SóProvas



Prova NC-UFPR - 2014 - ITAIPU BINACIONAL - Fotógrafo


ID
2462206
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre a história da Itaipu Binacional, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O acordo diplomático entre o Brasil e o Paraguai que abriu caminho para o planejamento e posterior construção da hidrelétrica de Itaipu foi oficializado em 1965, pela Ata de Iguaçu.

( ) A construção da hidrelétrica de Itaipu teve início em 1974, tendo sito concluída em 1982, sob os governos de João Batista Figueiredo (Brasil) e Alfredo Stroessner (Paraguai).

( ) Mymba Kuera (“pega-bicho” em tupi-guarani) foi o nome dado à operação de resgate dos animais que viviam na área que seria inundada pelo reservatório de Itaipu.

( ) Os países cujos limites formam a tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) foram signatários dos acordos diplomáticos para a criação da empresa internacional Itaipu Binacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2462209
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre a geração e transmissão da energia de Itaipu.

1. Atualmente, Itaipu é a segunda usina do mundo em geração de energia, sendo a primeira posição ocupada pela usina de Três Gargantas, na China.

2. A energia gerada pela usina de Itaipu é integrada ao sistema interligado brasileiro, e a transmissão da energia até os consumidores é realizada pela Furnas Centrais Elétricas.

3. A ANDE (Administración Nacional de Eletricidad) é responsável pela transmissão da energia gerada pela usina de Itaipu no território paraguaio.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2462212
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A energia gerada pela usina de Itaipu corresponde a ____ da energia consumida no Brasil e a ____ da energia consumida no Paraguai.

As lacunas da afirmação acima devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • 1. O que representa a energia da Itaipu para o Brasil e o Paraguai?

    Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu fornece cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 76% do consumo paraguaio.

  • GAB A

  • Questão de atualidade desatualizada:

    O sistema elétrico brasileiro é interligado, e hoje Itaipu responde por cerca de 15% do consumo nacional de energia – no passado, respondia por mais de 20%. Assim, uma redução no preço da energia produzida pela hidrelétrica binacional beneficiaria boa parte dos consumidores do país.

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/itaipu-novo-acordo-brasil-paraguai-conta-luz/ 

    Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.


ID
2483404
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um banco de imagens é:

Alternativas
Comentários
  • Bancos de imagens são serviços onde é possível obter imagens ou fotografias prontas para uso em trabalhos da área de design, publicidade e propaganda.

    O conceito foi criado nos anos 20, e até hoje é muito usado por revistas, jornais, e por designers que precisam de imagens; porém é criticado por alguns profissionais, que consideram as imagens prontas "sem criatividade" e "sem personalidade".


ID
2483407
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

“Quando o banco de imagens é genérico, com vários fotógrafos cadastrados e milhões de imagens a oferecer, os custos tornam-se menores, pois o valor de produção da fotografia fica diluído”. (Piovan e César, 2007).


Sobre os bancos de imagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Sua vantagem está na redução dos custos da imagem para o fotógrafo.

2. Sua vantagem está na exclusividade da imagem produzida.

3. Sua vantagem está na redução dos custos para o cliente.

4. Sua vantagem está na impossibilidade da cessão do uso da imagem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2483410
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Getty Images, um dos três maiores bancos de imagens do mundo, descreve seus serviços da seguinte maneira:


Oferecemos a mais elevada qualidade e diversidade em imagens rights-managed e royalty-free. Descubra a nossa vasta gama de coleções, com fotografias e ilustrações envolventes para todos os projetos” (http://www.gettyimages.com.br)


Sobre o royalty-free, considere as seguintes afirmativas:

1. As imagens “livre de royalties” (ou royalty-free) são imagens que não têm conteúdo de uso restrito a um determinado público ou faixa etária.

2. Existem diversos tipos de contrato de cessão de uso das fotografias entre um banco de imagem e um cliente.

3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão poderia aplicar recurso

    3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

    O uso das imagens royalty-free, são por tempo indeterminado.


ID
2483413
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)


A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário:

Alternativas

ID
2483416
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Nos bancos de imagem, é possível encontrar praticamente tudo para o faz de conta da publicidade: do visual noturno de Nova York, que se quer aplicar no fundo de um anúncio de um carro, até o tigre, aparentemente dócil, que estará sentado numa poltrona ao lado de um modelo, passando por paisagens lunares, ilhas paradisíacas, ondas gigantescas, macrofotos de insetos, destinos turísticos, personalidades etc.". (Piovan e César, 2007)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem terá controle sobre o uso que será feito de suas fotografias.

2. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem deve estar ciente de que ele poderá servir a diversas finalidades.

3. A publicidade pode construir seu faz de conta graças aos contratos de cessão de uso de imagem, que permitem ampla gama de possibilidades de aplicação para as fotografias.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2483419
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Há quem diga que o bom retrato é aquele que informa e faz um perfil do fotografado: quem ele é, onde ele está, o que faz. Ou seja, o bom retrato forneceria as informações objetivas que qualquer um pode decodificar ao olhar a foto”. (Zuanetti et al., 2004)

A partir dessa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre a história de vida do retratado.

2. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre os ambientes de moradia e trabalho do fotografado.

3. Um bom retrato deve ser feito de maneira frontal e com iluminação direta.

4. Um bom retrato exige uma legenda explicativa.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2483425
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Gestos e expressões também podem dar significados a uma foto. Capturar uma expressão forte em uma conversa revela algo sobre o relacionamento entre as pessoas”. (Langford, 2009)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A interação entre as pessoas pode gerar significado para a imagem.

2. O fotógrafo não deve interferir na cena fotografada.

3. O trabalho do fotógrafo depende de situações espontâneas.

4. O fotógrafo deve estar atento aos gestos e expressões.

Para o fotógrafo que se dedica a retratar pessoas, é importante considerar:

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2483428
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Fotografia de gente exige pré-produção. Temos que disparar uma série de ações antes da foto”. (Piovan e César, 2007)


Identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes passos para se produzir um retrato.

( ) Agendamento prévio com as pessoas envolvidas na produção.

( ) Atenção à produção do espaço, para que esteja condizente com as expectativas exigidas para a finalidade a que a fotografia se destina.

( ) Atenção às roupas, ao cabelo e à maquiagem, o que pode exigir inclusive a participação de outros profissionais, como produtores, cabeleireiros e maquiadores.

( ) Visita prévia às locações e pesquisa sobre as pessoas retratadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2483431
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:

“Uma imagem digital é formada por ______________, que são os elementos formadores da imagem”. (Trigo, 2010)

Alternativas
Comentários
  • Um pixel é a menor unidade que compõe uma imagem, seja ela uma foto ou um frame (quadro) de um vídeo. Eles estão presentes não só em filmes, animações e capturas fotográficas, como também são parte importante das telas de TVs, monitores e smartphones e de sensores de câmeras. GABARITO: LETRA C.


ID
2483434
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

“A grande maioria das câmeras digitais opera com profundidade de bits de 8 bits para cada canal RGB. Isso significa ______ tons de vermelho, ______ tons de verde, ______ tons de azul, que podem ser combinados na formação da imagem”. (Trigo, 2010)

Alternativas
Comentários
  • A profundidade de cor é sempre expressa como uma potência de 2.

    Dessa forma se a profundidade de cor é de 8 bits ( o que acontece nas câmeras digitais mais simples) a imagem apresenta
    2^8 = 256 tons possíveis por canal de cor.
    Isso significa que uma imagem colorida em RGB apresenta 256 tons de vermelho (R), 256 tons de verde (G) e 256 tons de azul (B).
    Essas combinações de 256 tons para cada canal de cor nos leva ao impressionante número de aproximadamente 16 700 000 cores! Isto mesmo, mais de 16 milhões de cores.

     

    Fonte: http://notaalta.espm.br/fala-professor/profundidade-de-cor/


ID
2483437
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

Thales Trigo aponta dois problemas (ou artifacts) mais comuns na representação das cores nos sistemas digitais contemporâneos. Esses problemas são ___________________ e ___________________ e são mais frequentes nos canais vermelhos e azuis.

Alternativas
Comentários
  • Um padrão moiré é um padrão de interferência criado, por exemplo, quando duas grades apresentam movimento relativo entre si em referência a um observador, gerando um determinado padrão por meio de franjas. Com este padrão de interferência conseguimos determinar perfil, deformação de objetos e o movimento de um objeto qualquer.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Padrão_moiré

     

     

    Aliasing é o efeito em forma de serra que se cria ao desenhar uma reta inclinada em um computador. Uma vez que a divisão mínima num monitor é de píxeis, surge o aparecimento dos "dentes" da serra ao longo da reta desenhada.

    Considera-se aliasing também como pixels fora das margens estabelecidas. Por exemplo, o processo de pintura de uma circunferência e a tinta sair da margem estabelecida.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anti-aliasing

  • "Existem dois efeitos principais que provocam esse tipo de distorção. O primeiro deles é conhecido como aliasing e acontece sempre que uma câmera digital com poucos pixels tenta capturar um padrão regular. Isso faz com que a frequência do padrão seja interpretada erroneamente pela máquina.

    Outro efeito popular e que é responsável pela criação de ondas indesejáveis é o Padrão Moiré (pronuncia-se moarrê). Esse acontece quando duas grades com padrões regulares são sobrepostas e apresentam movimento relativo entre si. Na fotografia, uma das grades é um componente da própria máquina: é como se o sensor CCD da câmera e o padrão a ser fotografado não entrassem em consenso sobre o que está representado na horizontal e o que está na vertical. Assim, o resultado é uma interferência que pode acabar arruinando fotografias que tinham um potencial muito grande."

    https://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/18207-por-que-algumas-fotos-ficam-com-efeito-de-onda-.htm


ID
2483440
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

“Nos arquivos ________ a câmera ajusta automaticamente certos aspectos, como saturação, contraste e balanço de branco. Quando se trabalha com arquivos ______ pode-se ajustar essas características manualmente”. (Martins, 2010)

Alternativas
Comentários
  • JPEG/RAW


ID
2483443
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

“_____________é o processo que o software usa para aumentar a resolução perceptível de uma imagem. Ele faz isso ao criar _____________ a mais no meio dos que foram digitalizados pelo sensor”. (Martins, 2010)

Alternativas
Comentários
  • O que é interpolação?

     

    É o processo utilizado por scanners, câmeras digitais, entre outros periféricos, durante o processamento de suas imagens por programas de tratamento que possibilitam aumentar artificialmente o tamanho e resolução da imagem final, adicionando pontos de cores intermediárias entre os já existentes.

    Com isto é possível evitar que os pontos da imagem “estourem” ao esticar uma imagem de baixa resolução. Este processo não aumenta o número de detalhes, é apenas um recurso alternativo. Os scanners destinados ao mercado doméstico geralmente possuem resolução de 300 ou 600 DPI. Porém, na maioria das vezes aparecem anúncios de scanners de 4800 ou até mesmo 9600 DPI. A resolução real destes scanners continua sendo o mesmo: 300 ou 600 pontos por polegada.

    Porém, com o uso de um software específico podemos interpolar a imagem, aumentando artificialmente sua resolução para 4800 ou 9600 DPI. A interpolação de imagens consiste em adicionar novos pontos a ela, baseado nos pontos existentes aumentando a quantidade total de pontos.

     

    Fonte: https://focusfoto.com.br/o-que-e-interpolacao/


ID
2483446
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos softwares utilizados para o processamento de imagem digital, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Gerenciamento e edição de arquivos RAW.

2. Gerenciamento de quaisquer arquivos de imagem.

3. Manipulação de arquivos de imagem.


( ) Photoshop.

( ) Lightroom.

( ) Camera RAW.

( ) GIMP.

( ) Aperture.

( ) Bridge.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Discordo da questão. O lightroom gerencia quaquer arquivo de imagem.

  • Não concordo com a questão. Eu marcaria a letra B.

    O Lightroom manipula vários formatos de imagem (formato câmera raw, DNG (Negativo Digital), TIFF, JPEG, PDS, CMYK, PNG)

    Link: https://helpx.adobe.com/br/lightroom/help/supported-file-formats.html

  • Tá fácil elaborar questões de concurso público: não precisa saber nada a respeito do assunto...


ID
2483449
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:

“O __________ ilustra como os pixels em uma imagem são distribuídos em cada nível de intensidade de cor. Ele mostra se a imagem contém detalhes nas sombras, nos tons médios e nos realces para realizar uma boa correção”. (Martins, 2010)

Alternativas
Comentários
  • Histograma RGB

    Para aprender a interpretar um histograma RGB – o mais usado dos três – é preciso perceber a composição da imagem: cada fotografia digital é constituída por pixéis, sendo que são esses os responsáveis pelas áreas claras e escuras das fotografias. O histograma RGB representa essa imagem em formato de gráfico, com dois eixos distintos denominados x e y, onde x representa os tons das imagens e y a quantidade de pixéis existente em cada uma. Vale ressaltar que os pixéis também são divididos em escalas distintas, sendo que a primeira vai de 0 a 255 – quando uma imagem atinge o nível 0 significa que a foto está totalmente escurecida, já no nível 255 está totalmente clara. A outra escala prende-se com o cinza médio, que é conseguido quando o nível da fotografia atinge o ponto 127. É muito importante conhecer estas especificações na hora de interpretar um histograma RGB, uma vez que são vertentes fundamentais do gráfico.

     

    Fonte: https://omeuolhar.com/artigos/como-interpretar-histograma-fotografia


ID
2483452
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Michael Langford, tanto o GIMP quanto o Photoshop permitem uma ampla gama de processos de edição de imagens, que vão desde ajustes simples a complexas operações de manipulação envolvendo inúmeras imagens.


Sobre o processo de edição de imagens, considere os seguintes itens:

1. Junção de imagens para constituição de fotomontagens.

2. Modificação dos parâmetros originais dos arquivos RAW.

3. Controle preciso de tons em diversas gamas tonais.

4. Interpolação das imagens, oferecendo diferentes tipos de cálculos.

Os processos de edição de imagens incluem:

Alternativas
Comentários
  • Interpolação de imagens: Sempre que ampliamos ou reduzimos uma imagem estamos trabalhando com interpolação. Interpolação de imagens digitais é basicamente criar novos pixels a partir dos pixels já existentes.Como já falamos por aqui, uma imagem é composta por pixels, que são aqueles pequenos quadradinhos que você vê quando amplia uma imagem. Agora, a medida que ampliamos essa imagem, os pixels aumentam, mas aumenta também a distância entre eles, e o que o computador faz é preencher esses espaços criando pixels novos a partir dos “pixels vizinhos”, contudo se isso for feito de forma errada ou brusca o que acontece é que há distorção na imagem.

    fonte: https://www.midializado.com.br/2011/06/o-que-e-interpolacao-de-imagem/


ID
2483455
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

“Quanto mais alta for a configuração ISO [da sensibilidade do sensor] digital de uma câmera, mais ruído digital ela vai acumular” (LANGFORD, 2009).


Sobre o ruído, considere as seguintes afirmativas:

1. Esse ruído não pode ser removido da imagem final.

2. Esse ruído pode ser suavizado na manipulação da imagem.

3. Quanto mais luz estiver presente na fotografia, mais ruído.

4. O ruído suavizado por via de software gera “efeitos colaterais”.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais luz, mais nítida e limpa fica uma imagem. A lente de uma câmera é como nossos olhos. Observamos bem com muita luz, mas, na falta dela, quase não enxergamos. No caso dos nossos olhos, o cérebro tenta interpretar o pouco que enxergamos. No caso da fotografia a falta de luz gerará o ruído, pouca nitidez. A manipulação de imagens pode suavizar esse efeito, mas sempre que manipulamos uma imagem deixamos rastros, efeitos colaterais do que foi feito, com pequenas distorções das áreas adjacentes.


ID
2483458
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

No Photoshop, contamos com diversas ferramentas para o auxílio da edição de imagens. A ferramenta “varinha mágica” ou “magic wand” serve para:

Alternativas
Comentários
  • A ferramenta Varinha Mágica permite selecionar uma área colorida sistematicamente (por exemplo, uma flor vermelha) sem precisar traçar seu contorno. Você especifica a gama de cores selecionada, ou a tolerância, relativas à cor original em que clica.

     

    Fonte: https://helpx.adobe.com/pt/photoshop/using/making-quick-selections.html


ID
2483461
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Sobre os tipos e formatos de câmera, considere as seguintes afirmativas:

1. As câmeras monorreflex, ou single lens reflex (SLR) são aquelas que permitem ao fotógrafo enxergar através da objetiva, não havendo diferença no enquadramento entre o que é visto e o que é enquadrado.

2. As câmeras monorreflex digitais, ou DSLR, têm a mesma estrutura das analógicas, salvo que no plano do filme encontra-se o sensor digital, CCD ou CMOS, além de o corpo da câmera digital guardar um poderoso sistema de computador destinado ao processamento da imagem.

3. As câmeras de médio formato podem ser monorreflex (SLR) ou duplorreflex (twin lens reflex).

4. Não existem câmeras de médio formato digitais, pois ainda não há tecnologia para produzir sensores suficientemente grandes.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GRANDE FORMATO:

    São câmeras grandes e muito pesadas. Lembra bastante as câmeras dos fotógrafos “lambe-lambe” de antigamente. Entretanto essa câmera produz negativos grandes, por exemplo, de 10×8 cm. Tendo, assim, uma qualidade insuperável. A sanfona permite ajustar a distância focal. Era muito utilizada para fotografia de paisagem e publicidade.

    MÉDIO FORMATO:
    ·        Twin-Lens Reflex (TLR):

    Era muito popular nos anos de 50 e 60. Essas câmeras produzem negativos de 6×6 cm (filme 120), sendo excelentes para ampliações. Ela tem 2 lentes, a de cima é para visualizar a fotografia e a de baixo é para sensibilizar o filme. Chama-se de “Reflex” porque possui um espelho que reflete para cima a imagem que é obtida pela primeira lente, para ser projetada no visor. Como a lente que enquadra é diferente da lente que faz a fotografia você tinha o erro de paralaxe.

    ·        Single-Lens Reflex (SLR):
    São a câmeras preferidas por fotógrafos de moda, já que podia-se fazer ampliações enormes sem perder muito a qualidade. Ela só possui uma lente por isso o “Single”, fazendo sumir o erro de paralaxe existente nas TLR. O que se via era exatamente o que iria aparecer na foto. Esse sistema se chama Through-The-Lens TTL ou Através-Da-Lente. Com isso dava pra fazer medições mais precisas também.

     MÉDIO FORMATO DIGITAL:
    São câmeras de custo muito elevado. Usadas para fotografia de moda e publicidade, pois permite ampliar a fotografia, por ter um sensor maior que o de uma DSLR. Seus acessórios são bastante caros também. Mas sua qualidade é inigualável como as Câmeras de Médio Formato Analógicas. A empresa sueca Hasselblad é referência.  Um exemplo é a Hasselblad H3DII-50MS que custa R$ 57.000,00.

    http://danielmarins.com.br/site/2011/03/tipos-de-cameras/

     


ID
2483464
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde aos dois principais tipos de obturador presentes nas câmeras fotográficas de uso profissional.

Alternativas
Comentários
  • Existem vários tipos de obturador, os dois principais são:

    Obturador central: É composto por lâminas similares que se sobrepõem, esse tipo de obturador é mais comum nas câmeras mais antigas e normalmente fica posicionado logo após a lente.

    Obturador de plano focal ou cortina: Fica bem próximo ao sensor e é mais comum nas câmeras reflex. Ele funciona quase como uma guilhotina que abre e fecha, controlando a entrada de luz.

    Fonte:http://www.fotografiaprofissional.org/glossario-de-fotografia/o/obturador/


ID
2483467
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

A função do obturador numa câmera fotográfica é controlar:

Alternativas

ID
2483470
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde ao cálculo da abertura do diafragma (nº f).

Alternativas
Comentários
  • f/stop é igual à distância focal dividida pelo diâmetro da abertura do diafragma (ambos em milímetros)

     

    Fonte: http://www.cameraneon.com/tecnicas/o-que-e-f-stop-abertura-do-diafragma-na-fotografia/


ID
2483473
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

O diafragma é composto por uma série de lâminas de metal que controlam, além da quantidade de luz que chega ao plano focal, a variação da “profundidade de campo”. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Com o f2.0 temos uma profundidade de campo maior que com f22.

2. Com o f2.0 temos uma profundidade de campo menor que com f22.

3. O f2.0 deixa entrar duas vezes menos luz ao plano focal que o f2.8.

4. O f2.0 deixa entrar duas vezes mais luz ao plano focal que o f2.8.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Base para cálculos de fotometria:

    Diafragma -> 1.4 / 2 / 2.8 / 4 / 5.6 / 8 / 11 / 16 / 22

    Obturador -> 1/8000 - 1/4000 - 1/2000 - 1/1000 - 1/500 - 1/250 - 1/125 - 1/60 - 1/30 - 1/15 - 1/8 - 1/4 - 1/2 – 1


ID
2483476
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Da mesma forma que para um filme ou qualquer emulsão fotográfica se associa uma sensibilidade ISO, o mesmo acontece com um CCD”. (Trigo, 2010)


Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 400.

2. Com o ISO 800, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 1250.

3. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 200.

4. Com o ISO 3200, temos o dobro da sensibilidade à luz do ISO 1000.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2483479
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde à informação dada pelo principal instrumento de medida do fotógrafo, o fotômetro.

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado, correto é letra E

  • Todo fotômetro é calibrado para dar um valor de exposição baseado em um assunto em cinza médio, que é um assunto que reflete 18% da luz que cai nele. Exemplos de assuntos cinza médio são folhas verdes, o céu claro por volta das 11 horas de uma manhã de verão e o vermelho da Ferrari ou o vermelho da coca cola. https://focusfoto.com.br/como-funciona-um-fotometro/


ID
2483482
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Utilizando uma objetiva de 50 mm 1:1.4, um fotógrafo fez uma imagem com sua câmera regulada com um tempo de exposição de 1/30 e f5.6. Contudo, ele quer diminuir ao máximo sua profundidade de campo, mantendo o mesmo índice de exposição. Assinale a alternativa que corresponde à melhor opção que ele tem de regulagem da câmera.

Alternativas
Comentários
  • Para diminuir a profundidade de campo devemos aumentar a abertura do diafragma (quanto mais aberto menor a profundidade de campo). Sabe aquelas fotos desfocadas no fundo? Entao, fazemos isso tirando a fotografia com o diafragma bem aberto.

    Quando abrimos o diafragma, além de diminuir a profundidade, temos maior entrada de luz. Logo para manter o mesmo índice de exposição devemos diminuir a entrada de luz de alguma outra forma, para compensar. Podemos fazer isso diminuindo o tempo de exposição ou diminuindo o ISO (sensibilidade do filme).

    Logo a resposta é a letra D. Esta alternativa apresneta um diafragma mais aberto (lembra que quanto menor o numero na escala, mais aberto o diafragma), e o tempo de exposição menor para compensar a luz que entra a mais no diafragma.

  • Gabarito letra E.

    Tanto a letra C quanto a letra E tem a mesma quantidade de stops, porem a questao pede a que tenha menor profundidade de campo. Logo, observando as duas letras citadas, a E é a que tem maior abertura do diafragma com consequente menor profundidade de campo.

    Nessa questão, primeiro tem que fazer os stops e depois analisar o diafragma.

     

  • Alternativa correta é a (E)

     

    A alternativa (D) está errada, pois como aumentou a (abertura do diafragma) e manteve o (tempo de exposição do obturador em 1/30 seg.), a foto vai ficar SUPEREXPOSTA.

     

    Portanto, a alternativa (E) está mais correta

  • Pra mim a resposta certa é a D.

  • Na alternativa D, ficará 5 pontos superexposto.


ID
2483485
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Com relação à distância focal da objetiva, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Quanto maior for a distância focal de uma objetiva, menor será seu ângulo de visão.

( ) Uma teleobjetiva tem uma distância focal mais longa do que uma objetiva grande angular.

( ) Quanto maior for a distância focal, menor será a "profundidade de campo".

( ) Uma objetiva normal tem uma distância focal igual à diagonal do CCD ou CMOS da câmera.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E - TODAS ESTÃO VERDADEIRAS

    ( V ) Quanto maior for a distância focal de uma objetiva, menor será seu ângulo de visão.

    Por exemplo, as teleobjetivas, que possuem grande distância focal e chegam a oferecer um ângulo de visão de apenas três, ou quatro graus.

    ( V ) Uma teleobjetiva tem uma distância focal mais longa do que uma objetiva grande angular.

    O ângulo da grande angular é mais aberto, boa para fotografar objetos mostrando mais do entorno, enquanto o ângulo da teleobjetiva é mais fechado, bom pra fotografar objetos mais distantes, inclusive a km de distância.

    ( V ) Quanto maior for a distância focal, menor será a "profundidade de campo".

    Por exemplo, para fotografar uma pessoa e deixar o fundo desfocado, usa-se a menor profundidade de campo possível através de um número f menor. Pelo contrário, ao fotografar uma paisagem e querer que tudo o que se vê fique nítido, deve-se usar a maior profundidade de campo possível através do número f maior.

    ( V ) Uma objetiva normal tem uma distância focal igual à diagonal do CCD ou CMOS da câmera.

    De maneira geral, considera-se que uma objetiva que possua uma distância focal praticamente igual à diagonal de um quadrado cujo lado tem tamanho semelhante ao lado maior do sensor full frame. Na fotografia, uma objetiva normal para o formato 35 milímetros é a 50 milímetros. O campo de visão desta objetiva é da ordem de 50°. São chamadas assim também porque a imagem projetada tem distorção perspectiva muito próxima da distorção perspectiva do olho humano.


ID
2483488
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Segundo Michael Langford, a “qualidade” da luz pode ser classificada em dois grupos em função das sombras que elas projetam, com contornos “nítidos” ou “graduados”. Assinale a alternativa que corresponde à definição da “qualidade” da luz.

Alternativas

ID
2483491
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

“Na prática, o que a câmera digital faz para conseguir um balanço de branco automático é procurar por pixels em que os valores RGB estejam próximos. Esses pixels então são ‘corrigidos’ com a equalização dos valores, tornando a cor uma variação de cinza neutro. Essa variação numérica aplicada a todas as outras cores da imagem busca alcançar um balanço de branco (White balance – WB) correto”. (Präkel, 2010)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Cada fonte de luz tem sua temperatura de cor, portanto é preciso fazer o balanço de branco para cada fonte.

2. A temperatura da cor da luz não varia, o que varia são os valores RGB da câmera.

3. Se o balanço de cor não for feito, todas cores da imagem serão afetadas pela cor da fonte de luz.

4. O balaço de branco tem por função deixar todas as fotografias com as mesmas cores.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2483494
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o filtro polarizador, considere os seguintes usos:

1. Eliminação de reflexos indesejados.

2. Aumento do contraste entre as áreas claras e escuras.

3. Aumento da quantidade de luz que chega até o plano focal.

4. Diminuição da entrada de luz, ainda que essa não seja sua função primordial.

O filtro polarizador pode ser usado para:

Alternativas
Comentários
  • O filtro polarizador utilizado em câmeras DSRL e demais câmeras digitais é o Filtro Polarizador Circular (“CPL – Circular Polarizer Lens Filter”). Este filtro é composto por dois anéis, sendo que o anel externo desliza sobre o interno. O encaixe do filtro na lente da câmera é do tipo “rosca”. Para cada ângulo que você girar a parte móvel, você terá resultados diferentes.

    Há também filtros em formato de lâminas, conhecido por “formato Cokin”. Seu adaptador também permite que o filtro seja rotacionado para obter diferentes ângulos.

    A função mais conhecida do filtro polarizador é eliminar ou atenuar efetivamente reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro.

    Você deve estar imaginando se o tratamento da imagem em programas como o Photoshop ou Lightroom pode simular os resultados do filtro polarizador. A resposta é simples, “não”. Isto porque o reflexo oculta partes da imagem, e não há como manipular uma informação que o sensor não registrou.

    Outra vantagem do filtro polarizador é captar cores mais vivas. Quando a luz do ambiente é excessiva e torna tudo muito “branco”, é possível filtrar os raios de luz sobressalentes com o ângulo desejado e registrar a tonalidade real das cores da cena. Com a angulação correta, podemos filtrar os raios de luz de direções indesejadas sem prejudicar a iluminação e a exposição da cena.

    Fotógrafos de paisagem utilizam este filtro com muita frequência, uma vez que as cores do céu ficam mais vivas, com mais contraste e profundidade.

     

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/entenda-como-funcionam-os-filtros-polarizadores-para-fotografia.html


ID
2483497
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

“Logo depois de ter sido novidade na Europa, a notícia da invenção do daguerreótipo chega ao Brasil pelo Diário do Comércio do Rio de Janeiro em 1º de maio de 1839. Mas na verdade nosso país aparece na história da fotografia como palco de experiências seis anos antes”. (Zuanetti et al., 2004)

Assinale a alternativa que corresponde ao pioneiro das experiências fotográficas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O fotógrafo, desenhista, tipógrafo e naturalista francês Antoine Hercule Romuald Florence (1904 – 1879) foi o inventor de um dos primeiros métodos de fotografia do mundo. Florence foi, certamente, um dos mais interessantes e notáveis estrangeiros que se estabeleceu no Brasil, no século XIX. Ele criou, em 1830, o que chama de polygraphie (poligrafia), método de impressão em cores parecido com o mimeógrafo.

    Fonte: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=10341

  • Gente, fui pelo nome que parecia "brasileiro" e deu certo. Infelizmente não estudei essa matéria ainda.


ID
2483500
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

“A fotografia moderna no Brasil surgiu e se desenvolveu no interior do Foto Cine Clube Bandeirante. Os fotógrafos Bandeirantes concretizaram uma transformação que abalou a tradição pictorialista e acadêmica do movimento amador”. (Costa e Rodrigues, 1995)

Assinale a alternativa que corresponde aos nomes dos fotógrafos que fizeram parte desse movimento.

Alternativas
Comentários
  • Foto Cine Clube Bandeirante é um dos mais antigos e importantes fotoclubes brasileiros, localizado na cidade de São Paulo. Fundado em 1939, tem diversas atividades e ajudou o conceito de fotografia artística no Brasil, com reconhecimento inclusive de clubes do exterior.

    Do Foto Cine Clube Bandeirante sairam fotógrafos brasileiros famosos, tais como Thomas Farkas, Geraldo de Barros, German Lorca, Eduardo Salvatore, Chico Albuquerque, Madalena Schwartz e José Yalenti, entre outros.

    O clube organizou por anos o Salão Brasileiro de Arte Fotográfica, já organizou duas vezes a Bienal Brasileira de Fotografia entre clubes, e salões digitais como Web Art Photos e Tecnologia na Arte.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Foto_Cine_Clube_Bandeirante


ID
2483509
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Segundo Rubens Fernandes Júnior, os fotógrafos Juca Martins e Nair Benedicto, ao abrirem a agência F-4, e Pedro Vasquez, ao organizar as Semanas Nacionais de Fotografia e o Instituto Nacional de Fotografia, protagonizaram um movimento importante da fotografia brasileira, comprometido com questões políticas importantes e marcadas por novas possibilidades de relações profissionais. Assinale a alternativa que corresponde ao momento político que vivia o Brasil nessa época.

Alternativas
Comentários
  • As Semanas foram criadas sob a inspiração das Rencontres Internationales de la Photographie de Arles (França), primeiro grande encontro de fotografia, criado por Lucien Clergue em 1970. A I Semana Nacional da Fotografia foi aberta em 16 de agosto de 1982.

    Fonte: http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/as-semanas-nacionais-da-fotografia/

  • Nair Benedicto faz parte da geração de fotojornalistas brasileiros que, nos anos 1980, se destacam pela criação das primeiras agências de fotografia do Brasil.  Essas empresas têm como modelo a agência francesa Magnun Photos, fundada em 1947 por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, entre outros, cuja proposta é aliar um ponto de vista particular à denúncia de problemas sociais. As associações significam um novo campo de atuação para os profissionais que, fora da redação dos jornais, obtêm autonomia na escolha de pautas e na edição de seus materiais. Além disso, com Marcos Santilli e Juca Martins, Nair exerce um importante papel na conquista de direitos autorais e trabalhistas para os fotógrafos. 

    http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa17657/nair-benedicto


ID
2483515
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

“O daguerreótipo mantém sua primazia até os anos 1950. Na década seguinte perde progressivamente terreno para a fotografia sobre papel, capaz de satisfazer a necessidade de uma difusão capilar das imagens de consumo”. (Fabris, 2008)

Assinale a alternativa que corresponde ao nome do processo fotográfico que tomou o lugar de importância do daguerreotipo.

Alternativas

ID
2483518
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Assinale a alternativa que corresponde ao nome dos fotógrafos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

O anúncio da descoberta de Daguerre é prontamente seguido pelos anúncios de outros inventores que afirmam ter conseguido criar imagens graças à ação da luz. Entre esses, destacam-se as pesquisas de ___________ e ___________, que conseguem criar cópias sobre papel.

Alternativas
Comentários
  • "Hippolyte Bayard (1801-1887), fotógrafo francês, contemporâneo de Niépce e Daguerre, aperfeiçoou, também
    em 1839, um processo de obtenção da imagem fotográfica em positivo sobre papel. Foi convencido a não tornar pública a
    sua invenção, em beneficio do daguerreótipo. Com o sucesso do daguerreótipo, Bayard vê a sua oportunidade esfumar-se
    e é esquecido."
    Livro: Fases da história da fotografia e a questão da aura, segundo Walter Benjamin, Autores: Orlando José Ribeiro de Oliveira e
    Marília Flores Seixas de Oliveira

    "Foi o inglês Talbot (1800-1877) quem desenvolveu o sistema de negativo e positivo, processo a que chamou Calotipia. Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, obtendo cópias por contacto de silhuetas de folhas, penas, rendas e outros objectos. O papel era mergulhado em nitrato e cloreto de prata e depois de seco, fazia seu contacto com os objectos, obtendo uma silhueta escura. Finalmente o papel era fixado com amoníaco ou com uma solução concentrada de sal. Às vezes, também usava o iodeto de potássio.

    http://www.tipografos.net/fotografia/talbot.html


ID
2483521
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Transformada em propaganda, a fotografia começa a ser usada nas reportagens militares. A crença de sua fidelidade é tão grande que Mathew Brandy chega a afirmar: ‘A câmera fotográfica é o olho da história’. Mas a questão é bem mais complexa, como comprova a análise da documentação da guerra da Criméia realizada por Roger Fenton em 1855”. (Fabris, 2008)

Assinale a alternativa que corresponde à repercussão da primeira fotografia publicada de uma guerra, segundo comenta Annateresa Fabris. Essa fotografia provocou nos historiadores:

Alternativas
Comentários
  • Artigo sobre a cobertura da guerra da criméia por Roger Fenton (com fotos).

    http://odiplomata.blogs.sapo.pt/a-importancia-da-crimeia-na-genese-do-487525

  • "É assim que a participação britânica na Guerra da Crimeia (1854-55), com o consequente interesse popular, leva o editor Thomas Agnew a convidar o fotógrafo oficial do Museu Britânico, Roger Fenton, a deslocar-se à frente de batalha, para cobrir "fotojornalisticamente" o acontecimento.

    Todavia, a rudimentaridade das tecnologias vai originar um caso paradigmático de desfavor do "proto-fotojornalismo". As fotografias da Guerra da Crimeia obtidas por Fenton, publicadas no The llustrated London News e no Il fotografo, de Milão, em 1855, foram inseridas na imprensa sob a forma de gravuras, apesar dessas fotos constituirem o primeiro indício do privilégio que o fotojornalismo vai conceder à cobertura de conflitos bélicos. De qualquer modo, e de acordo com Marie-Loup Sougez, Roger Fenton foi o primeiro repórter fotográfico.(49)

    As fotografias que Fenton obtém na Crimeia não mostram o horror da dor e da morte. (Fig. 6) Os cerca de 300 negativos que restam são antes imagens de soldados e oficiais, por vezes sorridentes, posando para o fotógrafo, ou imagens dos campos de batalha, limpos de cadáveres, embora juncados de balas de canhão.

    As fotos da Guerra da Crimeia realizadas por Roger Fenton possuem, de facto, um condicionalismo que ultrapassa o dos limites definidos pelas tecnologias. Sendo uma expedição encomendada pelo empresário Thomas Agnew, com a primeira cobertura "fotojornalística" de guerra nasce a censura prévia ao fotojornalismo.(50) Daí serem imagens que nada revelam da dureza dos combates. Em vez disso, mostram a "falsa guerra", os soldados bem instalados, longe da frente. É ainda a guerra vestida com a sua auréola de heroísmo e de epopeia, como tradicionalmente era representada pela pintura. Por outro lado, porém, há evidentemente que atentar nas limitações técnicas: a "reportagem" de guerra estava limitada ao "teatro das operações" e às consequências das actividades bélicas, pois o fotógrafo era incapaz de se posicionar "na acção".

    http://bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-historia_fotojorn1.html