SóProvas



Prova Quadrix - 2020 - CFP - Especialista em Psicologia - Avaliação Psicológica


ID
3889186
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C - Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

  • Resolução 6/2019

    Art. 4º - § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 4º, § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Gabarito: C


ID
3889189
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Art 1- Deveres:

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    Gabarito B!

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: 
    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;  
    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;  
    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;  
    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;  
    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • resposta: B

    além de estar escrito 1, é também uma questão humanitária.


ID
3889192
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.
III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Das Responsabilidades, art. 16° do código de ética.

    Leiam o código, gente. Procurem compreender, para além das provas, ele será de extrema importância para sua prática profissional. Em suma, é um conjunto de princípios que nos faz se orgulhar ainda mais da profissao que temos, com pontos questionáveis e passíveis de melhora, mas, ainda assim, belo numa macro visão, ele "dá gosto de ler".

    Força, galera!


ID
3889195
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. É obrigado numerar e rubricar as laudas. Para que o mesmo não seja adulterado. Já pensou se alguém tira uma pagina do documento? - estando numeradas e rubricadas evita isso :)

  • Resolução 6/2019

    Art. 5º - § 8º - Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 5º, § 8.º Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página. 

    Gabarito: E

  • Achei a letra B equivocada. Deu a entender que todos os documentos decorrem de avaliação psicológica o que nao é verdade.

ID
3889198
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.
IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Justificativa:A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, os itens I, II e IV da questão estão corretos. Considerando que não há alternativa que atenda ao comando da questão, a banca examinadora opta por sua anulação.Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos."

  • Não tem essa alternativa

  • Eu aqui tentando responder kkkkkkkk


ID
3889201
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • disposições gerais- artigo 21-

    ADVERTÊNCIA, MULTA E CENSURA PÚBLICA;

    SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR ATE 3O DIAS, CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.


ID
3889204
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.  
     § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em  
    que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.  
    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e  fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos 
    disciplinares e à defesa legal.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
3889207
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

    Vamos analisar cada assertiva de acordo com a resolução:

    A) ERRADA. Art. 6°- § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais  dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
    B) CERTA. Art. 6° - §1°.
    C) CERTA. Art. 6° - §4°.
    D) CERTA. Art. 6° - §3°.
    E) CERTA. Art. 6° - §2°


    Gabarito do professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito: A


ID
3889210
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.
II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.
III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.
IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.
V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1 /2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    Art. 2°. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar:  
    I – identificação do usuário/instituição;
    II – avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho;  
    III – registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;  
    IV – registro de Encaminhamento ou Encerramento; 
    V – documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.  
    VI – cópias de outros documentos produzidos pelo psicólogo para o usuário/instituição do serviço de psicologia prestado, deverão ser arquivadas, além do registro da data de emissão, finalidade e destinatário.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3889213
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional:

    Art. 11 - III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
    As demais alternativas estão todas de acordo com a resolução e referem-se a características do relatório psicológico.

    Gabarito do professor: Letra B.



  • O relatório psicológico consiste em um documento que por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. O relatório psicológico é composto de cinco itens: Identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 11, III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Gabarito: B


ID
3889216
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as constatações de Faiad, Pasquali e Oliveira (2019) sobre o histórico e os futuros desafios da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca do processo histórico e atual da Avaliação Psicológica no Brasil.

    A avaliação psicológica  é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação  do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica. 

    Como meio de informações aos profissionais, bem como aprimorar a qualidade da aplicação de suas técnicas, o Conselho Federal de Psicologia, através do SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) estipulou em 2007 a Cartilha de Avaliação Psicológica, o qual se constitui como um documento explicativo com várias perguntas e respostas. "De acordo com a cartilha, a Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo", dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.

    Já a Resolução CFP nº 09/2018 foi estabelecida para regulamentar as  diretrizes para aplicação da Avaliação Psicológica, determinando quais as fontes fundamentais e secundárias da informação, os documentos que devem originar o resultado da avaliação, aspectos éticos e possíveis penalidades, dentre outros.

    Vamos para as alternativas:

    (A) FALSA

    Locke e Rousseau não são estudiosos ligados à psicologia, e sim a sociologia. Esses estudiosos preocupavam-se com a sociedade, suas relações e as formas de dominação do Estado. 

    Quanto a Freud e Piaget, não são vertentes organicistas da Avaliação Psicológica.  Esses teóricos não estão voltados para a prática avaliativa, e sim aspectos teóricos do desenvolvimento humano. Enquanto  Freud possui embasamento da teoria psicanalítica psicodinâmica, Piaget possui da teoria cognitiva. 

    As vertentes mecanicistas e organicistas estão relacionadas à Sociologia, e não a Avaliação Psicológica.


    (B) FALSA

    Vamos analisar esse item por partes.


    O primeiro laboratório de avaliação psicológica foi fundado pelo fisiólogo alemão Wundt, em 1879, em Leipzig, na Alemanha. ERRADO!
    Perceba que a questão diz laboratório de avaliação psicológica. Wundt foi o fundador do laboratório de Psicologia Experimental! A partir da criação deste laboratório, a psicologia se desloca de uma sub-disciplina da fisiologia e biologia e passa a constituir-se como ciência.

    Wertheimer foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Em seguida, surgiu Titchener, que se dedicava aos estudos dos processos da percepção. ERRADO!
    Wertheimer foi um dos fundadores da Teoria da Gestalt junto com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler no século XX. Wundt consolidou a Psicologia no séc. XIX. Já Titchener, foi o fundador do Estruturalismo, divergente da abordagem de Wundt e não estudava os processos de percepção.

    No Brasil, a avaliação psicológica foi reconhecida como função do psicólogo por meio da Lei n.ᵒ 4.119, quando o curso de formação profissional em psicologia foi oficializado no Ministério da Educação (MEC). ERRADO!
    A lei 4119 regulamenta o curso de Psicologia no Brasil e a formação do Psicólogo. Conforme art 13 $1º desta lei:

     $1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

     a) diagnóstico psicológico;

     b) orientação e seleção profissional;

     c) orientação psicopedagógica;

     d) solução de problemas de ajustamento. 


    Essa lei não refere-se a portaria do MEC. A portaria atual é do ano de 2004 PARECER N.º: CNE/CES 0062/2004


     Atualmente, o maior desafio da avaliação é a falta de referências para avaliar populações com deficiências. ERRADO!
    São muitos desafios a serem enfrentados pela Avaliação Psicológica. Desafios quanto aos aspectos éticos, quanto a formação de diretrizes e testes psicológicos, quanto a divulgação irregular dos testes e manuais para o público...populações com deficiências são avaliados de forma semelhante, não há segregações.

    (C) FALSA

    Acredita-se que os primórdios da avaliação psicológica se deu na China, em 2200 A.C. A testagem foi instituída como um meio de selecionar quem,  entre muitos candidatos, obteria empregos no governo.   o conteúdo dos exames mudava ao longo do tempo e de acordo com as expectativas culturais do dia  – e também com os valores da dinastia governante. Em geral, os testes examinavam a proficiência  em matérias como música, arco-e-flecha, equitação, escrita e aritmética, bem como agricultura,  geografia, direito civil e estratégia militar. O conhecimento e a habilidade nos ritos e nas cerimônias  da vida pública e social também eram avaliados.

    Está correta o trecho em que diz que Galeno estudou os temperamentos, mas o médico e filósofo viveu muitos e muitos anos depois, já em 129 d.C



    (D) VERDADEIRA

    No curso de suas tentativas de  explorar e quantificar as diferenças individuais entre as pessoas, Galton tornou-se um colaborador  influente para o campo da mensuração, querendo classificar as pessoas  conforme seus dotes naturais e determinar seus desvios de acordo com uma certa média. Ao longo de sua trajetória, lhe seriam creditadas a elaboração ou a contribuição para o  desenvolvimento de muitos instrumentos de avaliação psicológica contemporâneos, incluindo  questionários, escalas de avaliação e inventários de autorrelato.


    Cattel foi um dos pioneiros no estudo da personalidade e inteligência a partir de um estudo metodológico científico. Seu estudo foi baseado na aplicação de questionários, qualificação ou entrevista e testes psicológicos.

    Em 1889 Alfred Binet foi o fundador do primeiro laboratório de Psicologia na França¹. Em 1895, Binet e Victor Henri publicaram diversos artigos nos quais defendiam a mensuração de capacidades como memória e  compreensão social. Dez anos mais tarde, Binet e o colaborador Theodore Simon publicaram uma  “escala de medida da inteligência" de 30 itens, projetada para ajudar na identificação de alunos  mentalmente retardados das escolas de Paris (Binet e Simon, 1905). O teste de Binet a seguir passaria  por muitas revisões e traduções – e, no processo, lançaria o movimento de testagem da inteligência  e o movimento de testagem clínica. Os testes psicológicos tiveram bastante repercussão em diversos contextos.

    E, finalmente Spearmam, que descobriu a teoria bifatorial, o qual consistia em um sistema formado por dois fatores: fator S (especial) e fator G (geral). Foi um grande colaborador nos estudos estatísticos e psicométricos de testes psicológicos.

    Binet concedeu um teste de inteligência grupal que surgiu nos  Estados Unidos em resposta à necessidade dos militares de um método eficiente de avaliar a  capacidade intelectual de recrutas da Primeira Guerra Mundial. Também foi necessário para quando os Estados Unidos se preparavam para entrar na Segunda Guerra Mundial.  Psicólogos voltariam a ser chamados pelo governo para desenvolver testes grupais, administrá-los  aos recrutas e interpretar os dados obtidos. ²


    Nos anos 1900 ocorreram diversos eventos que impulsionaram a Avaliação psicológica no Brasil: fundação dos primeiros laboratórios dedicados a testes psicológicos no Brasil (Pedagogium, por Manoel Bonfim, em 1906, e o laboratório do Hospício Nacional, por Maurício de Medeiros, em 1907) e a publicação do livro Tests de Medeiros e Albuquerque, publicado em 1924¹


    (E) FALSA

    Na verdade, os recursos tecnológicos estão se expandindo somente agora com criação de métodos avaliativos remotos e online. Grande parte dos processos avaliativos ainda são em formato “papel" e de forma presencial. Inclusive, esse é um dos desafios da ciência diante dos avanços da modernidade e da tecnologia.




    Fontes:

    Site SATEPSI

    Resolução CFP 09/2018

    Lei 4119/62

    ¹Site Amer Hadan - Universidade Federal do Paraná

    ²COHEN, R. J. Testagem e avaliação psicológicas: introdução a testes e medidas [recurso eletrônico].  Tradução: Maria J G. Monteiro. 8ª Ed. AMGH, Porto Alegre, 2014.


    Gabarito da professora: Letra D.


ID
3889219
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Hutz (2015), julgue os itens seguintes acerca de avaliação psicológica (métodos, técnicas e testes).

I. A avaliação psicológica é um processo complexo, empregado em diferentes contextos, que tem por objetivo produzir hipóteses ou diagnósticos sobre uma pessoa ou um grupo. Essas hipóteses ou diagnósticos podem, por exemplo, tratar do funcionamento intelectual, das características da personalidade ou da aptidão para desempenhar uma tarefa ou um conjunto de tarefas.
II. A testagem psicológica é parte (nem sempre ou não necessariamente) da avaliação psicológica e consiste na aplicação de um ou mais testes psicológicos.
III. Psicometria é um instrumento psicológico que avalia (mede ou faz uma estimativa) construtos (também chamados de variáveis latentes) que não podem ser observados diretamente e que podem ser aplicados em grupo ou individualmente. Exemplos desses construtos seriam altruísmo, inteligência, extroversão, otimismo e ansiedade.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão está referenciada no livro de Hurtz de título "Psicometria".
    Vamos analisar cada um dos itens:

    I - CORRETO. Perfeitamente de acordo com que Hurtz nos apresenta em seu primeiro capítulo "O que é avaliação psicológica".
    II - CORRETO. Conforme item anterior.
    III - ERRADO. A definição refere-se a teste psicológico, não psicometria.

    Gabarito do professor: Letra C.




  • Somente a assertiva III está incorreta. Vejamos a correção:

    • Psicometria não é um instrumento que avalia/mede construtos. O que mede e avalia os construtos são os testes. psicometria é um campo científico da Psicologia, que busca construir e aplicar instrumentos para mensuração de constructos, variáveis e características psicológicas dos indivíduos utilizando, aí sim, os testes psicológicos, que são ferramentas de alta confiabilidade, objetividade e precisão. 

    Gabarito: C


ID
3889222
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos critérios para escolha de testes psicológicos discutidos por Carvalho e Ambiel (2017), julgue os itens a seguir.

I. Considerar o uso de instrumentos com diferentes formatos, isto é, heterogêneos, ou com naturezas distintas possibilita uma avaliação mais ampla dos construtos relevantes, diminuindo a possibilidade de perda de informação para o processo avaliativo, pois qualquer fonte de informação é incompleta e apresenta erro de medida. Desse modo, é necessário que o psicólogo utilize procedimentos de naturezas distintas para realizar a avaliação dos aspectos psicológicos.
II. Tal qual expresso na Resolução CFP n.ᵒ 10/2005, tratando do Código de Ética Profissional do Psicólogo, a tomada de decisão acerca dos procedimentos avaliativos a serem utilizados é de responsabilidade específica do profissional. A inadequação na escolha das ferramentas de avaliação pode prejudicar as pessoas que procuram pelo serviço do psicólogo, além de configurar prática inadequada da profissão.
III. O Satepsi pode ser utilizado como fonte única para escolher um teste psicológico, pois, por meio dele, a pessoa já discrimina qual o construto que o teste avalia, se o teste é válido, se tem normas atualizadas e para qual faixa etária o teste foi aprovado para uso profissional. IV. O primeiro critério que deve guiar o profissional na escolha do teste psicológico se refere ao construto que se pretende avaliar e a se o construto é relevante para a avaliação naquele contexto e(ou) caso específico. Nesse mesmo sentido, deve-se considerar que, na psicologia, o mesmo construto pode apresentar diferentes definições e compreensões, a depender da perspectiva teórica subjacente, o que também deve ser observado pelo profissional. III. O Satepsi pode ser utilizado como fonte única para escolher um teste psicológico, pois, por meio dele, a pessoa já discrimina qual o construto que o teste avalia, se o teste é válido, se tem normas atualizadas e para qual faixa etária o teste foi aprovado para uso profissional.
IV. O primeiro critério que deve guiar o profissional na escolha do teste psicológico se refere ao construto que se pretende avaliar e a se o construto é relevante para a avaliação naquele contexto e(ou) caso específico. Nesse mesmo sentido, deve-se considerar que, na psicologia, o mesmo construto pode apresentar diferentes definições e compreensões, a depender da perspectiva teórica subjacente, o que também deve ser observado pelo profissional.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar cada uma das assertivas de acordo com a referência citada no comando da questão:

    I - CORRETO. É uma indicação apresentada pelos autores.
    II - CORRETO. De acordo com os autores.
    III - ERRADO. Os autores apresentam seis critérios amplos para a escolha, sendo, o
    construto e sua faixa avaliativa, o público-alvo, a natureza e formato do instrumento, o
    contexto da avaliação, as propriedades psicométricas dos testes, e as habilidades do
    profissional.
    IV -  CORRETO. De acordo com os autores.

    Avaliação psicológica : aspectos teóricos e práticos / Manuela Ramos Caldas
    Lins, Juliane Callegaro Borsa, (organizadoras). – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017. –
    (Coleção Avaliação Psicológica)

    Gabarito do professor: Letra D.




ID
3889225
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da observação do comportamento no processo de avaliação psicológica discutida no livro de Hutz, Trentini, Krug e Bandeira (2015), mais especificamente no capítulo 23, de Wellausen e Oliveira (2015), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • "A observação assistemática é caracterizada pela falta de estruturação

    prévia. Ela tende a ser mais bem empregada em contextos naturalísticos e não tem

    qualquer tipo de scripta priori.

    A observação sistemática, por sua vez, é caracterizada pelo controle e

    planejamento.

    (assistemático e sistemático) podem ser encontrados na literatura e na prática clínica" (Hutz)

    --> O erro da letra A está em dizer que a observação assistemática não é científica;

    Bons estudos e avante :)

  • De acordo com a referência da questão, o método de observação do comportamento, seja em contexto clínico (ou laboratorial ou experimental), seja em ambiente naturalístico (ou de vida real ou de campo), pode ser empregado de forma sistemática ou assistemática (Ferreira & Mousquer, 2004). 
    A observação assistemática é caracterizada pela falta de estruturação prévia. Ela tende a ser mais bem empregada em contextos naturalísticos e não tem qualquer tipo de scripta priori. O observador observa seu objeto de estudo sem intenções prévias sobre onde ou no que focar sua atenção. A finalidade desse modelo de observação é identificar o que o fenômeno observado apresenta por si mesmo, sem uma busca ativa por determinados aspectos predefinidos. 
    A observação sistemática, por sua vez, é caracterizada pelo controle e planejamento. Nessa modalidade, o observador estabelece de antemão o fenômeno a ser observado, assim como a sistematização de registro e codificação do que deve ser observado. Categorias prévias são estabelecidas como guias de orientação para o observador. Esse método pode ser empregado em ambos os contextos: naturalístico e laboratorial. Esse tipo de observação pode ter como objetivos: 1) representar qualitativamente, por meio da descrição dos fenômenos observados, o modo como as
    categorias se apresentaram nas observações; e 2) quantificar e comparar os dados observados e codificados com outras variáveis e/ou casos. 
    O erro da alternativa "A" está em afirmar que a observação assistemática não caracteriza um método científico.

    Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016. e-PUB. Editado como livro impresso em 2016.

    Gabarito do professor: Letra A.


  • Compreendo o erro da assertiva A, porém nunca vi incluir o contexto da observação em laboratório como sendo uma observação naturalista, até mesmo porque, como propõe a literatura, na observação naturalista, o comportamento dos indivíduos observados não é afetado nem pela inibição nem pela ansiedade dos contextos laboratoriais.

    Alguém conseguiria explicar?


ID
3889228
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de sete anos de idade, segundo os pais, sempre foi alegre, confiante e comunicativo. A adaptação inicial na escola foi boa. Ele dizia que gostava da professora e dos amigos. No entanto, nos últimos seis meses, começou a se recusar a ir para a escola. Atualmente, só de ouvir falar da escola, o paciente começa a chorar. Ele chora desde a entrada até a saída da escola e não quer mais brincar com os colegas, optando por passar o recreio sozinho ou com a professora. Às vezes, apresenta comportamento agressivo sem motivo aparente e dificuldade para realizar as tarefas propostas pela professora. Sua mãe comentou que ele tem tido muito medo de monstros na hora de dormir e só concorda em comer quando a mãe está amamentando seu irmão recém-nascido.

Com base nesse caso hipotético e na Resolução CFP n.ᵒ 9/2018, para fazer uma avaliação de aspectos da dinâmica de personalidade do paciente, o psicólogo poderia usar, como fonte fundamental,

Alternativas
Comentários
  • O teste das pirâmides coloridas de Pfister apresenta público alvo e idade da amostra de normatização de 18 até 66 anos. Não entendi o porquê de usa-lo em uma criança de 7 anos.

    https://satepsi.cfp.org.br/lista_teste_completa.cfm

  • Não entendi essa questão pois se trata de uma criança.
  • A Resolução nº 9, de 25 de abril de 2018  estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI.
    De acordo com tal resolução:
    Art. 2º - Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
    Consideram-se fontes de informação:
    I – Fontes fundamentais:
    a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;
    b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;
    c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
    II - Fontes complementares:
    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;
    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
    A única alternativa que apresenta uma fonte fundamental para avaliar a personalidade é a alternativa "C".

    Gabarito do professor: Letra C.





  • A Resolução nº 9, de 25 de abril de 2018 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI.

    De acordo com tal resolução:

    Art. 2º - Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).

    Consideram-se fontes de informação:

    I – Fontes fundamentais:

    a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

    b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

    c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

    II - Fontes complementares:

    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

    A única alternativa que apresenta uma fonte fundamental para avaliar a personalidade é a alternativa "C".

  • Existe uma versão das Pirâmides de Pfister para o público adulto (18 a 66 anos) e uma versão para crianças e adolescentes (6 a 14 anos). Entretanto, a questão não aborda essa especificidade.

  • E porque a B estaria incorreta? Os dados obtidos através dos desenhos livres e da família são instrumentos fundamentais da prática psi, se elaborados no contexto clínico. Além disto, este recurso é utilizado com fins de obter dados acerca da personalidade.

    Sem falar da contraditoriedade apontada pelos demais colegas em relação ao perfil dos sujeitos testandos.

    Não fez sentido para mim, o gabarito.


ID
3889231
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as orientações do Código de Ética do Psicólogo no Brasil (2005), julgue os próximos itens.

I. No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, para promover medidas benéficas, devem ser comunicadas aos responsáveis todas as informações essenciais e não essenciais.
II. É vedado interferir na fidedignidade de resultados de instrumentos e técnicas psicológicas.
III. Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo de uma empresa ou instituição não deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, devendo guardá-lo sob sua responsabilidade pelo prazo de cinco anos.
IV. Em caso de extinção do serviço psicológico em uma empresa, os arquivos deverão ser incinerados pelo profissional responsável até aquela data.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • -Vamos analisar cada item de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:

    I - ERRADO. Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.
    II - CORRETO. Art. 2° - Ao psicólogo é vedado: h) Interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterar seus resultados ou fazer declarações falsas;
    III - ERRADO. Art. 15 – § 1° – Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.
    IV - ERRADO. Art. 15 - § 2° – Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que  providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.

    Gabarito do professor: Letra B.






  • Art. 2° do Código de Ética, item H.


ID
3889234
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, que versa sobre a elaboração de documentos escritos por psicólogos, consistem em documentos decorrentes de avaliação psicológica o

Alternativas
Comentários
  • Essa é fácil. OS ÚNICOS DOCUMENTOS QUE DECORREM DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA É O ATESTADO E O LAUDO :), PORTANTO, LETRA B.

  • De acordo com a resolução citada no comando da questão:

    Art. 8.º Constituem modalidades de documentos psicológicos:
    I - Declaração;
    II - Atestado Psicológico;
    III - Relatório:
     a) Psicológico;
     b) Multiprofissional;
    IV - Laudo Psicológico;
    V - Parecer Psicológico.

    Porém a nova resolução do CFP faz distinção entre os que são oriundos da avaliação psicológica - apenas o laudo e o atestado - e os referentes a demais atividades desenvolvidas pelo psicólogo.

    Gabarito do professor: Letra B.


  • Atestado psicológico resulta de uma avaliação psicológica e Laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Docs. decorrentes de avaliação psicológica:

    • atestado psicológico;
    • laudo psicológico;

    Docs. decorrentes de intervenção psicológica:

    • declaração;
    • relatório (psicológico e multiprofissional);

    Obs.: O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.

    Gabarito: B


ID
3889237
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

À luz da legislação pertinente à avaliação psicológica do Conselho Federal de Psicologia, julgue os itens subsequentes.

I. Todas as resoluções do Conselho Federal de Psicologia sobre avaliação psicológica e sobre a atuação de psicólogos passam pela Assembleia de Políticas da Administração e das Finanças (Apaf), que é composta por representantes do Conselho Federal de Psicologia e por conselheiros de todos os Conselhos Regionais de Psicologia.
II. Nos contextos de trânsito, manuseio de arma de fogo e concursos públicos, cabe ao psicólogo, por meio de um atestado psicológico, informar se o candidato está, naquele momento, apto ou inapto para exercer a tarefa que se espera que ele realize. Entretanto, cabe ressaltar que não há o impedimento da emissão de mais de um documento. Por exemplo, pode ser que uma pessoa que se submeteu à avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo obtenha o atestado que deverá apresentar à polícia federal e solicite um laudo psicológico para compreender seu funcionamento psicológico. Nessas situações, caberá ao profissional fornecer ambos os documentos.
III. Ter vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, não interfere na qualidade do trabalho realizado ou na fidelidade aos resultados da avaliação do perito, avaliador ou parecerista, o que é diferente quando se trata do trabalho de um psicoterapeuta.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar cada um dos itens:

    I - CORRETO. Toda resolução, independente do assunto a que se referir deve ser submetida à APAF que é um órgão deliberativo do Sistema de Conselhos de Psicologia composta por até três representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e por conselheiros de todos CRP.

    II - CORRETO. Está totalmente de acordo a assertiva.

    III - ERRADO. Aqui podemos ir até mais longe e nos referenciarmos no próprio Código de Ética Profissional do Psicólogo que traz nas suas vedações: k) Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus  vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar  a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação;

    Gabarito do professor: Letra D.
  • A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) foi criada durante o II CNP, em 1996, como instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia.

    entre suas principais atribuições, estão:

    – aprovar o regimento interno do CFP e seu próprio regimento;

    – aprovar o orçamento do CFP;

    – apreciar a prestação de contas do CFP;

    – fixar parâmetros para cobrança de anuidades;

    – aprovar o Regimento Eleitoral;

    – deliberar sobre intervenção nos CRPs;

    – acompanhar a execução das deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP);

    – deliberar sobre questões de interesse da entidade, da categoria e do Sistema Conselhos nos âmbitos político, administrativo e financeiro.

    – operacionalizar as deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP);

    – aprovar o temário, eixos e regulamento do CNP.


ID
3889240
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Villemor-Amaral e Resende (2018) explicitam um novo modelo de avaliação psicológica no Brasil. Com relação a esse novo modelo, de acordo com as autoras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As autoras referenciadas no comando da questão propõe um novo modelo de avaliação psicológica o qual nomeiam de Avaliação Terapêutica (AT), que constitui um método específico de avaliação colaborativa que difere dos objetivos e técnicas tradicionais da avaliação psicológica e visa também a intervenção psicológica, em um modelo semiestruturado. Basicamente, ela consiste em uma forma de avaliação psicológica colaborativa, organizada em etapas, na qual o teste psicológico é usado  
    no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo.

    Trata-se de um processo no qual dois observadores (avaliador e avaliado) produzem uma compreensão construída por meio do compartilhamento de observações dos problemas expostos pelo avaliado, considerando três aspectos:
    - os valores do avaliado;
    - as teorias leigas do avaliado; e
    - as teorias profissionais do avaliador.

    Nesse contexto, os testes psicológicos são elementos cruciais da AT, pois representam situações controladas para observar e definir uma realidade. Uma definição do problema em questão a ser mutuamente acordada, para entender, contextualizar e intervir nos comportamentos problemáticos dos clientes.

    A AT é organizada de forma semiestruturada,  como já dito, podendo ser descrita em cinco passos principais. O primeiro consiste em formular junto com o cliente  
    questões de avaliação. O segundo passo consiste na aplicação de testes psicológicos padronizados que estão claramente relacionados com a investigação das questões feitas pelo cliente. O terceiro passo fundamenta-se na sessão de intervenção realizada pelo avaliador, na qual poderá utilizar materiais de teste de maneira diferente da aplicação padronizada, ou outros procedimentos, para ajudar os clientes a perceberem ou encontrarem respostas importantes para suas questões de avaliação
    O quarto passo, momento de resumo e discussão dos achados na AT, baseia-se na revisão dialogada das descobertas da avaliação para responder diretamente às questões formuladas no início e finaliza com a entrega do resumo escrito dos resultados da avaliação, que será feita alguns dias depois. O quinto e último passo consiste em uma sessão de follow-up (acompanhamento) após dois a quatro  
    meses da sessão de discussão dos resultados. Essa sessão permite avaliar as mudanças que ocorreram na vida do cliente desde a avaliação, propicia ao avaliador uma oportunidade de abordar possíveis novas perguntas dos clientes que podem ainda ser esclarecidas pelos resultados dos testes, ou retomar questões que não foram suficientemente esclarecidas, bem como refinar as recomendações de tratamento, processando-se formalmente o encerramento da AT.

    VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de; RESENDE, Ana Cristina. Novo Modelo de Avaliação Psicológica no Brasil. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 38, n. spe, p. 122-132,    2018 .


    Gabarito do professor: Letra D.




  • A meu ver, trata-se do conceito de psicodiagnóstico e não de avaliação psicológica como um todo, como aponta o enunciado.

  • E qual seria o erro da letra A?


ID
3889243
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à Resolução CFP n.ᵒ 9/2018, que estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional do psicólogo e regulamenta o Satepsi, julgue os itens que se seguem.

I. Constituem fontes fundamentais de informação em um processo de avaliação: os testes psicológicos com parecer favorável do Satepsi; a entrevista; a anamnese; e os protocolos ou registros de observação de comportamento obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e(ou) de técnicas de grupo.
II. Com a definição de fontes fundamentais de informação, o trabalho do psicólogo passa a ter um caráter mais amplo, no sentido de retirar o foco dos testes psicológicos e de evitar a famosa confusão de “avaliação psicológica” com “testagem psicológica”.
III. Constituem fontes complementares de informação: técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão e os documentos técnicos, como protocolos ou relatórios, de equipes multiprofissionais.
IV. Em hipótese alguma, o profissional poderá realizar uma avaliação psicológica sem uma fonte fundamental de informação.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 9, de 25 de abril de 2018, estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI.

    Segundo tal resolução:

    Art. 2º - Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).

    Consideram-se fontes de informação:
    I – Fontes fundamentais:
    a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;
    b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;
    c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
    II - Fontes complementares:
    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;
    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

    Vamos a análise das assertivas:

    I - CORRETO. Conforme exposto acima.
    II - CORRETO. Existem fontes fundamentais para além dos testes psicológicos, como pudemos ver.
    III - CORRETO. Conforme a resolução.
    IV - CORRETO. O uso de fontes fundamentais é obrigatório.

    Gabarito do professor: Letra E.












  • Art. 2º - Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação). Consideram-se fontes de informação:

    I – Fontes fundamentais:

    a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

    b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

    c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

    II - Fontes complementares:

    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.


ID
3889246
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à legislação do Conselho Federal de Psicologia pertinente à avaliação psicológica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia, nº 9, de 25 de abril de 2018 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes  Psicológicos - SATEPSI.
    Segundo tal resolução, consideram-se fontes de informação:
    I – Fontes fundamentais:
    a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;
    b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;
    c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo. 
    II - Fontes complementares:
    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;
    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
    Assim, um processo de avaliação psicológica baseados apenas em fontes complementares como sugerido na alternativa "A" não está de acordo com a resolução.

    Gabarito do professor: Letra A.




  • Gabarito A.

    "Entretanto, se o psicólogo realizar o processo de avaliação psicológica e concluir sobre condição psicológica baseado apenas em instrumentos não privativos é considerado falta ética, uma vez que a avaliação psicológica deve ser fundamentada em instrumentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional."

    Fonte: https://satepsi.cfp.org.br/faq.cfm#:~:text=Entretanto%2C%20se%20o%20psic%C3%B3logo%20realizar,t%C3%A9cnicas%20reconhecidamente%20fundamentados%20na%20ci%C3%AAncia


ID
3889249
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos, pelo psicólogo, no exercício profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as alternativas separadamente:

    A) CORRETO. Nosso gabarito, que se encontra literalmente assim expresso na resolução, na parte de comentários e fundamentação da declaração.

    B) ERRADO. A declaração nunca deve apresentar registro de sintomas, estados psicológicos, ou qualquer outra informação que diga respeito ao funcionamento psicológico da pessoa atendida.
    C) ERRADO. O período é superior a 15 dias.
    D) ERRADO. O Relatório Psicológico é diferente de outros documentos informativos que sejam de caráter administrativo ou protocolares, tais como Relatórios de Atividades ou relatos em ofícios, que são documentos frequentemente assinados por psicólogas(os), especialmente em serviços públicos, mas que não são elaborados com fim de relatar o atendimento psicológico realizado.
    E) ERRADO. O Relatório abrange descrições e narrativas que sejam referidas aos  procedimentos adotados, à demanda da solicitação e à evolução do trabalho, quando houver. Pode referir-se a ações e a relatos pontuais, como nos casos de encaminhamentos e de relatórios de visitas, ou pode referir-se a uma exposição analítica maior, quando necessário. Ainda que contemple análises ou considerações críticas, não cabe juízos de valor e opiniões pessoais que não possuam respaldo na ciência psicológica. As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito do professor: Letra A.




  • Alternativa idêntica ao encontrado versão da resolução 06/2019 comentada, na seção III -Conceito, Finalidade E Estrutura:

    "A especificação da finalidade do documento é essencial e refere-se a um item obrigatório. É por meio da identificação da finalidade ou motivo do documento que a(o) psicóloga(o) se resguarda em relação ao uso dado ao documento depois de sua entrega."

  • Declaração: A especificidade da finalidade do documento é essencial e refere-se a um item obrigatório. É por meio da identificação da finalidade ou motivo do documento que a (o) psicóloga (o) se resguarda em relação ao uso dado ao documento depois de sua entrega.

    Atestado Psicológico: consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

    Relatório Psicológico: Consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019 (versão comentada)

    Como comentou a colega Renata, a assertiva traz a literalidade do que é apresentado na versão comentada da referida resolução. Complementando seu comentário, vejamos o erro das demais assertivas:

    b) misturou com parecer e é vedado o registro de sintomas ou estados psicológicos na declaração;

    c) o diagnóstico psicológico não corresponde a diagnóstico nosológico, mas à descrição de estado psicológico relativo aos construtos avaliados;

    d) os relatórios são elaborados com fim de relatar o atendimento psicológico realizado;

    e) o psicólogo pode referir-se a ações e a relatos pontuais e a uma exposição analítica maior, quando necessário;

    Gabarito: A


ID
3889252
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as explanações de Reppold e Noronha (2018) sobre o Satepsi, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As autoras referenciadas possuem um artigo no qual apresentam os impactos mais relevantes  acarretados pela instalação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia na área de Avaliação Psicológica (AP) no Brasil.

    Todas as assertivas estão de acordo com as ideias apresentadas pelas autoras, com exceção da alternativa "B", pois trata-se de um sistema contínuo de avaliação dos 
    testes psicológicos que envolve:
    a) a regulamentação da área;
    b) a análise dos requisitos mínimos que um teste psicológico precisa apresentar;
    c) a elaboração de listas dos testes considerados favoráveis ou desfavoráveis para uso profissional; e
    d) a divulgação dessas informações à comunidade.

    REPPOLD, Caroline Tozzi; NORONHA, Ana Paula Porto. Impacto dos 15 Anos do Satepsi na Avaliação Psicológica Brasileira. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 38, n. spe, p. 6-15,    2018 . 

    Gabarito do professor: Letra B.




ID
3889255
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019 comentada, julgue os itens seguintes.

I. O relatório multiprofissional é resultante da atuação do psicólogo em contexto multiprofissional, interdisciplinar ou transdisciplinar, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos.
II. No relatório multiprofissional, quando a atividade desenvolvida no atendimento de pessoa/grupo/instituição consistir em métodos e técnicas privativos da psicologia, estes devem ser relatados em itens diferentes dos itens dos demais profissionais, destacando-se que foram utilizados apenas pelo psicólogo da equipe.
III. O título “Laudo Psicológico” deve ser alterado segundo a orientação ou especificidade teórico-metodológica do processo. Caso queira, o psicólogo poderá substituir o título “Laudo Psicológico” pelo título “Avaliação Neuropsicológica”.
IV. Na elaboração de laudos psicológicos, é obrigatória a informação das fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas, preferencialmente em nota de rodapé. Contudo, no relatório multiprofissional e no parecer psicológico, essa é uma questão facultativa.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Somente I e II estão corretos.

    I. O relatório multiprofissional é resultante da atuação do psicólogo em contexto multiprofissional, interdisciplinar ou transdisciplinar, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos.

    II. No relatório multiprofissional, quando a atividade desenvolvida no atendimento de pessoa/grupo/instituição consistir em métodos e técnicas privativos da psicologia, estes devem ser relatados em itens diferentes dos itens dos demais profissionais, destacando-se que foram utilizados apenas pelo psicólogo da equipe.

  • Erro do item IV - NO PARECER TAMBEM OCORRE A OBRIGATORIEDADE DE COLOCAR AS REFERENCIAS

  • Vamos analisar cada um dos itens:

    I - Corretinho, de acordo com a resolução citada.
    II - Também de acordo coma resolução.
    III - Errado! O título "Laudo Psicológico" deve ser usado independentemente da orientação ou especificidade teórico-metodológica do processo. Se quiser, o(a) psicólogo(a) poderá colocar um subtítulo especificando o processo, por exemplo, "Laudo Psicológico – Avaliação neuropsicológica".
    IV - Errado! No parecer psicólogo também é obrigatório.

    Gabarito do professor: Letra C.



  • O título "Laudo Psicológico" deve ser usado independentemente da

    orientação ou especificidade teórico-metodológica do processo. Se quiser,

    o(a) psicólogo(a) poderá colocar um subtítulo especificando o processo, por

    exemplo, "Laudo Psicológico – Avaliação neuropsicológica”.


ID
3889258
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da entrevista devolutiva (Hutz, Bandeira, Trentini & Krug, 2015; e Resolução CFP n.ᵒ 6/2019), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Independentemente do tipo de documento psicológico elaborado pelo profissional, é recomendado ao psicólogo, sempre que solicitado, realizar a entrevista devolutiva. Contudo, para entrega do relatório e do laudo psicológico, é dever do psicólogo realizar ao menos uma entrevista devolutiva da pessoa, do grupo, da instituição atendida ou dos responsáveis legais.

  • Código de Ética Art.18 Para entrega do relatório e do laudo psicológico, é dever do psicólogo realizar ao menos uma entrevista devolutiva à pessoa do grupo, instituição atendida ou responsáveis legais.

  • De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia n°6/2019, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional
    Art. 18 Para entrega do relatório e laudo psicológico, é dever da(o) psicóloga(o) realizar ao menos uma entrevista devolutiva à pessoa, grupo, instituição atendida ou responsáveis legais.
    § 1.º Na impossibilidade desta se realizar, a(o) psicóloga(o) deve explicitar suas razões.
    § 2.º Nos demais documentos produzidos com base nesta resolução, é recomendado à(ao) psicóloga(o), sempre que solicitado, realizar a entrevista devolutiva.
    A seguir destaco os erros das demais alternativas:

    A) Consiste em uma comunicação unidirecional, do psicólogo para o avaliado ou seus responsáveis, e deve ser realizada exclusivamente no final, como fechamento do processo de avaliação psicológica.

    C) Diante de uma avaliação psicológica, a entrevista devolutiva verbal exime o psicólogo de elaborar um documento por escrito.

    D) Quando se trata de criança, adolescente ou adulto dependente, é suficiente a entrevista de devolução com os pais ou responsáveis. 

    E) Na impossibilidade de se realizar a entrevista devolutiva, o psicólogo não precisará explicitar suas razões. Um exemplo desse caso é quando o paciente revela risco para si mesmo ou para a sociedade, como os casos de crises psicóticas, tendências suicidas, ideias homicidas ou atos antissociais graves.


    Gabarito do professor: Letra B.







  • O erro da letra A é que a comunicação é BIDIRECIONAL.

    a Letra B ESTÁ CORRETA.

    o erro da letra C é a palavra EXIME ( retira as responsabilidade) do psicólogo em elaborar documento por escrito. E não é isso.

    O erro da letra D se trata de uma visão resumida e muito simples da complexidade que é uma entrevista psicológica assim como sua devolução.

    O erro da E é que sim gente, psicólogo tem que sempre explicar suas razões em qualquer momento de sua atuação.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 18 - Para entrega do relatório e laudo psicológico, é dever da(o) psicóloga(o) realizar ao menos uma entrevista devolutiva à pessoa, grupo, instituição atendida ou responsáveis legais.

    § 1º - Na impossibilidade desta se realizar, a(o) psicóloga(o) deve explicitar suas razões.

    § 2º - Nos demais documentos produzidos com base nesta resolução, é recomendado à(ao) psicóloga(o), sempre que solicitado, realizar a entrevista devolutiva.

    Vejamos o erro das demais alternativas:

    a) se trata de uma comunicação bidirecional e pode ser realizada durante e ao final processo;

    c) a entrevista devolutiva verbal não exime o psicólogo de elaborar um documento por escrito;

    d) entrevistas devolutivas ocorrem também com os avaliandos, ainda que sejam crianças/adolescentes;

    e) o CFP dispõe que na impossibilidade de se realizar, o psicólogo deve explicitar suas razões;

    Gabarito: B


ID
3889261
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Anache (2018), o objetivo da avaliação psicológica no contexto educacional é promover informações relevantes sobre as características dos movimentos das funções psicológicas engendradas nos processos de aprendizagem dos indivíduos. Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • A autora supracitada escreveu um artigo no qual apresenta proposições sobre o processo de  avaliação psicológica de indivíduos com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural, considerando as pesquisas realizadas neste campo. Segundo a autora é necessário identificar quais são os aspectos psicológicos que trabalham a favor do desenvolvimento da criança, para que as carências possam ser  
    supridas por meio de investimentos educacionais adequados. Em outros termos, é importante analisar as reações do indivíduo mediante as dificuldades pelas quais se depara, e como se reestrutura para se equilibrar como um todo. É a criança que apresenta a deficiência que o interessa e não a deficiência dessa criança, para saber quais são espaços que essa característica ocupa na sua constituição de seu psiquismo.

    Vamos analisar as demais alternativas:

    A) ERRADA. A avaliação psicológica é processual, interventiva e relacional,  
    opondo-se com o modelo classificatório e quantitativo, tradicional no campo da Educação Especial.

    C) ERRADA. Hoje o trabalho voltado às dificuldades escolares não busca responsabilizar ninguém; busca-se a não mais culpanilização dos alunos, porém isso não significa jogar tal culpa nos pais, ou na escola. As dificuldades de aprendizagem são entendidas como fenômenos complexos, contextuais e multideterminados; e o foco da atuação está muito mais na superação destas.

    D) ERRADA. Vide alternativa A.

    E) ERRADA. A ideia de que o aluno com dificuldade de aprendizagem necessita de correção apenas perpetua a culpabilização supracitada.

    ANACHE, Alexandra Ayach. Avaliação Psicológica na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 38, n. spe, p. 60-73,    2018.


    Gabarito do professor: Letra B.












  • B) Na avaliação, será necessário identificar os aspectos psicológicos que promoverão o desenvolvimento da criança, para que sejam feitos os investimentos educacionais adequados.


ID
3889264
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à Fairness in Testing, apresentada nos Standards for Educational and Psychological Testing, Andrade e Valentini (2018) afirmam que a justiça na avaliação psicológica deve ser entendida como uma questão fundamental para a proteção dos direitos dos testandos. Considerando essa informação, julgue os próximos itens.

I. A justiça é uma questão fundamental de estimativa de erro de medida da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos.
II. A justiça é uma questão fundamental da padronização dos escores individuais para os usos pretendidos.
III. A justiça é uma questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Argumenta-se que a justiça é uma questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos e requer atenção em todos os estágios de desenvolvimento e uso de testes. Conclui-se que a nova Resolução apresenta avanços em relação as Resoluções e notas técnicas anteriores. A partir de um contínuo aprimoramento, o Satepsi buscou critérios psicométricos alinhados aos avanços técnicos e científicos da área.

  • Os autores referenciados escreveram um artigo no qual apresentam diretrizes para a construção de testes psicológicos  considerando as recomendações do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – Satepsi, a partir da Resolução do CFP nº 009, de 25 de abril de 2018. São discutidos os principais aspectos psicométricos considerados indispensáveis para a construção de testes psicológicos, a saber:  
    evidências de precisão/fidedignidade, evidências de validade, e, por fim, sistema de correção e interpretação dos escores.

    Vamos analisar cada um dos itens de acordo com o artigo:

    I. ERRADO. A justiça é uma  questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos e requer atenção em todos os estágios de desenvolvimento e uso de testes.

    II. ERRADO. Vide justificativa anterior.

    III. CERTO. Vide justificativa anterior.

    A título de complementação,  "Fairness in Testing", significa, numa tradução livre, “Justiça na Testagem".

    ANDRADE, Josemberg Moura de; VALENTINI, Felipe. Diretrizes para a Construção de Testes Psicológicos: a Resolução CFP n° 009/2018 em Destaque. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 38, n.spe, p. 28-39,    2018.

    Gabarito do professor: Letra D.











ID
3889267
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Reppold e Noronha (2018), o Satepsi refere-se

Alternativas
Comentários

ID
3889270
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da intersecção entre ética e psicologia discutida por Muniz (2018), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3889273
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A adaptação de instrumentos de avaliação psicológica é assunto discutido por Bandeira (2019). Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao processo de adaptação, existem alguns passos que devem ser seguidos. Vários autores já publicaram textos sobre o assunto, e neles não há uniformidade na sequência ou na existência de todos os passos (Beaton, Bombardier, Guillemin, & Ferraz, 2000; Borsa et al., 2012; Epstein, Santo, & Guillemin, 2015). Contudo, são unânimes ao defender a necessidade de haver um processo de adaptação transcultural. Entendemos que existem seis etapas a serem cumpridas: 

    1. Tradução do instrumento do idioma de origem para o idioma-alvo.

    2. Síntese das versões traduzidas.

    3. Avaliação da síntese por juízes especialistas.

    4. Avaliação do instrumento pelo público-alvo.

    5. Tradução reversa.

    6. Estudo-piloto. 


ID
3889276
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os princípios beneficência e não maleficência, respeito e justiça são amplamente discutidos na prática de pesquisas científicas. Quanto à sua aplicação na avaliação psicológica, julgue os itens a seguir.

I. A beneficência promove a reflexão sobre os benefícios trazidos ao indivíduo avaliado e a ponderação sobre os eventuais prejuízos advindos de uma avaliação imprecisa.
II. O respeito se refere à necessidade de que as pessoas sejam informadas explicitamente sobre os passos do processo avaliativo.
III. A justiça implica a utilização de instrumentos de avaliação com qualidades psicométricas comprovadas e adequados à situação.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão ligada a Bioética que é uma área de estudo interdisciplinar que envolve a Ética e a Biologia, fundamentando os princípios éticos que regem a vida quando essa é colocada em risco pela Medicina ou pelas ciências.

    Todas as alternativas estão corretas.

  • Achei a assertiva I meio imprecisa, uma vez que o conceito de beneficência se traduz em "fazer o bem" e o que a assertiva aponta se inscreve no conceito da eticidade em pesquisa.


ID
3889279
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme a Resolução CFP n.ᵒ 9/2018, são considerados como requisitos mínimos na conclusão das evidências de validade

Alternativas
Comentários
  • Conclusão dos estudos de validade:

    ( ) Nível A+(Excelente): presença de estudo de estrutura interna, quando aplicável, e três ou mais estudos de diferentes fontes de evidência de validade, com amostras amplas/diversificadas, para testes objetivos; para testes projetivos, deve-se considerar dois ou mais estudos de diferentes fontes de evidência de validade.

    ( ) Nível A (Bom): presença de estudo de estrutura interna, quando aplicável, e outros dois estudos de diferentes fontes de evidência de validade (por exemplo, convergência e critério concorrente ou validade de conteúdo), para testes objetivos; para testes projetivos deve-se considerar um estudo de evidência de validade.

    ( ) Nível B (Suficiente): presença de estudo de estrutura interna, quando aplicável, e outro estudo de validade (desde que não seja de conteúdo).

    ( ) Nível C (Insuficiente): não atende às especificações anteriores.


ID
3889282
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um determinado teste psicológico foi aplicado em uma amostra de 400 participantes. Após um mês, o mesmo teste foi reaplicado na mesma amostra. Após correlacionar os dados obtidos nas duas aplicações, os resultados evidenciaram coeficientes de correlações entre 0,34 e 0,85.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, no estudo, foi realizado o procedimento de verificação da precisão denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    "Para avaliar a confiabilidade é através do testereteste. Esta técnica permite avaliar se resultados semelhantes são obtidos quando o instrumento é aplicado sob as mesmas condições metodológicas, mas em momentos diferentes."


ID
3889285
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Peixoto (2019) e Ferreira-Rodrigues, não há consenso quanto à diferenciação entre os conceitos normatização e padronização. Alguns autores consideram o primeiro como a segunda etapa do segundo, mas há autores que estabelecem uma clara distinção entre esses conceitos. Tomando como referência a diferenciação, julgue os itens subsequentes.

I. A padronização refere-se à uniformidade na interpretação dos escores que os indivíduos recebem no teste.
II. A normatização diz respeito à uniformidade de procedimentos para a aplicação de um teste.
III. Por meio da padronização, é possível comparar o desempenho de um indivíduo com o de um grupo de referência.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A padronização refere-se à uniformidade na interpretação dos escores que os indivíduos recebem no teste.

    A normatização é a uniformidade na interpretação dos escores dos testes (tabelas, percentis..., etc.) "escore bruto".

  • I. A padronização refere-se à uniformidade na interpretação dos escores que os indivíduos recebem no teste. CERTO

    A padronização diz respeito às preocupações desde a aplicação até os critérios de interpretação do teste. Tem como objetivo garantir o uso adequado do instrumento.

    II. A normatização diz respeito à uniformidade de procedimentos para a aplicação de um teste. ERRADO

    Tal conceito se refere à padronização.

    III. Por meio da padronização, é possível comparar o desempenho de um indivíduo com o de um grupo de referência. ERRADO

    Por meio da normatização que é possível a comparação do indivíduo com grupos de referência, por meio dos escores médios.


ID
3889288
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A medida tem como função permitir a descrição objetiva de determinados fenômenos. A teoria de medida utiliza um sistema numérico para descrever os fenômenos naturais e seu foco é propor novos e melhores métodos para desenvolver instrumentos de medida (Andrade, Esteves & Laros, 2019). A partir dessas informações, assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
3889291
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Oliveira e Nunes (2019) discutem a aplicação dos princípios do desenho universal ao instrumental da psicologia. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os princípios norteadores do desenho universal são:

    1) o uso equitativo, o qual propõe espaços, objetos e produtos que possam ser utilizados por usuários com capacidades diferentes, tenta fornecer uso idêntico ou equivalente para uma ampla gama de usuários;

    2) o uso flexível, o qual pretende criar ambientes ou sistemas construtivos que permitam atender às diferentes demandas dos usuários considerando as habilidades e preferências e possibilitando a adaptabilidade, acomoda uma ampla variedade de preferências e habilidades individuais;

    3) o uso simples e intuitivo, que visa eliminar a complexidade desnecessária e permitir a fácil compreensão e apreensão do espaço independente da experiência do usuário, de seu grau de conhecimento, habilidade de linguagem ou nível de concentração;

    4) a informação de fácil percepção, que procura utilizar diferentes meios de comunicação, como símbolos, informações sonoras, táteis, entre outras, para comunicar eficazmente a informação necessária ao usuário;

    5) a tolerância ao erro busca a segurança minimizando perigos de ações acidentais ou não intencionais, procura desencorajar ações acidentais em tarefas que requerem vigilância;

    6) o esforço físico mínimo, o qual procura dimensionar elementos e equipamentos para que sejam utilizados de maneira eficiente e segura, confortável e com o mínimo de fadiga;


ID
3889294
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Bueno e Peixoto (2018), assinale a alternativa correta quanto à fonte de evidência de validade baseada na estrutura interna.

Alternativas
Comentários
  • Mal formulada

  • A- Fornece informações sobre a estrutura das correlações entre os itens que avaliam o mesmo construto e a estrutura de correlações entre subtestes que avaliam construtos diferentes. BASEADA NA ESTRUTURA INTERNA

    B Apresenta informações referentes à representatividade dos itens quanto à sua consistência e abrangência na avaliação do construto-alvo. BASEADA NO CONTEÚDO.

    C Fornece informações referentes aos processos mentais envolvidos na resolução das tarefas apresentadas pelos itens do teste. BASEADA NO PROCESSO DE RESPOSTA.

    D Levanta dados sobre os padrões de correlações entre os escores dos testes e outras variáveis, medindo o mesmo construto ou construtos relacionados. BASEADA NA RELAÇÃO COM OUTRAS VARIVEIS

    E Examina as consequências sociais intencionais e não intencionais do uso do teste para verificar se sua utilização está surtindo os efeitos desejados, de acordo com o propósito para o qual foi desenvolvido. BASEADA NA CONSEQUÊNCIAS DE TESTAGEM

  • Eu nem consegui compreender direito a redação da questão...


ID
3889297
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Barros (2019) afirma, na revista Diálogos, que há registro de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, dos quais 9,7 milhões se referem a pessoas com deficiência auditiva congênita ou adquirida. A respeito da avaliação psicológica dessa população, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B: É recomendado que se use uma abordagem de avaliação justa, compreensiva e apropriada para clientes com deficiência.


ID
3889300
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rueda e Zanini (2018) discutiram as mudanças promovidas pela Resolução CFP n.ᵒ 9/2018 e os impactos na área de avaliação psicológica. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I. A Resolução CFP n.ᵒ 9/2018 aborda questões relacionadas à justiça e à proteção dos direitos humanos no processo de AP.
II. A Resolução CFP n.ᵒ 9/2018 reforça o entendimento da AP como processo, retirando o foco dos chamados testes psicológicos como ferramentas exclusivas para sua realização.
III. A atualização de normas é compreendida como um processo de elaboração de novos estudos normativos para testes psicológicos aprovados e com evidências de validade vigentes.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3889303
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Pacico (2015), a avaliação psicológica é a atividade constituída pela busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

I. Os instrumentos de avaliação psicológica são ferramentas que representam avanço científico na área de avaliação psicológica.
II. Testes psicológicos contribuem com a avaliação da eficácia de um programa de intervenções.
III. Ao avaliar, o psicólogo mede variáveis, compara padrões e testa hipóteses.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários