SóProvas



Prova IBADE - 2021 - VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO - Enfermeiro


ID
5015278
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Sobre a PNH, é correto afirmar que:


I – atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho;

II – o acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde;

III – o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual;

IV - um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.


Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • O acolhimento não sustenta prioritariamente a relação entre equipes de profissionais e sim dos usuarios, gestores e trabalhadores.

  • I – atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho; Correto

    II – o acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde; Correto

    III – o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual;Errado. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. 

    IV - um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde. Correto.

  • Como apenas a alternativa III esta incorreta o gabarito é A.

    O erro do enunciado III: "o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual" é que o acolhimento não é construído como um processo individual. O acolhimento é um processo entre a equipe e os usuário/comunidade.

  • Somente a III está errada. O acolhimento vem de toda a equipe. O acolhimento vem com escuta, dá importância!

    RESPOSTA: A

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Política Nacional de Humanização (PNH).

     

    I – Correto. Atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho que irão direcionar a melhor assistência;

    II – Correto. O acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde para além da física, incluindo as questões sociais e psíquicas que promovem adoecimento e necessidade de assistência;

    III – Incorreto. O acolhimento deve ser coletivo, pois todos apresentam necessidades diferenciadas e individuais. Além disso, é importante estabelecer uma relação interpessoal entre equipes de profissionais e usuários que seja capaz de promover esse acolhimento;

    IV - Correto. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde, pois todos fazem parte desse sistema que é de direito coletivo.

     

    Resposta do Professor: A) estão corretos, apenas: I, II e IV.


ID
5015281
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No setor da saúde, a informação subsidia o processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, mortalidade e morbidade, fatores de risco, condições demográficas, entre outras. Um desses sistemas de informação consiste em reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional e apresenta atualmente um número de registros maiores do que o publicado pelo IBGE, com base nos dados de Cartório de Registro Civil.

Estamos falando do (a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B, SINASC- Sistema de informação sobre nascidos vivos.

    Revisando os sistemas de informação do SUS:

    SINAN: Sistema de informação de agravos de notificação;

    SIM: Sistema de Informação de Mortalidade

    SI-PNI: Sistema de informação do Programa Nacional de Imunização


ID
5015284
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública. A respeito do CONASEMS, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5015287
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Lei nº 12.401/2011 trata da Assistência Terapêutica e da Incorporação de Tecnologia em Saúde. A respeito desta Lei, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A) Faz sim!

    B) o fornecimento não será pela Secretaria estadual de saúde; 

    Gestor Federal - Fornecimento pactuado na comissão intergestores tripartite

    Gestor estadual - Fornecimento pactuado na comissão intergestores bipartite

    Gestor Municipal - Fornecimento pactuado no conselho municipal de saúde

    C) Tem domiciliar sim

    E) Tem a possibilidade de dispensação.


ID
5015290
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Notificação Compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria. Dependendo da doença ou agravo, a notificação poderá ser imediata – em até 24 horas - ou semanal para os respectivos órgãos responsáveis. De acordo com a Portaria 264/2020, são exemplos de doenças ou agravos que poderão ser notificadas semanalmente:

Alternativas
Comentários
  • Acidente de trabalho com exposição a material biológico, dengue - casos e doença de Chagas crônica.


ID
5015293
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Constituição de 1988 determinou, no Artigo 198, que a sociedade participasse da gestão do sistema de saúde. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:


I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II - atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III - participação da comunidade;

IV – centralização da gestão e participação popular.


Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

    gabarito errado.

  • Concordo

  • Sua cara qnd marcou a D e "errou" ...

    A despeito do gabarito notadamente equivocado da banca, vamos às alternativas erradas:

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; ERRADA, pois a prioridade deve ser direcionada a atividades PREVENTIVAS (art. 198, II, CF).

    EX. quanto ao CORONAVÍRUS ao invés de priorizar o USO DE MEDICAMENTOS COMO CLOROQUINA (ATIVIDADE CURATIVA), priorizar MEDIDAS SANITÁRIAS, DISTANCIAMENTO, ISOLAMENTO, QUARENTENA (ATIVIDADE PREVENTIVA).

    Q458594. FCC. 2014. DEFENSOR PÚBLICO: As ações e serviços de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado para atendimento integral, com prioridade às atividades curativas, mesmo que em detrimento dos serviços assistenciais. ERRADA, prioridade para atividades PREVENTIVAS, SEM PREJUÍZO dos serviços assistenciais.

    IV – centralização da gestão e participação popular. ERRADA, a gestão é DESCENTRALIZADA (art. 198, I, CF).

  • ERRADO. RESPOSTA CORRETA, LETRA D

  • gabarito da questão letra D

  • Achei que fosse apenas eu errando essa questão. LETRA D

  • Também fui de D


ID
5015296
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O SUS tem como objetivo oferecer a toda população brasileira acesso universal, integral e gratuito aos serviços de saúde. São programas e ações do SUS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Qconcursos poderia comentar as questões!

  • Gabarito: Letra E

    Programa Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos.

  • Prevenção de controle do HIV/AIDS, isso está correto ou é erro de digitação?

  • a) Programa Nacional de Imunização - programa(fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas?b_start:int=20)

    b) Prevenção de Controle HIV/AIDS (está dentro da Política Nacional de DST/ Aids: princípios e diretrizes: Ações de Prevenção e Controle das DST/HIV/AIDS na Comunidade e Rede Básica de Saúde... p. 40. fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_17.pdf - mesmo assim tive dúvida nessa alternativa tbm)

    c) Sistema Nacional de Doação e Transplante de Órgãos. - programa (fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas?b_start:int=20)

    d) Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - está dentro da Política Nacional de Saúde Mental (fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/conheca_raps_rede_atencao_psicossocial.pdf)

    e) Programa Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos - projeto (fonte: https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/preven%C3%A7%C3%A3o-de-quedas#:~:text=O%20projeto%20visa%20realizar%20um,no%20domic%C3%ADlio%20para%20reduzir%20morbimortalidade.)

    Como a questão pede programas e ações do SUS, acredito que a resposta correta seja a letra E mesmo, apesar de ter ficado em dúvida entre a E e B. Espero ter ajudado!

  • O número de erros de digitação tem crescido nas provas... já é o segundo que encontro em menos de 10 minutos resolvendo questões por aqui... prevenção DE controle => prevenção E controle do HIV/AIDS.


ID
5015299
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos programas existentes no SUS. A ESF visa a reorganização da atenção básica no país e um ponto importante de sua estrutura é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • um equipe de Saúde da família é composta por médico, uma enfermeira chefe, duas técnicas de enfermagem, e agentes de saúde.
  • 1 técnico de enfermagem ou auxiliar de enfermagem nunca os dois. como propõe a alternativa (e)

    resposta letra D

    #FORABOLSONARO!!!

  • PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    Essa banca é um LIXO. Não formula uma questão 100% correta, se vc quiser acertar tem que optar pela alternativa menos errada.

    Primeiro: quem visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS é a EQUIPE de Saúde da Família (eSF) que é considerada como ESTRATÉGIA de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica.

    Segundo ponto: há grande diferença no que diz respeito a concurso nos termos EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA e EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA.

    Terceiro ponto: de cara vc elimina as alternativas A, B e C. Daí o texto da alternativa considerada correta está errado, pois, a equipe é composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar E/OU técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).

  • São itens necessários à estratégia Saúde da Família:

    I - existência de equipe multiprofissional (equipe saúde da família) composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal;

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF).

    Sua equipe multiprofissional deve ser composta por, no mínimo: Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (letra D) de acordo com a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

     

    A) Incorreto. O Dentista pode acrescentar a composição da equipe, mas não é obrigatório.


    B)
    Questionável. Fisioterapeutas poderão compor a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de acordo com a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Ressaltamos que em 29/10/2021, foi sancionada a Lei 14.231, de 28 de outubro de 2021 que inclui os profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na estratégia de saúde da família. Portanto, essa questão é passível de anulação.


    C)
    Incorreto. Psicólogos  poderão compor a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de acordo com a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017.


    D)
    Correto.


    E)
    Incorreto. A equipe é composta por Técnico de Enfermagem OU Auxiliar de Enfermagem e não pelos dois profissionais. Além disso, o agente comunitário também compõe a equipe mínima.

     

    Resposta do Professor: D. Pois o concurso provavelmente é anterior a outubro de 2021.


ID
5015302
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Rede Cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres fazendo parte da gama de programas existentes no SUS. A respeito da rede cegonha, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vide as Informações no Site do Ministério da Saúde: https://aps.saude.gov.br/ape/cegonha

    Gab. C

    Força, Foco e Fé...

  • Alternativa correta "letra C"

    a) essa rede é estruturada a partir de três componentes: pré-natal, parto e nascimento.

    Quatro componentes: pré-natal, parto, nascimento e  Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

    b) uma das diretrizes da rede cegonha é voltada para atenção à saúde das crianças de 0 a 12 meses com qualidade e resolutividade.

    Atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses meses com qualidade e resolutividade

    c) correta

    d) um dos objetivos da rede cegonha é o acesso às ações de planejamento reprodutivo.

    Trara-se de uma diretriz e não objetivo

    e) compete ao Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal.

    Compete ao município, por meio da secretaria municipal de saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal.


ID
5015305
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em sua 198ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de junho de 2009. O presente documento, assegura ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados, e foi elaborado levando em consideração seis princípios basilares, tais como:


I - todo cidadão também tem direito para que seu tratamento aconteça da forma adequada eximindo sua responsabilidade sendo esta total do Estado;

II - todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;

III - todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;

IV - todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.


Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Acho incrível como o aprendizado evolui com o tempo, respondi essa questão por acaso sem nem ler o enunciado. Só o fato de você fazer muitas questões já te dá essa habilidade.Tudo bem que é uma questão fácil mas no inicio parece que as coisas estão tão distantes.

    coloca uma coisa na sua cabeça: VOCÊ É CAPAZ DE APRENDER TUDO!

  • Gabarito: (E)

    todo cidadão também tem direito para que seu tratamento aconteça da forma adequada eximindo sua responsabilidade sendo esta total do Estado

    > Na verdade, a responsabilidade é de todos, cidadão ou do Estado. Ou seja, não exime, descarta, dispensa sua responsa.

    _______

    Bons Estudos.

  • RESOLUÇÃO CNS N. 553, DE 9 DE AGOSTO DE 2017

    Agora é CARTA dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde, atualização em 2017.


ID
5015308
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem é a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho 1986. A respeito dessa Lei, julgue as afirmações a seguir:


I - a Enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, seguidos os mesmos graus de habilitação;

II – são atividades privativas do enfermeiro: atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

III - somente enfermeiros e técnicos de enfermagem poderão prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, sendo vedado ao auxiliar de enfermagem esse tipo de assistência;

IV – o técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem.


Das afirmações acima descritas, estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe: I – privativamente: cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida
  • Gabarito correto é a letra B?

  • A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

    Gabarito B

  • A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

    Gabarito B

  • I- a Enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, seguidos os mesmos graus de habilitação;

    ERRADO- GRAUS DE HABILITAÇÕES DIFERENTES

    II – são atividades privativas do enfermeiro: atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    CERTO

    III - somente enfermeiros e técnicos de enfermagem poderão prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, sendo vedado ao auxiliar de enfermagem esse tipo de assistência;

    ERRADO- O TÉCNICO DE ENFERMAGEM ASSISTE O ENFERMEIRO EM CUIDADOS DIRETOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES GRAVES .

    É PRIVATIVO DO ENFERMEIRO CUIDADOS DIRETOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES GRAVES COM RISCO DE VIDA.

    IV – o técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem.

    CERTO

  • A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

    Gabarito B

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem, a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho 1986.

     

    I – Incorreto. A Enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação (e não seguidos os mesmos graus). Para exercício da profissão é necessário ter o diploma / certificado, concedido por instituição reconhecida e o registro do respectivo conselho de enfermagem do Estado que atua.

    II – Correto. São atividades privativas do enfermeiro: atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem, pois somente esses profissionais podem deliberar a coordenação e administração do serviço de enfermagem.

    III - Incorreto. Somente enfermeiros poderão prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, sendo vedado ao técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem esse tipo de assistência, por serem atividades complexas.

    IV – Correto. O técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem e executar a assistência prescrita pelo enfermeiro.

     

    Resposta do Professor: A) estão corretas, apenas II e IV.


ID
5015311
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todas as ações de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas pela Vigilância Epidemiológica (VE) fornecendo importantes subsídios para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde. Dentro das ações da vigilância, existe a Notificação Compulsória (NC), que se caracteriza como uma comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde que deve seguir as normas específicas orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) para sua realização. A respeito dessas normas para notificação compulsória, é correto afirmar que a notificação:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada.

    No meu entendimento a letra A poderia estar correta, já que a notificação pode ser revelada para sociedade quando há risco, desde que haja a preservação do anonimato dos cidadãos e na letra B ela excluiu o fato de que há doenças de notificaçãos compulsória que só devem ser notificadas pós-confirmação.

    A Ficha de Notificação não deverá ser utilizada para as doenças que são notificadas somente após a confirmação como aids (menores de 13 anos e maiores de 13 anos), esquistossomose em área não endêmica, hanseníase, gestante HIV +, leishmaniose tegumentar americana, tuberculose, sífi lis congênita, sífi lis em gestante e as doenças relacionadas à saúde do trabalhador (acidente de trabalho com exposicão a material biológico, acidente de trabalho grave, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacionais, Ler/Dort, Pair, pneumoconioses, transtornos mentais relacionados ao trabalho).

  • ALGUMAS DOEÇAS TEM Q TER A CONFIRMAÇÃO PARA NOTIFICAR. TOTALMENTE MAL ELABORADA,

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Vigilância Epidemiológica (VE) e Notificação Compulsória (NC).


    A)
    Incorreto. A NC é sigilosa, não podendo ser divulgada fora do âmbito médico sanitário para alertar a comunidade. O alerta deve ser para a ocorrência da doença e não para a notificação especifica.


    B)
    Correto. Pode ser realizada com a simples suspeita da doença ou evento, não se deve aguardar a confirmação do caso para efetuá-la, podendo assim prevenir a disseminação e ocorrência de novos casos.


    C)
    Incorreto. Deve ser feita a autoridade sanitária por qualquer profissional de saúde, e não apenas por médicos ou enfermeiros, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes evitando a notificação negativa ou dificuldade de investigação epidemiológica.


    D)
    Incorreto. Os formulários de notificação são do Ministério da saúde, e não próprios de cada unidade ou município. Normalmente é elaborado de acordo com a região de saúde pelas características de ocorrência de doenças que são predominantes em algumas localidades.


    E)
    Incorreto. O envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito em caso de suspeita e não  apenas com a confirmação do caso. Essa medida promove a vigilância e evita que apenas casos com notificação positiva sejam investigados.

     

    Resposta do Professor: B.



ID
5015314
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Manual de Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica, do MS, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de Pressão Arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Além das alterações metabólicas que ocorrem associadas à HAS, os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais são:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

     

    Os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais devido a essa doença são: coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos (letra C), sendo caracterizados por doenças como infarto, acidente vascular cerebral e encefálico, doença renal crônica e formação de placas, obstrução de vasos e entupimento.

    A)
    Incorreto. Fígado e pulmões não são órgãos comumente afetados por essa condição. Mas podem sofrer agravamento principalmente por lesões em vasos sanguíneos que comprometem seu funcionamento.

    B)
    Incorreto. Pulmões e diafragma não são órgãos comumente afetados por essa condição.


    C)
    Correto.

     

    D) Incorreto. Fígado não é um órgãos comumente afetados por essa condição.

     

    E) Incorreto. Pulmões não são órgãos comumente afetados por essa condição.

     

    Resposta do Professor: C.

  • A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos).

    HAS - CADERNO 37


ID
5015317
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) do MS, visa promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres e promove ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação voltados para saúde da mulher. São objetivos específicos e estratégias do PNAISM:


I - ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DSTs;

II - promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual;

III - implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero;

IV - reduzir a morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias na população feminina.


Dos itens acima descritos estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) do MS. São objetivos específicos e estratégias do PNAISM:

     

    I - Correto. É um objetivo especifico ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DSTs, visando assim a prevenção de agravos e disseminação para outros; é possível fortalecer a atenção básica no cuidado com a mulher e ampliar o acesso e qualificar a atenção clínico-ginecológica na rede SUS.

     

    II - Correto. É um objetivo especifico promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual para que as medidas cabíveis sejam tomadas e todo o apoio e cuidados necessários sejam estabelecidos a essa mulher; é possível organizar redes integradas de atenção às mulheres em situação de violência sexual e doméstica; articular a atenção à mulher em situação de violência com ações de prevenção de DST/aids; promover ações preventivas em relação à violência doméstica e sexual.

     

    III - Correto. É um objetivo especifico implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero através da melhora a oferta de informação sobre as mulheres portadoras de transtornos mentais no SUS; qualificar a atenção à saúde mental das mulheres; incluir o enfoque de gênero e de raça na atenção às mulheres portadoras de transtornos mentais e promover a integração com setores não-governamentais, fomentando sua participação nas definições da política de atenção às mulheres portadoras de transtornos mentais;

     

    IV - Incorreto. Reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina (e não por doenças infecciosas e parasitárias) através da organização em municípios pólos de microrregiões redes de referência e contra-referência para o diagnóstico e o tratamento de câncer de colo uterino e de mama; garantir o cumprimento da Lei Federal que prevê a cirurgia de reconstrução mamária nas mulheres que realizaram mastectomia; oferecer o teste anti-HIV e de sífilis para as mulheres incluídas no Programa Viva Mulher, especialmente aquelas com diagnóstico de DST, HPV e/ou lesões intra-epiteliais de alto grau/ câncer invasor.

     

    Resposta do Professor: D) estão corretos, apenas I, II e III.

  • Reduzir a morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias NÃO faz parte dos objetivos específicos da PNAISM.


ID
5015320
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Tuberculose (TB) é uma infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo acometer uma série de órgãos e/ou sistemas e suas manifestações incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • AJUDA??????

  • Não sei mais nada! kkkk

  • Não se deve fazer a higiene oral antes da coleta de escarro

  • e) para a coleta, AO DESPERTAR PELA MANHÃ, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter TRÊS eliminações de escarro.

    fonte: Manual de Recomendações para Controle da Tuberculose no Brasil

  • A questão pede a INCORRETA. A letra E trocou MANHÃ por NOITE. O correto é: Ao despertar pela MANHÃ...

  • Tem que ser duas coletas, uma na primeira consulta e em domicílio pela MANHÃ.

  • e essa letra B essa tampa para cima, tá estranho isso, era pra ser fechada o correto!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Tuberculose (TB). A questão pede a alternativa errada.

     

    Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas:


    A)
    Correto. Entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote) para evitar vazamento e análise equivocada.


    B)
    Correto. Informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição durante o transporte até a unidade de saúde para evitar vazamento da amostra e contaminação do saco.


    C)
    Correto. Orientar o paciente a lavar as mãos após o procedimento para evitar dispersar contaminação e transmissão através do contato com secreções.

    D)
    Correto. Na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, ela poderá ser conservada em geladeira comum até o dia seguinte sempre com frasco bem fechado.


    E)
    Incorreto. Coletar o escarro, preferencialmente, em jejum (para evitar resíduos alimentares na amostra de escarro); Para a coleta, durante a noite, higienizar a cavidade oral suavemente com escova umedecida com água (sem creme dental ou soluções antissépticas), após retirar as próteses dentárias, caso faça uso destas; inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar (é indicado estimular a tosse, sem forçar). Repetir essa operação quantas vezes for necessário até obter o volume de 10 ml.

     

    Resposta do Professor: E.

     

    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Guia de orientação para coleta do escarro. Brasília, 2014.  


  • O VOLUME É DE 5 A 10 ML.

  • O manual de 2002 afirma que o paciente deve obter amostra de e escarros fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_controle_tuberculose.pdf, porém essa informação está desatualizada pois, o Manual de recomendações para o controle da tuberculose 2° edição atualizada 2019 afirma que são 3 eliminações na coleta de escarro:

    Procedimentos recomendados na orientação ao paciente para a coleta de escarro.

    Orientações ao paciente:

    1. Entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote).

    2. Orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta: ao despertar pela manhã, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter três eliminações de escarro, evitando que ele escorra pela parede externa do pote.

    3. Informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição durante o transporte até a unidade de saúde.

    4. Orientar o paciente a lavar as mãos após o procedimento.

    5. Na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, ela poderá ser conservada em geladeira comum até o dia seguinte

    Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2019/manual-de-recomendacoes-para-o-controle-da-tuberculose-no-brasil

    Página: 63

    Orientações para Baciloscopia de acordo com o Guia de Vigilância em saúde 5° Edição 2021

    A baciloscopia de escarro para diagnóstico deve ser realizada em duas amostras:

    • Uma coletada na primeira consulta ou visita domiciliar (na identificação da pessoa com sintoma respiratório).

    (Intendamos que não importa o dia, hora ou turno no qual esse paciente sintomático respiratório seja atendido, obrigatoriamente deverá ser coletado uma amostra de escarro)

    • Outra coletada na manhã do dia seguinte, de preferência ao despertar, independentemente do resultado da primeira amostra.

    ( Neste caso sim, o paciente poderá seguir as orientações para coleta de escarro na manhã seguinte conforme descrito no manual acima no Manual de recomendações para o controle da tuberculose 2° edição atualizada 2019)

    Pelas informações citadas podemos concluir que o único erro da alternativa letra E do nosso gabarito

    constitui-se no número de amostra de escarro que até 2002 eram 2 mas no novo guia 2021 passaram a ser 3 amostras


ID
5015323
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, à medida que as pessoas ficam mais velhas, sendo reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Caberá aos gestores do SUS, em todos os níveis, de forma articulada e conforme suas competências específicas, prover os meios e atuar para viabilizar o alcance do propósito da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, sendo de competência dos Gestores Estaduais:

Alternativas
Comentários
  • A) implementar as diretrizes da educação permanente e qualificação em consonância com a realidade loco regional. (GESTOR ESTADUAL)

    B) estabelecer mecanismos para a qualificação dos profissionais do sistema local de saúde. (GESTOR MUNICIPAL)

    C) apresentar e aprovar proposta de inclusão da Política de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Municipal de Saúde. (GESTOR MUNICIPAL)

    E) manter articulação com os estados e municípios para apoio à implantação e supervisão das ações. (GESTOR FEDERAL)

    F) estabelecer diretrizes para a qualificação e educação permanente em saúde da pessoa idosa. (GESTOR FEDERAL)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre envelhecimento ativo e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

    São competências dos Gestores Estaduais:

    - elaborar normas técnicas referentes à atenção à saúde da pessoa idosa no SUS;

    - definir recursos orçamentários e financeiros para a implementação desta Política, considerando que o financiamento do Sistema Único de Saúde é de competência das três esferas de governo;

    - Discutir e pactuar na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) as estratégias e metas a serem alcançadas por essa Política a cada ano;

    - promover articulação intersetorial para a efetivação da Política;

    - implementar as diretrizes da educação permanente e qualificação em consonância com a realidade loco regional (Letra A);

    - estabelecer instrumentos e indicadores para o acompanhamento e a avaliação do impacto da implantação/implementação desta Política;

    - manter articulação com municípios para apoio à implantação e supervisão das ações;

    - divulgar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa;

    - exercer a vigilância sanitária no tocante a Saúde da Pessoa Idosa e a ações decorrentes no seu âmbito; e

    - apresentar e aprovar proposta de inclusão da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Estadual de Saúde.



    A)
    Correto.
    B) Incorreto. Estabelecer mecanismos para a qualificação dos profissionais do sistema local de saúde é competência do gestor municipal.

    C)
    Incorreto. Apresentar e aprovar proposta de inclusão da Política de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Municipal de Saúde é competência do gestor municipal.

    D)
    Incorreto. Manter articulação com os estados e municípios para apoio à implantação e supervisão das ações é competência do gestor federal.


    E)
    Incorreto. Estabelecer diretrizes para a qualificação e educação permanente em saúde da pessoa idosa é competência do gestor federal.

     

    Resposta do Professor: A.


ID
5015326
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças cerebrovasculares estão entre as patologias de maior morbimortalidade no mundo, dentre elas temos o Acidente Vascular Encefálico (AVE), que se caracteriza por uma condição clínica que demanda um rápido atendimento, pois o tempo transcorrido entre o início dos sintomas, o diagnóstico e o tratamento do episódio agudo é a principal determinante do prognóstico. Durante a assistência de enfermagem a ser prestada, é importante que o profissional enfermeiro conheça os parâmetros e variáveis relacionadas ao fluxo sanguíneo cerebral (FSC), que corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. O valor normal do FSC para o cérebro no adulto é em torno de:

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • O fluxo sanguíneo cerebral (FSC) é definido como o volume de sangue que circula através da circulação cerebral num determinado tempo. Uma vez determinado o FSC, é possível calcular a oferta e o consumo de oxigênio cerebral a partir do conteúdo de oxigênio arterial e venoso. O FSC normal é de 50-60 ml/100 g/min, variando desde 20 ml/100 g/min na substância branca até 70 ml/100 g/min em algumas áreas da substância cinzenta (figura 3). Crianças entre 2 e 4 anos têm fluxos mais altos, ao redor de 100-110 ml/100 g/min, e que se “normalizam” ao longo da adolescência. Se o FSC cair, ocorrerá primeiro uma diminuição da função neuronal e, posteriormente, lesão irreversível. Se, entretanto, o FSC se elevar acima de limites fisiológicos, edema cerebral e áreas de hemorragia podem aparecer. Desta forma, o FSC deve ser mantido dentro de valores normais apesar das flutuações da PPC.

  • Essa questão é a que foi feita para desempate kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Acidente Vascular Encefálico (AVE).

    O fluxo sanguíneo cerebral (FSC) corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. O valor normal do FSC para o cérebro no adulto é em torno de 50 a 60 ml/ 100 g/min, podendo variar desde 20 ml/ 100 g/min na substância branca até 70 ml/100 g/min em algumas áreas da substância cinzenta.

    A manutenção do FSC depende de um equilíbrio entre a pressão dentro do crânio, a pressão intracraniana (PIC) e a pressão arterial média do sangue (PAM).

    A) Incorreto. 44 mL/100 g/minuto é um valor abaixo do esperado.

    B)
    Correto. 54 mL/100 g/minuto está na referencia esperada.

    C)
    Incorreto. 72 mL/100 g/minuto é um valor acima do esperado.

    D)
    Incorreto. 42 mL/100 g/minuto é um valor abaixo do esperado.

    E)
    Incorreto. 94 mL/100 g/minuto é um valor acima do esperado.

    Resposta do Professor: B.

  • me poupe, que qualidade de questão


ID
5015329
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a presença constante do enfermeiro, na assistência aos pacientes, frequentemente ele é o primeiro profissional a constatar os sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA). Entre os sinais e sintomas observados na IRpA, destacam-se:


I - aumento da FR (> 24 rpm) e alterações do padrão respiratório;

II - alterações cardiocirculatórias: bradicardia, hipotensão arterial, dor torácica e lombar, e arritmia;

III - diminuição da saturação de oxigênio avaliada pela oximetria de pulso (< 91%);

IV - alterações relacionadas ao sistema nervoso central, como ansiedade, agitação, inquietude e confusão.


Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA).

     

    I - Correto. Aumento da FR (> 24 rpm) e alterações do padrão respiratório (dispneia);

    II - Incorreto. Alterações cardiocirculatórias: bradicardia, hipotensão arterial, dor torácica e lombar, e arritmia não estão relacionadas a IRpA, pois nesse quadro os sintomas são de hipóxia e não por alteração de circulação.

    III - Correto. Diminuição da saturação de oxigênio avaliada pela oximetria de pulso (< 91%) pois o oxigênio não consegue chegar a extremidade;

    IV - Correto. Alterações relacionadas ao sistema nervoso central, como ansiedade, agitação, inquietude e confusão relacionadas ao déficit de oxigênio.

     

    Resposta do Professor: D) estão corretos, apenas I, III e IV.


ID
5015332
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Abordar a qualidade em saúde não é uma tarefa fácil, principalmente quando o foco é o atendimento hospitalar. A avaliação do desempenho dos serviços de saúde é um elemento importante para caracterizar um sistema de saúde desejável e economicamente acessível. O quadro conceitual mais aceito no delineamento da avaliação dos serviços de saúde é o estabelecido por Donabedian, que propõe três áreas, consideradas uma tríade, cujo desempenho busca avaliar:

Alternativas
Comentários
  • quantas questões posso responder
  • Donabedian defendia que a avaliação da qualidade se sustentava em 3 componentes: estrutura, processo e resultado. Esses três tipos de informação só podem ser utilizados se existir uma relação causal entre eles: a estrutura apoia a execução do processo e o processo é executado para gerar resultado.

    Na estrutura se avalia a relação das propriedades físicas e organizacionais do local onde o cuidado é oferecido, o número e treinamento dos profissionais de saúde e os equipamentos disponíveis. Está relacionado principalmente com as condições físicas, humanas e organizacionais em que o cuidado se dá.

    No processo consideramos as atividades realizadas no , sendo considerados os testes e procedimentos apropriados para o diagnóstico, a terapêutica e o acompanhamento, ou seja, a inter-relação entre prestador e receptor dos cuidados.]

    Os resultados são geralmente medidos pelo estado de saúde e satisfação do paciente, usando indicadores como “taxa de mortalidade”, “taxa de satisfação do paciente”, entre outros.

    Donabedian acredita também que o conceito de  se desdobra em 7 pilares:

    Eficácia

    Efetividade

    Eficiência

    Otimização

    Aceitabilidade

    Legitimidade

    Equidade

    Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/avaliacao-da-qualidade-em-saude/#:~:text=Donabedian%20defendia%20que%20a%20avalia%C3%A7%C3%A3o,%C3%A9%20executado%20para%20gerar%20resultado.

  • Quando se pensa no serviço de enfermagem, é necessário enxergar:

    • Estrutura, Processo e Resultado.

    Sete Pilares da Qualidade - DONABEDIAN

    1. EFICÁCIA;
    2. EFETIVIDADE;
    3. EFICIÊNCIA;
    4. OTIMIZAÇÃO;
    5. ACEITABILIDADE;
    6. LEGITIMIDADE;
    7. EQUIDADE.
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre avaliação do desempenho dos serviços de saúde.

    O quadro conceitual mais aceito no delineamento da avaliação dos serviços de saúde é o estabelecido por Donabedian, que propõe três áreas, consideradas uma tríade, cujo desempenho busca avaliar: estrutura, processo e resultado (LETRA C).
    A estrutura esta relacionada a avaliação das condições disponíveis para a execução da assistência à saúde, dentre elas recursos humanos, materiais e físicos, as normas, as rotinas e as instalações.

    O processo refere-se a oferta de atividades para a assistência, relacionado a procedimentos, técnicas, aspectos éticos e relação terapêutica.

    O resultado refere-se ao efeito da relação entre o serviço de saúde e os usuários que reflete na saúde da população.

    A)
    Incorreto.  Não são os pilares objetivos, implementação e avaliação.

    B)
    Incorreto.  Não são os pilares planejamento e avaliação.
     
    C) Correto.

    D)
    Incorreto.  Não são pilar a implementação.

    E)
    Incorreto.  Não são os pilares pesquisa e diagnóstico.

    Resposta do Professor: C.

    Referencia: FERREIRA, Jéssica et al . Avaliação da Estratégia Saúde da Família à luz da tríade de Donabedian. av.enferm.,  Bogotá ,  v. 39, n. 1, p. 63-73,  Apr.  2021 .   



ID
5015335
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) refere-se a qualquer infecção aguda, subaguda, recorrente ou crônica dos ovidutos e ovários, com envolvimento do tecido adjacente.

Temos três tipos de DIP:

A – Cervicite.

B – Endometrite.

C – Salpingo-ooforite.


ACHADOS NOS EXAMES DIAGNÓSTICOS:


( ) o número de leucócitos está elevado ou normal, a radiografia pode mostrar íleo e no esfregaço do exsudato cervical ou das glândulas periuretrais mostra diplococos intracelulares gram-negativos

( ) culturas para Neisseria gonorrhoeae são positivas e na sua forma crônica os organismos causadores geralmente são Staphylococcus ou Streptococcus

( ) na infecção grave, a palpação pode revelar útero amolecido e as amostras do útero e de sangue são positivas para microrganismo causador, geralmente Staphylococcus


A sequência correta que correlaciona o tipo de DIP aos seus achados nos exames diagnósticos é:

Alternativas
Comentários
  • ( C – Salpingo-ooforite.) o número de leucócitos está elevado ou normal, a radiografia pode mostrar íleo e no esfregaço do exsudato cervical ou das glândulas periuretrais mostra diplococos intracelulares gram-negativos

    (A – Cervicite. ) culturas para Neisseria gonorrhoeae são positivas e na sua forma crônica os organismos causadores geralmente são Staphylococcus ou Streptococcus

    (B – Endometrite. ) na infecção grave, a palpação pode revelar útero amolecido e as amostras do útero e de sangue são positivas para microrganismo causador, geralmente Staphylococcus

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Doença Inflamatória Pélvica (DIP).

     

    Temos três tipos de DIP, que são caracterizadas pelos achados nos exames diagnósticos.

     

    (C – Salpingo-ooforite – inflamação da trompa de falópio e do ovário) - em que os achados laboratoriais mostram número de leucócitos elevados ou normal; a radiografia pode mostrar íleo e no esfregaço do exsudato cervical ou das glândulas peri uretrais mostra diplococos intracelulares gram-negativos. Porém, é sempre um diagnóstico complexo por ser muito inespecifico.

     

    (A – Cervicite – inflamação no colo do utero) – normalmente o paciente apresenta culturas para Neisseria gonorrhoeae positivas e na sua forma crônica os organismos causadores geralmente são Staphylococcus ou Streptococcus.

     

    (B – Endometrite – é a infalamação do endométrio) – na infecção grave, a palpação pode revelar útero amolecido e as amostras do útero e de sangue são positivas para microrganismo causador, geralmente Staphylococcus.

     

    Resposta do Professor: E) C, A, B.