SóProvas



Prova UFV - 2017 - UFV-MG - Técnico em Assuntos Educacionais


ID
2594533
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao estudar os processos relacionados à construção e à evolução do conhecimento humano, desde suas origens até aos mais elevados níveis, Jean Piaget formulou a teoria à qual deu o nome de Epistemologia Genética. Com relação aos pressupostos e princípios de sua teoria, leia as afirmativas abaixo:

I. Em uma sucessão aleatória, o desenvolvimento do conhecimento se dá por meio de fases, às quais Piaget denominou estágios, sendo eles: Estágio Sensoriomotor; Pré-Operatório; Operatório Concreto e Operatório Formal.

II. Ao final do estágio sensoriomotor, surge uma função fundamental para a evolução das condutas ulteriores, que consiste em poder representar alguma coisa por meio de significante diferenciado e que só serve para essa representação: linguagem, imagem mental, gesto simbólico, entre outros.

III. O estágio sensoriomotor é caracterizado pela inteligência prática, ou seja, aquela apoiada em percepções e movimentos através de uma coordenação sensoriomotora das ações, sem que intervenha a representação ou pensamento.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Em uma sucessão aleatória, o desenvolvimento do conhecimento se dá por meio de fases, às quais Piaget denominou estágios, sendo eles: Estágio Sensoriomotor; Pré-Operatório; Operatório Concreto e Operatório Formal. ERRADO

    II. Ao final do estágio sensoriomotor, surge uma função fundamental para a evolução das condutas ulteriores, que consiste em poder representar alguma coisa por meio de significante diferenciado e que só serve para essa representação: linguagem, imagem mental, gesto simbólico, entre outros. CERTO, isso justifica o erro do item anterior

    III. O estágio sensoriomotor é caracterizado pela inteligência prática, ou seja, aquela apoiada em percepções e movimentos através de uma coordenação sensoriomotora das ações, sem que intervenha a representação ou pensamento. CERTO


ID
2594536
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a concepção de jogo simbólico na teoria piagetiana, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o surgimento da função semiótica depende de cinco condutas que aparcem em ordem de complexidade crescente: imitação diferida, jogo simbólico, imagem gráfica, evocação e imagem mental. 

  • Piaget distinguiu cinco condutas representativas, as quais aparecem mais ou menos ao mesmo tempo, e enumerou­as em ordem crescente de complexidade.

     

    Em primeiro lugar, há a imitação diferida, ou seja, aquela conduta de reprodução de um ato motor, desvinculado do seu contexto, a qual principia na ausência do modelo e constitui o início de um significante diferenciado.

     

    Em segundo lugar, há o jogo simbólico, em que a representação em pensamento evidencia­se claramente; aqui a criança brinca de faz­deconta, utilizando gestos imitativos com objetos, os quais se tornam simbólicos porque lhes é atribuído um significado qualquer.

     

    Em terceiro lugar, há o desenho ou a imagem gráfica, que inicialmente é intermediária entre o jogo simbólico – do qual mostra o mesmo prazer e desinteresse – e a imagem mental – da qual possui o esforço da imitação interiorizada do real.

     

    Em quarto lugar, vem a imagem mental, a qual principia como imitação interiorizada.

     

    Em quinto lugar, surge a evocação verbal de ações passadas através da linguagem; tal representação se apoia no significante constituído pelos sinais da língua.

     

    Fonte: https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_76_.pdf

  • JOGO SIMBÓLICO

     

    - Na conduta de imitação sensório-motora, a criança começa imitando em presença do modelo, depois pode continuar a fazê-lo na ausência do modelo, sem que isso implique nenhuma representação;

    -Se manifesta no período pré-operatório, corresponde ao apogeu do jogo infantil e traduz-se em uma adaptação real, ou seja, transforma o real por assimilação, como uma linguagem simbólica construída pelo eu e modificável à medida das necessidades;

    -O desenho é uma forma de função semiótica que se inscreve a meio caminho entre o jogo simbólico e a imagem corporal passando por diferentes fases de construção

    -A semiótica o seu surgimento depende: IMITAÇÃO DIFERIDA, JOGOS SIMBÓLICOS, DESENHO OU IMAGEM GRÁFICA, IMAGEM MENTAL,E VOCAÇÃO VERBAL.


ID
2594539
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à formação de profissionais para atuar na Educação Básica, conforme o Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/96, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes:

    Gabarito: Letra A

  • Gabarito A, de acordo com a nova redação!


    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.         (Redação dada pela lei nº 13.415, de 2017)

  • A questão exige conhecimento do artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, 9394/1996 que versa sobre a formação dos docentes. Vejamos:

     a) Correta.

    "Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal."

    b) Incorreta.

    O erro foi o final, pois trocou nível médio por "superior a oferecida em nível superior".

    c) Incorreta.

    O primeiro erro foi final "a oferecida em nível superior, em cursos de Pedagogia e Educação Infantil.", o correto é " a oferecida em nível médio, na modalidade normal."

    d) Incorreta.

    O erro foi dizer que para atuar na Educação Básica far-se-á em cursos técnicos de nível médio, o correto é em "nível superior..."

    Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: A


ID
2594542
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996 e suas alterações, foi a primeira a considerar a Educação Infantil como etapa da Educação Básica. Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) A Educação Infantil deverá ser oferecida em creches para crianças de até 4 (quatro) anos de idade e em pré-escolas para crianças de até 5 (cinco) anos.

( ) A avaliação na Educação Infantil far-se-à mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

( ) A avaliação na Educação Infantil deverá, necessariamente, objetivar a promoção da criança ao ensino fundamental, podendo-se reter a criança com baixo rendimento.

( ) As atividades educacionais deverão ter carga horária mínima anual de 960 horas, distribuídas em 200 dias letivos, com no mínimo 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e máximo de 7 (sete) horas para jornada integral.

Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Art. 30

    Creches: 0 a 3

    Pré-escola: 4 a 5

    Artigo 31, inciso I

    A avaliação na Educação Infantil é para fins de registro, sem o intuito de promoção.

    Artigo 31, inciso II

    Carga horária mínima anual: 800 horas.

  • A questão exigiu conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, 9394/1996, em especial da educação infantil. Devemos julgar as assertivas como verdadeira ou falsa Vejamos:

     (V) Verdadeira

    "Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade."

     (F) Falsa

    O erro foi na idade, pois creche é ate 3 anos, e não 4, porque 4 anos inicia a pré-escola. Vejam:

    "Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade."

    (V ) Verdadeira.

    "Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; (..)"

     (F) Falsa.

    A educação infantil não deverá , necessariamente, objetivar a promoção da criança ao ensino fundamental, podendo-se reter a criança com baixo rendimento. Esse foi o erro da assertiva. Leia a assertiva anterior que é o mesmo artigo e inciso.

     (F) Falsa.

    O erro foi em dizer que a carga horária mínima é de 960. Vejam:

    "Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (...) II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional; III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral; (...)"

    Portanto, a sequência correta é: V, F, V, F, F.

    Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: B

  • LEI 9394/96

    Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

    I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

    II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.        

    Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:       

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;          

    II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;         

    III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;       

    IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;      

    V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.         


ID
2594545
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de desenvolvimento da criança se dá por estágios ou fases, também denominados níveis por alguns autores, e são mais ou menos regulares, tendo características peculiares a cada um deles. Da mesma forma, o desenvolvimento da escrita, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), possui níveis, também com características próprias. Com base nessa afirmativa, numere a segunda coluna que apresenta as características dos níveis de desenvolvimento da escrita de acordo com a primeira coluna :

1 - Nível Zero 

2 - Nível Um

3 - Nível Dois e Três 

4 - Nível Quatro 

( ) Aparição de letras convencionais, algumas bem formadas e outras formadas incorretamente.

( ) Tendência em direção a um alinhamento horizontal, produto dos movimentos sistemáticos para cima e para baixo.

( ) As crianças apenas imitam a escrita rápida dos adultos. Os primeiros rabiscos mostram como as crianças ainda não descobriram as unidades discretas da escrita.

( ) Aparição de símbolos discretos.

A sequência CORRETA é: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


ID
2594548
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

Santos (2004), em seu livro, “A educação infantil e o lúdico – teoria e prática” apresenta uma discussão sobre a composição dos espaços em instituições de educação infantil. Sobre esse aspecto, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas

ID
2594551
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ambiente físico pode ser organizado de diferentes formas. Uma delas é a organização em “áreas” ou “centros de interesse”. Essas áreas podem ter diversas denominações, sendo sugeridas por Santos (2004) as seguintes: Área Silenciosa ou de Leitura, Área de Blocos, Área de Brinquedo Dramático, Área de Ciências, Área de Artes, Área de Brinquedo Manipulativo e Área Externa Coberta e Descoberta. De posse dessas informações, relacione as colunas abaixo:

1 - Área Silenciosa ou de Leitura

2 - Área de Blocos

3 - Área de Brinquedo Dramático

4 - Área de Ciências

5 - Área de Brinquedo Manipulativo

( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio.

( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais.

( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.

( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam, cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da criança para ouvir e contar histórias.

( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento lógico-matemático.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • b) 5, 3, 4, 1, 2. 

  •  ( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio. 

    ( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais. 

    ( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.

    ( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam, cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da criança para ouvir e contar histórias.

    ( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento lógico-matemático. 


    Gab. B: 5,3,4,1,2



  • 5, 3, 4, 1, 2.


ID
2594554
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a afirmativa a seguir:

Um ensino que se preocupe com a natureza da ciência também estará possivelmente favorecendo que os estudantes construam uma visão mais humana da ciência, destacando-se algumas características conceituais como: ciência possui validade intrínseca; é social, politica e economicamente neutra; está apartada de qualquer sentimento que não seja lógico, frio e racional (MORAES, 2008).

Essa afirmativa é:

Alternativas
Comentários
  • EPISTEMOLOGIA: A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento. Reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento. Estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico, ou das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relações com a sociedade e a história; teoria da ciência.


ID
2594557
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as atividades de ciências que envolvem movimento de objetos, alguns critérios devem ser observados. Em relação a esse tipo de atividade, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra D


ID
2594560
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de adaptação da criança em uma instituição de educação infantil requer planejamento, observação e um trabalho integrado entre a família e a escola. De posse dessa informação, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O educador deve retirar a criança do colo de seu responsável, visando facilitar a permanência da criança na instituição de educação infantil, uma vez que diminuirá a pressão e a responsabilidade da mãe.  




ID
2594563
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos cuidados que orientam o trabalho no cotidiano escolar, o profissional deverá conhecer como se dá o processo de controle de esfíncteres pela criança. Esse processo precisa ser orientado pelo conhecimento do profissional a respeito do desenvolvimento infantil.

Em relação ao controle de esfíncteres, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas

ID
2594566
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em se tratando da gestão escolar democrática, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D "na gestão democrática já efetivada de forma cooperativa e participativa, o funcionamento e a eficácia NÃO dependem da capacidade de liderança de quem está exercendo a direção e a coordenação pedagógica."


ID
2594569
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O mundo em que as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis. Desde muito pequenas as crianças interagem com o meio natural e social, aprendendo sobre ele, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações. No que se refere à construção do conhecimento em ciências pela criança, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2594572
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia a afirmativa a seguir:

Os conceitos das ciências sociais são conceitos abstratos, pouco precisos e difíceis de serem manipulados. Além disso, não têm a tradição e não possuem o grau de precisão já alcançado pelas ciências naturais. Noções como as de nação, sindicato, classe social, partidos políticos, democracia são de difícil compreensão por sua complexidade. Já os conceitos de ciências da natureza, geralmente, são claros, precisos e, em muitos casos, simples.

Essa afirmativa é:

Alternativas
Comentários
  • Ciências naturais--> física , quimica....

    Ciencia social ---> utiliza  em maioria, o pensamento(Pensar é complexo) como  ferramenta para chegar a determinada conclusão.


ID
2594575
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) O número não é empírico por natureza, a criança constrói o conceito de número por meio da abstração reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos.

( ) O conceito de número não pode ser ensinado à criança, pois ela o constrói de dentro de si mesma, pela capacidade de pensar.

( ) A construção do número é gradativa e leva anos para ser construída e depende das noções de conservação, classificação e seriação.

( ) No processo de construção do número, inicialmente, as crianças usam os números de maneira quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • ( V) O número não é empírico por natureza, a criança constrói o conceito de número por meio da abstração reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos. 

    ( V) O conceito de número não pode ser ensinado à criança, pois ela o constrói de dentro de si mesma, pela capacidade de pensar. 

    ( V) A construção do número é gradativa e leva anos para ser construída e depende das noções de conservação, classificação e seriação. 

    ( F) No processo de construção do número, inicialmente, as crianças usam os números de maneira quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa.


ID
2594578
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São conceitos fundamentais para a organização da prática escolar: cotidiano, planejamento, rotinas, currículo. Todas as atividades cotidianas dependem de uma proposta integrada entre esses quatro conceitos e há uma relação direta entre eles. O que frequentemente se observa é que muitos profissionais da educação e, especialmente, os de Educação Infantil, confundem esses conceitos. Sobre Currículo, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As teorias curriculares pós-críticas emergiram a partir das décadas de 1970 e 1980, partindo dos princípios da fenomenologia, do pós-estruturalismo e dos ideais multiculturais. O currículo passou a considerar a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo esse uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugare. Desse modo, mais do que a realidade social dos indivíduos, era preciso compreender também os estigmas étnicos e culturais, tais como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas.

    Alternativa correta

    b) É um conjunto de saberes culturais que, em dado momento, os responsáveis políticos e especialistas em educação nas sociedades democráticas concordam que seja preciso trabalhar na escola para formar pessoas que vivem em um contexto social e cultural.


ID
2594581
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para DeVriés e Zan (2004, p. 193), a meta de trabalho nas salas de aulas construtivistas é a autorregulagem autônoma, a construção do conhecimento por meio da ação e a interação da criança com o outro. Isso não significa que as crianças “podem fazer o que bem entenderem”. Os professores construtivistas não são passivos, eles buscam estratégias para lidar com a turma nos momentos de rupturas na cooperação, adotando as sanções que podem auxiliar as crianças a refletirem sobre suas ações.

Sobre as sanções, leia as afirmativas abaixo:

( ) Sanções expiatórias são arbitrárias, visam fazer a criança sofrer e transmitem a ideia de vingança ou retaliação. Piaget descobriu que as crianças pequenas acreditam que a punição é necessária.

( ) Sanções por reciprocidade salientam a ruptura do vínculo social pelo mau comportamento da criança. Aquele que causou o rompimento da relação deve compensar o sentido de desconforto e restaurar o relacionamento.

( ) Piaget discutiu seis tipos de sanções por reciprocidade que oferecem uma maneira útil de pensar sobre como enfrentar as transgressões em sala de aula. As sanções por reciprocidade incluem consequências naturais e lógicas; as consequências lógicas incluem compensação; privar o transgressor do objeto mal-usado; exclusão; fazer à criança o mesmo que ela fez: censura.

( ) Sanções por reciprocidade podem ser interpretadas como expiatórias. Apesar dos esforços do professor, uma criança pode vivenciar a sanção por reciprocidade como injusta.

Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • V, V, V, V.


ID
2594584
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro “A ética na educação infantil”, DeVriés e Zan (2004) afirmam que as crianças pequenas ainda não construíram um sistema próprio e estável de sentimentos, de reações sociais, de interesses e de valores. Todas as crianças podem apresentar-se como “difíceis” em alguns momentos. Entretanto, existem aquelas que por diferentes fatores apresentam comportamentos diferenciados que podem levá-las a ser consideradas “crianças difíceis”.

Em relação a esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Numa abordagem behaviorista, há uma ideia da necessidade de se alterar o comportamento, atentando-se às causas e às origens do “mau” comportamento, oferecendo para tanto um ambiente de pressão sobre o sujeito.

    É ERRADO FAZER PRESSÃO SOBRE A CRIANÇA. GAB. C

  • Em vez da pressão, o behaviorismo defenderia a ideia de recompensar o aluno "difícil".


ID
2594587
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Um conceito piagetiano essencial – e um dos mais difíceis de compreender – é o de um esquema (às vezes, denominado plano). Esse termo é usado com frequência como um sinônimo aproximado da palavra conceito ou das expressões categoria mental ou complexo de ideias, mas Piaget utilizou-o mais amplamente que isso. Ele via o conhecimento não como meras categorias mentais passivas, mas como ações mentais ou físicas. Portanto, um esquema não é realmente uma categoria, mas a ação de categorizar de uma forma particular. Os esquemas podem ser de natureza figurativa ou operativa.” (BEE, 2011, p.168).

Sobre Esquemas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • todo bebê começa a vida com um pequeno repertório de esquemas sensoriais ou motores simples, tais como olhar, provar, tocar, ouvir e agarrar. CORRETO

    a criança mais velha desenvolve esquemas mentais extremamente complexos, tais como categorizar ou comparar objetos. CORRETO

    os esquemas organizam o pensamento de acordo com categorias que auxiliam o sujeito a determinar que tipo de atitudes tomar em resposta a variações nas características ambientais.  CORRETO

    esquemas figurativos permitem que as crianças entendam as associações lógicas entre objetos no mundo e raciocinem ou atuem sobre eles. INCORRETO


ID
2594590
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a atividade de literatura na Educação Infantil, na visão de Nelly Novaes Coelho (2000), é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C


ID
2594593
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

Coelho (1991) indica que, no trabalho com a literatura infantil, é importante a utilização de diferentes recursos, técnicas e formas variadas para contar histórias para crianças. Dentre as quais, destaca: simples narrativa, histórias de livro, gravuras, flanelógrafo, desenhos e aquelas com interferência do narrador e dos ouvintes. Sobre os diferentes recursos, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas

ID
2594596
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento humano, conforme Papalia (2010), é estudado por diferentes áreas do conhecimento. Cada vez mais, as descobertas proporcionadas pela pesquisa passam a ter aplicação direta no cuidado da criança, na educação, na saúde e na política social. Os processos de mudança e estabilidade estudados pelos cientistas dessa área ocorrem em todos os aspectos do desenvolvimento e foram divididos em períodos, chamados de ciclos de vida. Sobre o ciclo de vida humano, analise as seguintes afirmativas:

I. Qualquer divisão do ciclo de vida em períodos é uma construção social; uma ideia sobre a realidade amplamemente aceita por membros de uma sociedade em determinado momento, com base em percepções subjetivas ou suposições compartilhadas.

II. São aceitos, na sociedade ocidental, uma sequência de oito períodos, que se inicia pela infância e termina na vida adulta tardia.

III. Nas sociedades industriais, o conceito de adolescência como um período de desenvolvimento é muito recente, iniciando-se por volta do séc. XX.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • São 8 periodos de desenvolvimento porem ele inicia pelo "período pré-natal" e não pela infância como descreve o item 2. gabarito errado, Resposta certa é a Alternativa C.

  • São 8 periodos de desenvolvimento porem ele inicia pelo "período pré-natal" e não pela infância como descreve o item 2. gabarito errado, Resposta certa é a Alternativa C.


ID
2594599
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • c) A criança do estágio sensório-motor realiza as construções apoiadas em percepções e movimentos. A presença da linguagem e da função simbólica ampliam, desde o início, as possibilidades de ações nesse estágio.

    A PRESENÇA DE LINGUAGEM E FUNÇÃO SIMBIÓTICA SÃO CARACTERÍSTICA DO PRE-OPERATÓRIO. 


ID
2594602
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na teoria piagetiana, a respeito da construção do conhecimento, muitos conceitos são utilizados para explicar os processos do desenvolvimento humano. Esses conceitos traduzem-se em ideias imbricadas, mostrando que cada aquisição leva a uma nova aquisição. Em um desses conceitos, Piaget postula que “a sucessão das condutas é constante, independentemente das acelerações ou dos retardos que possam modificar as idades cronológicas médias em função da experiência adquirida e do meio social, cada um (...) é definido não por uma propriedade simplesmente dominante, mas por uma estrutura de conjunto que caracteriza todas as condutas novas, essas estruturas apresentam um processo de integração tal que cada uma seja preparada pela precedente e se integre na seguinte.” (MONTANGERO, 1998, p.173).

Esse postulado refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • ESTÁGIO


ID
2594605
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Helen Bee (2011) apresenta uma discussão detalhada sobre o processo de desenvolvimento da criança. Dentre outros aspectos, ela apresenta como se dá o desenvolvimento da fala. No que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, discutindo sobre o balbucio, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O balbucio é uma parte importante da preparação para a linguagem falada, como também de outras formas e inclui todos os tipos de sons, até mesmo alguns que não fazem parte da língua que estão ouvindo. 


ID
2594608
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento moral da criança, apresentado por Helen Bee (2011), ocorre por estágios e está em contínuo processo de desenvolvimento. Com relação ao desenvolvimento moral da criança, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A criança é capaz de entender regras.

    GAB: C


ID
2594611
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Helen Bee (2011), um dos aspectos do desenvolvimento da criança que deve ser cuidadosamente observado é o da percepção. Um grande avanço que ocorre nessa área é o desenvolvimento da noção de permanência do objeto – noção de que o objeto continua existindo, mesmo que a criança não o esteja vendo. Sobre essa aquisição, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro sinal de que um bebê está desenvolvendo permanência objetal aparece por volta dos 2 meses. Experiências demonstraram que a criança parece ter um esquema ou uma expectativa rudimentar sobre a permanência de um objeto.  


ID
2594614
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pensamento pré-operacional, de acordo com Piaget, apresenta características muito peculiares. O desenvolvimento cognitivo, nesse estágio, apresenta aspectos imaturos. Em relação às características do pensamento pré-operacional, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • questão errada

    As crianças em idade pré-escolar chegam a conclusões ilógicas porque não sabem descentrar – pensar em diversos aspectos de uma situação simultaneamente. A descentração pode limitar o pensamento das crianças pequenas.=

    é a centração que pode limitar o pensamento da criança

     


ID
2594617
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento saudável do corpo e do cérebro. Possibilitam que as crianças se engagem no mundo em torno delas, soltem a imaginação, descubram maneiras flexíveis de usar objetos, resolver problemas e se prepararem para os papéis adultos. As brincadeiras contribuem para todos os aspectos do desenvolvimento, pois por meio delas as crianças estimulam os sentidos, exercitam os músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem domínio sobre o corpo, tomam decisões e ampliam suas habilidades. Tamanha a importância da brincadeira que foi reconhecida como um direito de toda a criança, pelas Nações Unidas. Algumas instituições de educação infantil, preocupadas com o aprendizado das crianças, desrespeitam esse direito, deixando pouco tempo para brincadeiras livres. Por outro lado, muitas famílias também permitem que a criança permaneça longos períodos de tempo em frente à televisão, reduzindo o espaço-tempo para as brincadeiras.” (PAPALIA, 2010, p. 308).

Leia as afirmativas abaixo, tendo por base o enunciado:

I. Existe uma obrigatoriedade do brincar como eixo de trabalho na Educação Infantil, previsto na legislação escolar brasileira.

II. Existe a necessidade de criação de espaços e de organização do cotidiano para que as crianças brinquem por mais tempo, seja no espaço escolar ou no doméstico.

III. As brincadeiras favorecem o desenvolvimento infantil em vários aspectos, incluindo o físico-motor, o social, o afetivo, o cognitivo e o moral.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra C


ID
2594620
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a abstração empírica, no sentido da Epistemologia Genética de Piaget, é INCORRETO afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • Abstração empírica - Segundo Franco, Sergio R. K, em O Construtivismo e Educação, Editora Mediação, 1995, pag 37, consiste em retirar (abstrair) o conhecimento diretamente dos objetos ou da ação que exerce sobre estes objetos. Portanto é um conhecimento extraído diretamente dos observáveis. Este conhecimento limita-se em abstrair os aspectos básicos dos objetos: forma, cor, peso, textura, etc

  • ABSTRAÇÃO IMPÍRICA

     

    -Tira suas informações dos objetos como tais ou das ações do sujeitos em suas características materiais, portanto, de características observáveis.

    -Trata dos objetos físicos ou dos aspectos materiais da própria ação, sendo uma simples extração de qualidades inerentes ao objeto;

    -consiste em tirar de uma classe de objetos suas características comuns por combinação da abstração e da generalização simples.

  • Piaget (1977) distingue três espécies de abstrações: empíricas, reflexivas e refletidas.

    abstração empírica, define-a como aquela que retira informações dos objetos e das ações

    do sujeito em suas características materiais. Essa espécie de abstração deriva da experiência física;

    por seu intermédio é que detectamos propriedades tais como a cor, a forma, o peso, a textura dos

    objetos e que conhecemos as reações dos objetos às ações do sujeito

    abstração reflexiva deriva das coordenações das ações do sujeito - relaciona-se à experiência lógica-

    matemática e está presente em todos os níveis de vida. Um bebê, por exemplo, quando enfrenta uma

    situação problemática nova, vale-se de esquemas de ação já conhecidos e recoordena-os em função

    de novos dados. Nesses casos há, pois, para Piget, uma abstração reflexiva

    Um conceito é uma coordenação de idéias explicitadas. Com base nessa definição, o

    consciente é um sistema de conceitos, portanto, um sistema de coordenação de idéias refletidas; o

    inconsciente compõe-se de um conjunto de abstrações reflexivas a que o sujeito não tem acesso, pois

    não foram ainda refletidas.

    NIED - Memo N° 27

    1994

    Processo de Conhecimento – Tipos de

    Abstração e Tomada de Consciência

    Maria Teresa Eglér Mantoan