SóProvas



Prova Instituto Excelência - 2017 - Prefeitura de Tremembé - SP - Oficial de Escola


ID
2290666
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao realizar um ato de comunicação verbal, o indivíduo escolhe e seleciona as palavras, para depois organizá-las e combiná-las, conforme a sua vontade. E todo esse trabalho de seleção e combinação não é aleatório, não é realizado por acaso, mas está intimamente ligado à intenção do emissor. Assim sendo, a linguagem passa a ter funções. A respeito das funções de linguagem e suas definições assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) (...) voltada para a informação, para o próprio contexto ( ou referente ). A intenção é transmitir ao receptor dados da realidade

     

    de uma forma direta e objetiva, com palavras empregadas em seu sentido denotativo.

     

    [ A alternativa citada anteriormente descreve aspectos concernentes à função referencial ]

     

    Exemplo: O sol é uma estrela de quinta grandeza.

     

     

    B) (...) centrada no destinatário ( ou receptor ). Ocorre quando a intenção do emissor é influenciar o destinatário, quando a mensagem

     

    está centrada no destinatário em forma de ordem, apelo ou súplica, temos a função apelativa ou conativa da linguagem.

     

    [ Essa alternativa descreve, de acordo com o que foi mencionado em seu próprio texto, a função apelativa ]

     

    Exemplo: "Compre aqui e concorra a um carro zero".

     

     

    C) (gabarito)

  • GABARITO: LETRA C!

    Complementando:

    A função emotiva diferencia-se da poética. Enquanto a primeira foca no emissor, a segunda foca na mensagem. Como a alternativa já delineou os contornos da função emotiva, colaciono aqui a definição da poética:

    Função Poética
    Palavra-chave: mensagem
    É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.

    Exemplos:
    a)  “... a lua era um desparrame de prata”.
    (Jorge Amado)

    b) Em tempos de turbulência, voe com fundos de renda fixa.
    (Texto publicitário)

    c) Se eu não vejo
    a mulher
    que eu mais desejo
    nada que eu veja
    vale o que
    eu não vejo
    (Daniel Borges)

    http://www.soportugues.com.br/

  • Letra C

     

    A) Errado - Conceito de função Referencial ou Denotativa.

    B) Errado - Conceito de função Apelativa ou Conotativa.

    C) CERTO

  • ....

    LETRA A -  ERRADASegundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 324):

     

    Função fática

     

    O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.

     

    Quando estamos em um diálogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor “Está entendendo?”, estamos utilizando este tipo de função; ou quando atendemos o celular e dizemos “Oi” ou “Alô”.” (Grifamos)

     

    No mesmo sentido, o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. P. 1132 ):

     

     

    Função Fática

     

    ·         o canal (contato) é o centro da mensagem;

    ·         essa linguagem se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou encerrar o contato entre o emissor e o receptor (como em ligações telefônicas, saudações,cumprimentos etc.);

    ·         tal função cria as condições básicas para que ocorra a interação verbal;

    ·         algumas marcas linguísticas: “Bom dia/tarde/noite”, “Oi”, “Olá”, “Fala…”, “E aí”, “Estou entendendo”, “Vamos lá?”, “Pronto”, “Atenção”, “Sei…”, “Fui”, “Valeu”, “Tchau” etc.(Grifamos)

  • ....

    LETRA B - ERRADASegundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. pags. 1131 e 1132):

     

     

    Função referencial (ou denotativa)

     

    Transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta­-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidade de outras interpretações além da que está exposta. Em textos científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais, essa função é a predominante.” (Grifamos)

     

     

    Ainda o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. Pag. 1131):

     

     

    Função Referencial (Informativa/Denotativa)

    ·         o referente é o centro da mensagem;

     

    ·         destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva;

     

    ·         algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 ª pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.;

     

    ·         encontramos tal função predominantemente em textos jornalísticos, científicos, didáticos e afins (não literária).

     

    Exemplo:

    “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou o governo com avaliação recorde

    de 87% para seu desempenho pessoal, conforme pesquisa da Confederação

    Nacional do Transporte (CNT) e Instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira.

    Em setembro deste ano, essa percepção era de 80,7%.” (Site de notícias)” (Grifamos)

     

  • ....

    LETRA C - CORRETASegundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 322):

     

     

    Função emotiva (ou expressiva)

     

     

    O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emissor e, portanto, apresenta­-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.” (Grifamos)

     

     

    Ainda o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. Pag. 1131):

     

     

    “Função Emotiva (Expressiva)

     

    ·         o “eu” do texto é o centro da mensagem, na qual ele destaca seus próprios sentimentos, expressa suas emoções, impressões, atitudes, expectativas etc.;

     

    ·         é um texto pessoal, cercado de subjetividade;

     

    ·         algumas marcas gramaticais indicam que tal função é a predominante no texto: verbos e pronomes de 1ª pessoa, frases exclamativas, certas interjeições, vocativos, reticências, termos e expressões modalizadoras etc.;

     

    ·         é a linguagem das músicas românticas, dos poemas líricos e afins.” (Grifamos)

  • Gabarito: C

     

    Reorganizando de acordo com os conceitos corretos:

     

    a) Função Referencial : A mais comum das funções da linguagem; voltada para a informação, para o próprio contexto. A intenção é transmitir ao receptor dados da realidade de uma forma direta e objetiva, com palavras empregadas em seu sentido denotativo. 

     

    b) Função Conativa/Apelativa : É a mensagem centrada no destinatário. Ocorre quando a intenção do emissor é influenciar o destinatário, quando a mensagem está centrada no destinatário em forma de ordem, apelo ou súplica, temos a função apelativa ou conativa da linguagem.

     

    c) Função Emotiva/Expressiva : É o texto em primeira pessoa. Quando a intenção do emissor é posicionar-se em relação ao tema que está abordando, é expressar seus sentimentos e emoções, sempre resulta um texto subjetivo, escrito em primeira pessoa. 


ID
2290669
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual é a conjugação do verbo ‘’haver’’ na 1º pessoa do singular no pretérito mais perfeito? Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: "B"

    b) Houvera - CORRETA  Pret. mais-que-perfeito (indicativo)

    1ª pessoa sing.: "eu houvera" / tu houveras / ele houvera / nós houvéramos / vós houvéreis / eles houveram

    a) - Haveria = ERRADA - fut. do pretérito (indicativo)

    1ª pessoa sing.: " eu haveria" / tu haverias / ele haveria / nós haveríamos / vós haveríeis / eles haveriam

    c) - Havia = ERRADA - pretérito imperfeito (indicativo)

    1ª pessoa sing.: " eu havia" / tu havias / ele havia / nós havíamos / vós havíeis / eles haviam

  • GABARITO: LETRA B!

    Complementando:

    O verbo "haver" é abundante.

    Verbos abundantes são aqueles que têm duas ou mais formas equivalentes, ainda que uma delas aos poucos deixe de ser empregada. É o caso do verbo haver em suas formas havemos/hemos (nós), haveis/heis (vós), no presente do indicativo. Na língua portuguesa, os exemplos mais numerosos de abundância se dão no particípio.

  • Gabarito: Letra B

    - Apenas complementado os comentários anteriores, deixo as conjugações do verbo Haver com seus respectivos pretéritos para fim de complementar os estudos:

     

    Pretérito perfeito         Pretérito imperfeito       Pret. mais-que-perfeito

    eu houve                         eu havia                             eu houvera 

    tu houveste                     tu havias                            tu houveras 

    ele/ela houve                   ele/ela havia                       ele/ela houvera

    nós houvemos                 nós havíamos                     nós houvéramos

    vós houvestes                 vós havíeis                          vós houvéreis

    eles/elas houveram          eles/elas haviam                 eles/elas houveram



    FORÇA E HONRA.

  • Classificação do tempor verbal do verbo anômalo "haver": DECORAR!

    MODO INDICATIVO:

    - Presente: Hoje eu HEI;

    - Pretérito Perfeito: Ontem eu HOUVE;

    - Pretérito Imperfeito: Eu HAVIA (Geralmente terminados em IA, AVA, NHA);

    - Pretérito Mais-Que-Perfeito: PRETÉRITO PERFEITO + RA = HOUVERA;

    - Futuro do Presente: HAVER + REI = HAVEREI;

    - Futuro do Pretérito: HAVER + RIA =  HAVERIA;

     

    MODO SUBJUNTIVO:

    - Presente: VERBO NO PRESENTE DO INDICATIVO + A/E = Que eu HAJA

    - Pretérito Imperfeito: VERBO NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO + SSE = Quando eu HOUVESSE;

    - Futuro: VERBO NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO + R = Quando eu HOUVER.

  • O uso do "que" foi omitido propositalmente pra confundir pessoas não preparadas?

    Pretérito mais perfeito;

    ou seria:

    Pretérito mais que perfeito?

  • Letra: B 

    Pretérito mais que perfeito: Usado para indicar ação anterior a outra já passada​:

    Ex: Antes de entrar, eu houvera falado com o porteiro.

    fato vagamente situado no passado:

    Ex: Nascera na senzala.

     


ID
2290672
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A língua portuguesa dispõe de diferentes processos de combinação de morfemas para formar novas palavras. Os principais processos de formação de palavras são a derivação e a composição, sendo assim assinale a alternativa CORRETA a respeito destes processos e duas especificidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    Parassíntese: Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf4.php

  • a) Palavras primitvas são aquelas que NÃO derivam de outras palavras...

    b) Palavras derivadas são aquelas que DERIVAM de outras palavras....

    c) CORRETA

  • GABARITO: LETRA C!

    Complementando:

    Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva.

    Derivação Prefixal ou Prefixação
    Resulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, que tem o seu significado alterado.

    Veja os exemplos:

    crer- descrer
    ler- reler
    capaz- incapaz

    Derivação Sufixal ou Sufixação
    Resulta de acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical.

    Por Exemplo:
    alfabetização

    No exemplo acima, o sufixo -ção  transforma em substantivo o verbo alfabetizar. Este, por sua vez, já é derivado do substantivo alfabeto pelo acréscimo do sufixo -izar.

    Derivação Prefixal e Sufixal
    Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.

    Exemplo:
    Palavra Inicial - leal
    Prefixo - des
    Radical - leal
    Sufixo - dade
    Palavra Formada - deslealdade

    Derivação Parassintética ou Parassíntese
    Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.
    Considere, por exemplo, o adjetivo "triste". Do radical "trist-" formamos o verbo entristecer pela junção simultânea do prefixo  "en-" e do sufixo "-ecer". Note que a presença de apenas um desses afixos não é suficiente para formar uma nova palavra, pois em nossa língua não existem as palavras "entriste", nem "tristecer".

    Composição é o processo que forma palavras compostas, a partir da junção de dois ou mais radicais. Existem dois tipos:

    Composição por Justaposição
    Ao juntarmos duas ou mais palavras ou radicais, não ocorre alteração fonética.

    Exemplos:
    passatempo, quinta-feira, girassol, couve-flor

    Composição por Aglutinação
    Ao unirmos dois ou mais vocábulos ou radicais, ocorre supressão de um ou mais de seus elementos fonéticos.

    Exemplos:
    embora (em boa hora)
    fidalgo (filho de algo - referindo-se à família nobre)
    hidrelétrico (hidro + elétrico)
    planalto (plano alto)

    http://www.soportugues.com.br/

  • Complementando...

    Parassíntese: Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva e na retirada de um desses (PREFIXO OU SUFIXO) a palavra deixa de existir na língua portuguesa.

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf4.php

    GAB: C 

  • Derivação prefixa sufixal é o acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo ao radical. Derivação parasintética também há o acréscimo mas a palavra deixa de fazer sentido se retirarmos um dos afixos. não concordei com o gabarito. Para estar correta a alternativa deveria elucidar à questão de deixar de fazer sentido.

  • c)

    Parassíntese é quando há acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical.


ID
2290675
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O emprego de palavras estrangeiras tem sido cada vez mais comum em nosso dia a dia. Os empréstimos linguísticos estão presentes nas modalidades oral e escrita, o que é uma característica natural do processo de globalização, fenômeno que amplia as relações entre as diferentes culturas no mundo contemporâneo. Assinale a alternativa que apresente SOMENTE exemplos de estrangeirismo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    estrangeirismo é um fenômeno linguístico que consiste no uso “emprestado” de uma palavra, expressão ou construção frasal estrangeira, em substituição de um termo na língua nativa.

    Exemplos de estrangeirismos: Okay, brother, croissant, designer, jeans, link, cappuccino, yes, show, site, pizza, hot dog, reveillon, stop, pink.

    Fonte: http://www.infoescola.com/linguistica/estrangeirismo/

  • GABARITO (A) - Croissant, designer, jeans e link.

    Estrangeirismo é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. De acordo com o idioma de origem, as palavras recebem nomes específicos, tais como anglicismo (do inglês), galicismo (do francês), etc. 

     

    Exemplos: 

    - browser (navegador, leitor de hipertexto); 
    - cowboy (vaqueiro; no estilo do Velho Oeste nos EUA): 
    filme de cowboy;Homem que luta por justiça nos filmes de séries dos EUA. 
    - drag queen (travesti, homem vestido de mulher) 
    - hit (sucesso, grande sucesso: canção que faz sucesso – Música);Tipo de música diferente,com pancadas mais fortes diferentesç; 
    - homecenter (loja enorme para materiais de construções) Loja para venda de vários acessórios para nossa casa; 
    - home theather (cinema em casa) Aúdio de qualidade sem precisar de caixas de som,aparelho pra produzir filmes com ótimas qualidade de imagens... 
    - home video (vídeo doméstico) 
    - link (ligação - em informática): 
    links externos (ligações externas); 
    - mouse (periférico de computador, em informática); 
    - play (reproduzir, tocar; reprodução: de música ou vídeo); 
    - performance” (desempenho): A alta performance de um computador (o alto desempenho de...) 
    - piercing (perfuração ornamental: em orelhas, dentes, umbigos etc) 
    - pub (cervejaria); (...)

  • Gabarito: Letra A.

    Croissant, designer, link.


ID
2290681
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cachorro e sua sombra
Esopo

Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne, ao cruzar uma ponte sobre um riacho, vê sua imagem refletida na água. Diante disso, ele logo imagina que se trata de outro cachorro, com um pedaço de carne maior que o seu. Então, ele deixa cair no riacho o pedaço que carrega, e ferozmente se lança sobre o animal refletido na água, para tomar a porção de carne que julga ser maior que a sua. Agindo assim ele perdeu ambos. Aquele que tentou pegar na água, por se tratar de um simples reflexo, e o seu próprio, uma vez que ao largá-lo nas águas, a correnteza levou para longe. 

Na sentença ‘’Agindo assim ele perdeu ambos.’’ A palavra em destaque refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. 

    A palavra que deveria estar em destaque é ambos, que refere-se aos pedaços de carne.

  • NÃO HÁ PALAVRA EM DESTAQUE.:(

     

  • Persuadir o candidato ao erro é ilegal, pois não consta na questão nenhuma palavra grifada ou grafada ou qualquer tipo de marcação e ao mesmo tempo existe uma alternativa informando "Nenhuma das alternativas.". Assim, a questão cabe recurso ou deveria ser anulada ou mandado de segurança. Ora, o erro passível de exame pelo magistrado em demandas dessa natureza é aquele perceptível de plano, a um primeiro olhar, sem maiores indagações.

  • Sim, concordo que não haja palavra grifada, contudo tratando-se de coesão e neste caso referencial a alternativa correta será d, porquanto o pronome " ele " refere-se ao cachorro .   Acredito que seja por isso.

  • Meu Deus, que banca horrorosa!!!! 

     

    1º Cadê a palavra "em destaque"?

    2º Ambos??? como assim "os pedaços de carne" ? Só existia um pedaço de carne, que foi perdido pelo cachorro ao largar no riacho.

     

    Veja: Se a letra C estiver correta, a letra A também está. Ora, se, por lógica da banca há dois pedaçoes de carne, há também dois cachorros, e que ele (qualquer um dos DOIS cachorros) perderam ambos os pedaços de carne. 


ID
2290684
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cachorro e sua sombra
Esopo

Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne, ao cruzar uma ponte sobre um riacho, vê sua imagem refletida na água. Diante disso, ele logo imagina que se trata de outro cachorro, com um pedaço de carne maior que o seu. Então, ele deixa cair no riacho o pedaço que carrega, e ferozmente se lança sobre o animal refletido na água, para tomar a porção de carne que julga ser maior que a sua. Agindo assim ele perdeu ambos. Aquele que tentou pegar na água, por se tratar de um simples reflexo, e o seu próprio, uma vez que ao largá-lo nas águas, a correnteza levou para longe. 

No excerto acima o cachorro ficou sem carne alguma por qual motivo? Assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C!

    Fiz a questão e pensei: índice de acerto deve ser 100%. Fui olhar as estatísticas, me surpreendi.

  • Uma questão dessa, não cai na minha prova..rs

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ri litros das alternativas.

  • As vezes acho que o QC lança umas estatísticas pequenas falsas nas questões só pra não desmotivar a galera... não é possível que mais de 200 pessoas responderam errado.

  • Desnecessários comentários do tipo " questão fácil", pois desmotiva as pessoas que estão começando estudar agora e/ou têm dificuldades com a disciplina.

  • Os comentários deveriam ser criados de forma a incentivar os colegas, dizer que é fácil não contribui em nada!

    Não desistam!

  • brincadeira essa questão, né? kkkkkkk


ID
2290687
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cachorro e sua sombra
Esopo

Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne, ao cruzar uma ponte sobre um riacho, vê sua imagem refletida na água. Diante disso, ele logo imagina que se trata de outro cachorro, com um pedaço de carne maior que o seu. Então, ele deixa cair no riacho o pedaço que carrega, e ferozmente se lança sobre o animal refletido na água, para tomar a porção de carne que julga ser maior que a sua. Agindo assim ele perdeu ambos. Aquele que tentou pegar na água, por se tratar de um simples reflexo, e o seu próprio, uma vez que ao largá-lo nas águas, a correnteza levou para longe. 

Qual das frases abaixo apresenta um caso CORRETO de interjeição?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. Observe o exemplo:

    Droga! Preste atenção quando eu estou falando!

    No exemplo acima, o interlocutor está muito bravo. Toda sua raiva se traduz numa palavra: Droga!

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf89.php

  • Alternativa copia e cola do exemplo do site citado pelo Luiz... sem falar que o enunciado e as alternativas nada tem a ver com o texto.

  • Droga! Li um texto que tinha nada haver com a questão.

  • Luiz Silva, cuidado com o uso do "haver"... na sua frase ele está colocado de forma equivocada.

    Significado de Haver: Existir; ter uma existência real ou abstrata: Exemplo: há livros na sala.

  • Gab.: A

    A interjeição tem como característica a função de expressar sentimentos, sensações, saudações, surpresa, espanto.

  • Droga? Quero!

  • GB A

    PMGO

  • ;porque interjeiçao e uma ordem , um apelo, ou descrever um ruido

  • Que questão fácil!

    Foco no tribunal

  • Apesar de ter o gabarito como letra A. A questão é errada, pois as interjeições quando estão combinadas com uma frase maior exclamativa, podem-se separar da frase por meio de uma vírgula, ou por meio do ponto de exclamação, ao qual se deve seguir, entretanto, letra minúscula: Ex.: "Oh! que doce harmonia traz-me a brisa!", ou seja, depois de interjeição seguida de exclamação em uma frase igualmente exclamativa, usa-se letra minúscula após o ponto.

    E na alternativa A, após a interjeição usou-se letra maiúscula e não minúscula.

  • Assertiva A

    Droga! Preste atenção quando eu estou falando!

  • Interjeição geralmente aparece acompanhada do sinal de exclamação (!)


ID
2290690
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cachorro e sua sombra
Esopo

Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne, ao cruzar uma ponte sobre um riacho, vê sua imagem refletida na água. Diante disso, ele logo imagina que se trata de outro cachorro, com um pedaço de carne maior que o seu. Então, ele deixa cair no riacho o pedaço que carrega, e ferozmente se lança sobre o animal refletido na água, para tomar a porção de carne que julga ser maior que a sua. Agindo assim ele perdeu ambos. Aquele que tentou pegar na água, por se tratar de um simples reflexo, e o seu próprio, uma vez que ao largá-lo nas águas, a correnteza levou para longe. 

A conjunção é palavra que liga orações e estabelece entre si relação de coordenação e subordinação. A conjunção quanto à classificação pode ser coordenativa e subordinativa. Assinale a alternativa que apresente uma conjunção coordenativa adversativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

    CLASSIFICAÇÃO
    - Conjunções Coordenativas
    - Conjunções Subordinativas

    CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
    Dividem-se em:

    ADVERSATIVAS
    Expressam idéias contrárias, de oposição, de compensação. Exemplos:

    - Tentei chegar na hora, porém me atrasei.
    - Ela trabalha muito mas ganha pouco.
    - Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.
    - Não vi meu sobrinho crescer, no entanto está um homem.

    Principais conjunções adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.

    Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/conjuncoes/

  • Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.

     

    São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • GABARITO: LETRA B!

    Complementando:

    Conjuções aditivas: expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" "nem" (= e + não). Introduzem as orações coordenadas sindéticas aditivas.

    Conjuções adversativas: exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensação. "Mas" é a conjunção adversativa típica. Além dela, empregam-se: porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante. Introduzem as orações coordenadas sindéticas adversativas.

    Conjuções alternativas: expressam ideia de alternância de fatos ou escolha. Normalmente é usada a conjunção "ou". Além dela, empregam-se também os pares: ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, etc. Introduzem as orações coordenadas sindéticas alternativas.

    http://www.soportugues.com.br/

  • a)  Ela foi ao cinema e ao teatro.     (ERRADO)  OBS. Só tem uma oração, pois só tem um verbo.

     

    b)  Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.   (CORRETO)   OBS.  Conjunção adversativas: Mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto......

     

    c)  Ou você sai do telefone ou eu vendo este aparelho.      (ERRADO)  OBS. Conjunção alternativa: ou...ou, já....já, ora...ora, quer...quer e etc...

     

    d)  Nenhuma das alternativas.     (ERRADO)  OBS.  Tem alternativa correta, que é a B

  • Amadorismo

  • Platão Πλάτων, não sei se está correto, mas a alternativa A acredito ser duas orações sim, pelo fato do verbo "foi" estar subentendido (elipse). Ficaria assim: Ela foi ao cinema e (foi) ao teatro. Nesse caso há uma conjunção coordenativa aditiva.

     

    Corrija-me se estiver errado.

     

    Bons estudos!

  • Por que ficam colocando questões com gabarito errado?  que coisa mais irresponsável.

  • não é ''e'' e sim ''ou''

     

  •  a)Ela foi ao cinema e ao teatro.(Aditivas:adição,soma)

     b)Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.(Gabarito. Adversativa: oposição,contraste)

     c)Ou você sai do telefone ou eu vendo este aparelho.(Alternativas: escolha, exclusão, alternancia)

     d)Nenhuma das alternativas. 

  • b)  Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.

  • ocnjuncoes coordenadas adversativas. ideia de quebra de expectativa. decepção. e, nem mas, no entanto, entretanto, não obstante

  • A) Ela foi ao cinema e ao teatro. (Conjunção Sindética aditiva)

    B) Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.(Conjunção Sindética Adversativa)

    C) Ou você sai do telefone ou eu vendo este aparelho. (Conjunção Sindética Alternativa)

    D) Nenhuma das alternativas.

  • CONJUNÇÕES COORDENATIVAS ADVERSATIVAS:MAS, PORÉM,CONTUDO,TODAVIA,ENTRETANTO,NO ENTANTO,SENÃO ,NÃO OBSTANTE, SÓ QUE, APESAR DISSO

  • achei que era consecutiva

  • Ela foi ao cinema e ao teatro. ADITIVA

    Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim. ADVERSATIVA

    Ou você sai do telefone ou eu vendo este aparelho. ALTERNATIVA

  • Adversativa na condição de compensação


ID
2290693
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola precisa construir espaços de diálogo e de participação no dia-a-dia de suas atividades curriculares e não curriculares, de forma a permitir que estudantes, docentes e a comunidade se tornem atores e atrizes efetivos de fato, da construção da cidadania participativa. Na escola, os distúrbios disciplinares, a violência e o autoritarismo nas relações interpessoais são alguns dos maiores problemas sociais da atualidade e vêm comprometendo a busca por uma educação de qualidade, e de forma democrática, para que os conflitos cotidianos sejam enfrentados nas escolas, busca-se a construção de valores de ética e de cidadania por parte dos membros da comunidade escolar. A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado. Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos ganhará, pois os resultados serão positivos:
Mediante o exposto acima assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Bastava ler o comando que pedia a "correta" e analisar de acordo com o contexto atual. 

  • Muito fácil!
  • Erro grotesco de português em comando de prova é de matar...

    " Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos ganhará(???), pois os resultados serão positivos:"

  • Sendo sincero eu nem li o comando da questão. apenas foi nas alternativas, sei que é perigoso, mas meu conhecimento no texto de lei fez com que eu plotasse o erro nas alternativas mesmo. questão muito fácil. Depois que vi o comentário da Ivy é que fiquei curioso pra ler o comando...

      

  •  b)

    Das implicações estatutárias para a escola e do direito á educação, é o Art. 53 diz que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício de sua cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se - lhes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • No artigo 53 da LDB não consta esse paragráfico.

    Artigo 53: No exercício da sua autonomia, são asseguaradas às universidades, sem prezuízo de outras (...)

  • ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

    Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

    Subseção IV

    Da Adoção

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    LETRA B

  • A) Os pais têm direito sim de participar das propostas pedagógicas da escola. Princípio da (Gestão Democrática)

     

    B) GABARITO

     

    C) Eu, de cara, ao ler a letra B, já matei a questão. No entanto, acredito que a palavra ''somente'' seja a grande vilã. Sempre desconfio de palavras como (somente, nunca, jamais, exclusivamente)

     

     

  • Gab.: B

    Uma dica: Em enunciados que as alternativas contém uma que é bem maior (em proporção) a outras dê uma atenção especial a ela, pois provavelmente é o gabarito. Ouvi um professor falando isso e  tem me ajudado.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Vamos analisar cada alternativa para identificarmos a correta.

     

    A) Os pais ou responsáveis não tem o direito ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    Errada! De acordo com o art. 53, parágrafo único, do ECA, é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Portanto, a assertiva erra ao afirmar que os pais ou responsáveis não tem o direito.

     

    B) Das implicações estatutárias para a escola e do direito à educação, é o Art. 53 diz que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício de sua cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Certa! Esta alternativa está correta conforme o art. 53 do ECA e seus incisos:

    A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    C) No processo educacional respeitar-se-ão somente os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, sendo de suma importância que a instituição escolar tome conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, somente para a sua prática educacional.

    Errada! Essa alternativa traz com ela dois erros. O primeiro erro limita o respeito, no processo educacional, somente aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente e na verdade no processo educacional deve-se considerar os diversos direitos da criança e do adolescente de acordo com o que preconiza o ECA. O segundo erro trata-se do fato da questão afirmar que a instituição escolar deve ter o conhecimento do ECA somente para a sua prática educacional. Na verdade, a instituição escolar deve primar pelos direitos da criança e do adolescente em sua totalidade, como afirma por exemplo, o Art. 56. Do ECA: “Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos".

     

    D) Nenhuma das alternativas.

    Errada! Identificamos a letra B como correta, portanto, se existe uma alternativa correta a letra D é descartada.

     


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
2290696
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na Relação da Escola com o Conselho Tutelar o Art.56 define que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicação ao Conselho Tutelar os casos de:

I- Maus tratos envolvendo sues alunos;

II- Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

III- Elevados níveis de repetência;

IV- A desvalorização e desrespeito aos profissionais da educação escolar.

Quanto ao exposto acima assinale a alternativa que indica uma afirmativa INCORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA GALERA, LEMBREM-SE QUE ELE QUER A INCORRETA. 

     

  •  c)

    Apenas a IV.

  • É só você imaginar que o Conselho Tutelar vai cuidar da "tutela", ou seja, refere-se a crianças e jovens.

     

    Não faz sentido o Conselho tutelar amparar os profissionais da educação.

  • Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

  • A letra D também está errada... aff

  • O embasamento desta questão está no art. 56, da Lei 8069/1990

  • O enunciado dá a resposta da questão kkkkkkkkkkk

  • Quem não leu o enunciado INCORRETA e se apavorou com o gabarito, fazendo com que desconfiasse de sua inteligência, me add

  • Não vi que era incorreta! Ódio!


ID
2290699
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96. Onde o artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. De acordo com essa Lei é CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • a) A escola tem uma responsabilidade importante nesse sentido e é todo o ambiente escolar que deve estar organizado de modo a favorecer o desenvolvimento dos educandos enquanto cidadãos.

  • Lei nº. 9.394/96

    TÍTULO II

    Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.             (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • Alguém poderia dar uma resposta mais sofisticada do porquê de ser a letra A ?

    Obrigado.

  • O ambiente escolar deve ser planejado para a formação do cidadão. Esse é o objetivo principal da instituição escolar, por isso a letra A está correta. Interessante a questão, pois ela vai além da letra da lei e exige interpretação.


ID
2290702
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O cidadão, porém é mais do que apenas os habitantes. É aquele que está interessado no que acontece em sua comunidade. Para alunos e professores, a cidade é a escola. Do ponto de vista do educador, a cidadania passa por boas relações com os colegas, com a direção, com os funcionários – pelo direito de ensinar, ou seja, formar cidadãos. Do ponto de vista do aluno, ela reside no direito de ir à escola e só começa a fazer sentido quando ele aprende.
Julgue as afirmativas:
I- Ao assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, essa formação, está incluída aspectos relativos ao conhecimento das matérias escolares, mas também aspectos práticos para que o educando possa também participar ativamente de sua transformação.
II- O que caracteriza o cidadão é a sua participação na vida social, nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do país. É preciso que todo cidadão tenha seus direitos respeitados e seja cumpridor de seus deveres.
III- Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e publica. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa publica e o próprio meio ambiente.
IV- A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • essa questão muito confussa eu acho que a  l ,ll elll esta correta

  • alguem pode comentar a respeito desta pergunta 

  • Eu acredito que todas as alternativas estejam corretas, como não tem essa opção, a resposta é "nenhuma das alternativas anteriores". Questão confusa e mal formulada. 


ID
2290705
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na formação do educador nada é visto sobre a história da criança e do adolescente. A falta de uma visão histórica/ da realidade de crianças e adolescentes, entre outros fatores, dificulta a compreensão dos educadores com relação à cidadania de crianças e adolescentes. O Brasil deu um passo importante na conquista da cidadania infanto-adolescente, ao promulgar em 13 de julho de1990 a Lei conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O Estatuto representou um novo paradigma com relação ao tratamento dispensado à infância e adolescência. Assinale a alternativa que indica qual é essa Lei:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

  • LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

     

    Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

  • Lei 8.069/90 - Corresponde ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)

    Lei 9394/96 - Corresponde a Lei de Diretrizes e Bases da Edução (LDB)


ID
2290708
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O assunto relações humanas está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética. Muito se tem falado sobre as deficiências nas Relações Humanas no ambiente de trabalho. O desenvolvimento de competências comportamentais passou a ser trabalhado, na prática, em treinamentos dinâmicos que abordam as relações humanas e aplicam técnicas de sensibilização, em que o colaborador faz uma reflexão sobre seus relacionamentos pessoais e profissionais, e uma análise em relação às escolhas feitas todos os dias e que nortearão suas vidas, tanto na organização como fora dela. O assunto “relações humanas” está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética, no respeito e no reconhecimento das diferenças de cada pessoa. A seguir estão relacionados alguns aspectos dos treinamentos comportamentais e as regras de boa convivência funcional e que devem ser trabalhadas com superiores, subordinados e colegas:
Assinale a CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra - A

    Ser claro na comunicação, falar somente o necessário, saber ouvir é uma arte! Cuidar para não ferir o outro com reações agressivas – controlar emoções é fundamental.

  • Que questãozinha, hein?! Faz vergonha pra banca...

  • Como assim falar somente o necessário? robô agora?

     

  • FALAR SOMENTE O NECESSÁRIO, NÃO CONCORDEI.


ID
2290711
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCNs elegeram Os seguintes princípios para orientar a educação escolar: dignidade da pessoa humana; igualdade de direitos; participação pela vida social, pois os PCNs estão articulados com os propósitos do Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) e, dessa forma, propõem uma educação comprometida com a cidadania, elegendo, baseados no texto constitucional, princípios para orientar a educação escolar.
Assinale a alternativa que indica o principal critério desta proposta dos PCNs:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta:

    b) Visar à dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social são algumas de suas balizas.

  • Questão easy level. Resposta no enunciado!


ID
2290714
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Falar sobre drogas é sempre delicado. Geralmente as discussões são infladas por juízos de valor, pré-julgamentos ou preconceitos que nos levam a perceber a problemática sem, no entanto, conseguirmos dominá-la eficientemente. E essa temática deve ser adequadamente debatida e trabalhada no ambiente escolar, para que tenhamos condições de enfrentar este problema de modo a preveni-lo, promovendo a saúde de todos os sujeitos que vivenciam o dia a dia escolar, sejam educadores, colaboradores, alunos ou familiares. Diante de uma questão tão complexa historicamente, se torna necessário compreender que o objetivo não é atingirmos o ideal de uma sociedade totalmente livre de drogas, mas é preciso valorizar o papel protagonista do educador e daqueles que trabalham na escola para auxiliar os estudantes a fazerem escolhas saudáveis em suas vidas.
Com base no assunto exposto julgue as afirmativas:
I- O protagonismo do educador é fundamental para que se tenha sucesso nesse enfrentamento, ajudando a escola na articulação com as diversas redes de apoio e a apostar na reinserção dos alunos usuários.
II- Ações e projetos preventivos na escola precisam agregar uma visão mais realista do contexto escolar brasileiro, que leve em conta os fatores de risco já presentes em seu cotidiano, mas sem descuidar da valorização de fatores de proteção envolvidos e do protagonismo dos próprios jovens.
III- Toda escola possui estrutura adequada e profissional capacitado para lidar com a questão da prevenção e ainda proporcionar ao educando acesso a todas as possibilidades de entender e de se defender de seu inimigo - a droga.
IV- O tema deve ser abordado de modo a esclarecer sem medo os ouvintes e oportunizar as manifestações de opiniões e participação na construção de um melhor entendimento sobre a questão das drogas. As ações sociais de modo geral devem primar por medidas preventivas no combate ao uso de drogas.
São VERDADEIRAS:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre as alternativas B e C...

    Porém ao analisar o contexto da minha escola, pude apontar a C como certa! Nem sempre a escola possui estrutura adequada ou mesmo profissionais capacitados ou ambos.

  • Na minha opinião essa questão tá muito mal formulada. No item I fala do professor como protagonista da ação, já no item II fala do aluno como tal. Elas meio que se contradizem. Acertei no chutometro, mas são afirmações antagonicas.

     

  • III está errada. Nem toda escola tem estrutura física e cognitiva para trabalhar este assunto.


ID
2290717
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se que os acidentes são eventos previsíveis e preveníveis, é fundamental o reconhecimento dos fatores envolvidos na sua ocorrência no ambiente escolar, para que se possa atuar de forma preventiva e eficaz, evitandos e os transtornos e lesões causadas por esses agravos. Os profissionais que atuam nos equipamentos escolares ou de educação devem estar aptos a identificar as situações de risco e garantir ambientes seguros para as crianças e adolescentes que frequentam esses espaços.
Uma importante estratégia para conseguir estes objetivos é a:

Alternativas

ID
2290720
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A nova concepção de espaço escolar é ensejada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n. 9.394/96), que, em seu artigo 1°, propõe uma nova concepção de educação, que passa, doravante, a ser definida como processo abrangente, voltado à formação global do indivíduo, vinculada ao mundo do trabalho e à prática social, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática. Consolida-se assim, gradualmente, uma concepção de educação cidadã, que se afasta de modelos pedagógicos padronizados e excludentes, em favor de um ambiente de aprendizagens colaborativas e interativas, que considerem todos os integrantes da escola protagonistas do processo educativo. A compreensão desse conceito implica, entre outros aspectos: refletir sobre a nova função social da escola e, por consequência, sobre a nova função pedagógica de seus profissionais. Tal entendimento auxilia a vislumbrar o traço pedagógico inerente às funções do trabalhador não docente, redimensionando sua importância e sua atuação educativa a patamares mais definidos, tanto em termos sociais quanto profissionais.
Julgue as afirmativas:
I- Os funcionários, outrora identificados por nomenclaturas diversas serviçais, servidores, auxiliares – e, principalmente, por exercerem o papel de meros cumpridores de tarefas, são chamados agora para uma nova missão, em face das profundas e radicais transformações por que passam a sociedade e a escola tão imprescindível quanto urgente a superação, nas instituições educacionais, da cultura imperativa e tradicionalista, historicamente agregada ao fazer educativo, avançando-se para uma prática de trabalho coletiva, comprometida com a qualidade da educação.
II- Com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, independentemente da função que exerçam.
III- O Oficial Escolar deve fazer parte dos grupos de alunos que há na escola, buscando não contrariá-los e agir de acordo com eles, e observar os valores que circulam longe do olhar dos professores.
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     


ID
2290723
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Impeachment de Dilma Rousseff foi um dos acontecimentos recentes mais importantes do Brasil, do ponto de vista político. Referente a isto, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

     

    4/08/2016 12h28 - Atualizado em 04/08/2016 14h38

    Por 14 votos a 5, comissão especial recomenda que Dilma seja julgada

    Órgão aprovou relatório que aponta ilegalidades da presidente afastada.
    Parecer ainda terá de ser avaliado na terça (9) pelo plenário do Senado.

     

    A Comissão Especial do Impeachment aprovou em sessão nesta quinta-feira (4), por 14 favoráveis e 5 contrários, o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que diz que a presidente afastada Dilma Rousseff cometeu ilegalidades e recomenda que o caso seja levado a julgamento final.

    Com a decisão, se encerraram os trabalhos da Comissão de Impeachment. A sessão durou quase três horas, e 22 senadores discursaram. O parecer do relator Anastasia será agora votado pelo plenário principal do Senado em sessão prevista para a próxima terça-feira (9). Se a maioria simples dos senadores também aprovar o relatório de Anastasia, Dilma será levada a julgamento final, com início previsto para o final deste mês.

    Dos 21 integrantes da comissão, 20 tinham direito a voto, porque Raimundo Lira, presidente do colegiado, só votaria em caso de empate. No entanto, foram registrados somente 19 votos porque o senador Wellington Fagundes (PR-MT) não compareceu à votação por motivos pessoais e suplente dele, Eduardo Amorim (PSC-SE), também não estava presente.

     

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/08/por-14-votos-5-comissao-especial-recomenda-que-dilma-seja-julgada.html

     

     

  • o ex-presidente Fernando Collor adotou um tom conciliador com a oposição, gritando “Não vai ter golpe”. 

     

    PARECE PIADA. 

  • Fora Temer!!

  • A alternativa B é uma piada.

  • Essa banca é uma piada.

  • IMAGINANDO AQUI O COLLOR GRITANDO "NÃO VAI TER GOLPE" KKKKKKKK A MAIOR PIADA DE TODAS!

  • Fora Temer!

  • Tchau, querida!!

    Foi tarde!

  • Dilma caiu por pedalada fiscal (outros presidentes fizeram e não consta como crime), o Temer faz barbaridades e f...o povo e não dá nada. Mas barbaridade não é crime, kkkk
  • Teve Golpe! FORA TEMER

  • A: Collor disse que no caso dele em 92 foi golpe. Com relação ao impeachment da Dilma, Collor foi a favor.

    B: Lula não era vice da Dilma; sim, Michel Temer

    C: Certa

     

  • FOI GOLPE ! #FORABOLSONAROGENOCIDA.


ID
2290726
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Qual a definição CORRETA para o termo “Nova Ordem Mundial”?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

     

    A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/nova-ordem-mundial.htm

  • LETRA A

     

    Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.

    Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/nova-ordem-mundial.htm

  • Só eu que lembrei dos illuminatis?? haha

  • Como colocou uma das colegas: Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria. 

  • Essas questões de atualidades são feitas por jornalistas da rede Globo. Só papo furado!!!

  • Meu deus, que questão mais nada a ver.  

  • Eu também lembrei dos ILUMINATIS. Por isso errei a questão rs

  •  O que isso tem a ver com ATUALIDADES? Que saiba atualidades são assuntos de no maximo 2 anos pra cá. 

    Alguém jogue uma bomba nessa banca que só faz questão ruim

  • nova ordem mundial está em atualidades sim.

     

  • As pessoas escrevem abobrinhas e não escrevem a resposta certa ¬¬

    LETRA A <<<<

  • essa porcaria existe desde antes de 1989 ou 1991 , mas ta ai, o GAB é o A


ID
2290729
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre a qualidade de vida no Brasil, podemos considerar que:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA -B

    O tempo é um dos problemas com a qualidade de vida atual, pois as pessoas têm cada vez uma separação menor entre prazer e trabalho.

  • Gabarito: B

     

    Porém, questão confusa.

  • A) acredito que esteja errada, porque, além do IBGE, outros centros de pesquisa também podem fazer essa pesquisa.

  • O tempo é com certeza um dos problemas com a qualidade de vida atual, pois as pessoas têm cada vez uma separação menor entre prazer e trabalho, fazendo com que muitas vezes não sobre tempo para buscar atividades que ajudem a manter seu corpo e mentes sãos. Isso deixa claro que a organização é uma etapa importante do processo para se atingir uma vida de qualidade.

    Fonte: http://academiaeft.com.br/project/bem-estar-e-qualidade-de-vida/

    Gabarito: B

  • A resposta não pode ser Letra A pela construção do item:  apesar de o IBGE mede estatísticas acerca da qualidade de vida (índices de IDH, etc), ele não "mede o que é" qualidade de vida. 

  • Hahaha mas que bela questão. Está mais pra psicologia ou filosofia

  • Quando se trata de qualidade de vida numa prova de atualidades a banca não deveria se ater a opiniões. Essa questão deveria ser anulada, pois o que se espera são dados objetivos (como o IDH - índice de desenvolvimento humano) ou indicativos de pesquisa na área de bem estar da população. A questão foi muito vaga. 

  • Existem muitas pessoas que sentem prazer no trabalho tanto é que temos os workholics.

    Questão mal elaborada.

  • Gabarito B.

    Porém, não seria uma separação maior entre prazer e trabalho?

  • Não dá nem pra quebrar essa banca. Ja nasceu quebrada... Que lixo.

  • examinqdor usou ópio

  • Meu deus! Questão que atrapalha o candidato...

  • Que lixo! A banca não tem capacidade de escrever um texto inteligível. Nem me dei o trabalho de tentar decifrar isso!

     

  • Comentário Produtivo - Concursanda Convocada.

    Obrigada.

  • "O tempo é um dos problemas com a qualidade de vida atual, pois as pessoas têm cada vez uma separação menor entre prazer e trabalho."

    Como assim a resposta é esse item? Se há uma separação cada vez menor entre trabalho e lazer pode-se entender então que os dois estão mais próximos, não? Que o trabalho não está sendo monótono ou chato, desprazeroso; que está sendo bom trabalhar.

    Pra estar correto deveria ser uma maior separação entre 'lazer' e 'trabalho' e não menor, ao meu ver

    Resp deveria ser item D

  • Que banca é essa, senhor. Por isso não faço prova de prefeitura.
  • essa banca e ibfc

  • Isso que dá fazer licitação pra realizar concurso. Só vencem as piores bancas

    Dispensa a licitação -.-''

  • Sério? 

  • Podemos chamar isso de examinador? Que banca é essa?

  • A prova deveria ser elaborada pela Instituição que abre o concurso. 

    Acho que essa banca Instituto Excelência estava brincando... 

  • pra mim de acordo com as opçõe todas estariam certas menos a D, questão confusa pela opinião "pessoal" da banca

  • "O tempo é um dos problemas com a qualidade de vida atual, pois as pessoas têm cada vez uma separação menor entre prazer e trabalho."

    Esta certa em meu ponto de vista, porque realmente hoje em dia trabalho muito das vezes não pode ser confundido como um dever sua consequencia um prazer esta sendo confundida, busca prazer no trabalho não e uma obrigatoriedade e sim consequencia; qualidade de vida,a oms fala que para cada um qv uma simples percepção de padroes pre definidos, na vida menos e mais. 

  • O tempo é um dos problemas com a qualidade de vida atual, pois as pessoas têm cada vez uma separação menor entre prazer e trabalho.

     

    O examinador tava bem depressivo nesse dia tadinho; BEM POÉTICO

  • O examinador faltou nas aulas de português. 

  • Abaixo assinado para essa banca se aposentar hahahah

  • Mais uma para o TOP 10 piores questões do QC.
    Pergunta de filosofia.

  • sabe de nada inocente! Pelo menos na minha região as pessoas têm cada vez uma separação MAIOR entre prazer e trabalho. Não encontram prazer no trabalho. Por isso essa foi a primeira que descartei :(

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk Sugestão para a banca.

    Sobre a qualidade de vida no Brasil: Como disse Aristóteles, no ano 340 a.C., a vida...

     

  • banca preguiçosa ao extremo kkkkkkkkk quase todas as questões possuem apenas 4 alternativas e quase sempre a ultima "Nenhuma das anteriores" preguiça de criar a 4ª alternativa hahahahahahahahaha

  • Instituto "Excelência" em fazer questões temerárias!.

  • Que pergunta absurda, não mede nenhum conhecimento.

  • Instituto Excelência!??Aonde!?

    Pergunta lixoooo,absurda.


ID
2290732
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Ciclo do Ouro é o período da História do Brasil correspondente ao século XVIII. Foi o período em que ocorreu intensa atividade extrativista de ouro em qual região do país?

Alternativas
Comentários
  • http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/ciclo-do-ouro/

     

    a) Minas Gerais

  • Minas Gerais, UAI!

  • (A)

    Chama-se ciclo do ouro, ciclo da mineração e corrida do ouro ao período da história do Brasil e de Portugal em que a extração e exportação do ouro e do diamante dominou a dinâmica econômica do Brasil colonial. O ciclo vigorou com força durante os primeiros 60 anos do século XVIII, altura a partir da qual a produção de ouro começou a decair devido ao esgotamento progressivo das minas da região explorada, que hoje compreende os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia. Já a produção de diamante em Diamantina durou de 1740 a 1810,e a produção de diamante na Chapada Diamantina principiou em meados do século XIX.

    Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_ouro

  • Minas de ouro!! hihihi

  • O nome do estado é Minas, não tem como errar hahahahaha.

  • Não sabia que MG era uma REGIÃO agora.

  • tão fácil que achei que era pegadinha

  • Pra mim essa questão parece mais de História do que atualidades.

  • Isso não é questão de ATUALIDADES!!! É pergunta de história.

  • Isso é questão de História, não de Atualidades!

  • minas gerais, mais específico na cidade de ouro preto antiga vila rica, a qual recebeu intensa urbanização nessa época

  • O Ciclo do Ouro é o período da História do Brasil correspondente ao século XVIII, que teve intensa atividade extrativista de ouro em Minas Gerais.

    Resposta: A


ID
2290735
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2014, houveram manifestações contra e a favor da presidente da época Dilma Rousseff, do PT (Partido dos Trabalhadores). Dentre os termos usados pelos manifestantes contra o governo, qual deles NÃO foi utilizado?

Alternativas
Comentários
  • HOUVERAM manifestações? Daí é pra f...!!!

  • Quando li houveram, desisti de começar a responder as questões desta banca "Instituto Excelência".

  • Eu tirei foto da questão para mostrar ao professor, porque não acreditei.

  • KK, ótimos comentários. Verbo "haver" no sentido de existir é impessoal, portanto não há concordância. 

  • Não costumo comentar nas questões, no entanto, nessa faço questão. Como se usa fazer uma pergunta tão abrangente assim em uma prova? Como se garante que a frase não foi usada? Chega a ser uma brincadeira... só pode.... kkkkk

  • Existe banca que só EXISTE porque existe corrupção, propina, lavagem, sabotagem...

  • Detalhe: O "vem pra rua" foi contra o aumento da tarifa de ônibus. Questão tosca, banca tosca. 

  • qual foi o gabarito da banca?

  • O GABRITO FOI "C"

  • Portugues é o principal ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Mariana Crus, como diz o nobre professor de português, Fernando Moura. Estes alunos estão ficando insuportáveis, pois foi capaz de detectar a concordância na frase. Um forte abraço!

  • Inacreditável uma questão dessas. Até hoje não existir um controle mínimo, uma exigência de qualidade com o nível das bancas e provas...
    Ter o futuro decidido por questões como essa é de lascar.

  • Essa questão é um desrespeito aos candidatos que levam a sério sua preparação. Tá de brincadeira...

  • falta de respeito com quem se dedica aos estudos com tanta seriedade.

  • ...kkkk Houveram!!!

    Essa banca ganhou a licitação porque deve ser de graça ou é do Tiririca..kkkkkkkkkkk

  • Chocada com essa questão.

  • Absurdo selecionar candidatos com questões ridículas como esta. Não existe controle sobre a qualidade do serviço que esta banca está prestando?

  • Chocada com esse verbo "HOUVERAM"

    Chocada com a questão.

    Chocada...

     

  • ATUALIDADES de 2014 realizadas em prova de 2017????????

  • "Instituto Excelência" 

  • Excelência em fazer merda!

  • HOUVERAM???????? Que lixo de banca é essa? Coitado dos candidatos que fizeram essa prova, jogaram dinheiro fora com a inscrição, prova parece até que foi feita pra colocar quem eles querem. Tudo cotado.
  • Lixo!

     

  • Perguntinha estranha... eu hein!!!

  • Tanta coisa foi utilizada.

     

  • qual a fonte dessa informação ??? muito subjetivo. 

  • HOUVERAM? Que lixo. Parei aí.

  • "Houveram manifestações"....aí é pra acabar mesmo!!

  • Questão mal formulada e totalmente pessoal! 

    Ex: Eu poderia ser um manisfestante e ter dito "A luta é um direito" meu.  Né?! 

    Que eu saiba, "O gigante acordou" torcedores de futebol utilizam esta frase. 

  • Questão Anulada. O correto seria Ouveram.

  • Tinha que haver um impeachment dessa banca, pelamor... Vá ser ruim assim lá longe...

  • Em que lugar do Brasil existe a palavra Houveram?

  • HOUVE, HOUVE, HOUVE, HOUVE...............CARAMBA.....não entende de língua portuguesa, usa um dicionário, uma gramática ou até mesmo o google.......

  • A questão já começou errada no enunciado, com esse erro grotesco de português... No mais, as alternativas também estão erradas! "O gigante acordou" foi contra o aumento das tarifas das passagens, assim como o "vem para rua".

  • DEEEEEESGRAÇA, 
    ja começa errado a questão falando em 2014, isso não é mais atualidade ja é história 

  • A doutrinação já se inicia num concurso....kkkk

  • houveram :)

  • Houveram kkķkkkkk

  • No sentido de existiracontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/houve-ou-houveram.htm

     

  • Por falar em PT acho que foi o Lula que escreveu essa questão.

  • Isso que eu achei estranho, o verbo haver está errado ali, cara.

  • O verbo está "sertinho", Instituto Excelência kkkk