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Questões de Direitos Autorais em Comunicação Social


ID
72607
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo a Lei de Direitos Autorais, aprovada em 19 de Fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
    • De acordo com a Lei 9.610, de 9 de Fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais:

    • a) a proteção aos direitos de que trata esta Lei depende de registro prévio da obra.
    • ERRADO. A proteção independe de registro. (Art. 18)

    • b) é direito moral do autor o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem.
    • CERTO. Alternativa copiada do Art. 24, inciso VI.

    • c) o autor poderá repudiar a autoria de projeto arquitetônico alterado com o seu consentimento durante a execução ou após a conclusão da construção.
    • ERRADO. O autor só pode repudiar autoria de projeto alterado sem seu consentimento (Art. 26)

    • d) cada coautor só poderá registrar a obra e defender os próprios direitos contra terceiros desde que obtenha a aquiescência dos outros.
    • ERRADO. Cada co-autor pode, individualmente, sem aquiescência dos outros, registrar a obra e defender os próprios direitos contra terceiros (Art. 32, § 3º)

    • e) os direitos patrimoniais do autor perduram por cinquenta anos contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.
    • ERRADO. Os direitos perduram por setenta anos (Art. 41)


ID
200647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das novas tecnologias de comunicação, julgue o item
que se segue.

A discussão acerca do direito autoral das obras produzidas na Internet não tem relevância, a partir do momento em que se considera o conceito de criação coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão trata do copyleft. Vale a pena conferir sobre o assunto: https://www.gnu.org/licenses/licenses.pt-br.html


  • GAB. ERRADO

    "Copyleft" significa o direito de permissão de cópia de uma obra por outros usuários, dando a liberdade de copiar, modificar e redistribuir, exigindo que esse direito seja mantido em todas as versões modificadas.

    O termo “copyleft” é formado pelas palavras inglesas “copy”, que significa “cópia” e “left”, que significa “esquerdo”. Literalmente, seria "esquerdo de cópia", mas geralmente o termo é traduzido por “permitida a cópia”.


ID
289438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.

Os termos que regem os direitos autorais internacionais são universais, razão por que independem de legislação específica do país em que a obra foi criada.

Alternativas

ID
289441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.

Os projetos audiovisuais que envolvem figuras públicas ou históricas dispensam o pagamento de direitos autorais.

Alternativas

ID
289444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.

No Brasil, todas as obras que envolvem propriedade intelectual devem ser registradas na Biblioteca Nacional.

Alternativas
Comentários


  •  Item Errado

    "No Brasil, todas as obras que envolvem propriedade intelectual devem podem ser registradas na Biblioteca Nacional".

    A lei que versa sobre direitos do autor no caso da proteção de obras literárias e artísticas é a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

    A instituição responsável pelo registro é a Biblioteca Nacional, definida na Lei 5.988, de 14 de dezembro de 1973. Outras instituições nos estados podem, mediante convênio com a Biblioteca Nacional, se credenciar como escritórios de representação.

    Contudo, é importante esclarecer que de forma diferente do que acontece com a patente ou outros instrumentos de propriedade industrial, a proteção aos direitos independe de registro, sendo facultado ao autor registrar a sua obra (art. 18 e 19).

    Bom estudo ;)

ID
289447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.

As trilhas sonoras utilizadas em produções audiovisuais devem ser originais, encomendadas diretamente aos músicos, visto que as produtoras de áudio não fornecem banco de trilhas aos clientes.

Alternativas

ID
329464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A partir do que estabelece o código brasileiro de
autorregulamentação publicitária, julgue os próximos itens.


Fotografias de grandes grupos ou multidões em que indivíduos possam ser reconhecidos podem ser obtidas sem prévia autorização, desde que não envolvam contexto difamatório, ofensivo ou humilhante.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Artigo 34

    Este Código condena a publicidade que:

    a. faça uso de imagens ou citações de pessoas vivas, a menos que tenha sido obtida a sua prévia e expressa autorização;

    b. ofenda as convicções religiosas e outras suscetibilidades daqueles que descendam ou sejam de qualquer outra forma relacionados com pessoas já falecidas cuja imagem ou referência figure no anúncio;

    c. revele desrespeito à dignidade da pessoa humana e à instituição da família;

    d. desrespeite a propriedade privada e seus limites.

    Artigo 35

    As normas acima não se aplicam:

    a. a fotografias de grandes grupos ou multidões em que os indivíduos possam ser reconhecidos mas não envolvam um contexto difamatório, ofensivo ou humilhante;


ID
564643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A partir da licença Creative Commons, um fotógrafo que disponibiliza suas fotos na Internet pode atribuir alguns usos para sua obra. Nesse contexto, é sabido que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Creative Commons VS Copyright

     

    Em primeiro lugar, o que é esse tal de Creative Commons? E qual é a diferença entre Creative Commons e Copyright? Essas são duas formas de licenciar a sua fotografia (ou qualquer outra criação) e definir como as outras pessoas podem usá-la.

     

    Usar a licença Copyright, também conhecida como “todos os direitos reservados”, significa que os direitos de uso são todos seus ou de quem os comprou (como o cliente que compra o direito de usar uma foto em uma revista!) Na prática: ao colocar uma foto na internet sob a licença Copyright você está dizendo que todos podem olhar e apreciar, mas não podem fazer nada com ela.

     

    Já a licença Creative Commons permite que você libere alguns usos da sua foto. Na prática: ao colocar uma foto na internet sob a licença Creative Commons você está liberando o uso em alguns casos. Como no caso do Gabriel, que ilustra seus posts de viagens com fotos que foram publicadas sob esta licença.

     

    Importante: os créditos para você são um direito em todo tipo de licença, mesmo quando você vende o uso para clientes.

     

    Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/por-que-criei-um-flickr-em-creative-commons/


ID
631765
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei no 9.610/1998, regula os direitos autorais. As fotografias estão entre as obras protegidas. À vista da mencionada lei, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correta D
    Capítulo II
    Dos Direitos Morais do Autor
    Art. 24. São direitos morais do autor:
    I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;
    II - o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;
    III - o de conservar a obra inédita;
    IV - o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra;
    V - o de modificar a obra, antes ou depois de utilizada;
    VI - o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem;
    VII - o de ter acesso a exemplar único e raro da obra, quando se encontre legitimamente em poder de outrem, para o fim de, por meio de processo fotográfico ou assemelhado, ou audiovisual, preservar sua memória, de forma que cause o menor inconveniente possível a seu detentor, que, em todo caso, será indenizado de qualquer dano ou prejuízo que lhe seja causado.
    § 1º Por morte do autor, transmitem-se a seus sucessores os direitos a que se referem os incisos I a IV.
    § 2º Compete ao Estado a defesa da integridade e autoria da obra caída em domínio público.
    § 3º Nos casos dos incisos V e VI, ressalvam-se as prévias indenizações a terceiros, quando couberem.
    Art. 25. Cabe exclusivamente ao diretor o exercício dos direitos morais sobre a obra audiovisual.
    Art. 26. O autor poderá repudiar a autoria de projeto arquitetônico alterado sem o seu consentimento durante a execução ou após a conclusão da construção.
    Parágrafo único. O proprietário da construção responde pelos danos que causar ao autor sempre que, após o repúdio, der como sendo daquele a autoria do projeto repudiado.
    Art. 27. Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm
    Bom estudo ;)

ID
781048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item, que trata da comunicação empresarial.

Na gestão da marca, deve-se considerar que ela terá atingido seu ciclo final com a extinção do direito, quando o titular deixa de usá-la ou quando a transfere por uma operação de venda ou de fusão.

Alternativas
Comentários
  • Se o titular vendeu a marca é porque essa continuará em voga nas mãos de outrem, logo, seu ciclo não cheguo ao fim. Questão passível de recurso.

  • Essa questão de fato é motivo de controvérsia. Se não vejamos, dizer que seu ciclo final chega ao fim por conta desses fatores mencionados na questão. Ora, se esse for o entendimento da banca diversas fusões que já ocorreram deveriam por a cabo algumas marcas importantes que passaram por esse processo, como por exemplo: A cerveja norteamerica BUDWEISER comprada pela Ambev, se não me engano. Tem outros exemplos que não recordo agora. Diante desse contexto, entendo que caberia recurso sim. Agora não sabemos qual o posicionamento na banca a respeito.


ID
1139008
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A obra de um jornalista é classificada como obra intelectual, portanto, está protegida pelo Direito Intelectual, que, segundo autores jurídicos, disciplina a relação entre a pessoa e sua criação, na área moral ou pecuniária. A obra intelectual tem a proteção do Executivo Federal, que fiscaliza por meio de organismos como o Conselho Nacional de Direitos Autorais; pode ter a ação do Poder Judiciário por danos morais e patrimoniais, como explicita a Lei nº 9.610/98, e na área criminal tem proteção desde os tempos do Império e permanece atualmente no código competente. Isto é, a obra intelectual goza de proteção em três esferas:

(Adaptado de: www.baltazaradvogados.com.br/site/boletim-informativo/?id_boletimn=131)

Alternativas
Comentários
  • B) Partindo da conceituação e exemplificações apresentadas, temos que a obra de um jornalista[35] está classificada como uma obra intelectual, enquanto criação do espírito, portanto, protegida pelo Direito Intelectual, também conhecido como Direito Autoral, que, segundo aponta Silvio de Salvo Venosa[36], é aquele que disciplina a relação entre a pessoa e sua criação intelectual, de cunho pecuniário ou simplesmente moral. Uma vez atendidos os requisitos demonstrados alhures, a obra intelectual goza de proteção autoral em três esferas: administrativa, civil e penal.

  • Trecho do enunciado..

    (...)Conselho Nacional de Direitos Autorais(esfera admin); pode ter a ação do Poder Judiciário por danos morais e patrimoniais(esfera civil), como explicita a Lei nº 9.610/98, e na área criminal(penal)


ID
1238251
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os responsáveis por perfis jornalísticos em redes sociais postam conteúdos relacionados à produção noticiosa dos demais canais da organização. Também existe a postagem de conteúdo de origem externa, desde que se verifique a veracidade da informação, evitando armadilhas. Quando um destes conteúdos externos passa por tais crivos e é compartilhado, é também necessário

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     


ID
1238272
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista ético, os direitos autorais no jornalismo

Alternativas
Comentários
  • O caput do Art. 5º da Constituição Federal, localizado no corpo do Título II - “Dos direitos e garantias fundamentais dos brasileiros tem 77 incisos que tratam de questões tão importantes quanto liberdade de expressão, liberdade de consciência e de religião, direito de imagem, direito à honra e à privacidade, sigilo da pessoa, liberdade para o .exercício de qualquer profissão, direito à informação e direito de ir e vir Dois desses incisos versam sobre os direitos autorais. O de número 27 estabelece que “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros .“pelo tempo que a lei fixar Já o inciso 28 assegura a proteção às participações individuais em obras coletivas e “o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos .“intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas É dessa forma que a Constituição define o lugar que os direitos autorais devem ocupar entre todos os direitos de .cidadania dos brasileiros: entre os nossos direitos fundamentais (Além da Constituição, os direitos autorais constam das convenções internacionais de Paris (1883) e de Berna (1886 que, por terem sido aprovadas por decretos legislativos, têm peso de lei no Brasil. E têm uma lei específica, a de .(número 9.610/98, também conhecida como Lei do Direito Autoral (

  • D) Afinal, respeitar direitos não deveria ser algo tão complicado, não é mesmo?


ID
1251100
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o contexto relativo a mídias locais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Texto interessante sobre o assunto: http://www.andi.org.br/politicas-de-comunicacao/page/autorregulacao-e-rse-da-midia

  • O Sistema de Autorregulação da Mídia está previsto na CF?

  • a) A promoção do jornalismo de qualidade depende sim da existência de um sistema democrático de mídia.

    b) A CF não introduziu qualquer sistema de autorregulação da mídia. Até porque, se tivesse introduzido, não seria autorregulação, mas uma regulamentação do Estado.

    c) O CCS tem a função de auxiliar o Congresso Nacional sobre políticas de comunicação de não de regular os meios de comunicação.

    d) A flexibilização do horário do programa Voz do Brasil se deu mediante lei, e não por meio da autorregulamentação.

    e) Gabarito.


ID
1599412
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na atividade da produção cultural ligada às artes, é imprescindível a obediência à legislação pertinente aos direitos autorais. Direito autoral “é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações”.


Fonte: http://www.ecad.org.br


A esse respeito, baseando-se na lei de direitos autorais (Lei n° . 9.610/1998), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.610

     

    Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

     

    Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

    I - a reprodução: c) de retratos, ou de outra forma de representação da imagem, feitos sob encomenda, quando realizada pelo proprietário do objeto encomendado, não havendo a oposição da pessoa neles representada ou de seus herdeiros;

    V - a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas, fonogramas e transmissão de rádio e televisão em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que esses estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização;

    VI - a representação teatral e a execução musical, quando realizadas no recesso familiar ou, para fins exclusivamente didáticos, nos estabelecimentos de ensino, não havendo em qualquer caso intuito de lucro;


ID
1705540
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No atual contexto das novas tecnologias da informação e da comunicação, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1705606
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa na qual o termo “direito autoral" está definido corretamente.

Alternativas
Comentários
  • O que é direito autoral

    Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações. O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e protege as relações entre o criador e quem utiliza suas criações artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, fotografias etc. Os direitos autorais são divididos, para efeitos legais, em direitos morais e patrimoniais. 

    Os direitos morais asseguram a autoria da criação ao autor da obra intelectual, no caso de obras protegidas por direito de autor. Já os direitos patrimoniais são aqueles que se referem principalmente à utilização econômica da obra intelectual. É direito exclusivo do autor utilizar sua obra criativa da maneira que quiser, bem como permitir que terceiros a utilizem, total ou parcialmente. 

    Ao contrário dos direitos morais, que são intransferíveis e irrenunciáveis, os direitos patrimoniais podem ser transferidos ou cedidos a outras pessoas, às quais o autor concede direito de representação ou mesmo de utilização de suas criações. Caso a obra intelectual seja utilizada sem prévia autorização, o responsável pelo uso desautorizado estará violando normas de direito autoral, e sua conduta poderá gerar um processo judicial. 

    A obra intelectual não necessita estar registrada para ter seus direitos protegidos. O registro, no entanto, serve como início de prova da autoria e, em alguns casos, para demonstrar quem a declarou primeiro publicamente. (fonte: Ecad)


ID
1705615
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei dos Direitos Autorais dispõe sobre vários pontos, em especial o que se define, corretamente, no texto da Lei n. 9610, como:

Alternativas
Comentários
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

    Art. 2º Os estrangeiros domiciliados no exterior gozarão da proteção assegurada nos acordos, convenções e tratados em vigor no Brasil.

    Parágrafo único. Aplica-se o disposto nesta Lei aos nacionais ou pessoas domiciliadas em país que assegure aos brasileiros ou pessoas domiciliadas no Brasil a reciprocidade na proteção aos direitos autorais ou equivalentes.

    Por isso, a opção certa é a letra "c". 

    Boa sorte e bons estudos!


  • A LEI 9.610/98 VALE PARA ESTRANGEIROS TAMBÉM?

    Sim. O direito autoral é um direito sem fronteiras. No nível internacional há várias convenções sobre direito de autor, dentre as quais a de Berna é o paradigma para a nossa legislação de regência (Lei n. º 9.610/98) . Todos os países signatários dessa convenção procuram guiar-se pelo princípio da reciprocidade de tratamento para os nacionais dos países integrantes da União de Berna. Assim é que os estrangeiros domiciliados no exterior gozarão da proteção assegurada nos acordos, convenções e tratados em vigor no Brasil. Dessa maneira, é necessário que o ato internacional seja aprovado pelo Congresso e sancionado pelo Executivo, ou seja, que se torne lei, isto é, não basta apenas o Brasil assinar o ato internacional. De acordo com o parágrafo único, aplica-se o disposto na Lei 9.610/98 aos nacionais ou pessoas domiciliadas em país que assegure aos brasileiros ou pessoas domiciliadas no Brasil a reciprocidade na proteção aos direitos autorais ou equivalentes.

    https://www.bn.br/acesso-informacao/perguntas-respostas?page=2



ID
1705621
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação às definições presentes na Lei dos Direitos Autorais, a autoria das obras intelectuais contempla tanto as pessoas físicas como as jurídicas.

Em relação a este tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Para se identificar como autor de obra científica, o criador deve se identificar exclusivamente pelo seu nome civil completo.

II. A titularidade de direitos do autor pertence ao criador original da obra, não estendendo-se esta autoria aos casos de adaptação ou de uso de conteúdo de domínio público.

III. No caso de contribuições cujo conteúdo possa ser utilizado separadamente, reservam-se ao co-autor seus direitos coletivos, excluindo-se os direitos referentes à sua criação individual.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    I. De acordo com a Lei, 9.610/1998, Art. 12: Para se identificar como autor, poderá o criador da obra literária, artística ou científica usar de seu nome civil, completo ou abreviado até por suas iniciais, de pseudônimo ou qualquer outro sinal convencional

    II. No Art. 14:É titular de direitos de autor quem adapta, traduz, arranja ou orquestra obra caída no domínio público, não podendo opor-se a outra adaptação, arranjo, orquestração ou tradução, salvo se for cópia da sua.

    III.Também no Art. 14, é previsto que o coautor tem direitos sobre a sua obra.  

    Art. 14 § 2º  Ao co-autor, cuja contribuição possa ser utilizada separadamente, são asseguradas todas as faculdades inerentes à sua criação como obra individual, vedada, porém, a utilização que possa acarretar prejuízo à exploração da obra comum.


ID
1720285
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No atual contexto das novas tecnologias da informação e da comunicação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C 

     

    a)a grande contribuição da internet foi a de criar e materializar a ideia de rede.( A ''Rede' aqui informada equivale a computadores interligados e não  é necessario internet para isso) .

     

    b)a ação da informação sobre a tecnologia substituiu o uso das tecnologias para agir sobre a informação.(Não subistituiu nada!)

     

    c)emergem questões ligadas não só à tecnologia como também à produção de conteúdo e aos direitos autorais.(Correto - Esta afirmativa responde bem a pergunta.Leve em conta ainda o tão debatido assunto Internet - Leis que regulamentam e controlam dados e uso da mesma).

     

    d)grandes quantidades de dados e informações eliminam o chamado efeito narcotizante que a mídia analógica produzia nos indivíduos.( Produzia? Parou de produzir? rsrs..Ainda produz !)

     

    e)evidenciam-se significativas alterações na consciência do homem, que podem ser verificadas em função do caráter inerentemente positivo das mídias eletrônicas.(Inerente - significa unificado, o que leva a entender que a internet só possui questoes boas, o que sabemos que não é...Mas ela também não responde a pergunta.


ID
1720291
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A proteção garantida pelo direito autoral cobre os seguintes itens, exceto:

Alternativas

ID
1720294
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na relação entre empregado e empregador do setor de audiovisual, a expressão “cessão de direitos autorais" define especificamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Cessão vem da palavra CEDER - Liberar, disponibilizar

     


ID
1720297
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A utilização de determinado material ou conteúdo que tenha registro de direitos autorais dispensa a autorização de seu detentor quando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    De acordo com a lei 9.610/1998, o autor tem direito a conservar uma obra inédita (art. 24) e a reprodução parcial ou integral deve ser autorizada (art. 29)


ID
1720300
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com a Lei n. 9610, referente aos direitos autorais de uma obra, o termo “contrafação" se define especificamente por:

Alternativas
Comentários
  • 3. O que é reprodução e o que constitui contrafação? Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra. Desta forma, toda reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e/ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, ato ilícito civil e penal.
    http://www.abdr.org.br/site/perguntas_respostas.asp

  • Gabarito B 

     A dica aqui é que você entenda o inicio da palavra, já que muitas vezes não se possui conhecimento da gramatica e o significado da palavra.... CONTRAFAÇÃO

    SIGNIFICADO

    Violação dos direitos autorais, intelectuais ou posse indevida da propriedade literária, científica ou artística que pertence a outra pessoa.


ID
1720303
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação às produções audiovisuais, o “domínio público” é uma categoria de uso livre referente ao fim do prazo de registro do direito autoral.

A respeito de domínio público, analise as afirmativas a seguir.

I. O domínio público caracteriza toda e qualquer obra classificada como “órfã”, aquela que não corre o risco de gerar infrações relacionadas ao direito autoral.

II. O material de domínio público inclui obras clássicas consagradas mundialmente, como as de Shakespeare, por exemplo.

III. O uso de adaptações de obras de domínio público que caracterizem uma forma particular de expressão não estão isentas de autorização.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E 

    I. O domínio público caracteriza toda e qualquer obra classificada como “órfã”, aquela que não corre o risco de gerar infrações relacionadas ao direito autoral.

    (Gente, Dominio Público, não quer dizer que não haja um criador. Errada)

    II. O material de domínio público inclui obras clássicas consagradas mundialmente, como as de Shakespeare, por exemplo.

    (Sim, esta correta..Lembre- se ainda que existe um prazo para direitos autorais..Algo entre 50 e 100 anos Ok)

    III. O uso de adaptações de obras de domínio público que caracterizem uma forma particular de expressão não estão isentas de autorização.

    (Cuidado com palavras de exclusão, sempre grife e releia para ver o real sentido da afirmativa negativa - Esta afirmativa é Correta - Não estão isentos de autorização)

     


ID
1720306
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa na qual o tipo de obra está legalmente definido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    a)Anônima- obra cujo autor se oculta sob um nome suposto.(Anônimato é esconder, ocultar nome, sem não dar nenhum dado, nem nome falso ou fictício)

    b)Derivada- obra criada, em comum, por dois ou mais autores ( Derivada, vem de algo.Não seja feita em conjunto)

    c)Póstuma- resultante da transformação de obra originária.( Póstuma - Pós morte)

    d)Pseudônima- obra na qual não se indica o nome do autor.(Pseudo - Mentira. Pseudônimo usa nome falso, inventado, ficticio).

    e)Coletiva- obra constituída pela participação de diferentes autores.( Coletivo - Duas ou mais pessoas - Correta)

     

     


ID
1720318
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pela legislação dos direitos autorais, os conteúdos apresentados a seguir, são consideradas “obras intelectuais protegidas" à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Fácil. Conceitos já existem por si. Sermões, obras pantomímicas, composições e cartas geográficas precisam de um autor para existirem.

  • Gabarito C

    O QUE SÃO OBRAS INTELECTUAIS PROTEGIDAS?

    De acordo com o art. 7. º da Lei de regência (Lei n. º 9.610/98) são obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro.(Não podem ser alteradas) 

    QUAIS AS OBRAS INTELECTUAIS QUE SÃO PASSÍVEIS DE SEREM PROTEGIDAS PELO DIREITO AUTORAL?

    Os textos de obras literárias, artísticas ou científicas; as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza; as obras dramáticas e dramático-musicais; as obras coreográficas e pantomímicas(representação de uma história exclusivamente através de gestos, expressões faciais e movimentos, esp. no drama ou na dança.), cuja execução cênica se fixa por escrito ou por outra qualquer forma; as composições musicais tenham ou não letra (poesia); as obras audiovisuais; sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas; as obras fotográficas e as roduzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia; as obras de desenho, pintura, gravura, scultura, litografia e arte cinética; as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza; os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência; as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova; as coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituam uma criação intelectual.

    O QUE NÃO É PROTEGIDO COMO DIREITOS AUTORAIS?

    Dentre os vários tipos de obras elencadas pelo legislador temos: as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais; os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios; os formulários em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informação, científica ou não, e suas instruções; os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais; as informações de uso comum tais como calendários, agendas, cadastros ou legendas; os nomes e títulos isolados; o aproveitamento industrial ou comercial das idéias contidas nas obras.


ID
1777981
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma instituição pública que decida atuar nas redes sociais digitais deve atentar para os seguintes procedimentos:

I. O analista de mídias sociais não pode polemizar com o público com o qual a instituição se relaciona pela internet. Todas respostas devem ser elaboradas de forma neutra e postadas mediante aprovação do setor responsável por tratar do respectivo tema.
II. Quando o analista de mídias sociais não tiver a resposta solicitada de imediato deve pesquisar e somente depois de obter uma informação satisfatória responder ao internauta. Nenhum retorno deve ser dado ao público antes disso.
III. Uma mensagem enviada por um internauta pode ser usada nas campanhas da organização, desde que se obtenha autorização do seu autor.
IV. Se um internauta solicitar via rede social um serviço disponível no site, deve-se encaminhar a mensagem ao setor responsável e fornecer ao remetente da mensagem o link adequado para obter o serviço.
V. Nas redes sociais é necessário manter a mesma formalidade usada em veículos institucionais, tais como site, boletins, atendimento telefônico etc. Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • II - Deve-se dar alguma resposta, mesmo que seja: "responderemos em breve", para que o usuário não pense que foi ignorado ou que não há alguém para responder. 

    IV - A linguagem pode ser mais descontraída.


ID
1823455
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Sindicato dos Jornalistas do Paraná publicou, em seu portal, a seguinte informação: “A Direção do SindijorPR cumpre o que determina o parecer final do Conselho, que identificou _________da jornalista em 65 reportagens, escritas por 42 profissionais diferentes, somente entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014. A denúncia de ________contra (nome do jornalista) era investigada desde o período pelo CEP (Conselho de Ética Profissional), após solicitação de 23 jornalistas de diversos veículos."

                                                                              (http://www.sindijorpr.org.br/)

Assinale a alternativa cuja expressão preenche corretamente as duas lacunas referentes ao parecer do CEP.

Alternativas
Comentários
  • Pois é...  e, acredite se quiser, foi eleita.
    Prá variar, estamos bem de parlamentares...

  • E como prêmio, foi eleita deputada federal por São Paulo com uma das maiores votações do país. Parabéns ao envolvidos. 

  • Ah , a mesma que apareceu em reportagem recente da Globo, dando suas declarações sobre a primeira-dama.


ID
1897519
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção de um programa radiofônico jornalístico precisa de músicas para a composição de vinhetas e demais trilhas. Um dos produtores sugeriu, então, que se levantasse por intermédio de pesquisa em sites especializados, quais eram as músicas mais tocadas nas rádios da cidade. A partir daí, seria organizada uma biblioteca de áudio com os arquivos a serem utilizados nas montagens de características, vinhetas, cortinas e BG, por exemplo. Entretanto, como não há qualquer verba disponível para pagamento de direitos autorais, recomenda-se:

Alternativas
Comentários
  • As famosas e utilíssimas "trilhas brancas"

     

  • copyright

    /'kɑpiɹajt/

    substantivo masculino JURÍDICO (TERMO) direito exclusivo do autor, compositor ou editor de imprimir, reproduzir ou vender obra literária, artística ou científica; direito autoral



ID
2037454
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compra de um livro confere ao adquirente o direito de

Alternativas
Comentários
  • Não precisava nem comentar porque é uma questão de ética né?
    Mas você pode ler o quanto quiser mas ter a ciência de que não se trata de algo de sua propriedade.

  • Questão bizarra.

  • Está mais para Direito Civil do que Jornalismo, haha! Gostei :)
  • Dã!


ID
2264437
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em abril de 2013, o portal UOL informou que o Internacional, clube de futebol de Porto Alegre, fora condenado a pagar aproximadamente 2 milhões de reais a uma empresa de propaganda da capital gaúcha. Segundo os autos, o time porto-alegrense solicitou a uma empresa especializada um projeto de painéis e placas para o estádio Beira-Rio e Gigantinho, mas alegou que o anunciante não tinha mais interesse no negócio. Entretanto, pouco tempo depois, executou o plano de autoria da empresa diretamente com o anunciante. A autora do projeto ganhou a ação movida na justiça. Para noticiar o fato, o título da matéria do UOL foi o seguinte: “Inter paga R$ 2 mi por de agência de publicidade no Beira-Rio”.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, completando o título do portal.

Alternativas

ID
2284612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação digital, julgue o item a seguir.

Por meio de uma licença Creative Commons, o autor torna uma obra em obra de domínio público.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão? Há licenças Creative Commons em que o autor torna uma obra de domínio público.

  • A CESPE de novo não considerou a CC0 1.0 Universal (CC0 1.0)

    A pessoa que associou um trabalho a este resumo dedicou o trabalho ao domínio público, renunciando a todos os seus direitos sob as leis de direito de autor e/ou de direitos conexos referentes ao trabalho, em todo o mundo, na medida permitida por lei.

    Fonte: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR

  • Creative Commons VS Copyright

     

    Em primeiro lugar, o que é esse tal de Creative Commons? E qual é a diferença entre Creative Commons e Copyright? Essas são duas formas de licenciar a sua fotografia (ou qualquer outra criação) e definir como as outras pessoas podem usá-la.

     

    Usar a licença Copyright, também conhecida como “todos os direitos reservados”, significa que os direitos de uso são todos seus ou de quem os comprou (como o cliente que compra o direito de usar uma foto em uma revista!) Na prática: ao colocar uma foto na internet sob a licença Copyright você está dizendo que todos podem olhar e apreciar, mas não podem fazer nada com ela.

     

    Já a licença Creative Commons permite que você libere ALGUNS usos da sua foto. Na prática: ao colocar uma foto na internet sob a licença Creative Commons você está liberando o uso em alguns casos. Como no caso do Gabriel, que ilustra seus posts de viagens com fotos que foram publicadas sob esta licença.

     

    Importante: os créditos para você são um direito em todo tipo de licença, mesmo quando você vende o uso para clientes.

     

    Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/por-que-criei-um-flickr-em-creative-commons/


ID
2370247
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o CONAR, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CONAR = Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária

    http://www.conar.org.br/


ID
2438116
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei No. 9.610/98) e protege as relações entre o criador e quem utiliza suas criações artísticas, literárias ou científicas. No Brasil, os direitos de autor duram por

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.610

    Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

  • Alternativa A)

    Lei 9.610/98 Lei de Direitos Autorais

    Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

    Art. 43. Será de setenta anos o prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre as obras anônimas ou pseudônimas, contado de 1° de janeiro do ano imediatamente posterior ao da primeira publicação.

    Art. 44. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas será de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação.

    Art. 96. É de setenta anos o prazo de proteção aos *direitos conexos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente à fixação, para os fonogramas; à transmissão, para as emissões das empresas de radiodifusão; e à execução e representação pública, para os demais casos.

      *Direitos Conexos, também chamados de direitos vizinhos ou análogos, têm por escopo a proteção do profissional que, através de sua mão de obra - seja ela criativa ou técnica -, agrega valor à obra criada pelo autor. Eles são incidentes sobre todas as interpretações ou execuções artísticas e suas respectivas transmissões e retransmissões.

    Ex: Uma cantora que grava a música de outro autor, com a permissão deste, tem direito sobre a exibição/reprodução de sua performance.


ID
2482468
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma fotografia disponibilizada na internet pelo próprio autor, com licença para uso livre, pode ser reproduzida

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2483410
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Getty Images, um dos três maiores bancos de imagens do mundo, descreve seus serviços da seguinte maneira:


Oferecemos a mais elevada qualidade e diversidade em imagens rights-managed e royalty-free. Descubra a nossa vasta gama de coleções, com fotografias e ilustrações envolventes para todos os projetos” (http://www.gettyimages.com.br)


Sobre o royalty-free, considere as seguintes afirmativas:

1. As imagens “livre de royalties” (ou royalty-free) são imagens que não têm conteúdo de uso restrito a um determinado público ou faixa etária.

2. Existem diversos tipos de contrato de cessão de uso das fotografias entre um banco de imagem e um cliente.

3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão poderia aplicar recurso

    3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

    O uso das imagens royalty-free, são por tempo indeterminado.


ID
2483416
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Nos bancos de imagem, é possível encontrar praticamente tudo para o faz de conta da publicidade: do visual noturno de Nova York, que se quer aplicar no fundo de um anúncio de um carro, até o tigre, aparentemente dócil, que estará sentado numa poltrona ao lado de um modelo, passando por paisagens lunares, ilhas paradisíacas, ondas gigantescas, macrofotos de insetos, destinos turísticos, personalidades etc.". (Piovan e César, 2007)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem terá controle sobre o uso que será feito de suas fotografias.

2. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem deve estar ciente de que ele poderá servir a diversas finalidades.

3. A publicidade pode construir seu faz de conta graças aos contratos de cessão de uso de imagem, que permitem ampla gama de possibilidades de aplicação para as fotografias.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2530738
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito aos direitos autorais e ao uso de imagem, o produtor deve ter extrema cautela ao utilizar a imagem, voz ou criações de terceiros. Sempre que for necessário utilizar um desses elementos, é preciso providenciar:

Alternativas

ID
2835088
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as asserções abaixo sobre a formação do ponto digital nas artes gráficas e a relação proposta entre elas.


I . Para se tornar proprietário de uma marca, no Brasil, é necessário registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).


PORQUE


II . Somente o registro permite garantir o direito dos donos das marcas em caso de conflitos relativos à falsificações e imitações.


Em relação às asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • acho essas questões estilo Enad muito estranhas


ID
2889187
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Araguari - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A lei que rege os direitos autorais sobre a imagem, no Brasil, é a de número 9.610/98. Ela confere proteção moral e patrimonial aos autores de obras intelectuais. Como obras intelectuais, de acordo com a lei, são: textos, obras dramáticas, composições musicais, fotografias, dentre outros. Não são obras que possuem direitos autorais:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Domínio público é a condição jurídica de uma obra que não possui o elemento do direito de propriedade tornando o acesso livre e gratuito da obra literária, artística ou científica.

    Além disso o art. 8º traz hipóteses as quais não são objeto de proteção de direitos autorais também:

    Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:

    I - as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais;

    II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;

    III - os formulários em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informação, científica ou não, e suas instruções;

    IV - os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais;

    V - as informações de uso comum tais como calendários, agendas, cadastros ou legendas;

    VI - os nomes e títulos isolados;

    VII - o aproveitamento industrial ou comercial das idéias contidas nas obras.


ID
2945527
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Strunk (2012), encontrar nomes registráveis é tarefa cada vez mais complexa numa economia globalizada. Só no Brasil, entre 2007 e 2010, 1.098.724 pedidos de registro de marcas foram solicitados. A consulta e o registro de marcas podem ser feitos no:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, conforme Decreto nº 9.660, de 1º de janeiro de 2019. Sua missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial.

    Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

    FONTE: http://www.inpi.gov.br/acesso-a-informacao/Portal/sobre/estrutura

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
3023734
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao direito de imagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre esse tema, vale a leitura deste artigo do Ministro Luís Roberto Barroso:

    https://migalhas.uol.com.br/arquivo_artigo/art_03-10-01.htm

    "O direito à imagem protege a representação física do corpo humano ou de qualquer de suas partes, ou ainda de traços característicos da pessoa pelos quais ela possa ser reconhecida. A reprodução da imagem depende, em regra, de autorização do titular. Nesse sentido, a imagem é objeto de um direito autônomo, embora sua violação venha associada, com frequência, à de outros direitos da personalidade, sobretudo a honra. Note-se, porém, que a circunstância de já ser público o fato divulgado juntamente com a imagem afasta a alegação de ofensa à honra ou à intimidade, mas não interfere com o direito de imagem, que será violado a cada vez que ocorrerem novas divulgações da mesma reprodução. A doutrina e a jurisprudência, tanto no Brasil como no exterior, registram alguns limites ao direito de imagem. Atos judiciais, inclusive julgamentos, são públicos via de regra (art. 93, IX da Constituição Federal), o que afasta a alegação de lesão à imagem captada nessas circunstâncias. Igualmente, a difusão de conhecimento histórico, científico e da informação jornalística constituem limites a esse direito."


ID
3254008
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O pagamento de direitos autorais pelo uso de músicas em obras televisivas e radiofônicas é fiscalizado, no Brasil, por qual organismo?

Alternativas
Comentários
  • ESCRITÓRIO CENTRAL DE ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - ECAD

    Atua em todo o Brasil, com sede no Rio de Janeiro, contando com 23 unidades próprias nas principais regiões e capitais do país, além de​ 29​​ agências credenc​iadas em cidades m​enores ou do interior.

    fonte: ecad.org.br


ID
3254014
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a Lei N° 9610, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre direitos autorais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo II

    Da Comunicação ao Público

    Art. 68. Sem prévia e expressa autorização do autor ou titular, não poderão ser utilizadas obras teatrais, composições musicais ou lítero-musicais e fonogramas, em representações e execuções públicas.

    § 7º As empresas cinematográficas e de radiodifusão manterão à imediata disposição dos interessados, cópia autêntica dos contratos, ajustes ou acordos, individuais ou coletivos, autorizando e disciplinando a remuneração por execução pública das obras musicais e fonogramas contidas em seus programas ou obras audiovisuais.


ID
3264016
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É o direito que o autor, a pessoa física criadora de obra intelectual, tem de gozar dos benefícios morais e econômicos resultantes da reprodução de suas criações. Ao criar uma obra de espírito, o autor adquire dois direitos: o moral e o patrimonial. O direito moral é ter o nome citado todas às vezes que a obra for publicada. É irrenunciável e inalienável. O direito _____ é _____ total ou parcialmente, para sempre ou por tempo determinado, independente de se tratar de assalariado ou freelancer. A Lei nº. 9. 610 de 19 de fevereiro de 1998 altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais. Não faz distinção, protege todos os autores de obras intelectuais.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
3360679
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São, entre outras, obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como :

1. textos de obras literárias, artísticas ou científicas.

2. conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza.

3. obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe somente por escrito.

4. composições musicais, tenham ou não letra.

5. obras audiovisuais, sonorizadas ou não, exceto as cinematográficas.

Estão corretos, apenas, os itens:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:

    1  textos de obras literárias, artísticas ou científicas.

    2 conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza.

    3 obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe somente por escrito.

    IV - as obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma;

    4 composições musicais, tenham ou não letra

    5 obras audiovisuais, sonorizadas ou não, exceto as cinematográficas

    VI - as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;


ID
3551407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conceito de cultura como recurso ganhou legitimidade e deslocou ou absorveu outros conceitos a ela atribuídos. A cultura é hoje vista como algo em que se deve investir, distribuída nas mais diversas formas, utilizada como atração para o desenvolvimento econômico e turístico, como mola propulsora das indústrias culturais e fonte inesgotável para novas indústrias que dependem da propriedade intelectual. A alta cultura torna-se um recurso para o desenvolvimento urbano com os museus contemporâneos (por exemplo, o Guggenheim de Bilbao). Rituais, práticas estéticas do dia a dia, tais como canções, lendas populares, culinária, costumes e outras práticas simbólicas também são mobilizados como recursos para o turismo e para a promoção das indústrias do patrimônio. As indústrias da cultura de massa, em especial as do entretenimento e dos direitos autorais, que vêm integrando cada vez mais a música, o filme, o vídeo, a televisão, as revistas, a difusão por satélite e a cabo, constituem os maiores contribuidores mundiais do produto nacional bruto. Assim, em vez de focalizar o conteúdo da cultura, talvez seja melhor fazer uma abordagem da cultura do nosso tempo, caracterizada como uma cultura de globalização acelerada, como um recurso.

                                                                                                                                 George Yúdice. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Marie-Anne Kremer (Trad.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 11; 25 (com adaptações).

Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.

Apesar de apresentar padrão acadêmico e tom impessoal, o texto manifesta explícita crítica à cultura de massa, ao associá-la a mero entretenimento e à comercialização de direitos autorais.

Alternativas

ID
3631003
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A fim de garantir que o produto cultural possa assegurar a subsistência do autor e de, pelo menos, uma geração de herdeiros para, após isso, ser usufruído por todas as pessoas, a lei sobre direitos autorais (n° 9.610/98) protege as obras por um período de tempo. Considerando essa lei, responda a questão:


Em relação às obras que passam para o domínio público:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Lei  9.610/98

    Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

    Parágrafo único. Aplica-se às obras póstumas o prazo de proteção a que alude o caput deste artigo.


ID
3746716
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Colombo - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos. Suas licenças de direitos autorais livres e fáceis de usar fornecem uma maneira simples e padronizada, que permite ao público a permissão para compartilhar e utilizar o seu trabalho criativo – sob condições de sua escolha. Estas licenças não são contrárias aos direitos de autor. Elas funcionam complementarmente aos direitos autorais e permitem que o próprio autor modifique seus termos de direitos autorais para melhor atender às suas necessidades.”

A que organização o texto dado faz referência?

Alternativas
Comentários
  • Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em Mountain View, na California, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional todos direitos reservados. Wikipédia


ID
3777637
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

“A utilização de uma obra por terceiros deve ter autorização prévia e expressa de seu criador, assim como a transferência de direitos a qualquer título deve pressupor estipulação contratual escrita. Com esse entendimento, os ministros da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenaram uma empresa jornalística a indenizar um repórter fotográfico em R$ 12 mil por violação de direito autoral.

O fotógrafo, que trabalhou nos veículos da empresa por quatro anos, afirmou que por diversas vezes a indicação da autoria de suas fotos havia sido omitida ou dado o crédito a outros profissionais. Ele sustentou ainda que a companhia teria obtido lucro com a venda de suas fotografias para outras empresas sem a sua autorização e sem o pagamento pelo seu acervo.”



(TST condena empresa de jornalismo que revendeu fotografias sem autorização, Consultor Jurídico, 5 de agosto de 2018. Disponível em

<https://www.conjur.com.br/2018-ago-05/tst-condena-empresa-revendeu-fotografias-autorizacao>)

A partir do trecho acima, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B para os não assinantes.

  • Vamos analisar a questão:

    De acordo com a Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98, existem dois direitos que protegem um autor (pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica): morais e patrimoniais.


    Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis e abrangem:

    - reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra

    - ter o nome ou pseudônimo indicado como sendo o do autor, na reprodução ou utilização de sua obra

    - conservar a obra inédita

    - assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações

    - modificar a obra, antes ou depois de utilizada

    - retirar de circulação a obra ou suspender uso já autorizado, se isso implicar afronta à sua reputação e imagem


    Os direitos patrimoniais do autor podem ser transferidos ou vendidos a outra pessoa, o chamado titular de direitos. Passam aos herdeiros e perduram por 70 anos, contados de 1° de janeiro do ano seguinte ao da sua morte. Alguns exemplos:

    - usufruir e dispor da obra, autorizando ou não a sua utilização

    - colocar à disposição do público a obra, na forma, local e pelo tempo que desejar, cobrando ou não por isso

    - receber, no mínimo, 5% sobre o aumento do preço em cada revenda de obra de arte ou manuscrito original


    De acordo com parte do enunciado, o fotógrafo afirmou que a indicação da autoria de suas fotos havia sido omitida e que que a companhia teria obtido lucro com a venda de suas fotografias para outras empresas sem a sua autorização e sem o pagamento pelo seu acervo. Essas práticas caracterizam ofensa aos direitos morais e patrimoniais.

    A questão pede que encontremos a alternativa incorreta - B) O jornalista reclamante na ação fazia jus apenas aos seus direitos patrimoniais.


    RESPOSTA: B
    • Direitos patrimoniais são referentes ao uso econômico
    • Direitos morais são referentes a personalidade do autor

    Gabarito B

  • Simplificando ao extremo para ajudar a entender:

    Direito Autoral => Propriedade Intelectual => Patrimônio "Pessoal" => Exigência por Danos Patrimoniais

    Moral => Direito Individual => Proteção Social => Exigência por Dano Moral

    No caso do "Buscapé" do filme - Até caberia kkk