SóProvas



Prova Marinha - 2014 - CSM - Primeiro Tenente - Enfermagem


ID
1580107
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quais são os objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher?

Alternativas
Comentários
  • Se eu faço 500 questões na primeira semana de Abril e faço 449 na segunda semana de Maio (sem mencionar quantas fiz nos outros períodos dos meses citados), posso concluir que fiz menos questões em Maio do que em Abril?


ID
1580110
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, o adiamento da vacinação é recomendado em situações muito específicas, como no uso de medicamentos ou tipos de tratamento que provoquem imunodepressão. Após transplante de medula óssea, o adiamento deve ser por:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o atual manual de normas de vacinação (2014) - "O usuário que fez transplante de medula óssea (pós-transplantado) deve ser encaminhado ao CRIE de seis a doze meses após o trnsplante, para revacinação conforme indicação."

  • Nao seria 6 meses a doze meses (1 ano) ?


ID
1580113
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Brunner (2011), a necrólise epidérmica tóxica (NET) e a síndrome de Stevens-Johnson (SJS) são patologias cutâneas potencialmente fatais. Quanto a essas doenças é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Certo

     

    b) A pele fica extremamente dolorosa.

     

    c) Ambas acontecem em todas as idades e em ambos os sexos.

     

    d) A incidência mostra-se aumentada em pessoas idosas por causa do uso habitual de muitos medicamentos.

     

    e) Pessoas que estão imunossuprimidas, incluindo aquelas com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS/SIDA), exibem um alto risco de SJS e NET.

  • Não faz muito sentido imunodeprimidos apresentarem alto risco, visto que é uma síndrome de hipersensibilidade desencadeada por resposta imune (CD8 e CD56).

ID
1580116
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação não-invasiva (VNI) é uma estratégia que permite oferecer altos fluxos de oxigênio com FiO2 variáveis e ajustáveis, assim como pressão positiva nas vias aéreas através de dispositivos específicos. De acordo com Herlon (2008), o uso da VNI está bastante consagrado em três situações clínicas:

Alternativas

ID
1580119
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Wong, (2006), a fibrose cística(FC) é herdada com um traço autossômico recessivo. A criança afetada herda o gene defeituoso de ambos os pais e a despeito dos consideráveis progressos, permanece uma doença progressiva e incurável. Analise as afirmativas a seguir:


I - o diabetes relacionado a FC(DRFC) constitui um achado frequente em crianças com fibrose cística.


II - para fins diagnósticos, é realizado o teste quantitativo de cloro no suor.


III- a manifestação mais precoce da FC é o íleo meconial.


IV - as complicações pulmonares constituem a ameaça menos grave da criança com FC devido a fluidez das secreções.


Asssinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    A chance de ter diabetes aumenta com a idade, mais comum em adultos, por volta dos 30 anos.

    Complicações pulmonares são mais significativas em crianças com FC. Devido as secreções serem muito espessas, ocorre acúmulo/obstrução, e favorece a proliferação de microorganismos. O pseudomonas Aeroginosas é o agente mais comum nas infecções pulmonares.

    Fonte: Wong, capitulo 23.


ID
1580122
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner (2011), o pneumotórax acontece quando a pleura parietal ou visceral é rompida e o espaço pleural é exposto à pressão atmosférica positiva. A respeito do pneumotórax é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O pneumotórax pode ser classificado em aberto ou fechado e, também, em simples ou hipertensivo. O pneumotórax simples tem sua etiologia baseada, principalmente, no trauma penetrante e na contusão torácica, ocorre mais amiúde quando o ar penetra no espaço pleural através da ruptura de uma bolha ou de uma fístula broncopleural.

    Pneumotórax Aberto É caracterizado pelo contato do espaço pleural com o meio ambiente (solução de continuidade entre a cavidade e o meio externo), levando a uma equivalência entre as pressões atmosférica e intratorácica, o que ocasionará, em última instância, o colapso pulmonar, queda da hematose e uma hipóxia aguda. Ou seja, o ar que entra na cavidade torácica não fica aprisionado.

    O tratamento do pneumotórax é muito variado e depende de vários fatores. Podem ser tomadas condutas desde tratamentos mais conservadores, como a observação domiciliar, até a toracotomia com ressecção pulmonar e pleurectomia. A toracotomia está indicada quando houver saída imediata na drenagem pleural de mais de 1.500 ml de sangue (ou de mais de 20ml/kg de peso) ou, se na evolução, o sangramento horário for maior de 300ml por hora no período de duas horas consecutivas.

    O pneumotórax hipertensivo desenvolve-se a partir da entrada de ar no espaço pleural através de uma válvula unidirecional no pulmão ou parede torácica. Consequentemente, a pressão interpleural aumenta de forma progressiva, colabando o pulmão ipisilateral e deslocando o mediastino e a traquéia contralateralmente, comprimindo o pulmão sadio e reduzindo o retorno venoso e o débito cardíaco, com rápida deterioração dos sinais vitais.  Introduzir a agulha no hemitórax afetado na altura do 2º espaço intercostal na linha hemiclavicular. Deve-se usar uma agulha de calibre 14 para adultos e uma de calibre 18 para crianças, com uma agulha com, pelo menos, 5cm de comprimento para penetrar a cavidade pleural.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia


    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


  • Substituindo as palavras erradas pelas palavras corretas de acordo com a bibliografia sugerida pela banca (azul)

    O pneumotórax simples ocorre mais amiúde quando o ar penetra no espaço pleural através da ruptura de uma bolha ou de uma fístula broncopleural. (GABARITO)

    No pneumotórax aberto/hipertensivo o ar que penetra na cavidade torácica a cada inspiração é aprisionado, não podendo ser expulso durante a expiração.

    Como regra básica, a toracotomia é indicada quando 1000ml/1500 de sangue for aspirado em média inicialmente por toracocentese ou quando o débito do dreno continuar aproximadamente 100 ml/h/200 ml/h

    O pneumotórax hipertensivo pode ser descomprimido com agulha fina no / 2° espaço intercostal na linha axilar média.

    Em um pneumotórax hipertensivo no lado afetado, os sons respiratórios estão diminuídos ou ausentes e a percursão apresenta macicez/ hiper-ressonância.

    Fonte: BRUNNER e SUDDARTH, 2011. pAG: 1040

  • o pneumotórax simples ocorre mais amiúde quando o ar penetra no espaço pleural através da ruptura de uma bolha ou de uma fístula broncopleural.


ID
1580125
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. O agravo atinge a todos os grupos etários com maior predominância nos indivíduos economicamente ativos (15 a 54 anos). Analise as afirmativas a seguir.


I - A baciloscopia direta do escarro deverá ser utilizada para acompanhar a evolução bacteriológica do paciente positivo durante o tratamento. O controle bacteriológico deve ser mensal e obrigatoriamente ao término do segundo, quarto e sexto mês de tratamento.


II - Para o diagnóstico recomenda-se a coleta de três amostras de escarro.


III- No tratamento de primeira linha da tuberculose no Brasil para adultos e adolescentes (> 10 anos) se utiliza rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.


IV - O esquema básico para o tratamento de adultos e adolescentes (a partir de 10 anos) com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambuto1, não deverá ser usado no primeiro trimestre de gestação.


Assinale opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Etambutol, Pirazinamida, Izoniazida e Rifampicina são considerados fármacos seguros para a gestação.

    TDO da tuberculose na AB: Protocolo de Enfermagem -2011

  • Sobre a IV: recomenda-se utilizar Piridoxina 50 MG + RHZE devido as complicações neurológicas que a Isoniazida pode causar.

  • 2 amostras de escarro! DESATUALIZADA

  • 2 amostras de escarro! DESATUALIZADA


ID
1580128
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação da ferida deve ser periódica e é de fundamental importância o acompanhamento da evolução do processo cicatricial e da terapêutica utilizada. As feridas também podem ser classificadas quanto à dimensão. Nesta classificação, NÃO deve ser mensurado:

Alternativas

ID
1580131
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Oguisso (2013), quanto ao exercício da Enfermagem e paciente terminal, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1580134
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência dos idosos, conforme os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As responsabilidades dos gestores do SUS também devem ser definidas, para que, em todos os níveis, de forma articulada e conforme suas competências específicas, possam prover os meios e viabilizar o propósito da PNSPI. Desta forma, correlacione os gestores do SUS com suas competências e assinale a opção correta.


GESTORES                                    


I - Gestor Federal 


II - Gestor Estadual 


III- Gestor Municipal 


COMPETÊNCIAS


( ) Estabelecer mecanismos para a qualificação dos profissionais do sistema local de saúde.


( ) Manter articulação com municípios para apoio à implantação e supervisão das ações.


( )  Manter articulação com estados e municípios para apoio à implantação e supervisão das ações.


( ) Implementar as diretrizes da educação permanente e qualificação em consonância com a realidade loco regional.


Alternativas

ID
1580137
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Wong (2006), a enterocolite necrosante(ECN) é uma doença inflamatória do intestino com incidência aumentada em neonatos prematuros. Analise as afirmativas a seguir referentes à assistência de enfermagem ao portador da ECN.


I - Como a ECN é uma doença infecciosa, uma das funções mais importantes da enfermagem é o controle de infecções.


II - É especialmente importante aferir a temperatura retal no paciente portador da ECN por ser mais fidedigna.


III- Em casos confirmados da doença não é necessário colocar o paciente em isolamento.


IV - Para evitar a pressão sobre o abdomen distendido e facilitar a observação contínua, os neonatos são mantidos sem fraldas e em decúbito lateral ou posição supina.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I Como a ECN é uma doença infecciosa, uma das funções mais importantes da enfermagem é o controle de infecções.

    II - É especialmente importante aferir a temperatura retal no paciente portador da ECN por ser mais fidedigna.

    (A temperatura retal em pacientes com enterocolite não deve ser aferida pois há maior risco de perfuração intestinal)

    III- Em casos confirmados da doença não é necessário colocar o paciente em isolamento.

    ( A enterocolite necrosante é uma doença infecciosa, casos confirmados devem ser isolados, e membros da equipe com sintomas de distúrbios gastrointestinais não devem cuidar do RN com essa patologia)

    IV - Para evitar a pressão sobre o abdomen distendido e facilitar a observação contínua, os neonatos são mantidos sem fraldas e em decúbito lateral ou posição supina.

    Resposta: I e IV CORRETAS.

    Fonte: Wong, página 759.

  • GATEWAY Ponto de Ligação

    Classificado como “portal” ou “portão”. Em resumo, uma passagem entre dois ambientes distintos.


ID
1580140
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Ziegel (1985), algumas vezes o trabalho de parto parece iniciar-se subitamente, mas muitas vezes os sinais de sua aproximação aparecem muitas horas, um dia, ou mesmo uma semana ou mais antes de seu real início. Em geral, quais são os primeiros sintomas do trabalho de parto?

Alternativas

ID
1580143
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Kawasaki é uma vasculite sistêmica aguda de etiologia desconhecida. Ela é observada em todos os grupos raciais e aproximadamente 80% dos casos ocorrem em crianças com menos de 05 anos de idade, com incidência máxima no grupo de infantes. Sobre tal doença, assinale a opção INCORRETA segundo Wong (2006) .

Alternativas
Comentários
  • É mais comum em lactentes e crianças pequenas.

    Os estágios iniciais incluem irritação na pele e febre. Os sintomas abrangem febre alta e descamação cutânea. Em estágios avançados, pode haver inflamação dos vasos sanguíneos de tamanho médio (vasculite). Também há comprometimento dos gânglios linfáticos, da pele e das membranas mucosas, como no interior da boca.

    A doença de Kawasaki geralmente é tratável. Os tratamentos iniciais incluem aspirina e terapia de imunoglobulina intravenosa administrada em instituições de saúde.

  • A letra D está errada devido a palavra "Aorta". Nessa doença,há o acometimento predominante nos pequenos vasos e nas coronárias.

  • É mais comum em lactentes e crianças pequenas.

    Os estágios iniciais incluem irritação na pele e febre. Os sintomas abrangem febre alta e descamação cutânea. Em estágios avançados, pode haver inflamação dos vasos sanguíneos de tamanho médio (vasculite). Também há comprometimento dos gânglios linfáticos, da pele e das membranas mucosas, como no interior da boca.

    A doença de Kawasaki geralmente é tratável. Os tratamentos iniciais incluem aspirina e terapia de imunoglobulina intravenosa administrada em instituições de saúde.

    Gostei

    (0)

    Respostas

    (0)

    Reportar abuso


ID
1580146
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as questões ético-legais na pesquisa em Enfermagem, Oguisso (2013) afirma que os princípios éticos são universalmente importantes para todas as práticas de saúde, portanto, os mesmos são fundamentais tanto para a pesquisa quanto para a prática da enfermagem. O princípio ético que tem por definição criar confiança entre o pesquisador e o participante do estudo ou sujeito da pesquisa e, também definido como obrigação de cumprir com os compromissos e promessas denomina-se:

Alternativas

ID
1580149
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Algumas gestações são consideradas de alto risco por causa de complicações peculiares à gestação. Sendo assim, entre os sinais e sintomas abaixo, coloque (I) para os relacionados a placenta prévia e (II) para os relacionados ao des.colamento da placenta, e assinale a opção que apresenta a sequencia correta.


( ) Sangramento vaginal.


( ) Possível a palpação dos contornos fetais.


( ) Abdômen em tábua e doloroso.


( ) Indolor.


( ) Placenta normalmente inserida.

Alternativas

ID
1580152
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dengue é uma doença febril aguda que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. Sobre tal doença é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Caso suspeito de Dengue é todo paciente que apresente doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas: cefaleia, dor retroorbitária, mialgias, artralgias, prostração ouexantema, associados ou não à presença de hemorragias. Além de ter estado, nos últimos quinze dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de Dengue ou tenha a presença de Ae. aegypti.

    b) A primeira manifestação do Dengue é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC), de início abrupto, associada à cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido.

    c) É importante ressaltar que o fator determinante nos casos graves de Dengue é o extravasamento plasmático, que pode

    ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e/ou derrames cavitários.

    d) É o caso confirmado de Febre Hemorrágica da Dengue laboratorialmente e com todos os critérios presentes, a

    seguir: trombocitopenia (≤100.000/mm3); tendências hemorrágicas evidenciadas por um ou mais dos seguintes sinais: prova do laço positiva, petéquias, equimoses ou púrpuras, sangramentos de mucosas do trato gastrintestinal ou outros; extravasamento de plasma devido ao aumento de permeabilidade capilar, manifestado por: hematócrito

    apresentando aumento de 10% sobre o basal na admissão; queda do hematócrito em 20%, após o tratamento adequado; presença de derrame pleural, ascite e hipoproteinemia.

    e) Durante uma epidemia, a confirmação pode ser feita pelo critério clínico-epidemiológico, exceto nos primeiros casos da

    área, os quais deverão ter confirmação laboratorial.


ID
1580155
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Área Técnica Saúde do Idoso vem desenvolvendo ações estratégicas com base nas diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e nas metas propostas no Pacto pela Vida de 2006. Com relação às ações estratégicas na Área Técnica Saúde do Idoso, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1580158
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner (2011), a doença que se associa a níveis reduzidos de dopamina em consequência da destruição das células neurais pigmentadas na substância negra dos gânglios da base no cérebro denomina-se:

Alternativas

ID
1580161
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Woods (2005), os inibidores da enzima conversora da angiotensina(IECA) pertencem a uma classe de drogas que bloqueiam a conversão da angiotensina I em angiotensina II. Seu uso em infarto agudo do miocárdio tem mostrado redução da mortalidade se a terapia for iniciada dentro de 24h de entrada no hospital. O uso dessa classe de medicamentos está contraindicada em:

Alternativas

ID
1580164
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente do sexo masculino, internado em Unidade de Terapia Intensiva, séptico, obeso, portador de diabetes tipo II, com histórico de cirurgia proctológica recente, apresenta em região pelvi-perineal necrose de pele e tecido subcutâneo, vesículas rompidas drenando material sero-hemático purulento com flora mista e enfisema subcutâneo. O diagnóstico provável é síndrome de:

Alternativas

ID
1580167
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à origem e propagação do impulso elétrico através do coração, o impulso normalmente começa no nó sinusal e se propaga através dos átrios numa direção inferior e orientada para a esquerda, resultando na despolarização do músculo atrial. Quando o impulso atinge o nó atrioventricular, sua velocidade de condução é retardada antes de prosseguir na direção dos ventrículos. Do nó atrioventricular, o impulso atravessa rapidamente o feixe de His e os ramos direito e esquerdo na rede de Purkinje de ambos os ventrículos, e resulta na despolarização do músculo ventricular. Um paciente numa frequência de 40 a 60 batimentos por minuto tem sua automaticidade induzida.

Alternativas
Comentários
  • Nó sinusal = 60 a 100bpm
    Nó Atrioventricular = 40 a 60 bpm
    Foco ventricular = 30 a 40 bpm

  • Nó sinusal = 60 a 100bpm

    Nó Atrioventricular = 40 a 60 bpm

    Foco ventricular = 30 a 40 bpm


ID
1580170
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Herlon (2008), a encefalopatia hepática é um indício de doença hepática avançada que possui como tratamento definitivo o transplante hepático, principalmente para pacientes refratários, sem fatores desencadeantes e sem resposta à terapia medicamentosa. O manejo da encefalopatia hepática envolve, no que diz respeito à redução da produção e absorção da amônia: limpeza de cólon em pacientes constipados,

Alternativas

ID
1580173
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner (2011), a síndrome nefrótica não é uma doença glomerular específica, mas um agrupamento de achados clínicos incluindo:

Alternativas
Comentários
  • Hipoalbumina se destrinchará em com Hiperlipidemia e edema

    gamaglobulinas: SISTEMA IMUNE

    não tem nada a ver com sistema renal

  • Letra E.

    Explicando o erro nas outras alternativas:

    A-aumento acentuado de proteína na urina (principalmente ALBUMINA)

    B- REDUÇÃO da albumina no sangue (hipoalbuminemia) .

    C- edema comumente DEPRESSÍVEL E MACIO ao redor dos olhos.

    D- PROTEINÚRIA >3,5

    E- gabarito

  • irmão, também entendi da mesma forma.

    PRINCÍPIO DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, quer dizer SUJEIÇÃO, em que a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA tem o DEVER de dar transparência aos atos administrativos.


ID
1580176
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Potter (2009), a nutrição parenteral é uma forma de suporte nutricional especializada, utilizada em pacientes que são incapazes de digerir ou absorver a nutrição enteral. Assinale a opção que apresenta complicações que podem ser acarretadas pela nutrição parenteral.

Alternativas
Comentários
  • NP deve ser infundida em velocidade constante, sendo que grandes alterações na velocidade podem resultar em hiper- ou hipoglicemia importantes.

  • Segundo Potter & Perry:

    Complicações sonda enteral: Aspiração Pulmonar, Diarreia, Constipação, Oclusão da sonda, Deslocamento da sonda, Cólicas abdominais, Náuseas e Vômitos, Retardo do Esvaziamento Gástrico, Desequilíbrio nos Eletrólitos Séricos, Sobrecarga hídrica e Desidratação hiperosmolar. 

    Complicações sonda parenteral: Desequilíbrio eletrolítico, Hipercapnia, Hipoglicemia, Hiperglicemia, Coma Hiperosmolar Hiperglicêmico não cetônico ou Síndrome Hiperosmolar Hiperglicêmica não cetótica.  


ID
1580179
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Woods (2005), no cuidado de pacientes com marcapassos temporários, algumas considerações adicionais são importantes. Como por exemplo, no cuidado dos fios epicárdicos que saem pelo tórax e, a não ser que estejam sendo usados para estimulação, são geralmente enrolados e colocados num curativo de gaze até o uso necessário. O local de saída deve ser limpo diariamente e os fios devem ser manipulados com cuidado para não puxá-los para fora. O terminal de metal exposto dos fios deve ser isolado pois previne.

Alternativas

ID
1580182
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ausculta cardíaca faz parte do exame físico do paciente realizado pelo enfermeiro. De acordo com Porto (2012), no que se refere às bulhas cardíacas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a quarta bulha é um ruído débil que ocorre no fim da diástole que em condições normais pode ser ouvida em idosos

    jamais em condições normais; ela só será ouvida em condições patológicas

  • Os batimentos cardíacos normais são referidos como B1 e B2. B1 refere-se ao fechamento das válvulas átrio-ventriculares (tricúspide e mitral) e é mais bem ouvida na área apical. B2 refere-se ao fechamento das válvulas aórtica e pulmonar. Mais bem ouvida na área aórtica e pulmonar.

    Alternativa A: ERRADA - A primeira bulha cardíaca é originada das valvas mitral e tricúspide.

    Alternativa B: ERRADA - A quarta bulha cardíaca é um som de baixa frequência, pré-sistólico, correspondente à sístole atrial frente a um ventrículo com alteração no relaxamento.

    Alternativa C: CERTA.

    Alternativa D: ERRADA - A segunda bulha cardíaca representa o fechamento das valvas pulmonar e aórtica. Alternativa E: ERRADA - O desdobramento de B1 é ocasionado por bloqueio de ramo direito.

    Fonte: Sanar

    Instagram: @praticasintensiva


ID
1580185
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionadas a Assistência à Saúde (2013), cita medidas específicas fortemente recomendadas para prevenção de pneumonias hospitalares e da mortalidade relacionada à ventilação mecânica. Assinale a opção correta para uma dessas medidas.

Alternativas

ID
1580188
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, conhecer os aspectos relacionados à prática do aleitamento materno é fator fundamental, no sentido de colaborar para que a mãe e a criança possam vivenciar a amamentação de forma efetiva e tranquila, recebendo do profissional as orientações necessárias e adequadas para o seu êxito. Nesse aspecto, assinale a opção que apresenta uma contraindicação acerca do aleitamento materno.

Alternativas

ID
1580191
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Wong (2006), a anemia falciforme é um grupo de doenças coletivamente denominadas hemoglobinopatias, nas quais a hemoglobina adulta normal está parcialmente ou completamente substituída pela hemoglobina anormal falcêmica. Sobre a anemia falciforme é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito> Letra E.

    A- Recomenda-se a esplenectomia como tratamento de rotina para crianças com sequestro esplênico recorrente.

    (As transfusões com concentrado de hemácias são recomendadas para o tratamento do sequestro esplênico e choque e usadas em pré-operatório acompanhadas da manutenção da hidratação IV para a maioria dos procedimentos cirúrgicos em criança com doença falciforme....Em crianças com sequestro esplênico com risco recorrente de vida, a esplenectomia pode ser uma medida para salvar a vida. Entretanto, o baço usualmente atrofia sozinho por intermédio de mudanças fibróticas progressivas)

    B- Recomenda-se o uso de meperidina (petidina) para o tratamento da dor vaso-oclusiva.

    (A meperidina (Demerol®) não é recomendada. A normeperidina, um metabólito da meperidina, é um estimulante do sistema nervoso central (SNC) que produz ansiedade, tremores, mioclonia e convulsões generalizadas quando se acumula com dosagens repetidas.)

    C- O problema mais frequente em portadores de anemia falciforme é o priapismo doloroso.

    (Crise vaso oclusiva)

    D- O tratamento clínico envolve a reposição de sangue para tratar a anemia e hidratação para aumentar a viscosidade do sangue afoiçado.

    (A hemotransfusão é um método rápido e bem-sucedido de redução do número de células falciformes circulantes e, por isso, diminui o círculo vicioso da hipóxia,trombose, isquemia tecidual e lesão)

    Fonte: WONG: paginas 2241 e 2242.


ID
1580194
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração dos recursos materiais nas unidades de enfermagem, a gerência dos materiais envolve algumas funções. De acordo com Kuregant (2006), a função definida como reposição dos materiais necessários para a realização das atividades da unidade é denominada:

Alternativas
Comentários
  • A- PROVISÃO: Reposição de Materiais. Verificar tempo e e quantidade. RESPOSTA CORRETA.

    B- Previsão: Conhecer com antecipação. Estimar o consumo de materiais através do consumo médio mensal + uma margem de segurança ( 10 a 20%).

    C- Organização:Guarda do material.

    D- Controle: Manutenção preventiva e reparadora.

    E: Distribuição: não confere.

  • A- PROVISÃO: Reposição de Materiais. Verificar tempo e e quantidade. RESPOSTA CORRETA.

    B- Previsão: Conhecer com antecipação. Estimar o consumo de materiais através do consumo médio mensal + uma margem de segurança ( 10 a 20%).

    C- Organização:Guarda do material.

    D- Controle: Manutenção preventiva e reparadora.


ID
1580197
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Herlon (2008), em relação à neutropenia febril, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 500 mm3


ID
1580200
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Brunner (2011), no que se refere à fisiopatologia da Doença de Crohn é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Pontos chaves entre a Doença de Crohn e Colite ulcerativa:

    Doença de Crohn

    -Transmural (Pode acometer todo o TGI em camadas mais profundas)

    -Granulomas profundos

    -Fistulas comuns

    -Há tecido normal entre as lesões granulosas

    -Predomina no íleo terminal (QID)

    -Sangramentos são raros

    -Possui comprometimento perianal

    Colite ulcerativa:

    -Lesões superficias (Não é transmural e nem profunda)

    -Não fistuliza

    -Lesões são contínuas (Sem tecido normal entre elas)

    -Acomete to o cólon sigmóide e reto (QIE)

    -Sangramentos são comuns e graves

    -Não possui comprometimento perianal

    (Bizu: Muita atenção ao comprometimento perianal. Pelo fato da Colite acometer o reto, podemos pensar que o comprometimento perianal é comum nessa patologia, mas não é. Anote isso e cole na parede do seu quarto, são esses detalhes que fazem com que percamos questões por besteira)

    Fonte: Brunner e Suddarth (Não lembro a página, mas essas informações são do meu resumo, e ele foi baseado 100% no livro mencionado)

    Bons estudos!

    -


ID
1580203
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Potter (2009), a via prescrita para a administração de um medicamento depende das suas propriedades e do efeito desejado, assim como das condições físicas e mentais do paciente. O profissional de enfermagem deve colaborar com o médico para determinar a melhor via de administração do medicamento em um determinado paciente. Sendo assim, qual a vantagem para a escolha de uma administração de medicamentos por via parenteral?

Alternativas

ID
1580206
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Kurcgant (2006), o conjunto de elementos que especifica a maneira exata pela qual uma ou mais atividades de enfermagem devem ser realizadas é definido como:

Alternativas

ID
1580209
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Herlon (2008), qual é o tópico mais importante do tratamento da rabdomiólise, que deve ser iniciado o mais precocemente possível?

Alternativas
Comentários
  • Tratamento de Rabdomiólise

    Recuperação de fluido

    É importante para o paciente com rabdomiólise fazer a reposição de fluidos, de forma a conseguir se regenerar mais rapidamente. Uma solução salina poderá ser ministrada por via intravenosa. Esse fluido deve conter bicarbonato, o que ajuda a combater o ácido no sangue devido à lesão muscular. Bicarbonato também ajuda a eliminar a mioglobina dos rins.

    Medicamentos

    Medicamentos a base de bicarbonato e certos de diuréticos podem ser prescritos. Níveis elevados de potássio no sangue (hipercalemia) e baixos níveis de cálcio no sangue (hipocalcemia) também podem ser tratados com fluidos por via intravenosa.

    Causas da Rabdomiólise

    Exercícios de alta intensidade (maratonas, fisiculturismo, futebol e futebol americano, rugby, CrossFit e outros)

    Acidentes com esmagamento

    Choques elétricos

    Picadas de abelha em pacientes com alergias severas e grandes infecções

    Atletas que ficaram desidratados depois de esforços prolongados e sob muito calor

    Sintomas da Rabdomiólise

    Dores musculares agudas e generalizadas

    Náusea

    Vômito

    Cãibras abdominais

    Urina escura e avermelhada (Urina Coca-Cola). A cor se deve a mioglobina, a mesma molécula que dá cor a carne vermelha.

    Diálise

    Se danos nos rins e insuficiência renal aguda já começaram, pode ser necessária uma diálise. O sangue é retirado para fora do corpo e limpo numa máquina especial, a fim de remover o excesso de substância como sódio, de potássio, fosfatos e outros resíduos.


ID
1580212
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No caso de um paciente com queimadura elétrica é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1580215
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner (2011), um fator de risco para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a deficiência de:

Alternativas

ID
1580218
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A embolia pulmonar refere-se à obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por um trombo(ou trombos) que se origina em algum lugar do sistema venoso ou do lado direito do coração. De acordo com Brunner (2011), com relação a essa patologia é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o D-dímero, produto da coagulação sanguínea, pode ser utilizado para diagnosticar embolia pulmonar. ( NÃO DE FORMA INDIVIDUAL, MAS COM ANÁLISE DE VÁRIOS EXAMES, SENDO DESSA ÚLTIMA FORMA, BASTANTE ÚTIL)

     conduta menos efetiva para prevenção da embolia pulmonar consiste em evitar a trombose venosa profunda.

    em pacientes com trombose venosa profunda, a dor do membro acometido em geral não é aliviada com a elevação.

    Terapia trombolítica pode ser empregada em embolia pulmonar maciça acompanhada por OU QUE TERÁ COMO CONSEQUÊNCIA A hipotensão e choque.

    na embolia pulmonar os vasos sanguíneos regionais sofrem vasodilatação na área afetada levando ao desequilíbrio ventilação-perfusão.


ID
1580221
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Kaplan (2007), a bulimia é um termo que significa compulsão alimentar. De acordo com a afirmativa, assinale a opção que descreve o critério diagnóstico para esse tipo de patologia.

Alternativas

ID
1580224
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Brunner (2011), a paracentese é a remoção de líquido (ascite) da cavidade peritoneal através de uma punção ou pequena incisão cirúrgica da parede abdominal sob condições estéreis. Em relação à paracentese, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1580227
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Porto (2012), caracteriza-se por: miose, enoftalmia e diminuição da fenda pálpebral decorrente da lesão do simpático cervical a síndrome de

Alternativas

ID
1580230
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Brunner (2011), assinale a opção que apresenta um dos cuidados para prevenir infecção do paciente com cateterismo vesical de demora.

Alternativas

ID
1580233
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (2013), descreve recomendações para prevenção no que tange à remoção do cateter periférico. De acordo com essas recomendações, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A:

    "Para pacientes neonatais e pediátricos, não trocar o cateter rotineiramente. Porém, é imprescindível que os serviços garantam as boas práticas recomendadas neste documento, tais como: avaliação rotineira e frequente das condições do paciente, sítio de inserção, integridade da pele e do vaso, duração e tipo de terapia prescrita, local de atendimento, integridade e permeabilidade do dispositivo, integridade da cobertura estéril e estabilização estéril."

    FONTE: Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (2013), pág: 52.


ID
1580236
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No tratamento das acidoses metabólicas, a correção ativa do pH depende da etiologia do distúrbio, da gravidade da acidemia e da capacidade compensatória do paciente. Sobre a infusão de bicarbonato de sódio, de acordo com Herlon (2008), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Porque a alternativa correta é a letra A? Não compreendi


ID
1580239
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que o paciente P.S.P, 76 anos, sexo masculino, deu entrada em uma unidade de pronto-atendimento hospitalar referindo palpitações e sensação de "coração batendo no pescoço", com início há 03 dias. Ao exame físico o mesmo apresentava-se corado, PA: 110X60 mmHg, com frequência cardíaca de 150 bpm. O eletrocardiograma realizado dentro de 10 minutos é sugestivo de fibrilação atrial. Segundo Brunner (2011), a conduta adequada para esse paciente no serviço de emergência, considerando que a unidade não tem disponível ecocardiograma é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Brunner (2011), a cardioversão da fibrilação atrial com duração superior a 48 horas deve ser evitada, devido ao alto risco de embolização dos trombos atriais. Para controlar a frequência cardíaca na fibrilação atrial persistente, uma betabloqueador é recomendado.


ID
1580242
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner (2011), paciente com grande volume urinário, apresentando densidade específica da urina de 1001 a 1005 sem substâncias anormais que responde a desmopressina intranasal. Tais características são manifestações clínicas de:

Alternativas
Comentários
  • Diabetes insípidus consiste em um distúrbio de controle da água no organismo, no qual os rins não conseguem reter adequadamente a água que é filtrada. Como consequência, o paciente passa a apresentar um aumento no volume de urina (poliúria), que ultrapassa facilmente os 3 litros por dia, podendo chegar a mais de 10 litros de urina.

     

    O nome insípidus vem do fato da urina ser bastante diluída e por isso “sem gosto”, ao contrário do diabetes melittus, no qual o paciente perde muita água e açúcar pela urina (quando o diabetes está descompensado), podendo ficar “doce”.

     

    Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-insipidus


ID
1580245
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner (2011), a rígida abóboda craniana contém tecido cerebral (1400g), sangue (75ml) e líquido céfalo-raquidiano (75 ml) . O volume e a pressão desses três componentes estão geralmente em estado de equilíbrio e produzem a pressão intracraniana (PIC). Dito isso, qual o quadro inicial do aumento da PIC?

Alternativas

ID
1580248
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Miastenia Gravis é uma doença da junção neuromuscular que envolve ataque imunológico mediado por anticorpos contra o receptor nicotínico de acetilcolina pós-sináptico. De acordo com Herlon (2008), a terapia sintomática inclui o uso de anticolinesterásicos. Em relação a essa classe de medicamentos, o excesso da dose pode causar:

Alternativas
Comentários
  • Anticolinesterásicos atuam inibindo a enzima degradadora de acetilcolina, então os efeitos são colinérgicos.

    (Miose, aumento do peristaltismo, broncoconstrição, redução da frequência cardíaca e força de contração)


ID
1580251
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a ANVISA, os resíduos sólidos são classificados por grupo. Com base nessa afirmativa, assinale a opção que apresenta resíduos sólidos classificados como grupo D.

Alternativas

ID
1580254
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos pertencentes a diferentes grupos existentes no mercado para o tratamento de lesões de pele, são classificados de acordo com suas indicações, contraindicações, mecanismos de ação, vantagens e limitações. Assinale a opção que apresenta substâncias que reduzem a microbiota (flora microbiana) presente em tecidos vivos.

Alternativas