SóProvas



Prova ESAF - 2012 - MI - Geólogo


ID
756754
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da transferência e fiscalização de recursos transferidos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução, escolha a opção correta à luz da Lei n. 12.340/2010.

Alternativas

ID
756760
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei n. 12.340/2010, assinale a opção que se vincula ao conceito legal de defesa civil como o “conjunto de ações”:

I. preventivas destinadas a evitar desastres;

II. de socorro destinadas a evitar desastres;

III. assistenciais destinadas a evitar desastres;

IV. recuperativas destinadas a manter os impactos dos desastres.

Alternativas
Comentários
  • Defesa Civil: conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social;


ID
756763
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta entre as assertivas a seguir relacionadas ao funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, segundo a Lei n. 12.340/2010.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: Letra "C"

    Art. 2° § 2º A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional será o órgão coordenador do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica.


    Letra A - (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra B - Art. 2º, §1º Os Estados e o Distrito Federal deverão encaminhar à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias da data de assinatura do termo de adesão ao Sindec, mapeamento, atualizado anualmente, das áreas de risco de seu território e disponibilizar apoio para a elaboração de plano de trabalho aos Municípios que não disponham de capacidade técnica, conforme regulamento. (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra D -  Art. 3º O Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, por meio dos mecanismos previstos nesta Lei.


    Letra E - Art. 3º-A. O Governo Federal instituirá cadastro nacional de municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos, conforme regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012).


ID
756766
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto n. 7.257/2010, considera- se elemento das ações de reconstrução:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alernativa "D"

    A resposta consta no art. 2º do Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010. Vejamos:

    Art. 2o  Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
    (...)
    VIII - ações de reconstrução: ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre, como a reconstrução ou recuperação de unidades habitacionais, infraestrutura pública, sistema de abastecimento de água, açudes, pequenas barragens, estradas vicinais, prédios públicos e comunitários, cursos d'água, contenção de encostas, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional;
  • Art. 2o Para os efeitos deste Decreto, considera-se:     (Revogado pelo Decreto nº 10.593, de 2020)


ID
756769
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Cartão de Pagamento de Defesa Civil - CPDC, assinale a opção correta de acordo com o Decreto n. 7.505/2011 e o Decreto n. 7.257/2010.

Alternativas

ID
756772
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Defesa Civil e os aspectos jurídicos das atividades de defesa civil, indique qual direito formalmente reconhecido pela Constituição Federal de 1988 vincula-se diretamente à finalidade da defesa civil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "C"

    Ao que parece, a questão é basicamente teórica, mas vale mencionar que as atividades de defesa civil vizam primeiramente assegurar o direito à vida, e posteriormente os demais direitos, como a segurança, integridade física etc.

    Ademais, o próprio art. 5º da CF traz em seu caput como primeiro direito assegurado, o direito à vida, eis que cuida-se do bem jurídico mais importante.


    Castro (2000) define que a finalidade da Defesa Civil é “o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil. Compete à Defesa Civil a garantia desse direito, em circunstâncias de desastre” 

    Para finalizar observe a Lei nº 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
    Vejamos o art. 5º da referida lei:


    Art. 5o  São objetivos da PNPDEC: (DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PNPDEC
    (...)
    X - estimular o ordenamento da ocupação do solo urbano e rural, tendo em vista sua conservação e a proteção da vegetação nativa, dos recursos hídricos e da vida humana;
    (...)
  • correção  ao colega WILLION - Gabarito letra D direito a vida. 


    Willion sua exposição de fundamentos está perfeita, mas ao anotar o gabarito cometeu um pequeno equívico, talvez por ser a resposta no meio das alternativas, mas o gabarito é letra D e não letra C, parabéns pela explicação. 


ID
756775
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta em relação à estrutura do SINDEC.

Alternativas

ID
756781
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às DIRETRIZES e METAS da Política Nacional de Defesa Civil, assinale a opção que contém uma DIRETRIZ e uma META das ATIVIDADES DE DEFESA CIVIL, nessa ordem.

Alternativas

ID
787174
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito do Fundo Especial para Calamidades Públicas – FUNCAP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B


ID
886078
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação a aspectos jurídicos de defesa civil, indique qual espécie tributária permite, mediante lei complementar, atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

    I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;

    II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".

    Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.


    bons estudos
  • GABARITO – C.

    Justificativa:

    O Empréstimo Compulsório poderá ser instituído nos seguintes casos que causem despesas extraordinárias:

    a)    Calamidade Pública

    b)   Guerra externa ou sua iminência

    c)    Investimento público de caráter urgente, de interesse nacional. Nesse caso deverá respeitar aos princípios da noventena e da anterioridade anual.

  • a) Imposto: Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança)

    b) Taxa: É um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente publico, seja ele municipal, federal ou estadual. Ex: Taxa de polícia.

    c) Empréstimo compulsório:O empréstimo compulsório é espécie de tributo, de competência exclusiva da União, não vinculado à atividade estatal, com destinação específica (o valor arrecadado pelo tributo tem destinação legalmente estabelecida) e restituível, uma vez que o ente arrecadador tem o dever de devolver o valor pago ao contribuinte, cuja criação depende de lei complementar.

    d) Contribuição de intervenção no domínio econômico: A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis) foi instituída pela com a finalidade de assegurar um montante mínimo de recursos para investimento em infraestrutura de transporte, em projetos ambientais relacionados à indústria de petróleo e gás, e em subsídios ao transporte de álcool combustível, de gás natural e derivados, e de petróleo e derivados.

    e) Contribuição social: As contribuições sociais têm fundamento no art. 149 da Constituição, que as divide em três subespécies: contribuições sociais em sentido estrito, contribuições de intervenção no domínio econômico (CIDE), e contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas. As primeiras são aquelas destinadas ao custeio da seguridade social, as segundas são as instituídas com o objetivo de regular determinado mercado, para corrigir distorções (como a CIDE sobre a importação de gasolina, diesel e gás), e as terceiras são destinadas ao financiamento das categorias econômicas ou profissionais (OAB, SESI, SENAI, etc.).

    https://www.gestortotal.com.br/blog/diferenca-entre-impostos-taxas-contribuicoes

    https://ebradi.jusbrasil.com.br/artigos/431715006/o-que-e-emprestimo-compulsorio

    https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/cide

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/contribuicoes-sociais/38850


ID
886081
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A teoria da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Segundo essa teoria, é ela que controla os processos de magmatismo, metamorfismo e sedimentação que ocorrem na Terra. Com relação a essa teoria, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
886084
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Processos distintos de alteração intempérica predominam em diferentes regiões do mundo, dependendo, por exemplo, das suas condições climáticas e do tipo de cobertura vegetal. Nas regiões tropicais úmidas (precipitação anual > 1.500 mm) e cobertura florestal densa, predominam

Alternativas
Comentários
  •  Nos solos tropicais, geralmente ácidos, de modo geral, a maior retenção do elemento, está associada à sua retenção por oxi-hidróxidos de ferro e alumínio, minerais componentes dos solos. Em solos que apresentam pH mais altos a adsorção é maior pode ser realizada pelo cálcio.

    Solos Lateríticos "Later” significa "tijolo" em latim e "ito" significa material Pétreo.

    São solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo. No processo de laterização há um enriquecimento no solo de óxidos hidratados de ferro e/ou alumínio e a permanência da caulinita como argilomineral predominante e quase exclusivo, conferindo a estes solos uma coloração típica: vermelho, amarelo, marrom e alaranjado. Fração argila constituída de argilominerais do grupo das caulinitas e de óxidos e hidróxidos de ferro e/ou alumínio o que confere a estrutura poros e agregações altamente estáveis.


ID
886087
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A crosta terrestre vem sofrendo diferentes tipos de transformações geológicas ao longo do tempo. Algumas dessas transformações são listadas a seguir:

I. surgimento do Escudo das Guianas;

II. derrames basálticos no sul do Brasil;

III. último grande evento de transgressão e regressão marinha;

IV. término da formação das grandes cadeias montanhosas atuais.

Assinale a opção correta que mostra a sequência dos quatro eventos listados na seguinte ordem cronológica e da mais recente para a mais antiga.

Alternativas

ID
886093
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O gerenciamento de riscos ambientais pode ser subdividido em cinco etapas principais: identificação de riscos; análise de riscos; medidas de prevenção de acidentes; planejamento para situações de emergência; e informações públicas e treinamento. Faz parte de medidas de prevenção de acidentes:

Alternativas
Comentários
  • Em relação à assertiva, temos:

     

    * Identificação de Riscos -  Levantamento bibliográfico sobre processos que ocorrem mais frequentemente na área de estudo.

     

    * Análise de Riscos -  Análise das consequências sociais e econômicas potenciais em caso de ocorrência de acidente.

     

    * Medidas de prevenção de acidentes -  controle da expansão e do adensamento da ocupação do solo.

     

    * Planejamento para situações de emergência -  cálculo da probabilidade de ocorrência de um acidente e quantificação das consequências potenciais.

     

    * Informações públicas e treinamento - elaboração de manuais técnicos e cartilhas de orientação.

     

    Resposta Letra D)

  • Para se obter um bom gerenciamento de riscos é necessário obedecer várias etapas desse processo. Uma das etapas é a medida de prevenção de acidentes e nela está englobada a parte de controle da expansão e do adensamento da ocupação do solo. 
    O item A, faz parte de analise de riscos; o item B faz parte da identificação de riscos; o item C está incluso em analise de riscos também e o item E é parte integrante de informações publicas e treinamento.

    Alternativa correta: Letra D



ID
886096
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Sobre riscos geológicos atuais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Riscos exógenos:  Escorregamentos; Erosão/Assoreamento; Enchentes/inundações; Subsidências/colapsos de solo em áreas cársticas; Solos expansivos e colapsíveis;


ID
886099
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Nos estudos geomorfológicos voltados para o controle de erosão dos solos, a densidade de drenagem (DD) – relação entre comprimento total da drenagem e área total da bacia – é um parâmetro importante que deve ser considerado, uma vez que fornece indícios sobre a intensidade com que uma área está sendo dissecada. Considere duas bacias hidrográficas hipotéticas A e B com as seguintes características:

Bacia A: comprimento total da drenagem = 150 metros; área = 1,5 km2 ;

Bacia B: comprimento total da drenagem = 1.500 metros; área = 15 km2 .

Das opções abaixo, assinale a correta.

Alternativas

ID
886102
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Uma das modelagens mais conhecidas de erosão de solos é a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS). Ela é uma equação empírica dada por:

PS = R K L S C P

em que:
PS = perda de solo (unidades em t.ha-1 .ano-1 );
R = erosividade da chuva;
K = erodibilidade do solo;
L = comprimento da encosta;
S = declividade da encosta;
C = uso e manejo do solo.

O fator P refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Para entender melhor o FATOR P: representa o efeito de práticas de conservação do solo como preparo e plantio em contorno (nível) e terraceamento e plantio em faixas em contorno, expressando a relação entre a perda de solo com determinada prática conservacionista e a correspondente perda quando a cultura está implantada no sentido do declive (morro abaixo).


ID
886105
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Suponha que a suscetibilidade à erosão de um terreno foi analisada com base no cruzamento dos mapas de solos, geomorfologia e uso da terra. As seguintes classes foram encontradas nesse terreno: a) Solos: Cambissolos e Latossolos; b) Geomorfologia: Chapadas e Colinas; e c) Uso da Terra: Soja sob Sistema de Plantio Direto (SPD) e Soja sob Sistema de Plantio Convencional (SPC).

Cada classe de solos, geomorfologia e uso da terra foi classificada como tendo fator condicionante à erosão alto ou baixo. Foi definida ainda que uma determinada região do terreno teria suscetibilidade à erosão muito forte caso houvesse presença de fatores condicionantes considerados alto nos três mapas. Assinale a opção que apresenta essa condição.

Alternativas
Comentários
  • Por que Cambissolo e não latossolo? 

  • Cambissolos são solos jovens, geralmente menos espessos, com pedregosidade. São mais suscetíveis à erosão.

  • Latossolo é um solo maduro, profundo, enriquecido em argila, portanto pouco suscetível a erosão.


ID
886108
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A erosão hídrica deflagrada pela ação das chuvas pode ser classificada em laminar e linear. A erosão linear é decorrente da ação do escoamento hídrico superficial concentrado e é classificada em sulcos, voçorocas e ravinas. Assinale a assertiva que possui maior relação com ravinas.

Alternativas
Comentários
  • a) As voçorocas possuem poder erosivo maior que as ravinas.

    b) Possuem perfil transversal em "V".

    c) Possuem poder erosivo maior que os sulcos.

    d) Em geral são retilíneas e não apresentam ramificações.

    e) Não atingem o lençol freático. A voçoroca que costuma atingir o lençol freático e tende a formar o perfil em padrão de U.

  • raVinas


ID
886111
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Todas as propriedades de solos listadas abaixo são importantes na Geotecnia, exceto:

Alternativas

ID
886114
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação à classificação geotécnica de solos, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
886117
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação à cartografia geotécnica, os seguintes ensaios laboratoriais possuem relação com caracterização de materiais inconsolidados:

Alternativas

ID
886120
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em 2005, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um novo sistema brasileiro de classificação de solos (2ª versão). Sobre os solos brasileiros, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As subordens dos argissolos são: eutróficos, distróficos e alíticos.

  • gabarito letra C

    a questão refere-se a subordem dos cambissolos,

    as subordens dos Argissolos são :

    brumo acinzentado

    acinzentado

    amarelo

    vermelho

    vermelho-amarelo


ID
886123
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em relação a cartas de riscos geológicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    As Cartas de Risco Geológico são um tipo particular de Carta Geotécnica, apresentando as seguintes características (Cerri & Amaral, 1998; Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999):

    representação simples: linguagem e forma de apresentação fáceis de serem entendidas por pessoas ou profissionais que não são da área (por isso não traz informações de cronoestratigrafia), ou seja, são cartas voltadas aos usuários;

    apoio aos planejadores: são destinadas para o planejamento da ocupação e do desenvolvimento de uma cidade ou região, por meio da indicação das áreas sujeitas à risco;

    baixo custo e simplicidade de produção: os métodos de preparação são baseados nos conceitos básicos da Geologia, facilitando a incorporação de critérios e conceitos pelos autores e permitindo atingir rapidamente os objetivos;

    rapidez de execução: a cartas são produzidas em curto período de tempo, representando o risco presente no momento de sua elaboração, dado que a dinâmica do ambiente e, especialmente, a dinâmica da ocupação, conferem mudanças nas cartas produzidas;

    textos explicativos descrevendo as situações de risco identificadas e apresentando as alternativas de medidas de prevenção de acidentes.

    As Cartas de Risco podem representar a situação atual ou potencial (suscetibilidade) de risco de uma área, mostrando zonas de risco já instalado ou de risco potencial (áreas ainda não ocupadas) para a ocorrência do processo.

    Recomenda-se que sejam elaboradas em escala de 1:2000 ou superiores

    Cartas de susceptibilidade -> Escala 1:25000 ou superior

    Carta de aptidão à Urbanização -> Escala 1:10000 ou superior

    Carta de Riscos Geológicos -> Escala 1:2000 ou superior

    Os diferentes níveis de risco podem ser representados na forma de polígonos (regiões), linhas (trechos) ou pontos (moradias) conforme exemplo no link abaixo.

    fontes: <https://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/riscos/risco27.html>

    <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/download/44736/23750/>


ID
886126
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Diversos resíduos sólidos são gerados pelas atividades industriais, domésticas, hospitalares, comerciais, agrícolas e de serviços. Geralmente eles são descartados em lixões, aterros sanitários e aterros controlados. A respeito de aterros sanitários, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Art. 15. O aterro sanitário deverá:

    a) estar localizado fora da área de influência direta do manancial de abastecimento público;

    b) manter a área de disposição final a uma distância mínima de 200 m de rios, nascentes e demais corpos hídricos; em situações na qual forem previstas distâncias maiores, de acordo com o Código Florestal ou demais legislações aplicáveis no que diz respeito às áreas de preservação permanente - APP, estas deverão ser atendidas;

    c) estar localizado a uma distância mínima de 1500 m de núcleos populacionais, a partir do perímetro da área;

    d) estar localizado a uma distância mínima de 300 m de residências isoladas, a partir do perímetro da área;

    e) possuir sistema de impermeabilização, lateral e de fundo, com geomembrana ou sistemas de impermeabilização similares, não sendo autorizada disposição direta no solo;

    f) realizar cobertura diária dos resíduos, com camadas de solo ou outro material apropriado, reutilizável ou não;

    g) ser projetado para uma vida útil superior a 15 anos;

    h) possuir sistema de monitoramento de águas subterrâneas a montante e a jusante da área do empreendimento, conforme normas técnicas vigentes.


ID
886129
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em termos de composição, os três principais gases que são produzidos pelo despejo de resíduos sólidos em aterros sanitários são

Alternativas
Comentários
  • Gabaratio C

    "O gás de aterro é composto por vários gases, alguns presentes em grandes quantidades como o metano e o dióxido de carbono e outros em quantidades em traços. Os gases presentes nos aterros de resíduos incluem o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), amônia (NH3), hidrogênio (H2), gás sulfídrico (H2S), nitrogênio (N2) e oxigênio (O2). O metano e o dióxido de carbono são os principais gases provenientes da decomposição anaeróbia dos compostos biodegradáveis dos resíduos orgânicos. A distribuição exata do percentual de gases variará conforme a antiguidade do aterro."

    http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos/aproveitamento-energetico-do-biogas-de-aterro-sanitario


ID
886132
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em uma determinada bacia hidrográfica, verificou-se um aumento de 20% na vazão. Assinale a opção que possui pouca relação direta com esse aumento.

Alternativas

ID
886135
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os aquíferos podem ser classificados de acordo com a pressão da água (artesianos e freáticos) ou de acordo com o material geológico (porosos, fissurais e cársticos). A respeito dos diferentes tipos de aquíferos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) correta
    b) incorreta - Forma correta: Nos aquíferos freáticos a pressão da água no topo da zona saturada é igual a pressão da atmosférica.
    c) incorreta - Pois, os aquíferos poroso são encontrados tipicamente em rochas sedimentares como conglomerados, arenitos, siltitos, argilitos, pelitos, folhelhos, sedimentos calcários, lentes, entre outras.
    d) incorreta - Pois, os aquíferos fissurais são encontrados em rochas ígneas resultante de fraturamentos como basaltos.
    e) incorreta - Fico devendo a vocês.

  • Complementando a resposta da colega Samara Lima:

    A) correta
    b) incorreta - Forma correta: Nos aquíferos freáticos a pressão da água no topo da zona saturada é igual a pressão da atmosférica.
    c) incorreta - Pois, os aquíferos poroso são encontrados tipicamente em rochas sedimentares como conglomerados, arenitos, siltitos, argilitos, pelitos, folhelhos, sedimentos calcários, lentes, entre outras.
    d) incorreta - Pois, os aquíferos fissurais são encontrados em rochas ígneas resultante de fraturamentos como basaltos.
    e) incorreta - Aquíferos cársticos são encontrados em rochas ricas em silicatos como granodiorito (é uma rocha ígnea semelhante ao granito) o correto seria alguma rocha carbonática do tio "Cre ou Greda" ou "Tufo"

     


ID
886138
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Quando a retirada da água subterrânea de um aquífero é maior que a sua recarga vertical, ocorre um(a)

Alternativas
Comentários
  • Famoso cone de depressão causado pelo rebaixamento do nível freático ao redor da captação.


ID
886141
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Atualmente, existem vários equipamentos que estimam diferentes parâmetros biológicos (exemplo: biomassa) e físicos (exemplo: umidade de solos) no campo. Cinco desses equipamentos são listados a seguir:

I. Sonda de nêutron

II. TDR (Reflctometria no Domínio do Tempo, do inglês Time Domain Reflectometry)

III. Piezômetro

IV. Tanque Classe A

V. Radiômetro

Assinale a opção em que são listados apenas os aparelhos que medem a umidade de solos.

Alternativas
Comentários
  • Piezômetros são instrumentos para medir a poro-pressão e a condutividade hidráulica do solo.

    Tanque Classe A é utilizado na medição direta da evaporação (evapotranspiração).

    Radiômetro é um instrumento para medir a radiação.


ID
886144
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As atividades da Defesa Civil em Desastres Naturais

Alternativas

ID
886147
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Sobre os diferentes processos de beneficiamento de minérios, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
886150
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em relação à pirólise, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
886153
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Sobre a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não eh vidro transparente. Eh escuro 

    quanto mais MO em suspensão, maior dbo


ID
886159
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A poluição da água pode ser causada, por exemplo, pelo despejo de esgotos e produtos químicos de cidades e de produção agrícola. Sobre esse assunto, assinale a opção que possui maior relação com eutrofização.

Alternativas

ID
886162
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

“Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia perdeu 6.238 quilômetros quadrados de floresta. É a menor taxa anual de desmate desde o início do levantamento, em 1988”. A respeito dessa notícia divulgada no jornal O Estado de São Paulo, em 05 de dezembro de 2011, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente:

    http://amazonia.org.br/2018/07/fundo-da-amazonia-completa-uma-decada-e-desmatamento-aumenta/


ID
886165
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o Art. 225 da Constituição Federal de 1988, que trata do Meio Ambiente, assinale a assertiva incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (Regulamento)

    II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; (Regulamento) (Regulamento)

    III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; (Regulamento)

    IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; (Regulamento)

    V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;  (Regulamento)

    VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

    VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento)

    § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

    § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

    § 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

    § 5º São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

    § 6º As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.


  • A letra E está incorreta também, pois seriam "patrimônios nacionais".

  • Gabarito A.

    Preservar a diversidade e o patrimônio genético.

  • A letra E está incorreta também, pois seriam "patrimônios nacionais".

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - do meio ambiente e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) Não menciona sobre a preservação do patrimônio genético do País.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Ao contrário do que alega o item, a CF determina, sim, a preservação do patrimônio genérico. Inteligência do art. 225, § 1º, II, CF: Art. 225, § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;  

    b) Determina que todas as unidades federativas do Brasil tenham áreas de proteção permanente.

    Correto. Aplicação do art. 225, § 1º, III, CF: Art. 225, § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;  

    c) Existe menção sobre promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino.

    Correto. Aplicação do art. 225, § 1º, VI, CF: Art. 225, § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

    d) Existe um parágrafo ou inciso que procura evitar que os animais sejam submetidos à crueldade.

    Correto. Aplicação do art. 225, § 1º, VII, CF: Art. 225, § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.   

    e) A Mata Atlântica, a Serra do Mar e o Pantanal Mato- Grossense foram classificados como patrimônios naturais.

    Correto. Aplicação do art. 225, § 4º, CF: Art. 225, § 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.  

    Gabarito: A


ID
886168
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O Art. 225 da Constituição Federal de 1988 menciona que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. A Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), corresponde a um dos instrumentos que auxiliam no cumprimento do referido artigo. Com relação ao SNUC, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

  • Gabarito: letra b

    Reservas indígenas não são Unidades de Conservação

     

    Segue abaixo a lista de todas as Unidades de Conservação:

    Art. 8° O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de
    conservação:
    I - Estação Ecológica;
    II - Reserva Biológica;
    III - Parque Nacional;
    IV - Monumento Natural;
    V - Refúgio de Vida Silvestre.

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de
    conservação:
    I - Área de Proteção Ambiental;
    II - Área de Relevante Interesse Ecológico;
    III - Floresta Nacional;
    IV - Reserva Extrativista;
    V - Reserva de Fauna;
    VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e
    VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.