- 
                                Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10610573/artigo-59-da-lei-n-8069-de-13-de-julho-de-1990 
- 
                                I. No direito à educação, deve ser assegurado o acesso à escola pública e gratuita, próxima à residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da Educação Básica.  (art. 53, V, ECA - alterado pela Lei 13.845/19) CORRETA   II. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino e o direito de ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.  (art. 53, parágrafo único, ECA)   CORRETA   III. Cabe, obrigatoriamente, à União estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Tendo em vista o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer da criança e do adolescente.    INCORRETA   Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. 
- 
                                Estatuto da Criança e do Adolescente - Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.   Constituição Federal - Art. 30. Compete aos Municípios: (...) VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental;    Constituição Federal - Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. § 1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; § 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.   Ou seja, os municípios, como entes locais, possuem maior facilidade de saber e suprir as necessidades, por isso que cabe a condução e manutenção da educação fundamental de natureza obrigatória. Os outros entes (União e Estados) têm a obrigação de cooperar. 
- 
                                A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:   I. No direito à educação, deve ser assegurado o acesso à escola pública e gratuita, próxima à residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da Educação Básica.  Correto. Inteligência do art. 53, V, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.   II. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino e o direito de ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Correto, nos termos do art. 55 e 53, parágrafo único, ECA: Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Art. 53. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.   III. Cabe, obrigatoriamente, à União estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Tendo em vista o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer da criança e do adolescente. Errado. A competência é dos Municípios, com o apoio dos Estados e da União, nos termos do art. 59, ECA: Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.   Portanto, apenas os itens I e II estão corretos.   Gabarito: A  
- 
                                GABARITO - A Sobre o item III. Vc vai jogar essa obrigação só " nas costas" da União.   Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. 
- 
                                Capítulo IV Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.  Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.   
- 
                                "OBRIGATORIAMENTE" CUIDADO COM ESSA PALAVRA. BONS ESTUDOS 
- 
                                O erro está em:    Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude 
- 
                                A questão em comento encontra
resposta na literalidade do ECA.
 
 Vejamos o que diz o art. 53 do
ECA:
 
 “  Art.
53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno
desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e
qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
 
 I - igualdade de condições para o acesso e
permanência na escola;
 
 II - direito de ser respeitado por seus
educadores;
 
 III - direito de contestar
critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
 
 IV - direito de organização e participação em
entidades estudantis;
 
 V - acesso
à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no
mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino
da educação básica. (Redação
dada pela Lei nº 13.845, de 2019)
 
 Parágrafo único. É direito dos pais ou
responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da
definição das propostas educacionais.
 
 Art. 53-A.  É
dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de
estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e
enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas. (Incluído
pela Lei nº 13.840, de 2019)"
 
 
 
 Feitas tais considerações, nos cabe
comentar as assertivas da questão.
 
 A assertiva I está CORRETA.
 
 Está reproduzido o art. 53, V, do
ECA.
 
 
 
 A assertiva II está CORRETA.
 
 Está reproduzido o art. 53,
parágrafo único, do ECA.
 
 
 
 A assertiva III está INCORRETA.
 
 Ao contrário do exposto, não é a
União, mas sim o Município, com apoio dos Estados e da União, que se
responsabiliza pelos fomentos expostos na assertiva.
 
 Diz o art. 59 do ECA:
 
 “ Art. 59. Os municípios, com apoio
dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e
espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a
infância e a juventude."
 
 
 
 Diante do exposto, cabe comentar as
alternativas da questão (já sabendo que as assertivas I e II estão CORRETAS).
 
 LETRA A- CORRETA. As assertivas I e
II estão CORRETAS.
 
 LETRA B- INCORRETA. As assertivas I
e II estão CORRETAS.
 
 LETRA A- INCORRETA. As assertivas I
e II estão CORRETAS.
 
 LETRA A- INCORRETA. As assertivas I
e II estão CORRETAS.
 
 LETRA A- INCORRETA. As assertivas I
e II estão CORRETAS.
 
 
 
 GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- 
                                Gab: A   III. Cabe, obrigatoriamente, à União estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Tendo em vista o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer da criança e do adolescente.   Fundamento: Competência do muncípio Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.