-
A) (...) voltada para a informação, para o próprio contexto ( ou referente ). A intenção é transmitir ao receptor dados da realidade
de uma forma direta e objetiva, com palavras empregadas em seu sentido denotativo.
[ A alternativa citada anteriormente descreve aspectos concernentes à função referencial ]
Exemplo: O sol é uma estrela de quinta grandeza.
B) (...) centrada no destinatário ( ou receptor ). Ocorre quando a intenção do emissor é influenciar o destinatário, quando a mensagem
está centrada no destinatário em forma de ordem, apelo ou súplica, temos a função apelativa ou conativa da linguagem.
[ Essa alternativa descreve, de acordo com o que foi mencionado em seu próprio texto, a função apelativa ]
Exemplo: "Compre aqui e concorra a um carro zero".
C) (gabarito)
-
GABARITO: LETRA C!
Complementando:
A função emotiva diferencia-se da poética. Enquanto a primeira foca no emissor, a segunda foca na mensagem. Como a alternativa já delineou os contornos da função emotiva, colaciono aqui a definição da poética:
Função Poética
Palavra-chave: mensagem
É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.
Exemplos:
a) “... a lua era um desparrame de prata”.
(Jorge Amado)
b) Em tempos de turbulência, voe com fundos de renda fixa.
(Texto publicitário)
c) Se eu não vejo
a mulher
que eu mais desejo
nada que eu veja
vale o que
eu não vejo
(Daniel Borges)
http://www.soportugues.com.br/
-
Letra C
A) Errado - Conceito de função Referencial ou Denotativa.
B) Errado - Conceito de função Apelativa ou Conotativa.
C) CERTO
-
....
LETRA A - ERRADA – Segundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 324):
“Função fática
O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.
Quando estamos em um diálogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor “Está entendendo?”, estamos utilizando este tipo de função; ou quando atendemos o celular e dizemos “Oi” ou “Alô”.” (Grifamos)
No mesmo sentido, o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. P. 1132 ):
“Função Fática
· o canal (contato) é o centro da mensagem;
· essa linguagem se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou encerrar o contato entre o emissor e o receptor (como em ligações telefônicas, saudações,cumprimentos etc.);
· tal função cria as condições básicas para que ocorra a interação verbal;
· algumas marcas linguísticas: “Bom dia/tarde/noite”, “Oi”, “Olá”, “Fala…”, “E aí”, “Estou entendendo”, “Vamos lá?”, “Pronto”, “Atenção”, “Sei…”, “Fui”, “Valeu”, “Tchau” etc.” (Grifamos)
-
....
LETRA B - ERRADA – Segundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. pags. 1131 e 1132):
“Função referencial (ou denotativa)
Transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidade de outras interpretações além da que está exposta. Em textos científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais, essa função é a predominante.” (Grifamos)
Ainda o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. Pag. 1131):
“Função Referencial (Informativa/Denotativa)
· o referente é o centro da mensagem;
· destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva;
· algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 ª pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.;
· encontramos tal função predominantemente em textos jornalísticos, científicos, didáticos e afins (não literária).
Exemplo:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou o governo com avaliação recorde
de 87% para seu desempenho pessoal, conforme pesquisa da Confederação
Nacional do Transporte (CNT) e Instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira.
Em setembro deste ano, essa percepção era de 80,7%.” (Site de notícias)” (Grifamos)
-
....
LETRA C - CORRETA – Segundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 322):
“Função emotiva (ou expressiva)
O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emissor e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.” (Grifamos)
Ainda o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. Pag. 1131):
“Função Emotiva (Expressiva)
· o “eu” do texto é o centro da mensagem, na qual ele destaca seus próprios sentimentos, expressa suas emoções, impressões, atitudes, expectativas etc.;
· é um texto pessoal, cercado de subjetividade;
· algumas marcas gramaticais indicam que tal função é a predominante no texto: verbos e pronomes de 1ª pessoa, frases exclamativas, certas interjeições, vocativos, reticências, termos e expressões modalizadoras etc.;
· é a linguagem das músicas românticas, dos poemas líricos e afins.” (Grifamos)
-
Gabarito: C
Reorganizando de acordo com os conceitos corretos:
a) Função Referencial : A mais comum das funções da linguagem; voltada para a informação, para o próprio contexto. A intenção é transmitir ao receptor dados da realidade de uma forma direta e objetiva, com palavras empregadas em seu sentido denotativo.
b) Função Conativa/Apelativa : É a mensagem centrada no destinatário. Ocorre quando a intenção do emissor é influenciar o destinatário, quando a mensagem está centrada no destinatário em forma de ordem, apelo ou súplica, temos a função apelativa ou conativa da linguagem.
c) Função Emotiva/Expressiva : É o texto em primeira pessoa. Quando a intenção do emissor é posicionar-se em relação ao tema que está abordando, é expressar seus sentimentos e emoções, sempre resulta um texto subjetivo, escrito em primeira pessoa.