O processo de desenvolvimento da criança se dá por estágios ou fases, também denominados níveis por alguns autores, e são mais ou menos regulares, tendo características peculiares a cada um deles. Da mesma forma, o desenvolvimento da escrita, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), possui níveis, também com características próprias. Com base nessa afirmativa, numere a segunda coluna que apresenta as características dos níveis de desenvolvimento da escrita de acordo com a primeira coluna :
1 - Nível Zero
2 - Nível Um
3 - Nível Dois e Três
4 - Nível Quatro
( ) Aparição de letras convencionais, algumas bem formadas e outras formadas incorretamente.
( ) Tendência em direção a um alinhamento horizontal, produto dos movimentos sistemáticos para cima e para baixo.
( ) As crianças apenas imitam a escrita rápida dos adultos. Os primeiros rabiscos mostram como as crianças ainda não descobriram as unidades discretas da escrita.
( ) Aparição de símbolos discretos.
A sequência CORRETA é:
O ambiente físico pode ser organizado de diferentes formas. Uma delas é a organização em “áreas” ou “centros de interesse”. Essas áreas podem ter diversas denominações, sendo sugeridas por Santos (2004) as seguintes: Área Silenciosa ou de Leitura, Área de Blocos, Área de Brinquedo Dramático, Área de Ciências, Área de Artes, Área de Brinquedo Manipulativo e Área Externa Coberta e Descoberta. De posse dessas informações, relacione as colunas abaixo:
1 - Área Silenciosa ou de Leitura
2 - Área de Blocos
3 - Área de Brinquedo Dramático
4 - Área de Ciências
5 - Área de Brinquedo Manipulativo
( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio.
( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais.
( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.
( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam, cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da criança para ouvir e contar histórias.
( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento lógico-matemático.
A sequência CORRETA é:
Leia a afirmativa a seguir:
Um ensino que se preocupe com a natureza da ciência também estará possivelmente favorecendo que os estudantes construam uma visão mais humana da ciência, destacando-se algumas características conceituais como: ciência possui validade intrínseca; é social, politica e economicamente neutra; está apartada de qualquer sentimento que não seja lógico, frio e racional (MORAES, 2008).
Essa afirmativa é:
Com relação aos cuidados que orientam o trabalho no cotidiano escolar, o profissional deverá conhecer como se dá o processo de controle de esfíncteres pela criança. Esse processo precisa ser orientado pelo conhecimento do profissional a respeito do desenvolvimento infantil.
Em relação ao controle de esfíncteres, assinale a afirmativa CORRETA:
Leia a afirmativa a seguir:
Os conceitos das ciências sociais são conceitos abstratos, pouco precisos e difíceis de serem manipulados. Além disso, não têm a tradição e não possuem o grau de precisão já alcançado pelas ciências naturais. Noções como as de nação, sindicato, classe social, partidos políticos, democracia são de difícil compreensão por sua complexidade. Já os conceitos de ciências da natureza, geralmente, são claros, precisos e, em muitos casos, simples.
Essa afirmativa é:
No livro “A ética na educação infantil”, DeVriés e Zan (2004) afirmam que as crianças pequenas ainda não construíram um sistema próprio e estável de sentimentos, de reações sociais, de interesses e de valores. Todas as crianças podem apresentar-se como “difíceis” em alguns momentos. Entretanto, existem aquelas que por diferentes fatores apresentam comportamentos diferenciados que podem levá-las a ser consideradas “crianças difíceis”.
Em relação a esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:
“Um conceito piagetiano essencial – e um dos mais difíceis de compreender – é o de um esquema (às vezes, denominado plano). Esse termo é usado com frequência como um sinônimo aproximado da palavra conceito ou das expressões categoria mental ou complexo de ideias, mas Piaget utilizou-o mais amplamente que isso. Ele via o conhecimento não como meras categorias mentais passivas, mas como ações mentais ou físicas. Portanto, um esquema não é realmente uma categoria, mas a ação de categorizar de uma forma particular. Os esquemas podem ser de natureza figurativa ou operativa.” (BEE, 2011, p.168).
Sobre Esquemas, é INCORRETO afirmar que:
O desenvolvimento humano, conforme Papalia (2010), é estudado por diferentes áreas do conhecimento. Cada vez mais, as descobertas proporcionadas pela pesquisa passam a ter aplicação direta no cuidado da criança, na educação, na saúde e na política social. Os processos de mudança e estabilidade estudados pelos cientistas dessa área ocorrem em todos os aspectos do desenvolvimento e foram divididos em períodos, chamados de ciclos de vida. Sobre o ciclo de vida humano, analise as seguintes afirmativas:
I. Qualquer divisão do ciclo de vida em períodos é uma construção social; uma ideia sobre a realidade amplamemente aceita por membros de uma sociedade em determinado momento, com base em percepções subjetivas ou suposições compartilhadas.
II. São aceitos, na sociedade ocidental, uma sequência de oito períodos, que se inicia pela infância e termina na vida adulta tardia.
III. Nas sociedades industriais, o conceito de adolescência como um período de desenvolvimento é muito recente, iniciando-se por volta do séc. XX.
Está CORRETO o que se afirma em: