SóProvas



Questões de Sinalização Visual


ID
177052
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma circulação de edifício público as placas indicativas de sanitários devem estar localizadas

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é de 2004; hoje em dia ela está desatualizada

    NBR 9050/2015

    5.4.1 Sinalização de portas e passagens

    Portas e passagens devem possuir informação visual, associada a sinalização tátil ou sonora, conforme Tabela 1. Devem ser sinalizadas com números e/ou letras e/ou pictogramas e ter sinais com texto  em relevo, incluindo Braille.

    Essa sinalização deve considerar os seguintes aspectos:

    a) a sinalização deve estar localizada na faixa de alcance entre 1,20 m e 1,60 m em plano vertical, conforme Figura 59. (na padere ao lado da maçaneta) Quando instalada entre 0,90 m e 1,20 m, deve estar na parede ao lado da maçaneta em plano inclinado entre 15° e 30° da linha horizontal e atender ao descrito em 5.4.6.5, quando exceder 0,10 m;

    b) a sinalização, quando instalada nas portas, deve ser centralizada, e não pode conter informações táteis. Para complementar a informação instalada na porta, deve existir informação tátil ou sonora, na parede adjacente a ela ou no batente, conforme a Figura 59;

    c) em portas duplas, com maçaneta central, instalar ao lado da porta direita;

    d) nas passagens a sinalização deve ser instalada na parede adjacente, conforme a Figura 59;

    e) os elementos de sinalização devem ter formas que não agridam os usuários, evitando cantos vivos e arestas cortantes. 


ID
238021
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para efeito da aplicação da NBR 9050, a indicação de acessibilidade das edificações, do mobiliário, dos espaços e dos equipamentos urbanos deve ser feita por meio do símbolo internacional de acesso cujas representações admissíveis consistem em pictograma branco sobre fundo preto, pictograma preto sobre fundo branco ou pictograma branco sobre fundo

Alternativas
Comentários
  • Item 5.4.1.1 (pg. 18) da NBR 9050. Branco sobre azul.
  • Neste caso, pictograma é aquela figura que representa uma pessoa sentada numa cadeira de rodas virada para o lado direito. Normalmente, este pictograma é na cor branca e fica dentro de um quadrado com fundo azul. (RESPOSTA LETRA B).
    O símbolo internacional é formado pelo pictograma e o quadrado que o circunda. Opcionalmente, este símbolo pode ser representado em branco e preto (branco sobre fundo preto ou preto sobre fundo branco).
    Fonte: ítem 5.4.1.1 da NBR-9050
  • Gab. B

    Complementando...

    Atualmente, após a atualização para a NBR 9050/2015, podemos utilizar as mesmas cores, porém há uma adição bem sútil na norma: Há uma segunda opção de representação em que o símbolo pode ser mais encorpado (passando a existirem 2 formas: Forma A e Forma B). porém as outras características devem permanecer as mesmas, não devendo haver nenhuma outra modificação, estilização ou adição ao pictograma.


ID
542773
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sinalização de edifícios se divide em três níveis: sinalização visual, sinalização tátil e sinalização sonora. Um sistema de sinalização eficiente para edifícios judiciais deve considerar, também:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • QUE QUESTÃO É ESSA MEU???????


ID
703615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com referência aos padrões de textura, dimensionamento e
contraste de cor de textos e figuras que devem ser observados na
comunicação visual expressa em edifícios, julgue os próximos itens.

Nas informações dirigidas às pessoas com baixa visão, deve-se utilizar texto impresso em fonte de tamanho 16, com traços simples e uniformes e algarismos arábicos, em cor branca sobre fundo preto.

Alternativas
Comentários
  • As informações dirigidas às pessoas com baixa visão devem utilizar texto impresso em fonte tamanho 16, com traços simples e uniformes e algarismos arábicos, em cor preta sobre fundo branco.
    Recomenda-se a combinação de letras maiúsculas e minúsculas (caixas alta e baixa), exceto quando forem destinadas à percepção tátil.

    NBR 9050
  • Na NBR 9050/2015 não vi nada falando sobre o tamanho da fonte ter que ser necessariamente 16, o que já a tornaria errada.

    5.2.8.3 Diagramação

    A redação de textos contendo orientações, instruções de uso de áreas, objetos, equipamentos, regulamentos, normas de conduta e utilização deve:

    a) ser objetiva;

    b) quando tátil, conter informações essenciais em alto relevo e em Braille;

    c) conter sentença completa, na ordem: sujeito, verbo e predicado;

    d) estar na forma ativa e não passiva; e) estar na forma afirmativa e não negativa;

    f) enfatizar a sequência das ações.

    5.2.8.3.1 Em sinalização, entende-se por tipografia as letras, números e sinais utilizados em placas, sinais visuais ou táteis, e por fonte tipográfica um conjunto de caracteres em um estilo coerente.

    5.2.8.3.2 Recomenda-se a combinação de letras maiúsculas e minúsculas (caixas alta e baixa), letras sem serifa, evitando-se, ainda, fontes itálicas, decoradas, manuscritas, com sombras, com aparência tridimensional ou distorcidas.

    NOTA A diagramação consiste no ato de compor e distribuir textos, símbolos e imagens sobre um elemento de informação em uma lógica organizacional


ID
703618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com referência aos padrões de textura, dimensionamento e
contraste de cor de textos e figuras que devem ser observados na
comunicação visual expressa em edifícios, julgue os próximos itens.

A legibilidade da informação visual depende da iluminação do ambiente, do contraste e da pureza da cor. Dessa maneira, quando a sinalização for retroiluminada, o fundo deve ter cor difusa, a figura e o texto devem ser opacos e a luz deve ser branca.

Alternativas
Comentários
  • "Quando a sinalização for retroiluminada, o fundo deve ter cor contrastante, a figura e o texto  devem ser translúcidos e a luz deve ser branca."

    NBR9050
  • GAB: E

    Basta que haja constrate, não define cor, ou opacidade.

    Nova redação:

    NBR 9050/2015

    5.2.9.1.2.3 Quando a sinalização for retroiluminada, deve manter a relação de contraste.

  • Gab. Errado

    9050/2015

    5.2.9.1.2 Legibilidade

    5.2.9.1.2.1 Deve haver contraste, conforme Tabela 2, entre a sinalização visual (texto ou símbolo e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno ‒ natural ou artificial – não prejudique a compreensão da informação.

    5.2.9.1.2.2

    Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

    5.2.9.1.2.3

    Quando a sinalização for retroiluminada, deve manter a relação de contraste


ID
772120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A norma que trata de acessibilidade em edificações contempla os elementos de comunicação visual dos edifícios — caso dos símbolos internacionais de acesso —, a qual descreve sua forma, cor e tamanho.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    NBR 9050/2015

    5.3.2 Símbolo internacional de acesso – SIA

    A indicação de acessibilidade nas edificações, no mobiliário, nos espaços e nos equipamentos urbanos deve ser feita por meio do símbolo internacional de acesso - SIA. A representação do símbolo internacional de acesso consiste em um pictograma branco sobre fundo azul (cor)(referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C). Este símbolo pode, opcionalmente, ser representado em branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco), e deve estar sempre voltado para o lado direito(forma), conforme Figuras 31 ou, preferencialmente, Figura 32. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a estes símbolos. Este símbolo é destinado a sinalizar os locais acessíveis. 

    A representação do Símbolo Internacional de Acesso consiste em um pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C) . Este símbolo pode, opcionalmente, ser representado em branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco), e deve estar sempre voltado para o lado direito,

    5.2.9.1.4 Símbolos visuais 

    Para a sinalização dos ambientes, a altura do símbolo deve ter a proporção de 1/200 da distância  de visada, com mínimo de 8 cm (tamanho)


ID
825943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na sinalização visual de edifícios, as informações devem ser dispostas com base em certas premissas de escolha de texturas, dimensionamentos e contrastes de cor, a fim de que sejam perceptíveis a todas as pessoas, inclusive àquelas com baixa visão. Considerando essas informações e as recomendações constantes da NBR n.º 9.050/2004, assinale a opção correta acerca de sinalização visual de edifícios.

Alternativas
Comentários
  • Extraindo informações da NBR 9050:
    a) Correto. 5.5.2.5 Quando for necessária a adaptação a pouca luz pelo observador, deve ser utilizado texto ou figura clara sobre fundo escuro, mantendo-se o contraste.
    b) Errado. 5.5.2.4 Quando a sinalização for retroiluminada, o fundo deve ter cor contrastante, a figura e o texto devem ser translúcidos e a luz deve ser branca.
    c) Errado. 5.5.2.2 Os textos e figuras, bem como o fundo das peças de sinalização, devem ter acabamento fosco, evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão.
    d) Errado. 5.5.2.3 A visibilidade da combinação de cores pode ser classificada de forma decrescente em função dos contrastes. Recomenda-se utilização de cor contrastante de 70% a 100% (claro sobre escuro ou escuro sobre claro).
    e) Errado. Colocando-se vermelho escuro sobre o fundo preto, não haverá contraste suficiente para boa visibilidade das informações.
  • Resposta: Letra A

     

    Atualizando a resposta da Chris, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015  /pag 34

     

    5.2.9.1.1 Contraste visual
    O contraste visual tem como função destacar elementos entre si por meio da composição claro-escuro ou escuro-claro para chamar a atenção do observador. O contraste também deve ser usado na informação visual e para alertar perigos. O contraste é a diferença de luminância entre uma figura e o fundo. Para determinar a diferença relativa de luminância, o LRV da superfície deve ser conhecido.

    A medição do contraste visual deve ser feita através do LRV (valor da luz refletida) na superfície. O LRV é medido na escala de 0 a 100, sendo que 0 é o valor do preto puro e 100 é o valor do branco puro.

    ATabela 2 representa a diferença na escala do LRV recomendada entre duas superfícies adjacentes, conforme ASTM C609-07.

     

    Tabela 2 – Aplicação da diferença do LRV na sinalização – ΔLRV:

    Aplicação visual do ΔLRV=                               Diferença na escala=

    .Áreas amplas (parede, piso, portas, teto)              ≥ 30 pontos
    Elementos e componentes para facilitar
    a orientação (corrimãos, controles, pisos
    táteis)

    Aplicação visual do ΔLRV=                                Diferença na escala=
    .Perigo em potencial                                             ≥ 60 pontos
    Texto informativo (sinalização)

     

    -NOTA 1 Na aplicação do LRV, os planos mais claros devem ter mínimo de 50 pontos.
    -NOTA 2 Utilizar como referência para contraste visual o LRV e fatores relevantes de projeto dados do Anexo B.

     

    5.2.9.1.2.2  Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

     

     

    5.2.9.1.2.3 Quando a sinalização for retroiluminada, deve manter a relação de contraste.

     

     

     

     

     

     


ID
825946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR n.º 9.050/2004, recomenda-se que, nas placas de sinalização interna dos ambientes,

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050:
    a) Correta. 5.6.2 Texto e figuras
    5.6.2.1 Os textos, figuras e pictogramas em relevo são dirigidos às pessoas com baixa visão, para pessoas que ficaram cegas recentemente ou que ainda estão sendo alfabetizadas em Braille. Devem estar associados ao texto em Braille.
    b) 5.6.2.2 As figuras em relevo devem atender às seguintes condições:
    5.6.2.3 Os caracteres em relevo devem atender às seguintes condições, conforme exemplificado na figura 54:
    a) tipos de fonte, conforme 5.5.4;
    b) caracteres grafados em maiúsculas;
    c) altura do relevo: 0,8 mm a 1,0 mm;
    d) altura dos símbolos: mínimo 150 mm;
    e) altura dos caracteres: 16 mm a 51 mm ;
    f) distância entre caracteres: 5 mm;
    g) distância entre linhas: 45 mm.
    c)5.9.1 Sinalização visual
    A sinalização visual vertical deve atender aos requisitos de espaçamento, proporção e altura do texto, acabamento e contraste, conforme 5.5. A altura da sinalização visual deve estar em conformidade com os alcances e cones visuais estabelecidos em 4.7.2. A sinalização visual em áreas de circulação, quando suspensa, deve ser instalada a uma altura livre mínima de 2,10 m do piso.
    d)5.5.4 Letras e números - Dimensionamento
    A dimensão das letras e números deve ser proporcional à distância de leitura, obedecendo à relação 1/200.
    Recomenda-se que textos e números obedeçam às seguintes proporções, conforme figura 50.
    a) largura da letra = 2/3 da altura;
    b) espessura do traço = 1/6 da altura (caractere escuro sobre fundo claro) ou 1/7 da altura (caractere claro sobre fundo escuro);
    c) distância entre letras = 1/5 da altura;
    d) distância entre palavras = 2/3 da altura;
    e) intervalo entre linhas = 1/5 da altura (a parte inferior dos caracteres da linha superior deve ter uma
    espessura de traço distante da parte superior do caractere mais alto da linha de baixo);
    f) altura da letra minúscula = 2/3 da altura da letra maiúscula.
    e) 5.5.4 Letras e números - Dimensionamento
    f) altura da letra minúscula = 2/3 da altura da letra maiúscula.
  • Resposta: Letra A

     

    Atualizando a resposta da Chris, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015

     

    5.2.8.3 Diagramação
    A redação de textos contendo orientações, instruções de uso de áreas, objetos, equipamentos,
    regulamentos, normas de conduta e utilização deve:
    a) ser objetiva;
    b) quando tátil, conter informações essenciais em alto relevo e em Braille;
    c) conter sentença completa, na ordem: sujeito, verbo e predicado;
    d) estar na forma ativa e não passiva;
    e) estar na forma afirmativa e não negativa;
    f) enfatizar a sequência das ações.

     

     

    5.2.9.1.3 Letras e números visuais
    A dimensão das letras e números deve ser proporcional à distância de leitura, obedecendo à relação 1/200. Recomenda-se a utilização das seguintes fontes tipográficas: arial, verdana, helvética, univers e folio. Devem ser utilizadas letras em caixas alta e baixa para sentencas, e letras em caixa alta para frases curtas, evitando a utilização de textos na vertical.

     

     

    5.2.9.2.2 Letras e números táteis
    Os textos em relevo devem estar associados ao texto em Braille.
    Os caracteres em relevo devem atender às seguintes condições:
    a) tipos de fonte, conforme 5.2.9.1.3;
    b) altura do relevo: 0,8 mm a 1,2 mm;
    c) altura dos caracteres: 15 mm a 50 mm;
    d) distância mínima entre caracteres: 1/5 da altura da letra (H);
    e) distância entre linhas: 8 mm.

     

     

  • De acordo com a NBR n.º 9.050/2004, recomenda-se que, nas placas de sinalização interna dos ambientes,

    a) os textos, figuras e pictogramas voltados a pessoas com baixa visão, que ficaram cegas recentemente ou que ainda estão sendo alfabetizadas em braille sejam postos em relevo.✅

    b) a altura máxima dos caracteres em relevo não exceda a 55 mm❌, assim como que a distância entre os caracteres seja de 5 mm.

    alltura do relevo: 0,8mm a 1,2mm (atenção para não confundir com altura dos caracteres- que é entre 5 mm e 50 mm; NBR 9050/2015

    distância mínima entre caracteres: 1/5 da altura da letra (H) NBR 9050/2015

    c) a sinalização visual vertical suspensa das áreas de circulação seja instalada a uma altura livre mínima de 2,00 m❌ do piso.

    altura mínima de 2,10m

    d) a dimensão de letras e números seja proporcional à distância de leitura, obedecendo à relação 1 : 200, bem como que a largura da letra seja igual a 1:3❌ da sua altura.

    largura será 2/3 da altura (ATENÇÃO! de acordo com NBR 9050/2004)

    e) a altura da letra minúscula de um texto corresponda a 1/3 da altura da letra maiúscula.

    altura da letra minúscula = 2/3 da altura da letra maiúscula. (ATENÇÃO! de acordo com NBR 9050/2004)


ID
865795
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Como condições de legibilidade, para atendimento a necessidades de pessoas com baixa visão, a NBR 9050/2004, da ABNT, recomenda que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    a) textos e figuras tenham acabamento brilhante sobre fundo fosco.
    b) textos e figuras tenham acabamento fosco sobre fundo brilhante.

    Erradas a e b: Segundo a NBR 9050 quanto a legibilidade na sinalização visual "5.5.2.2: Os textos e figuras, bem como o fundo das peças de sinalização, devem ter acabamento fosco, evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão."


    c) seja evitada a utilização de cor contrastante acima de 70% (claro sobre escuro ou escuro sobre claro).
    Errado: 5.5.2.3 A visibilidade da combinação de cores pode ser classificada de forma decrescente em função dos contrastes. Recomenda-se utilização de cor contrastante de 70% a 100% (claro sobre escuro ou escuro sobre claro). 

    d) seja utilizado texto ou figura clara sobre fundo escuro, quando necessária a adaptação a pouca luz pelo observador.
    Certo: 5.5.2.5 Quando for necessária a adaptação a pouca luz pelo observador, deve ser utilizado texto ou figura clara sobre fundo escuro, mantendo-se o contraste.
    e) seja evitado contraste entre a sinalização visual e a superfície sobre a qual ela está afixada.
    Errado: 5.5.2.3 A visibilidade da combinação de cores pode ser classificada de forma decrescente em função dos contrastes. Recomenda-se utilização de cor contrastante de 70% a 100% (claro sobre escuro ou escuro sobre claro). 

    Bons estudos! :) 
  • Resposta: Letra D

    Atualizando a resposta da Giovanna Damiani, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015 / pag34

     

    a) ERRADO -  

    5.2.9.1.2.2 Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

     

    b) ERRADO - 

    5.2.9.1.2.2 Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conformeTabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

     

    c) ERRADO -  

    5.2.9.1.1 Contraste visual
    O contraste visual tem como função destacar elementos entre si por meio da composição claro-escuro ou escuro-claro para chamar a atenção do observador. O contraste também deve ser usado na informação visual e para alertar perigos. O contraste é a diferença de luminância entre uma figura e o fundo. Para determinar a diferença relativa de luminância, o LRV da superfície deve ser conhecido. A medição do contraste visual deve ser feita através do LRV (valor da luz refletida) na superfície. O LRV é medido na escala de 0 a 100, sendo que 0 é o valor do preto puro e 100 é o valor do branco puro.

    Tabela 2 representa a diferença na escala do LRV recomendada entre duas superfícies adjacentes, conforme ASTM C609-07.

     

    Tabela 2 – Aplicação da diferença do LRV na sinalização – ΔLRV:

    Aplicação visual do ΔLRV=                               Diferença na escala=

    .Áreas amplas (parede, piso, portas, teto)              ≥ 30 pontos
    Elementos e componentes para facilitar
    a orientação (corrimãos, controles, pisos
    táteis)

    Aplicação visual do ΔLRV=                                Diferença na escala=
    .Perigo em potencial                                             ≥ 60 pontos
    Texto informativo (sinalização)

     

    -NOTA 1 Na aplicação do LRV, os planos mais claros devem ter mínimo de 50 pontos.
    -NOTA 2 Utilizar como referência para contraste visual o LRV e fatores relevantes de projeto dados do Anexo B.

     

    d) CORRETO - 

    5.2.9.1.2 Legibilidade
    5.2.9.1.2.1 Deve haver contraste, conforme Tabela 2, entre a sinalização visual (texto ou símbolo e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno ‒ natural ou artificial – não prejudique a compreensão da informação.

     

    e) ERRADO - 

    5.2.9.1.2 Legibilidade
    5.2.9.1.2.1 Deve haver contraste, conforme Tabela 2, entre a sinalização visual (texto ou símbolo e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno ‒ natural ou artificial – não prejudique a compreensão da informação.

     


ID
970045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na arquitetura, a cor pode ser utilizada como ferramenta de comunicação visual. Quando aplicada como fator de segurança, o sistema de aplicação de cores funcionais, para reduzir os riscos de acidentes e acelerar o uso de dispositivos de socorro, tem que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    9050/2015

    5.2 Sinalização 

    5.2.1 Geral

    A sinalização deve ser autoexplicativa, perceptível e legível para todos, inclusive às pessoas com deficiência, e deve ser disposta conforme 5.2.8. Recomenda-se que as informações com textos sejam complementadas com os símbolos apresentados em 5.3. 

    Sobre a combinação de cores:

    B.5 Contraste visual: O contraste visual entre superfícies adjacentes facilita a percepção e a legibilidade da informação desejada pelas pessoas com deficiência visual. 


ID
1234570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 9.050/2004 (versão corrigida em 2005), que dispõe a respeito da acessibilidade, julgue os seguintes itens.

O fundo das peças de sinalização visual deve possuir acabamento fosco para facilitar a legibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 9050:

    5.5.2.2 Os textos e figuras, bem como o fundo das peças de sinalização, devem ter acabamento fosco, evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão.

  • Sinalização visual

    Condições gerais

    Informações visuais devem seguir premissas de textura, dimensionamento e contraste de cor dos textos e

    das figuras para que sejam perceptíveis por pessoas com baixa visão. As informações visuais podem estar

    associadas aos caracteres em relevo.

    Legibilidade

    A legibilidade da informação visual depende da iluminação do ambiente, do contraste e da pureza da cor

    Deve haver contraste entre a sinalização visual (texto ou figura e fundo) e a superfície sobre a

    qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno - natural ou artificial - não prejudique a

    compreensão da informação.

    Os textos e figuras, bem como o fundo das peças de sinalização, devem ter acabamento fosco,

    evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão.

    A visibilidade da combinação de cores pode ser classificada de forma decrescente em função

    dos contrastes. Recomenda-se utilização de cor contrastante de 70% a 100% (claro sobre escuro ou escuro

    sobre claro).


  • GABARITO: CORRETO

    deve-se EVITAR o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento.

  • A nova NBR 9050- Revisada em 2015, removeu esse termo das definições.

  • Na NBR 9050 versão 2015 tem este texto:

    item Fatores relevantes de projeto (pág 155)

    "refexos de superfícies brilhantes confundem pessoas com baixa visão, e o uso desses tipos de acabamentos em grandes áreas deve ser evitado. Refexos podem adicionalmente afetar a habilidade de pessoas que têm baixa audição e que se comunicam por leitura labial"

  • NBR 9050 - 2015 5.2.9.1.2.2 Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2.


ID
1422841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A comunicação visual é fundamental para assegurar identificação e acessibilidade aos espaços construídos e abertos da cidade. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual consiste em um pictograma inserido em um quadrado, que apresenta uma pessoa em pé e de perfil, segurando uma bengala voltada para a direita.

Alternativas
Comentários
  • 9050/2015

    5.3.3 Símbolo internacional de pessoas com deficiência visual

    A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual consiste em um pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B 5/10 ou Pantone 2925 C). Este símbolo pode, opcionalmente, ser representado em branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco), e deve estar sempre voltada para a direita, conforme Figura 33. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a este símbolo. O símbolo internacional de pessoas com deficiência visual deve indicar a existência de equipamentos, mobiliário e serviços para pessoas com deficiência visual, em locais conforme 5.3.2.2.


ID
1668940
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 9050/2004, para garantir a acessibilidade às edificações, a comunicação

Alternativas
Comentários
  • a) Somente a forma visual é obrigatória na sinalização temporária.  b), c), d) A sinalização sonora só é obrigatória nos casos de emergência para edificações/espaços/equipamentos ou para mobiliário permanente.  e) Tátil é obrigatória para sinalização de emergência, não resgate. 
  • LETRA B

    Informação presente na NBR 9050/2015; 5.2.7 Informações essenciais; Tabela 1 - Aplicação e formas de informação e sinalização

  • Gab. B

    edificação:

    1)permanente: EMERGÊNCIA: V + T + S

    2) temporária: EMERGÊNCIA: V + S

    A comparação entre a sinalização de emergência permanente x temporária é o assunto que mais vi cair nos concursos dessa tabela de sinalização. Importante saber que a única sinalização que terá todos os 3 tipos de sinalização (visual, tátil, sonora) é a de edificação permanente de emergência

  • Edificação:

    Permanente

    1- Direcional V/T ou V/S

    2-Emergencia V/T/S

    Temporária

    1- Direcional V/T

    2-Emergencia V/T ou V/S

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Mobiliário

    Permanente

    1-Informativa V/T ou V/S

    Temporária

    1- Informativa V/T

  • Houve mudanças na norma em ago/2020

    9050/2020

    Edificação/ espaço/ equipamentos

    SINALIZAÇÃO PERMANENTE ->

    EMERGÊNCIA -> TÁTIL, VISUAL e SONORA

    DIRECIONAL -> TÁTIL, VISUAL e SONORA ou TATIL, VISUAL

    SINALIZAÇÃO TEMPORÁRIA ->

    EMERGÊNCIA -> TÁTIL e VISUAL ou VISUAL e SONORA

    DIRECIONAL -> VISUAL e TÁTIL

    ~~~~~~~~~~

    Mobiliários

    SINALIZAÇÃO PERMANENTE -> DIRECIONAL -> TÁTIL e VISUAL ou VISUAL e SONORA

    SINALIZAÇÃO TEMPORÁRIA -> DIRECIONAL -> VISUAL e TÁTIL

    Obs1. A sinalização Visual estará presente em tudo

    Obs2. Não existe mais o mobiliário de emergência.


ID
1695850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a desenho universal e acessibilidade em edificações, julgue o item que se segue.

A legibilidade da informação visual em uma placa de sinalização depende da combinação e do contraste entre as cores, sendo exigidas pela norma determinadas combinações considerando-se o nível e a qualidade da iluminação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correta

    NBR 9050:2015

    4.2.2 Módulo de referência (M.R.)
    Considera-se o módulo de referência a projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma
    pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não, conforme Figura 3.

    4.3.1 Largura para deslocamento em linha reta de pessoas em cadeira de rodas
    A Figura 4 mostra dimensões referenciais para deslocamento em linha reta de pessoas em cadeiras
    de rodas.

    b) Um pedestre e uma pessoa em cadeira de rodas – Vistas frontal e superior Largura de 1,20 m a 1,50 m.

     

  • NBR 9050/2015

    5.2.9.1.2 Legibilidade

    5.2.9.1.2.1 Deve haver contraste, conforme Tabela 2, entre a sinalização visual (texto ou símbolo e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno ‒ natural ou artificial – não prejudique a compreensão da informação.

  • Gab. Certo

    Alguns trechos sobre isso na NBR 9050/2015:

    5.2.9.1.2 Legibilidade

    5.2.9.1.2.1 Deve haver contraste entre a sinalização visual (texto ou símbolo e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno ‒ natural ou artificial – não prejudique a compreensão da informação.

    5.2.9.1.2.2 Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

    5.2.9.1.2.3 Quando a sinalização for retroiluminada, deve manter a relação de contraste

    ~~

    5.2.9.1.6 Crominância

    A aplicação de cores nos sinais deve, por medida de segurança, utilizar as orientações contidas 

     da legislação vigente, onde são definidas as cores preferenciais.

    ~~

    B.5 Contraste visual Luz é essencial para a percepção da cor. Pessoas com deficiência visual podem não ser capazes de identificar as cores, mas podem perceber tons claros e escuros, uma vez que esta característica é intrínseca das superfícies coloridas. O contraste visual entre superfícies adjacentes facilita a percepção e a legibilidade da informação desejada pelas pessoas com deficiência visual. 


ID
1777099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de comunicação visual no edifício e na cidade, julgue o item que se segue. 

Um planejamento de comunicação visual pode evitar confusões para acessos internos de uma edificação, resolvendo os maiores problemas de fluxos gerados por uma planta arquitetônica mal projetada.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o problema está em dizer que o planejamento de comunicação visual resolve os maiores problemas de fluxo, quando na realidade ele auxilia, pode orientar o fluxo. Quando temos, por exemplo, um projeto com setorização confusa ou mal elaborada -  banheiros longe da praça de alimentação (ai entra o papel da comunicação visual - por meio dela os usuários seriam alertados que existe sim banheiros que é só seguir as setas!).

     

  • O erro esta em afimar que resolve os maiores problemas de fluxo de uma planta mal projetada.O partido arquitetonico é o que vai definir a viabilidade e funcionalidade da obra.Um partido arquitetonico mal elaborado pode gerar diversas complicaçoes.Um bom planejamento de comunicaçao visual, vai amenizar em parte os problemas de erro de projeto (Problemas de fluxo).


ID
1829368
Banca
EXATUS
Órgão
TRE-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 9050:2015, a sinalização tátil e visual de alerta no piso deve ser utilizada para:

I - Informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa.

II - Orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos, como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços.

III - Informar as mudanças de direção ou opções de percursos; Indicar a existência de patamares nas escadas e rampas.

IV - Indicar o numero de degraus, escadas e rampas; Indicar as travessias de pedestres.

Quais são as afirmativas incorretas?

Alternativas
Comentários
  • Quais são as afirmativas incorretas. Vacilei e marquei as corretas. --'

    A sinalização tátil e visual de alerta no piso deve ser utilizada para:

    a) informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa;

    b) orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos, como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços;

    c) informar as mudanças de direção ou opções de percursos;

    d) indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas;

    e) indicar a existência de patamares nas escadas e rampas;

    f) indicar as travessias de pedestres.

  • Gab. D

    O piso tátil não tem essa informação da alternativa, também não achei em nenhuma outra norma alguma sinalização que fale quantos degraus tem a escada.

    A 9050 apresenta sinalização (que não é a do piso tátil) informando o pavimento que nos encontramos, mas não o número de degraus.


ID
1829431
Banca
EXATUS
Órgão
TRE-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre a NBR 9050, podemos afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • 6.10.6 Escada rolante com plataforma para cadeira de rodas

    Nas escadas rolantes com plataforma para cadeira de rodas, deve haver informação da obrigatoriedade de acompanhamento por pessoal habilitado durante sua utilização e também de dispositivo de comunicação para solicitação de auxílio nos pavimentos.

     

  •  

    Errado: A sinalização tátil e auditiva direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das pessoas, quando da presença ou continuidade de linha-guia, apenas em ambientes internos, para indicar caminhos preferenciais de passagem.

     

    Correto: A linha-guia pode/deve ser utilizada em qualquer lugar, inclusive em ambientes externos. Exemplo: Calçadas, parques.

  • Gabarito: C.

    A descrição do item refere-se à sinalização tátil e visual, e não auditiva. E ainda assim contém um erro.

    5.4.6.4 Sinalização tátil e visual direcional
    A sinalização tátil e visual direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das
    pessoas, quando da ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, em ambientes internos
    ou externos
    , para indicar caminhos preferenciais de circulação.

  • Complementando ... (outro erro: em vermelho:ausência ou descontinuidade, sendo que a questão,fala em  presença ou continuidade )


    Gabarito: C.

    A descrição do item refere-se à sinalização tátil e visual, e não auditiva. E ainda assim contém um erro.

    5.4.6.4 Sinalização tátil e visual direcional


    A sinalização tátil e visual direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das


    pessoas, quando da ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, em ambientes internos


    ou externos, para indicar caminhos preferenciais de circulação.

  • Sobre a alternativa:

    Nas escadas rolantes com plataforma para cadeira de rodas, deve haver informação da obrigatoriedade de acompanhamento por pessoal habilitado durante sua utilização e também de dispositivo de comunicação para solicitação de auxilio nos pavimentos.

    Na verdade só para inclinação maior que 5% é necessário o acompanhamento de pessoa habilitada e do dispositivo de sinalização, menos que isso é necessária apenas a sinalização visual, tátil e/ou sonora, informando as instruções de uso. Complementando, se a inclinação for maior que 8% não é passível de compor rota acessível. (fl.68, item 6.10.5 da norma versão 2015)

  • Gab. C

    a)Nas escadas rolantes com plataforma para cadeira de rodas, deve haver informação da obrigatoriedade de acompanhamento por pessoal habilitado durante sua utilização e também de dispositivo de comunicação para solicitação de auxilio nos pavimentos.✅

    b) Em sanitários, vestiários e provadores, quando houver portas com sistema de travamento, recomenda-se que este atenda aos princípios do desenho universal. Estes podem ser preferencialmente do tipo alavanca ou do modelo tranqueta de fácil manuseio, que possa ser acionado com o dorso da mão.✅

    c) A sinalização tátil e auditiva direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das pessoas, quando da presença ou continuidade de linha-guia, apenas em ambientes internos, para indicar caminhos preferenciais de passagem.

    A sinalização presente no piso é a tátil e visual direcional (pois são frequentemente usadas por bengala de rastreamento e visão residual, além de ser feita orientação complementar com os pés) . Além disso, a sinalização tátil está presente tanto em ambientes internos como externos.

    d) A sinalização de emergência deve direcionar o usuário, por meio de sinais para a saída, saída de emergência ou rota de fuga. Devem ser observadas as normas e instruções do corpo de bombeiros, para compatibilização✅.


ID
1896799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a norma NBR 9050, que dispõe sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a opção correta a respeito de sinalização de emergência.

Alternativas
Comentários
  • NR 9050 - 2015

    5.2.9.3.2.3 Os equipamentos e dispositivos sonoros devem ser capazes de medir automaticamente o ruído momentâneo ao redor do local monitorado, em decibels (A), para referência, e emitir sons com valores de 10 dBA acima do valor referenciado.

  • Nbr 9050/2015

    b) 5.6.2 Características: Os alarmes devem ter características próprias e podem, em função destas, combinar a utilização de sinais de localização, de advertência e de instrução.

  • Só lembrando: QUESTÃO DESATUALIZADA 

  • A) Para garantir a eficácia dos alarmes sonoros, a intensidade do sinal sonoro deve ser, no mínimo, 15 dBA superior ao ruído médio do local ou 5 dBA acima do ruído máximo do local. DESATUALIZADA.

    5.2.9.3.2.3 Os equipamentos e dispositivos sonoros devem ser capazes de medir automaticamente o ruído momentâneo ao redor do local monitorado, em decibels (A), para referência, e emitir sons com valores de 10 dBA acima do valor referenciado, conforme ABNT NBR 10152.

    B) A aparência dos alarmes visuais deve ser estática.

    Não existe isso na Norma.

    C) O piso táctil de alerta deve possuir modulação característica, contudo não precisa ser cromodiferenciado.

    5.4.6.2 A sinalização tátil e visual no piso deve ser detectável pelo contraste tátil e pelo contraste visual. (...) O contraste de luminância com a superfície adjacente, em condições secas e molhadas, deve estar conforme...

    D) nas saídas de emergência, deve-se restringir a sinalização às informações visuais e tácteis, sendo vetada a sinalização sonora, para amenizar o pânico.

    5.5.1.2 As rotas de fuga e as saídas de emergência devem ser sinalizadas, para localização, advertência e instruções, com informações visuais, sonoras e táteis, de acordo com 5.2.

    E) Com o objetivo de evitar falhas, o sistema de alarme sonoro deve estar desvinculado do sistema de alarme visual.

    5.6.2 Os alarmes devem ter características próprias e podem, em função destas, combinar a utilização de sinais de localização, de advertência e de instrução.


ID
2098561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da comunicação visual no contexto arquitetônico, julgue o item a seguir.

Para obter o produto final de um sistema de informação visual — desenvolvido, principalmente, com base em elementos como pictogramas, textos e suportes físicos —, equipes compostas por diversos profissionais realizam um cuidadoso trabalho de análise de ambientes para evitar ou, quando for necessário, propor soluções para problemas relacionados, por exemplo, à circulação de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO


ID
2098570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito das normas de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos estabelecidas na NBR 9050:2015, julgue o próximo item.

Os símbolos táteis em espaços internos auxiliam na locomoção de deficientes visuais, porém não devem ser empregados conjuntamente a textos em braille, para que os usuários não se confundam com o excesso de informações.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050, pág 36:

    5.2.9.2.4.1 As informações em Braille não dispensam a sinalização visual e tátil, com caracteres ou símbolos em relevo. Estas informações e devem estar posicionadas abaixo deles.

  • As informações táteis destinam-se a pessoas com pouca visão, que perderam a visão recentemente pu que ainda estão sendo alfabetizadas em Braille

  • Gab. Errado

    9050/2015

    5.2.9.2.4 Braille

    5.2.9.2.4.1 As informações em Braille não dispensam a sinalização visual e tátil, com caracteres 

     ou símbolos em relevo. Estas informações e devem estar posicionadas abaixo deles.

    5.2.9.2.4.2 Quando a informação em Braille for destinada a impressos, dispensa-se o uso de textos e símbolos em relevo.

    5.2.9.2.4.3 Para sentenças longas, deve-se utilizar o texto em Braille, alinhado à esquerda com o texto em relevo.

    5.2.9.2.4.4 O ponto em Braille deve ter aresta arredondada na forma esférica. O arranjo de seis pontos, duas colunas e o espaçamento entre as celas em Braille devem ser conforme Figuras 29 e 30.

    NOTA Não se aplica para embalagem


ID
2152957
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em edificações, são adotados tipos de sinalização de acordo com a destinação das áreas e dos espaços. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050:2015

    5.2.5.1 Permanente: Sinalização utilizada nas áreas e espaços, cuja função já está definida.

    5.2.5.2 Temporária: Sinalização utilizada para indicar informações provisórias ou que podem ser alteradas periodicamente.

    5.2.6.3 Sinalização tátil: É composta por informações em relevo, como textos, símbolos e braille.

    5.4.6.4 Sinalização tátil e visual direcional: A sinalização tátil e visual direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das pessoas, quando da ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, em ambientes internos ou externos, para indicar caminhos preferenciais de circulação.

  • Complementando...

    É importante saber se a sinalização é permanente ou temporária porque isso influencia na forma que a informação e sinalização é disponibilizada.

    exemplo:

    Sinalização de emergência em Edificação/ espaço/ equipamentos:

    Permanente: visual + tátil + sonora

    Temporária: visual + sonora

  • Sinalização (classificação)

    Advertência: sinais que independentemente de sua categoria, têm a prioridade de alertar prévio a uma instrução;

    Instrução: Instrui uma ação de forma positiva e afirmativa. Em rotas de fuga ou situações de risco, devem preferencialmente ser não intermitentes, forma contínua;

    Informativa: usada para identificar os diferentes ambientes ou elementos de um espaço ou de uma edificação;

    Direcional: utilizada para indicar direção de um percurso ou a distribuição de elementos de um espaço e de uma edificação;

    Emergência: Indica as rotas de fuga e saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano, ou ainda alertar quando há um perigo.


ID
2245879
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dadas as afirmativas relacionadas com os preceitos sobre acessibilidade estabelecidos pela NBR 9050/2015,

I. Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento.
II. Os assentos para pessoas obesas devem suportar carga máxima de 120 kg.
III. A superfície de trabalho deve possibilitar o apoio dos cotovelos, no plano frontal com um ângulo entre 15° e 20° de abertura do braço em relação ao tronco, e no plano lateral com 25° em relação ao tronco.
IV. Em placas sinalizadoras, as informações em braille substituem a sinalização visual e tátil.

verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • 4.6.6 Maçanetas, barras antipânico e puxadores (Item I)

    Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento. 

     

    4.7 Assentos para pessoas obesas (Item II)

    4.7.2 Os assentos devem suportar uma carga de 250 kg. 

     

    4.6.3 Superfície de trabalho (Item III)

    A superfície de trabalho deve possibilitar o apoio dos cotovelos, no plano frontal com um ângulo entre 15° e 20° de abertura do braço em relação ao tronco, e no plano lateral com 25° em relação ao tronco, conforme Figura 16-c). 

     

    5.2.6.3 Sinalização tátil (Item IV)

    É composta por informações em relevo, como textos, símbolos e Braille.

  • Gabarito B

  • Gab. B

    I. Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento. ✅

    II. Os assentos para pessoas obesas devem suportar carga máxima de 120 kg. 

    Os assentos devem suportar uma carga de 250 kg

    III. A superfície de trabalho deve possibilitar o apoio dos cotovelos, no plano frontal com um ângulo entre 15° e 20° de abertura do braço em relação ao tronco, e no plano lateral com 25° em relação ao tronco.  ✅

    IV. Em placas sinalizadoras, as informações em braille substituem❌ a sinalização visual e tátil.

    As informações em Braille não dispensam a sinalização visual e tátil, com caracteres 

     ou símbolos em relevo. Estas informações e devem estar posicionadas abaixo deles. 

  • NBR 9050 2020 (NÃO SOFREU ALTERAÇÕES NESSES ITENS)

    I. Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento.

    4.6.6 Maçanetas, barras antipânico e puxadores

    Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento.

    II. Os assentos para pessoas obesas devem suportar carga máxima de 120kg.

    4.7.2 Os assentos devem suportar uma carga de 250 kg

    III. A superfície de trabalho deve possibilitar o apoio dos cotovelos, no plano frontal com um ângulo entre 15° e 20° de abertura do braço em relação ao tronco, e no plano lateral com 25° em relação ao tronco.

    4.6.3 Superfície de trabalho: A superfície de trabalho deve possibilitar o apoio dos cotovelos, no plano frontal com ângulo entre 15° e 20° de abertura do braço em relação ao tronco, e no plano lateral com 25° em relação ao tronco

    IV. Em placas sinalizadoras, as informações em braille substituem a sinalização visual e tátil.

    5.2.9.2.4 Braille

    5.2.9.2.4.1 As informações em Braille não dispensam a sinalização visual e tátil, com caracteres ou símbolos em relevo, exceto na sinalização do corrimão

    @cabide.concurseira


ID
2273080
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmações abaixo sobre a NBR 9050 e assinale a alternativa correta.

I. Linha guia é qualquer elemento natural ou edificado que possa ser utilizado como referência de orientação direcional por todas as pessoas, especialmente as com deficiência visual.

II. Piso tátil é caracterizado por textura e cor contrastantes em relação ao piso adjacente, destinado a construir alerta ou linha guia, servindo de orientação, principalmente, às pessoas com deficiência visual ou baixa visão. São de dois tipos: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

III. Rota acessível é o trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecte os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050

    3.1 Termos e defnições

    3.1.25 linha-guia qualquer elemento natural ou edifcado que possa ser utilizado como referência de orientação direcional por todas as pessoas, especialmente as com defciência visual

    3.1.29 piso tátil piso caracterizado por textura e cor contrastantes em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha-guia, servindo de orientação, principalmente, às pessoas com defciência visual ou baixa visão. São de dois tipos: piso tátil de alerta e piso tátil direcional

    3.1.32 rota acessível trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecte os ambientes externos ou internos de espaços e edifcações, e que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com defciência e mobilidade reduzida. A rota acessível pode incorporar estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, pisos, corredores, escadas e rampas, entre outros

  • Gabarito E

    Apenas ocorreu um erro de digitação no item II, na palavra "construir", sendo que na redação da norma é constituir. Dessa forma, a questão poderia ser objeto de recurso, uma vez que leva o cadidato ao erro.

     

    Bons estudos.

  • Questão passível de recurso. A norma fala constituir e não construir.

  • Gab. E

    Todas estão corretas.

    complementando a resposta com uma dica para nunca mais confundir linha-guia com guia de balizamento.

    Linha-guia: Qualquer elemento natural ou edificado que possa ser utilizado como guia de balizamento para pessoas com deficiência visual que utilizem bengala de rastreamento

    dica para memorização: Linha-guia começa com L de Lua (elemento natural).

    guia de balizamento: Elemento edificado ou instalado junto aos limites laterais das superfícies de piso, destinado a definir claramente os limites da área de circulação de pedestres, perceptível por pessoas com deficiência visual.


ID
2312641
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sinalização tátil e visual de alerta em pisos prevista na Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos deve ser utilizada para

I. informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa.

II. orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços.

III. informar as mudanças de direção ou opções de percursos.

IV. indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas.

V. indicar a existência de patamares nas escadas e rampas bem como as travessias de pedestres.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GAB = B

    Sinalização tátil e visual de alerta em pisos deve ser utilizada para:

    Informar as mudanças de direção ou opções de percursos.

    Indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas.

    Indicar a existência de patamares nas escadas e rampas bem como as travessias de pedestres.

    Informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa.

    Orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços.

  • Segundo a NBR 9050/15:

    5.4.6.3 Sinalização tátil e visual de alerta

    A sinalização tátil e visual de alerta no piso deve ser utilizada para:

    a) informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco permanente, como objetos suspensos não detectáveis pela bengala longa; (item I)

    b) orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos, como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços; (item II)

    c) informar as mudanças de direção ou opções de percursos; (item III)

    d) indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas; (item IV)

    e) indicar a existência de patamares nas escadas e rampas; (item V)

    f) indicar as travessias de pedestres. (item V)


ID
2318428
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 9050 de 11/09/2015, os semáforos para pedestres instalados em vias públicas devem ter equipamento que emitam sinais visuais e sonoros ou visuais e vibratórios característicos, de localização, advertência e instrução, que favoreça a autonomia de pessoas com deficiência visual, com

Alternativas
Comentários
  • 5.2.9.3.2.3 Os equipamentos e dispositivos sonoros devem ser capazes de medir automaticamente
    o ruído momentâneo ao redor do local monitorado
    , em decibels (A), para referência, e emitir sons com
    valores de 10 dBA acima do valor referenciado
    , conforme ABNT NBR 10152.

  • Gab. A

    Complementando sobre dBA:

    O ouvido humano é capaz de perceber melhor os sons na frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz, intensidade entre 20 dB a 120 dB e duração mínima de 1 s.

    Sons acima de 120 dB causam desconforto

    sons acima de 140 dB podem causar sensação de dor.

  • Questão com alternativas antichute. Banca danadinha...


ID
2439331
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere as observações sobre sinalização de emergência, segundo a NBR 9050.

I. As rotas de fuga e as saídas de emergência devem ser sinalizadas com informações visuais e sonoras.

II. Recomenda-se que em quartos e sanitários de hotéis, instituições de idosos e hospitais sejam instalados telefones, campainhas e alarmes de emergência visuais, sonoros e vibratórios.

III. Os alarmes sonoros, bem como os alarmes vibratórios, devem estar associados e sincronizados aos alarmes visuais intermitentes, para alertar as pessoas portadoras de deficiência visual e as pessoas com deficiência auditiva.

São verdadeiras APENAS as observações:

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050: 5.15 Sinalização de emergência

    5.15.1 Condições gerais

    5.15.1.1 As rotas de fuga e as saídas de emergência devem ser sinalizadas com informações visuais e sonoras.

    5.15.1.6 Recomenda-se que em quartos e sanitários de hotéis, instituições de idosos e hospitais sejam

    instalados telefones, campainhas e alarmes de emergência visuais, sonoros e vibratórios.

    5.15.1.4 Os alarmes sonoros, bem como os alarmes vibratórios, devem estar associados e sincronizados

    aos alarmes visuais intermitentes, para alertar as pessoas portadoras de deficiência visual e as pessoas com

    deficiência auditiva.

  • 5.5 NBR 9050

    5.5.1.2 As rotas de fuga e as saídas de emergência devem ser sinalizadas, para localização, advertência e instruções, com informações visuais, sonoras e táteis, de acordo com 5.2.

    não deixa de estar certo o item I

  • Gabarito: D

  • caramba viu... quarta vez que faço essa questão e erro!! NBR 9050, sinalização de emergência é sempre os 3 tipos (visual, sonora e tátil), a exceção é para edificação temporária, que pode ser visual e tátil OU visual e sonora


ID
2514190
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Textura, dimensionamento, contraste de cor dos textos e das figuras são premissas importantes para que informações visuais sejam perceptíveis por pessoas com baixa visão. A atenção da sinalização, nesses casos, deve recair sobre

Alternativas
Comentários
  • Esta questão trás a letra da norma antiga, mas apesar disso, continua valendo pelo fato da nova versão escrever de outras formas a mesma coisa:

     

    NBR 9050/2004

    5.5.2 Legibilidade

    A legibilidade da informação visual depende da iluminação do ambiente, do contraste e da pureza da cor (ver tabela 2).

    5.5.2.1 Deve haver contraste entre a sinalização visual (texto ou figura e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno - natural ou artificial - não prejudique a compreensão da informação.

    5.5.2.2 Os textos e figuras, bem como o fundo das peças de sinalização, devem ter acabamento fosco, evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão.

    5.5.2.3 A visibilidade da combinação de cores pode ser classificada de forma decrescente em função dos contrastes. Recomenda-se utilização de cor contrastante de 70% a 100% (claro sobre escuro ou escuro sobre claro).

    5.5.2.4 Quando a sinalização for retroiluminada, o fundo deve ter cor contrastante, a figura e o texto devem ser translúcidos e a luz deve ser branca.

    5.5.2.5 Quando for necessária a adaptação a pouca luz pelo observador, deve ser utilizado texto ou figura clara sobre fundo escuro, mantendo-se o contraste.​

     

    NBR 9050/2015

    5.2.9.1.2 Legibilidade

    5.2.9.1.2.1 Deve haver contraste, conforme Tabela 2, entre a sinalização visual (texto ou símbolo e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno ‒ natural ou artificial – não prejudique a compreensão da informação.

    5.2.9.1.2.2 Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

    5.2.9.1.2.3 Quando a sinalização for retroiluminada, deve manter a relação de contraste.

  • Gabarito: E

  • a) os textos e as figuras foscos, o fundo com acabamento brilhante o com média reflexão, mantendo-se o contraste.

    5.2.9.1.2.2 Os textos e símbolos, bem como o fundo das peças de sinalização, devem evitar o uso de materiais brilhantes e de alta reflexão, reduzindo o ofuscamento, e devem manter o LRV conforme Tabela 2. A tipografia em Braille não necessita de contraste visual.

    b) as características como a iluminação do ambiente, o contraste e a pureza da cor,  únicos parâmetros a influenciar na legibilidade da informação.

    Deve ser considerado outros aspectos como a dimensão de letras e números, o tipo de fonte, a altura dos símbolos, luminância e crominância.

    c) a utilização de cor contrastante de 90% a 100% nas combinações claro sobre escuro ou escuro sobre claro.

    5.2.9.1.1 Contraste visual O contraste visual tem como função destacar elementos entre si por meio da composição claro-escuro ou escuro-claro para chamar a atenção do observador. LRV varia conforme a tabela.

    Áreas amplas (parede, piso, portas, teto): ≥ 30 pontos

    Elementos e componentes para facilitar a orientação (corrimãos, controles, pisos táteis): ≥ 30 pontos

    Perigo em potencial: ≥ 60 pontos

    Texto informativo (sinalização): ≥ 60 pontos

    d) a utilização de texto ou figura translúcida sobre fundo de cor contrastante de 60% a 100%, quando for necessária a adaptação a pouca luz pelo observador.

    Perigo em potencial: ≥ 60 pontos

    Texto informativo (sinalização): ≥ 60 pontos

    e) a utilização de texto e figura translúcidos, fundo de cor contrastante, e uso de luz branca, quando a sinalização for retroiluminada.

    5.2.9.1.2.3 Quando a sinalização for retroiluminada, deve manter a relação de contraste.

    É a resposta mais condizente com a norma 2020, 2015 e 2004

    @cabide.concurseira

    Grupo de estudos ao vivo no youtube as 19:00 : cabide concurseira

  • Aline, pensei exatamente como você.


ID
2576017
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos museus, espaços de exposição e espaços culturais, a norma ABNT NBR 15599:2008 indica que a instituição deve disponibilizar e oferecer diversos serviços, espaços e dispositivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • 5.4 Lazer e cultura 5.4.1 Museus, exposições e espaços culturais Os museus, espaços de exposição e espaços culturais devem ter disponíveis e oferecer:

    a) espaço livre de barreiras que impeçam o acesso aos equipamentos ou tornem o caminho inseguro ou perigoso, construido e sinalizado como especificado na ABNT NBR 9050;

    b) atendimento especializado em LIBRAS e por meio de articulador orofacial, devidamente sinalizado e divulgado em todo material promocional;

    c) planos ou mapas táteis ou maquetes com a descrição de seus espaços (ver Tabela A.l no Anexo A);

    d) gravações com a descrição dos ambientes, dos percursos e roteiros dos pontos de interesse e das obras;

    e) exemplares de libretos e programas, de eventos e exposições, em braille e em tipos ampliados;

    f) etiquetas e textos com versões em braille e em tipos ampliados, fixados de forma a poderem ser lidos tanto por pessoas que estejam em pé, como por pessoas sentadas, de acordo com a ABNT NBR 9050:2004, 4.7 e 

    g) serviço especializado de acompanhante para servir de guia a pessoas com deficiência visual e surdo-cegos devidamente divulgado, em meio sonoro ou tátil, e sinalizado de acordo com 6.1.2 e 6.1.4; h) outras formas de interação e conhecimento das obras de arte expostas, tais como réplicas em escala reduzida ou a descrição dos trabalhos em locução.

     

    GABARITO LETRA C

  • Além desses que estão especificados nos itens, também devem oferecer exemplares de libretos e programas, de eventos e exposições, em braile e m tipos ampliados; etiquetas e textos com versões em braile e em tipos ampliados, fixados de forma a poderem ser lidos tanto por pessoas que estejam de pé, como por pessoas sentadas, de acordo com a ABNT NBR 9050; serviço especializado de acompanhante para servir de guia a pessoas com deficiência visual e surdo-cegos devidamente divulgado, em meio sonoro ou tátil, e sinalizado de acordo; e outras formas de interação e conhecimento das obras de arte expostas, tais como réplicas em escala reduzida ou a descrição dos trabalhos em locução.

  • Língua Internacional de Sinais não, Língua Brasileira de Sinais


ID
2606266
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para atender às exigências da NBR9050:2015, o arquiteto, devido à ausência de linha guia identificável, instalou a sinalização tátil visual direcional, com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050/15

    5.4.6.4 Sinalização tátil e visual direcional
    A sinalização tátil e visual direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das
    pessoas, quando da ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, em ambientes internos
    ou externos, para indicar caminhos preferenciais de circulação.
    O contraste tátil e o contraste visual da sinalização direcional consistem em relevos lineares,
    regularmente dispostos, conforme Tabela 5 e Figura 63

  • Gab: D

    TODAS as outras opções indicam Sinalização Tátil e Visual de Alerta

    NBR 9050 - Item 5.4.6.3

  • Gab. D

    a) indicar a existência de desníveis.(alerta)

    b) definir o posicionamento adequado para o uso de elevadores. (alerta)

    c) estabelecer as mudanças de direção. (alerta)

    d) indicar os caminhos preferenciais de circulação. (direcional)

    e) assinalar o início e o término das escadas. (alerta)

  • Lembrando que piso tátil deve ter uma diferença de 30pontos no LRV

  • O piso tátil de tipo direcional tem a função de guiar as pessoas através de uma linha contínua, orientando o trajeto correto e mais prático para as pessoas. Já os pisos táteis do tipo alerta, como já diz o nome, são usados para alertar as pessoas de obstáculos ou perigos que possam existir durante o trajeto


ID
2686540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que a sinalização de emergência tem como finalidade reduzir os riscos de acidentes, por meio de alertas, como, por exemplo, sobre ações de combate a incêndio e sobre a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, julgue o próximo item, relativo ao projeto de comunicação visual para a sinalização de emergência.


A sinalização apropriada de equipamentos de combate ao incêndio deve estar a uma altura de 1,8 m, medida do piso acabado à base da sinalização, e localizada imediatamente acima do equipamento sinalizado.

Alternativas
Comentários
  • Conforme ABNT NBR 13434-1:2004 :

    4 5.1.4 Sinalização de combate a incêndio

    A sinalização de equipamentos de combate a incêndio deve estar a uma altura mínima de 1,80 m, medida do piso acabado à base da sinalização e imediatamente acima do equipamento sinalizado.

     

  • A norma diz "altura mínima de 1,80m" e não que deva estar exatamente a 1,80m como diz a questão. Achei confuso...

  • Gabarito: CERTO

  • Pra mim a alternativa está errada pois a norma fala em altura minima e a questão dá a entender a altura de 1,8m é a unica permitida


ID
2686543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que a sinalização de emergência tem como finalidade reduzir os riscos de acidentes, por meio de alertas, como, por exemplo, sobre ações de combate a incêndio e sobre a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, julgue o próximo item, relativo ao projeto de comunicação visual para a sinalização de emergência.


A forma geométrica de alerta representada pela figura de um triângulo não pode ser instalada a uma distância superior a 20 m do ponto de observação mais distante, sob pena de comprometimento da visibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Fundamentação:

    NBR 13434/2001 - parte 01 item 5.1.2 (Sinalização de Alerta): "A sinalização apropriada deve ser instalada em local visível e a uma altura de 1,80m medida do piso acabado à base da sinalização, próxima ao risco isolado ou distribuída ao longo da área de risco generalizado, distanciada entre si em, no máximo, 15,0m."

  • Acredito que o gabarito tenha como base a NBR 13434-2 / 2004 - parte 02 item 4.1.2.1 (Formas, dimensões e cores): ... que apresenta nas tabelas 1 e 2 respectivamente as dimensões das placas para até 30m e altura das letras em função da distancia máxima de leitura para até 120m.

    Podendo sim a sinalização ser lida a uma distância superior a 20m desde que seja corretamente dimensionada para isso.

  • Concordo com o Saul Maguil, desde que atenda a proporção da tabela, a sinalização de alerta triangular pode estar até 30m do observador (considerando a tabela 1 - que indica o tamanho da placa) e 120m do observador (considerando a tabela 2 - altura das letras).

    Pela minha interpretação da norma, 15m é a medida entre as placas na área de risco. Por exemplo, um compartimento de GLP de medidas em planta 40mx10m (chutando total essas medidas), deve ter as placas em toda área cercada de armazenamento do gás, e estas placas devem estar a 15m entre si e a 1,80m de altura. Então na face de 40m de extensão deve haver 2 placas, e nas faces de 10m, 1 placa.

    Porém, a que distância é possível identificar o conteúdo dessa placa? Daí que partimos para as tabelas de visibilidade, se o armazenamento de GLP está a 30m (seu ponto mais distante de percepção), por exemplo, observa-se a tabela 1, a placa terá 1019mm de largura.

    GAB E

  • Acredito que foi levado em consideração o seguinte item:

    5.2.9.1.4 Símbolos visuais

    Para a sinalização dos ambientes, a altura do símbolo deve ter a proporção de 1/200 da distância

    de visada, com mínimo de 8 cm. O desenho do símbolo deve atender às seguintes condições:

    a) contornos fortes e bem definidos;

    b) simplicidade nas formas e poucos detalhes;

    c) estabilidade da forma;

    d) utilizar símbolos de padrão internacional.

    Visto que uma pessoa com acuidade visual de 1/200 consegue ver a uma distância de 1 metro o que uma pessoal com visão normal veria em 20 metros.

  • A sinalização de emergência pode ser apresentada em placas e dispositivos em uma edificação, que possuem formatos e cores diferentes de acordo com suas funções. Tais funções podem ser classificadas em sinalização básica de proibição; de alerta; de orientação; de equipamentos.

    Sinalização de alerta tem o objetivo de alertar, segundo a norma, para áreas e materiais com potencial risco de incêndio ou explosão. Sua padronização apresenta placas em formato sempre retangular, nas cores amarela (cor de fundo) e preta (margem e símbolo). Como exemplo, a imagem ilustrada a seguir.



    Ainda, devem ser instaladas em nível intermediário (de 1,20m até 1,60m) ou superior de altura (acima de 1,80m) e devem obedecer a distância máxima de 15 metros ao longo da área de risco.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Considerei a questão errada com base no item 4.1 da NBR 13434-2

    4.1 Dimensões básicas da sinalização

    Deve ser observada a relação área da placa > L² / 2000

    Esta relação é válida para L < 50 m, sendo que deve ser observada a distância mínima de 4 m, conforme tabela 1


ID
2686546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que a sinalização de emergência tem como finalidade reduzir os riscos de acidentes, por meio de alertas, como, por exemplo, sobre ações de combate a incêndio e sobre a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, julgue o próximo item, relativo ao projeto de comunicação visual para a sinalização de emergência.


Para sinalizar elementos e componentes facilitadores da orientação em corrimãos, controles e pisos táteis, o contraste é medido aplicando-se a diferença do LRV (valor da luz refletida), que, na sua escala, deve atingir valor igual ou superior a 30 pontos para ser efetiva.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050/15

     

    5.2.9.1.1 Contraste visual

    O contraste visual tem como função destacar elementos entre si por meio da composição claro- escuro ou escuro-claro para chamar a atenção do observador. O contraste também deve ser usado na informação visual e para alertar perigos. O contraste é a diferença de luminância entre uma gura e o fundo. Para determinar a diferença relativa de luminância, o LRV da superfície deve ser conhecido.

    A medição do contraste visual deve ser feita através do LRV (valor da luz re etida) na superfície. O LRV é medido na escala de 0 a 100, sendo que 0 é o valor do preto puro e 100 é o valor do branco puro. A Tabela 2 representa a diferença na escala do LRV recomendada entre duas superfícies adjacentes, conforme ASTM C609-07.

     

    Áreas amplas (parede, piso, portas, teto) e Elementos e componentes para facilitar a orientação (corrimãos, controles, pisos táteis) ->  ≥ 30 pontos

     

    Perigo em potencial e Texto informativo (sinalização) ->  ≥ 60 pontos

  • Gabarito: CERTO

  • Gab. Certo

    Áreas amplas (parede, piso, portas, teto) ≥ 30 pontos

    Elementos e componentes para facilitar a orientação (corrimãos, controles, pisos táteis) ≥ 30 pontos

     

    Perigo em potencial - ≥ 60 pontos

    Texto informativo (sinalização) - ≥ 60 pontos

  • Para sinalizar elementos e componentes facilitadores da orientação em corrimãos, controles e pisos táteis, o contraste é medido aplicando-se a diferença do LRV (valor da luz refletida), que, na sua escala, deve atingir valor igual ou superior a 30 pontos para ser efetiva.

    NBR 9050 2020

    5.2.9.1.1 Contraste visual

    Áreas amplas (parede, piso, portas, teto): ≥ 30 pontos

    Elementos e componentes para facilitar a orientação (corrimãos, controles, pisos táteis): ≥ 30 pontos

    Perigo em potencial: ≥ 60 pontos

    Texto informativo (sinalização): ≥ 60 pontos

    @cabide.concurseira

  • RLV significa o valor da luz refletida em uma superfície, mensurado pelo contraste visual das cores. De acordo com a NBR 9050/2015, que dispõe sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, aborda, em seu item 5.2.9.1.1:

     

     “O contraste visual tem como função destacar elementos entre si por meio da composição claro-escuro ou escuro-claro para chamar a atenção do observador. O contraste também deve ser usado na informação visual e para alertar perigos. O contraste é a diferença de luminância entre uma figura e o fundo. Para determinar a diferença relativa de luminância, o LRV da superfície deve ser conhecido.

    A medição do contraste visual deve ser feita através do LRV (valor da luz refetida) na superfície. O LRV é medido na escala de 0 a 100, sendo que 0 é o valor do preto puro e 100 é o valor do branco puro. A Tabela 2 representa a diferença na escala do LRV recomendada entre duas superfícies adjacentes, conforme ASTM C609-07".




    Conforme consta na tabela, para a sinalização de elementos e componentes que facilitem a orientação em corrimãos, controles e pisos táteis, O LRV deve ser maior ou igual a 30 pontos. Portanto, o item está correto.

     

    Gabarito do professor: Certo.

ID
2784781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item que segue, relativo à acessibilidade em sítios tombados e em edifícios públicos e privados.


Caso seja impossível adaptar áreas ou elementos de um imóvel público para torná-los acessíveis e visitáveis, as condições de acessibilidade podem ser garantidas por meio de informação visual, auditiva e tátil.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050

    10.2 Bens tombados

    10.2.2 No caso de sítios, áreas ou elementos considerados inacessíveis ou com visitação restrita, deve-se garantir o acesso por meio de informação visual, auditiva ou tátil das áreas ou dos elementos cuja adaptação seja impraticável, com divulgação das condições de acessibilidade do bem patrimonial informadas com antecedência ao visitante e vinculadas a todo material publicitário.

  • Só eu que achei a questão confusa? Quem já conhece o item 10.2.1 e compara com o 10.2.2, parece uma contradição..

    10.2 Bens tombados

    10.2.1 Todos os projetos de adaptação para acessibilidade de bens tombados devem obedecer 

    às condições descritas nesta Norma, compatibilizando soluções com os critérios estabelecidos 

    por órgãos legisladores, e sempre garantindo os conceitos de acessibilidade.

  • Sildo, a NBR 9050 é aplicada subsidiariamente em projetos de restauração, utiliza-se nesses casos o Manual de acessibilidade do IPHAN. Quando não for possível dar acessibilidade sem que descaracterize o monumento, este pode não ser acessível e garantir outras formas de conhecimento do bem para pessoas que não conseguem acessá-lo. Seja por meio digital ou algum informativo no próprio local do bem tombado.

  • Certo.

  • tava entendendo que "as condições de acessibilidade" estivesse se referindo àquelas necessárias para tornar acessível quando na verdade se refere ao acesso à informação

  • Entendi que o item estava ERRADO, pois a questão afirma "...por meio de informação visual, auditiva e tátil.", no entanto, a NBR 9050/15 afirma "...por meio de informação visual, auditiva ou tátil."

    Infelizmente, não entendi o porquê da CESPE considerar CORRETO.

  • A NBR 9050/2015 que dispõe sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, aborda, em seu item 10 - Equipamentos urbanos:

    "10.2 Bens tombados

    10.2.1 Todos os projetos de adaptação para acessibilidade de bens tombados devem obedecer às condições descritas nesta Norma, compatibilizando soluções com os critérios estabelecidos por órgãos legisladores, e sempre garantindo os conceitos de acessibilidade.

    10.2.2 No caso de sítios, áreas ou elementos considerados inacessíveis ou com visitação restrita, deve-se garantir o acesso por meio de informação visual, auditiva ou tátil das áreas ou dos elementos cuja adaptação seja impraticável, com divulgação das condições de acessibilidade do bem patrimonial informadas com antecedência ao visitante e vinculadas a todo material publicitário."


    Gabarito do professor: CERTO.

ID
3002578
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo a NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbano - a sinalização direcional pode ser na forma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    5.2.6 Tipos

    Os tipos de sinalização podem ser visual, sonora e tátil.


ID
3260680
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sinalização deve ser autoexplicativa, perceptível e legível para todos, inclusive às pessoas com deficiência. Segundo a NBR 9050/2015, a única sinalização que deve ser visual, tátil e sonora em edificação é a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Deve sempre existir pelo menos dois tipos de sinalização, sendo uma delas sempre visual (visual + sonora ou visual + tátil). A única exceção é a sinalização de emergência que deve ter os 3 tipos.

  • Visual, tátil e sonora as três servem para sinalizar emergência.

  • Gab. A

    atenção: questão certa, mas com ressalva: Há presença de sinalização visual, tátil, sonora para sinalizar emergências em edificações PERMANENTES!

    Nas edificações temporárias somente há necessidade da visual e sonora, dispensando a tátil.

  • Questão desatualizada!

    Segundo a NBR 9050/2020 no item 5.2.7 --> Tabela 1, nas edificações PERMANENTES tanto a sinalização de Emergência quanto a Direcional/Informativa podem ser visuais, táteis e sonoras.

  • GABARITO, conforme NBR9050/20: A, B, C

    Segundo a NBR 9050/20, a sinalização que deve ser visual, tátil e sonora é a instalação PERMANENTE de edificação/ espaços/ equipamentos, abarcando as categorias Direcional/Informativa e Emergência.

    Logo, a questão não possui uma única alternativa como gabarito.


ID
3338338
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A norma NBR 9050 visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos a maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção. As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barretes, passagem de uso técnico não necessitam ser acessíveis. As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais devem ser acessíveis em suas áreas de uso comum. As unidades autônomas acessíveis são localizadas em rota acessível. Para serem considerados acessíveis, todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos devem atender ao disposto nessa norma em que são aplicados alguns símbolos, termos, definições e abreviaturas. Em conformidade com a NBR 9050, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao significado do símbolo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    a) Pessoa com mobilidade reduzida

    b) Grávida ( essa alternativa me fez dar muita risada da criatividade da banca rsrs)

    c) Pessoa com criança de colo

    d) GABARITO

  • NBR 9050/2020

    A)Figura 42 – Pessoa com mobilidade reduzida;

    B)Figura 38 – Grávida;

    C)Figura 39 – Pessoa com criança de colo;

    D)Figura 43 – Pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.

    GABARITO D.


ID
3741712
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Aracati - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Marque a alternativa correta de acordo com a NBR 9050/2015.  

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA D

    A) Define como adequado, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edifcações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa.

    > essa é a definição de 'Acessível', segundo a NBR

    B) Para cadeiras de rodas, o módulo de referência (MR) é de 0,90m x 1,20m, uma vez que foi considerado o surgimento de grande quantidade das cadeiras motorizadas, cadeiras esportivas e das scooters (reboque), com dimensões bem maiores.

    > MR = 0,80 x 1,20

    C) Os sete princípios do Desenho Universal adotados em planejamentos e obras de acessibilidade são: uso equitativo, uso flexível, uso simples e intuitivo, informação de fácil percepção, intolerância ao erro, baixo esforço físico e dimensão e espaço para aproximação e uso.

    > os sete princípios são:

    IGUALITÁRIO - Uso equiparável (para pessoas com diferentes capacidades);

    ADAPTÁVEL - Uso flexível (com leque amplo de preferências e habilidades);

    ÓBVIO - Simples e intuitivo (fácil de entender);

    CONHECIDO - Informação perceptível (comunica eficazmente a informação necessária)

    SEGURO - Tolerante ao erro (que diminui riscos de ações involuntárias);

    SEM ESFORÇO - Com pouca exigência de esforço físico;

    ABRANGENTE - Tamanho e espaço para o acesso e o uso.

    D) CORRETA.

  • LETRA D

    a) Acessível

    3.1.5 adequado: espaço, edifcação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis

    x

    3.1.2 acessível: espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edifcações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa

    b) Módulo de Referência: 0,80 x 1,20m

    c) 7 princípios do Desenho Universal: uso equitativo, uso flexível, uso simples e intuitivo, informação de fácil percepção, tolerância ao erro, baixo esforço físico, dimensão e espaço para aproximação e uso.


ID
3881719
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR nº 9050, portas e passagens devem possuir informação visual, associada à sinalização tátil ou sonora. Sobre essa sinalização, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A sinalização deve estar localizada na faixa de alcance entre 1,20m e 1,60m em plano vertical. Quando instalada entre 0,90m e 1,20m, deve estar na parede ao lado da maçaneta em plano inclinado entre 15° e 30° da linha horizontal.
( ) A sinalização, quando instalada nas portas, deve ser descentralizada e não pode conter informações táteis. Para complementar a informação instalada na porta, deve existir informação tátil ou sonora na parede adjacente a ela ou no batente.
( ) Em portas duplas, com maçaneta central, instalar ao lado da porta esquerda.
( ) Nas passagens a sinalização deve ser instalada na parede adjacente.
( ) Os elementos de sinalização devem ter formas que não agridam os usuários, evitando cantos vivos e arestas cortantes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (V) A sinalização deve estar localizada na faixa de alcance entre 1,20m e 1,60m em plano vertical. Quando instalada entre 0,90m e 1,20m, deve estar na parede ao lado da maçaneta em plano inclinado entre 15° e 30° da linha horizontal.

    (F) A sinalização, quando instalada nas portas, deve ser descentralizada❌ e não pode conter informações táteis. Para complementar a informação instalada na porta, deve existir informação tátil ou sonora na parede adjacente a ela ou no batente.

    deve ser centralizada

    (F) Em portas duplas, com maçaneta central, instalar ao lado da porta esquerda.

    direita

    (V) Nas passagens a sinalização deve ser instalada na parede adjacente.

    (V) Os elementos de sinalização devem ter formas que não agridam os usuários, evitando cantos vivos e arestas cortantes.

  • NBR 9050/2021: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

    5.4.1 Sinalização de portas e passagens

    Portas e passagens quando sinalizadas devem ter números e/ou letras e/ou pictogramas e sinais com texto em relevo, incluindo Braille. Todas as portas de sanitários, banheiros e vestiários, devem ser sinalizadas.

    Essa sinalização deve considerar os seguintes aspectos:

    a) a sinalização deve estar localizada na faixa de alcance entre 1,20 m e 1,60 m em plano vertical, conforme Figura 62. Quando instalada entre 0,90 m e 1,20 m, deve estar na parede ao lado da maçaneta em plano inclinado entre 15° e 30° da linha horizontal e atender ao descrito em 5.4.6.5, quando exceder 0,10 m.

    b) a sinalização, quando instalada nas portas, deve ser centralizada, e não pode conter informações táteis. Para complementar a informação instalada na porta, deve existir informação tátil ou sonora, na parede adjacente a ela ou no batente, conforme a Figura 62;

    c) em portas duplas, com maçaneta central, instalar ao lado da porta direita;

    d) nas passagens a sinalização deve ser instalada na parede adjacente, conforme a Figura 62;

    e) os elementos de sinalização devem ter formas que não agridam os usuários, evitando cantos vivos e arestas cortantes.

    Figura 62 – Sinalização de portas e passagens – Faixa de alcance acessível.


ID
3931135
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a NBR 9050, analise o seguinte enunciado: “As vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência devem:

I. ter sinalização vertical;

II. estar vinculadas à rota acessível que as interligue aos polos de atração;

III. contar com espaço adicional de circulação com no mínimo 0,90 m de largura, quando afastadas da faixa de travessia de pedestres (Esse espaço pode ser compartilhado por duas vagas, no caso de estacionamento paralelo, perpendicular ou oblíquo ao meio fio.);

IV. ter, entre elas e o acesso à edificação ou elevadores, o percurso de no máximo 100 m”.

Estão de acordo com a NBR 9050 as complementações contidas em

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    I. ter sinalização vertical; ✅

    II. estar vinculadas à rota acessível que as interligue aos polos de atração;✅

    III. contar com espaço adicional de circulação com no mínimo 0,90 m❌ de largura, quando afastadas da faixa de travessia de pedestres (Esse espaço pode ser compartilhado por duas vagas, no caso de estacionamento paralelo, perpendicular ou oblíquo ao meio fio.);

    1,20m

    IV. ter, entre elas e o acesso à edificação ou elevadores, o percurso de no máximo 100 m”❌.

    no máximo 50m

  • Analisando as alternativas:

    I. ter sinalização vertical; CORRETA

    II. estar vinculadas à rota acessível que as interligue aos polos de atração; CORRETA

    III. contar com espaço adicional de circulação com no mínimo 0,90 m de largura, quando afastadas da faixa de travessia de pedestres (Esse espaço pode ser compartilhado por duas vagas, no caso de estacionamento paralelo, perpendicular ou oblíquo ao meio fio.); ERRADA

    IV. ter, entre elas e o acesso à edificação ou elevadores, o percurso de no máximo 100 m”. ERRADA

    NBR 9050:

    6.14.1 Condições das vagas

    A sinalização vertical das vagas reservadas deve estar posicionada de maneira a não interferir com as áreas de acesso ao veículo, e na circulação dos pedestres. (Item I)

    6.14.1.2 As vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas

    com deficiência devem:

    a) atender aos requisitos de 5.5.2.3;

    b) contar com um espaço adicional de circulação com no mínimo 1,20 m de largura, quando afastadas da faixa de travessia de pedestres. Esse espaço pode ser compartilhado por duas vagas, no caso de estacionamento paralelo, perpendicular ou oblíquo ao meio fio; (Item III)

    c) estar vinculadas à rota acessível que as interligue aos polos de atração; (Item II)

    d) estar localizada de forma a evitar a circulação entre veículos;

    e) ter piso regular e estável;

    f) o percurso máximo entre a vaga e o acesso à edificação ou elevadores deve ser de no máximo 50 m. (Item IV)

    Gabarito: B


ID
3934093
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As portas com sinalização de informação visual, sendo número da sala, função, entre outras informações, deve estar contidas em qual distância do chão?

Alternativas
Comentários
  • “Nas portas deve haver informação visual (número da sala, função etc.) ocupando área entre 1,40 m e 1,60 m do piso, localizada no centro da porta ou na parede adjacente, ocupando área a uma distância do batente entre 15 cm e 45 cm. A sinalização tátil (em Braille ou texto em relevo) deve ser instalada nos batentes ou vedo adjacente (parede, divisória ou painel), no lado onde estiver a maçaneta, a uma altura entre 0,90 m e 1,10 m” (NBR 9050, 2004)

    "A sinalização deve estar localizada na faixa de alcance entre 1,20 m e 1,60 m em plano vertical, conforme Figura 62. Quando instalada entre 0,90 m e 1,20 m, deve estar na parede ao lado da maçaneta em plano inclinado entre 15° e 30° da linha horizontal e atender ao descrito em 5.4.6.5, quando exceder 0,10 m." (NBR 9050, 2020)

    Não encontrei nada igual ao que cita a norma de 2004 na NBR de 2020, nem na NBR de 2015, o mais parecido que encontrei foi esse trecho onde diz que a faixa de alcance deve ser entre 1,20m e 1,60m. Se a questão for baseada na de 2004 então está correto o gabarito, letra C.

  • questão sem gabarito

    "A sinalização deve estar localizada na faixa de alcance entre 1,20 m e 1,60 m em plano vertical, conforme Figura 62.

    Quando instalada entre 0,90 m e 1,20 m, deve estar na parede ao lado da maçaneta em plano inclinado entre 15° e 30° da linha horizontal e atender ao descrito em 5.4.6.5, quando exceder 0,10 m." (NBR 9050, 2020)

  • 1,2m a 1.6m


ID
5095582
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São tipos de sinalização conforme a ABNT NBR 9050:

Alternativas
Comentários
  • Gab.D

    Sinalizações:

    Permanente: Sinalização utilizada nas áreas e espaços, cuja função já está definida.

    Temporária: Sinalização utilizada para indicar informações provisórias ou que podem ser alteradas periodicamente.

    Advertência: sinais que independentemente de sua categoria, têm a prioridade de alertar prévio a uma instrução;

    Instrução: Instrui uma ação de forma positiva e afirmativa. Em rotas de fuga ou situações de risco, devem preferencialmente ser não intermitentes, forma contínua;

    Informativa: usada para identificar os diferentes ambientes ou elementos de um espaço ou de uma edificação;

    Direcional: utilizada para indicar direção de um percurso ou a distribuição de elementos de um espaço e de uma edificação;

    Emergência: Indica as rotas de fuga e saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano, ou ainda alertar quando há um perigo.

  • Só corrigindo o gabarito do Lucas...

    Gabarito E

  • Classificação: localização, advertência e instrução

    Tipos: visual, sonora e tátil

    Categorias: informativa, direcional e de emergência

    Instalação: temporária e permanente


ID
5460883
Banca
Planexcon
Órgão
Prefeitura de Tatuí - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme NBR 9050/2015, existem elementos de sinalização essenciais em edificações que devem ser informados, dos quais pode-se citar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    5.2.8.1.2 Em edifcações, os elementos de sinalização essenciais são informações de sanitários, banheiros, vestiários, acessos verticais e horizontais, números de pavimentos e rota de fuga

    mnemônico: RO/SA VÊ B/A/N

    RO- rota de fuga

    SA- sanitários

    VE- vestiários

    B- banheiros

    A- acessos verticais e horizontais

    N- números de pavimentos