SóProvas



Prova UFBA - 2012 - UFBA - Auxiliar de Administração


ID
829858
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Atos de improbidade administrativa são aqueles praticados pelo agente público, caracterizados como desonestidade e deslealdade, contrários à administração pública.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA. A definição está na Lei 8.429/92

    Art. 9. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei.

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições
  • Questão CORRETA - apesar de ter sido bastante generalista. Apenas para complementar o comentário do colega acima, segue uma explicação.
    Improbidade administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração, cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta. Segundo Calil Simão, o ato de improbidade qualificado como administrativo (ato de improbidade administrativa), é aquele impregnado de desonestidade e deslealdade.
    SIMÃO, Calil. Improbidade Administrativa - Teoria e Prática. Leme: J.H. Mizuno, p. 82 e ss.



  • Fonte:
    http://entendeudireito.blogspot.com.br/2012/02/improbidade-administrativa-direito.html
  • Atos de improbidade administrativa são aqueles praticados pelo agente público OU NÃO, caracterizados como desonestidade e deslealdade, contrários à administração pública.

    Errei achando que esta inompleta.


  • Gabarito estranho, sobretudo à luz do que diz a lei e outras questões do CESPE:


    Q234401

    No sistema adotado pela referida lei, são sujeitos ativos do ato de improbidade os agentes públicos, assim como aqueles que, não se qualificando como tais, induzem ou concorrem para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficiam direta ou indiretamente

    CORRETO!

  • Pra considerar essa questão correta deveria estar assim:

    Atos de improbidade administrativa podem ser aqueles praticados pelo agente público, caracterizados como desonestidade e deslealdade, contrários à administração pública.

    Até porque não é só agente público que comete ato de improbidade né? nem são somente caracterizados como desonestidade e lealdade, pois vale lembrar que pode se caracterizar como ato de improbidade que atenta contra o princípio da IMPARCIALIDADE.

    Na minha opinião, generalizou a tal ponto que deveria ser passível de anulação.


  • ISSO NÃO É CESPE!


    A BANCA TROUXE O CONCEITO DE ATO IMPROBO, PROBIDADE DECORRE DO PRINCÍPIO DA MORALIDADE.


    GABARITO CERTO 
  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer AÇÃO ou OMISSÃO que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente: (...)

    CERTA!

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições

     

    Gabarito: C

  • GABARITO: CERTO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada.

    Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8.429/1992, também denominada Lei de Improbidade Administrativa, que assim afirma:

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    Ou seja, de fato, se o agente público age com desonestidade e deslealdade para com a administração pública, estará agindo de forma improba, mais especificamente realizará atos descritos no art. 11, ou seja, atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública.

    Para complementar: quando estamos a falar de atos que atentam contra os princípios da administração pública, importante ter em mente que:

    1.    Configura-se, exclusivamente, quando houver dolo (genérico ou específico), não se admitindo sua forma culposa;

    2.    Pode ensejar a perda de função pública;

    3.    Suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos;

    4.    Multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente;

    5.    Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

    Gabarito: CERTO.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • GABARITO CORRETO

    LEI Nº 8.429 (LIA):  Art. 11 - Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    [...]

    "A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição". 


ID
829867
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Denomina-se “estágio probatório” o período de experiência ao qual o servidor é submetido antes de tomar posse do seu cargo efetivo.

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM A LEI 8112:
    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • QUESTÃO ERRADA

    " Estagio Probatório" E o lapso do tempo do exercício do cargo durante 3 anos de efetivo exercício, passa pela avaliação especial de desempenho por comissao instituida para essa finalidade, após adquire a tão sonhada estabilidade.


    REQUISITOS ESTABILIDADE:
    - CONCURSO PÚBLICO
    -NOMEAÇÃO PARA CARGO PUBLICO EFETIVO
    -3 ANOS DE EFETIVO EXERCICIO
    -AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO
  • Cuidado!!! Devido à alteração trazida pela EC19, que alterou o período de estabilidade para 3 anos, o entedimento do STF é sedimentado de que o Estágio Probatório tem duração de 3 anos.
    Portanto cuidado aos colegas que colacionam a lei 8112/90.

  • O estágio probatório se inicia depois que o servidor toma posse.
  • Denomina-se estágio probatório o período de avaliação, adaptação e treinamento em efetivo exercício a que estão submetidos os que ingressam em cargos públicos em virtude de aprovação em concurso público.
    Uma vez aprovado em concurso público, para tornar-se servidor efetivo, o cidadão precisa ser nomeado, tomar posse e entrar em exercício no serviço público. A posse marca o início dos direitos e dos deveres funcionais do servidor. O estágio probatório está previsto na CF/88 e foi regulamentado pela EC n.º 19, de 04/06/1998, que ampliou de dois para três anos o período probatório e, dentre outras, impôs como condição da estabilidade, para servidor em exercício de cargo efetivo, a concreta avaliação especial de desempenho durante o estágio probatório por comissão instituída para essa finalidade.
    Fonte: http://teixeiras.mg.gov.br/downloadServidor.php?id=2&arquivo=MANUAL_DO_ESTAGIO_PROBAT%C3%93RIO_2011.pdf
  • Primeiro ocorre a NOMEAÇÃO. A nomeação é uma das formas de PROVIMENTO em cargo público. (art. 8º, lei 8.112)

    Após a nomeação, o servidor terá até 30 dias para tomar POSSE (Art. 13, § 1º, lei 8.112/90) . A posse é a INVESTIDURA em cargo público. (Art. 7º, lei 8.112)

    O servidor empossado, terá até 15 dias para entrar em exercício.(Art. 15, § 1º, lei 8.112/90).  Caso contrário, o servidor será exonerado de ofício. (Art. 34, lei 8.112/90)

    O estágio probatório é o período de 3 anos de efetivo exercício.
  • Saudades de questões como estas rsrsrs

  • 1] Faz a prova do concurso

    2] Passa

    3] É nomeado

    4] Toma posse

    5] Entra em exercício e em estágio probatório

    6] 3 anos se passam

    7] Avaliação para adquirir (ou não) a estabilidade assegurada a ampla defesa e o contraditório.

    Outra sobre o assunto:

    Q13146 - CESPE/TCU - A Constituição Federal de 1988 (CF) prevê expressamente que os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público são estáveis após três anos de efetivo exercício. Após esse prazo, o servidor poderá perder o cargo mediante processo administrativo ou procedimento de avaliação periódica de desempenho, não sendo assegurada, nesses dois casos, por ser uma decisão da própria administração pública, a ampla defesa.

    ERRADO.


ID
829873
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

É dever do servidor divulgar e informar a todos os seus colegas sobre a existência do Código de Ética do Servidor Público, estimulando o seu integral cumprimento.

Alternativas
Comentários

  • Decreto 1.171/94.


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    ...

    v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.


    (Não tem muito o que comentar. rs.)

  • Lucas, sem viagem hahaha até porque a questão trata-se de letra fria da lei, não tem muito o que se discutir. Ademais, estamos falando sobre o Código de Ética dos Servidores Públicos Federais, o que ao meu ver, não inclui o seu amigo/vizinho que trabalha numa empresa de informática.  A regra aplica-se somente aos sevidores públicos federais!
  • devo divulgar a todos os integrantes da minhsa classe ou devo divulgar a todos os meus colegas o pipoqueiro , o picoleseiro, o meu engraxata ?

  • (DEVER de DISSEMINAR a CÓDIGO DE ÉTICA) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.

     

    O ato de divulgação do código de ética tanto é para os cargos de mesma hierarquia, como para a hierarquia superiores e / ou subordinados, propagando, inclusive, para o público externo e usuários do serviço público em todas as oportunidades de prestação ou atendimento, bem como por diferentes e amplos ambientes, repartições públicas e junto às autoridades competentes.

  • GABARITO: CERTO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
829876
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

O regimento da UFBA estabelece que o recurso de decisões deverá ser interposto pelo interessado dentro do prazo de dez dias, contados da data da carência da decisão recorrida.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    universidade federal da bahia
    regimento geral
     
    tÍtULo XIII
    DoS RECURSoS
     
    Art. 142. O recurso será interposto pelo interessado no prazo de dez dias,
    contados da data da ciência da decisão recorrida.
    § 1º O recurso será formulado por escrito à autoridade ou ao órgão de
    cuja decisão se recorre, constando da petição a exposição dos fatos e as razões
    do recorrente.
    § 2º No prazo de cinco dias úteis, será facultado à autoridade ou órgão
    recorrido reformar sua decisão.
    § 3º Caso a autoridade ou órgão de cuja decisão se recorre mantenha o
    despacho ou não se pronuncie no prazo mencionado no parágrafo anterior,
    o recurso será remetido ao órgão competente para apreciá-lo, nos termos do
    art. 141.
    § 4º Os Regimentos dos Conselhos Superiores e das Unidades Universitárias
    regulamentarão o processamento de recursos sob sua competência.
  • QUESTÃO ERRADA!

    Diz-se contados a partir da data da 'carêcia'. Aí está a casca da banana.

    O regimento diz: contados da data da 'ciência'.

     

  • Gabarito Errado!!!!

     

    O Leo colocou o artigo correto, grifou o trecho que eclarece a questão, mas não leu com atenção.

    Olhem!

    Art. 142. O recurso será interposto pelo interessado no prazo de dez dias, contados da data da ciência da decisão recorrida. § 1º O recurso será formulado por escrito à autoridade ou ao órgão de cuja decisão se recorre, constando da petição a exposição dos fatos e as razões do recorrente. § 2º No prazo de cinco dias úteis, será facultado à autoridade ou órgão recorrido reformar sua decisão. § 3º Caso a autoridade ou órgão de cuja decisão se recorre mantenha o despacho ou não se pronuncie no prazo mencionado no parágrafo anterior, o recurso será remetido ao órgão competente para apreciá-lo, nos termos do art. 141. § 4º Os Regimentos dos Conselhos Superiores e das Unidades Universitárias regulamentarão o processamento de recursos sob sua competência.

     

     Da Ciência e não da Carência!!

  • Não testa os conhecimetos e sim atenção.


ID
829885
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Para se enviar um e-mail, é necessário saber o endereço eletrônico do destinatário, como, por exemplo, “www.ufba.br”, que é um endereço válido.

Alternativas
Comentários
  • O endereço citado na questão trata-se de um domínio e não um endereço de e-mail.

    Para se ter um endereço de e-mail é necessário o nome do destinatário separado pelo caractere @ e o domínio.

    Exemplo: teste@ufba.br
  • E-MAIL (CORREIO ELETRÔNICO)
    O E-mail é o sistema que permite que cada usuário da Rede possua uma “caixa-postal”, um espaço reservado em algum computador para receber mensagens eletrônicas enviadas por outros usuários que também possuem suas próprias caixas. Cada caixa postal é localizada por uma URL única no mundo.
    O formato da URL da caixa postal segue uma convenção determinada há muito (na verdade, bem próximo à própria criação da Internet): usuário@domínio define a sintaxe de uma URL de caixa postal de correio eletrônico na Internet. O símbolo @ (chamado de “arroba” no Brasil), tem seu verdadeiro nome americano de “at” que significa “em”, então na verdade, o endereço de qualquer correio eletrônico significa “usuário em domínio” ou, traduzindo menos literalmente, “usuário nesse domínio”. Por exemplo: jantonio@hotlink.com.br significa que sou o usuário jantonio pertencente ao domínio hotlink.com.br.
    Gabarito: E
    Bons estudos!!!
  • Para se enviar um e-mail, é necessário saber o endereço eletrônico do destinatário, como, por exemplo, “www.ufba.br”, que é um endereço válido.
    Assertiva errada. Todo email deve possuir o símbolo @ separando o destinatário do servidor de email. Por exemplo, mozart@gmail.com: o destinatário é mozart e o servidor de email é o gmail.com.
  • errado- a sintaxe é usuário@domínio. @ é obrigatório para isolar onde um acaba e o outro inicia. caracteres permitidos:!#$%&'*+-/=?^_`

    Mensagens de email entre hosts usam SMTP (simple mail transfer protocol), o qual usa software MTA (mail transfer agents). Estes são enviados por MDAs (mail delivery agents).O usuário pode ver a mensagem por protocolos IMAP ou Pop.
  • Errado
    FERRAMENTAS DE CORREIO ELETRÔNICO
    O correio eletrônico é um serviço da Internet pelo qual é possível enviar e receber mensagens eletrônicas. Para utilizar este serviço é preciso que o usuário tenha uma “conta” em servidor de e-mail da Internet. Observe que este serviço não é exclusivo da Internet, podendo funcionar em uma intranet e até mesmo em uma rede local que não tenha o protocolo TCP/IP. No entanto, o mais comum é utilizar o termo correio eletrônico quando estamos nos referindo ao serviço de mensagem eletrônica via Internet.
    De posse de uma conta de correio, que deve ter a forma <conta>@<domínio ou host> é possível enviar ou receber e-mails. A tarefa de enviar um e-mail é realizada pelo servidor de e-mail do remetente. Este encaminha a mensagem via protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para o servidor designado no endereço de email.
    Fonte: Ponto dos Concursos.
  • ERRADO, POIS TRATA DE UM ENDERECO INSTITUCIONAL.
  • 200 mil comentários para uma questão tosquíssima.

  • Tem que ter obrigatoriamente @ (arroba).


ID
829888
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

A CPU ou Unidade Central de Processamento é responsável por executar as instruções contidas nos programas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    A Unidade Central de Processamento - UCP (em inglês, Central Processing Unity - CPU)
    É responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados na MP.
    As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador.
  • CPU ao contrário do que muitos dizem, não é o gabinete, e sim o processador.
  • A CPU ou Unidade Central de Processamento é responsável por executar as instruções contidas nos programas.
    Assertiva correta. A CPU é conhecida, também, por processador. Esse é o único componente do computador que processa informações. Os outros, periféricos, servem para armazenar, transportar e exibir as informações, além de outras coisas.
  • correto- CPU (central processing unit) é hardware em um sistema de computador (desktops, notebooks, smartphones etc) que executa instruções programadas para operar o sistema. Essas instruções consituem operações aritméticas, lógicas e input/output. O programa que contém essas instruções em um tipo de memória executa 4 operações: fetch, decode, execute e writeback.
  • Certo
    CPU
    É a parte mais importante do computador, o "cérebro" da máquina. É o processador que controla as outras partes do micro e faz com que ele consiga executar funções como operações matemáticas, elaboração de textos e armazenamento de dados

    CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento) – é o encarregado de processar informações. Como ele vai processar as informações vai depender do programa. O programa pode ser uma planilha, um processador de textos ou um jogo: para o processador isso não faz a menor diferença, já que ele não entende o que o programa está realmente fazendo. Ele apenas obedece às ordens (chamadas comandos ou instruções) contidas no programa. Essas ordens podem ser para somar dois números ou para enviar uma informação para a placa de vídeo, por exemplo.
    Para fazer esses trabalhos, o processador utiliza uma linguagem numérica, chamada de binária, que transforma em zeros e uns toda a informação que circula pelo computador, sejam números, letras ou instruções (veja quadro). Quanto mais sofisticado for o processador, mais funções ele consegue realizar e com maior velocidade. As tarefas e os componentes abaixo são comuns a todos os processadores.

    Para executar tarefas, o processador trabalha em conjunto com outras partes do computador:
    1- DISPOSITIVO DE SAÍDA (monitor): mostra a execução da operação que está sendo realizada 
    2- FONTE DE ALIMENTAÇÃO: por onde entra a energia elétrica necessária ao funcionamento do computador 
    3- MEMÓRIA: Armazena dados, programas e seqüências de instruções 
    4- INTERFACE DE ENTRADA (teclado, mouse): por onde são enviados os comandos ao processador 
    COMPONENTES INTERNOS: 
    5 - INTERFACE DE BARRAMENTOS EXTERNOS: É a porta de entrada e saída de dados do processador 
    6- CONTROLADOR: Controla a execução de todas as operações, de acordo com a instrução a ser executada 
    7- APONTADOR DE INSTRUÇÃO: É onde fica guardada a informação que diz para o processador qual a próxima tarefa que ele deverá executar 
    8- REGISTRADORES DE DADOS: As informações são deslocadas da memória e dos dispositivos de entrada* para esses locais, onde são executadas as tarefas solicitadas. Feito isso, o dado é transferido novamente para a memória, ou para os dispositivos de saída* 
    9- ACUMULADOR: É um registrador especial de dados, onde as instruções de alteração aritmética ou lógica de dados são realizadas
    10- UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ALU): É onde são feitas as operações matemáticas básicas (adição, subtração etc.) 
    11- BARRAMENTO DE DADOS: São as vias físicas por onde os dados são transferidos, tanto internamente ao processador quanto externamente (neste caso são chamados barramentos externos). Os barramentos interligam todos os componentes que tenham acesso aos dados
    Fonte: 
    http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT638972-1716,00.html
  • Correto.
    A função da CPU (Processador) é processar os dados (sinônimo de instruções) que entram, transformando em informações para o usuário.
  • A CPU — Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento (UCP) em português — é um circuito integrado que controla todas as operações e o funcionamento do computador, responsável pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Ela age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa a CPU. Daí vem o termo “cérebro do computador”. Algumas pessoas podem estar se perguntando .
    Bons estudos!

    l
  • Correto. A unidade central de processamento (UCP), do inglês Central Processor Unit (CPU), ou simplesmente o cérebro do computador, é formado por 3 unidades: registradores, controle e lógico aritmética. Ele é responsável por realizar os cálculos, armazenar os valores e registrar as operações. Conta com a memória RAM para armazenar os dados que serão usados, e a memória cache para armazenar os dados mais utilizados.

  • unidade central de processamento (UCP), do inglês Central Processor Unit (CPU), ou simplesmente o cérebro do computador, é formado por 3 unidades: registradores, controle e lógico aritmética. Ele é responsável por realizar os cálculos, armazenar os valores e registrar as operações. Conta com a memória RAM para armazenar os dados que serão usados, e a memória cache para armazenar os dados mais utilizados


ID
829891
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

O Tablet é um dispositivo portátil pessoal, usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos e leitura de livros, entre outras funcionalidades.

Alternativas
Comentários
  • Certinho.


    Funcionalidades dos Tablets

    Um Tablet  é um computador de mão que possui um design em forma de prancheta eletrônica com tela de tecnologia Touch Screen e permite o acesso à internet através de conexão Wi-fi e conexão 3G, leitura de e-mails, edição de documentos simples e aplicativos e softwares com o acesso redes sociais e notícias de maneira rápida e fácil.

    Jogos e vídeo games como simuladores de guitarra e bateria, visualização de fotografias, imagens e vídeos e a audição de músicas também são atrativos. Os aparelhos pesam em média 600 gramas, são finos e fáceis de carregar e apresentam bateria tem duração de até 10 horas.

    É importante ressaltar que os Tablets não são classificados como um computador, notebook, netbook ou smartphone, pois possuem sistema próprio, não possuem teclado e mouse e não têm entrada para DVD.


    http://www.zun.com.br/quais-as-funcoes-de-um-tablet/

  • O Tablet é um dispositivo portátil pessoal, usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos e leitura de livros, entre outras funcionalidades.
    Assertiva correta. Essa é a nova moda da computação/eletrônicos. Em comparação ao notebook e pcs convencionais, ele é mais portável. Apesar de ser mais lento, sua portabilidade nos leva a imaginar várias aplicações para o mesmo, como: leitura de livros digitais, visualização e de vídeos, etc. Além disso, a sua conectividade e tela touch screen também chama a atenção por que pode conectar em redes bluetooth, wi-fi, 3g, etc.

    tablet
  • Alternativa correta.

    O Tablet é um dispositivo portátil pessoal, usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos e leitura de livros, entre outras funcionalidades.

     É a nova  da computação/eletrônicos. Em comparação ao notebook e pcs convencionais, ele é mais portável. A sua portabilidade nos leva a imaginar várias aplicações para o mesmo, como: leitura de livros digitais, visualização e de vídeos, etc. Além disso, a sua conectividade e tela touch screen também chama a atenção por que pode conectar em redes bluetooth, wi-fi, 3g, etc.
    Mas não podemos esquecer que ele não é a ferramenta mais ágil no meio da computação apenas usado como febre de momento iguais aos I-phone, Smart, etc... 
    Valeu.
  • Certo

    O que é um Tablet?

    Segundo a definição do wikipedia.org: Tablet é um dispositivo eletrônico pessoal em forma de “prancheta” que pode ser usado para acessar a internet sem fio entre outras tarefas básicas.


    Só isso?

    É claro que não! Na minha visão tablet é um equipamento revolucionário que chegou para dominar o mercado e modificar a forma que as pessoas se comunicam. A mobilidade que o tablet trás é absurda, você leva ele para qualquer lugar, sem fios, sem esperar ligar, tudo pronto com internet na palma da sua mão.

    É uma beleza! Você assiste seus vídeos em alta definição, acessa seus emails, lê seus livros preferidos, faz tarefas básicas, algumas tablets tem até função de telefone.
    Entenda

    Quando o primeiro tablet foi lançado no mercado no dia 27/01/2010 pela Apple o produto recebeu inúmeras crí­ticas de “jornais” e grande mídia que não tinham a menor ideia da definição e categoria do produto.

    Alguns diziam que era só mais um “iPod gigante”. Mas foi só começarem a usar para perceber as diferenças. A percepção de quem usa um tablet muda, o conceito de mobilidade realmente foi revolucionado neste dia.

    De lá pra cá acredito que nem a própria Apple esperava tamanho sucesso. Inúmeras empresas correndo atrás e criando produtos da mesma linha: Samsung, Motorola.. enfim, hoje existem tablets de tudo que é marca!
    Tem pra todo mundo, das mais em conta a partir de R$300,00 até as mais caras de R$ 3.000,00

    Isso é ótimo! Quem não tem condições de comprar a mais cara começa sua experiência pela mais em conta, conforme for sua necessidade pode ir trocando até encontrar a melhor opção, afinal graças a concorrência existem inúmeros modelos diferentes.

    Uso Pessoal, médicos, múicos, afinal Tablet é pra uso pessoal ou corporativo?

    Hoje o Tablet é extremamente útil para inúmeras atividades, do uso pessoal que leva qualquer pessoa ao topo da mobilidade, até o mundo corporativo.

    O que manda é a criatividade e a vasta linha de aplicativos para os tablets, só na App Store por exemplo são mais de 400 mil aplicativos dedicados ao tablet da Apple. De jogos para crianças a aplicativos para médicos, músicos, educadores, engenheiros……. Enfim os recursos não param de aparecer.

    Fonte: http://www.tablet.com.br/o-que-e-um-tablet-saiba-em-detalhes/

  • Curiosidade:
    Engana-se quem pensa que foi a Apple quem inventou o tablet com o lançamento do iPad. Na verdade, o dispositivo já existia. A companhia americana apenas o aperfeiçoou.
    O design do iPad não é invenção da Apple, mas sim, de Stanley Kubrick.
    Alguns vão dizer que isso não tem nada a ver com a questão.
  • É verdade que a Apple não o inventou, mas comprou todas as patentes, logo é a dona legal, além de ter conseguido um formato comercialmente atraente e lucrativo. Daqui 100 anos haverá uma discussão, semelhante aos irmãos Wright X Santos Dumont

  • A questão é tão obvia que fiquei com medo de marcar certa aff.

  • Gabarito: Certo.

    De fato, uma das principais características do tablet é sua mobilidade. Assim como os notebooks, eles também dispõem de acesso à internet, bem como de aplicativos que permitem acessar fotos, vídeos, livros eletrônicos, entre outros materiais.

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini 


ID
829894
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

O pendrive serve para controlar as informações acessadas pela internet.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O Pen Drive é um dispositivo que armazena informações facilitando leva-los para outro computador.
    Substitui o disquete e tem capacidade de armazenamento muito maior.
    Conectado via USB.
  • O pendrive serve para controlar as informações acessadas pela internet.
    Assertiva errada. Um pendrive é uma unidade de massa, armazenamento de dados, geral. Serve para armazenar qualquer informação, até mesmo dados de navegação. Todavia, esse não é o seu uso específico.

    Exemplos de pendrive
  • Poxa!!! Uma questão dessas nunca cai na minha prova. Até minha avó saberia q está erradaa.
  • Questão ERRADA.
    Realmente essa questão nem precisaria de comentário, mas estamos aqui para nos ajudarmos ok.

    O pendrive serve para controlar as informações acessadas pela internet. Não, não serve. Ele é apenas um dispositivo de armazenamento, que pode ser alterado o seu conteúdo inumeras vezes. Lembrando que os Pendrive tem capacidade de armazenamento limitada.
  • Errado
    O pen drive  é considerado um acessório de informática que auxilia na guarda de arquivos de forma portátil e prática. É um equipamento pequeno, de custo baixo e atualmente é ferramenta primordial de trabalho e estudo.

    O termo “pendrive” é de origem inglesa, porém na maioria dos países que falam o idioma inglês, o equipamento é chamado de “USB Flash Drive”. 
    O pendrive, a cada ano que passa, diminui de tamanho e alcança maior capacidade de espaço para arquivos. Possuem formatos diversos, desde os retangulares até formas de bichinho, carrinho, boneco e demais formas lúdicas.
    O pendrive aposentou definitivamente o uso do “disquete”, que muitos fabricantes nem incluem mais em seus computadores. 
    FIQUE LIGADO: O pendrive é um dispositivo portátil de armazenamento de memória flash, que ao ser plugado numa porta USB (Universal Serial Bus), é detectado automaticamente pelo PC, sem necessitar de configuração prévia de reconhecimento.
     
  • ERRADO, o pen drive e um dispositivo de armazenamento de dados!
  • Rá! 1% errou. kkk

  • Gabarito errado. Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash (EEPROM), com aspecto semelhante a um isqueiro e uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB.

  • quanda a esmola e grade desconfie eu fui o 1% que errou kkkkkkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
829897
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Uma das funções de um HD externo é servir como backup de dados, armazenando uma cópia dos dados contidos em um computador.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem não sabe o HD (hard disk), ou disco Rígido, é a parte do computador onde são armazenados os dados. É ele que guarda todos os seus arquivos como fotos, músicas, trabalhos, jogos, videos e tudo mais que você tenha de informações e dados. Com o passar do tempo esses arquivos vão se acumulando e a falta de espaço se torna um problema pra quem não pode jogá-los fora, e é pra isso que serve o HD externo. Com ele você não precisa mais se precupar em trocar seu HD ou até mesmo o seu computador.

     

    HD Externo 160 GB SAMSUNG

    HD Externo 160 GB SAMSUNG

     

     

    O HD externo funciona como um periférico, como se fosse um Pen Drive, só que com uma capacidade infinitamente maior. A maioria dos modelos funciona através da porta USB 2.0, basta vc ligar o HD externo na tomada e então conectar na USB. Existem vários modelos de  HD externo, uns com funções a mais que os outros, outros com mais capacidades que outros e por aí vai. Os mais simples são aqueles que conectamos e logo em seguida aparecem no computador como mais um disco, mas como a briga pelo mercado é grande, muitos fabricantes “incrementam” os HDs externos com programas já instalados.

  • Uma das funções de um HD externo é servir como backup de dados, armazenando uma cópia dos dados contidos em um computador.
    Assertiva correta. Assim como um pendrive, um hd externo serve para armazenar qualquer tipo de dado: músicas, fotos, vídeos, arquivos do word, excel, etc. Assim, uma possível aplicação é servir para armazenar cópias de arquivos existentes no computador por questão de segurança.

    HD externo
  • DICA PARA VIDA:
    NUNCA COMPRE HD EXTERNO DA MARCA "WD"!!!
    COMPREI UM QUE NÃO DUROU 8 MESES!!!
  • Alimentando a memória:
    Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados.[1] O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.[2] Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.
    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido
    Lembrando também que:
    backup é uma cópia dos dados que tem em seu computador, serve para vc guardar os dados em outro lugar (em um cd, dvd, pendrive, outro hd) para caso aconteça algo com o original (deletar sem querer, comrromper, vc perder) vc tenha uma copia.
    Bons estudos!!!


ID
829900
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Scanner é um dispositivo de saída, responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador.

Alternativas
Comentários
  • Parece bobo, mas não é.


    Scanner é um dispositivo de saída, responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador.
    Erro esta nesta palavra, pois é de
    entrada.
  • Scanner é um dispositivo de saída, responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador.
    Assertiva errada. Ao se digitalizar uma imagem, estamos pegando um documento físico, tendo como suporte papel, e o digitalizando. No formato digital, ele está armazenado em um computador. Assim, da perspectiva do computador, é um dispositivo de entrada.

    Scanner
  • Muita gente acha que scanner é um dispositivo de saída... engana-se.
    Scanner é um dispositivo de entrada, visto que, ao scanear/digitalizar um documento você estará enviando o mesmo para o computador, fazendo com que o Scanner seja classificado como um dispositivo de entrada.
  • Deveria ser um dispositivo de entrada e saída, não? Pois o que entra é um documento físico, gerando um arquivo digital ou digitalizado (saída). Marquei errado por isso, não sabia que era só entrada.
  • Klaus, na verdade não. O scanner é apenas um dispositivo de entrada porque a única coisa que "entra" no computador é um arquivo digital.
    Espero ter esclarecido.

    Foco e Perseverança!
  • É necessário ter muito cuidado quando o assunto é scanner, pois atualmente no mercado encontra-se em extensa quantidade impressoras com scanners embutidos. Mas se defe ter a noção da função dos dois. Então, ambos são diferentes:
    A impressora é um dispositivo de saída. Ex: imprimir uma foto
    O scanner é um dispositivo de entrada. Ex.: tenho aquela velha foto tirada no tempo das "câmeras pré-históricas", e desejo anexa-la em um arquivo digital, eu vou precisar transferir essa foto para um computador por meio de um scanner. Claro que eu também posso utilizar de outros métodos não muito convenientes como por exemplo tirar foto da foto com uma câmera digita...

    Bons estudos a todos...
  • Não seria um dispositivo de entrada e saída?


  • SCANNER dispositivo de  ENTRADA........

  • Gabarito: Errado

    Scanner é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora.

    Bons estudos.

  • Entrada de dados. O que sairia deste aparelho? Cheiro de queimado? kkk

  • Scanner é um dispositivo de saída, responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador.    OBS. Dispositivo de ENTRADA.

    Gabarito: Errado

  • Errado.  São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mousescanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcamjoystick e outros acessórios de jogos.

    São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora.

    Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive, celular.


ID
829903
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Ao ser pressionada a tecla “PtrSc” ou “PtrScr”, a tela fica “congelada” e, dessa forma, nenhuma nova informação será exibida, até que a mesma tecla seja pressionada novamente.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Ao pressionar a tecla “PtrSc” ou “PtrScr” ( Print Screen Sys Rp) você somente copia a tela exibida e todas as funções continuam normalmente.

    Bons estudos!
  • Ao ser pressionada a tecla “PtrSc” ou “PtrScr”, a tela fica “congelada” e, dessa forma, nenhuma nova informação será exibida, até que a mesma tecla seja pressionada novamente.
    Assertiva errada. A referida tecla faz com que o computador tire uma "fotografia" da sua própria tela de forma que se teclar Ctrl + V a imagem da tela seja colada em um documento do word, por exemplo. Essas imagens geradas são conhecidas como screen shots. 


    Screen Shot
  • Você pode tirar uma foto do que está na tela, pressionando PRINT SCREEN (ou PRTSC PRTSCN em alguns teclados). Isso é chamado de captura de tela. Você pode então colar a captura de tela em uma mensagem de documentos, e-mail, ou outro arquivo. Existem dois tipos de capturas de tela que você pode tomar: a tela inteira, ou apenas a janela ativa. Por exemplo, se você tem três programas abertos ao mesmo tempo, você pode querer uma captura de tela apenas a janela ativa. Alguns teclados ou PCs móveis que não possuem o botão PRINT SCREEN pode usar outras combinações de teclado, como FN + INSERT, para tirar uma captura de tela.

    Para copiar a tela inteira
     
    Pressione PRINT SCREEN.
     
    Para copiar apenas a janela ativa
     
    Pressione ALT + PRINT SCREEN.
  • Questão anulada pelo fato da tecla não se chamar “PtrSc” ou “PtrScr” e sim Prt sc.

    e se estivesse com a escrita correta a resposta seria errada. 



ID
829906
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Arquivos com a extensão “PDF” são usados tradicionalmente pelo programa “Adobe Acrobat Reader”.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. PDF significa "Portable Document Format": Formato de Documentos Portável. O programa que lida com arquivos .PDF chama-se Adobe Acrobat.
  • Arquivos com a extensão “PDF” são usados tradicionalmente pelo programa “Adobe Acrobat Reader”.
    Assertiva correta. O Portable Document Format é um formato que serve para criar documentos não passíveis de edição, sendo lidos e exibidos pelo programa conhecido como Adobe Acrobat Reader.
  • Certo.

    Porém, os arquivos com formato PDF podem ser abertos diretamente no navegador de internet ou Browser (Internet Explorer, Mozilla firefox, Chrome...).




    Foco, Força é Fé.

ID
829909
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Uma das tarefas do recurso de AutoCorreção do Word é corrigir erros de ortografia e gramática.

Alternativas
Comentários
  • - Autocorreção
    (Menu: Ferramentas)

    Função: substituir as palavras à medida que o usuário as digita, desde que
    essas palavras estejam previamente definidas para serem trocadas.
    Lembrem-se: Se, ao digitar algo, alguma coisa É TROCADA imediatamente,
    isso é autocorreção.
     
  • Uma das tarefas do recurso de AutoCorreção do Word é corrigir erros de ortografia e gramática.
    Assertiva correta. Apesar da parte gramatical não ser perfeita, as correções da ortografia são de grande valia, pois ajudam os usuários a não cometer erros simples de português.
  • Acredito que o gabarito da questão estejá errado, pois autocorreção não tem nada haver com ortográfia e gramática, e sim com "substituição".
        
  • Concordo com o Marcelo, questão errada.
    Segundo o Livro Informática para concursos do Prof. João Antonio, A ferramenta de Autocorreção não tem nada haver com o recurso de correção de ortografia e gramatica.
    O recurso de autocorreção serve para substituir variáveis (palavras) pré determinadas , a fim de facilitar a digitação.
  • A afirmativa deveria ser considerada incorreta, pois o Word diferencia Ortografia e Gramática da seguinte forma:

    Palavras escritas incorretamente, ou fora do idioma selecionado, são erros de Ortografia, passíveis de substituição pela AutoCorreção.
    Os erros de gramática são, por exemplo, os de concordância: "As casa". Esses erros não são automaticamente corrigidos.Para verificá-los podemos usar o recurso de AutoVerificação que sublinha os erros de ortografia em vermelho e gramática em verde ou ainda acionar o assistente de Ortografia e Gramática (atalho F7).
    Falhou a CESPE!




ID
829912
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Layout de Impressão, Leitura em Tela Inteira e Layout da Web são alguns dos modos de exibição de documentos no Word.

Alternativas
Comentários
  • Bem amigos, errei esta questão por achar que layout da Web não era.

    Gabarito: Certo.

     

    Barra do Office com os modos de Exibição

    Tipos de exibição

    Existem, ao todo, cinco modos de exibição. São eles: Layout de Impressão, Leitura em Tela Inteira, Layout da Web, Estrutura de Tópicos e Rascunho. Cada um destes é indicado para diferentes atividades. Leia logo abaixo uma breve explicação sobre cada um dos modos e veja qual dos layouts é mais indicado para você.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/powerpoint/1570-office-exibicao-os-modos-de-leitura-da-pagina.htm#ixzz2DiGgDenI
  • Layout de Impressão, Leitura em Tela Inteira e Layout da Web são alguns dos modos de exibição de documentos no Word.
    Assertiva correta. São modos de exibição do word:
    (i). Modo normal;
    (ii). Modo de exibição de layout da web;
    (iii). Modo de exibição de layout de impressão;
    (iv). Modo de estrutura de tópicos;
    (v). Layout de leitura;
    (vi). Leitura em tela inteira; e
    (vii). Rascunho.
  • Esta questão vale para Microsoft Word 2003/2007/2010, porque no 2002 (XP) são 4 modos de exibição [Normal, Layout da Web, Layout de Impressão, Estrutura de Tópicos]. Office XP é o tema do edital para Escrevente TJ/SP, da VUNESP.
  •  Genilda Mota , errei a questão pelo mesmo motivo que você. 



    Gabarito: Certo.

  • Gabarito correto:

    Modos de exibição- Tela Inteira;Layout de Impressão;Layout da Web;Estrutura de Tópicos; Rascunho.


ID
829915
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

Ainda que, em todas as civilizações, possam ser identificadas ações administrativas organizadas, somente a partir do século XVIII, é que a Administração passou a ser entendida como fundamental.

Alternativas
Comentários
  •                  Conforme ensinam os livros de Introdução à Administração, a Administração - tal como é concebida atualmente - não existia no passado, pois as empresas ainda estavam se estruturando; na maioria das vezes não havia necessidade de alguém especificamente para administrar, tendo em vista q o trabalho era (predominantemente) artesanal. Porém, proporcionalmente ao crescimento das organizações e da complexidade do gerenciamento da atividade produtiva, foi tornando-se necessário sistematizar modelos, formas de gerenciar, compendiaram-se pesquisas e estudos das mais diversas áreas e aplicaram ao desenvolvimento das organizações. Considerando isso um processo evolutivo, o teoricamente correto é afirmar que a Administração surgiu a partir do século XX.
  • ERRADO. A partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir maior complexidade para atender às necessidades da população; tornou-se imprescindível adotar os novos conhecimentos administrativos, que estavam sendo formulados para enfrentar a concorrência cada vez maior, na tentativa constante de ofertar produtos e serviços, com qualidade e menores custos.
    A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional.
     
    ENTÃO o correto É: Ainda que, em todas as civilizações, possam ser identificadas ações administrativas organizadas, somente a partir do século XX, é que a Administração passou a ser entendida como fundamental.
     
    Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/274-2.pdf
  • o gabaraito deu como certa...

    aguma explicacao sobre isso?

  • Ainda que, em todas as civilizações, possam ser identificadas ações administrativas organizadas, somente a partir do século XVIII, (revolução industrial) é que a Administração passou a ser entendida como fundamental.

    Creio eu, que a administração passou a ser FUNDAMENTAL, a partir da revolução industrial que teve início no século XVIII, e por isso a questão afirma esse século.
  • Não consegui entender,  por que século século XVIII? Alguem explica? Não consegui achar isso em nenhuma bobliografia.

    Segundo Chiavenato:
    A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

    Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.

    Abordagem Clássica da Administração

    A administração científica, modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor desenvolvido no   início do século XX  .

    A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo), escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações Elsevier, 2003 - 6' reimpressão
  • A mecanização da indústria e da agricultura teve início nos fins do século XVIII, com a máquina de fiar (1767), o tear hidráulico (1769), o tear mecânico (1765) e descaroçador de algodão (1792), que subistituiram o trabalho do homem e força animal ou da roda de água. O descaroçador trabalhava mil libras de algodão contra 5 de um escravo... Essa é considerada a primeira fase da revolução industrial.
  • O gabarito do certame está como errado, houve erro com a resposta do site...
  • As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.


  • Um breve histórico da Administração, respondendo a Letícia.

    As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros

    medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma

    hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresas

    da atualidade.

    O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração

    ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século

    XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas,

    chamou-se Revolução Industrial.

    A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por

    James Watt, em 1776 e desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a

    revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A

    segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas

    fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima. Ao final desse período, o mundo já não era

    mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a duas conseqüências provocadas

    pela Revolução Industrial.

    a) crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração

    científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;

    b) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa

    concorrência e competição no mercado. Difícil é precisar até que ponto os homens da Antiguidade, da

    Idade Média e até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando

    a arte de administrar.


    Já no século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando os

    princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência.

    Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, Taylor

    preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus

    objetivos "de máxima produção a mínimo custo", seguindo os princípios da seleção científica do

    trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.



  • Ora, se em todas as civilizações podiam ser identificadas ações administrativas organizadas, então não foi partir do século XVIII que a Administração passou a ser entendida como fundamental. Sua importância já tinha se dado antes no decorrer da história da humanidade.

  • Seculo XX

  • A industrialização colocou em xeque práticas que não cabiam mais em um mundo que passou a demandar soluções para duas consequências desse acelerado desenvolvimento:

    Foi, no entanto, apenas no século 20 que o engenheiro americano F.W. Taylor  apontou princípios de profunda relevância para a história da administração: os princípios e estudo dessa organização como uma ciência.

    Taylor é conhecido, por muitos, como o precursor da teoria da administração cientifica


ID
829918
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

A conhecida “abordagem clássica” identifica, como funções do Administrador, as seguintes: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Alternativas
Comentários
  • CERTO      
              A abordagem clássica, baseada nos estudo de Henry Fayol, considera como funções do administrador a de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.Segundo quadro apresentado em Chiavenato (2003 p. 81), as funções do administrador segundo Fayol são:
    Previsão - avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.
    Organização - proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
    Comando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
    Coordenação - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
    Controle - Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir sua recorrência.
  • A administração Cientifica de Taylor e a Teoria de Fayol, Escolas contemporâneas (Inicio do século XX), formam o que se denomina Abordagem Clássica da Administração.  O pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado, juntamente com Taylor, um dos fundadores da moderna Administração. Preocupou-se em definir as funções básicas da empresa, o conceito de administração (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), bem como os princípios gerais de Administração como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa.
    Fonte: http://www.oliveiraecarvalho.com/downloads/Concursos%20-%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20-%20Apostila.doc
  • É só lembrar:
    O administrador da Escola Clássica faz POCO COCO
    P- Planeja;
    O - Organiza;
    CO - COmanda;
    CO- COordena;
    CO- COntrola.

    É bobo, mas sempre me ajuda!!
    Bons estudos
  • Gente: prever e planejar é a mesma coisa?
  • Prever= Planejar e Comandar = Dirigir
  • Na abordagem clássica: PREVER - ORGANIZAR - COMANDAR - COORDENAR - CONTROLAR

    Mas atualmente, com a evolução da administração: PLANEJAR - ORGANIZAR - DIRIGIR - CONTROLAR.

    PREVISÃO foi substituída pelo PLANEJAMENTO.
    COMANDO e COORDENAÇÃO se fundiram em DIREÇÃO.
  • Geovane sim planejar e prever são a mesma coisa!
  • Gabarito certo, porém, discordo do gabarito.

    A abordagem clássica é a Junção da teoria cientifica de Taylor, onde os princípios eram do Planejamento, Preparo, Controle e Execução. Juntamente com a teoria clássica de Fayol, onde os princípios eram Prever, Organizar, Comandar, Controlar e Coordenar.

    O conceito da abordagem clássica, como referido na questão envolve também a teoria científica e não apenas a teria clássica.

    Espero ter conseguido passar minha dúvida sobre a generalidade da questão.



  • Gabarito Certo: DISCORDO pelos mesmos motivos que expôs o colega Juliano Silva. Questão do tipo camaleão, isto é, a banca molda o gabarito com bem intender. Deveria haver mais diligência, pois típica questão de que OS QUE MAIS ERRAM SÃO AQUELES QUE MAIS SE APROFUNDARAM. 

    A) ABORDAGEM CLÁSSICA:

    Obs: abordagem é uma coisa, teoria é outra bem diferente. 

          a.1) Escola Científica (taylor):  Planejamento, Preparo, Controle e Execução

          a.2) Teoria Clássica (fayol): Prever, Organizar, Comandar, Controlar e Coordenar.


    Outros exemplos sacanas em que é comum o CESPE generalizar: 

    a) Conferir o conceito de Modelo Gerencial com alguma dos três estágios (puro, consumerista ou PSO) sem citar qual que está adotando. 

    b) Citar alguma das características do modelo de desburocratização presumindo estar falando do modelo burocrático, já que, entre 1930 a 1995, a administração pública, até alcançar o modelo gerencial passou pelas seguintes fases: BUROCRACIA LATO SENSU = burocracia --> desburocracia --> burocracia.  


    RESPONDAM: 

    Questão: 

    a) ´´a abordagem estruturalista tem ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente, tendo natureza descritiva e explicativa`` (SERIA CORRETA PARA O CESPE --> DISCORDO)

     b) ´´a abordagem estruturalista tem ênfase na estrutura formal e nas normas (normativa e prescritiva)``  (SERIA CORRETA PARA O CESPE --> DISCORDO)

    FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO. 


       





  • Ferrei-me.. A questão deveria informar teoria clássica..

  • Brincadeira! Abordagem/Escola Classica compreende a Científica e teoria Classica. Como saber do a questão está falando?

  • Na abordagem clássica (PO3C): PREVER - ORGANIZAR - COMANDAR - COORDENAR - CONTROLAR

    Atualmente, com a evolução da administração (PODC): PLANEJAR - ORGANIZAR - DIRIGIR - CONTROLAR.

  • Certa. A questão não pecisaria falar se é a teoria da adm científica ou teoria clássica porque as funções da adm são encontradas na teoria clássica. Na teoria da adm científica não se fala em funções da adm, e sim em princípios da adm (uma vez que aqui a ênfase é na tarefa ainda). Lembrando que também vamos ter princípios na teoria clássica (princípios universais). 

    ADM CIENTÍFICA: Princípios da adm: Planejar, Preparar, Executar e Controlar.

    TEORIA CLÁSSICA: Funções da adm: Prever, Organizar, Controlar, Comandar e Coordenar. 

    OBS: É PREVER, e não PLANEJAR! Para FAYOL função da admnistração era prever e não planejar!!! (na pratica pode até ser a mesma coisa, mas pra concurso não é!!!!!!!!!!!!). 

  • Nada haver essa questão.

  • Abordagem, escola, teoria...que confusão. 

  • Gabarito Certo.

     

    Livro do Rodrigo Rennó...

     

    Cuidado – muitas bancas tentam confundir a Teoria Clássica de Fayol com a abordagem clássica da Administração. Esta engloba também a Administração Científica e a Teoria da Burocracia.

     

    As funções básicas do Administrador foi definida por Fayol, na teoria clássica, que está dentro da "Abordagem Clássica".

  • CERTOOO

    NA ABORDAGEM CLÁSSICA ERA ASSIM: PREVER, ORGANIZAR, COMANDAR, COORDENAR E CONTROLAR. HOJE, COM A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FICOU ASSIM: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRECIONAR E CONTROLAR.

    UMA QUESTÃO QUE NÃO FAZ MAIS SENTIDO SER COBRADA, MAS NÃO VOU QUESTIONAR COM O EXAMINADOR, NÉ!

    BORA PASSAR, GALERAAA!

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as funções do administrador. Vejamos alguns pontos sobre o assunto e em seguida, poderemos indicar o gabarito da questão.

    Para Fayol, as cinco funções do administrador, que em momento posterior seriam adicionadas no processo administrativo, são:

    • Planejar (prever): tem o objetivo de projetar os caminhos a serem perseguidos, traçar objetivos e programas de ação.
    • Organizar: volta-se para a estrutura material e social da organização.
    • Comandar: é direcionada para a orientação e direção do elemento humano das organizações, de modo a obter o seu melhor desempenho possível.
    • Coordenar: busca harmonizar os atos e esforços de todos em busca do alcance dos objetivos organizacionais;
    • Controlar: visa monitorar o alcance dos planos da organização.

    Diante do exposto acima, concluímos que a afirmativa está correta.

    GABARITO: CERTO

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
829921
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Responda:

C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.

A Administração Pública pode fazer uso dos recursos advindos da contribuição dos cidadãos para atender a sua própria demanda específica, em detrimento de segmentos carentes, em razão da prioridade que possuem, decorrente do fato de que foram os que propiciaram os recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • se os recursos não vem da contribuição dos cidadãos, de onde vem então? alguém me ajuda nessa?
  • A questão está errada em colocar que a Adm Pública pode usufruir em benefício próprio dos recursos públicos vindos dos cidadãos sem aplicar nas devidas áreas ás quais são imprescindíveis estes recursos. Abaixo algumas características da Administração Pública!

    A atividade pública é financiada com recursos públicos, oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestação de serviços públicos e a produção do bem comum. A atividade privada é financiada com recursos de particulares que têm legítimos interesses capitalistas.
    Enquanto as organizações do mercado são conduzidas pela autonomia da vontade privada, as organizações públicas são regidas pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação do serviço público.

    O controle social é requisito essencial para a administração pública contemporânea em regimes democráticos, o que implica em garantia de transparência de suas ações e atos e na institucionalização de canais de participação social, enquanto as organizações privadas estão fortemente orientadas para a preservação e proteção dos interesses corporativos (dirigentes e acionistas).


    A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.


    As organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.


    A administração pública tem como destinatários de suas ações os cidadãos,sujeitos de direitos, e a sociedade, demandante da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável. A iniciativa privada tem como destinatários de suas ações os “clientes” atuais e os potenciais.


    O conceito de partes interessadas no âmbito da administração pública é ampliado em relação ao utilizado pela iniciativa privada, pois as decisões públicas devem considerar não apenas os interesses dos grupos mais diretamente afetados, mas, também, o valor final agregado para a sociedade.


      Administração Pública pode fazer uso dos recursos advindos da contribuição dos cidadãos para atender a sua própria demanda específica, em detrimento de segmentos carentes, em razão da prioridade que possuem, decorrente do fato de que foram os que propiciaram os recursos financeiros.

      Fonte: www.gespublica.gov.br/

    1. Se eu entendi bem, o que está errado na questão é a que uma instituição pública favorece o bem comum e não prioriza ninguém, exceto aqueles previstos em lei.

    2. A questão foi dada como errada? Por qual motivo?

    3. Ao meu ver a questão ficou errada graças a palavra DETRIMENTO, pois seu sinônimo também é DESPREZO.

      Ou seja, a questão está dizendo que:

      " A Administração Pública pode fazer uso dos recursos advindos da contribuição dos cidadãos para atender a sua própria demanda específica, em detrimento de segmentos carentes (DESPREZANDO OS SEGMENTOS CARENTES).

    4. A prioridade quem dá não é quem contribui e sim a LDO anual, seguindo direção já traçada pelo PPA

    5. Não entendi o que a benção dessa questão quer falar... No meu ver, ela diz que a Adm pode utilizar os recursos para atender a própria demanda (quem demanda da Adm Pública não é a sociedade? Demanda serviços, benefícios..) dando garantia aos desprovidos financeiramente. Marquei CORRETO e errei.., mas já reli e reli e não consigo entender o que ela diz..


    6. O fim público deve ser o bem comum.

    7. Entendi assim (Refazendo a questão):

      A Administração Pública pode fazer uso dos recursos que vêm da contribuição dos cidadãos para atender a própria demanda desses cidadãos específicos, em vez de atender, também, os segmentos mais carentes, por causa da prioridade que esses cidadãos não-carentes possuem, pois foram eles que propiciaram os recursos financeiros.

    8. Não entendi o enunciado.

    9. Acho q a questao diz o seguinte: a Adm pode usar o dinheiro publico pra se beneficiar ainda que isso cause prejuizo aos menos favorecidos. Isso pq esses menos favorecidos sao os que contribuem com os recursos financeiros da Adm.

      Logo, a afirmativa nao tem pe nem cabeça. Eh como se afirmasse que eu pago imposto ao Estado mas nao tenho direito de ter beneficio nenhum pois quem paga nao tem direito de se beneficiar.quem bolou essa questao com certeza,"biçoluta", usa acido. Dorrrrgas!

    10. Não entendi foi nada...aí errada!

    11. Não entendi!

    12. A questão é basicamente um eufemismo para: improbidade administrativa
    13. Precisamos observar esta palavra que o Cespe adora : detrimento

    14. Tb n entendi.


    ID
    829987
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    Responda:

    C, se a proposição é certa;
    E, se a proposição é errada.

    Os servidores públicos, no desempenho de suas funções ou a pretexto de exercê-Ias, podem vir a cometer infrações de três ordens: administrativa, civil e criminal.

    Alternativas
    Comentários
    • Lei 8112:

      Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

              Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

              § 1o  A indenização de prejuízo dolosamente causado ao erário somente será liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execução do débito pela via judicial.

              § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

              § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

              Art. 123.  A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

              Art. 124.  A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

              Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

              Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

      Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

    • Questão CORRETA. Tema bastante batido já. A lei 8.112 traz tal previsão:
      Art. 121: O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.
      Resumo:
      - As sanções podem são independentes (regra) e podem se acumular;
      - Responsabilidade Civil - gera o dever de indenizar; visa ao ressarcimento
      - Responsabilidade Administrativa - visa responsabilizar o servidor diante de uma falta no exercício de suas funções;
      - Responsabilidade Penal - responsabilização no campo penal; abrange as contravençoes ("crimes anões", nas palavras de Nelson Hungria); o servidor precisa estar agindo na qualidade de agente público (nada relativo a ações na vida pessoal)
      Cabe uma crítica aos usuários do QC: querem comentar uma questão? Ótimo! Mas não é suficiente copiar e colar! Se o objetivo é ajudar e não apenas pontuar - não há propósito algum nisso -, tentemos ser objetivos. Por favor! 
    • "Os servidores públicos, no desempenho de suas funções ou a pretexto de exercê-las, podem cometer infrações de três ordens: administrativa, civil e criminal. Por essas infrações deverão ser responsabilizados no âmbito da Administração e perante a Justiça Comum". Meirelles (1990, p. 415-416).
      Fonte:http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/1691/legitima_defesa_propria_e_de_terceiros
    • Essa proposição está correta.

      No estatuto federal, a assertiva encontra fundamento nos arts. 121 e 125 da Lei 8.112/1990:

      “Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições”.

      “Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.”

      GABARITO: CERTA.


    ID
    829990
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Legislação Federal
    Assuntos

    Responda:

    C, se a proposição é certa;
    E, se a proposição é errada.

    A Universidade é composta pelos corpos docente, discente e técnico-administrativo.

    Alternativas
    Comentários
    • DA COMPOSIÇÃO

      Art. 3º A Universidade compõe-se de:
      I -  corpo docente;
      II -  corpo discente;
      III - corpo técnico-administrativo.


      Fonte: Estatuto Regimento Geral UFBA
    • E os alunos?


    ID
    829993
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Legislação Federal
    Assuntos

    Responda:

    C, se a proposição é certa;
    E, se a proposição é errada.

    As unidades universitárias organizam-se, observada a seguinte estrutura básica: congregação, diretoria, colegiados, e outros órgãos definidos em seus regimentos internos.

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 30.  As Unidades Universitárias estarão organizadas conforme a
      seguinte estrutura básica:
      I -  Congregação;
      II -  Diretoria;
      III - Colegiados;
      IV - outros órgãos definidos nos seus Regimentos Internos
    •  

      Art. 36. São órgãos da estrutura das Unidades Universitárias:
      I - Congregação;
      II - Diretoria;
      III - Colegiados.
      Parágrafo único. A estrutura das Unidades Universitárias poderá incluir
      outros órgãos, como Departamentos, Coordenação Acadêmica ou Núcleos,
      ao quais terão composição, competências e funcionamento definidos nos
      Regimentos Internos das respectivas Unidades Universitárias, nos termos do
      Regimento Geral da Universidade.


    ID
    829996
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Legislação Federal
    Assuntos

    Responda:

    C, se a proposição é certa;
    E, se a proposição é errada.

    São consideradas atividades essenciais da Universidade: o ensino, a pesquisa, a criação e inovação e a extensão universitária.

    Alternativas
    Comentários
    • Art 2- As atividades essencias dá Universidade, impulsionadas pela sua Administração Institucional e Acadêmica, são: I- ensino II- pesquisa, crianção e inovação III- extensão universitária

    ID
    829999
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Legislação Federal
    Assuntos

    Responda:

    C, se a proposição é certa;
    E, se a proposição é errada.

    O corpo técnico-administrativo da Universidade compreende os servidores que exercem atividades técnicas, administrativas e operacionais, de suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 6º O corpo técnico-administrativo da Universidade compreende os servidores que exercem atividades de suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, necessárias ao cumprimento dos objetivos institucionais, vinculados ao regime próprio do servidor público federal e ao respectivo Plano de Carreira.

      Fonte: Estatuto e Regimento Geral da UFBA.


    ID
    830002
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Legislação Federal
    Assuntos

    Responda:

    C, se a proposição é certa;
    E, se a proposição é errada.

    O ingresso no quadro de servidores da Universidade far-se-á mediante habilitação em concurso público de títulos.

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

      II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    • Art. 132.  O corpo técnico-administrativo da Universidade compreende
      os servidores que exercem atividades técnicas, administrativas, operacionais
      e de pesquisa e extensão, vinculados ao Regime Jurídico Único do Servidor
      Público Federal e ao Plano de Carreira dos Cargos Técnicos e Administrativos.

      Parágrafo único  O ingresso no quadro de servidores técnicoadministrativos far-se-á no nível inicial da classe, mediante habilitação em
      concurso público de provas ou de provas e títulos.

      fonte: Estatuto Regimento Geral UFBA