SóProvas



Prova IBADE - 2021 - VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO - Assistente Social


ID
5015278
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Sobre a PNH, é correto afirmar que:


I – atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho;

II – o acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde;

III – o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual;

IV - um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.


Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • O acolhimento não sustenta prioritariamente a relação entre equipes de profissionais e sim dos usuarios, gestores e trabalhadores.

  • I – atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho; Correto

    II – o acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde; Correto

    III – o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual;Errado. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. 

    IV - um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde. Correto.

  • Como apenas a alternativa III esta incorreta o gabarito é A.

    O erro do enunciado III: "o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual" é que o acolhimento não é construído como um processo individual. O acolhimento é um processo entre a equipe e os usuário/comunidade.

  • Somente a III está errada. O acolhimento vem de toda a equipe. O acolhimento vem com escuta, dá importância!

    RESPOSTA: A

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Política Nacional de Humanização (PNH).

     

    I – Correto. Atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho que irão direcionar a melhor assistência;

    II – Correto. O acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde para além da física, incluindo as questões sociais e psíquicas que promovem adoecimento e necessidade de assistência;

    III – Incorreto. O acolhimento deve ser coletivo, pois todos apresentam necessidades diferenciadas e individuais. Além disso, é importante estabelecer uma relação interpessoal entre equipes de profissionais e usuários que seja capaz de promover esse acolhimento;

    IV - Correto. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde, pois todos fazem parte desse sistema que é de direito coletivo.

     

    Resposta do Professor: A) estão corretos, apenas: I, II e IV.


ID
5015281
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No setor da saúde, a informação subsidia o processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, mortalidade e morbidade, fatores de risco, condições demográficas, entre outras. Um desses sistemas de informação consiste em reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional e apresenta atualmente um número de registros maiores do que o publicado pelo IBGE, com base nos dados de Cartório de Registro Civil.

Estamos falando do (a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B, SINASC- Sistema de informação sobre nascidos vivos.

    Revisando os sistemas de informação do SUS:

    SINAN: Sistema de informação de agravos de notificação;

    SIM: Sistema de Informação de Mortalidade

    SI-PNI: Sistema de informação do Programa Nacional de Imunização


ID
5015284
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública. A respeito do CONASEMS, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5015287
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Lei nº 12.401/2011 trata da Assistência Terapêutica e da Incorporação de Tecnologia em Saúde. A respeito desta Lei, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A) Faz sim!

    B) o fornecimento não será pela Secretaria estadual de saúde; 

    Gestor Federal - Fornecimento pactuado na comissão intergestores tripartite

    Gestor estadual - Fornecimento pactuado na comissão intergestores bipartite

    Gestor Municipal - Fornecimento pactuado no conselho municipal de saúde

    C) Tem domiciliar sim

    E) Tem a possibilidade de dispensação.


ID
5015290
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Notificação Compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria. Dependendo da doença ou agravo, a notificação poderá ser imediata – em até 24 horas - ou semanal para os respectivos órgãos responsáveis. De acordo com a Portaria 264/2020, são exemplos de doenças ou agravos que poderão ser notificadas semanalmente:

Alternativas
Comentários
  • Acidente de trabalho com exposição a material biológico, dengue - casos e doença de Chagas crônica.


ID
5015293
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Constituição de 1988 determinou, no Artigo 198, que a sociedade participasse da gestão do sistema de saúde. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:


I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II - atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III - participação da comunidade;

IV – centralização da gestão e participação popular.


Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

    gabarito errado.

  • Concordo

  • Sua cara qnd marcou a D e "errou" ...

    A despeito do gabarito notadamente equivocado da banca, vamos às alternativas erradas:

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; ERRADA, pois a prioridade deve ser direcionada a atividades PREVENTIVAS (art. 198, II, CF).

    EX. quanto ao CORONAVÍRUS ao invés de priorizar o USO DE MEDICAMENTOS COMO CLOROQUINA (ATIVIDADE CURATIVA), priorizar MEDIDAS SANITÁRIAS, DISTANCIAMENTO, ISOLAMENTO, QUARENTENA (ATIVIDADE PREVENTIVA).

    Q458594. FCC. 2014. DEFENSOR PÚBLICO: As ações e serviços de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado para atendimento integral, com prioridade às atividades curativas, mesmo que em detrimento dos serviços assistenciais. ERRADA, prioridade para atividades PREVENTIVAS, SEM PREJUÍZO dos serviços assistenciais.

    IV – centralização da gestão e participação popular. ERRADA, a gestão é DESCENTRALIZADA (art. 198, I, CF).

  • ERRADO. RESPOSTA CORRETA, LETRA D

  • gabarito da questão letra D

  • Achei que fosse apenas eu errando essa questão. LETRA D

  • Também fui de D


ID
5015296
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O SUS tem como objetivo oferecer a toda população brasileira acesso universal, integral e gratuito aos serviços de saúde. São programas e ações do SUS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Qconcursos poderia comentar as questões!

  • Gabarito: Letra E

    Programa Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos.

  • Prevenção de controle do HIV/AIDS, isso está correto ou é erro de digitação?

  • a) Programa Nacional de Imunização - programa(fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas?b_start:int=20)

    b) Prevenção de Controle HIV/AIDS (está dentro da Política Nacional de DST/ Aids: princípios e diretrizes: Ações de Prevenção e Controle das DST/HIV/AIDS na Comunidade e Rede Básica de Saúde... p. 40. fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_17.pdf - mesmo assim tive dúvida nessa alternativa tbm)

    c) Sistema Nacional de Doação e Transplante de Órgãos. - programa (fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas?b_start:int=20)

    d) Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - está dentro da Política Nacional de Saúde Mental (fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/conheca_raps_rede_atencao_psicossocial.pdf)

    e) Programa Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos - projeto (fonte: https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/preven%C3%A7%C3%A3o-de-quedas#:~:text=O%20projeto%20visa%20realizar%20um,no%20domic%C3%ADlio%20para%20reduzir%20morbimortalidade.)

    Como a questão pede programas e ações do SUS, acredito que a resposta correta seja a letra E mesmo, apesar de ter ficado em dúvida entre a E e B. Espero ter ajudado!

  • O número de erros de digitação tem crescido nas provas... já é o segundo que encontro em menos de 10 minutos resolvendo questões por aqui... prevenção DE controle => prevenção E controle do HIV/AIDS.


ID
5015299
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos programas existentes no SUS. A ESF visa a reorganização da atenção básica no país e um ponto importante de sua estrutura é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • um equipe de Saúde da família é composta por médico, uma enfermeira chefe, duas técnicas de enfermagem, e agentes de saúde.
  • 1 técnico de enfermagem ou auxiliar de enfermagem nunca os dois. como propõe a alternativa (e)

    resposta letra D

    #FORABOLSONARO!!!

  • PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    Essa banca é um LIXO. Não formula uma questão 100% correta, se vc quiser acertar tem que optar pela alternativa menos errada.

    Primeiro: quem visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS é a EQUIPE de Saúde da Família (eSF) que é considerada como ESTRATÉGIA de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica.

    Segundo ponto: há grande diferença no que diz respeito a concurso nos termos EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA e EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA.

    Terceiro ponto: de cara vc elimina as alternativas A, B e C. Daí o texto da alternativa considerada correta está errado, pois, a equipe é composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar E/OU técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).

  • São itens necessários à estratégia Saúde da Família:

    I - existência de equipe multiprofissional (equipe saúde da família) composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal;

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF).

    Sua equipe multiprofissional deve ser composta por, no mínimo: Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (letra D) de acordo com a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

     

    A) Incorreto. O Dentista pode acrescentar a composição da equipe, mas não é obrigatório.


    B)
    Questionável. Fisioterapeutas poderão compor a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de acordo com a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Ressaltamos que em 29/10/2021, foi sancionada a Lei 14.231, de 28 de outubro de 2021 que inclui os profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na estratégia de saúde da família. Portanto, essa questão é passível de anulação.


    C)
    Incorreto. Psicólogos  poderão compor a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de acordo com a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017.


    D)
    Correto.


    E)
    Incorreto. A equipe é composta por Técnico de Enfermagem OU Auxiliar de Enfermagem e não pelos dois profissionais. Além disso, o agente comunitário também compõe a equipe mínima.

     

    Resposta do Professor: D. Pois o concurso provavelmente é anterior a outubro de 2021.


ID
5015302
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Rede Cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres fazendo parte da gama de programas existentes no SUS. A respeito da rede cegonha, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vide as Informações no Site do Ministério da Saúde: https://aps.saude.gov.br/ape/cegonha

    Gab. C

    Força, Foco e Fé...

  • Alternativa correta "letra C"

    a) essa rede é estruturada a partir de três componentes: pré-natal, parto e nascimento.

    Quatro componentes: pré-natal, parto, nascimento e  Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

    b) uma das diretrizes da rede cegonha é voltada para atenção à saúde das crianças de 0 a 12 meses com qualidade e resolutividade.

    Atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses meses com qualidade e resolutividade

    c) correta

    d) um dos objetivos da rede cegonha é o acesso às ações de planejamento reprodutivo.

    Trara-se de uma diretriz e não objetivo

    e) compete ao Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal.

    Compete ao município, por meio da secretaria municipal de saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal.


ID
5015305
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em sua 198ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de junho de 2009. O presente documento, assegura ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados, e foi elaborado levando em consideração seis princípios basilares, tais como:


I - todo cidadão também tem direito para que seu tratamento aconteça da forma adequada eximindo sua responsabilidade sendo esta total do Estado;

II - todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;

III - todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;

IV - todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.


Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Acho incrível como o aprendizado evolui com o tempo, respondi essa questão por acaso sem nem ler o enunciado. Só o fato de você fazer muitas questões já te dá essa habilidade.Tudo bem que é uma questão fácil mas no inicio parece que as coisas estão tão distantes.

    coloca uma coisa na sua cabeça: VOCÊ É CAPAZ DE APRENDER TUDO!

  • Gabarito: (E)

    todo cidadão também tem direito para que seu tratamento aconteça da forma adequada eximindo sua responsabilidade sendo esta total do Estado

    > Na verdade, a responsabilidade é de todos, cidadão ou do Estado. Ou seja, não exime, descarta, dispensa sua responsa.

    _______

    Bons Estudos.

  • RESOLUÇÃO CNS N. 553, DE 9 DE AGOSTO DE 2017

    Agora é CARTA dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde, atualização em 2017.


ID
5029633
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.662/03, a alternativa que NÃO constituiu uma competência do Assistente Social é:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

           I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;

           II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;

           III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;

           IV - ;

           V - orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;

           VI - planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais;

           VII - planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;

           VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

           IX - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

           X - planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;

           XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

  • Gabarito certo: E

  • E. São Atribuições PRIVATIVAS do Assistente Social

  • o ítem E é ATRIBUIÇÃO PRIVATIVA, não uma competência.

  • Quando se trata de Competências do Assistente Social, é importante destacar que "expressam a capacidade para apreciar ou dar resolutividade a determinado assunto, não sendo exclusivas de uma única especialidade profissional. " (IAMAMOTO, 2002) Dessa forma, planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social é uma atribuição privativa do Assistente Social, tendo em vista que não compete à outra especialidade, sendo desta forma exclusiva.

  • A questão solicita conhecimento da Lei nº 8.662 de 1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    A) encaminhar providências e prestar orientação social aos indivíduos, aos grupos e à população.

    B) realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais.

    C) planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.

    D) prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às Políticas Sociais, no exercício e na defesa dos direitos.

    E) planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.

    Analisando as alternativas, temos que:

    A, B, C, e D – Incorretas. De acordo com o “Art. 4º” da Lei de Regulamentação profissional, as alternativas constituem competências do/a assistente social. Competências são as funções que competem de modo geral, ou seja, cabe também a outros profissionais. Competências são as funções que competem de modo geral, ou seja, cabe também a outros profissionais.

    E – Correta. Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social. De acordo com o “Art. 5º” da Lei de Regulamentação profissional, a alternativa constitui em uma atribuição privativa do/a assistente social. Atribuições privativas são competências exclusivas do/a assistente social.

    Gabarito: E

  • Prestar muita atenção na letra "d", pois fala em matéria ( pode ser confundida com atribuição privativa por causa do MAU) , mas a opção fala em matéria relacionada às políticas sociais. Logo é uma competência.


ID
5029636
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais da população idosa criando condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Em relação ao atendimento asilar previsto por tal Política, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

         Art. 4º Constituem diretrizes da política nacional do idoso:

     III - priorização do atendimento ao idoso através de suas próprias famílias, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos que não possuam condições que garantam sua própria sobrevivência;

    Pol.Nacional do idoso

  • A questão requer conhecimento da Lei nº 8.842/1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.

    De acordo com o “Art. 4º”, da Lei nº 8.842/1994, constituem diretrizes da política nacional do idoso:

    I - viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações;

    II - participação do idoso, através de suas organizações representativas, na formulação, implementação e avaliação das políticas, planos, programas e projetos a serem desenvolvidos;

    III - priorização do atendimento ao idoso através de suas próprias famílias, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos que não possuam condições que garantam sua própria sobrevivência;

    IV - descentralização político-administrativa;

    V - capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços;

    VI - implementação de sistema de informações que permita a divulgação da política, dos serviços oferecidos, dos planos, programas e projetos em cada nível de governo;

    VII - estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento;

    VIII - priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família;

    IX - apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento.

    Parágrafo único. É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social.

    Analisando as alternativas, temos:

    A, C, D, e E – Incorretas. As alternativas não estão de acordo com a Lei nº 8.842/1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso.

    B – Correta. Destina-se aos idosos que não têm condições de garantir sua própria sobrevivência. De acordo com o “Art. 4º”, das diretrizes da política nacional do idoso, temos: III - priorização do atendimento ao idoso através de suas próprias famílias, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos que não possuam condições que garantam sua própria sobrevivência.

    Gabarito: B


ID
5029639
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Projeto Ético Político do Serviço Social no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Cespe 2010

    O projeto ético político da profissão, ao apontar para a construção de nova ordem societária, sinaliza, também, para a necessidade de mediações teóricas, éticas e políticas no processo de intervenção profissional.


ID
5029642
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como base a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) a alternativa abaixo que NÃO é um princípio da Assistência Social no Brasil é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:

    I – Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

    II – Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

    III – Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

    IV – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

    V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

  • SURID.

  • Surida

  • Descentralização Política é uma diretriz da LOAS.


ID
5029645
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS) existe desde 2003 para dar efetividade aos princípios do Sistema Único de Saúde nas práticas de gestão e atenção em Saúde, sendo uma de suas diretrizes a:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Política Nacional de Humanização- (PNH)-2003 As diretrizes são:

    Acolhimento

    Gestão participativa e cogestão

    Ambiência

    Clinica ampliada e compartilhada

    Valorização do trabalhador

    Defesa dos direitos dos usuários.

  • Gab C

    AMBIÊNCIA

    Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • A) Transversalidade. (Principio)

    B) Corresponsabilidade. (Principio)

    C) Ambiência. (Diretriz)

    D) Centralidade. (Não previsto)

    E) Indissociabilidade. (Principio)


ID
5029648
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A violência contra diferentes grupos como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQI+ se expressa a partir de diferentes demandas em unidades de Saúde. Acerca deste tema, é correto afirmar que a notificação:

Alternativas
Comentários
  • Especificamente a violência intrafamiliar, como objeto da notificação compulsória, convoca a todos: Estado, sociedade civil, instituições de educação de saúde, de assistência, a agir em dois níveis. O primeiro, o da prevenção por meio da garantia de acesso.

  • Qualquer outro profissional de outra área que responda essa questão, com certeza marcaria a letra A.


ID
5029651
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em casos de internação de crianças e adolescentes em unidades de Saúde, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 12 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura a permanência de um dos pais ou responsável junto à criança ou adolescente no caso de internação. Veja:

    Art. 12 ECA: os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.

    Esse dispositivo trata do direito de acompanhamento que a criança ou adolescente (pessoas mais frágeis) possuem quando da internação em um estabelecimento de saúde (seja em clínicas, hospitais, prontos-socorros, entre outros) público ou particular. Frisa-se, por fim, que esse direito deve ser assegurado 24 horas por dia, e não somente em um período específico para visitação.

    Gabarito: E

  • GABARITO - E

    Art. 12 . os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.

    Aprofundando as legislações:

    Lei 10.741 /03 - E. Idoso

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

  • A questão em comento versa sobre cuidados em caso de necessidade de internação de criança e adolescente em estabelecimento de saúde.

    Diz o art. 12 do ECA:
    Art. 12.   Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)


    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A - INCORRETA. É garantida a permanência de um dos pais ou responsável legal em tempo integral, segundo o art. 12 do ECA (e não só em tempo parcial).

    LETRA B - INCORRETA. Não é qualquer adulto, mas sim um dos pais ou responsável legal.

    LETRA C - INCORRETA. Não há qualquer menção no art. 12 do ECA de Conselho Tutelar.

    LETRA D - INCORRETA. Não há menção no art. 12 do ECA de “internação diferenciada para menores de 05 anos"

    LETRA E - CORRETA. Reproduz o art. 12 do ECA.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
  • Art. 12.   Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.


ID
5029654
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA's).


    A)
    Correto. São unidades de saúde que concentram os atendimentos de complexidade intermediária. Nesse sentido atendem as demandas de urgência e emergência, sendo responsável por encaminhar os casos mais graves para unidades de internação terciária. Comumente atuam a partir da classificação de riscos identificando sinais e sintomas para verificar a gravidade do caso.


    B)
    Incorreto. São unidades básicas de saúde os serviços de atenção primária.  Essas unidades não atuam a partir da classificação de riscos, pois são responsáveis por estratégias de prevenção e promoção.


    C)
    Incorreto. A classificação de risco é realizada por profissionais de Enfermagem da unidade.


    D)
    Incorreto. Não podem realizar atendimentos de alta complexidade, mesmo que excepcionalmente, pois são responsáveis pela regulação e direcionamento desses casos para os locais adequados, serviços terciários.


    E)
    Incorreto. Não realizam procedimentos cirúrgicos em casos graves. Esses são específicos da alta complexidade, serviços terciários.

     

    Resposta do Professor: A.


ID
5029657
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Entre a década de 30 e meados da década de 60, a Política de Saúde caracterizou-se pela(o):

Alternativas
Comentários
  • LETRA -----> C

    criação de condições sanitárias mínimas combinadas à medicina previdenciária dos IAP’s.

  • Gab C

    Em 1930:

    • criação dos IAP's (Os IAPS surgem, da necessidade política do Estado estender a todas as categorias do operariado urbano organizado os benefícios da previdência)
    • política de saúde de caráter nacional, organizada em dois subsetores: saúde pública e medicina previdenciária;

    Até 1960, o subsetor de saúde pública centralizou-se na criação de condições sanitárias mínimas para as populações urbanas e, restritamente, para as do campo. O subsetor de medicina previdenciária só irá sobrepujar o de saúde pública a partir de 1966.

    .

    .

    .

    .

    Em 1933, as CAPS são unificadas e são criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP's), que garantiam aos associados:

    • aposentadoria;

    • pensão em caso de morte: para os membros de suas famílias ou para os beneficiários;

    • assistência médica e hospitalar;

    • socorros farmacêuticos, mediante indenização pelo preço do custo acrescido

    das despesas de administração.

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • Qual o erro da letra B?

  • 1933 - IAPS

    1966 - Unificação dos IAPs e criação do INPS


ID
5029660
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Enquanto trabalhadores, também mediados pela relação de assalariamento, os assistentes sociais enfrentam inúmeros desafios nos diferentes espaços sócio ocupacionais. Desta forma, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As demandas, a rigor, são requisições técnico-operativas que, através do mercado de trabalho, incorporam as exigências dos sujeitos demandantes.

    [...] Por isso mesmo, a identificação das demandas não encerra o desvelamento das reais necessidades que as determinam. (MOTA; AMARAL, 1998, p. 25).