- ID
- 216088
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRF - 4ª REGIÃO
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
Com base na NBR 9050 e referente à sinalização para pessoas com deficiência visual, é INCORRETO afirmar:
Com base na NBR 9050 e referente à sinalização para pessoas com deficiência visual, é INCORRETO afirmar:
A respeito de acessibilidade universal a espaços e mobiliários,
julgue o item a seguir.
Em locais onde o atendimento ao público é realizado em mesas, pelo menos 5% do total de mesas, com um mínimo de uma, deve ser acessível.
A respeito de acessibilidade universal a espaços e mobiliários,
julgue o item a seguir.
A instalação de bebedouros acessíveis por pavimento deve ser de 20% do total de bebedouros, respeitando-se o mínimo de um bebedouro por pavimento, além de outros aspectos de acessibilidade.
A respeito de acessibilidade universal a espaços e mobiliários,
julgue o item a seguir.
Os corredores próximos a balcões de caixas para pagamento, bilheterias ou similares, acessíveis a pessoas com deficiência, devem garantir áreas de circulação e manobra seguras com largura de, no mínimo, 0,70 m.
A respeito de acessibilidade universal a espaços e mobiliários,
julgue o item a seguir.
No mínimo 5% do total de cada peça instalada nos sanitários devem ser acessíveis, respeitado o mínimo de uma peça de cada tipo. Quando houver distinção entre sanitário masculino e feminino, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo.
Proporcionar conforto e acessibilidade das edificações para os portadores de necessidades especiais é obrigatório e trata-se de um direito que qualquer cidadão deve usufruir. Quanto a esse tema, assinale a opção correta.
Acerca da acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades
especiais a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos,
julgue os itens a seguir.
O espaçamento entre os elementos constituintes das grelhas de proteção das raízes das árvores não deve ser maior que 0,015 m em qualquer posição de instalação.
Acerca da acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades
especiais a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos,
julgue os itens a seguir.
As superfícies de trabalho, tais como o tampo de uma mesa, devem ter espessura máxima de 0,12 m e altura livre de, no mínimo, 0,73 m entre o piso e a sua parte inferior.
Com referência às disposições da norma de acessibilidade
NBR 9050, julgue os itens seguintes.
Nos semáforos com acionamento manual para a travessia de pedestres, o dispositivo de acionamento deve situar-se a uma altura entre 0,80 m e 1,20 m em relação ao piso.
Julgue os itens subsequentes, acerca da NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, da construção, da instalação e da adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.
Em auditórios, o espaço para portador de cadeira de rodas deve possuir dimensões mínimas de 0,8 m × 1,2 m, acrescido de faixa de, no mínimo, 0,3 m de largura, localizada na frente, atrás ou em ambas as posições.
De acordo com a ABNT NBR 9050:2000 é considerado adequado o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis. Neste sentido, assinale a alternativa correta.
Segundo a NBR 9050 - norma brasileira que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - os cinemas, teatros, auditórios e locais de reunião similares com capacidade total de 200 assentos devem possuir
Com relação ao desempenho acústico e à geometria de auditórios, bem como à visibilidade nesse tipo de ambiente, julgue os itens que se seguem.
Para uma visibilidade adequada em auditórios, recomenda-se uma diferença de 15 cm entre uma fileira e outra, medida na altura da cabeça das pessoas sentadas, se a distância entre fileiras for de 1,00 m. Tendo como referência essa recomendação, considere os seguintes dados, relativos a um auditório hipotético:
• número de fileiras: 10;
• borda do palco como referência visual única;
• altura do espectador sentado: 1,10 m;
• altura do piso do palco: 0,90 m;
• distância entre a frente do palco e a primeira fileira: 3 m.
Em face dessa situação hipotética, mantendo-se rigorosamente os dados descritos e a recomendação que os antecede, é correto afirmar que a última fileira estará a 12 m de distância e 60 cm acima do piso do palco.
Com relação à instalação de mobiliário urbano, assinale a opção correta.
Considere seus conhecimentos e noções de acessibilidade a portadores de deficiência para responder esta questão. Das definições abaixo (Boas práticas e norma NBR 9050).
I. Guia de balizamento: Elemento edificado ou instalado junto aos limites laterais das superfícies de piso destinado a definir claramente os limites da área de circulação de pedestres, perceptível por pessoas com deficiência visual.
II. Orla de proteção: Elemento edificado ou instalado destinado a constituir barreira no piso para proteção de árvores, áreas ajardinadas, espelhos d’água e espaços similares.
III. Barreira de arco, significa que o dielétrico presente não suporta taxas de corrente acima de 100 A.
No que se refere às normas para acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, assinale a opção correta.
De acordo com a NBR 9.050/2004 (versão corrigida em 2005), que dispõe a respeito da acessibilidade, julgue os seguintes itens.
Para que parte de uma unidade de comércio ou espaço cultural de uso público seja considerada visitável, ela deve conter, necessariamente, pelo menos, um local de convívio social acessível e um sanitário unissex acessível.
Área de aproximação segundo a norma 9050 da ABNT é o:
Em conformidade com a NBR 9050:2004, o desenho do boxe para chuveiro e ducha deve
Devido à especificidade do local, o arquiteto projetou, além dos sanitários acessíveis estabelecidos, mais um que pudesse ser utilizado por uma pessoa em cadeira de rodas com acompanhante, de sexos diferentes, em consonância com a NBR9050:2004. Esse sanitário deverá, obrigatoriamente:
Os edifícios públicos ou privados de uso não residencial, tais como escolas, bibliotecas, bares, restaurantes, agências de correio e bancárias, entre outras, precisam oferecer condições de acesso a todos os usuários. Assinale a alternativa que contém um pré-requisito que contemple adequadamente essas condições:
Assinale a alternativa que está de acordo com as definições indicadas na Norma ABNT 9050/2004, que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade:
A NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Em relação aos sanitários, podemos dizemos dizer que:
Julgue o item que se segue, relativo ao conceito de desenho universal.
A adoção de portas automáticas com sensor de aproximação
atende ao princípio do uso equitativo.
Com relação a desenho universal e acessibilidade em edificações, julgue o item que se segue.
Objetos como corrimãos e barras de apoio, entre outros, devem
estar afastados, no mínimo, 3,0 cm da parede ou de outro
obstáculo, sendo essa distância correspondente ao diâmetro
mínimo da empunhadura.
Considerando a acessibilidade universal para áreas com
abrigos em pontos de embarque e desembarque de
passageiros, analise as afirmativas abaixo:
I. Recomenda-se que as placas de sinalização dos pontos
de ônibus não interfiram na livre circulação. A altura
adequada é de no mínimo 2,00m.
II. Uma recomendação importante é no sentido de que os
abrigos não impeçam o percurso livre nas calçadas. A
faixa livre deve estar sempre preservada.
III. Devem ser previstas condições de acomodação de
pessoas em cadeiras de rodas com espaço disponível de
pelo menos um módulo de referência de 80cm x 80cm.
Assinale:
Para os efeitos da NBR 9050:2004, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, aplica-se a definição de “área de resgate" para:
De acordo com a NBR 9050/2004, versão corrigida: 2005 — acessibilidade, julgue o item subsecutivo.
Segundo a citada norma, a altura mínima para encaixe da
cadeira de rodas sob a bancada de trabalho é de 0,73 m.
Com relação às determinações da NBR 9050:2004 referentes aos Serviços de Saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos locais de serviços de saúde que comportem internação de pacientes, pelo menos 10%, com no mínimo um, dos sanitários em apartamentos devem ser acessíveis.
II. Os ambulatórios, postos de saúde e prontos‐socorros devem ter pelo menos 10% dos sanitários acessíveis, sendo, no mínimo, um por pavimento.
III. Nos serviços de saúde, quando houver local para espera com assentos fixos em rotas acessíveis, deve ser garantido um módulo de referência, previsto ao lado de pelo menos 5%, com no mínimo um, do total de assentos fixos no local.
Assinale:
Em uma edificação de uso coletivo com um pavimento, prevê-se a construção de dois banheiros, isto é, um banheiro masculino e outro banheiro feminino. Em cada banheiro, serão instaladas 10 peças sanitárias. Dessas, o número mínimo total de peças sanitárias acessíveis que deverá ser instalada em cada banheiro é de:
A Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2004 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, da construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Para os efeitos desta Norma, é correto afirmar que uma área de transferência corresponde ao(à)
Sobre a NBR 9050, podemos afirmar, exceto:
De acordo com a NBR 9050, a altura recomendada para o posicionamento de interruptores varia de
Os corrimãos garantem segurança e mobilidade, auxílio no impulso e orientação para as pessoas com deficiência visual. De acordo com NBR-9050, é correto afirmar que deverão ter
Quais devem ser as dimensões da área de uma transferência lateral de bacia sanitária segundo a NBR-9050?
Qual deve ser a altura de corrimãos de escadas, medidos do piso até a geratriz superior, de acordo com a NBR-9050 ?
De acordo com a ABNT NBR 9050 são considerados “fatores de impedância”:
I. Mobiliário urbano que interfira em fluxo de pedestres.
II. Entradas de edificações junto ao alinhamento.
III. Vitrines junto ao alinhamento.
IV. Vegetação e postes de sinalização mal localizados.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
De acordo com a norma ABNT NBR 9050/2004 os restaurantes, refeitórios e bares devem possuir pelo menos 5% do total de mesas, com no mínimo uma acessíveis a pessoas em cadeiras de rodas.
Qual a altura livre inferior mínima que as mesas e superfícies devem possuir?
Tendo como referência a NBR 9050:2015, que trata de acessibilidade, julgue o item a seguir.
Em caso de degrau isolado, é suficiente que se coloque uma
barra de apoio horizontal ou vertical, com comprimento
mínimo de 0,30 m e com seu eixo posicionado a 0,75 m de
altura do piso.
Tendo como referência a NBR 9050:2015, que trata de acessibilidade, julgue o item a seguir.
Tanto em rampas quanto em escadas, de acordo com essa
norma, os corrimãos devem ser instalados em ambos os lados.
Tendo como referência a NBR 9050:2015, que trata de acessibilidade, julgue o item a seguir.
Os corrimãos laterais das escadas e das rampas devem ser
contínuos, podendo ser interrompidos apenas nos patamares.
Tendo como referência a NBR 9050:2015, que trata de acessibilidade, julgue o item a seguir.
Em edificações já construídas, pode ser dispensado o
prolongamento do corrimão das escadas e das rampas
no sentido do caminhamento onde for impraticável promover
o acréscimo dessa barra de apoio manual.
Com relação às condições de acessibilidade, às edificações e aos equipamentos urbanos, assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Guarda-corpo é a barreira protetora vertical, maciça ou não, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraços, balcões, galerias e assemelhados, servindo como proteção contra eventuais quedas de um nível para outro.
( ) Rota de saída é o caminho contínuo, devidamente protegido, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de um incêndio, de qualquer ponto da edificação até atingir a via pública ou espaço aberto, protegido do incêndio, em comunicação com o logradouro.
( ) As portas das rotas de saída devem abrir no sentido contrário ao trânsito de saída, deixando todo o vão livre no caso de emergências.
( ) Imóvel urbano não edificado é o imóvel cujo coeficiente de aproveitamento é igual a zero, desde que seja juridicamente possível a edificação, pelo menos para uso habitacional.
( ) Mobiliário urbano são elementos aparentes no espaço urbano, tais como: painéis, cartazes, elementos de sinalização urbana, elementos aparentes da infraestrutura urbana, cabinas telefônicas, caixas de correio, lixeiras, abrigos de pontos de ônibus, bancos, bancas de revista, entre outros.
( ) Área edificável é a área obtida a partir da área total do imóvel contida na matrícula incluindo a área de servidão, faixas de drenagem, áreas de preservação permanente, áreas de reservas florestais e áreas de vias.
A sequência está correta em
Dadas as afirmativas relacionadas com os preceitos sobre acessibilidade estabelecidos pela NBR 9050/2015,
verifica-se que estão corretas apenas
Acerca das normas de acessibilidade constantes da NBR 9.050:2015, julgue o item subsecutivo.
É obrigatória a instalação de corrimão intermediário em
rampas ou escadas com largura igual ou superior a 2 m,
devendo ser garantidas faixas de circulação com largura
mínima de 0,9 m.
Acerca das normas de acessibilidade constantes da NBR 9.050:2015, julgue o item subsecutivo.
A redação de orientações e instruções de uso de áreas, objetos
e equipamentos deve ser objetiva e estar em forma afirmativa.
De acordo com a NBR 9050:2015,
De acordo com a ABNT NBR 9050/2015, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Banheiros acessíveis e vestiários com banheiros conjugados devem prever área de manobra para rotação de 300° para circulação de cadeirantes.
( ) Os boxes devem ser providos de banco articulado ou removível, com cantos arredondados e superfície antiderrapante impermeável, ter profundidade mínima de 0,45 m, altura de 0,46 m do piso acabado e comprimento mínimo de 0,70 m, instalados no eixo entre as barras.
( ) Quando houver porta no boxe, esta deve ter vão com largura livre mínima de 0,80 m e ser confeccionada em material resistente a impacto e a área de varredura da porta não pode interferir na área de transferência da cadeira de rodas para o banco.
( ) Bancos e dispositivos de fixação devem suportar um esforço de 150 kg.
( ) As dimensões mínimas dos boxes de chuveiros devem ser de 0,90 m × 0,95 m.
( ) Nos chuveiros e banheiras recomenda-se o uso de equipamentos com válvula termostática, que evita o risco de queimaduras ou o uso de monocomandos. Quando do emprego de registros de pressão para a mistura das águas quente e fria, estes devem ser acionados por alavanca com curso de no máximo 1/2 volta.
( ) Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio de 90° na parede lateral ao banco, e na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical e duas horizontais.
( ) Deve ser prevista área de transferência lateral para plataforma fixa ou móvel, de forma a permitir aproximação paralela à banheira.
( ) A altura da banheira deve ser de no máximo 0,46 m do piso acabado e o acionamento dos comandos devem estar a uma altura de 0,80 m também do piso acabado.
( ) A banheira deve ser provida de duas barras de apoio horizontais na parede frontal e uma vertical na parede lateral, do mesmo lado da plataforma.
( ) A plataforma para transferência, bem como o fundo da banheira, devem ter superfície antiderrapante e não podem ser excessivamente abrasivos.
( ) A existência da banheira acessível faculta a existência de boxe acessível para chuveiro.
A sequência está correta em
Para adequarmos os edifícios às necessidades de acessibilidade, devemos recorrer à norma NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação de edificações. Nessa norma, o item 7.1-Requisitos Gerais informa
“Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros desta norma, quanto às quantidades mínimas necessárias, localização, dimensões dos boxes, posicionamento e características das peças, acessórios barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível.”
BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR9050, RJ,11 setembro 2015. Secção 7, p. 83.
Considerando garantir a utilização da bacia sanitária, assinale a alternativa CORRETA de acordo com as definições
dessa norma.
Numa empresa que inclui cadeirantes em seu quadro de funcionários, as superfícies de trabalho necessitam de altura livre de no mínimo 0,73m entre o piso e a parte inferior da bancada para posicionamento da cadeira de rodas. No plano horizontal, as áreas de alcance em superfície de trabalho deverão ter dimensões de largura x profundidade, determinadas conforme o tipo de atividade. A esse respeito, analise as dimensões a seguir.
I. largura 0,35m x profundidade 0,25m = alcance máximo para atividades por breve tempo.
II. largura 1,00m x profundidade 0,40m = alcance para atividades com necessidade de precisão.
III. largura 1,50m x profundidade 0,50m = alcance máximo para atividades eventuais.
Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
Segundo o Estatuto do Portador de Deficiência Física, a construção, ampliação, reforma ou adequação de edificações de uso público, devem dispor de sanitários acessíveis destinados ao uso por pessoa com deficiência:
Diante do exposto, é correto afirmar que:
Considerando as disposições do Decreto n.º 5.296/2004 e da ABNT-NBR 9050/2015, acerca de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue o item a seguir.
Em sanitários acessíveis, bacias e assentos sanitários devem
ter abertura frontal.
Os sanitários acessíveis devem seguir parâmetros estabelecidos pela Norma NBR 9050:2015, quanto a instalação de seus equipamentos.
Analise as opções abaixo e assinale a afirmativa INCORRETA.
Os equipamentos urbanos devem receber adaptações para acessibilidade conforme as disposições da Norma NBR 9050:2015.
Analise as opções abaixo e assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo reportagem do Jornal Folha de São Paulo (23/07/2018), mais da metade dos cadeirantes brasileiros (55%) não conseguem encontrar um banheiro acessível quando precisam (estudo internacional realizado pela ComRes, instituição de pesquisa britânica, para a Toyoto Mobility Foundation). No Brasil, é frequente se deparar com espaços públicos mal adaptados a esta parcela da nossa população. A NBR-9050/2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos de edificações às condições de acessibilidade.
Acerca desta norma, avalie o que ser afirma.
I. Bacias e assentos sanitários acessíveis devem ter abertura frontal e precisam estar a uma altura entre 0,53m a 0,55m do piso acabado, medidas a partir da borda superior sem o assento.
II. Em novas edificações, os pisos dos sanitários ou boxes sanitários devem ter grelhas e ralos posicionados fora das áreas de manobra (diâmetro 1,50m) e da área de transferência (1,20mx0,80m).
III. Em novas edificações de uso público, o número mínimo de sanitários acessíveis, com entradas independentes, deve ser de 5 % do total de cada peça sanitária, com, no mínimo, um para cada sexo, em cada pavimento onde houver sanitários.
Está correto apenas o que se afirma em
Em hipotética vistoria de adequação às normas e legislação de acessibilidade para o ingresso da população a edifício existente, com pavimento único, pertencente ao Ministério Público, verificou-se a existência de
I. Apenas uma cabine de sanitário para cada sexo, acessível a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
II. Três acessos ao interior da edificação, sendo que apenas um destes se apresenta livre de barreiras e obstáculos arquitetônicos à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
III. Apenas uma maneira para acessar horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício de modo acessível à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
Está de acordo com as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida da legislação brasileira o que se afirma em
Conforme as definições estabelecidas na NBR 9050 (ABNT, 2015), relacione:
I - Produtos, equipamentos, metodologias, estratégias e dispositivos que objetivam promover a inclusão e independência na participação da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
II - Área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida enquanto aguardam socorro em situação de sinistro.
III - Elementos ou condições que possam interferir no fluxo de pedestres, tais como mobiliário urbano e sinalizações.
Respectivamente, as afirmativas III, II e I podem ser definidas por:
Assinale abaixo o item que corresponde a uma recomendação de projeto que obedece aos parâmetros da NBR9050/2015 para o caso de um projeto de uma Biblioteca Universitária.
Sobre as instalações sanitárias acessíveis, a NBR 9050/2015 estabelece que
Com relação à norma NBR 9.050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando as normas vigentes de acessibilidade para a construção de um sanitário acessível, marque a alternativa errada:
A ABNT NBR 9050 visa proporcionar a utilização das edificações de maneira autônoma e segura à maior quantidade possível de pessoas. Todas as edificações que vierem a ser construídas, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, devem atender ao disposto nessa Norma para serem consideradas acessíveis. Com relação aos parâmetros estabelecidos pela NBR 9050 para os sanitários e vestiários acessíveis, considere as seguintes afirmativas:
São recursos facilitadores da acessibilidade arquitetônica.
Marque a alternativa correta de acordo com a NBR 9050/2015.
Inclusão, em um primeiro momento, é tornar a escola acessível a todos, sem discriminação e contemplando pessoas com deficiência. Para isso, é fundamental eliminar as barreiras e adequar meios pedagógicos e espaços escolares. Considerando a NBR 9050, no que diz respeito à acessibilidade das escolas, analise as seguintes afirmações:
I. As lousas devem ser acessíveis e instaladas a uma altura inferior máxima de 1,20 m do piso. Deve ser garantida a área de aproximação lateral e manobra de cadeira de rodas.
II. Quando forem utilizadas cadeiras do tipo universitário (com prancheta acoplada), devem ser disponibilizadas mesas acessíveis à P.C.R na proporção de pelo menos 1%, para cada caso, do total de cadeiras, com no mínimo uma para cada duas salas.
III. A entrada de alunos deve estar, preferencialmente, localizada na via de menor fluxo de tráfego de veículos.
É correto o que se afirma em
A NBR 9050 trata da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos
urbanos. De acordo com essa norma, é INCORRETO afirmar que:
No que se refere aos elementos de acessibilidade em edificações, espaço e equipamentos urbanos, julgue o item.
Acessibilidade pode ser definida como a possibilidade e
condição de alcance para utilização, com segurança e
autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos
e das edificações por pessoa portadora de deficiência ou com
mobilidade reduzida.