SóProvas



Prova IADES - 2014 - UFBA - Técnico em radiologia


ID
1207687
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Bruno, Élcio e Heloísa trabalham no Hospital Saúde, cada um em um dos setores A, B e C, e atuam, cada um, em uma das áreas pediátrica, administrativa e cirúrgica, não respectivamente nem quanto aos setores, nem quanto às áreas. Sabe-se que:

• todos trabalham em setores e áreas distintos;
• Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria;
• Heloísa trabalha na área cirúrgica;
• um dos três trabalha na área administrativa, no setor A.

Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é feita por eliminação. Temos que aproveitar os dados que a questão fornece: Quem trabalha  o setor A também trabalha na área administrativa. Bruno não trabalha na área pediátrica. Heloísa trabalha na área cirúrgica.

    Já eliminados a A e a E por causa do Bruno e eliminamos a B e C por causa da Heloísa.

    Sobra a letra D.

  • Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria; = Se ele nao é pediatra e a Heloísa trabalha na cirurgica, só lhe resta trabalhar na ADM. 
    Heloísa trabalha na área cirúrgica 
    um dos três trabalha na área administrativa, no setor A. = O unico que trabalha na ADM é o Bruno e a prova disso é que eles trabalham em áreas distintas com setores distintos. 
    Apenas com essas afirmações já é possível ter certeza que Bruno trabalha na A e Élcio na Pediatria,
    Letra D 

  • Uma forma de resolução consiste em excluir todas situações impossiveis, no universo de todas as possibilidades: Faça uma tabela: 1ª coluna: pessoas; 2º setor; 3ª área. Assim:
                                    Setor                        

    Bruno          a              b              c         AdmCirurgia

    Elcio            a               b               c          Pediatria (dado no exerc.)

    Heloisa          a               b               c        Cirurgia (dado no exerc.)

    Obs. Negritado: dados do problema e certezas, dada a solução do mesmo.Resolução: o que está Sublinhado: eliminamos: c, depois Cirurgia (aqui sabemos que Bruno é do Administrativo pq nem pode trabalhar na Pediatra nem na Cirurgia); Agora ja que sobrou só o Adm p Bruno, sabemos que ele é quem trabalha no setor A

  • Só confirmando. Não há informações suficientes para dizer em quais setores Élcio e Heloísa trabalham?

  • não Ricardo.

  • PM/PA

    Pura Eliminação

    Eliminamos A e E de cara pois nas alternativas Bruno não pode ser pediátra

    Em Seguida Eliminamos a C, pois Heloisa trabalha na área cirúrgica e não pediátrica

    Por fim Descobrimos que Bruno Trabalha no Setor A porque ele não trabalha no Setor C e Não pode ser pediátra. Logo Olhando a pergunta "Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?"

    Podemos descrobrir que a área de pediatria é o Setor B, Porque Na pergunta Setor A e área da pediátria constam com elementos isolados, cada um representa seu setor. E o Bruno é único que se qualifica.

    #FÉ NO PAI


ID
1207690
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

Alternativas
Comentários
  • Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço.

  • Patrícia, precipitadamente, tive o mesmo raciocínio q vc e tentando demonstrar ficou a mesma dúvida! Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. Em seguida essa quantidade deve ser distribuída igualmente por 5 pessoas, o que representa 3X/5 de volume de suco por garrafa. Não é necessário saber as quantidades de volume da variável X. Ao relacionar com valores, vejo uma contradição. Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, cada garrafa deve distribuir seu volume igualmente por 5 pessoas. 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades de suco por garrafa, isto é, 26 ml³ para cada uma das 5 pessoas. No entanto, observe que esse valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa ou variável X1 (20 ml³). A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!

  • Então Patricia Silva e Rogério Costa. Eu fiz assim: 
    Imaginei 03 garrafas com (um valor aleatório) de 100ml cada, Total=300ml (as 03 garrafas);
    Depois, dividi os 300ml paras as 05 pessoas, (300/5) resultando 60ml para cada;

    A) 3/5 do total dos sucos, seria (300/5) = 60 * 3 = 180ml (errada);
    C) 5/3 do total dos sucos, seria (300/3) = 100 * 5 = 500ml (errada);
    D) 5/3 do suco de uma garrafa, seria (100/3) = 33 * 5 = 165ml (errada);
    E) 6/15 do total dos sucos, seria (300/15) = 20 * 6 = 120ml (errada);
    B) 3/5 do suco de uma garrafa, seria (100/5) = 20 * 3 = 60ml (CORRETA)
  • Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/5= 3/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)


  • Meu raciocínio foi o seguinte: como a questão é de múltipla escolha, vamos utilizar as respostas que ela dá para começar a pensar e vamos eliminando.

    Ok, eu tenho 3 sucos para dividir entre 5 pessoas (3/5 ou três para cinco -- essa fração corresponde ao total dos sucos); se eu fracionar cada suco em três "pedaços", eu terei 9 "pedaços" de suco (3 x 3) para dividir entre 5 pessoas ou nove frações de suco para dividir entre cinco pessoas (9/5 ou nove para cinco -- mais uma vez, corresponde ao total de sucos). Olhando para as alternativas, nenhuma se encaixa nisso...

    E se eu fracionar meu suco em cinco "pedaços"? Daí eu terei 15 "pedaços" de suco (3 x 5) para dividir entre 5 pessoas, ou seja, quinze frações de suco para dividir entre cinco pessoas (15/5 ou 15 para cinco -- mais um vez, total de sucos). Opa! 15/5 = 3. Ou seja, dividindo cada garrafa em cinco "pedaços", cada uma das pessoas ficará com 3 "pedaços" de garrafa.

    Alternativa correta, "b": cada uma recebeu 3/5 do suco de uma garrafa.

    Espero que compreendam o raciocínio!

  • eu errei mas logo percebi que não é 3/5 em relação ao total dos sucos  pois( o todo, ou seja o total do suco =1)

  • Analisando a questão,

    Vamos supor que cada garrafa contenha X litros, assim se eu tenho 3 garrafas, então o total será de 3X. 
    Temos que dividir igualmente entre 5 pessoas:



    RESPOSTA: (B)


  • Fiz o cálculo da seguinte forma:

    Imageinei cada garrfa a 100ml cada. Logo, o total é 300ml. Depois dividi por 5 e descobri 60ml. Esse é o valor que cada pessoa irá receber. Considerando a letra A), 3/5 do total de sucos daria e seguinte expressão: 300mlx3/5. O resultado é 180ml. Isso não corresponde ao valor que cada um irá receber (60ml). Por outro lado, a alternativa B) confere com o resultado, já que 3/5 do suco de uma garrafa corresponde a 100mlx3/5 = 60ml.

    Espero ter ajudado na questão. Bon estudos!

  • Patricia Silva

    "Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço."

     

    Você partiu de 3/5 e voltou para 3/5. Não houve nada de efetivo nessa conta. Os 3/5 não poderiam ser sobre o total de suco, haja vista o que cada um recebeu do total só pode ser 1/5. 

     

     

    Rogério Costa

    ".... Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. (...). Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, (...). 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades (...), isto é, 26 ml³ para cada. valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa. A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!"

    A premissa contém um erro de lógica e de interpretação: primeiro: se os volumes fosse diferentes, com valor X, a soma não poderia ser 3X, aliás, se fosse diferentes nem poderiam ser todos chamados de X. segundo: o enunciado disse que são garrafas idênticas. Daí sua premissa errônea gerou os resultados errados a que você chegou.

     

     

    RENATO MAURIZ

    "Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/53/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)"

    Quando você soma os três 1/5, você está somando frações de inteiros diferentes, por isso a distorção no resultado. A soma correta seria 1/5 de 1/3 somado, já que cada 1/5 se refere ao 1/5 de uma garrafa, e uma garrafa é 1/3 do total. Assim sua resposta seria 9/15 (que é o mesmo que 1/5) do total e não 3/5 do total. Note que 1/5 do total é a resposta óbvia, já 3/5 não faz sentido, já que é um valor acima da metade, impossível tal resultado (aqui você já nota que a letra A está descartada). 

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO POR RACIOCÍNIO

     

    (POR ÁLGEBRA JÁ ESTÁ RESOLVIDA PELO PROFESSOR E POR OUTROS COLEGAS)

    3 GARRFAS DIVIDAS POR 5 PESSOAS. SE FOSSEM 6, CADA UMA FICARIA COM METADE DE CADA GARRAFA. COMO SÃO SÓ 5, ENTÃO CADA PESSOA VAI FICAR COM UM POUCO MAIS QUE A METADE.

    LETRA B) 3/5 DE CADA GARRAFA, ÚNICA OPÇÃO EM QUE CADA UM RECEBE UM VALOR A MAIS QUE A METADE.

     

     

    As outras são todas absurdas:

    a) 3/5 do total dos sucos.Mais da metade do total, não dá nem pra 2 pessoas...

     c) 5/3 do total dos sucos. Maior que o inteiro, absurdo.

     d) 5/3 do suco de uma garrafa. Quase 2 garrafas pra cada...

     e) 6/15 do total dos sucos. 2/5 não, teria de ser 1/5

     


ID
1207693
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola de línguas, com um total de 360 alunos, oferece cursos em três períodos: matutino, vespertino e noturno, com igual número de alunos em cada um. Nenhum aluno faz cursos de manhã e à noite. O número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e à noite é igual a 40, e o número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e de manhã é igual a 20. O número de alunos x em cada turno satisfaz

Alternativas
Comentários
  • Primeiro some as intersecções: 20+40= 60. Como o total é 360, falta 300. Aí dividi esse valor por 3, que dá 100 pra cada conjunto.
    Como manhã já tem 20, fica com 80. Tarde já tem 60, fica com 40. Noite tem 40, fica com 60.
    Fazendo a soma total temos: 80+20+40+40+60 = 240.
    Para chegarmos ao total de 360, falta 120.
    120/3 = 40 para cada.
    Se cada conjunto já tinha 100, somando 40, cada conjunto fica com 140. RESPOSTA D.

  • Eu pensei diferente:

    Quando queremos achar a interseção somamos o total de cada conjunto e diminuimos do total dos conjuntos. Neste caso faremos o caminho contrario somaremos a interseção com o total dos conjuntos e (sabendo que o numero em cada conjunto e igual) dividiremos pelo numero de conjuntos.

    sendo assim ficaria:

    360 (total dos conjuntos) + 60 (interseção) = 420 / 3 (n conjuntos) = 140

    mais facil ne

  • letra D:

    número de alunos matutino(M) = número de alunos vespertino(V) = número de aluno noturno(N), então M= M1(n. de alunos somente pela manhã)+20(tarde e manhã), V= V1( n. de alunos somente pela tarde)+60(tarde e noite + tarde e manhã), N= N1(n. de alunos somente pela noite)+ 40(tarde e noite).

    como o total de alunos é 360, então: M1+V1+N1+ 20+40= 360, ou seja M1+V1+N1=300, continuando: M-20+V-60+N-40=300, M+V+N= 420, como M=V=N e igual a X, então x=420/3= 140.

  • Mal formulada essa questão. Eu fiz 60 alunos fazendo os três cursos manhã, tarde e noite nos conjuntos (até por que não restringiu essa parte) e por isso marquei a letra B, assim como muitos.


ID
1207696
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um salário de R$ 750,00 teve um aumento de R$ 68,50 e outro salário de R$ 1.200,00 teve um aumento de R$ 108,00. Percentualmente, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma regra de 3:

    75-100%
    68,5 - x%
    x = 91,33%


    120-100%
    108-x%
    x=90%


    O salário menor teve um aumento maior, de 91,33%

  • Bruna, o aumento foi de 9,133%. Vc acabou eliminando um zero no valor dos salários (750 e 1200 são os valores).

  • Regra de 3 super básica,

    Salário A

    Se 750 ----> 100%

         68,50----> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 750x = 68500

    X = 68500 / 750 = 9,13%

    Salário B

    Se 1200 -----> 100%

         108 -------> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 1200X = 10800

    X = 10800 / 1200 = 9%

    Gabarito A = Salário menor teve maior aumento percentual.

  • Tnc com esses números picados, Cespe n faz uma merda dessa.

  • Facilitando sua conta:

     

    * As alternativas falam sobre 9%, então realize testes

    * 75 * 9% = 67,5 (logo já sabemos que o aumento foi maior do que 9%), mas vamos testar o resto

    * 12 * 9 = 108 (ou seja, o aumento foi de exatos 9%)

     

    A banca quer que você vá pelo caminho mais difícil, mas sempre terá um caminho mais fácil..


ID
1207702
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Qual a periodicidade mínima que o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela EBSERH devem ser analisados pelo Conselho Fiscal?

Alternativas
Comentários
  • Artigo 17. Compete ao Conselho Fiscal:

    III – analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras, elaboradas periodicamente pela Ebserh; 


  • Não seria periodicidade máxima?

  • CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL 


    artigo 22 da lei 7.661 de 2011

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH.




  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações.

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal: 

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; 


ID
1207705
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


De acordo com as disposições contidas no Regimento Interno da EBSERH, qual dos seus órgãos têm, respectivamente, a finalidade expressa de realizar seu controle social (1) e a competência de acompanhar e avaliar periodicamente o seu desempenho (2)?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é letra "B", porem, a questão merece observaçoes:

    _Obs 1- O artigo 12 onde fala sobre as finalidades do conselho, não fala mais em controle social, esse texto foi alterado na ultima revisão feita pelo conselho de administração, por isso a confusão na resolução da questão. O texto do artigo diz:" fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh" são outras palavras para descrever controle social.
    _Obs 2- artigo 13 inciso III - copia fiel do inciso: " acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh"
    #FICADICA.
    Questão bem formulada...
  • GABARITO: LETRA B

    Artigo 13. Compete ao Conselho Consultivo:

    I – opinar a respeito das linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da Ebserh, indicando propostas de melhoria ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva;

    II – propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, para que a Ebserh atinja os objetivos para os quais foi criada;

    III – acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh; e

    IV – assistir a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação de estratégias de ação da Ebserh.

    REGIMENTO INTERNO - 3ª REVISÃO - 2016.

  • Art. 24. Compete ao Conselho Consultivo: 

    II - propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada;

    III - acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; 

    DECRETO 7.661


ID
1207708
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


A Lei no 12.550/2011 autorizou a criação da EBSERH e a dotou de personalidade jurídica de direito privado. Seu Estatuto Social, introduzido pelo Decreto no 7.661/2011, subordinou a referida Empresa ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Com relação às aquisições a serem realizadas pela EBSERH, conforme disposições contidas em seu estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Regimento Interno Artigo 7º, inciso XI, alínea a (Nova versão disponível no site da EBSERH que será o usado para todos os concursos com edital publicado após 02/04/14) Faz parte das atribuições do conselho de administração deliberar sobre o regulamento de licitação.

  • Senhores, complementando o comentário da colega acima, regimento interno, ART. 8º inciso XI alínea a: " deliberar, mediante a proposta da diretoria executiva, sobre: a) o regulamento DE LICITAÇÕES.

    Pergunta bem elaborada.
  • O Regimento Interno da EBSERH, (Nova versão disponível no site da EBSERH Resolução nº31, de março de 2014) Faz parte das atribuições do conselho de administração no Artigo 8º, Inciso XI, Alínea a: Deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre: a) o regulamento de licitações.

    Comentário: Questão bem elaborada pelo seu nível do texto abordado, e fazendo com que o leitor si atente para a questão de alternativa c como no meu caso onde errei a questão, pois fala que é EXPRESSAMENTE, onde a Lei aborda que é dispensada a licitação mais não impede a empresa de participar de qualquer processo licitatório relacionada ao seu objeto social.

    MUITO BOM!!!

  • LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011

    ART 9º A EBSERH será administrada por um Conselho de Administração, com funções deliberativas, e por uma Diretoria Executia e contará ainda com um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo

    lembrando amigos que é dispensada a licitação para contratação da querida e maravilhosa Ebserh pela administração pública para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social

    Deus no comando :)

    Falta pouco para a prova :)


ID
1207711
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Acerca da área jurídica da EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 29. São estruturas de assessoria diretamente vinculadas à Presidência: 

    I – a Chefia de Gabinete; 

    II – a Coordenadoria Jurídica; 

    III – a Assessoria de Planejamento e Avaliação; 

    IV – a Assessoria de Comunicação Social; e 

    V – a Ouvidoria Geral.


  • De acordo com o Regimento Interno da Ebserh (3ª revisão - ano 2016):

    Artigo 32. São órgãos de apoio vinculados à Presidência:

    I– a Chefia de Gabinete da Presidência;

    II– a Consultoria Jurídica;

    III– a Assessoria;

    IV– a Assessoria Parlamentar;

    V– a Assessoria Técnica-Parlamentar;

    VI- a Coordenadoria de Formação Profissional;

    VII- Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica;

    VIII– a Ouvidoria-Geral; e

    IX– a Corregedoria-Geral.

  • GABARITO: LETRA D

    SEÇÃO I - DA PRESIDÊNCIA

    Artigo 32. São órgãos de apoio vinculados à Presidência:

    I – a Chefia de Gabinete da Presidência;

    II – a Consultoria Jurídica;

    III – a Assessoria;

    IV – a Assessoria Parlamentar;

    V – a Assessoria Técnica-Parlamentar;

    VI - a Coordenadoria de Formação Profissional;

    VII - Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica;

    VIII – a Ouvidoria-Geral; e

    IX – a Corregedoria-Geral.

    REGIMENTO INTERNO - 3ª REVISÃO - 2016.

  • SEÇÃO I - DA PRESIDÊNCIA Artigo 32. Regimento Interno 3º Revisão - 2016

    São órgãos de apoio vinculados à Presidência: 

    Dentre os vários está: II – a Consultoria Jurídica; 


ID
1207714
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Com relação ao tratamento da Lei no 12.550/2011, que autorizou a criação da EBSERH, acerca da cessão de bens e direitos por parte das instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres, no âmbito e durante a vigência do contrato entre aquela empresa, relativamente aos serviços relacionados às suas competências, e estas instituições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A lei 12.550/11 redige em seu artigo 13º que: " ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congeneres autorizadas a ceder a EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato que trata o artigo 6º (vale a pena ler), bens e direitos necessários a sua execução" .

    Vale ressaltar que:
    Paragrafo único: Ao termino do contrato, os bens e direitos serão devolvidos a instituição cedente.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º , bens e direitos necessários à sua execução.

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • gab- B

    ART. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder á EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º, bens e direitos necessários á sua execução


ID
1207717
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas

ID
1207720
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


A Lei Orgânica da Saúde estabelece duas formas de participação da comunidade na gestão do SUS: as Conferências e os Conselhos de Saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 215. O Sistema Único de Saúde do Distrito Federal contará, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com três instâncias colegiadas e definidas na forma da lei:

    I - a Conferência de Saúde;

    II - o Conselho de Saúde;

    III - os Conselhos Regionais de Saúde.

    § 1º A Conferência de Saúde, órgão colegiado, com representação de entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil, reunir-se-á a cada dois anos para avaliar e propor as diretrizes da política de saúde do Distrito Federal, por convocação do Governador ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde, pela maioria absoluta dos seus membros.

    § 2º O Conselho de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuará na formulação de estratégias e no controle de execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terá suas decisões homologadas pelo Secretário de Saúde do Distrito Federal.

    § 3º Os Conselhos Regionais de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgãos colegiados, com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuarão na formulação, execução, controle e fiscalização da política da saúde, em cada Região Administrativa, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terão suas decisões homologadas pelo Diretor Regional de Saúde.

    § 4º A representação dos usuários na Conferência e nos Conselhos de Saúde será paritária com o conjunto dos demais segmentos.

    § 5º A composição, organização e normas de funcionamento dos órgãos a que se refere o caput serão definidas em seus respectivos regimentos internos.


  • RESPOSTA: D


    § 1º A Conferência de Saúde, órgão colegiado, com representação de entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil, reunir-se-á a cada dois anos para avaliar e propor as diretrizes da política de saúde do Distrito Federal, por convocação do Governador ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde, pela maioria absoluta dos seus membros.

  • A CONFERÊNCIA DE SAÚDE REUNIR-SE-Á A CADA QUATRO ANOS.....

  • Atenção que na LODF a Conferência ocorre a cada 02 anos e na lei 8142/90 é diferente e afirma que as Conferências ocorrerão a cada 4 anos.

  • Lembrete: as conferencias aconteciam a cada 4 anos, depois da resolução 333/2003, elas passaram a acontecer a cada 2 anos!

  • D.

    Lembrando que Conferências de Saúde são convocadas pelo Poder Público.


ID
1207723
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Com base na Resolução no 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma competência dos Conselhos de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Uma dica lega: nas atribuições do conselho, não fala nada sobre coordenar, por tanto, sempre que cair coordenar, esta errado. (Atuar, fortalecer, elaborar, discutir, proceder, avaliar, acompanhar, aprovar, fiscalizar etc.)

  • GABARITO: LETRA B

    Quinta Diretriz: aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:

    I - fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS; (LETRA A)

    III - discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde; (LETRA E)

    V - definir diretrizes para elaboração dos planos de saúde e deliberar sobre o seu conteúdo, conforme as diversas situações epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços; (LETRA D)

    XI - avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS; (LETRA C)

    RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012.


ID
1207726
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25

Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

Alternativas
Comentários

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;


    Portanto a alternativa A) está correta! 

  • Ano: 2014 Banca:  Órgão:  Provas:  

    AtençãoLEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

    Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

    QUESTÃO DA MESMA PERSPECTIVA EM 2014

    ATÉ A ALTERNATIVA É A MESMA :)

    A

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;


ID
1207729
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Considerando que as Ações Integradas de Saúde (AIS) começaram a ser implementadas em meados da década de 1980, é correto afirmar que suas principais diretrizes eram o (a)

Alternativas
Comentários
  • AIS – Ações Integradas de Saúde/83 – AÇÃO INTERMINISTERIAL (Previdência, Saúde, Educação).

     

    Tinham o objetivo de promover o acesso UNIVERSAL da população aos serviços da saúde. Convênios com municípios e Estados, permitindo pela 1ª vez o uso de recursos da previdência para financiar serviços de saúde oferecidos a toda população. Abriram as portas para a participação dos Estados e dos municípios na Política de saúde, porém ainda se constituíam por ações de saúde fragmentadas e pontuais);

     

    A implementação dessas ações foi parcial, já que sofreram diversas barreiras e entraves provocados pelos grupos corporativistas de empresários da saúde e pelo Governo Militar. [povo ruim meu Deus...]


ID
1274185
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A Portaria nº 453/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprova o regulamento técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios X diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. De acordo com essa portaria, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Portaria 453/1998

    Portaria/MS/SVS nº 453, de 01 de junho de 1998 D.O.U. 02./06/98

    Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. 

    Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico “Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico”, parte integrante desta Portaria, que estabelece os requisitos básicos de proteção radiológica em radiodiagnóstico e disciplina a prática com os raios-x para fins diagnósticos e intervencionistas, visando a defesa da saúde dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do público em geral.


ID
1274188
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

As normas de radioproteção têm como objetivo baixar diretrizes para a proteção da população dos possíveis efeitos indevidos inerentes à utilização dos raios X diagnósticos, visando minimizar os riscos e maximizar os benefícios dessa prática. Com relação a essas normas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A dose efetiva média anual não deve exceder 20 MS em qualquer período de 5 anos consecutivos.


ID
1274191
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Segundo as normas da proteção radiológica, os técnicos em radiologia devem ter responsabilidades básicas no serviço. A respeito do tema, assinale a alternativa que indica a(s) responsabilidade(s) desse profissional.

Alternativas

ID
1274194
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Todos os sistemas dosimétricos apresentam vantagens e desvantagens. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica uma vantagem do diodo semicondutor.

Alternativas

ID
1274197
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

De acordo com a Portaria nº 453/1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que indica alguns dos princípios básicos de proteção radiológica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    PRINCÍPIOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

    Todas as ações de proteção radiológica são apoiadas em três princípios fundamentais: 

    Justificação da prática: Nenhuma prática ou fonte adscrita a uma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado. Deve-se considerar a eficácia, os benefícios e riscos de técnicas alternativas disponíveis com o mesmo objetivo, mas que envolvam menos ou nenhuma exposição a radiações ionizantes.;


    Otimização da proteção radiológica: Estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exequíveis (Princípio ALARA), levando-se em conta fatores sociais e econômicos, além das restrições de dose aplicáveis;


    Limitação da dose individual: Os limites de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrentes de práticas autorizadas, cujas magnitudes não devem ser excedidas.

                                                                                                                                                                   Bons estudos!



  • São 4 princípios:

    1. Otimização

    2. Justificação

    3. Limitação de dose 

    4. Prevenção de acidentes

ID
1274200
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quando se efetua uma leitura com um medidor de radiação do tipo Geiger-Müller, na verdade obtém-se a (o)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: (C). O contador Geiger-Müller, em homenagem ao físico alemão Johannes Hans Geiger, é um tipo de detector que mede taxa de exposição observada no local. Ele foi muito utilizado no acidente com o césio 137, em Goiânia.

    Bons Estudos! Abraços e Paz!

    Visite o Instagram: livroleandro.

    Conheça: Curiosidades em Física das Radiações, Questões Comentadas, etc.

    #livroleandro


ID
1274203
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Considerando os efeitos biológicos das radiações, assinale a alternativa que indica o limiar (dose mínima) necessário ao surgimento de um efeito estocástico das radiações.

Alternativas
Comentários
  • Efeito estocásticos: Causados em função da dose ;

    não há dose limiar 

    Por ex.: Câncer e efeitos hereditários

    Gabarito: E

  • Poxa, não entendi! Explica melhor aí por favor.


ID
1274206
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação aos efeitos radiobiológicos, assinale a alternativa correta quanto aos efeitos estocásticos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : D

    Efeitos estocásticos

    São efeitos em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa, que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos. Entre estes efeitos, destaca-se o câncer. A probabilidade de ocorrência de um câncer radioinduzido depende do número de clones de células modificadas no tecido ou órgão, uma vez que depende da sobrevivência de pelo menos um deles para garantir a progressão. O período de aparecimento ( detecção ) do câncer após a exposição pode chegar até 40 anos. No caso de leucemia, a freqüência passa por um máximo entre 5 e 7 anos, com período de Latência de 2 anos


ID
1274209
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

É definida como a nitidez das estruturas encontradas na imagem, além de ser um dos fatores de qualidade da imagem.

Essas informações representam a definição de

Alternativas

ID
1274212
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

No serviço de radiologia, a câmara escura é a sala em cujo interior se desenvolvem os processos de manuseio e revelação das películas radiográficas. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  A função dos écrans no sistema de detecção tela-filme é converter os raios X em luz e sensibilizar o filme durante a exposição.


ID
1274215
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Considerando que a grade antidifusora é um dispositivo criado pelo Dr. Gustavo Bucky, assinale a alternativa que indica a função dessa grade.

Alternativas
Comentários

  • As partes mais grossas e pesadas do corpo,tais como abdome,produzem uma proporção muito maior de radiação espalhada do que as partes finas,tal como a mão.Desta forma, quando se radiografa partes espessas do corpo são necessários outros meios de controlar a radiação dispersa além dos dispositivos limitadores de feixe.Um mecanismo bastante eficaz para este propósito é a grade antidifusora.A grade é um dispositivo inserido entre o paciente e o chassi com o filme,já fixo na gaveta do equipamento ,composto de tiras alternadas de chumbo e material espaçador.

  • (A). O uso de grades é o meio mais efetivo de remover a radiação espalhada de um campo de radiação no filme e não no paciente. As grades são constituídas de laminas de chumbo e material radiotransparente (plástico, fibra ou alumínio), essas laminas estão distribuídas de maneira alternada e são encontradas de modo que a maioria dos raios primários passe entre elas sem atingi-las e os raios espalhados sejam absorvidos nelas. A grade antidifusora deve ser colocada sobre o chassi durante a exposição.

     

    Bons Estudos! Abraços e Paz!

    Visite o Instagram: livroleandro

    Conheça: Curiosidades em Física das Radiaçoes, Questões de Concursos, etc.

    #livroleandro


ID
1274218
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A tomografia computadorizada (TC) é um excelente método de aquisição de imagens. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma das etapas mais importantes para a realização das tomografias é a filmagem das imagens no momento em q elas estão sendo passadas para o computador. É nesse momento q o aparelho precisa de níveis de preto e branco, tanto quanto de escalas de cinza, calibrados de acordo com o q é projetado para a imagem final. 

    Muitos chamam o nível e a janela de número de TC, pois esses dois componentes realmente determinam os níveis de densidade necessários para a obtenção de uma imagem tomográfica, pois, a atenuação é diferente em casa área estudada.

    Assim a escala de Hounsfield entra em ação para a ecolha dos níveis de atenuação.

    Gabarito: B


ID
1274221
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O posicionamento é fundamental para se obter uma imagem de qualidade na radiografia. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica o posicionamento do raio central (RC) em uma radiografia com incidência PA de tórax.

Alternativas

ID
1274224
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

É o equipamento responsável pela detecção externa das radiações gama emitidas pelos radionuclídeos que marcam os fármacos que foram administrados aos pacientes em medicina nuclear.

Considerando que o equipamento descrito é utilizado em medicina nuclear, é correto afirmar que a definição apresentada se refere ao (à)

Alternativas
Comentários
  • A opção (A) está incorreta pois acelerador linear acelera partículas carregadas e não detecta.

    Já na opção (B) cobalto se refere a um elemento químico.

    A opção (D) é a sigla para Radioterapia de Intensidade Modulada.

    A opção (E) é a sigla para Radioterapia Guiada por Imagens.

    Logo resta a letra (C), na qual se refere um equipamento usado para detectar e localizar a origem espacial de raios gama emitidos pelos radiofármacos administrados no paciente.

    Bons Estudos! Abraços e Paz!

    Visite o Instagram: livroleandro

    Conheça: Curiosidades em Física das Radiações, Questões de Concursos, etc.

    #livroeleandro


ID
1274227
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A ressonância magnética nuclear (RMN) permite fazer exames bem detalhados de alguns órgãos do corpo humano. Com relação à técnica de RMN, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1274230
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A tomografia computadorizada é utilizada para realização de biopsias e punções. A respeito das técnicas, dos protocolos, dos princípios de funcionamento e da proteção radiológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1274233
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O elemento radioativo Iodo-131 é muito utilizado na medicina nuclear, por ter meia-vida curta, cerca de oito dias, ou seja, a atividade ingerida pelo paciente será reduzida à metade. Passados mais oito dias, cairá à metade desse valor, ou seja, 1/4 da atividade inicial, e assim sucessivamente. Sabendo que a atividade inicial do Iodo era de 5.000 GBq, sua atividade cairá para 312,5 GBq depois de

Alternativas

ID
1274236
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O técnico em radiologia deve ter cautela e atenção nas manipulações de radioisótopos por se tratar de fontes radioativas. A respeito desse tema, assinale a alternativa que indica a classificação da área da sala de manipulação dos radiofármacos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Normalmente o local onde há radiação é chamado de área controlada.


ID
1274239
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Considerando os conceitos envolvidos na definição de acidente de trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : E

    Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
  • incapacidade temporária total: Perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos,

    excetuadas a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total.


ID
1274242
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A imagem digital na tecnologia radiológica envolve tanto a aplicação da teoria de conversão analógico-digital, como os software e hardware em um computador. Com base no exposto e acerca do avanço da tecnologia digital, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1274245
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

São conhecidas várias vantagens significativas da radiografia digital direta (RD) em relação aos exames em filme écran. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a desvantagem da utilização de RD.

Alternativas

ID
1274248
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Profissionais de Radiologia

    Art. 7º- É vedado ao Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia:

    (  )

    § 3° - Posicionar-se contrariamente a movimentos reivindicatórios da categoria com a finalidade de obter vantagens.


ID
1274251
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto ao Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta : B

    Segundo o Código de Ética, capítulo IX

    Do Sigilo Profissional

    Art. 24- Constitui infração ética:

    II- negligenciar na orientação de seus colaboradores quanto ao sigilo profissional.

                                                                                                                                                     Espero ter ajudado ;)


     

     


ID
1274254
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Com base nos conceitos de ergonomia no trabalho e da NR 17, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1274257
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual (EPI) adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Acerca da Norma Regulamentadora 6 (NR 6), assinale a alternativa correta no que se refere ao uso de EPI.

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Correta

    NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (206.000-0/I0)

    ...6.7 Cabe ao empregado

    6.7.1Cabe ao empregado quanto ao EPI:

    a)usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

    b)responsabilizar-se pela guarda e conservação;

    c)comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,

    d)cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.