do CSS não seja renderizado na tela, deve-se adicionar as marcações de comentário no início e no dim da chamada da

Alternativas
Comentários
  • Toda a codificação fica dentro da tag <style>, logo é ela que precisa ser circundada pelas marcações de comentário.
  • Colega, só corrigindo, ela não precisa ficar dentro de comentários não.
    veja aqui:

    http://www.w3schools.com/css/tryit.asp?filename=trycss_default
  • Pergunta mal feita, pois não diz que o CSS é interno. Falou apenas em CSS, que pode ter o Externo e inline também. No caso de externo como fazer isso se o arquivo é lincado no html. Penso que a questão deva ser mais específica para não deixar dúvidas.

  • A Resposta correta é adicionar a TAG no início e no fim da tag